Page 1

Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves

Paisagem vulcânica da Ilha do Pico

Trabalho Realizado no âmbito da Disciplina de Área de Projecto

Trabalho realizado por: Catarina Soares nº7 8ºD Marta Correia nº24 8ºD Realizado a: 08/11/2010


Índice Página • • • • • • •

Introdução………..................................................................................2 Paisagem da vulcânica da ilha do pico…………………………………………3 História da ilha do Pico……………………….…………………………………………5 Actividades montanha……………………………………………………………………6 Conclusão………………………………………………………………………………………….7 Anexos ……………………………………………………………………………………………..8 Webgrafia………………………………………………………………………………………..10

1


Introdução O objectivo deste trabalho é dar a conhecer um pouco mais sobre a Ilha do Pico, que é considerado o ponto mais alto de Portugal.

2


Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico A montanha do Pico também conhecida por Ponta do Pico ou simplesmente Pico é o ponto mais alto do vulcão, com 2351 m acima do nível médio das águas do mar, sendo assim o ponto mais alto de Portugal. É, também, o ponto mais alto da dorsal meso-atlântica, embora ainda existam pontos mais altos em ilhas atlânticas, mas fora da dorsal. Este vulcão tem cerca de 5000m de altura, na qual quase metade está submersa sob as águas do atlântico. A montanha do Pico foi a primeira a ser classificada como Reserva Natural, em Março de 1972. O vulcão da ilha do Pico é muito recente, com aproximadamente 750.000 anos de idade. A última vez que entrou em actividade vulcânica foi no século XVIII . Ao longo de 1500 anos foram identificadas cerca de 22 erupções. 3


Devido a erupções vulcânicas antigas, o solo desta ilha é muito fértil, contribuindo para uma paisagem verdejante e, também, para uma agricultura e pastorícia produtivas.

4


História da Ilha do Pico Durante a época dos descobrimentos Portugueses, na fase henriquina, a ilha era chamada como “ Ilha de São Dinis”, mais tarde, no século XIV, é designada por “Ilha dos Pombos”. O primeiro homem a ocupar esta ilha foi Diogo das Chagas.

5


Actividades na montanha do Pico A montanha do Pico foi considerada como passeio pedestre, apesar de ser algo difícil devido às diversas condições meteorológicas, podem fazer com que “pessoas novas” na montanha se percam do trilho marcado. Mas para quem não quiser fazer um passeio pedestre, pode optar por fazer escalada, mas para que isso aconteça, tem que ter boas condições de saúde, tem que possuir o equipamento adequado para as mudanças meteorológicas e, convém, também, que ao seu lado vá um guia ou uma pessoa que conheça muito bem a montanha.

6


Conclusão Com este trabalho podemos concluir que a montanha da ilha do Pico é um local muito interessante para se visitar, para se conhecer e é um local onde existe muito turismo, por essas razões foi nomeada como uma das 7 maravilhas de Portugal.

7


Anexos

Fig.1- Montanha da Ilha do Pico

Fig.3 - Pico 8

Fig.2 – Chapéu de Nuvem

Fig. 4 – Paisagem Vulcânica Ilha do Pico


Fig.5 – Lago da Montanha da Ilha do Pico

Fig.7 – Mau tempo no Pico 9

Fig. 6 – Pico coberto de neve

Fig.8 – Montanha do Pico


Webgrafia • http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Pico

10


Fim…

Paisagem vulcânica da Ilha do Pico_VF_ Catarina Soares_Marta Almeida_8º D, 1º P  

Trabalho realizado por: Catarina Soares nº7 8ºD Marta Correia nº24 8ºD Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Trabalho Realizado...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you