Daojia #8

Page 45

Daojia nº 08

Abr/Mai/Jun 2018

é feita do Qigong, catalogando-o como exercícios para a saúde destinado a convalescentes, idosos, doentes, ou de constituição fraca. Algumas pessoas vinculam o Qigong com habilidades físicas como quebrar pedras ou barras de metal com as mãos, ou com a obtenção de força extra para as artes marciais. Outro grupo de pessoas acredita que o Qigong é o equivalente chinês de meditações budistas e taoistas e outras práticas relacionadas. Do ponto de vista da manutenção da saúde, se reconhece que o Qigong é uma prática desenvolvida ao longo da base filosófica tradicional e visão da cultura chinesa sobre a vida e os seres humanos, ou seja, a promover a harmonia do corpo e da mente e desenvolver o potencial humano através do treinamento do corpo, respiração e mente.

Em julho de 2000 o Ministério da Saúde da República Popular da China promulgou o Regulamento Provisório para a Gestão de Qigong Médico, em que a “Terapia Qigong” foi renomeada como “Qigong Médico” e redefinida como “as atividades de tratamento médico de doenças mediante métodos Qigong se denominam Qigong Médico”. Então, em setembro do ano 2000, a Administração Geral de Esportes da China promulgou os Regulamentos Provisórios para a Gestão do Qigong para a Saúde, no qual o conceito de “Qigong para a Saúde” foi modificado como “Qigong para a Saúde é um esporte tradicional que combina movimento do corpo, técnicas de respiração e relaxamento mental, sendo um tesouro da cultura chinesa”. Esta definição também foi mantida na promulgação do estatuto definitivo em novembro de 2006.

Na década de 1980, o Qigong era muito popular em toda a China e em outras partes do mundo. Muitas pessoas estavam realmente entusiasmadas sobre a prática de Qigong, no entanto, houve também alguns impactos negativos. A fim de ajudar o desenvolvimento correto e positivo do Qigong, vários departamentos chineses envolvidos publicados juntos, em agosto de 1996, a Notificação para a Melhoria da Gestão das Atividades Qigong na Sociedade. Neste comunicado, os conceitos de “Qigong social”, “Qigong para a saúde” e “Terapia Qigong”, foram introduzidos pela primeira vez e definidos respectivamente como “Qigong social consiste naquelas atividades sociais relacionadas com o Qigong para a saúde e com o Qigong médico, envolvendo numerosas pessoas”; “Qigong para a saúde é a prática pública de Qigong no qual o objetivo principal é a manutenção da saúde através do fortalecimento do corpo para melhorar ou restaurar a saúde”; e “Terapia Qigong é a prática de Qigong que aplica-se sobre si mesmo ou em outra pessoa, com o objetivo de fornecer tratamento médico”.

O esporte é uma atividade social consciente e organizada, focada no exercício físico a fim de melhorar a condição física geral do corpo, promover o desenvolvimento global do indivíduo (incluindo o aspecto intelectual) e melhorar a sua qualidade de vida. O esporte consiste em movimentos do corpo, exigindo a participação individual da pessoa. Esta é a natureza do esporte e sua contribuição para a melhoria da condição física geral do ser humano. Como outros esportes, Qigong para a Saúde também é um exercício corporal que requer a participação direta da pessoa, além disso tendo vários efeitos de saúde. Os efeitos de Qigong para a Saúde não se limitam a fortalecer o corpo, mas promove a melhoria da saúde de um modo completo, incluindo a saúde mental, a prevenção do início da doença, o tratamento da enfermidadeexistente, auxilia a recuperação e inclusive o prolongamento da expectativa de vida. Estas são as diferenças entre o Qigong para a saúde e o Qigong Médico (“a terapia de Qigong é aquela prática de Qigong que se aplica sobre si mesmo ou em outra pessoa, com o objetivo de proporcionar tratamento médico”) e fazem do Qigong

45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.