Page 1

ValĂŠrio Voltz


Meu nome é VALÉRIO VOLTZ, nasci no dia 30 de abril de 1967, na cidade de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul. Autodidata em desenho, quando criança, passava horas com um lápis e um papel (daqueles de embrulhar pão) sobre a mesa da cozinha de casa. Com mais ou menos quatro anos, me senti realizado! Um de meus desenhos foi escolhido para estampar os folhetos de uma campanha de eleição interna, na empresa em que meu pai trabalhava, em Porto Alegre. Ainda cedo, observava meu pai modelando em barro animais como bois, cavalos, cachorros e pássaros, que ele me dava de presente. Na época, eu já queria dar forma a dinossauros, dragões e monstros imaginários. Na escola, me destacava em artes e gostava muito de presentear minhas professoras com meus desenhos. Com 15 anos me inscrevi no curso de desenho e modelagem em calçados e, depois, z o curso de desenho artístico e publicitário. Aos 18. quando prestei serviço militar, não consegui car longe da arte pois sempre aparecia alguém querendo uma pintura numa camiseta ou gandola o que me ajudou bastante, pois dinheiro era coisa difícil naquela época. Depois, trabalhei como arte nalista em uma empresa de serigra a e como desenhista de calçados, até me jogar de cabeça no mundo do artesanato, o que era até então um hobby. Descobri a porcelana fria (biscuit) e achei uma verdadeira delicia trabalhar com a massinha e suas possibilidades de criação. Ministrei cursos de modelagem em biscuit, de reciclagem em materiais diversos e, de desenho para crianças. Também confeccionei maquetes físicas para a Ascar-Emater RS, FETAG, Prefeitura de Rolante RS e URFGS. Te n h o a l g u m a s o b ra s e m ex p o s i ç õ e s p ú b l i c a s permanentes, como a estatua do cantor e compositor Vitor Mateus Teixeira O Teixeirinha , na cidade de Rolante ( RS); o Monumento ao Colono , na cidade de Candelária do Sul RS e, a escultura do Bispo Alberto Frederico Etges , junto à praça em frente à catedral na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Atualmente estou focado em projetos de esculturas que representam a gura humana, realizadas em materiais diversos. Integro um grupo de amigos (as) artesãos (ãs) que, entre muitas outras coisas, se esmera na decoração de cidades em datas comemorativas como natal e festas municipais. Bem...acho que isso é um pouco sobre mim e meu trabalho.

ARTISTA PLÁSTICO


Valério Voltz ARTISTA PLÁSTICO

Monumento à Cuqueira (mulher que faz um pão doce, típico do Sul, conhecido como cuca ), na cidade de Rolante (RS). A escultura em tamanho natural representa a cuqueira ao lado de um forno a lenha com uma saborosa cuca na mão. Está em exposição pública permanente junto à entrada principal da cidade de Rolante (RS) dando as boasvindas para quem chega à cidade. Acabamento: colorido O titulo de Capital Nacional da Cuca foi dado à cidade Rolante por serem produzidos nela uma espécie de pão doce caseiro muito consumido de vários sabores e que tem origem alemã.

Réplica do personagem ET em borracha de silicone. Aq u i u m a brincadeira muito divertida. Trata-se de uma peça pedida em uma tarefa durante a gincana na cidade de Rolante RS. A obra foi confeccionada em borracha de silicone a partir de um molde feito em argila num curto espaço de tempo, mas ao nal foi só elogios.

Escultura em homenagem ao cantor Teixeirinha. Escultura em tamanho real confeccionada em bra de vidro e resina de poliéster, acabamento patina bronze. Representando o cantor e compositor Victor Mateus Teixeira Teixeirinha nascido em Rolante (RS). Esta obra está em exposição pública permanente junto à Praça da Matriz na cidade de Rolante (RS).

Pintura acrílica sobre placa de mdf. Outra área das artes que gosto muito é a pintura. Aqui uma natureza morta sobre mdf texturizado.


C a s a l d e a le m ã e s confeccionado em bra de vidro e resina de poliéster usado na decoração em uma das edições da Octoberfest, na cidade de Igrejinha (RS). Tamanho: ele 3m, ela 2.80m de altura. Acabamento: colorido

Escultura em tamanho natural representando o bispo Alberto Frederico Etges. Trabalho confeccionado em bra de vidro e resina de poliéster Acabamento: pátina bronze Esta obra está em exposição pública permanente na praça em frente à Catedral da cidade de Santa Cruz do Sul (RS).

