Issuu on Google+


O VIH actua no sistema imunitário diminuindo as defesas do organismo e pode causar o síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA). Quando o sistema imunitário é atingido perde essa capacidade de defesa e podem aparecer diversas infecções. Estas infecções chamam-se oportunistas porque se aproveitam do enfraquecimento das defesas do organismo. 1- Em Inglês, diz-se HIV- Human Immunodeficiency Virus.


O VIH é um vírus frágil que raramente sobrevive fora do organismo. Quando entra no organismo, pode aí permanecer “silencioso”ou “escondido” durante meses ou anos e ir fazendo estragos no sistema imunitário. Muito importante: As pessoas com um aspecto saudável podem, sem o saber, estar infectadas com o VIH e transmitir o vírus a outras pessoas!


A sigla SIDA significa: •

Síndrome – conjunto de manifestações, sintomas e

Imuno - O sistema imunitário é responsável pela

Deficiência- Falta, ausência

Adquirida- Não é hereditária mas sim causada pelo

sinais que caracterizam uma doença

defesa do nosso organismo antes de possíveis doenças

contacto com o vírus


Quando uma pessoa se infecta, o vírus destrói o sistema imunitário e, após algum tempo, pode contrair diferentes tipos de doenças que deterioram a sua saúde. É neste momento que se pode falar de SIDA.

O período de tempo que vai desde o momento de infecção até ao diagnóstico de SIDA pode variar de pessoa para pessoa, do tipo de cuidados prestados e da toma dos medicamentos.


Como Prevenir Via Sexual 􀂾􀂾 Manter o mesmo parceiro sexual 􀂾􀂾 Utilizar SEMPRE e correctamente preservativo

o

Via sanguínea 􀂾􀂾 Não partilhar agulhas, seringas máquinas de barbear e outros materiais cortantes ou injectavas Via peri-natal ou de mãe para filho 􀂾􀂾 A mulher que deseje engravidar e pense que pode estar infectada deve consultar o médico


Evitar comportamentos de risco • Toxicodependentes que partilham material usado na preparação da droga para injecção; • Acidentes com o contacto de objectos cortantes contaminados ou com sangue ou outros líquidos orgânicos; • Pessoas que fazem sexo com mais de uma pessoa e não utilizam preservativo.


A Sexualidade faz parte de cada minuto da tua vida… …procura conhecê-la e vivê-la responsavelmente!


DIA MUNDIAL DA SIDA