Page 1

A VIDA EXTRATERRESTRE รrea disciplinar de Biologia e Geologia Prof. Paulo Tavares

Escola Secundรกria Dr. Joaquim Gomes F. Alves


Seremos as únicas criaturas no Universo que pensam sobre sua origem e evolução, ou existirão outras formas de vida inteligente entre as estrelas, para além do nosso planeta?

Qual a origem da vida?


OVNIS Os primeiros indícios da vida alienígena foram encontrados com o avistamento de “Objectos Voadores Não Identificados”. O primeiro avistamento ocorreu há 60 anos atrás na queda de uma suposta nave na localidade de Roswell (Novo México; EUA) Foi um fenómeno que cativou muita gente e que hoje em dia é um grande tema de pesquisa.


O INSTITUTO SETI O

Instituto

SETI

(Search

for

Extraterrestrial Intelligence) é uma organização privada, sem fins lucrativos dedicada à pesquisa científica, educação e sensibilização do público para a vida alienígena. A

sua

missão

é

explorar,

compreender e explicar a origem, a natureza e a prevalência da Vida no Universo.


PROJECTO FÉNIX

É o principal projecto do Instituto SETI, que se dedica à detecção e análise de ondas de rádio (na faixa de 1.000 a 3.000 MHz) vindas do espaço, procurando identificar algum sinal produzido artificialmente (por algum ser inteligente). Para isso, o projecto Fénix gasta entre quatro e cinco milhões de dólares anualmente e utiliza os maiores radiotelescópios do mundo. Os alvos são estrelas dentro de uma vizinhança relativamente grande do Sol.


A VIDA EXTRATERRESTRE – ONDE? Titã Os cientistas da NASA descobriram indícios de que existe vida em Titã, a maior lua de Saturno.

De acordo com as investigações poderá haver vida primitiva nesse corpo celeste pois através dos dados recolhidos pela sonda Cassini, concluiu-se que existe uma riqueza única na superfície lunar de Titã capaz de suportar vida.


Marte Cientistas de todo o mundo ficaram empolgados com a possibilidade de vida em Marte com a descoberta de indícios de água e gelo nesse planeta. Existe também metano de origem desconhecida.

As maiores quantidades de metano foram encontradas nas mesmas regiões em que há grande quantidade de vapor de água.

A água é um elemento fundamental para a existência de vida, pelo que esta poderá existir neste planeta.


Europa De acordo com as novas descobertas, o mais famoso oceano da lua de Júpiter, Europa, pode abrigar vida pelo facto de ter uma quantidade enorme de oxigénio (captado pelo Hubble) capaz até de suportar vida a toneladas de peixes.

Quando falamos de peixes, não falamos obviamente de peixes semelhantes aos terrestres, mas sim de micróbios.


Nunca ninguém chegou a uma conclusão real sobre a vida alienígena, as provas nunca foram concretas e os testemunhos nem sempre fiáveis. Mas, quem sabe quem poderá estar a olhar para nós do espaço neste momento?

Desvendaremos algum dia este mistério? Para nos ajudar a responder a estas perguntas, temos um vídeo que coloca a possibilidade de vida Extraterrestre. A VIDA EXTRATERRESTRE CONFIRMADA - VIDEO


WEBGRAFIA http://www.observatorio.ufmg.br/pas05.htm http://astro.if.ufrgs.br/vida/index.htm http://www.portalufonet.com/tecnologia/instituto_seti_diz.htm http://www.seti.org/Page.aspx?pid=583 http://libertytuga.com/2010/06/07/nasa-descobre-indicios-de-vidaextra-terrestre-em-lua-de-saturno/ http://hypescience.com/nasa-vida-em-marte/ http://www.ffesp.com/portal/ci%C3%AAncia-e-tecnologia/lua-dejupiter-pode-abrigar-vida-extraterrestre.html


FIM Trabalho realizado por: Ana Costa, nยบ1 Mariana Silva, nยบ 22 10ยบB

Novembro de 2010


“E um dia os homens descobrirão que esses discos voadores estavam apenas estudando as vidas dos insectos...” Mário Quintana

A_vida_Extraterrestre - Ana Clara Costa, Mariana Silva, 10ºB  

Área disciplinar de Biologia e Geologia Prof. Paulo Tavares Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes F. Alves Seremos as únicas criaturas no Univ...