Issuu on Google+

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO


Introdução Para um logotipo se estabelecer e ser facilmente reconhecido e distinguido dos demais, é necessário que ele seja integrado, consistente e uniforme nas suas aplicações. Este manual é uma ferramenta para auxiliar na gestão do logotipo do Verzen. Aqui, consideramos o logotipo como um organismo vivo e dotado de personalidade, linguagem e atributos. Além da conceituação e contextualização do logotipo, você encontrará informações técnicas, normas e diretrizes para sua correta aplicação em diferentes meios de comunicação. Cumprir as recomendações deste manual é de muita importância e representa o primeiro passo para obter-se uma estratégia de marca unificada, zelando pelo alinhamento conceitual na implementação e no desenvolvimento de futuros layouts.

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

02


Índice 01. Logotipo (versão oficial)

p.04

02. Versão positiva e negativa

p.05

03. Versão positiva em 2 cores

p.06

04. Versão traço e tons de cinza

p.07

05. Diagrama de construção

p.08

06. Área de defesa

p.09

07. Reduções máximas

p.10

08. Cores institucionais

p.11

09. Tipografia

p.12

10. Aplicação em fundos complexos p.13 11. Aplicações vetadas

p.14

12. Fechamento

p.15

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

03


01. Logotipo (versão oficial) Este é o logotipo oficial do Verzen e sua aplicação será sempre preferencial. O logotipo é o elemento central de uma identidade visual. Quando bem utilizado e aplicado, torna-se o item primário para o reconhecimento de qualquer produto no menor tempo de leitura e espaço. A assinatura principal é formada pela união de símbolo (representado pelas folhas e a figura de um ser humano) + logotipo (tipografia). Prioritariamente, ele deve ser aplicado nas cores institucionais sobre fundo branco, respeitando sempre as proporções e alinhamentos entre todos os elementos que constituem o logotipo.

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

04


02. Versão positiva e negativa Para aplicações que exigirem ou limitarem a aplicação do logotipo em apenas 1 cor, torna-se necessária a aplicação em positivo (sobre fundos brancos ou claros) e negativo (sobre fundos pretos ou escuros).

versão positiva

As versões positiva e negativa do logotipo (também conhecidas como versões monocromáticas) devem ser sempre aplicadas conforme o padrão ao lado, para garantir e respeitar os critérios de legibilidade e contraste em relação ao logotipo e fundo onde será aplicado.

versão negativa

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

05


03. Versão positiva em 2 cores Para aplicações em apenas 2 cores, torna-se necessário seguir o padrão especificado ao lado para a aplicação do logotipo. A aplicação do logotipo do Verzen em duas cores deve respeitar o padrão cromático ao lado. Vale ressaltar que esta aplicação é secundária, e deve ser feita apenas em algumas situações.

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

06


04. Versão traço e tons de cinza Quando houver restrições de uso, aplicação ou impressão, o logotipo pode ser aplicado em versão traço ou em tons de cinza (retícula de preto). Para aplicar o logotipo em traço, deve-se seguir a proporção ao lado, onde a espessura do contorno deve ter 4mm para o logotipo aplicado com 6cm de largura.

versão em traço

Para aplicação do logotipo em tons de cinza (retícula de preto), deve-se seguir a proporção de tinta preta sugerida ao lado em cada elemento do logotipo. K 4~K85

K 85

versão em tons de cinza

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

07


1/2x 1/2x

1/2x 1/2x

x

1/2x 1/2x

05. Diagrama de construção O logotipo sempre deve ser aplicado em suas proporções originais.

x

Para a aplicação do logotipo na proporção correta, sempre recorra a um arquivo eletrônico em formato vetorial. Caso não seja possível, deve-se seguir o diagrama de construção ao lado, para que todas as proporções e detalhes do logotipo sejam preservados em qualquer tipo de aplicação. Para servir de base no cálculo das proporções do logotipo, foi tomado como referência a altura da barriga da letra E, que é denominada X.

x x

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

08


06. Área de defesa y

Para que o logotipo tenha uma boa leitura , é necessário que seja respeitada uma área de defesa ao redor dele. A área de defesa tem como objetivo preservar a visibilidade e leitura da marca, evitando a aproximação excessiva de outros elementos que possam atrapalhar a sua percepção.

