Issuu on Google+


2

Avaliação de 2 anos de Intervenção De

acordo

com

o

artigo

30ª

relativo a avaliação e acompanhamento dos projetos, a avaliação é um elemento estruturante

essencial

do

modelo

de

intervenção do Programa Escolhas. A avaliação compreende uma avaliação técnica e uma avaliação financeira. A avaliação técnica contempla: a) um processo de autoavaliação, segundo o modelo de avaliação definido pelo consórcio, complementado pela utilização obrigatória de uma ferramenta informática de avaliação online (Aplicação de Gestão da informação Local – a AGIL) fornecida pelo PE; e b) Uma avaliação Interna, da responsabilidade da equipa técnica do PE, tendo como referência a execução das atividades, os objetivos e os resultados traçados na candidatura e consolidados com a sua aprovação, realizada através de visitas em contexto de atividades e reuniões com a presença do consórcio, podendo esta avaliação implicar alterações de carácter vinculativo ao projeto; e C) uma avaliação externa, da responsabilidade de uma entidade independente, contratada pelo PE, que avaliará o programa na sua globalidade. Do relatório de avaliação enviado, relativo a 24 meses de implementação do projeto XK, salientar a avaliação global bastante satisfatória, que alcançou uma pontuação de 85 numa escola de 100 pontos. A reunião de avaliação teve lugar no dia 29 de Março, pelas 14h30 na Junta de Freguesia de Ferreiras, e teve a seguinte ordem de trabalhos: 1 – “Elevator Pitch1” 10 indicadores de impactos em 10 minutos - Equipa técnica local. 2 – Apresentação e discussão do relatório 24 meses e recomendações [60 minutos] - Equipa de Coordenação de Zona. 3 – Outros Assuntos. a) Ponto de situação dos Dinamizadores Comunitários, formação contínua (quando aplicável); b) Ponto de situação dos recursos Escolhas; c) Consulta e verificação dos dossiês técnicos; d) Apoio técnico. 4 – Informações Gerais—Próximas etapas. a) Entrega do Plano Detalhado de Atividades; b) Relatório de Avaliação 30 meses.


EB 2.3 já tem Associação Estudantes Foi no dia 16 de Março, depois da contagem dos votos, que concluímos que fica a cargo da lista U presidida pelo aluno Paulo Lança, e que reúne alunos de várias turmas e anos. Entre os dias 12 e 15 decorreu a campanha eleitoral cujo ponto alto foi na quarta feira momento do debate entre listas. Este foi um momento de que todos nos devemos

orgulhar,

um

momento

em

que

os

alunos

demonstraram que pensam a escola e querem participar. Lembramos que a Associação de Estudantes é um grupo de alunos dinâmicos e empenhados em melhorar a sua escola, e que se candidataram com uma lista e foram eleitos pela maioria dos alunos. A associação de estudantes tem um papel fundamental na vida dos alunos, é ela que faz o elo de ligação entre os alunos e a direção da escola. Mais um objetivo, mais um exemplo de participação!

V Torneio APEXA – TIFAA A APEXA, promoveu, no passado dia 17 de Março de 2012, a V edição do Torneio Internacional de Futebol Adaptado de Albufeira. O torneio contou com equipas portuguesas e holandesas e, pela primeira vez, incluiu outra modalidade, o Atletismo, de forma a proporcionar um dia com duas modalidades desportivas. Conjuntamente com duas instituições de Amersfoort, na Holanda, que se dedicam à promoção da prática desportiva de pessoas com deficiência, a Fundação Albufoort e a ROC Midden Nederland (Universidade na Holanda), a APEXA tem vindo a realizar, desde 2008, o TIFAA – Torneio Internacional de Futebol Adaptado de Albufeira. O torneio tem como principal objectivo promover a participação numa Atividade Desportiva Adaptada e proporcionar às pessoas com deficiência física e mental a oportunidade de conviverem com pessoas de outras partes do país e com equipas de outras nacionalidades. Neste evento contámos, com os voluntários Nuno Nascimento, Ricardo Guerreiro, Ricardo Queirós e Paulo Lança, alunos da E.B. I. de Ferreiras, que com o seu fairplay e boa disposição jogaram lado a lado com as várias equipas do torneio, e apesar do objectivo do dia ser a participação e o convívio, a equipa da Apexa conseguiu ganhar o terceiro lugar do pódio. Foi com enorme satisfação e um dia bem passado que este jovens recordam este dia.

