Issuu on Google+

Edição N.º 11

Novembro de 2010

OS NOSSOS PARCEIROS


Página 2

Boletim XKolhaXKola

Foi no passado dia 11 de Novembro que iniciámos o Ciclo de Formação para Pais, na nossa sala de Informática e Formação (CID), situada nas traseiras da Junta de Freguesia de Ferreiras. Abrimos a formação com o tema Cuidados Básicos de Higiene e Saúde, onde contámos com a presença da Enfermeira e formadora Diane Silva. Tivemos um grupo de 13 formandos muito interessados e participativos, o que possibilitou que a sessão fosse bastante dinâmica e interactiva. A formadora abordou temas como a importância da higiene na prevenção e promoção da nossa saúde, desmistificando algumas ideias préconcebidas em relação à eficácia ou ineficiência de determinados produtos que são publicitados como antibacterianos e que, na verdade, não deverão ser utilizados, bem como condutas a ter perante possíveis infecções, entre outros assuntos relacionados com o tema. No dia 25 de Novembro deu-se a segunda formação deste ciclo, desta feita com o tema Cuidados a ter com a Alimentação, com a nutricionista convidada, Dr.ª Daniela Santos, que deu a conhecer a 15 formandas, o valor nutricional dos alimentos, as combinações mais correctas a nível da alimentação, as diferentes necessidades nutricionais que um adulto e uma criança têm, alimentos aconselhados e desaconselhados numa dieta alimentar, as mudanças de hábitos alimentares a cada 8 anos, entre muitos outros assuntos relacionados com o tema. Após toda esta abordagem, onde tanto se falou em comida, a formadora ofereceu gentilmente umas bolachinhas integrais a todas as formandas, terminando a sessão com um momento informal de esclarecimento de dúvidas com a barriguinha cheia! No próximo dia 9 de Dezembro contaremos com a terceira formação intitulada “Os comportamentos de Bullying” com a formadora convidada, Cláudia Lareiro. As inscrições são feitas no Gabinete do Projecto XKolhaXKola, na Escola Básica e Integrada de Ferreiras ou no espaço CID nas traseiras da Junta de Freguesia de Ferreiras. Convidamos todas as famílias a juntaremse a nós!


Edição N.º 11

Página 3

Dia 11 de Outubro é dia de São Martinho, um dia especial para se comer

castanhas assadas e comemorar mais uma data festiva,

mantendo sempre que possível a tradição bem viva. Esta tradição, que há muito não havia na freguesia de Ferreiras, mas que através da Junta de Freguesia e do Projecto XKolhaXKola foi possível reviver e relembrar tempos antigos onde as populações se juntavam para um bom momento de convívio à volta de uma fogueira ou braseira assando castanhas e bebendo água pé. Os preparativos começaram vários dias antes com a publicação do evento através da afixação de cartazes e a elaboração de cartuchos para as castanhas com papel de jornal, pelos alunos que frequentam o CID FREE. A Junta de freguesia e o projecto XKolhaXKola cooperaram em tudo o que foi necessário, de forma a proporcionar aos habitantes da freguesia e a quem desejasse participar, um ambiente de festa onde predominasse a boa disposição, de forma a que as crianças se divertissem e que os adultos pudessem recordar os velhos tempos, experimentando um sentimento nostálgico. A tarde decorreu assim de forma animada, onde os participantes puderam degustar castanhas, jeropiga e no caso das crianças sumos, tudo oferecido pela Junta de Freguesia das Ferreiras, e conversar com os conterrâneos ao som de música ambiente a cargo do projecto. Verificou-se uma grande adesão por parte dos Ferreirenses, o que nos deixou bastante agradados e agradecidos e com vontade de continuar a organizar eventos destinados à população. Um muito obrigado a todos.


Página 4

Boletim XKolhaXKola

Em Novembro, o nosso dinamizador comunitário Filipe Pereira teve como desafio o de conhecer e dar a conhecer um outro projecto do Programa Escolhas. Assim, a escolha recaiu, no nosso vizinho, o projecto Agarr’a Onda, de Lagoa. Para conhecer o projecto e realizar a reportagem fotográfica convidámos a turma do CEF de Fotografia a participar nesta nossa aventura. Assim iniciámos o dia numa divertida viagem de comboio a caminho da estação de Estômbar, onde à nossa espera estava o Coordenador do Projecto e o instrutor de canoagem. Foi-nos explicado que o Agarr’a Onda é um projecto dirigido a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Está localizado na Mexilhoeira da Carregação, e que a sua área de intervenção estende-se às Freguesias de Estombar e Parchal. O Agarr’a Onda aposta numa resposta global integradora e no desporto, especificamente a Canoagem, como meio privilegiado de acesso aos jovens, e como forma de desenvolvimento de competências. Seguidamente, os nossos jovens tiveram a oportunidade de praticar um pouco de canoagem após uma breve explicação dos procedimentos por parte do instrutor. Apesar do dia frio, foi com grande entusiasmo que os nossos jovens e técnicos se “lançaram” ao rio nos Kayacs, enquanto os restantes alunos registavam o momento fotograficamente. Após os banhos tomados e troca de roupa, fomos conhecer a escola E. B. 2, 3 do Parchal, onde gentilmente nos ofereceram o almoço. Os jovens puderam assim conhecer outra escola, e outro contexto. No caminho de volta tivemos ainda a oportunidade de passar pela E. B. 2, 3 de Estômbar e regressámos à Estação onde cansados e com frio, mas muito divertidos e brincalhões, a turma agradeceu a experiência. Da nossa parte, desafio cumprido, um muito obrigado, e um até breve!


