Page 1

INFO MAIL

VIVA

BARQUINHA

Publicação do Município de Vila Nova da Barquinha | Ano VIII | # 20 | Mai 07 | Distribuição Gratuita

DA WEASEL NAS FESTAS CASTELO DE ALMOUROL

QUE MARAVILHA!

visite-nos em www.castelodealmourol.com


sumário JA

VIVA

PB

13

10

PB

24

18

4 > 7 MARAVILHAS

O Município está a promover intensamente o Castelo de Almourol, um dos 21 monumentos nacionais a votos na eleição das 7 Maravilhas de Portugal. Os resultados serão anunciados no dia 7.7.2007, em Lisboa. Ajude a eleger esta pérola do concelho.

10 > AQUAGYM

Piscina, ginásio e SPA no mesmo equipamento. Chama-se Aquagym e abriu as portas ao público no dia 9 de Abril. O novo centro municipal de actividade física situa-se em Moita do Norte e integra o ginásio Almourol e as piscinas Zêzere e Tejo.

13 > NEGÓCIOS

Saiba quais são as primeiras empresas a instalar-se no Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha, o parque empresarial do concelho. As obras já começaram.

15 > EXPERIÊNCIA PILOTO

Um computador por carteira é a essência de um projecto piloto em curso na Escola do 1º Ciclo da Barquinha. Conheça os pormenores de uma experiência da maior importância para o futuro da educação no concelho.

18 > FESTAS

Da Weasel, Fonzie e Tributo aos Xutos são as grandes atracções das Festas do Concelho 2007. Um evento onde não irá faltar artesanato, gastronomia, desporto, folclore, cerimónias religiosas, tauromaquia, marchas populares, música e muita animação.

24 > CALAFATE

José Marques tem 78 anos e passa os dias no seu estaleiro, paredes-meias com o Tejo, em Vila Nova da Barquinha, restaurando velhas embarcações. Conheça a estória do único calafate em actividade no concelho.

FICHA TÉCNICA DIRECTOR Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara REDACÇÃO, FOTOGRAFIA E PAGINAÇÃO Pérsio Basso Gabinete de Informação e Relações Públicas Email: girp@cm-vnbarquinha.pt Colaboraram neste número: Carlos Vicente, Duarte Branco e João Alves PROPRIEDADE Município de Vila Nova da Barquinha Praça da República 2260-411 Vila Nova da Barquinha Tel.: 249 720350 Fax: 249 720368 INTERNET www.cm-vnbarquinha.pt/revista TIRAGEM 4500 ex. IMPRESSÃO Gráfica Almondina

p_ 2

15

DEPÓSITO LEGAL n.º 181747/02


VIVA

editorial

www.castelodealmourol.com A presença do Castelo de Almourol entre os 21 finalistas para a eleição das 7 Maravilhas de Portugal, iniciativa que tem como Comissário Nacional, o Professor Freitas do Amaral, foi, sem dúvida, uma excelente noticia para a nossa sub-região e para o nosso Concelho. De facto, ao ter ultrapassado as várias fases de selecção, o nosso ex-libris tem tido, desde o início do ano, uma promoção nos órgãos de comunicação e uma notoriedade, que se tivesse de ser paga, jamais teríamos recursos para a alimentar. Esta iniciativa que coloca o património no centro da discussão tem-se traduzido no nosso caso, num interesse muito maior pelo nosso Castelo e por arrastamento, também dos nossos espaços ribeirinhos e do Parque Almourol na sua generalidade. Independentemente dos resultados, os nossos ganhos são já bem visíveis. Paralelamente, não deixa de ser curioso que por vezes seja necessário o reconhecimento pelos outros daquilo que é nosso e com que lidamos todos os dias, para termos uma percepção mais nítida da pérola que possuímos. Uma palavra para o sitio que na Internet promove a nossa jóia. www.castelodealmourol.com tem merecido rasgados elogios pela sua qualidade, pelos seus conteúdos, pela novidade. Com uma entrada poderosa, destaca-se pelo privilégio que confere ao vídeo e no áudio e pela forma nobre como apresenta os seus conteúdos. Divulgue e ajude o Castelo de Almourol que ele bem merece!

Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara presidente@cm-vnbarquinha.pt

p_ 3

"Uma palavra para o sítio que na Internet promove a nossa jóia. www.castelodealmourol.com tem merecido rasgados elogios pela sua qualidade, pelos seus conteúdos, pela novidade. Com uma entrada poderosa, destacase pelo privilégio que confere ao vídeo e no áudio e pela forma nobre como apresenta os seus conteúdos"


VIVA O Convento de Cristo (Tomar), a Torre de S. Vicente de Belém (Lisboa), o Palácio Nacional de Pena (Sintra) ou o Mosteiro da Batalha são alguns dos nomeados que podem ser eleitos através do site www.7maravilhas.pt (cada votante poderá votar em 7 monumentos), SMS ou telefone. A votação a nível mundial pode ser feita no site www.new7wonders.com. Um dos monumentos mais visitados no distrito de Santarém, o Castelo de Almourol é o ex-líbris do concelho de Vila Nova da Barquinha. A sua localização, numa ilha granítica do rio Tejo, é ímpar. Rodeado de água por todos os lados, este exemplar notável da arquitectura militar portuguesa tem uma beleza excepcional, constituindo um dos ícones turísticos do país. De origem romana, a fortaleza foi reconstruída por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1171. O Castelo teve um importante papel na história dos templários e esteve na posse da ordem até 1311, data da sua extinção. Foi considerado monumento Nacional por decreto de 16 de Junho de 1910.

O Castelo de Almourol pode vir a ser eleito uma das 7 maravilhas de Portugal. O monumento nacional situado no concelho de Vila Nova da Barquinha, está entre os 21 nomeados em competição.

A votação para eleger os sete lugares magníficos, que decorre em paralelo à votação para a Declaração das 7 Novas Maravilhas do Mundo, começou no dia de 7 de Dezembro de 2006 e termina no dia 7-7-2007, data em que serão anunciados os resultados de ambas as disputas, em Lisboa.