3


Almoço Sobre Rodas

4

"Eu adoro andar de patins e às vezes dou uns trambolhões! Às terças e quintas almoço em 5 minutos e vou logo buscar os patins e vou para o campo para patinar. Tenho muitos amigos que patinam comigo, o Miguel que já é do 5º ano, o André Mestre do 3º e a Bianca que é minha amiga e é do 4º ano. Eu também tenho uns patins em linha que o XK me deu, porque eu

tive

boas

notas

e

portei-me

bem!"

Fernando Cardoso, 2ºA

XKNatação "Eu gosto do XK Natação, é muito fixe! Já sei nadar na piscina dos grandes e também gosto do jacuzzi. Gosto quando a Helga me atira para a piscina e é muito divertido!"

Fernando Cardoso 2ºA

"Este mês consegui ser o primeiro a despachar-me na natação, já sei dar mergulhos sem ajuda e sem fazer barulho (dar chapas). No XK Natação jogamos à bola, nadamos com boias e pés de pato, muito giro. O Fernando ajuda-me sempre a vestir, é muito meu amigo e eu divido o lanche com ele. Depois da natação lanchamos sempre todos juntos e é muito bom!"

Rodrigo Lúcio 1ºA


XKDança

5

Os participantes do XK Dança andam sempre cheios de energia! Aqui vão algumas fotos!

XK ARTES "Eu gosto muito do XK. No XK Artes eu fiz pintura com as mãos onde desenhei um astronauta porque é o que eu quero ser quando for grande. Também fiz uma prenda do dia do pai que foi uma moldura com um desenho doeu pai e eu e ele gostou muito."

Marco Ferreira 1ºC "Eu gosto muito do XK, fizemos tabuleiros com um desenho e fizemos no dia do Pai uma moldura para o pai. E tentámos fazer guitarras também. No XK Artes lanchamos sempre juntos, ouvimos música e divertimo-nos muito!"

Erica Simão 2ºC "Este mês foi fixe, como sempre! Dançamos, contamos anedotas, ouvimos música, estudamos a tabuada e fazemos muitos desenhos. Fiz uma prenda do dia do pai e ofereci à minha mãe. Pintei a minha avó e descobri que sou muito boa a desenhar!"

Liliana Inácio 7ºC

ESkills Week 2012 A ESkills Week 2012, que decorre entre 26 e 30 de Março de 2012, é promovida pela Direção Geral das Empresas e da Indústria, da Comissão Europeia, e coordenada pela DIGITALEUROPE e a European Schoolnet. Esta Iniciativa tem como objetivo apoiar a Europa e, mais concretamente, os jovens europeus a agarrar as oportunidades de emprego geradas pelas tecnologias digitais. O Projeto XKolhaXKola não deixou passar ao lado esta iniciativa, e nos dias 19,20 e 21 de Março, realizou com as turmas CEF Jardinagem, CEF Fotografia, CEF Serviço de Bar e Turma PIEF os exames para a obtenção do Diploma de Competências Básicas.


Semana das Expressões

6

No âmbito da Semana de Expressões da nossa Escola, que decorreu na semana do início da Primavera, o XK Patim

apresentou

novos

esquemas

de

patinagem recheados de energia e muito boa onda! O grupo da iniciação, as mais pequeninas do XK Patim, inspiradas no desenho animado do Toy Story, apresentaram, ao som da música "Sou teu amigo sim!", um esquema muito bonito, onde não faltaram "passou-bens" e muitos vestidos de princesas! Seguidamente, os rapazes traquinas do XK Patim, com as suas poupas de gel, gravatas, camisas de colarinhos subidos e guitarra na mão, interpretaram o “Blue Suede Shoes” do Elvis! As meninas disseram que foram um sucesso!!! Por último, o grupo das alunas da classe mais avançada, ao ritmo do Hip Hop, interpretaram a música “Sexta-feira” do Boss AC, onde mostraram o quão divertido é patinar! Os temas foram todos escolhidos pelos alunos patinadores e, com a ajuda dos amigos, pais, professores e funcionários a apoiar e a aplaudir, todos ficaram muito contentes e estão prontos para novas apresentações, yeah!

