Assertividade

Page 15

- Nevoeiro: nessa técnica, deve-se refletir ou parafrasear o que a outra pessoa acaba de dizer no todo ou em parte, mas permanecer imóvel em nossa posição. - Acordo Viável: propor um acordo que contemple as duas partes envolvidas na conversação, mas nem sempre é possível se chegar a um acordo porque nem tudo é negociável. - Técnica do Sanduíche: é apresentar uma expressão positiva antes e depois de uma expressão negativa, para suavizar a expressão negativa (crítica) e para aumentar a probabilidade de que o receptor escute claramente a crítica. - Técnica do Cheeseburguer: é a junção da técnica do sanduíche com o pedido da mudança de comportamento. Nela primeiro nós elogiamos, depois criticamos,pedimos a mudança de comportamento colocando exatamente o que queremos que a pessoa faça e, no final, elogiamos novamente. - Questionamento Negativo: aqui, interrompemos o ciclo do crítico provocando mais críticas a nosso respeito e pedindo mais informações sobre o que está sendo criticado. É eficaz para distinguirmos críticas construtivas das destrutivas. - Modelos de Pedido de Mudança de Comportamento: representados pelo TRAP (Problema, Resultado, Alternativa, Resultado Final e o DESC (Descrever, Expressar, eSpecificar e Consequências). No TRAP, o conceito central é especificar em termos concretos o comportamento que deseja mudar, as consequências, as alternativas e o resultado final com ganhos. No DESC, os passos são: Descrever o comportamento, Expressar o incômodo, especificar a mudança desejada e assinalar as Consequências positivas. As autoras afirmam que a assertividade é uma habilidade social e, como toda habilidade social, precisa ser praticada. Exatamente por isso, os trabalhos para desenvolver assertividade priorizam o aspecto comportamental, porém lembrando que os aspectos cognitivo e emocional precisam ser trabalhados para que a aquisição seja plena. Assim, a assertividade é uma habilidade fundamental para o crescimento e desenvolvimento pessoal, já que um desempenho social assertivo gera autoconfiança e motivação para potencializar forças pessoais que promoverão bem estar e maior qualidade de vida ao indivíduo.

2.1.1.9 – Liderança assertiva é questão de sobrevivência Neste artigo, a autora faz um interessante paralelo entre a liderança e a assertividade, já que hoje a credibilidade do líder não é mais conquistada por uma influência baseada no temor, e sim pela confiança que o outro deposita em nós. Desta forma, a força de um líder assertivo está no poder pessoal de criar vínculos com o time, de tal forma que, voluntariamente, as pessoas fazem o que o líder espera delas, porque estão comprometidas com o resultado final. 15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.