Como votar no Castelo de Almourol Participe na festa da eleição das 7 Maravilhas de Portugal e vote no Castelo de Almourol. Pode fazê-lo de três formas: Se utilizar o telemóvel, envie um SMS para o 3077, com a palavra “PORTUGAL” seguida do código correspondente a Castelo de Almourol “01”.* Na Internet, vá a www.7maravilhas.pt, escolha a opção “Votar” e siga as instruções. Se optar pelo telefone, ligue para o 760100077 e,

em seguida, digite o código correspondente ao Castelo de Almourol, “01”. * (Custo da chamada/SMS: 0,60€ + IVA) Não existe limite para o número de votos através do telefone ou SMS, pelo que poderá votar utilizando o seu telefone ou telemóvel quantas vezes entender. Depois é só esperar pelo resultado final, a 7 do 7 de 2007, para saber se o Castelo de Almourol foi um dos escolhidos. Vote e ajude-nos a fazer do Castelo de Almourol um (ainda maior) motivo de orgulho nacional.

p_ 4

Pérsio Basso

7 maravilhas


VIVA Eleição das 7 Maravilhas de Portugal

7 maravilhas

p_ 5

Fotos: Pérsio Basso

É uma maravilha, não é?


7 maravilhas

VIVA

Fotos: Pérsio Basso

Roadshow 7 maravilhas atrai milhares

Cerimónia de entrega do Certificado de Finalista ao Castelo de Almourol.

p_ 6

Exposição de peças de artesanato oriundas dos 21 lugares a concurso, no Camião das 7 Maravilhas

A organização das 7 Maravilhas de Portugal está na estrada num “Tour Nacional” que vai visitar todos os 21 monumentos elegíveis. Nos passados dias 7 e 8 de Abril, o Barquinha Parque recebeu o Roadshow, onde milhares de pessoas puderam apreciar uma exposição itinerante sobre os 21 finalistas nacionais e passear nos dois balões de ar quente que animaram

o parque. No dia 7 realizou-se junto ao Castelo de Almourol a cerimónia de entrega do Certificado de Finalista. Na cerimónia estiveram presentes Vitor Miguel Arnaut Pombeiro, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, e o Coronel José Nunes da Fonseca, Comandante da Escola Prática de Engenharia de Tancos.


7 maravilhas

Pérsio Basso

VIVA

O Grupo Folclórico "Os Pescadores de Tancos" participou nas actividades de promoção do Castelo de Almourol, no Wshopping, em Santarém.

Município promove castelo

produção de outdoors, edição de postais para venda em locais de maior afluência turística do concelho, edição de publicações e dvds para distribuição com jornais de tiragem nacional e edição de selos e postais oficiais dos CTT, para colocação à venda nas Estações dos Correios de todo o país, a partir do próximo dia 7 de Maio. Trata-se de um elevado investimento do Município em materiais de divulgação e promoção turística, num esforço sem precedentes para impulsionar o turismo e a afluência de visitantes ao concelho de Vila Nova da Barquinha, o qual contou com o apoio da Região de Turismo do Ribatejo.

p_ 7

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha iniciou entretanto um Plano de Promoção e Divulgação do Castelo de Almourol, no âmbito da eleição das 7 Maravilhas de Portugal. Este Plano inclui várias iniciativas, entre as quais a produção de um stand alusivo ao monumento para exposição nas maiores superfícies comerciais do distrito – TorreShopping e Wshopping, entre os meses de Maio e Julho. A criação do sítio para promoção do Castelo de Almourol na Internet - que contempla, entre outros conteúdos, vídeos, fotogalerias, ficheiros áudio e toda a informação de âmbito histórico, turístico e social que envolve Almourol - é outra forte aposta do município. A promoção do candidato a Maravilha de Portugal passa também pela

Almourol no Shopping O Castelo de Almourol foi um dos monumentos presentes na exposição “Descobrir Portugal”, uma iniciativa que se realizou este ano pela primeira vez em Santarém, no centro comercial Wshopping, entre 4 e 21 de Maio. Durante 18 dias, o ex-líbris do concelho de Vila Nova da Barquinha foi um dos protagonistas desta iniciativa que mostrou também as “jóias” arquitectónicas de Évora, Reguengos de Monsaraz e Alcobaça. O centro comercial TorreShopping, em Torres Novas, vai acolher o stand alusivo ao Castelo de Almourol, entre 15 de Junho e 7 de Julho. Durante este período terão lugar naquele espaço algumas iniciativas de animação alusivas ao monumento nacional.


7 maravilhas

VIVA

Mais de 50.000 visitantes no primeiro mês

Castelo de Almourol tem sítio na Internet

alguns conteúdos disponibilizados nesta verdadeira porta de entrada para aquele que é considerado por muitos o mais belo Castelo de Portugal. O cibernauta poderá encontrar também um roteiro turístico em formato áudio, com informações sobre locais para dormir, comer e como chegar ao Castelo. Vídeos, fotogalerias e os últimos comentários sobre o castelo disponíveis na blogosfera completam este sítio oficial do Castelo de Almourol.

p_ 8

www.castelodealmourol.com é o endereço do sítio oficial do Castelo de Almourol na Internet, on-line desde o início de Abril. A página do monumento nacional é uma iniciativa do Município de Vila Nova da Barquinha, no âmbito do Plano de Promoção e Divulgação do Castelo de Almourol, finalista da eleição das 7 Maravilhas de Portugal. Lendas envoltas em mistério e romantismo, a história do monumento nacional, notícias, opiniões e curiosidades são


VIVA

7 maravilhas

O castelo mais fotografado Cerca de uma dezena de fotógrafos, entre amadores e profissionais, participaram no I Passeio Fotográfico “Descobrir Almourol”, que se realizou no passado dia 12 de Maio, entre Vila Nova da Barquinha e o Castelo de Almourol. Os amantes da fotografia captaram imagens na sede de concelho, no centro histórico e no incontornável Barquinha Parque, continuando depois para Tancos, Vila Florida. O percurso desde a localidade ribeirinha até ao monumento nacional foi cumprido numa caminhada à beira rio, com o candidato a Maravilha de Portugal como pano de fundo. Chegados a Almourol, os participantes tiveram oportunidade para visitar o Castelo e usufruir da fantástica paisagem que se pode admirar a partir da sua torre de menagem. Os últimos cliques já foram dados sobre as águas do Tejo, a bordo da embarcação de recreio que fez a ligação fluvial entre o Castelo de Almourol e o Cais d’El Rei, em Tancos. Milhares de fotos depois, a iniciativa promete regressar, desta vez em forma de exposição, com as fotos resultantes do passeio. A não perder em breve numa galeria perto de si. Provavelmente o castelo mais bonito de Portugal, o Castelo de Almourol deverá ser também o mais fotografado, a julgar pelos milhares de fotos que pululam na Internet. Pérsio Basso

