Page 1

GETINFORM Informativo Trimestral - Ano 1 - 1ª Edição - 2011

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Acesse a GETIN

Secretário: Dalmo C. de Oliveira Diretora Geral: Rosina M. dos Santos

O que é e Confira o como vai perguntas e funcionar o respostas dos Active usuários da Diretory SES.

Como inserir o Gerenciamento de Projetos na sua unidade


HOSPITAIS Melhorar os processos internos e a confiabilidade nos dados gerados pelos hospitais, auxilia na estratégia gerencial, bem como na utilidade das informações. Com esse intuito surgiu a Informatização Hospitalar, ou melhor dizendo, uma espécie de upgrade no hardwa-re, software e rede lógica utilizados nos hos- pitais da SES. Em 2011 o objetivo é aprimorar ainda mais o desempenho dos trabalhos realizados.

DICAS DE INFORMÁTICA Sistema Operacional - A grosso modo, um computador é dividido entre hardware, que são as peças e software, que são os programas/aplicativos que fazem o hardware funcionar. O sistema operacional é um programa (software) de alta complexidade que é responsável pelo funcionamento do computador. O Windows é o mais popular e pertence à Microsoft, criada pelo famoso e milionário Bill Gates. Quer saber mais acesse: http://www.dicasdeinformatica.net

SOFTWARE Com o objetivo de transformar o uso das informações existentes nos diversos bancos de dados da SES, a fim de proporcionar mais qualidade na tomada de decisões por parte da Diretoria de Planejamento, a Getin e a Gecoa criaram o Projeto SCOPA – Sistema de Controle de Procedimentos X Autorizações. A previsão é que em maio o software entre em produção. Revista GETINFORM Ι Jan /Fev/Mar de 2011 Ι 1


NEWS Fortalecendo a parceria entre hospitais e a Gerência de Tecnologia da Informação, no início desse ano foi criado o projeto para implantação da ferramenta Active Directory da Microsoft. Estruturar o parque tecnológico dos 14 hospitais está entre as ações da GETIN. O projeto piloto acontecerá no Hospital Regional de São José e o cronograma para início das atividades será divulgado em breve. O objetivo é oferecer política de segurança aos usuários, controle no uso dos computadores e infraestrutura de rede.

ON LINE Depois da renovação e modernização do site da SES, onde ganhamos dinamismo e interatividade, a GETIN está trabalhando para dar um novo layout na estrutura dos websites do SAMU e Escola de Saúde Pública. A idéia é continuar trabalhando com a transparência e democratização da informação. Para que isso aconteça é necessário colaboração dos gestores da SES, que são a grande fonte de in- Imagem do site da SES do dia 11/03/11 dúvidas ou sugestões: formação pawebmaster@saude.sc.gov.br ra os nossos sites.

Entenda a Estrutura GETIN Intitulada GETIN desde 2003, a Gerência de Tecnologia da Informação, é gerenciada atualmente pelo administrador Maurício Passos de Castro. Através de suas três divisões: Suporte, Desenvolvimento e Informações, presta serviços aos usuários da SES. A área de suporte da a manutenção necessária aos equipamentos/suprimentos de informática da SES Central, Unidades e Regionais de Saúde. A divisão de Informações trata indicadores de saúde pública a fim de analisá-los e disseminálos. O desenvolvimento não atua diretamente aos servidores, mas através da confecção de softwares, desenvolvidos para facilitar e auxiliar o trabalho de todos. Criada no final de 2010, a sala do Projeto SGM² - Sistema de Gestão de Materiais e Medicamentos, surgiu com intuito de auxiliar os usuários desse sistema, porém, o objetivo é que toda o suporte de software passe a ser feito diretamente pelo setor.

Revista GETINFORM Ι Jan /Fev/ Mar de 2011 Ι 2


Você Pergunta, a GETIN responde

O que fazer quando tentamos acessar um site e não conseguimos?

O que é o número chamado de IP e para que serve?

O que é e onde encontro o tal do Print Screen?

Envie sua dúvida para: getinform@saude.sc.gov.br

R:Primeiro tente acessar outro endereço, se funcionar problema resolvido. Em caso negativo verifique se o cabo azul que liga o seu micro ao ponto de rede na parede está plugado corretamente. Se o problema persistir ligue para o 2078 (suporte).

R: É um protocolo de comunicação (Internet Protocol) usado entre duas ou mais máquinas para encaminhamento dos dados. Este número ou protocolo indica o local de um equipamento de informática em uma rede, seja ela privada ou pública.

Revista GETINFORM Ι Jan /Fev/ Mar de 2011 Ι 3

R: O Print Screen é um dos botões do teclado do computador. Ao ser pressionada esta tecla captura, em forma de imagem, tudo o que está na tela do seu computador, com exceção dos vídeos e o ponteiro do mouse, ou seja, apenas imagens estáticas.


