Issuu on Google+

Comunidades Virtuais de aprendizagem Professora: ManuelaPires Weissbock Eckstein


é uma comunidade que estabelece relações através de meios de comunicação a distância, um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual e colaborativa.


Características de comunidade on-line: Professor: o papel do mesmo é organizar materiais e conteúdos para os alunos, como livros, pastas e arquivos que podem ser deixados no moodle por exemplo. Tutores: Intermédio entre professor e aluno. Existem dois tipos de tutores, os a distância e os presenciais. Os tutores a distância corrigem atividades e os presenciais auxiliam na correção de duvidas e questionamentos.


O professor deve esclarecer que existem regras, horários, e disciplina. Deve também prestar atenção na faixa etária de alunos com que se esta trabalhando. Deve também ter o compromisso com os alunos de um dia especifico para as perguntas e respostas, ou seja, um dialogo virtual com seu aluno.


Ambiente Virtual: O professor deve criar um ambiente agradável para seu aluno, um ambiente criativo, decorativo e que chame a atenção do aluno para a sala de aula. Nas aulas on-line ter um certo tempo para as respostas e questionamentos isso muitas vezes não acontece no presencial. Os conteúdos propostos deve ser disponibilizados de uma maneira diversificada mas de fácil aquisição de conhecimentos. Deve-se ter uma boa interação com o professor fazendo perguntas mas não esperando as respostas prontas assim o professor da feedback e você constrói a sua resposta.


Comunidades virtuais de aprendizagem