PB

Alunos gravam vídeo promocional sobre o castelo Cerca de 50 alunos da Escola do 1.º Ciclo de Praia do Ribatejo participaram, no dia 18 de Janeiro, na gravação de um vídeo promocional do Castelo de Almourol, no âmbito da eleição das 7 maravilhas de Portugal. As gravações decorreram no interior do monumento nacional, e contaram com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha. As crianças são os protagonistas dos 21 vídeos que elaborados para os 21 monumentos em competição, que fazem parte da campanha para promover o evento denominado por “7 Maravilhas de Portugal”, com vista à promoção, divulgação e eleição dos 7 monumentos nacionais mais admirados pelos portugueses. O Consórcio Y&R Brands S.A./Realizar S.A. é o organizador desta iniciativa, que tem o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto do Turismo de Portugal.

p_ 9

Passeio Fotográfico "Descobrir Almourol"


desporto

VIVA

Centro municipal de actividade física

João Alves

Aquagym já abriu

Aula de GymMix no ginásio Almourol

ou vários grupos e pratique todo o ano! Bébés, Adaptação, Iniciação, Aprendizagem, Aperfeiçoamento, Formação Desportiva MultiActiva, Geral Adultos, Multi-Activa Adultos, AquaDance, AquaByke, AquaMix (hidro), AquaDeep, DançaLivre, GymMix, Gym Manutenção, Musculação/Cardio (90´), SpinByke, Pilates, HipHop, AeroKombat, Natação Terapêutica, Natação Adaptada, Natação Grávidas e Ginástica Grávidas são as modalidades que o Aquagym oferece. Se pretende praticar desporto ou melhorar a sua condição física de forma ocasional, poderá optar pelo LIVRE Aquagym. Esta modalidade permite-lhe praticar Natação Livre

p_ 10

Piscina, ginásio e SPA no mesmo equipamento. Chama-se Aquagym e abriu as portas ao público no dia 9 de Abril. O novo centro municipal de actividade física do concelho de Vila Nova da Barquinha situa-se em Moita do Norte e integra o ginásio Almourol e as piscinas Zêzere e Tejo. Estão abertas as inscrições. Os interessados podem dirigir-se ao Aquagym, Parque Desportivo de Moita do Norte, contactar os telefones 249719067, 249720360 ou o e-mail aquagym@cm-vnbarquinha.pt. Torne-se MEMBRO Aquagym. Tem à sua disposição uma ou várias opções – Escola de Natação, Fitness GrupoAqua, Fitness GrupoGym e ou Saúde AquaGym. Escolha um

Recreativa, Natação Individual Contínua, ou aceder ao Banho Turco, Sauna e HydroPool (Jaccuzy). O Aquagym foi idealizado com uma especial vocação: o desporto enquanto promotor de bem-estar e saúde, possibilitando a prática regular formal ou informal, dirigida ou livre, por parte da população de todas as idades. Com mais de 7 anos de actividade, a Escola de Natação conta actualmente com cerca de 1000 praticantes, até agora concentrados na piscina Zêzere (16 metros). É intenção do Município manter a aposta em elevados padrões de qualidade no novo espaço (piscina Tejo e ginásio Almourol).


VIVA

desporto

Pratique todo o ano! (preços) 2. Livre Aquagym (utentes com frequência ocasional, individual) e) Nado Livre 60’ – Utilização livre e recreativa de pistas destinadas para o efeito. f) Nado Contínuo 60’ – Utilização do corredor direito das pistas destinadas para natação individual, com nado contínuo Até 15 anos – Pack 10 (13€), Pack 30 (40€), Pack 50 (55€), 1 utilização (1,5€) > 15 anos – Pack 10 (18€), Pack 30 (45€), Pack 50 (60€), 1 utilização (2€) g) Balneoterapia (rituais) – Sujeito a marcação prévia colectiva, segundo normas próprias de utilização Programa Desintoxicante (Duche, Sauna ou Turco, Duche, Relaxação - 60’) – 5€ Programa Relaxante (Duche, Turco, Hydropool, Duche – 60’) – 6€ Programa Reabilitação (Duche, Hydropool, Duche) – 5€

c) Fitness GrupoGym – Dança Livre, GymMix, Gym Manutenção, Musculação/Cardio (90’), Spinbyke, Pilates, HipHop, AeroKombat, Aula Avulso/Extra 1 x semana – 19€ 2 x semana – 21,5€ 3 x semana – 25€ Aula extra – 4€

p_ 11

JA

c) Saúde AquaGym – Natação terapêutica, Natação Adaptada, Natação Grávidas, Ginástica Grávidas, Aula Avulso/Extra 1 x semana – 24€ 2 x semana – 26,5€ 3 x semana – 30€ Aula extra – 6€

3. Outras áreas de prática h) Eventos Aquagym – Festas Aquáticas, Festas de Aniversário, Acções de Formação, Campos de Férias, Cursos, Promoções i) Parceiros Aquagym – Escolas, Lares, Clubes j) Protocolos Aquagym – Associações, Escolas, Empresas l) Outros JA

1. Membros Aquagym (utentes com frequência regular) a) Escola de Natação – Bébés, Adaptação, Iniciação, Aprendizagem, Aperfeiçoamento, Formação Desportiva Multi-Activa, Geral Adultos, Multi-Activa Adultos, Aula Avulso/Extra b) Fitness GrupoAqua – AquaDance, AquaByke, AquaMix (Hidro), AquaDeep, Aula Avulso/Extra 1 x semana – 16€ 2 x semana – 18,5€ 3 x semana – 22€ Aula extra – 3,5€


urbanismo

VIVA

Dinamização do rio nas margens do Médio Tejo

Ateliermob vence concurso de ideias Pérsio Basso

O projecto prevê uma intervenção na zona ribeirinha num território com cerca de 24 quilómetros, entre Vila Nova da Barquinha e Abrantes, de modo a criar uma nova identidade em torno do rio, promovendo o desenvolvimento turístico da região.

A proposta do ateliermob baseia-se no desenho de um percurso pedonal, de traçado bem integrado na paisagem que acompanha o Tejo, prevendo

elementos de ajuda geo-referenciados, que permitem aos visitantes fazer pausas nos percursos a pé. Trata-se de uma intervenção mínima que poderá realçar os valores naturais da zona em causa. A equipa actual do ateliermob é constituída pelos arquitectos Andreia Salavessa, Tiago Mota Saraiva, Carolina Condeço, Nuno Ferreira e Vera João. O projecto vencedor irá arrecadar 20 mil euros. 10 mil euros é o prémio para o segundo classificado e 5 mil para o terceiro. Os resultados foram anunciados no passado dia 15 de Maio, no edifício Pirâmide, em Abrantes. O júri foi composto também pelo arquitectos Luís Moreno Mansilla, Manuel Aires Mateus e João Ferreira Nunes, António Marques em representação da CCDRLVT, Pina da Costa, vereador da Câmara Municipal de Abrantes, em representação dos municípios de Vila Nova da Barquinha, Constância, Chamusca e Abrantes, e Rui p_ 12

Está encontrado o vencedor do concurso internacional para a dinamização do rio nas margens do Médio Tejo. O projecto do ateliermob conquistou o 1º lugar, entre 23 concorrentes, numa decisão unânime por parte do júri presidido pelo Arquitecto Gonçalo Byrne.