Sessão Abertura Formação BE Capacitar Estudantes para a Vida Teve lugar no passado dia 12 de Março pelas 16h a sessão de abertura da ação de formação Bibliotecas Escolares, capacitar estudantes para a vida, proposta pelo XK em parceria com a BE e o Centro de Formação de Professores. Este projeto de formação responde à missão do agrupamento, que no ponto 1 do seu Projeto Educativo, defende estrategicamente a necessidade de “Intervir na comunidade, no âmbito das suas competências, formando cidadãos cultos, empreendedores, interventivos, ambiental e socialmente responsáveis”, e que tem como objetivos gerais e princípios orientadores, entre outros, o “promover o sucesso e prevenir o abandono; e promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos”, “Fomentar a correta utilização da Língua Portuguesa e a divulgação da cultura nacional” e “Integrar os contributos e as iniciativas dos membros da comunidade educativa”. Este projeto de formação tem como principal objeto permitir que a Biblioteca Escolar funcione como catalisador de iniciativas escolares e comunitárias, e que promova uma dinâmica promotora do sucesso escolar, pessoal e profissional.


CF XK Páscoa 2012

7

“Hoje foi o nosso primeiro dia do Campo de Férias da Páscoa do XK! Chegámos à escola por volta das 09h, vestimos todos as t-shirts do XK, o chapéu laranja e pusemos as pulseiras que têm o número do XK. Ajudámos a pôr as nossas bicicletas dentro da carrinha do Mister e depois juntámo-nos todos à entrada da escola para ouvir as regras que são importantes. Por exemplo, o "pega-monstro" que é para quando estamos na estrada, fazermos como um pega monstro e pegamo-nos à parede que estiver do nosso lado direito. Também temos outra que é a "Espinha" que é para nos pormos numa fila dois a dois temos o "Gelly-Silêncio", que nós respondemos "Gelly-silêncio-já" e ficamos todos caladinhos para os monitores falarem. Depois entrámos no autocarro, cantámos a música das flores e fomos até ao Castelo de Paderne onde estava a Patrícia do Museu de Arqueologia de Albufeira. Depois fizémos um jogo dentro das ruínas do castelo, que era um labirinto. Lanchámos e descemos até à Ponte Romana, uns foram a pé e outros de bicicleta. O caminho era muito estreito e foi bué da fixe. Haviam lagartos, cobras, lagartixas e tartarugas. Almoçámos sopa e massa com panados, estavam muito bons. Depois fomos pescar, o André Lopes pescou um pato e a Flávia pescou uma tartaruga. Demos de comida aos patos e andámos de bicicleta. A Daniela aproveitou para se bronzear e ficou ver-

melha como um tomate. Depois viemos para o CID. Foi um dia muito fixe!"

Marco, André L., Daniela, Denys.


8

Limpar Portugal Considerando que a falta de responsabilidade social e de sensibilização para as questões ambientais continua a constituir um problema em muitos Estados-Membros, o “Let´s do It! World Cleanup 2012: Let's clean the world together!”, é uma ação voluntária que convida todos os países da Europa a unirem-se para levar a cabo a maior operação de limpeza alguma vez organizada! O Projeto XKolhaXKola, o AVEF e a Junta de Freguesia de Ferreiras, não podiam ficar indiferentes a um apelo como este e, com o apoio e organização do nosso Presidente Jorge Vicente, no passado sábado, dia 24 de Março, durante a manhã, vários alunos, funcionários, docentes, pais e amigos, juntaram-se nesta causa e recolheram, desde o Vale Paraíso ao Ecocentro, dezenas de sacos de lixo! A próxima iniciativa realizar-se-á no próximo dia 25 de Setembro, contamos contigo, não faltes! Mais informações em: http://www.amoportugal.org/ ou http://www.letsdoitworld.org/

" No passado dia 24 de Março, juntamo-nos todos à frente da Junta de Freguesia de Ferreiras para recolher lixo. Dividimo-nos em grupos, o nosso grupo era eu, a minha mãe e irmã, a Helga, a Flávia, a Andreia, o André, a Bianca e o irmão, o Ângelo, o João, A Prof.ª Sofia e a Prof.ª Marina e mais umas pessoas que não conheço. Recolhemos lixo ao pé da nossa escola e no mato, a caminho do Ecocentro. Encontrámos um telefone, sapatos, um aquário, fraldas, brinquedos, uma boia, malas, sei lá, tanta coisa, estava tudo sujo! No final fomos ao CID e tirámos uma foto em cima de um camião do lixo. Eu neste dia diverti-me muito".

