Page 1

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

DO FUTURO MEMBRO

MANUAL

VIA


A PARTIR DE AGORA VOCÊ ESTÁ PARTICIPANDO DO PROCESSO SELETIVO DE UMA DAS MAIORES EMPRESAS JUNIORES DE ENGENHARIA CIVIL DO TRIÂNGULO MINEIRO! ESTE MANUAL FOI DESENVOLVIDO PARA QUE VOCÊ POSSA CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A VIA E O MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR.

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

O PRIMEIRO PASSO VOCÊ JA DEU!

PREPRARE-SE PARA VOAR COM A GENTE... VIA


BASICAMENTE, MEJ É A SIGLA DE MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR , O QUAL NASCEU NA FRANÇA EM 1967. TEM POR PRINCIPAL OBJETIVO COMPLEMENTAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PARTICIPANTES, OFERECENDO OPORTUNIDADES PRÁTICAS DE SERVIÇOS NA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO COM CLIENTES REAIS. NA DÉCADA DE 80 NASCE A PRIMEIRA EMPRESA JÚNIOR DO BRASIL, EM SÃO PAULO NA FGV.

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

MAS AFINAL, O QUE É O MEJ?

HOJE POSSUÍMOS MAIS DE 60% DAS EJ'S DE TODO O MUNDO. O MOVIMENTO COMO UM TODO TEM COMO PROPÓSITO A BUSCA POR UM BRASIL EMPREENDEDOR E FORMAR PESSOAS COMPROMETIDAS E CAPAZES DE MUDAR O PAÍS POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE PROJETOS.

VIA


E ESSES NÚMEROS SÓ CRESCEM...


A lei 13.267 de 06 de Abril de 2016 regulamentou o funcionamento

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

EJ É LEI!

Lei Empresa Júnior

das empresa juniores e contribuiu imensamente para o fortalecimento da marca EJ como opção acessível e de qualidade para o MERCADO, e ao mesmo tempo, como agente de formação empreendedora dentro das universidades.

VIA


Consiste na experiência que cada EJ deseja proporcionar para seus membros. Ela é pautada em três pilares destrinchados em capacitação, execução e liderança.

CLIQUE AQUI PARA VER O DOCUMENTÁRIO DE 25 ANOS DO MEJ

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

VIVÊNCIA EMPRESARIAL

VIA


ALÉM DA BRASIL JÚNIOR, NOSSA INSTÂNCIA NACIONAL, TEMOS A FEDERAÇÃO MINEIRA, A FEJEMG. E PARA NOS AUXILIAR DE PERTO EXISTE O CENTRI, O NOSSO NÚCLEO!

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

INSTÂNCIAS

VIA


SER VIA DO SUCESSO PARA OS COLABORADORES, DESENVOLVENDO PROFISSIONAIS QUE IMPACTEM A SOCIEDADE POR MEIO DA VIVÊNCIA EMPRESARIAL. EM 2018 SER RECONHECIDA NO MERCADO DE UBERABA PELA QUALIDADE E INOVAÇÃO NOS SERVIÇOS, COM FOCO NOS MEMBROS E CLIENTES. ÉTICA, PROATIVIDADE, DEDICAÇÃO, PROFISSIONALISMO, COMPROMETIMENTO, SINERGIA E PAIXÃO.

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS DA VIA

VIA


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

VIA


VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

O ANO DE 2017 - VIDEO

VIA


1 - PRÁTICA - MUITAS VEZES VOCÊ SE VÊ ESTUDANDO DIAS E NOITES UMA DISCIPLINA, MAS SEM ENXERGAR O VERDADEIRO MOTIVO PELO QUAL VOCÊ ESTÁ APRENDENDO TUDO ISSO. É NESSE MOMENTO QUE VEMOS UMAS DAS MAIORES VANTAGENS DE UMA EMPRESA JÚNIOR : NELAS OS ALUNOS PODEM PREENCHER ESSA LACUNA E COLOCAR TEORIA EM PRÁTICA TORNANDO ASSIM O APRENDIZADO EFICIENTE E GRATIFICANTE 2 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - NA EJ ENCONTRAMOS UM AMBIENTE PROPÍCIO A DESENVOLVER VALORES DE UM BOM PROFISSIONAL COMO TRABALHO EM EQUIPE, ANALISE CRÍTICA, PROATIVIDADE, PROFISSIONALISMO , GERENCIAMENTO DE PESSOAS E DE TEMPO, COMVÍVIO COM PESSOAS DE DIFERENTES PERFIS, UTILIZAÇÃO DA PRÁTICA DE FEEDBACK , DESENVOLVIMENTO DA ORATÓRIA, ENTRE OUTROS. ALÉM DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, NESTE MEIO É POSSIVEL APRENDER A SE ADEQUAR A UM AMBIENTE DE TRABALHO POSSIBILITANDO MAIOR FACILIDADE QUANDO ESTIVER TRABALHANDO EM UMA EMPRESA JÚNIOR. 3 - DESENVOLVER SEU NETWORKING - O NETWORKING É PRIMORDIAL PARA A TROCA DE EXPERIÊNCIA , TIRAR DUVIDAS , TER IDEIAS, SE MANTER MOTIVADO, ASSIM TORNANDO MAIS FÁCIL QUALQUER PROCESSO COM TODA ESSA TROCA DE INFORMAÇÃO . O MEJ PODE TE PROPORCIONAR UMA GRANDE QUANTIDADE E QUALIDADE DE CONTATOS, NÃO SÓ COM OUTROS EMPRESÁRIO JUNIORES, MAS TAMBÉM COM PESSOAS INFLUENTES NO MEIO EMPRESARIAL.