Serrano, representante das associações de desenvolvimento regional. A iniciativa pretende potenciar 34 milhões de euros de investimentos em projectos estruturantes já realizados no âmbito do programa Valtejo, como o Parque Almourol ou o Aquapolis, promovendo em simultâneo uma acção integrada ao nível intermunicipal para preparação e programação das candidaturas ao próximo Quadro Comunitário de Apoio, em vigor a partir de 2007. 213 pessoas, incluindo espanhóis, ingleses e alemães, integraram as equipas multidisciplinares que levantaram a documentação que permitia elaborar o projectos para concurso, um número que deixou bastante satisfeitos os elementos da organização. A 22 de Junho, é inaugurada a exposição dos trabalhos concorrentes e há uma conferência com os premiados, no Centro Náutico de Constância.


VIVA

desenvolvimento

Construção de instalações já começou

Empresas instalam-se no Centro de Negócios Batadec, Bio Analítica, Espaço Mecânico e Serralharia A. Domingos são as primeiras empresas a iniciar a construção das suas instalações no Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha. No dia 16 de Abril, iniciaram-se no terreno os trabalhos preparatórios para as obras que estão em curso.

Na sessão da Assembleia Municipal do dia 24 de Fevereiro foi aprovado o modelo da Sociedade Gestora, estatutos e o seu formato accionista. Nasceu assim uma Empresa Municipal – Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha, S.A. – E.M. - em que o Município será detentor de 51% do capital social, sendo os restantes 49% disponibilizados para os investidores que integram este espaço empresarial, pelo critério da proporcionalidade da área do lote adquirido. Esta entidade será responsável pela promoção, exploração e desenvolvimento do Centro de Negócios numa perspectiva empresarial. Entretanto, a Câmara Municipal continua a receber e a analisar inúmeras candidaturas, fruto do incremento dos contactos por parte da autarquia. O Município concentra grande parte

PB

Concretiza-se desta forma o sonho de uma década. Os primeiros trabalhos de terraplanagens e desmatação do terreno iniciaram-se em 1998. Em 2005 ficou concluída a infra-estruturação deste espaço empresarial. O ano de 2007 fica marcado pelo início da instalação das primeiras empresas no Centro de Negócios, e pela criação dos primeiros postos de trabalho.

dos seus esforços, nesta área, no acompanhamento dos projectos já aprovados, com vista a impulsionar o arranque da laboração no terreno. Antecipando o futuro, e o preenchimento da 1.ª fase deste espaço empresarial, a Câmara Municipal tenciona accionar o direito de opção para aquisição dos terrenos entre o parque empresarial e o limite do concelho, para futura expansão. Para o efeito, a autarquia contraiu um empréstimo bancário no valor de 125 mil euros. São cerca de 300 mil metros quadrados destinados à instalação de novas empresas. No Centro de Negócios estão a decorrer os trabalhos de embelezamento das áreas verdes, cujo programa de manutenção assume desde agora um carácter permanente. A segurança está a ser assegurada por uma empresa da especialidade.

p_ 13

4 empresas iniciaram em Abril a construção das suas instalações no Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha


educação

VIVA

Creche de Vila Nova da Barquinha a funcionar

Crescer bem Pérsio Basso

“Assegurar às crianças o ambiente ideal para um crescimento em perfeito equilíbrio físico, emocional e cognitivo” é a missão da Creche de Vila Nova da Barquinha, que entrou em funcionamento no dia 2 de Abril. Instalada no antigo edifício do Centro de Saúde, na Rua D. Maria II, é uma das valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha, e a primeira infra-estrutura do género no concelho. Este equipamento tem capacidade para 35 crianças, distribuídas pelo Berçário (8), Sala 1-2 anos (12) e Sala 2-3 anos (15). As Educadoras Mónica (coordenadora da instituição) e Daniela, integram uma equipa de 10 profissionais que zelam pelas primeiras 15 crianças que a frequentam, e "proporcionam aos pais a tranquilidade de saberem que os seus filhos têm os melhores cuidados”. A funcionar das 8h às 19h15, a Creche de Vila Nova da Barquinha aceita inscrições para bebés a partir dos 3 meses de idade, através do telefone 249710882, ou directamente nas suas instalações, entre as 9h e as 17h. De acordo com Hélder Silva, Provedor da Santa Casa, a Creche “pretende oferecer um espaço que responda em pleno aos anseios dos pais, na educação das crianças e no apoio à vida familiar”. A coordenadora

“foi construída de forma inovadora e exemplar, pensada e organizada em função dos interesses e necessidades das crianças, valorizando e respeitando a sua individualidade”. da instituição realça que a Creche

As obras de recuperação do edifício iniciaram-se em Fevereiro de 2005 e terminaram em Setembro de 2006. O custo da reconstrução e aquisição de equipamento foi financiado em 90% por fundos comunitários, através do QCA III – PORLVT – Medida 3.7 – FEDER. Entretanto, aquela Instituição Particular de Solidariedade Social está a promover uma intervenção no exterior do edifício, não contemplada na candidatura aos fundos comunitários, que consiste na criação de um parque infantil para os utentes da Creche, bem como na reconstrução da antiga Capela do Hospital de Vila Nova da Barquinha.

p_ 14

A Creche de Vila Nova da barquinha tem capacidade para 35 crianças e funciona das 8h às 19h15.


