Page 1

Relatório De Execução PROJETO: 1, 2, 3... 25 ANOS! DA GINGA CIA. DE DANÇA


1, 2, 3... 25 anos!


1, 2, 3... 25 anos! da Ginga Cia. de Dança

O projeto “ ” teve como objetivo principal a (re) criação de um espetáculo de seu repertório (“Superfície do Homem”, de 2004), com a finalidade de contribuir para a formação de novos criadores, diminuindo a descontinuidade na produção de grupos e companhias independentes e assim, incentivar a produção em dança no estado de Mato Grosso do Sul. A proposta não apenas saiu do papel, como ganhou forma, cor e sentimentos. A recriação, denominada “Estudos de Superfície” é o resultado deste projeto e têm em sua assinatura pelo menos sete pares de mãos, número de integrantes que o concretizaram. Ao final das atividades previstas no projeto a Companhia constatou o saldo positivo da temporada de estreia, realizada no Museu de Arte Contemporânea de MS.


1, 2, 3... 25 anos!

Introdução O projeto “1, 2, 3... 25 anos! da Ginga Cia. de Dança” foi idealizado a fim de contribuir para minimizar o problema central da dança no Estado de Mato Grosso do Sul: a descontinuidade na produção de grupos e companhias independentes. Nesse cenário a Ginga luta quase isoladamente há 25 anos para incrementar a produção da dança em Mato Grosso do Sul, com suporte no trabalho do seu coreógrafo residente, Chico Neller. Em comemoração ao seu 25º aniversário, a companhia propôs, a partir da (re) criação de um espetáculo de seu repertório, chamado “Superfície do Homem” de 2004, contribuir para a formação de novos criadores e assim também incentivar a produção local, compartilhando a sua experiência com o seu corpo de bailarinos e com Paula Bueno, criadora convidada, ex-integrante da Ginga.

2

O trabalho resultou em quatro Mostras de Processo Criativo, aberta para os profissionais, estudantes e público em geral, pessoas interessadas no processo de criação em dança ou apenas curiosas, que puderam contribuir de forma direta para a construção do espetáculo. E ao final, a realização de dez apresentações do espetáculo finalizado, no Museu de Arte Contemporânea de MS - MARCO - em Campo Grande, com sessões fechadas para escolas estaduais sediadas em Campo Grande e sessões abertas ao público em geral. Todo o processo criativo foi divulgado passo a passo no blog e na página oficial da Companhia, na rede social Facebook, despertando o interesse do público e gerando discussões à cerca do trabalho que estava sendo desenvolvido.


Metas/Ações Criação coletiva do espetáculo da Ginga de Arte Contemporânea de MS - MARCO - em Companhia de Dança em comemoração Campo Grande. Encerramento do projeto: ao seu 25º aniversário: • Relatório final apresentado com metas • Processo criativo realizado em Campo Grande, na sede da companhia conduzido pela atingidas e resultados alcançados; • Divulgação do relatório final no site/blog da provocadora convidada, Paula Bueno; • Participação de sete intérpretes-criadores Companhia. da companhia no processo criativo do espetáculo “Estudos de Superfície”; • Documentação do processo com divulgação no blog/site/página oficial em rede social/e-mail da companhia; Mostra do processo criativo na sede

da companhia para alunos e profissionais de dança e demais interessados: • Realização de quatro Mostras de Processo Criativo, com bate papos e trocas entre público e companhia; sendo três Mostras realizadas na sede da Companhia e uma Mostra realizada dentro da programação da segunda edição da Bienal de Teatro do MS - Cena Agora. • Documentação das Mostras, através de registro audiovisual e depoimentos dos intérpretescriadores no blog/site da companhia; Apresentações do espetáculo

finalizado no Museu de Arte Contemporânea de MS - MARCO - em Campo Grande: • Realização de dez apresentações no Museu

3


1, 2, 3... 25 anos!

Plano de Atividades N° 1

ATIVIDADE Pré-montagem

Detalhamento da 2

Pesquisa temática do espetáculo

DESCRIÇÃO Planejamento do projeto, definição da metodologia 02 dias de trabalho. Pesquisa teórico-prática realizada pelos integrantes da companhia, direcionados pela provocadora convidada - início do processo criativo com 90 dias atividades (aula de técnica e improvisação, ensaios, discussões, estudos teóricos) direcionadas para a (re) criação do repertório Wescolhido.