Daniela Marques 2ºB

"No sábado estivemos a limpar o lixo junto do pinheiro do Vale Paraíso. Tivemos uma ajudante, a Vânia, o Florentin, o Valter, o Denys, o Mister, o Tavares, o Serra e muitos mais. Recolhemos desde televisões a pneus. Encontrámos um esqueleto de um cão e um pombo morto. Recolhemos mais de 20 sacos com papéis, escovas de dentes, canas de pesca, latas, garrafas, fraldas, plásticos, etc. Todo o ser humano deveria deitar o lixo no contentor! Gostei muito desta iniciativa e os meus colegas também, gostava de repetir!"

Gonçalo Messias, 7ºC


"Nunca mais me vou esquecer do dia 24 de Março, em que recolhi muito lixo e ainda fui picado por uma abelha e fiquei com a orelha que mais parecia um grande tomate! Foi muito divertido, achámos de tudo, até um aquário e um telefone. Encontrámos um poço abandonado, cantámos muito, foi muito divertido! Com a força que eu tenho até parti um armário para pôr no lixo. Gostei muito da companhia, diverti-me muito e aconselho as pessoas a fazerem uma experiência como esta para nunca mais deitarem lixo para o chão! Ah, mas não vão para o pé das abelhas!"

André Mestre, 3ºB

"As pessoas deitam muito lixo! As canas de pesca, pneus de carros, papéis e televisões é tudo deixado no chão. As pessoas deviam ser mais responsáveis e se recolhessem o lixo como nós fizemos, tinham mais cuidado e não deitavam o lixo para o chão!"

Denys 4ºA

Futurália Foi no passado dia 15 de Março que os alunos do CEF Serviço de Bar e de Fotografia, bem como a turma PIEF, tiveram a oportunidade de visitar a Futurália, a maior feira de educação e formação que se realiza em Portugal. Desta forma, os jovens e professores puderam contatar com as escolas em exposição, os cursos existentes e as várias atividades presentes. Desde a cobertura fotográfica de desfiles de moda, de concertos rock, de simulação a pilotagem de aviões, mergulho, escalada, exemplares de preparação de pratos e de bebidas, entre muitos outros, todas

estas

atividades

eram possíveis de assistir e muitas delas de participar ativamente. Com esta dinâmica

interativa

os

jovens puderam ficar a conhecer as várias ofertas existentes, e iniciar a projeção do seu projeto vida. Foi

com

este

objectivo que participámos pelo terceiro ano consecutivo nesta feira que prima pela sua qualidade. A todos os nossos alunos desejamos umas boas escolhas para seu presente e futuro.

9


10

Semana da Leitura no A.V.de Ferreiras – 2012 «Ler é sonhar pela mão de outrem», já dizia Pessoa. Sonhar, porque um livro permite-nos viajar pelos mundos… da Cooperação, da Solidariedade… A Equipa da Biblioteca Escolar juntamente com o Projeto Escolhas dinamizou, entre o dia 5 e 9 de março, mais uma Semana da Leitura, durante a qual desenvolveu diversas atividades com vista à promoção e animação da leitura. Da programação, constavam atividades dinamizadas por alunos e professores das diversas áreas do conhecimento e dos vários ciclos de escolaridade, bem como por animadores convidados, proporcionando bons momentos de partilha e cooperação entre a comunidade educativa. Tivemos o prazer de receber a poetisa Ondina Santos que partilhou as suas rimas e histórias fascinantes com os pequenos leitores das turmas do 3.º, 4.º 5.º e 6.º anos. As turmas do 7.º ano foram comtempladas com o filme Ink-Heart. Este filme cativou alunos e professores com os personagens carismáticos e a mistura de fantasia com realidade, mostrando que, com a leitura, se podem partilhar viagens e sonhos. Os alunos do 3.ºC, sob orientação da professora Isabel Almeida, declamaram a história O Canário e dramatizaram o conto Frei João sem cuidados e a Pele do piolho para todas as turmas do 1.º ano e para o 5.ºC. Estas histórias estão integradas na obra Contos para rir de Luísa Ducla Soares. O Jardim de Infância de Vale Serves recebeu a professora Laura Braz, convidada especial, que animou a pequenada com várias leituras encenadas. Também o Jardim de Infância de Ferreiras contou com a presença animada da professora Marina Sampaio e da assistente operacional Natércia Afonso que, de forma dinâmica e criativa, contaram histórias. No dia 9, sexta-feira, a equipa da Biblioteca promoveu o Concurso de Leitura do Agrupamento, no qual participaram os alunos selecionados de cada turma, do 2.º ao 9.º anos e das turmas CEF. Os alunos leram textos previamente escolhidos perante um júri e apoiados pelos seus colegas. Durante esta semana estiveram patentes as exposição de HGP do 5.º ano da Professora Teresa Faísca : Castelos de Portugal no Séc. XIII e a exposição fotográfica: Um Olhar sobre A Ilha da Boavista do Professor Gabriel Baptista.