Edição N.º 11

Página 5

Desde o longínquo ano de 1978 que Portugal não recebia um evento de tamanha envergadura ao nível da Patinagem. Mais de três décadas depois, a equipa do XKPATIM orgulha-se de poder estar presente no Campeonato do Mundo de Patinagem Artística, em Portimão, promovendo uma enorme fonte de motivação para as nossas aulas de patinagem. O dia começou cedo… Com o farnel nas mochilas e muito boa disposição, 22 alunos viajaram, de comboio, rumo a Portimão. Eram enormes as expectativas mas, sem dúvida, que foram superadas! Após uma breve caminhada de PeddyBus entre a Estação de Comboios de Portimão e a Arena, ficámos lado a lado com a nossa selecção, o que proporcionou todo um conjunto de momentos fotográficos, de recolha de autógrafos e troca de impressões sobre a modalidade! O entusiasmo era geral e a patinagem revelou muitas surpresas, especialmente na disciplina de In-line, muito semelhante ao tipo de exercícios que temos realizado nos treinos. Todavia, para podermos avançar um pouco mais na modalidade, decidimos pedir ao Pai Natal que este ano nos possa trazer uns patins de quatro rodas, para podermos executar mais movimentos e coreografias cada vez mais divertidas e originais, tal como na Patinagem Show e Precisão que tanto nos fascinou! Conhecemos todos os elementos da selecção, o seleccionador nacional e, o momento mais entusiástico foi mesmo quando chegou o nosso Campeão Mundial, o português Hugo Chapouto! Tirámos imensas fotos e trouxemos muitos conselhos e novas ideias a aplicar nos treinos. O Rodrigo já sondou todas as empresas de venda de patins e já se encontra dentro dos preços e das novidades, já o Christian adora o esquema italiano do dominó e quer experimentá-lo nas aulas! O almoço foi rodeado de bom humor, um autêntico piquenique partilhado de brincadeira e a tarde passou a correr! Ficaram imensas recordações e uma vontade enorme de repetir a experiência! Resta-nos agradecer à Câmara Municipal de Portimão pela oferta dos bilhetes, ao Director de Patinagem do Alentejo, o Prof. Carlos Colaço, por nos ter acompanhado e pelas dicas e ajuda no treino; à Carmen, voluntária neste dia, pela atenção e alegria com que nos ajudou e, sem dúvida, à nossa Selecção Portuguesa de Patinagem Artística, pelo carinho, simpatia e alegria com que nos receberam!


Página 6

A Associação de Pais dos alunos da EB 2.3 de Ferreiras organizou um desfile de moda, no pavilhão gimnodesportivo da escola, que teve como principais objectivos a aproximação da comunidade escolar, e a angariação de fundos para a Associação. Nesta causa, estiveram envolvidas várias entidades, que patrocinaram o evento, especialmente, cabeleireiros e lojas de roupa da Freguesia de Ferreiras, bem como a Câmara de Albufeira que cedeu o palco e o equipamento de som. O CEF Serviço de bar também participou de forma entusiasta nesta iniciativa, colocando os seus dotes ao dispor dos espectadores do desfile através da preparação de bebidas, como cocktails. Já as auxiliares de acção de educativa contribuíram com a venda de bolos. Os alunos da EB 2,3 brilharam na passerelle com charme e alegria, e os professores e auxiliares de acção educativa também deram o ar de sua graça ao desfilar, mostrando que a moda não tem idade. A selecção de roupas e os penteados ficaram a cargo das entidades patrocinadores do evento. O desfile foi divido em duas partes, para poder proporcionar aos espectadores um momento de intervalo para desfrutar dos espectáculos propostos pela escola de danças orientais e de salão do Futebol Clube de Ferreiras, do Rancho Folclórico da Freguesia de Ferreiras e pelo tributo a Michael Jackson. Desfile terminado, procedeu-se aos agradecimentos especiais a todos os envolvidos, com direito a ramos de flores e também ao rifar de um quadro oferecido por uma das cabeleireiras envolvidas. Para terminar em grande, houve lugar a um baile tradicional para quem quisesse dar um pezinho de dança, claro com Valter Cabrita, o nosso monitor CID.

