Page 1

Jornal da E.E.E.P. Marvin - Cristo Redentor - Fortaleza - Ceará

EDITORIAL Com o objetivo de divulgar o que acontece na Escola Estadual de Educação Profissional Marvin e de ampliar o horizonte cultural de seus alunos, o projeto Museu Cultural Marvin criou o Jornal Marvin. Nele, o leitor poderá encontrar informações sobre o cotidiano da escola, seus eventos, projetos desenvolvidos, o que pensa seu núcleo gestor, secretaria, professores e, principalmente, estudantes e comunidade escolar, para os quais este jornal é produzido. Com este objetivo, pretende-se oferecer ao leitor textos importantes para seu desenvolvimento cultural e pedagógico visando um aprendizado no qual a leitura é o fator principal.

Agosto/Setembro/Outubro - 2009 Nº 01

de seu patrimônio e o desenvolvimento de algumas ações culturais tornando os alunos protagonistas desta história. Desde o início do ano de 2009, o projeto vem desenvolvendo suas atividades, principalmente com a capacitação de alguns alunos do curso técnico de Informática. Num primeiro momento, foi trabalhado com eles a importância da história oral com a leitura de “contos filosóficos” de todo o mundo e atividades que reforçassem a compreensão do texto e a importância da memória. Num segundo momento, reforçando a importância da memória para a construção de uma história e de uma cultura, os alunos participaram do projeto “Não esqueça” no qual escreveram uma redação dizendo tudo que era importante para a vida deles e que as pessoas não deveriam

MUSEU CULTURAL MARVIN O Museu Cultural Marvin é um projeto criado com o objetivo de resgatar a história da Escola Estadual de Educação Profissional Marvin tendo em vista a preservação

Patrocinadores

terceiro momento, eles fizeram um curso de digitação na Internet, o Typing Web, para melhorarem sua digitação, bem como a concentração e atenção. A capacitação destes alunos teve como finalidade principal auxiliar no desenvolvimento de ações do projeto, em particular, como o site do Museu Cultural Marvin, seu Blog animado, seu Orkut e sua comunidade na Internet a serem criados num quarto momento com objetivos bem específicos. No caso do site do Museu, ele servirá como documentação e fonte de informação sobre o que acontece na escola. Já o Blog animado contará esta história dia-a-dia por meio da visão dos próprios alunos. O Orkut funcionará como um meio de interatividade entre os alunos e galeria virtual de imagens do que acontece na escola: seus eventos, confraternizações, o dia-a-dia dos alunos e funcionários, além conter imagens antigas da escola. E a comunidade do Museu Marvin terá como fim enquetes, fóruns e discussões sobre a escola. Por fim, o próprio Jornal Marvin é também uma atividade do projeto criado para divulgar na comunidade por meio impresso tudo que acontece no Marvin, bem como também uma forma de registro histórico da escola. Jean Pierre - Professor de Filosofia e Sociologia e

esquecer, em seguida, criando slides a partir de suas redações. Num

Coordenador do Museu Cultural Marvin


Jornal do Marvin

2

QUARTETO DE CORDAS ARTE E SOM A música, por si só, tem o dom de conscientizar o jovem sobre a realidade, fazendo-o refletir que nem tudo está perdido. Ela faz nascer uma nova esperança para uma vida melhor, com mais oportunidades e novos caminhos, além de ampliar as oportunidades para o mundo do trabalho. Neste sentido, foi criado o projeto Quarteto de Cordas Arte e Som com os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Marvin. Em busca da consolidação do projeto, os alunos do grêmio estudantil da escola formaram uma comissão, foram a SEDUC e conseguiram o financiamento dos instrumentos musicais: 2 violinos, 1 viola e 1 violoncelo. Desde agosto, estão assistindo a aulas de teoria musical e tendo seu primeiro contato com os instrumentos. Esse projeto traz muitos benefícios aos alunos envolvidos: promove atividade e desenvolvimento intelectual; desenvolve a cultura através da arte e do conhecimento; resgata a auto-estima do adolescente e seus vínculos de familiaridade; incentiva a ocupação produtiva do tempo; desenvolve a responsabilidade; o compromisso e o trabalho em grupo. A escola busca uma redefinição de seu papel social, quando possibilita que os alunos sejam protagonistas da transformação das realidades do meio em que vivem e quando fortalece valores de cidadania, respeito e solidariedade. Por fim, este projeto busca apoio na música para a tarefa árdua de resgatar a auto-estima do jovem fazendo com que ele acredite que é capaz de ocupar o seu espaço na sociedade de forma significativa, pois com seriedade, bom preparo e boa vontade, é possível montarmos um quarteto de cordas! Priscila Pimentel Professora de História e coordenadora do projeto Quarteto de Cordas Arte e Som.

