Page 1

Save the date

22 e 23 de Outubro de 2012

Sheraton São Paulo - WTC

13

Governança Corporativa Aprofundando as Discussões sobre Conselhos.

informações 55 11 3043 7008


Aprofundando as Discusões sobre Conselhos

Para fechar um ano em que o Brasil foi palco de importantes fóruns sobre Governança, o IBGC propõe agenda de dois dias para aprofundar as discussões sobre conselhos. A 13ª edição do Congresso Internacional de Governança Corporativa contemplará os assuntos pertinentes às atribuições dos conselhos de administração e seus comitês de assessoramento, fiscal e de família. O debate refletirá não só sobre as responsabilidades destes órgãos de Governança como também a avaliação, remuneração e desafios de atuação de seus membros, cujo desempenho e papel estratégico para a alta performance das organizações estão em constante evidência. As diversas formas de propriedade, como cooperativas, conselhos de entidades sem fins lucrativos e de clubes de futebol, também estarão em destaque com exposições e discussões. Em 10 sessões, sendo três simultâneas, os participantes acompanharão palestras de profissionais nacionais e internacionais conhecedores das melhores práticas de Governança Corporativa, cabendo ao ativista pioneiro em Governança Robert A. G. Monks o encerramento do Congresso 2012.

Robert A. G. Monks Ativista pioneiro, acionista e conselheiro de Governança Corporativa, Robert Monks é autor de vários livros sobre os direitos dos acionistas e questões de Governança Corporativa, entre eles Corporate Governance and Power & Accountability, Watching the Watchers, Corpocracy and Corporate Valuation. Ele é co-fundador e diretor do GMIRatings.

São Paulo, 22 e 23 de Outubro de 2012 | Sheraton São Paulo - WTC


Programa: 22|10 12h30 | 13h30

Credenciamento

13h30 | 14h00

ABERTURA DO CONGRESSO

14h00 | 15h15

1ª Sessão – Estrutura e função de conselhos no Brasil e no mundo Diferentes origens legais, costumes e culturas determinam as diferentes formas de atuação dos conselhos ao redor do mundo. Neste painel, discutiremos o que há de novo nos diversos modelos de governança. O debate incluirá o reflexo das crises deste século sobre o aumento da regulação e seu impacto sobre os negócios, o mercado de capitais e o papel dos conselheiros no mundo e no Brasil.

15h15 | 16h30

Este painel abordará mecanismos para a identificação e a administração de conflitos de interesses - materiais e formais-, desalinhamento do acionista ou do conselheiro com o interesse da empresa, abuso de poder de voto, vinculação a acordo de acionistas e dirigismo de votos, postura do conselheiro em operações de fusão ou aquisição e transações com partes relacionadas e a prática de board interlocking. A discussão também tratará das regras e políticas adotadas pelas empresas para evitar conflitos e da divulgação de tais regras. Finalmente, serão abordados métodos para a solução de conflitos, como a mediação e a arbitragem. 16h30 | 17h00

Coffee Break

17h00 | 18h15

3ª Sessão – Novos desafios para os conselhos de administração Diante da evolução dos mercados e das mudanças no ambiente competitivo, novos desafios surgem para conselheiros de administração. Este painel abordará o papel do conselho como agregador de valor diante do aumento da competição e da necessidade de crescimento - orgânico ou não. Neste contexto, o painel abordará os principais desafios frente à inovação e às questões ambientais, sociais e de governança. Ainda, serão discutidas a atuação de conselheiros externos e independentes, com presença crescente nos conselhos e a qualidade da comunicação dos conselheiros com os acionistas, sem prejuízo do dever deles para com a empresa e demais acionistas.

18h15 | 19h30

4ª Sessão – Conselhos de alto desempenho Como os conselhos podem atingir máxima performance e atuar como efetivos líderes da organização? Ao mesmo tempo em que características pessoais dos conselheiros (como competência individual e dedicação) são destacadas, o processo interno do conselho deve ser levado em conta. Nesta sessão, serão abordados temas como diversidade de gênero e experiências entre os membros, motivação, educação continuada, organização de agenda, secretariado, comitês de assessoramento e orientação no sentido de melhorar a qualidade das decisões e facilitar o relacionamento entre os conselheiros e os acionistas. Além destes pontos, este painel discutirá o papel do presidente do conselho em orquestrar estes fatores.

19h30 | 20h00

Coquetel

20h00 | 22h00

Jantar


Programa: 23|10

13

08h00 | 08h30

Credenciamento

08h30 | 08h40

Resumo do dia anterior

08h40 | 09h40

5ª Sessão - Deveres fiduciários e responsabilidade dos administradores Segundo a Lei das Sociedades Anônimas, os administradores têm responsabilidade a cumprir para com a Companhia e seus stakeholders. Diversos casos de responsabilização por dívida e aplicações de multas da CVM trazem à tona o papel dos administradores. Têm chamado atenção a aplicação do Parecer de Orientação nº 35 da CVM. Nesta sessão, ainda, serão discutidos casos concretos recentes de responsabilização e debatida também a função e os limites do seguro D&O.

