Novos Jornalistas

Page 169

A audiência está cada vez mais perto, mais ativa, mais exigente. Cada vez mais em harmonia com o ambiente da informação quando se fala em Internet.

A possibilidade de varrer a rede para se inteirar dos fatos força a transparência maior de quem produz informação em relação a quem a consome, mesmo que ainda se possa ver um grupo de grandes empresas e corporações de mídia tentando nadar contra a maré.

As redes sociais potencializaram uma característica sempre presente na rede mundial de computadores: a participação, ou, ao menos, a possibilidade de participação.

Os fóruns e listas de discussão, desde os primórdios da Internet, já trabalhavam com novos modelos de disseminação de informação. Um dos pilares destes modelos é o alinhamento dos pontos emissores de discursos de maneira horizontal, ou seja, todos falam a partir dos mesmos parâmetros, estando subordinados às mesmas regras, exceto para fins de organização e moderação. Não há patamares que estipulem que tal grupo tem mais força e tal grupo menos força no desenvolver de suas mensagens.

Obviamente a estrutura dos fóruns e das listas oferece muitas opções para quem quer dar o seu recado, mas a organização deste conteúdo acaba criando a necessidade de níveis variados de moderação e controle. Novas propostas pulverizaram a moderação entre os participantes da conversa (os elementos componentes da estrutura informacional), descentralizando-a,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.