PRIMEIROS PASSOS

CORAL MARVIN MÚSICAS PARA A ALMA E O CORAÇÃO

Regina Guimarães – Professora de Artes


Jornal do Marvin

3

10ª REGIÃO MILITAR – O SURGIMENTO DE FORTALEZA

I FESTIVAL DO PROTAGONISMO JUVENIL O Festival de Protagonismo Juvenil foi realizado dias 19 a 22 de setembro de 2009 na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro e estar presente nele proporcionou a nós, estudantes da E.E.E.P. Marvin, novos conhecimento e experiências. No primeiro dia, nós fomos acolhidos no local pela organização que nos encaminhou ao auditório onde houve a abertura do festival com a apresentação do filme documentário “Pro dia nascer feliz”. No decorrer do segundo e terceiro dia, houve apresentações de palestras com temas voltados para o protagonismo juvenil, além de oficinas de protagonismo social, econômico e cultural. Tivemos ainda a gravação do programa interativo Megafone, onde foram apresentados projetos sociais como o Banco Palmas, Ashoka e Think Quest.

Ao término do terceiro dia, foi realizada a solenidade de entrega dos microônibus escolares das escolas profissionais na E.E.EP. Paulo VI os quais foram entregues pelo governador Cid Gomes. Por fim, no último dia do festival tivemos a feira de experiências protagonistas. Rodrigo Ferreira Aluno do 1º ano do curso de Técnico em Turismo

Maria Luciana e George Luiz Aunos do 1º ano do Curso Técnico em Enfermagem


Jornal do Marvin

4

Ninguém saberá

CUANDO LOS ANGELES LLORAN

Dica de filme

Toda vez que cai o anoitecer Olho para as estrelas E vem na minha mente Teu rosto, cravado em meu pensamento. Filme de surf? Não. Baseado em fatos reais, "A onda" é um filme alemão sobre a juventude hoje em dia, principalmente, o vaizo que existe nela muitas vezes e que quer ser preenchido, mas com o quê? Onde? N'a onda, um movimento criado por um professor para que seus alunos entendam o que é autocracia, isto é, um governo autoritário. O filme se passa na Alemanha e vale apena assistir para ver quais as mudanças que este movimento causará na vida dos estudantes e do professor.

Não te esqueço um só momento. Sei que mesmo estando longe Pelas estrelas e o luar Posso te encontrar É só fechar os olhos e sonhar Que irei me ver a te beijar. Vivi muito tempo na solidão Que ao anoitecer Se transforma em prisão. As grades não podem ser quebradas A chave só tu tens e na hora que tu falas Pareço esquecer tudo, Me sinto bem. Você me ajudou a despertar De um sono de tristeza Muitas vezes pensei em acordar de teu sonho Mas se acordasse Não veria tua beleza. O teu olhar que penetra minha carne Teu sorriso Como meu paraíso Minha noite de luar Que passa os dias e nunca vai acabar.

Grupo Maná (Música pertecente ao repertório do Coral Marvin)

Pena que tu não sabes Que ninguém sabe Que ninguém saberá. Poeta dos Anjos (Pseudônimo de Paulo Renato - alunio do curso de Turismo)

EXPEDIENTE ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MARVIN Gestores: Mônica Silva, Socorro Amaral e Everton Alves Coordenação do jornal: Prof. Jean Pierre

Tiragem do jornal: 500 exemplares

A PARTIDA DOS BARCOS Mostrando o mar, um mestre zen diz a um de seus discípulos: - Você diz que o espírito exerce seu domínio sobre a matéria. Muito bem, impeça aqueles barcos lá de irem embora. O discípulo abaixou a cortina da janela pela qual eles olhavam. - Sim - disse o mestre sorrindo e levantando a cortina -, muito bem, mas você teve de usar as mãos. Então o discípulo fechou os olhos. Fonte: Jean-Claude Carrière, O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. Tradução de Cláudio Figueiredo. 2ª ed. São Paulo: Codex, 2004.

Jornal do Marvin Ed. 01  

Primeira edicao do Jornal Marvin, feita por educadores e estudantes da Escola Estadual de Educacao Profissional Marvin (EEEP Marvin)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you