VIVA A Escola do 1º Ciclo da Barquinha foi o estabelecimento de ensino escolhido pelo Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha para se iniciar uma experiência piloto, com um PC por carteira. Desde o início do 3.º terceiro período do ano lectivo, dia 2 de Abril, 12 computadores portáteis equipados com acesso à Internet e ligados em rede via wireless, um desktop, um scanner e uma impressora estão ao dispor dos 24 alunos dos 3º e 4º anos, numa iniciativa financiada pela Câmara Municipal, no âmbito de um projecto de generalização das novas tecnologias no meio escolar.

educação

Experiência piloto

Uma carteira, um computador

A acção visa recolher experiências de docentes e discentes acerca das vantagens e desvantagens da utilização das mais modernas ferramentas tecnológicas no decurso das actividades lectivas, com vista à preparação do futuro Centro Escolar de Vila Nova da Barquinha, que terá uma forte presença das novas tecnologias, quer no seu funcionamento, quer na vertente pedagógica.

p_ 15

Pérsio Basso

Criação de contas de e-mail, processamento de texto, desenho, pesquisa em motores de busca e acesso a sites didácticos fazem as delícias dos alunos, que 3 vezes por semana contam com o apoio da Professora de Informática Margarida Faria, da Escola EB 2,3 S D. Maria II. Alexandra Costa, a Professora titular dos 3º e 4º anos, conta que “o interesse é crescente. Neste mundo em que vivemos, a escola tradicional não é aliciante. Medidas como esta tornam a escola mais atractiva e incentivam os alunos à aprendizagem”. A docente referiu que por vezes, algumas crianças prescindem do intervalo para continuar a navegar mais alguns minutos. Mais de cinquenta por cento destes alunos convivem diariamente com os computadores e com a Internet em casa, o que poderá contribuir para que os materiais utilizados habitualmente no tradicional método de ensino se tornem menos atraentes. Em breve, este projecto contará também com Quadros Interactivos, outro moderno equipamento que poderá ajudar a tornar as aulas ainda mais aliciantes.


educação

VIVA

Pérsio Basso

A Aventura do Conhecimento Cerca de 200 alunos das Escolas D. Maria II de Vila Nova da Barquinha e EB 2,3 de Praia do Ribatejo visitaram o Autocarro da Fundação Portugal Telecom, em Vila Nova da Barquinha, de 21 a 23 de Fevereiro, no âmbito da iniciativa “A Aventura do Conhecimento”. No dia 21, o roadshow abriu as portas ao público em geral, ficando os dias 22 e 23 reservados para sessões para a população escolar, dos 12 aos 18 anos. Os grupos escolares realizaram visitas programadas ao autocarro, em que se incluem actividades como pesquisa de informação, selecção e referenciação de fontes, captação e edição de fotografia, captação e edição de vídeo, captação e edição de som, construção de blog, indexação e publicação. Esta acção teve como objectivos a demonstração e promoção da experiência da produção de conteúdos multimédia e da utilização da Internet Banda Larga PT, bem como o reforço do papel da Internet enquanto factor de progresso e de info-inclusão, combatendo assimetrias regionais enquanto “fonte de conhecimento”, em linha com os objectivos de desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento.

PB

Escola Segura A Escola do 1º Ciclo de Tancos está mais segura. No passado mês de Maio, a Junta de Freguesia promoveu obras de melhoramento do recinto escolar, nomeadamente a colocação de nova vedação e reconstrução do respectivo muro. Este estabelecimento de ensino está mais seguro para miudos e graúdos. A intervenção abrangeu também alguns melhoramentos na via pública, nomeadamente no sistema de escoamento de águas pluviais, a cargo da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

p_ 16

PB


VIVA

educação

Crianças desfilam no Carnaval Os alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho saíram à rua no passado dia 16 de Fevereiro, para comemorar o Carnaval. Por todo o concelho de Vila Nova da Barquinha, as crianças dos Jardins-de-Infância e Escolas do 1º Ciclo de Atalaia, Moita do Norte, Praia do Ribatejo, Tancos e Vila Nova da Barquinha, desfilaram com as suas fantasias, espalhando alegria e cor. Entre os 400 foliões encontravam-se sobretudo coelhos, ratos, macacos, abelhas entre outra bicharada, além de variadas outras personagens originais. Apesar do céu cinzento a da ameaça de chuva, o desfile carnavalesco fez as delícias de pais, professores, educadores, e população em geral. Esta actividade foi promovida pelos 14 estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do concelho de Vila Nova da Barquinha.

p_ 17

Fotos: Pérsio Basso


cultura

VIVA

Da Weasel animam as Festas 2007

Amor, escárnio e maldizer revista os grandes êxitos dos Xutos & Pontapés. António Pinto Basto e Teresa Tapadas são vozes fado que irão marcar presença no palco principal do Barquinha Parque, no dia 11, às 22h30. Na mesma noite, Pedro Correia e Quinteto Bel-Canto Ensemble também animam a festa. Além da música, o programa das Festas do Concelho de Vila Nova da Barquinha 2007 prevê a realização do Festival de Folclore, dia 9, às 21h30, com a participação de grupos oriundos de vários cantos do país. O desporto terá o seu momento alto nestes festejos com a realização da Fórmula Futuro, em Motonáutica, no dia 10 de Junho, logo pela manhã. Uma prova de inciação à modalidade, para jovens com idade entre os 8 e os 18 anos. O dia 13 de Junho, feriado municipal, é sinónimo de tradição em Vila Nova da Barquinha. As ruas enfeitam-se para a Procissão de Santo António, o padroeiro da vila. Na noite anterior (dia 12, às 21h00), o colorido e animado desfile das Marchas Populares, proporciona um momento a não perder! A festa brava não ficou esquecida.

p_ 18

“Dialectos de Ternura” será certamente um dos temas que os Da Weasel irão tocar nas Festas do Concelho de Vila Nova da Barquinha 2007, que se realizam entre 9 e 13 de Junho, no Barquinha Parque. A banda do momento irá subir ao palco no dia 13, às 22h30, num espectáculo que se prevê memorável. Os Da Weasel vêm a Vila Nova da Barquinha apresentar ao vivo o seu último trabalho “Amor, Escárnio e Maldizer”, álbum que atingiu a platina no dia de edição e entrou directamente para o 1º lugar do top nacional de vendas. No cartaz está também agendada a actuação dos Fonzie, no dia 10, às 22h30. A banda rock portuguesa, que já passou pelos mais prestigiados palcos e países de todo Mundo na sequência do bem sucedido Wake Up Call, vem mostrar o novo álbum. Shout It Out marca o regresso aos discos de originais, depois de 2004. Canadá, Brasil, Japão, Hong Kong, Singapura, Estados Unidos e Austrália são alguns dos países por onde já passaram. Destaque ainda para a actuação da banda Tributo aos Xutos, no dia 12, às 23h00, um espectáculo passa em