y

y

Portanto, nenhum elemento gráfico (textos, grafismos etc) pode ultrapassar o campo de reserva que compreende a medida “Y”, obtida através da largura da letra N da tipografia.

y

y

y

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

09


07. Reduções máximas Para garantir a reprodução legível do logotipo, foi estabelecido um padrão de redução máxima para cada uma de suas aplicações. Deve-se respeitar a proporção entre os elementos de cada assinatura, não podendo haver nenhum tipo de alteração nas respectivas formas e espaçamentos para não comprometer a legibilidade nas aplicações reduzidas. Para a aplicação do logotipo, a redução máxima permitida é de 20 milímetros ou 100 pixels. 20mm 100 pixels

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

10


08. Cores institucionais As cores possuem grande importância na identificação visual de um logotipo e sua utilização de forma estratégica otimiza o reconhecimento pelo público. O logotipo do Verzen possui 2 cores institucionais, que devem ser utilizadas em todos os veículos de comunicação. A relação ao lado apresenta as especificações técnicas nas principais escalas para impressão e reprodução digital: Pantone, CMYK, RGB. C 100 M0 Y 100 K 50

R0 G 101 B 46

PANTONE 100% Pantone 356 C

C 50 M0 Y 100 K 0

R 141 G 198 B 63

PANTONE 100% Pantone 368 C

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

11


09. Tipografia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 .,; !?$&@% Lobster 1.4

A uniformização da tipografia é uma característica capaz de conferir unidade e profissionalismo à imagem de um negócio e, conseqüentemente, otimizar a experiência da marca. Para a produção de todos os materiais de caráter institucional (papelaria, sinalização, documentos corporativos etc.), deve-se adotar a Lobster 1.4.

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

12


10. Aplicações em fundos complexos Em alguns casos, pode haver dificuldade em aplicar o logotipo em certos tipos de fundo com imagens complexas, como mosaicos, fundos excessivamente coloridos ou com grafismos complexos. Para isso, foi desenvolvida uma aplicação do logotipo para que este não perca leitura em fundos complexos. Em casos como esses, o logotipo deve ser aplicado dentro de um espaço delimitado (box) branco, que deverá respeitar a área de respiro do logo, conforme pode ser visto nos exemplos ao lado.

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

13


11. Aplicações vetadas É muito importante que um logotipo seja corretamente aplicado para que a sua identidade e leitura não sejam prejudicadas. logotipo foi distorcido em sua proporção horizontal

logotipo foi aplicado com cores invertidas

elementos de apoio do logotipo aplicados fora do padrão

logotipo foi distorcido em sua proporção vertical

logotipo foi aplicado em fundo que não dá contraste

símbolo aplicado fora da proporção

logotipo foi aplicado inclinado

O logotipo do Verzen não deve ser alterado em hipótese nenhuma, seja nas suas cores, diagramação ou proporções. Ao lado podem ser vistos alguns exemplos de erros que podem ocorrer. A aplicação de qualquer um destes exemplos ao lado estão vetados. Certifique-se de que a marca seja reproduzida com máxima fidelidade.

logotipo foi aplicado sem obedecer sua área de defesa

logotipo aplicado sem elementos de apoio

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

14


12. Fechamento Em qualquer peça de comunicação ou ação promocional, independente da mídia utilizada (impressa, eletrônica, dinâmica etc), o Verzen deve ser claramente identificado por intermédio do seu logotipo. O logotipo é o sinal que identifica o produto e atua como ponto primordial em toda a comunicação, devendo ser aplicada com clareza e não podendo estar sujeita à leituras dúbias ou incompletas. Para cada aplicação, a escolha da versão da marca deve estar adequada ao espaço disponível e deve ser utilizada de forma a buscar harmonia com o restante do layout. A percepção clara da marca pelo receptor é imprescindível. Fica proibida qualquer interpretação ou interferência sobre a marca, independente da excelência do nível criativo, visto que essa ação incidirá na leitura da mesma e pode confundir a percepção do consumidor . É importante ressaltar que quaisquer outras necessidades não previstas neste manual e vem ser submetidas aos responsáveis pelo desenvolvimento deste projeto, para que possam ser criadas as soluções apropriadas.

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO |

15



VERZEN