3

Montagem da Mostra de Processo Criativo

Montagem final para a Mostra de Processo Criativo 30 dias e definição das datas de realização.

4

Reuniões da equipe de criação

Discussão sobre a criação da trilha sonora, a partir 60 dias do trabalho realizado até o momento.

Mostra de Processo Criativo

Realização de três Mostras de Processo Criativo com a presença de público convidado e espontâneo. 3 dias Realização de bate papo e trocas entre espectadores e companhia ao final de cada Mostra.

5

6

7

8

4

Registro das Atividades Produção do material de divulgação

Divulgação do processo Criativo

Documentação do processo criativo.

Todo Período de Criação e Produção

Definição das estratégias de divulgação do produto final, produção do material iconográfico, produção 45 dias gráfica, contatos com imprensa, acompanhamento e divulgação das atividades. Divulgação do processo criativo coletivo, com a finalidade de atrair espectadores para o produto final - espetáculo.

20 dias


9

10

Mostra de Processo Criativo

Produção cênica do espetáculo

11 Ensaio Técnico

Realização da última Mostra de Processo Criativo com a presença de público convidado e espontâneo. 01 dia Realização de bate papo e trocas entre espectadores e companhia ao final da Mostra. Confecção dos figurinos e cenografia do espetáculo. Finalização da trilha sonora e desenho de luz.

15 dias

Ensaio no Museu de Arte Contemporânea de MS - MARCO, com figurinos, cenário, trilha sonora e iluminação.

01 dia

Sessões no Museu de Arte Contemporânea de 12 Apresentações do espetáculo MS - MARCO, de Campo Grande. Totalizando 10 apresentações.

13

Relatório final

14 Divulgação dos resultados

04 dias

Apresentação do relatório de todas as atividades executadas, do registro documental realizado (fotografias, vídeos, peças publicitárias, clipagem, 20 dias etc.) e dos resultados atingidos em termos de pessoas envolvidas no processo criativo, nas Mostras de Processo e nos espetáculos.

Publicação do relatório final no blog da Companhia.

20 dias

5


1, 2, 3... 25 anos!

Cronograma de Atividades

Atividades

Mar.

Atividade 1

x

Atividade 2

x

Abr.

Maio

x

x

Jun.

Atividade 3

x

Atividade 4

x

Atividade 5 Atividade 6 Atividade 7

6

Jul.

Ago.

Set.

x

x

x

x

Out.

x x

x

x

x

x

x

Atividade 8

x

Atividade 9

x

Atividade 10

x

Atividade 11

x

Atividade 12

x

Atividade 13

X

Atividade 14

X


Dificuldades e Soluções Encontradas - As dez apresentações do produto final, previstas para serem apresentadas em teatros de Campo Grande foram realizadas no MARCO, Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, visto que, a coreografia criada apresentava elementos minuciosos em sua composição, sendo necessária a proximidade com o público, e em menor quantidade (somente 50 pessoas por sessão) para uma maior fruição do espetáculo. A possibilidade da escolha pelo formato arena também potencializou a interação entre público e bailarinos, o que seria difícil de conseguir em palcos convencionais. Além do que a utilização do espaço do Museu de Arte Contemporânea possibilitou também uma maior integração entre as linguagens e os públicos das artes plásticas e da dança contemporânea.

- Optamos por redimensionar e substituir alguns itens previstos nas peças de divulgação, a fim de investir em mídia de TV (vt de 15’ na TV Morena, afiliada da Rede Globo) com o intuito de intensificar a divulgação do espetáculo e atingir o público em maior quantidade, em virtude da magnitude do evento em comemoração aos 25 anos da Companhia. Dessa forma, não realizamos a confecção de banner de fachada, substituindo por banners menores (2) para o local das apresentações e por faixas espelhadas pela cidade (10). Substituímos os panfletos pela produção de cartões postais (2000), pois observamos que os postais possuem menos descartes em relação aos panfletos. Redimensionamos as quantidades de programas/folder (1000); convites impressos (500), e intensificamos a divulgação por meios eletrônicos (teasers, mailing, convites eletrônicos, - A última Mostra de Processo Criativo realizada blog e microblog). fora da sede da Companhia, foi proporcionada por meio de um convite para integrar a programação - Diferente do que foi proposto no projeto, também da segunda edição da Bienal de Teatro do MS - optamos pela gratuidade em todas as atividades Cena Agora, sendo que consideramos apropriada previstas e executadas no projeto (Mostras de nossa participação para atingir novos públicos e Processo e Apresentações do Espetáculo), buscando divulgar as apresentações finais no Museu de Arte a formação de plateia para a dança contemporânea. Contemporânea.

