Issuu on Google+

TERÇA-FEIRA - 06 de AGOSTO de 2013 - edição 820

Terça-Feira

06

1

Diretora: Elizabete Gois Ano XIII - Nº 820 - R$ 2,00

de Agosto de 2013

Polícia militar apreende nove quilos de maconha em Cornélio Procópio A apreensão ocorreu quando os PMS abordaram, durante um bloqueio policial, o Volskwagem modelo Gol, nas proximidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Assistência Social debate nos bairros propostas para Conferência Municipal A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacarezinho realiza na próxima quinta-feira, 8, a Conferência Municipal de Assistência Social no Conjunto Amador de Teatro (CAT).

leia na página 5

leia na página 8

60% das estradas rurais de Ibaiti já estão recuperadas O prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo, cumprindo mais uma das promessas feitas durante a campanha eleitoral, já recuperou 60% das estradas rurais do município.

leia na página 3

Programa Telessalas do Trabalhador reinicia aulas em Siqueira Campos

As novas oficinas oferecidas pela Telessala do Trabalhador de Siqueira Campos já começaram. As aulas são gratuitas e transmitidas ao vivo, via satélite e ainda conta com acompanhamento de um tutor.

leia na página 5


2

OPINIÃO TERÇA-FEIRA - 06 de AGOSTO de 2013 - edição 820

ARTIGO Cinzas e diamante Parte do encanto que emana do papa Francisco se deve ao contraste com o deserto de liderança que o mundo atravessa. Prova disso se encontra na própria Roma, da qual é o bispo, título que prefere por razões ecumênicas. Lá, a Justiça acaba, sem apelo, de condenar Berlusconi, quatro vezes primeiro ministro. Como foi possível que se degradasse tanto o posto antes ocupado por De Gasperi e Aldo Moro? Um dos amigos diletos do réu italiano de incontáveis processos é Putin, que sobrou como destroço do naufrágio de 70 anos da mais radical das revoluções, a que pretendia criar o “homem novo”. A Itália e a Rússia são casos extremos, mas não únicos. O que é Angela Merkel, comparada a Adenauer ou Willy Brandt? Ou Hollande, cotejado a De Gaulle e a Mitterrand; Cameron, a Churchill; Mariano Rajoy ao pacto de Moncloa e a Felipe González? Países que, tempos atrás, tiveram governantes influentes como o Canadá de Trudeau ou a Suécia de Olof Palme mergulharam no completo anonimato. A China se especializa numa série infindável de clones com o mesmo terno escuro e igual gravata vermelha. O 3º Mundo, que estreava com Nehru, Nasser, Tito, Sukarno, descambou para a irrelevância. Ho Chi Minh virou nome de cidade. A ONU, o FMI, o Banco Mundial, antes dirigidos por personalidades fortes, foram entregues a gente que ninguém conhece. Do Brasil, cuja vida pública se ilustrava com Tancredo, San Thiago Dantas, Ulysses, para só mencionar alguns mortos, nem preciso falar. As causas podem ser muitas e complexas, mas é inegável que se trata de mediocrização sem precedentes talvez. Nos anos 1930, surgiram lideranças políticas poderosas embora altamente malignas: Hitler, Stalin, Mussolini. Hoje, nem isso.

Por Rubens Ricupero Deixei para o fim Obama, o caso mais espetacular de frustração de expectativas desde John Kennedy. Pode ser que no futuro os historiadores julguem que ele tenha sido injustiçado; que a diferença de circunstâncias não teria permitido a reprodução do New Deal e o aparecimento de um segundo Franklin Roosevelt. O fato, porém, é que para muitos de seus eleitores ou entusiastas, dentro e fora dos EUA, o presidente é uma decepção. A frustração vem de muita coisa: a timidez da reforma financeira, o fracasso em reverter a escandalosa concentração de renda, a escolha para postos principais dos homens de Wall Street responsáveis pela crise, o programa de assassinatos a distância e agora a espionagem de tudo e de todos no melhor estilo Big Brother. Sobram a Obama os instrumentos do poder duro: os drones para matar sem risco ou os meios eletrônicos para espionar. Apesar do absurdo Nobel da Paz que lhe deram adiantado, faltam-lhe os elementos intangíveis da liderança moral e de ideias. É esse vácuo que Francisco passa a ocupar principiando com aquilo que os políticos evitam: a autocrítica rigorosa. A denúncia da “globalização da indiferença”, o convite imperioso para ir em socorro das periferias, geográficas e existenciais, o exemplo dos gestos concretos, o conceito de poder como serviço são mais que uma promessa. Um diamante começa a brilhar em meio às cinzas. Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da Faap e do Instituto Fernand Braudel de São Paulo, foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e ministro da Fazenda no governo Itamar Franco.

