Issuu on Google+

Centro Educacional Dom Bosco Cultura Popular Literatura de Cordel

“Dom Bosco, pai e mestre da juventude�


Oi, eu sou João Bosco. Nasci na Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Desde a minha infância queria, vivamente, ser sacerdote para cuidar das crianças e dos jovens. Tenho muito a contar e gostaria que vocês soubessem mais sobre mim. A minha história vem contada através deste corde, que foi feito com muito carinho em minha homenagem. Apreciem!


Leitura de Cordel

“Dom

Bosco, pai e mestre da juventude”

Centro Educacional Dom Bosco Oratório Dom Bosco


-4-

Segue aqui nosso cordel Com muita animação Em homenagem a Dom Bosco Nosso grande campeão Ele é líder dos jovens Mora em meu coração. Quem é mesmo São João Bosco? Protetor da humanidade Foi no norte da Itália Sua nacionalidade Seu pai faleceu, ele tinha Dois aninhos de idade.


-5-

Após o seu nascimento Dia dezesseis de agosto De mil oitocentos e quinze Nosso líder São João Bosco A sua mamãe Margarida Ele sempre dava gosto Sua mãe trabalhadora Religiosa e paciente Tornou-se a responsável Pela família carente Dando todo o seu amor Deixa a família contente.


-6-

Dia trinta e um de janeiro Que Dom Bosco descansou Sua miss達o aqui na terra Ele cumpriu com amor Mil oitocentos e oitenta e oito Nosso o Senhor o chamou. Agora vamos ver um pouco O que nosso Dom Bosco fez Ele gostava muito dos jovens Com amor e sensatez Os jovens pobres tiveram Cada um a sua vez.


-7-

Em mil oitocentos e quarenta e dois Quando tudo começou Um grupo de jovens pobres Dom Bosco encontrou Nasceu o Oratório Festivo Foi Dom Bosco o fundador. O Oratório Festivo É lugar de diversão Lá os jovens se reúnem pra fazer oração Dom Bosco sempre protegendo E alegrando o coração.


-8-

Com o passar do tempo Dom Bosco foi fundando Casas, Escolas e Colégios Sendo todos veteranos Acolheu os jovens abandonados Fundou os salesianos. Assim como fundador Da Congregação Salesiana E protetor da juventude Da população humana Abriu os olhos da Igreja E as irmãs salesiana.


-9-

Falamos quem Dom Bosco é E tudo o que ele fez Agora continuamos Falando nele outra vez Como é Dom Bosco hoje E o que ele fez por vocês. Dom Bosco hoje é assim Seguindo sua missão Os irmãos salesianos Transformando os bons cristãos Fazendo a vontade dele Em honestos cidadãos.


- 10 -

Tem escolas profissionais Para os jovens educação Dando continuidade De Dom Bosco, sua missão Dezessete mil salesianos Cuidando da formação. Agora vamos falar Quando nosso Dom Bosco partiu Com muito amor começou Trabalhar aqui no Brasil Em oito estados nordestinos Atendem a mais de dez mil.


- 11 -

Em mil oitocentos e oitenta e três Nesta data foi fundado O primeiro Colégio Salesiano O nome que foi lhe dado Santa Rosa, de Niterói No Rio de Janeiro, inaugurado. No Brasil, atualmente Quase mil e cem salesianos Em cento e dezessete colégios e casas Todos estão trabalhando Espalhados em vinte estados Também evangelizando.


- 12 -

Só aqui no nordeste Salesianos, tem mais de cem Cuidando da garotada Dando alegria também Graças ao papai do céu E a Dom Bosco, amém! Em mil oitocentos e noventa e quatro Foi quando tudo começou Na região do nordeste O primeiro colégio fundou Sagrado Coração de Recife Assim ele se chamou.


- 13 -

Nos estados nordestinos Só temos a comemorar Colégios, casas e paróquias Para o jovem participar Por eles Dom Bosco deu A vida e se fez amar. Hoje os salesianos tentam Dar prosseguimento ao trabalho Começado por Dom Bosco Sem deixar nenhum atalho E Dom Bosco já ensinou O caminho a ser trilhado.


- 14 -

Aqui tá a bibliografia Em versos, rimas, contadas A Dom Bosco agradecemos Na sua grande jornada No coração levaremos Ele em nossa caminhada. Agora meus caros jovens Que já sabemos um pouco Sobre toda trajetória Do nosso líder Dom Bosco Só temos a agradecer Ao nosso pai glorioso.


EQUIPE TÉCNICA Autor Maria de Lourdes Ramalho Martins. Coordenação do Projeto Cordel Maria de Lourdes Ramalho Martins Diagramação e Digitaçã Lidiane de Souza Tarquino Colaboração Shirley Soares da S. Cunha Mara Rúbia Ferreira Santos Ir. Mário Claúdio da Silva


“A VIDA É UM PRESENTE DE DEUS: O QUE FAZEMOS DELA, É O PRESENTE QUE DAMOS A DEUS” “DOM BOSCO”

Centro Educacional Dom Bosco Av. Guaratingueta, 715 - Lagoa Azul - Gramoré - Natal/RN Tel.: (84) 4008-1808 Fax.: (84)4008-1802 www.domboscogramore.com.br


Cordel Dom Bosco - Oratório Dom Bosco de Natal - Gramoré