7


1, 2, 3... 25 anos!

Resultados Público Atingido - Mostras de Processo

Atividade

Resultado

Mostra de Processo Criativo 1 - 05/07/2012

30 pessoas

Mostra de Processo Criativo 2 - 19/07/2012

45 pessoas

Mostra de Processo Criativo 3 - 20/07/2012

25 pessoas

Mostra de Processo Criativo 4 - 16/09/2012

20 pessoas

Total

120 pessoas

*Público: convidados e público espontâneo, estudantes, bailarinos, coreógrafos, interessados em processo criativo, etc.

8


Público Atingido Apresentação do Espetáculo no Museu de Arte Contemporânea de MS / MARCO

Atividade

Resultado

Sessão Manhã - 20/09/2012

37 pessoas

Sessão Tarde - 20/09/2012

55 pessoas

Sessão Noite - 20/09/2012

65 pessoas

Sessão Manhã - 21/09/2012

35 pessoas

Sessão Tarde - 21/09/2012

50 pessoas

Sessão Noite - 21/09/2012

120 pessoas

Sessão Tarde - 22/09/2012

20 pessoas

Sessão Noite - 22/09/2012

103 pessoas

Sessão Tarde - 23/09/2012

65 pessoas

Sessão Noite - 23/09/2012

75 pessoas

*Público: Alunos da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues e Escola Estadual Maria Rita Cássia Pontes Teixeira, convidados e público espontâneo, estudantes, bailarinos, coreógrafos, etc.

9


1, 2, 3... 25 anos!

Considerações

A Ginga Cia de Dança, em seus 26 anos de existência apresentou pela primeira vez em seu repertório um trabalho realizado coletivamente (conectivamente) pelos próprios bailarinos. “Estudos de Superfície” é o resultado do primeiro contato com o processo criativo dos atuais integrantes da Ginga Cia de Dança, através de estímulos propostos pela criadora convidada Paula Bueno. Em estudo o foco principal, a coreografia “Superfície do Homem” de 2004 e o seu próprio criador, Chico Neller, coreógrafo residente da Companhia, além da busca particular e conjunta de cada intérprete-criador, à procura do novo em suas experiências com a dança.

10

Se relacionando em cena, os intérpretescriadores encontraram um todo que sobreviveu ao entalhe de cada um, uma escultura que brotou do vazio autoral, que aflorou de dentro e foi captado na pele. A construção cênica de “Estudos de Superfície” se desenvolveu a partir de encontros, contatos e relações que surgiram ao longo das cenas, imersos por uma atmosfera introspectiva, os bailarinos envolveram o público de maneira sutil, exigindo atenção aos detalhes da movimentação intimista. Tal interação permitiu a utilização de espaços alternativos com a proposta de formato arena, em que a proximidade de bailarinos e público mostrou-


se como elemento relevante para o desenrolar do espetáculo. Ao final das apresentações em Campo Grande, no Museu de Arte Contemporânea de MS (MARCO), o público presente levantou discussões sobre o trabalho e todo o percurso de construção da obra. Expor nas conversas que a concepção do espetáculo se concretizou de forma coletiva, despertou o interesse pelo processo criativo, e foi além, fez surgir a certeza de que a criação conjunta e o incentivo a novos criadores são possíveis. Ressaltamos a importância do Prêmio Funarte/Petrobras de Dança Klauss Vianna, para

o desenvolvimento das atividades de companhias de dança independentes. Estes recursos nos possibilitaram o desenvolvimento de outras iniciativas, proporcionando o contato com agentes culturais, na perspectiva da realização de novos projetos e na obtenção de novos recursos, ampliando o campo de ação do trabalho artístico, educativo e social que a companhia desenvolve.

