Issuu on Google+

Bernardo Beleza de Almeida Nº6 Rúben Xavier Cruz Jesus Nº25 8ºD Trabalho realizado no âmbito de Área de Projecto, 2010-2011


O Parque Natural da Ria Formosa é uma das mais bonitas riquezas naturais do Algarve, tanto pela variedade dos seus ecossistemas como pela sua singular localização. Funciona como abrigo para aves migratórias e espécies muito raras. O parque Natural da Ria Formosa tem sido ameaçado pelo excesso de população que vive na região, principalmente devido ao turismo.

A Ria Formosa é uma área protegida com o estatuto de Parque Natural .


A Ria Formosa é um sapal situado no Algarve - Portugal, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros, desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. Foi considerado um dos mais belos parques do Algarve, tendo uma importante função e é um belo ecossistema.


Este sistema lagunar tem uma forma triângular e apesar de ser reconhecido como ria, na realidade não o é, uma vez que uma ria é um vale fluvial inundado pelo mar o que não é o caso, uma vez que a laguna não é nenhum vale fluvial e é formada por ilhas barreira.

A sua fisionomia é bastante diversificada devido aos canais formados sob a influência das correntes de maré, formando assim, uma rede hidrográfica densa.

O seu fundo é constituído essencialmente por sedimentos lagunares, sedimentos continentais e sedimentos arenosos que se têm vindo a consolidar com a ajuda da "murraça" que é um tipo de vegetação predominante e característico desta região.

É uma zona húmida de importância internacional como habitat de aves aquáticas.


Em 2010, o Parque Natural da Ria Formosa venceu o prémio de Maravilha Natural de Portugal na categoria de zonas marinhas. Os outros candidatos a este título foram a Ponta de Sagres, na zona do Algarve também ,e o Arquipélago das Berlengas ,na zona de Peniche/Leiria. Em 2008 a Ria recebeu o prémio de Ex – Maravilha de Portugal devido à poluição e desde então o Parque Natural tem vindo a trabalhar bastante para eliminar esses problemas, sendo recompensados, apenas dois anos mais tarde, com este fantástico prémio.

Mesmo sendo a Ria Formosa coroada Maravilha de Portugal, a zona do Algarve não foi à parte coroada zona de Portugal, pois apenas o arquipélago dos Açores conseguiu duas maravilhas naturais de Portugal ( Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico e Lagoa das Sete Cidades)


É utilizada actualmente como viveiro de mexilhões e ostras. A Ria Formosa é constituída A Ria Formosa foi responsável por 5 ilhas barreira habitáveis e pela ideia de Preservação e conhecidas pelas suas Requalificação de zonas fantásticas praias? costeiras em todo o território • Ilha de Faro e Ancão Nacional. • Ilha do Farol • Ilha da Culatra • Ilha da Armona Em 2008, devido à elevada poluição da Ria • Ilha de Tavira e à construção de empreendimentos na Ilha da Culatra, a Ria Formosa foi considerada Ex Maravilha Natural de Portugal 2008.


http://www.olhao.web.pt/ParqueNatural.htm http://www.strawberryworld-algarve.com/guia-do-algarve/places/ria-formosa.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Ria_Formosa http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-RiaFormosa?res=1680x1050 http://www.guiadacidade.pt/portugal/poi/16030/08/parque-natural-da-ria-formosa http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/home http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=39040


1. A Ria Formosa - Apresentação 2. Localização da Ria Formosa 3. O Ecossistema “Ria Formosa” 4. A Ria Formosa como maravilha Natural de Portugal 5. Curiosidades da Ria Formosa 6. Webgrafia


Esperamos que tenham gostado Esperamos que tenham gostado Esperamos que tenham gostado Esperamos que tenham gostado Esperamos que tenham gostado Esperamos que tenham gostado Esperamos que tenham gostado Esperamos que tenham gostado

Esperamos que tenham gostado

Esperamos que tenham gostado

Bernardo Beleza de Almeida Nº6 Rúben Xavier Cruz Jesus Nº25


Ria Formosa _VF_8ºD_1ºP_Bernardo Almeida_Rúben Jesus