Rui Salvador, João Salgueiro e Sónia Matias são os cavaleiros escolhidos para lidar os toiros de Herdeiros de Alberto Cunhal Patrício, no dia 15, às 22h, na Praça de Toiros de Vila Nova da Barquinha. As pegas ficam a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Tomar e Aposento da Chamusca. Com cerca de 100 expositores, merece uma visita a 21.ª edição da Feira do Tejo, onde poderá encontrar desde artesanato e gastronomia aos produtos ligados à náutica e recreio. A visitar nos dias 9, 10 e 13, das 15h00 às 24h00, e nos dias 11 e 12, das 17h00 às 24h00. Aproveite a estadia em Vila Nova da Barquinha para visitar um dos monumentos finalistas na eleição das 7 Maravilhas de Portugal, o Castelo de Almourol. Descubra este fascinante monumento num agradável passeio fluvial a partir da Vila de Tancos, uma das mais floridas da Europa. Em 2006, cerca de 50.000 visitantes passaram por Vila Nova da Barquinha durante as Festas do Concelho, um evento promovido pela Câmara Municipal. Venha conhecer esta verdadeira Maravilha!


p_ 19

VIVA

cultura


cultura

VIVA

CV

Arte na galeria Fotografia, pintura e escultura são algumas das formas de arte que pode apreciar na Galeria de Arte do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. Um espaço junto ao Barquinha Parque, onde se realizam exposições com regularidade. A artista torrejana Elsa Gonçalves proporcionou a primeira mostra de 2007, com a sua pintura, no mês de Janeiro. "Pegada Ecológica" foi a denominação da exposição de Carlos Dias, com trabalhos de escultura e pintura, patente ao público em Fevereiro. Os alunos finalistas do Curso de Artes Plásticas do Instituto Politécnico de Tomar mostraram a sua pintura, escultura e instalação em Março. Abril marcou o regresso de Maria do Carmo à galeria de arte. Uma pintora natural de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha. Até ao dia 6 de Junho, poderá apreciar na Galeria de Arte do Centro Cultural os trabalhos de Isafre (Isabel Montargil). O Tejo dá o mote para esta mostra de pintura e fotografia.

Feira de Época

Animação no Barquinha Parque O Município de Vila Nova da Barquinha está a promover um Programa de Animação no Barquinha Parque aos fins-de-semana, entre os meses de Maio e Setembro. Todos os Sábados há Segways para aluguer, entre as 17h e as 19h. Aos Sábados, no quiosque central do parque realizam-se ateliers gratuitos de pintura, desenho, reciclagem, moinhos de papel, modelação de balões e pasta de papel, dirigidos para o público infantil. Traga as suas crianças e visite-nos! Nos dias 5 e 6 de Maio, o Barquinha Parque recebeu mais uma edição da Feira de Época, com venda de doçaria, artesanato, fruta e mel, entre outros produtos locais.

Carlos Vicente

Cinema nas Aldeias Moita do Norte, Limeiras e Madeiras assistiram a sessões de cinema nos meses de Março, Abril e Maio. A iniciativa apelidada de "Cinema nas Aldeias" foi da responsabilidade do Município de Vila Nova da Barquinha, em parceria com o Cineclube de Torres Novas e promoveu a exibição de filmes em salas cedidas por entidades associativas locais. A acção teve como objectivo descentralizar a realização de actividades culturais, divulgando a arte cinematográfica junto do público de localidades onde as sessões de cinema são escassas.

p_ 20

Isabel Montargil mostra os seus trabalhos de pintura e fotografia

A prova do sável e da lampreia Banhado pelos rios Tejo, Zêzere e Nabão, o concelho de Vila Nova da Barquinha tem no peixe do rio a principal fonte de sabores da sua gastronomia típica. A Açorda de Sável e o Arroz de Lampreia são iguarias com longa tradição, num concelho cuja história está intimamente ligada à actividade piscatória. Com o objectivo de promover a cozinha tradicional, o Município de Vila Nova da Barquinha, em conjunto com os restaurantes Almourol (Tancos), A Palmeira (Vila Nova da Barquinha), O Chico (Praia do Ribatejo), Platina (Moita do Norte), Ramos (Madeiras), Soltejo (Vila Nova da Barquinha), Stop (Atalaia) e Tasquinha da Adélia (Vila Nova da Barquinha), promoveram pelo 13.º ano consecutivo, o “Mês do Sável e da Lampreia”, entre 3 de Março e 8 de Abril. Além do Sável e da Lampreia, os apreciadores da cozinha tradicional provaram outros paladares baseados no peixe do rio. Nos fins-de-semana, os admiradores dos pratos típicos numa das unidades de restauração aderentes a esta iniciativa, puderam desfrutar de um passeio de barco ao Castelo de Almourol, tendo sido atribuído um bilhete por cada dose.


Pérsio Basso

VIVA

cultura

Comemorações 2007

25 Abril no parque

p_ 21

PB

Centenas de pessoas participaram nas comemorações do 25 de Abril 2007, promovidas pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha. Os festejos iniciaram-se no dia 21, com a Festa do Livro (uma acção integrada nas comemorações do Dia Internacional do Livro) no Barquinha Parque. Esta iniciativa promoveu um pedipaper para crianças, mini biblioteca infantil e artes plásticas para os mais pequenos. No dia 24, Fernando Espanhol e o Grupo Coral de Tancos proporcionaram um espectáculo musical em tributo a Zeca Afonso, no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. No Dia da Liberdade, foram muitos os participantes nas provas de atletismo para todas as idades, na imensa relva do Barquinha Parque, logo pela manhã. Demonstração de SpinBike, Slide, Insufláveis, Canoas, Segway e um Atelier de pintura animaram este espaço durante todo o dia. O Centro Cultural foi palco para a tradicional Tarde Cultural, com as actuações da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Barquinha, Coro Infanto-Juvenil de Tancos e Grupo Barquinha Saudosa. E como a tradição ainda é o que era, as celebrações de Abril terminaram com uma sardinhada no Parque de Merendas, junto ao Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha.

PB

Duarte Branco

Carlos Vicente


VIVA

PB

reabilitação urbana

Construção de passeios na Atalaia A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha em parceria com a Junta de Freguesia de Atalaia está a executar a construção de passeios em várias ruas daquela freguesia, nomeadamente as ruas 25 de Abril, 1ºde Maio e Rua das Forças Armadas.

PB

Novo Jardim na Zona de Expansão

Madeiras e Limeiras mais limpas Os serviços da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha estão a promover a limpeza das bermas das estradas das localidades de Madeiras e Limeiras, na freguesia de Praia do Ribatejo. PB

p_ 22

Nasceu um novo jardim com parque infantil na Zona de Expansão, em Moita do Norte. O largo existente na Rua 10 de Junho foi alvo de uma profunda intervenção, com a criação de uma zona ajardinada, zonas pedonais, pavimentação dos acessos para viaturas, substituição do sistema de iluminação e colocação de equipamentos lúdicos para os mais novos. A revitalização deste espaço público resultou da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e a Junta de Freguesia de Moita do Norte, no âmbito da Delegação de Competências. Com um custo aproximado de cerca de 65 mil euros, esta intervenção vem aumentar significativamente a qualidade de vida dos munícipes daquela área. As obras iniciaram-se em Março e ficaram concluídas em Maio.


