Issuu on Google+

Escola Sec. Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto

Joana Mesquita, Nº15; Lúcia Costa,Nº20;8ºD


Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto, e teve como objectivo possibilitar aprender mais sobre uma das consideradas 7 Maravilhas de Portugal, o Parque Nacional da Peneda-Gerês.


O Parque Nacional da Peneda-Gerês, criado em 1971, localiza-se na região Norte de Portugal, abrangendo os concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, totalizando uma área de 70.290 hectares. Destes, 5.275 pertencem ao Estado (Matas Nacionais sob gestão do ICN), 45.577 são terrenos baldios e a restante área é propriedade privada.


O Parque Nacional da Peneda-Gerês é a única área protegida nacional que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas e situa-se no extremo nordeste do Minho, fazendo fronteira com a Galiza.


É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade de fauna (veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais).


No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, a réplica do Santuário de Nossa Senhora da Peneda de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.


• • •

www.cmmelgaco.pt/portal/page/melgaco/portal_municipal/Turismo/ Ambiente/turismo_ambiente_pnpg www.pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_PenedaGer%C3%AAs www.descobrindoogeres.blogspot.com/ Fotos, Lúcia Costa. http://www.youtube.com/watch?v=DgxbUSy_ReM


Parque Nacional da Peneda Gerês_VF_ Joana Mesquita_Lúcia Costa_8º D, 1º P