Imagem de Nossa Senhora em argila. Serviu de molde para compor as peças de um presépio em bra de vidro e resina de poliéster na cidade de Rolante (RS). O conjunto é composto por: José, Maria, menino Jesus, anjo da A n u n c i a ç ã o , t rê s ovelhas, uma vaca e um burro. Acabamento colorido Este presépio pertence à Prefeitura Municipal de Rolante RS

Esculturas em bra de vidro e resina de poliéster, em taman h o n a t u ra l , c o m acabamento patina bronze representando a força e dedicação dos imigrantes ao colonizarem as terras gaúchas. Esta obra está em exposição pública permanente na cidade de Candelária do SulRS.

Busto confeccionado em bra de vibro e resina de poliéster, em homenagem ao b i s p o A l b e r to Frederico Etges. Esta obra está em ex p o s i ç ã o publica permanente na comunidade onde nasceu o bispo Alberto Frederico Etges, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Acabamento: patinado metálico dourado.

Para as comemorações dos 50 anos do acendimento da chama crioula na cidade de Taquara RS me foi encomendado fazer esta obra. A obra, simbolizando o braço forte do gaúcho foi confeccionada numa estrutura de ferro com revestimento em massa automotiva e acabamento patina bronze. A chama é alimentada com gás butano e, para maior segurança, c o n te i c o m o a p o i o d e u m especialista no assunto, obrigado Adilson. A obra pertence ao CTG ( C e n t r o d e Tr a d i ç õ e s Gaucha) da cidade de Taquara RS.


Escultura mulher grávida, p ro d u z i d a a p a r t i r d e materiais recicláveis como papelão de corrugado, jornal, ferro, arame, madeira e outros. Acabamento imitando metal fundido na cor preto com bronze. Dimensões: 65,5 cm de altura, 32,5 cm de largura e 20,5 cm de profundidade. Esta obra faz parte do projeto de uma exposição que pretendo realizar neste ano de 2014. A amostra deve contar com número de dez a doze obras com o tema corpo humano nas suas varias formas e momentos da vida. Com materiais extraídos de descarte e reorganizados no interior das obras o expectador vai poder se reconhecer nas formas e sentimentos das esculturas.

Troféu entregue a ex-governadora Yeda Crusius. Este troféu foi encomendado para ser entregue em nome da EMATER-ASCAR a então governadora do estado do Rio Grande do Sul , Yeda Crusius. Confeccionado em madeira, ferro, resina de poliéster e pó de mármore, o troféu simboliza o estado Rio Grande d o S u l juntamente com a or Brinco de Princesa ,símbolo desta terra sendo erguido pela graça das mãos da mulher gaúcha.

Obra com acabamento imitando ferro e ferrugem. Escultura produzida a partir de materiais recicláveis como papelão de corrugado, jornal, ferro, arame, madeira entre outros. Obra já terminada com acabamento imitando ferro e ferrugem. Dimensões: 43 cm altura/ 44 cm largura/ 51,5 cm profundidade. Esta obra faz parte do projeto: formas do corpo ao abraçar uma nova vida .

Escultura Mulher Deitada com os cabelos ao vento lambendo o próprio corpo ela sabe que logo não deitará mais sozinha. Escultura produzida apartir de materiais recicláveis como papelão de corrugado, jornal, ferro, arame, madeira e outros. Acabamento imitando metal fundido na cor preto com bronze. Dimensões: 56 cm de altura, 72 cm de largura, e 33 cm de profundidade. Esta obra faz parte do projeto: formas do corpo ao abraçar uma nova vida .

Troféu representando a força e a garra da mulher gaúcha, confeccionado em resina de poliéster e MDF. Acabamento preto e pátina dourada. Obs. troféu entregue pela ASCAR-EMATER RS para homenagear algumas das várias mulheres que se destacaram dentro das suas pro ssões ou dentro das suas comunidades no ano de 2007.


Contato

Galeria

Celular (51) 9526-7242 E-mail valerioartes@yahoo.com.br www.facebook.com/valerio.voltz7

Valério Voltz - Artista Plástico  

Portifólio