09h40 | 09h55 09h55 | 10h55

6ª Sessão – Comitês de assessoramento Com a missão de aprofundar estudos para decisão do conselho de administração, os comitês podem acabar por assumir posição executiva ou alijar os demais conselheiros de posicionar-se sobre assuntos que cabem a todos os membros. Qual a realidade brasileira com relação a comitês? Quais os comitês mais frequentes? São formados apenas por membros do conselho? Liderados por independentes? Incluem executivos? Incluem consultores externos? Seus membros são remunerados adicionalmente à atividade de conselheiro? Este painel também incluirá o debate sobre o comitê de auditoria estatutário e o papel do conselho fiscal.

10h55 | 11h25

Networking Break

11h25 | 12h25

Nas sessões simultâneas serão abordados em diversas formas de propriedade os diversos papéis do conselho de administração, e como sua missão é determinada pela forma de constituição das organizações. O comprometimento do trabalho voluntário e a responsabilização legal do conselheiro complementarão o debate.

Sessão A - Cooperativas Como tratar a separação entre conselho e gestão, propriedade e gestão executiva (conflito de agência) nas cooperativas e quais mecanismos podem substituir a figura do conselheiro independente, já que a legislação das cooperativas impede a existência de conselheiros não cooperados. Como lidar com as situações de conflito de interesses existentes na figura do conselheiro-cooperado.

Sessão B - Conselhos de clubes de futebol Como atrair conselheiros cientes de seu dever fiduciário às associações como times de futebol. Separação entre gestão e conselho e a atuação do conselheiro no interesse do clube.

São Paulo, 22 e 23 de Outubro de 2012 | Sheraton São Paulo - WTC


Programa: 23|10

13 Continuação

Sessão C – Conselhos de entidades sem fins lucrativos Como atrair conselheiros cientes de seu dever fiduciário às entidades sem fins lucrativos. Melhoria da gestão nas entidades e o papel do Conselho no processo. Fontes de financiamento e conflito de interesses. 12h25 | 13h40

Almoço

13h40 | 14h40

8ª Sessão – Papel estratégico do conselho de administração O conselho de administração tem a missão de definir os rumos estratégicos da companhia. Os conselhos no Brasil estão cumprindo de fato este papel? Este painel discutirá como balancear a atuação entre estratégia e monitoramento e como o conselheiro deve impor seu papel perante o acionista controlador. Adicionalmente, serão abordadas eventuais dificuldades de atuação de ex-primeiros executivos ao assumir cargos em conselhos de administração.

14h40 | 15h10

Networking Break

15h10 | 16h10

9ª Sessão – Avaliação e Remuneração de Conselheiros Uma das principais ferramentas à disposição dos acionistas para avaliar o desempenho do conselheiro, individualmente, e do conselho, como um colegiado, é a avaliação anual. Esta ferramenta deve servir de base para a recondução ao cargo, decisão de formação do time e pode estar atrelada à remuneração. As formas de remuneração dos conselheiros serão debatidas neste painel, inclusive em comparação ao praticado para a diretoria. A remuneração deve ser atrelada ao desempenho do conselheiro? Como criar incentivos para a visão de longo prazo? Como criar satisfação, comprometimento, reconhecimento e motivações aos conselheiros de administração sem eliminar o incentivo ao monitoramento? O painel também abordará a divulgação da remuneração e a visão da CVM.

16h10 | 17h10

10ª Sessão - Encerramento Moderadores confirmados:

Palestrantes confirmados:

»» Carlos Biedermann

»» Ademar Schardong

»» Francisco Costa e Silva

»» Eduardo Guardia

»» Alexandre Gonçalves da Silva

»» Guilherme Afonso Ferreira

»» João Verner Juenemann

»» Ana Novaes

»» Helle Klem

»» José Luiz Bichuetti

»» Ana Paula Chagas

»» Luiz Antonio Viana

»» Josmar Bignotto

»» Aod Cunha

»» Manoel Cordeiro

»» Luiz de Luca

»» Cassio Casseb Lima

»» Otavio Yazbek

»» Marcelo Trindade

»» Claudio Lottenberg

»» Patrick de Larragoiti Lucas

»» Mauro Rodrigues da Cunha

»» Dóris Wilhelm

»» Robert A.G. Monks

»» Sandra Guerra

»» Elena Landau

»» Simon Walker

»» Fernando Soares Vieira

»» Tereza Grossi


13

Governança Corporativa Aprofundando as Discussões sobre Conselhos.

Platinum

Banco Oficial

Gold

Bronze

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA - IBGC É uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1995 com o objetivo de desenvolver e fomentar os melhores conceitos e práticas de Governança Corporativa no Brasil. Conta com mais de 1.900 associados e edita o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, cujo conteúdo abrange práticas relacionadas com sócios, conselho de administração, gestão, auditoria independente, conselhos fiscal, assim como conduta e conflito de interesses. Realiza palestras mensais, congresso anual, fóruns de debates e acadêmicos, pesquisas e um intenso programa de cursos abertos, in-company e de educação continuada. Todas as atividades estão relacionadas à disseminação das práticas de Governança Corporativa.

www.ibgc.org.br | 55 11 3043 7008

13º CIGC - IBGC  

Programa do 13º Congresso Internacional de Governança Corporativa do IBGC

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you