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

10 MOTIVOS PARA SER UM EMPRESÁRIO JÚNIOR

VIA


4- APRENDER NEGOCIAR- PARTICIPAR DE UMA EMPRESA JÚNIOR TE POSSIBILITA O CONTATO COM CLIENTES REAIS, CONTRIBUINDO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO , SEU PROFISSIONALISMO , SEU JEITO DE LIDAR COM PESSOAS. 5 - DESENVOLVER LIDERANÇA - NO AMBIENTE JÚNIOR VOCÊ TERA A OPORTUNIDADE DE LIDERAR UMA EQUIPE E ENTÃO APRENDER A LIDAR COM PESSOAS MUITO DIFERENTES DE SI, PORÉM COM O MESMO OBJETIVO. VOCÊ, COMO LIDER , APRENDE A CONTROLAR O TEMPO, MOTIVAR SUA EQUIPE NA REALIZAÇÃO DE UM PROJETO, MANTER UM AMBIENTE CONFORTÁVEL DENTRO DO EMPREENDIMENTO,SERVIR DE EXEMPLO A TODOS DA EQUIPE E SABER DELEGAR DE FORMA CORRETA. 6 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - O PROJETO NÃO ESTÁ SAINDO CONFORME O ESPERADO, E AGORA? NO NOSSO DIA-A-DIA ENFRENTAMOS VÁRIOS TIPOS DE PROBLEMAS E NÃO PODERIA SER DIFERENTE NO MEIO EMPRESARIAL. ESSA EXPERIÊNCIA EM UMA EJ TE AJUDARÁ MUITO QUANDO VOCÊ ESTIVER EM UM AMBIENTE SÊNIOR E ENFRENTAR UM PROBLEMA PARECIDO. 7 - AUTOCONHECIMENTO - O MEJ SEMPRE TE FAZ PENSAR NO AUTOCONHECIMENTO, ESSA EXPERIÊNCIA TE FAZ REFLETIR SOBRE O MEIO NO QUAL VOCÊ ESTÁ INSERIDO E SE ISSO É O QUE REALMENTE VOCÊ QUER PARA SUA VIDA.SER JÚNIOR COM TODA CERTEZA TE AJUDARÁ A ENCONTRAR SEU VERDADEIRO CAMINHO DE VIDA.

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

10 MOTIVOS PARA SER UM EMPRESÁRIO JÚNIOR

VIA


8 - ESTIMULAR O EMPREENDEDORISMO- EMPREENDEDOR, NO NOSSO PONTO DE VISTA É AQUELE QUE QUER FAZER ALGO DIFERENTE, SABE COMO FAZER ISSO - OU, NÃO SABE, BUSCA O CONHECIMENTO NECESSÁRIO - E NÃO DEIXA QUE NADA O IMPEÇA DE ALCANÇAR O SEU OBJETIVO. ELE VAI LÁ E FAZ, FAZ DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL, TENTANDO SEMPRE INFLUENCIAR O MEIO EM QUE ESTÁ CONTIDO, ALÉM DE BUSCAR SER MOTIVADO E, PRINCIPALMENTE, INSPIRAR OS OUTROS. 9 - IMPACTAR A SOCIEDADE- COMO NOSSOS SERVIÇOS SÃO DE BAIXO CUSTO E DE ALTA QUALIDADE CONSEGUIMOS IMPACTAR A SOCIEDADE DE FORMA A AJUDAR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS A CRESCER, MAS NÃO PARA POR AÍ! ALÉM DE ATINGIRMOS DIRETAMENTE PESSOAS FÍSICAS, TODA EJ REALIZA PROJETOS COM IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL, ALÉM DE AÇÕES FILANTRÓPICAS. AQUELES QUE PASSAM POR ESSA EXPERIÊNCIA, AO FIM DE SUA JORNADA DENTRO DO MOVIMENTO, SERÃO PESSOAS COMPROMETIDAS COM O BEM DA SOCIEDADE E DO AMBIENTE. 10 - SE DIFERENCIAR NO MERCADO DE TRABALHO- DADO O MOMENTO ECONÔMICO/SOCIAL EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, SERÁ QUE A GRADUAÇÃO BASTA? TER UM DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR É UM DIFERENCIAL OU TORNOU-SE UM PRÉ REQUISITO? SABEMOS ATUALMENTE QUE O MERCADO DE TRABALHO ESTÁ CADA VEZ MAIS COMPETITIVO: EMPRESAS QUEREM COLABORADORES MAIS CAPACITADOS E ENGAJADOS, MAIS QUALIFICADOS PARA AQUELA FUNÇÃO E COM MAIS INSUMOS PARA CONTRIBUIR COM O CRESCIMENTO DA ORGANIZAÇÃO. A EMPRESA JÚNIOR TRABALHA EXATAMENTE NESSE CENÁRIO: DIFERENCIAÇÃO.