A magia da Semana da Leitura culminou com mais um “Dormindo com os Livros IV”. Após o sucesso do Dormindo com os livros I, II e III, não podíamos deixar de dinamizar mais vezes esta

atividade

lúdico-pedagógica,

que

visa fomentar nos mais novos o gosto pela leitura antes de dormir, assim como o respeito e afeto pelos livros. Desta

vez,

os

contemplados

foram os alunos da turma C do 1.º ano, cuja titular é a professora Maria Conceição Proença. Mais uma noite em que a Biblioteca se preparou para receber estes pequenos leitores que vinham entusiasmadíssimos

com

os

seus

chinelinhos,

pijaminhas e sacos-cama. A noite foi fantástica para estas crianças. O mundo real transformou-se num mundo

mágico. Os olhinhos das

crianças e também dos adultos brilhavam ao ouvir as histórias dramatizadas da Tartaruga de Pijama às Riscas, do Ursinho Amarelo e da Bolacha Maria. Brilhavam ao ver o Capuchinho Azul, a Loba Boa Vegetariana, a Avozinha Radical… personagens que acordaram do seu sono profundo, saíram do seu livro e vieram construir a sua própria história no mundo real da nossa Biblioteca. Esta dramatização teve duas personagens muito especiais: o Capuchinho Azul representado por Catarina Marques, aluna do curso de Teatro, e a Loba Boa Vegetariana, representada pela nossa ex-aluna Vitória Braniste, aluna do curso de expressão dramática e a avozinha, a Professora Elisabete Estevens . Assistimos, ainda, aos fascinantes filmes animados do Capuchinho Vermelho e dos Três Porquinhos trazidos pela assistente operacional Liliana. A alegria e a animação estavam bem estampadas nas carinhas dos nossos pequenos convidados. Por fim, fomos fazer a nossa higiene pessoal e preparámo-nos para ouvir a história Versos de fazer ÓÓ contada pela Professora Teresa Cabrita. Dormimos mesmo muito bem com os nossos amigos livros. A todos que contribuíram para mais uma Semana da Leitura e para o sucesso do Dormindo com os Livros IV o meu muito obrigado e um bem-haja.

Prof.ª bibliotecária: Fátima Nunes.

11


BRIL DA A N E G A s XK. Féria e d pos – Cam 2 a 5 preen e Em r a v no ção I veis. orma F nerá – l u 11 v s idade omun c m ola. der e a Esc n m i Seraf Pais. orge J o de – ã ç 0 a 2 i c so 17 a da as tivo r o p s De aus ingo dos M m o s ê D 22 – ria M unitá m o c ão ilizaç ensib S – 24 a. grafi o t o F . s e Trato BAR CEF l a n i em F – Viag 8 2 25 a

Segue-nos! http://www.facebook.com/xkolhaxkola

Visita-nos! http://xkolhaxkola.programaescolhas.pt

Equipa Coordenadora do Projeto e Socióloga SÓNIA FAZENDA Psicólogas EUNICE HENRIQUES HELGA BENTO Dinamizador Comunitário FILIPE PEREIRA Monitor CID VALTER CABRITA


Boletim Março 2012 - XKolhaXKola