Page 1

Bom para o corpo e a cabeça

O

Yoga é muito mais do que uma prática corporal, é um estilo de vida. E como um estilo de vida, abarca não apenas o âmbito individual, mas o coletivo. Um indivíduo que tenha um comprometimento com uma vida de Yoga tem influência nas pessoas ao seu redor e no ambiente em que está inserido. Vejamos então como a prática de Yoga está vinculada a uma atitude ecologicamente ética e a uma aproximação da natureza. O Yoga propõe uma conduta ética que é balizada por valores que chamamos de yamas. Entre estes, estão a não-violência e o desapego. Existem outros valores yogis, mas a incorporação de apenas esses dois no nosso dia-a-dia é em si uma postura revolucionária, de transforCompreender o que é desapego e incorporar esse valor nos mostra que podemos levar uma vida muito mais simples do que levamos. Ajuda-nos a ver os bens materiais de maneira mais objetiva, colocando o valor de uso acima do fetiche. E isso faz com que tenhamos a lucidez para consumirmos menos, o que significa poupar a natureza e poluir menos. Por sua vez, viver a não-violência é fundamental para que preservemos e tentemos evitar causar dano a qualquer tipo de manifestação de vida. E como ferramenta de transformação, o Yoga nos oferece, também, uma ampla gama de práticas corporais. A partir da consciência do nosso corpo, da nossa respiração, do espaço que ocupamos no mundo, o Yoga ajuda a nos conectar com os ritmos e as forças da natureza. Além disso, por meio da meditação e do questionamento, o Yoga nos coloca numa postura de reflexão sobre qual é o nosso papel individual e social na vida. São muitos os relatos de praticantes de Yoga que mudaram completamente o seu estilo de vida, simplificando-o. São freqüentes os casos de pessoas que pararam de comer carne, outras que largaram seus trabalhos, pois descobriram que estes não faziam mais sentido em suas vidas (muitas vezes por serem trabalhos eticamente questionáveis) ou mesmo que saíram da cidade e foram morar junto à natureza. Há diversas histórias também de yogis que permaneceram nas cidades, mas engajaram-se em trabalhos sociais ou ambientais. .

Hoje a causa ambiental está em cena. Empresas que poluem, exploram e degradam o meio ambiente apresentam uma imagem de responsabilidade social e ambiental. Outras tantas usam esse filão para vender mais dos seus produtos. O que é um paradoxo, pois quanto mais consumimos, mais degradamos. Ou seja, está na moda ser ―ecológico‖ e nós sabemos exatamente o que fazer, coletivamente e individualmente, para minimizar os danos que estamos causando no nosso planeta. Porém, parece haver um fosso enorme entre a teoria e a prática. Esquecemos que as grandes transformações são feitas a partir de pequenos atos cotidianos. E assim seguimos querendo mudar o mundo, com o discurso mudado, totalmente consciente, porém sem querer abrir mão de muitos dos nossos confortos. Vejo o Yoga, nesse sentido, como um educador, um disciplinador. Um disciplinador do nosso corpo, ensinandonos a nos alimentarmos melhor e a consumirmos alimentos de boa procedência (que agridam o mínimo o meio ambiente e que sejam saudáveis ao nosso corpo).


P

raticar atividades física hoje em dia é difícil, principalmente em cidade grande, o tempo fica muito corrido, mais quando você começa e ver resultado não quer parar mais. A atividade física faz bem para a alma também, todas as atividade emagrece mais só vai depender de você se quiser ter uma boa alimentação e um bom sendo de humor, caminhada é uma ótima opção para começar acorde cedo e corra perto da sua casa, acordar cedo é uma ótima maneira, caminhar quando o sol esta nascendo e a poluição não é tanta quanto a tarde. Aprenda a utilizar o seu tempo para a atividade física, seu corpo agradece e a sua alma também. Quem dorme adequadamente, tanto em quantidade como em qualidade, acorda preparado para enfrentar os desafios do dia, inclusive no quesito atividade física. Fica com os músculos e os ossos em ponto de bala e, de sobra, mantém a mente alerta. Com isso, as chances de ter um desempenho satisfatório em qualquer modalidade aumentam. Afinal, o indivíduo estará focado — e seu corpo responderá corretamente aos movimentos exigidos pelo esporte. O que importa é você estar bem com o seu corpo e com saúde que é o fundamental. Estudos realizados em centros de pesquisa do mundo todo comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas – andar – é uma forma eficaz, fácil e barata de emagrecer, ganhar fôlego e proteger o coração.

Quando se faz o mesmo exercício todos os dias, não demora a atingir o que a gente chama de zona de conforto. O organismo acostuma, não é mais desafiado, e os benefícios ficam comprometidos‖, explica Mickey. Então, vamos lá. Escolha nas páginas seguintes o plano que mais se ajusta ao seu estilo de vida: há um programa para fazer na esteira ou na rua e o outro para quem gosta de andar na praia. Aposte no seu preferido e tire o máximo proveito dessa malhação com cara de passeio. Afinal, depois de tudo isso que você leu, sua caminhada nunca mais será a mesma. Basta ter paciência e força e de vontade que tudo acontece no seu tempo, e não no tempo que você quer.E também tem as atividades como :boxe, jiu jitsu, Muay thai, pilates, Ballet, danças, ginasticas, etc. A prática de exercícios físicos, especialmente quando executados na academia requer alguns cuidados especiais com a alimentação. Existem dietas específicas para os frequentadores de academias, sendo específicas para os gastos energéticos e calóricos, além de auxiliar no objetivo do praticante, seja perder ou manter o peso, ganhar massa muscular ou para atletas de alto rendimento.

A novidade é que especialistas americanos descobriram que caminhar é tiro e queda para acabar com a gordura abdominal. Eles analisaram a relação entre esse tipo de exercício e os excessos que insistem em se alojar na barriga e provaram que uma média de duas horas e meia de caminhada por semana pode exterminar as sobras nessa região e diminuir até 2,5 centímetros em quatro semanas. Mas por que caminhar funciona tão bem para declarar guerra aos pneuzinhos? Segundo Tim Church, da Louisiana State University, nos Estados Unidos, esse tipo de atividade ajuda a reduzir a gordura abdominal profunda, chamada gordura visceral. ―Se você se exercitar o suficiente para perder 10% da sua gordura corporal, pode, na verdade, diminuir a gordura visceral em até 30%‖, diz Church. Porém, é preciso deixar claro que a caminhada só traz esse tipo de resultado se aliada a uma dieta saudável. Outro fator importante: quando a intensidade é variada durante o exercício, há uma maior metabolização da gordura como fonte de energia. ―Desse modo, andar se torna uma atividade mais eficiente e é possível conseguir resultados em menor tempo‖, defende Claudio Pavanelli, fisiologista da Sociedade Esportiva Palmeiras. Por isso, os professores Emerson Bisan, da assessoria esportiva Nova Equipe, e Mickey Ferrari, da academia Reebok, ambas em São Paulo, montaram um programa em que você vai caminhar menos de uma hora por dia, cinco vezes por semana, e intercalar a intensidade durante o treino.

“Uma postura "empinada" deixa a aparência mais magra e, melhor aparência, faz a gente se sentir bem. Mastigar muito, durante os 20 minutos das suas refeições, curtir os 3 primeiros bocados, como se eles fossem os únicos. Descansar o talher, enquanto estiver mastigando. Decidir que não terá pena de si mesmo enquanto estiver emagrecendo‖


Exercios fisico e saude  

Aprenda a separar seu tempo com as atividades fisicas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you