Page 42

Girolando pelo Brasil Emapa

Minas Gerais

A raça Girolando terá um número maior de animais em pista, em 2010, devido à ampliação da quantidade de exposições ranqueadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. No ano passado foram realizadas mais de 40 exposições da raça em todo o Brasil. Considerada uma das feiras agropecuárias mais disputadas do país, a Emapa abriu o circuito de exposições da raça em 2010. Foi a primeira vez que o Girolando entrou na pista de julgamento da mostra. A 45ª Emapa 2010 aconteceu entre os dias 27 de fevereiro e 14 de março de 2010 no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP). A exposição ranqueada de Girolando ocorreu no segundo turno da Emapa, com julgamentos nos dias 11 e 12. Houve ainda o “Leilão da Raça Girolando”, no dia 12 de março.

No Estado mineiro a primeira mostra da raça será a Exposição Agropecuária e Industrial de Passos, onde acontecerá a VIII Exposição Especializada da Raça Girolando. O evento será de 24 a 27 de março no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos. A entrada dos animais está marcada para os dias 23 e 24 de março. Os animais entrarão em pista no dia 27. Informações no Sindicato Rural de Passos.

Os criadores da região Centro-Oeste estão se preparando para a EXPOGRANDE 2010, feira que irá ocorrer de 18 a 28 de março, na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. De acordo com o Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, neste ano haverá o 3º Torneio Leiteiro e a 8ª Exposição com Julgamento de Animais da Raça Girolando de Campo Grande. As fêmeas participantes do Torneio Leiteiro passarão por três ordenhas diárias entre os dias 21 e 24 de março, sempre às 6h, 14h e 22h. Na pista de julgamento da EXPOGRANDE 2010, feira ranqueada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a disputa entre os animais da raça ocorrerá nos dias 25 e 26 de março, com início às 7h30. As inscrições de animais podem ser feitas no Núcleo. A programação da mostra inclui palestras técnicas com os temas: “Melhoramento genético”, “Produção leiteira” e “Sanidade e manejo de gado leiteiro”. De acordo com o Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, esses eventos têm por finalidades fomentar a pecuária leiteira no Estado e divulgar a importância e os atributos da raça Girolando, com enfoque para o melhoramento genético como forma de aumentar a produção e aprimorar as qualidades raciais dos animais.

O presidente da Girolando, José Donato Dias Filho, e diretores da entidade participaram da Audiência Pública da Comissão Especial do Código Ambiental Brasileiro, realizada no dia 4 de fevereiro, em Uberaba (MG). Por iniciativa da Comissão Especial, essas audiências públicas estão sendo realizadas por biomas, por exemplo, bioma da caatinga, do pantanal, da mata atlântica, etc. Uberaba e Belo Horizonte sediarão a audiência pública do bioma cerrado. A agenda da Comissão previa o encerramento das audiências em fevereiro, a apresentação das propostas em março, e a votação do novo Código Ambiental Brasileiro em abril.

100

95

Crédito: Jairo Chagas

Mato Grosso do Sul

Audiência pública

75

25

5

40 40 terÿÿa-feira, 9 de marÿÿo de 2010 15:43:10

0

O Girolando 71 - Jan/Fev 2010  

A Revista do Girolando

O Girolando 71 - Jan/Fev 2010  

A Revista do Girolando