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

10 MOTIVOS PARA SER UM EMPRESÁRIO JÚNIOR

VIA


BENCHMARKING - QUANDO EMPRESAS TROCAM INFORMAÇÕES SOBRE SUAS PRÁTICAS COM A CONCORRÊNCIA (NO NOSSO CASO COM EMPRESAS JUNIORES), INCORPORANDO MELHORES DESEMPENHOS DE OUTRAS FIRMAS E/OU APERFEIÇOANDO OS SEUS PRÓPRIOS MÉTODOS. BENCHLOVE - QUANDO O BENCHMARKING ACABA EM AMOR <3 #DESCUBRA BJ - BRASIL JÚNIOR, NOSSA CONFEDERAÇÃO CLUSTER - DENOMINAÇÃO DADA AOS DIFERENTES NÍVEIS DE MATURIDADE DAS EMPRESAS JUNIORES NO PAÍS , DENTRO DE EJ'S FEDERADAS, EM UMA ESCALA DE 1 A 5. CONSELHO MULTIPLICADOR - RESPONSÁVEIS POR REPRESENTAR A EJ NA FEJEMG E MULTIPLICAR CONHECIMENTOS SOBRE O MEJ DENTRO DA EJ. EDL - ENCONTRO DE LÍDERES, EVENTO QUE REÚNE AS DIRETORIAS DE EJS,NÚCLEOS,FEDERAÇÕES E A PRÓPRIA BJ DE FORMA ANUAL. EJ - EMPRESA JÚNIOR ( O PLURAL É EMPRESAS JUNIORES , VIU?)

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

GLOSSÁRIO DO MEJ

VIA


EMEJ - ENCONTRO MINEIRO DE EMPRESAS JUNIORES. ENEJ- ENCONTRO NACIONAL DE EMPRESAS JUNIORES. (EM 2018 ELE SERÁ EM OURO PRETO-MG) FEJEMG- FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS, NOSSA FEDERAÇÃO. GP - GESTÃO DE PESSOAS (UM DEPARTAMENTO DENTRO DE NOSSA EJ) IMERSÃO- ATO OU RESULTADO DO PROCESSO DE MERGULHAR, SUBMERGIR. NA EJ, NOSSAS IMERSÕES SÃO MOMENTOS EM QUE SEPARAMOS UM DIA, OU PARTE DELE PARA SE DEDICAR A VIA, COM ATIVIDADES VOLTADAS PARA NÓS E PARA EMPRESA. INSUMO- ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE UM DETERMINADO PRODUTO OU SERVIÇO. PARA TIRAR UMA CONCLUSÃO, POR EXEMPLO, PRECISAMOS DE DIVERSOS INSUMOS QUE GERARIAM TAL RESULTADOS. MARÉ VERMELHA- TAMBÉM CONHECIDA COMO FEJEMG

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

GLOSSÁRIO DO MEJ

VIA


MEJ - MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR ORGANOGRAMA- GRÁFICO DE NOSSA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PA- PLANO DE AÇÃO PE - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PF- PLANEJAMENTO FINANCEIRO

BONS ESTUDOS, E VEM VOAR COM A VIA!

PEDRO ASSIS GARCIA ASSESSOR DE GESTÃO DE PESSOAS

VIA JR CONSULTORIA E PROJETOS

GLOSSÁRIO DO MEJ

VIA

Manual do futuro membro  

Processo Seletivo VIA Jr 2018

Manual do futuro membro  

Processo Seletivo VIA Jr 2018

Advertisement