Ebook Active Aging

Page 21

6.

A PERTINÊNCIA DOS SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL ABSTRACT THE FUTURE OF AGING (Scientific Communications)

Autores/ Authors Email: Palavras-chave / Keywords Instituição/ institución

Carmo Carnot (2012) carmo.carnot@hotmail.com Idosos, Família, Apoio domiciliário, Qualidade. Gentil Care

RESUMO: O envelhecimento é uma questão demográfica do mundo desenvolvido que deverá ser enfrentado como um problema mundial. Este facto tem importantes consequências na população e nas relações de dependência económica entre activos e idosos, surgindo com maior frequência, situações de vulnerabilidade física e psíquica. O agregado familiar sofreu ao nível da sua constituição e função, grandes alterações, o que provoca uma insuficiência de soluções adequadas ao controlo das situações de dependência. Como resposta surge os serviços de apoio domiciliário (S.A.D.) tornando-se uma das prováveis respostas sociais, com o intuito de promover o bem-estar e o desenvolvimento individual dos utentes, num clima de segurança afectiva, física e psíquica. A prestação de cuidados, através de um atendimento individualizado e personalizado, com a colaboração das pessoas próximas é a resposta aos seus problemas. O trabalho executado no domicílio é da máxima importância, tendo este serviço múltiplas perspectivas, como por exemplo: higiene, alimentação, limpeza da habitação e roupa, acompanhamento no domicílio e ao exterior, animação entre outras. Mas é indispensável algo mais do que os cuidados básicos de higiene e alimentação, é assim, primordial enfatizar a parte afectiva e relacional, incrementando um envelhecimento activo. Estes serviços têm como objectivo dar resposta a problemas que os idosos demonstram, tais como o isolamento, a dependência, a falta de recursos, entre outros que a família não consegue dar resposta, na generalidade dos casos. Sendo a família o nicho estruturante do nosso utente e na qual queremos que permaneça até à sua morte, pois a maioria dos idosos têm o desejo de terminar a sua vida junto das suas recordações, desfrutando da possibilidade de permanecer no seu seio com qualidade de vida. É fundamental uma avaliação inicial no diagnóstico das necessidades do utente, devendo constar áreas como o estado funcional, cognitivo/mental, a situação social, económica, condições habitacionais e rede social de suporte na elaboração de um plano de cuidados adequado. É crucial que durante o período de prestação de serviços, estes sejam reavaliados, tornando assim o plano individual mais actual e adaptado às necessidades e desejos do utente, com o objetivo de prestar cuidados de excelência. As respostas de S.A.D existentes devem colmatar as necessidades dos utentes/famílias e das suas solicitações. Portanto, a concepção de mais serviços, aumentando a diversidade de propostas de actividades, tais como, mobilidade física, hidroterapia, estimulação cognitiva, momentos lúdicos, formação/informação entre outras, seria uma boa solução, tornando o S.A.D. num prisma mais abrangente e adaptado à sociedade em que vivemos.

Pág. 21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.