Boletim XKolhaXKola


Edição N.º 11

Página 7

O mês de Dezembro recebe uma grande iniciativa do Programa Escolhas, a nível nacional, o Escolhas de Portas Abertas. Esta iniciativa terá como principal objectivo a divulgação dos projectos a nível local e, do próprio Programa Escolhas, a nível nacional. A nível local, o XKOLHAXKOLA propõe um conjunto de iniciativas de divulgação do projecto e de aproximação à comunidade. Deixamos aqui o convite a todos e um resumo das actividades previstas: Dia Dia Dia Dia Dia

11 12 13 14 15

– – – – –

Tour Escolhas e Seminário “Portas Abertas para a inclusão”. Passeio Freguesia pela Inclusão/Torneio Futebol/Convívio Comunitário no FCF. Animação Pátio/Almoço Escolhas/Assembleia de Jovens na JFF. Animação Pátio/Almoço Escolhas/CID aberto à comunidade. Animação Pátio/Almoço Escolhas/Lanche Comunitário.

Para todos uma época festiva cheia de boas Escolhas! Visitem-nos em http://xkolhaxkola.programaescolhas.pt http://www.facebook.com/xkolhaxkola.

ou

em


Página 8

Boletim XKolhaXKola

No âmbito da actividade

XKOLHEM A XKOLA, convidámos o Centro

de Informação Autárquico ao Consumidor – CIAC - da Câmara Municipal de Albufeira a vir à escola dinamizar uma acção com o tema: Gere os teus trocos. As turmas convidadas foram as de CEF e Percursos alternativos, e a reflexão sobre literacia financeira foi muito útil aos alunos, que se envolveram activamente nas sessões. A equipa do CIAC voltou à escola no Dia da Poupança, desta feita para dinamizar uma sessão com os alunos do 4º ano da EB1. À CMA um muito obrigada, e a todos uma boa gestão dos trocos!

Foi no dia 23 de Novembro, no âmbito da realização dos Desafios do dinamizador Comunitário (Filipe Pereira), que se realizou o desafio Limpar Portugal, adaptado ao Limpar a Sala.

Este

desafio consistiu na mudança por completo da nossa sala XKolhaXKola, pela pintura de todas as paredes de cores bem apelativas e dando um ar mais "jovem" a este nosso espaço, que é de todos. Este desafio teve a preciosa ajuda da nossa turma do CEF de jardinagem que com a sua arte e engenho conseguiram um resultado final simplesmente fantástico. Obrigado ao pessoal da Jardinagem! Mais um desafio… superado!

No dia 16 de Novembro recebemos a visita de avaliação do Programa Escolhas. Desta feita, contámos com a presença de um avaliador do Ministério de Educação – DGDCI – que de uma amostra de projectos em escolas, seleccionou o XKOLHAXKOLA, e outros 4 projectos, para acompanhar mais de perto. A equipa ficou agradavelmente surpreendida, na medida em que é sempre bom contar com mais esse apoio no terreno. Da avaliação referir a estabilidade do projecto, a implementação no terreno, e os aspectos a melhorar nos quais se inserem um acompanhamento mais próximo e qualitativo dos destinatários, e a dinamização do consórcio.


Edição Edição N.º N.º 11 11

Página Página 9 9

O projecto Xkolha Xkola em parceria com a

Biblioteca

Escolar,

associaram-se

às

comemorações do Dia de S. Martinho na escola, através da apresentação da dramatização da lenda de S. Martinho, por um grupo de alunas do 3.ºA. Os

ensaios

decorreram

em

clima

de

grande animação, uma vez que o grupo estava

Uma grande lição de generosidade que é sempre importante recordar!

muito motivado para a realização da actividade. A dramatização foi apresentada aos alunos do 1.º ciclo na tarde de S. Martinho, verificandose grande participação, interesse e rasgados elogios, por parte dos alunos, professores e funcionários que assistiram à peça. Até S. Pedro nos veio ajudar, brindando-nos com um sol radiante na altura em que a peça subiu ao palco.

"N um dia te mpes tuoso

ia

M a r ti n ho ,

São

v a l o ro s o

s ol da do , m on ta do no s eu

ca val o ,

qu an do

v iu um men dig o q uase nu ,

tremen do

de

fri o , que l he e sten dia a mão s up li ca n te e g ela da . S.