VIVA

Os amigos de Cabo Verde

bloco de notas

PB

EDP esclarece cortes de energia

Rui Constantino Martins, Vereador CM Barquinha, João Amado, Presidente Com. Instaladora Município Santa Catarina do Fogo, Miguel Pombeiro, Presidente CM Barquinha e Manuel Honório, Vice-Presidente CM Barquinha

João Barbosa Amado, Presidente da Comissão Instaladora do Município de Santa Catarina do Fogo, Ilha do Fogo, Cabo Verde, visitou no passado dia 12 de Março Vila Nova da Barquinha. O autarca esteve pela primeira vez em Vila Nova da Barquinha, onde se reuniu com Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara Municipal. Esta visita surgiu na sequência dos contactos estabelecidos anteriormente entre as duas autarquias, com vista a uma eventual geminação de Vila Nova da Barquinha com aquela vila cabo-verdiana. Entretanto, a Associação "Viver entre amigos" já demonstrou o interesse em poder participar activamente na eventual futura geminação com o Município de Santa Catarina do Fogo.

PB

Município ajuda Bombeiros

p_ 23

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha atribuiu um subsídio extraordinário à Associação dos Bombeiros Voluntários, no valor de 25 mil euros, para a aquisição de uma ambulância de socorro. A verba será paga em prestações mensais, durante dois anos. A nova viatura de emergência pré-hospitalar vem revezar um veículo com um desgaste acentuado, resultante de uma utilização intensiva ao longo de vários anos de serviço.

Face aos constantes cortes no fornecimento de electricidade, nos últimos meses, com especial incidência na sede do concelho, o Município de Vila Nova da Barquinha contactou a EDP para obter esclarecimentos sobre esta matéria. A elevada frequência destas interrupções já danificaram aparelhos eléctricos e electrodomésticos. Dada a anormalidade da situação, a Câmara Municipal procurou saber informações sobre a origem dos tão prejudiciais cortes de energia eléctrica, bem como acerca das medidas tomadas pela empresa Energias de Portugal para solucionar este problema. Em resposta à missiva do Município, a EDP reconhece e lamenta uma quebra nos níveis de qualidade dos fornecimentos de energia eléctrica em Vila Nova da Barquinha, “apesar dos fortes investimentos recentemente feitos na rede de média tensão que abastece o concelho”. “No início deste ano (2007) e depois de ultrapassadas as enormes dificuldades que tivemos na obtenção das autorizações dos proprietários, foi concluída uma interligação em média tensão na Zona Industrial que, para além do mais, constitui uma alimentação alternativa à sede de concelho”, informa a empresa. A EDP refere ainda que “os níveis de qualidade do serviço técnico dos últimos meses, apesar da grande agressividade das condições climatéricas, não nos agradam nem correspondem aos objectivos que estabelecemos. Apesar de tudo estamos firmemente convictos de que os investimentos feitos vão corresponder a grandes melhorias no desempenho da rede de distribuição de energia eléctrica”.


figura

VIVA

José Marques, 78 anos

Ofício: Calafate

p_ 24

Fotos: Pérsio Basso


VIVA

ser encerrada ainda durante o Estado Novo, para dar origem à Panaficadora Miratejo, em Atalaia, fruto do agrupamento das padarias dos concelhos de Vila Nova da Barquinha e Constância. Após 4 anos de trabalho nesta unidade, uma alergia às farinhas afastou-o para a reforma. Foi então que se começou a dedicar à carpintaria naval, profissão mais conhecida por “calafate”. Já nessa altura era uma arte em vias de extinção. Tudo começou com um biscate. A partir daí as solicitações nunca mais pararam e 25 anos depois continua em actividade, embora com menos trabalho. São da sua autoria as embarcações tradicionais que diariamente fazem a travessia de centenas de turistas para o Castelo de Almourol. Chegaram mesmo a transportar pessoas ilustres, como António Guterres, então Primeiro-ministro de Portugal. Das suas mãos já saíram dezenas de varinos, lanchas, entre outros tantos restauros. Actualmente, além do trabalho manual, utiliza ferramentas mecânicas que adquiriu na extinta serração Vieira da Cruz e na serração da Quinta do Falcão. No início, era à serração de Moita do Norte que ia buscar a madeira para o seu trabalho. Hoje, é o pinhal que lhe dá a matéria-prima.

p_ 25

José Marques tem 78 anos e dedica-se à carpintaria naval há mais de duas décadas. Passa os dias no seu estaleiro, paredesmeias com o Tejo, em Vila Nova da Barquinha, restaurando velhas embarcações. É o único calafate em actividade no concelho. Um ofício em vias de extinção, intimamente ligado ao rio e à história de Vila Nova da Barquinha. Com 10 anos, ajudava o tio José Cagaréu, pescador e músico, na faina piscatória. José Marques recorda com saudade os tempos de miúdo, em que brincava com ripas de madeira junto ao rio, numa época em que o Tejo era a mais importante via de comunicação do concelho, e os barcos de transporte atracavam junto à sua casa, no antigo Cais do Vapor. Aos catorze anos ingressou na Serração do Entroncamento, onde trabalhou junto com o pai até aos 25 anos de idade. Assim aprendeu a trabalhar a madeira manualmente. Nos anos seguintes sucederam-se dias de trabalho duro e vida difícil. José Marques aproveitava os dias de folga como carpinteiro, em alturas em que o trabalho era escasso, sobretudo no Inverno, para trabalhar numa padaria. Anos mais tarde viria a abrir um negócio no ramo. Uma padaria familiar que viria a

figura


i informações úteis

Telefones

Câmara Municipal

Juntas de Freguesia

Atalaia: 249 710619 Moita do Norte: 249 712099 Praia do Ribatejo: 249 733940 Tancos: 249 712094 Vila Nova da Barquinha: 249 710705

Serviços Públicos

Cartório Notarial: 249 710814 Repartição de Finanças: 249 710226 Registo Civil: 249 710433 Correios Barquinha: 249 720300 Correios Atalaia: 249 710619 Correios Praia do Ribatejo: 249 733112

