Issuu on Google+

ACRIMESP Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo Gabinete da Presidência do Conselho

São Paulo, 10 de julho de 2013

À REDE GLOBO DE TELEVISÃO PROJAC - Central Globo de Produção Estrada dos Bandeirantes, nº 6.900 Cep.: 22780-086 - Rio de Janeiro – RJ At. Srs. Walcyr Carrasco e Wolf Maia

Ref.: MOÇÃO DE INADEQUAÇÃO DE ABORDAGEM SOBRE TEMA.

A

ACRIMESP

-

Associação

dos

Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo, entidade de direito privado,

voltada a defesa dos interesses da classe,

mormente daqueles atuantes na área criminal, vem pela presente, primeiramente externar votos de admiração e respeito a esta empresa de comunicação que vem, ao longo destes anos levando entretenimento

à

população,

tanto

nacionalmente

como

internacionalmente, cumprindo seu papel participativo na sociedade e formando opiniões acerca dos mais variados temas de interesse público. No entanto, na semana compreendida entre os dias 01 a 05 de julho do corrente ano, em um dos capítulos da novela das 21:00 hs., AMOR À VIDA, foi levado a público uma postura imoral e antiética da advogada (Carol Castro) para a defesa dos interesses do pai não biológico, envolvendo aspectos cíveis e penais. Av. Dr. Abraão Ribeiro, 313 - 2º andar – conj. 093 – Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães CEP 01133-020 – Tele/fax: 3057-2525 – São Paulo/SP


Muito embora a arte tente, na medida do possível, imitar a vida real e, não seja de todo impossível que algum profissional do ramo adote posturas imorais e anti éticas, é fato que a enorme abrangência de público alcançada pela trama da novela e pela forma como foi colocada a situação específica na trama, induz o telespectador a uma opinião equivocada sobre toda uma classe, bem como, sugere que sempre que alguém precisar mentir judicialmente poderá contar com um advogado, o que, sem dúvida, denigre a imagem profissional.

O advogado em seu mister tem a obrigação de repudiar situações como a que foi apresentada, repudiando veementemente toda e qualquer mentira adotada como fundamento da defesa de seu constituinte.

Trata-se de postura inadequada, anti ética e imoral, sujeita a sanções tanto de ordem judicial como de ordem administrativa pelo Órgão de representação da classe que é a Ordem dos Advogados do Brasil, pelo patrocínio temerário e aventureiro da causa.

Assim, considerando a lisura que norteia o festejado autor da novela Walcyr Carrasco, na formação de temas relevantes à sociedade em geral, manifestamos nesta, moção de repúdio a forma inadequada trazida pela trama, como se o perfil de todos os advogados fossem norteados de forma a sempre adaptarem, antieticamente e imoralmente, uma solução no patrocínio das causas em que atuam, induzindo o público, inclusive internacionalmente, a uma falsa e perigosa opinião dos profissionais do direito.


Assim, sugerimos esforços no sentido que se adapte à trama uma punição à profissional que embasou sua defesa de forma mentirosa, antiética e imoral, mostrando ao público que existe sim, entidades voltadas a punição destes tipos de profissionais.

Na certeza de que serão tomadas as providências necessárias, externamos, mais uma vez, votos de estima e consideração.

Ademar Gomes Presidente do Conselho


Oficio a Rede Globo | Amor à Vida