11


1, 2, 3... 25 anos!

Divulgação Durante o processo de construção do “Estudo de Superfície” foram utilizados como mídia o blog gingaciadedanca.blogspot.com.br e a Fan Page no Facebook para divulgar e informar. Vídeos e materiais gráficos foram elaborados para reforçar as ações de comunicação e contato com o público, contando com parceiros e apoiadores (portais, sites e blogs) na divulgação e compartilhamento das peças e informações.

Cartaz mostras de processo

apresenta

entrada

�� de setembro de ���� ��h MARCO (Museu de Arte Contemporânea de MS)

Dias

�� a �� de setembro de ����

�� e �� quinta e*Escolas sextaEstaduais às ��h*, ��h*, ��h de Campo Grande - MS �� e �� sábado e domingo às ��h, ��h

Local: MARCO (Museu de Arte Contemporânea de MS) entrada franca

Limite de público: �� pessoas por sessão retire sua entrada com �h de antecedência

apoio:

patrocínio:

Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011

12

Cartaz, faixas, convite e entrada do espetáculo


Fan Page e acesso do público da página no Facebook

Blog utilizado para postagens e compartlhamento de informações

Vídeos de Teaser

13


1, 2, 3... 25 anos!

Mapa de MĂ­dia Televisiva

14


15


1, 2, 3... 25 anos!

Clipping Impresso

2

3

1

4

16


5

6

8

7

9

11

10

12

14 13

14

17


1, 2, 3... 25 anos!

1. Jornal Correio do Estado - 20 de setembro de 2012 – Capa (flip.siteseguro.ws/pub/correiodo estado/?date=2012-09-20) 2. Jornal Correio do Estado - 20 de setembro de 2012 – Capa da editoria “Caderno B” (flip.siteseguro.ws/pub/co rreiodoestado/?date=2012-09-20) 3.Jornal Correio do Estado -20 de setembro de 2012 – Página C6 (www.oestadoms.com.br/flip/2009-2012/p22b.pdf) 4. Jornal Correio do Estado - 20 de julho de 2012 – Capa da editoria “Caderno B” (flip.siteseguro.ws/pub/correiodoesta do/?date=2012-07-20) 5 e 6 . Diário Digital - 20 de setembro de 2012 – Capa (diariodigital. com.br/edicao/ver/1002/edicao-784) 7. Campo Grande News - (www.campograndenews. com.br/lado-b/artes/ginga-faz-tres-dias-deespetaculos-gratuitos-em-campo-grande) 8. Revista Semana Online - 22 de setembro de 2012 – Página interna (www.semanaonline.com. br/semanaonline.php?edicao=42#page=37&titulo =agenda-cultural-1686) 9. Midiamax News (www.midiamax.com/noticias/817328-ginga+cia

18

+danca+apresenta+novo+espetaculo+marco.html) - (www.midiamax.com.br/noticias/817026-est udos+superficie+ginga+cia+danca+sera+apresen tada+marco.html) 10. Correio Online - (www. correiodoestado.com.br/noticias/companhiaapresenta-espetaculo-de-danca-hoje_160987/) 11. MS Record - (www.msrecord.com.br/noticia/ ver/82392/ginga-cia-de-danca-apresentahoje-espetaculo-em-comemoracao-aos-seus25-anos) 12. MS Record - (www.msrecord. com.br/noticia/ver/82392/ginga-cia-de-dancaapresenta-hoje-espetaculo-em-comemoracaoaos-seus-25-anos) 13. Dourados Agora - (www.douradosagora.com.br/entretenimento/ ginga-apresenta-estudos-da-superficie) 14. Capital News - (www.capitalnews.com.br/ver_not. php?id=234776&ed=Cultura&cat=Not%EDcias) 15. Jornal de Domingo - (www.jornaldedomingo. com.br/noticia/6040/ginga-cia-de-dancaapresenta-estudos-de-superficie-no-museu-dearte-contemporanea.html).


19


Relatório Ginga Cia de Dança 2011  

Relatório de execução do Projeto 1, 2, 3... 25 Anos! da GInga Cia de Dança contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you