Segurança

Bombeiros Voluntários: 249 710629 GNR: 249 710274

Saúde / Serviços Sociais

Centro Saúde Barquinha: 249 720900/10/20 Extensão de Praia do Ribatejo: 249 733666 Extensão de Limeiras: 249 733885 Posto Médico de Atalaia: 249 710547 Misericórdia / Lar de Idosos: 249 710469 Segurança Social: 249 710450

Farmácias

Atalaia: 249 710695 Praia do Ribatejo: 249 733328 Vila Nova da Barquinha: 249 710493

Esc. EB 2,3 Sec. D. Maria II: 249 720220 Esc. EB 2,3 Praia do Ribatejo: 249 733048 Escolas 1.º Ciclo Atalaia: 249 711777 Cardal: 249 711811 Limeiras: 249 733091 Moita do Norte: 249 711800 Praia do Ribatejo: 249 733092 Tancos: 249 711754 Barquinha: 249 710519

A revista municipal Barquinha Viva é distribuida no concelho de Vila Nova da Barquinha. Se reside fora e deseja receber a revista via CTT, recorte este cupão, preencha-o correctamente com os seus dados e envie para: Município de Vila Nova da Barquinha Gab. Informação e Relações Públicas Praça da República 2260 - 411 Vila Nova da Barquinha Fax: 249 720358

Praça da República 2260-411 Vila Nova da Barquinha Telefones Geral: 249 720350 Atendimento: 249 720372 Serviço de Piquete: 96 6180545 Protecção Civil: 249 720377 Relações Públicas: 249 720373 Serviço de Águas: 249 720357 Tesouraria: 249 720361 Fax: 249 720368 E-mail: geral@cm-vnbarquinha.pt Internet: www.cm-vnbarquinha.pt

Atendimento Público

Serviços Municipais Segunda a Sexta-Feira: 09h30 - 12h30 / 14h00 - 16h00 Miguel Arnaut Pombeiro, Presidente da Câmara Segundas-feiras: 14h30 - 17h00 Maria de Fátima Capela, Chefe Div. Mun. Urbanismo Segundas-feiras: 14h30 - 17h00

Biblioteca| Espaço Internet > Barquinha Dias úteis: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00 Sábados: 10h00 - 12h30 / 14h00 - 17h00 Tel.: 249 720373

Biblioteca| Espaço Internet > Praia do Ribatejo Terça a Sexta-Feira: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00 Sábados: 10h00 - 12h30 / 14h00 - 17h00 Tel.: 249 733069

Galeria de Arte

Dias Úteis: 14h00 - 17h30 Sábados: 15h00 - 18h00

Aquagym - centro municipal de actividade física Segunda a Sábado: 8h00 - 22h00 Tel.: 249 719067 E-mail: aquagym@cm-vnbarquinha.pt

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha Largo 1.º Dezembro 2260-403 Vila Nova da Barquinha Tel./Fax: 249 715143 E-mail: cpcj@cm-vnbarquinha.pt

Nome ................................................................................. .......................................................................................... Morada .............................................................................. .......................................................................................... ......................................................................................... E-mail ................................................................................

SMS MUNICIPAL

Receba no seu telemóvel notícias sobre a actualidade do concelho, eventos e informações úteis. Envie um SMS para o número 965 064 238, com o nome e apelido, seguido da palavra ADERIR*. Para cancelar este serviço, basta enviar um SMS para o mesmo número, com o nome e apelido, seguido da palavra CANCELAR*. O serviço é gratuito. Só terá de despender o custo do sms de adesão ou de cancelamento. *(custo normal de envio de SMS para a rede TMN, de acordo com cada tarifário)

p_ 26

Ensino

VIVA


PB

VIVA

bloco de notas

AMI recolhe tinteiros no Município A Câmara Municipal de Vila Novada Barquinha está a colaborar com a AMI, na recolha de tinteiros, toners e telemóveis usados, com vista à angariação de fundos para fins humanitários. A AMI - Fundação de Assistência Médica Internacional encontra-se a desenvolver um projecto de reciclagem de consumíveis informáticos (tinteiros e toners) e telemóveis (avariados ou em desuso). Ainda pouco divulgada em Portugal, a reciclagem de consumíveis informáticos e telemóveis é já há muito praticada noutros países europeus. Este projecto permite defender o ambiente, já que estes materiais contêm resíduos poluentes, ao mesmo tempo que é uma fonte de financiamento para as acções humanitárias, médicas e sociais, que a AMI desenvolve em Portugal e no Mundo. Para participar neste projecto da AMI entregue os seus tinteiros, toners e telemóveis usados no edifício dos Serviços Camarários ou no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

Rui Serrano, do Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos é um dos responsáveis pela publicação PAPELPAREDE

O menino que chora O Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos apresentou o primeiro número da revista «PapelParede» em Vila Nova da Barquinha, no dia 21 de Março. O evento iniciou-se com a inauguração da exposição referente ao prémio «Vila Utopia Moradia 13», no Centro Cultural. O nome deste prémio refere-se à última moradia de um empreendimento de luxo a ser construído no Parque de Santa Cruz, em Carnide, cujo projecto foi escolhido num concurso para arquitectos recém licenciados e para estudantes de arquitectura. Os vencedores foram Olga Cristina Carvalho e Marcelo Dantas. Seguiu-se uma conferência alusiva ao tema “Casa”, moderada pela arquitecta Maximina Almeida, e que juntou à mesa os arquitectos Michele Cannatà e Fátima Fernandes, de Portugal, e Antón García-Abril & Ensamble Studio, de Espanha. «PapelParede», tendencialmente trimestral, afirmava no editorial do número zero que pretende divulgar a arquitectura no seu cruzamento com as «artes, o território, a paisagem, a imagem e as ciências sociais», estar próximo da «cultura local», «estimular a intervenção crítica» e abrir a revista «a todos os interlocutores externos». O “Menino que Chora”, uma figura comum a grande parte dos lares um pouco por todo o mundo, deu o mote para o número 1 da revista PapelParede.

Encontro Comando

p_ 27

A Delegação de Santarém da Associação de Comandos promoveu, no passado dia 19 de Maio, em Vila Nova da Barquinha, o 3º Grande Encontro Comando. A iniciativa promoveu a realização de provas desportivas, um almoço convívio e actividades culturais. Nos dias 19 e 20 houve Slide e Rappel aberto à população, na Torre do Exército, instalada no Barquinha Parque. A Associação de Comandos colocou no local uma tenda de divulgação da especialidade militar de Comando. Esta iniciativa contou com o apoio do Município de Vila Nova da Barquinha.


Barquinha viva 20  

Revista Municipal "Barquinha Viva" número 20, de Julho de 2007. Publicação oficial do Município de Vila Nova da Barquinha.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you