M a rtin ho

nã o

he si to u:

pa rou

o

ca val o, po isou a su a mão ca rin hos ame nte n a do p ob re e , e m se gui da , com a e spa da co rtou

ao

me io

a

sua

capa

de

m il i ta r,

da n do m eta de ao men dig o . E, a pes a r de m al a gasa l ha do e de c ho v e r p a ra

to rre n ci a l m e n te ,

con tinua r o

seu

p re p a ra v a - s e

cami n ho , che io

de

fe li ci da de . M as ,

s ubi ta men te,

a

tem pes ta de

de s fe z- se , o cé u fi co u l ím pi do e um sol de e stio inu n dou a te rra de lu z e ca lo r. Di z -se que Deu s , pa ra que não se a pa gass e da me mó ria do s hom ens o a cto de bon da de p ra ti ca do pe lo San to , to dos os a nos ,

ne ssa

me sma

é po ca ,

ce ssa

por

a lgu ns dias o tem po frio e o cé u e a te rra s o rri em com a bê n ção du m s ol que n te e m i ra culo so .”


No passado dia 2 de Novembro, o projecto Xkolhaxkola e os nossos professores dos cursos CEF puderam contar com a visita do Coordenador do projecto Agarr’a Onda, Diogo Fazenda, do professor Miguel, director do curso CEF de Campos de Golf da Escola E. B. 2, 3 de Parchal e da professora Sara, professora de matemática de turma CEF. O objectivo da visita prendeu-se com a partilha de experiências de métodos e técnicas de trabalho com estas turmas quer por parte dos professores quer pela intervenção do projecto Agarr’a Onda. Os professores de Parchal partilharam com os professores de Ferreiras os resultados obtidos com a turma após a intervenção do projecto Agarr’a Onda, bem como o trabalho que a turma de Campos de Golf desenvolveu na escola, ou seja, a construção de um campo de Golf na escola. Foi com entusiasmo que os nossos professores receberam estes colegas e o diálogo desenvolveu-se de forma muito dinâmica. Ficou cá a semente destes procedimentos e, as ideias de projectos já começaram a surgir, para colocar

Mais uma vez o projecto XkolhaXkola se associa à Biblioteca Escolar, desta vez, para aumentar a oferta de actividades às crianças do 1.º ciclo (no intervalo da hora de almoço). Desta forma, e desde o inicio de Outubro que estão a ser dinamizadas actividades lúdico/pedagógicas no espaço multiusos do 1.º ciclo (A.T.L), de 2.ª a 6.ªfeira, entre as 12h15 e as 13h15. Pretendemos com esta actividade oferecer opções de ocupação dos tempos livres de forma estruturada às nossas crianças, de maneira a complementar a oferta existente na escola. Neste espaço as crianças podem: desenhar, colorir desenhos, realizar pequenos trabalhos de expressão plástica e ainda brincar “na cozinha” e com os legos existentes na sala. Pretendemos aumentar a oferta de actividades neste espaço, através do lançamento de uma Campanha de Natal, onde apelamos à Comunidade Educativa, que ofereça jogos e livros usados à Biblioteca Escolar, uma vez que parte dos livros/jogos angariados nesta campanha, irão ser utilizados para dinamizar este espaço.


Dando continuidade ao projecto iniciado no ano passado, a Biblioteca Escolar em parceria com o projecto XkolhaXkola, dinamizam todas as 3.ªs feiras do mês a actividade Hora do Conto. Com esta actividade, pretendemos: promover o Plano Nacional de Leitura; fomentar o gosto pelo livro e pela leitura e ainda, contribuir para a aquisição de competências pessoais e sociais nos alunos, trabalhando a partir do livro diversas temáticas. Cada semana é dedicada a um ano de escolaridade, sendo os livros (sempre do Plano Nacional de Leitura) seleccionados em função das faixas etárias dos alunos que participam na actividade. Na Hora do Conto dá-se largas à imaginação, de modo a que a leitura e/ou animação da leitura de livros suscitem nas nossas crianças a curiosidade acerca do objecto livro. Deste modo, recorremos à leitura e debate em grupo (confronto com diferentes interpretações); construção de fichas de

leitura;

recriações

a

partir

de

leituras

(dramatização, jogos, animação em PowerPoint e pintura);

reconstrução

de

histórias

com

recurso a objectos ou imagens; concursos (quadras, poesias, contos) e ainda partilha de leituras como técnica de fortalecimento da relação criança/livro.

equipa COORDENADORA DO PROJECTO E SOCIÓLOGA SÓNIA FAZENDA PSICÓLOGAS EUNICE HENRIQUES E HELGA BENTO DINAMIZADOR COMUNITÁRIO FILIPE PEREIRA ANIMADOR DESPORTIVO FILIPE ROSSA MONITOR CID VALTER CABRITA OUTROS TÉCNICOS NATÉRCIA AFONSO


Boletim Novembro 2010 - XKolhaXKola