Manutenção Preventiva, o que é isso? Sempre buscando inovar em suas ações, a partir deste ano a GETIN colocará em prática a Manutenção Preventiva de seus equipamentos e suprimentos. Esta ação pretende controlar e monitorar os microcomputadores e periféricos distribuidos no Ed. Halley. Esta ação funcionará para que os equipamentos continuem a operar o mais próximo possível às condições em que saíram da fábrica. A Agenda de Visita entrará em prática na primeira semana de Abril e futuramente a intenção é ampliar este serviço a todas as unidades e Regionais de Saúde. Maiores informações na Div. De Suporte da GETIN através do ramal 2078.

Agenda de vista TURNOS

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

MANHÃ Turno único 10h

7º ANDAR

SUBSOLO TERREO

2° ANDAR

7º ANDAR

8° ANDAR

TARDE 1º turno 14h

12º ANDAR

10º ANDAR

6° ANDAR

3º ANDAR

4º ANDAR

11° ANDAR

9º ANDAR GEAFI

9º ANDAR GEROR

5° ANDAR

11° ANDAR

TARDE 2º turno 16h

Revista GETINFORM Ι Jan /Fev/ Mar de 2011 Ι 4


SOFTWARE

Princípios do Gerenciamento de Projeto

Continua em 2011 o projeto de integração entre o SGM² - Sistema de Gestão de Materiais e Medicamentos, adquirido pela SES em 2009 e o SCCD - Sistema de Controle de Compras Direta, desenvolvido pela GETIN em 2005. Para entender melhor vamos iniciar lá em 2004 quando nascia o SCCD, que veio para possibilitar maior agilidade na elaboração de editais e acompanhamento de contratos e ordens ou autorizações de fornecimentos (OF/AF). Como o SCCD terminava seu trabalho após a entrega de AF/OF aos fornecedores, precisava de um irmão que possibilitasse um mapeamento e acompanhamento de todo o processo, nascia então o SGM², que por sua vez precisava de todas as informações para administrar o processo sem erros. Assim aconteceu a integração entre o SGM² e o SCCD, que já está concluída em algumas unidades da SES, gerando maior qualidade e agilidade nos serviços .

Implementar o gerenciamento de projetos é uma decisão difícil a ser tomada pelas empresas, porém cada vez mais inevitável, principalmente para empresas que buscam vantagem competitiva pela inovação. Quando se fala em aplicar uma nova metodologia na empresa, seja ela pública ou privada, a reação já é imediata, pois, a organização passará por modificações e aprendizados. Diante deste novo cenário muitos integrantes da equipe imaginam que o novo método vai servir como monitoramento ou cobrança, porém, quando se têm claro os reais objetivos do Gerenciamento de Projeto nota-se que isso não é verdade. Percebe-se que as novas técnicas irão garantir melhora na qualidade, tempo, custo e sucesso dos projetos. Para o sucesso da DICA DE LEITURA implementação do Gerenciamento de Projeto é necessário investimento em Manual de tempo e esforço, pois é fundamental Sobrevivência planejar e depois manter de forma No Mundo Digital efetiva todo o processo. Autor: Leoni Revista GETINFORM Ι Jan /Fev/ Mar de 2011 Ι 5


Lançamento Desde 2005 a SES tem a disposição os sistemas de videoconferência e webconferência, ambas para facilitar a comuni- cação através da rede, gerando economia, conforto, segurança e praticidade aos participantes.

Recentemente o Governo do estado adquiriu o ADOBE CONNECT, um software que permitirá a participação deste tipo de reunião diretamente da estação de trabalho. Os participantes recebem um link via e-mail e acessam no dia e horário agendado. Para fazer o login no ambiente virtual deverão digitar sempre nome_unidade. Ex: Maria_SES. Maiores informações através dos telefones 32212151 ou 32212306, ou pelo e-mail videoconferencia@saude.sc.gov.br

Imagem do software em funcionamento

Expediente Secretaria de Estado da Saúde www.saude.sc.gov.br Sup. de Planejamento e Gestão Walter Vicente Gomes Filho Dir. de Planej. Controle e Avaliação do SUS Maria Tereza Rogério Locks Ger. de Tecnologia de Informação Mauricio Passos de Castro

Informativo GETINFORM Produção: Gerência de Tecnologia da Informação Responsável: Maurício Passos de Castro Edição: Ana Paula Probst e Danielle S. Kuerten Scheidt Fotos: Arquivos SES Diagramação: Danielle S. Kuerten Scheidt Contato: getinform@saude.sc.gov.br Rua Esteves Junior, 160 – Ed. Halley Centro – Florianópolis - CEP: 88.015-130 Fone/Fax: (48) 32212306


DĂşvida

SugestĂŁo

Fale Conosco: getinform@saude.sc.gov.br

getinform  

informativo trimestral

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you