CHARGE DO DIA

ARTIGO A revolução do papa A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro foi o maior fenômeno de massas da nossa história. Mais de 3 milhões de pessoas lotaram as areias da Praia de Copacabana para ouvir o papa Francisco. Foi um espetáculo incrível de fé, unidade e alegria. Como todos que lá estiveram, vivi uma experiência forte. O clima era de final de Copa do Mundo. A multidão gigantesca não era massa despersonalizada. Tinha um toque de família que impressionava e mexia por dentro. Usando tênis e mochilas e agitando as bandeiras dos seus países, os jovens cantaram, dançaram e entoaram bordões como “somos a juventude do papa”. Mas também vi, nos momentos previstos de recolhimento e oração, um silêncio que se podia cortar. Ouvia-se apenas o rumor das ondas do mar. Incrível! Durante quase uma semana, apesar da chuva, do frio e dos problemas de organização, milhares de jovens vindos de todas as partes do mundo mostraram a supreendente capacidade de renovação da Igreja Católica. O papa falou dos riscos de valores efêmeros como sucesso, dinheiro e poder, alertou para as atitudes egoístas, convocou os jovens a não esmorecer na luta contra a corrupção e reforçou seu empenho contra a pobreza, a desigualdade e a insensibilidade social. Mas, sobretudo, o papa sacudiu a própria Igreja e fustigou as atitudes de acomodação e burocracia. Falando aos jovens argentinos, na Catedral do Rio, Francisco pediu uma Igreja “barulhenta”que “saia às ruas”. “Espero uma confusão na JMJ, mas quero confusão e agito nas dioceses, que vocês saiam às ruas. Quero que a Igreja vá para as ruas. Quero que nos defendamos de tudo que seja acomodação e ficar fechado em torno de nós mesmos. Não podemos esvaziar a fé”, disse. Na missa que marcou o encerramento da JMJ, o papa, mais

Acordou sem pinto Geraldo Ramos bebeu além da conta e acabou desmaiando em uma rua. Ao acordar, o homem de 45 anos descobriu que estava sem o pênis. Morador de Santiago (República Dominicana), Geraldo afirmou à emissora local "Noticias Sin" não ter a menor idéia de onde o seu membro foi parar. Vizinhos, entretanto, comentaram contaram à TV que um cachorro havia comido o pênis de Geraldo. O suposto cão não foi encontrado. Legaliza logo Quatro dias após a Câmara do Uruguai aprovar a legalização e a regulamentação da venda da maconha no país, um grupo de cariocas resolveu fazer um protesto de maneira bem-humorada no fim da tarde deste domingo (4), na Praia de Ipanema, na Zona Sul da cidade. Às pressas, organizadores da Marcha da Maconha planejaram o ato, que assim como as outras manifestações ocorridas no Rio, foi marcado pela internet. Com faixas e cartazes, eles pediam a candidatura do presidente uruguaio José Mujica ao governo do estado do Rio de Janeiro. Concordo O vereador Renato Cinco (PSOL-RJ), conhecido por sua luta pela legalização da maconha, destacou o aspecto político da pauta. "A proibição causa muito mais violência e corrupção do que o contrário. A luta é também por questão de segurança", explicou o vereador. Poderia ser assim nos dias de hoje No passado, os tribunais executavam seus prisioneiros de maneiras brutais. Alguns tinham sua cabeça esmagada por elefantes ou eram atravessado por bastões, enquanto outros eram arrancados sua pele ou seus órgãos. HÁ, SE FOSSE ASSIM NOS DIAS DE HOJE, QUERIA VER O POLITICO TER CORAGEM DE SER CORRUPTO. Imagina os caras do mensalão sendo empalados, não seria uma má idéia; há há

Por Carlos Alberto Di Franco uma vez, apontou os jovens como os atores principais da propagação da fé católica. Na homilia, o papa pediu à multidão estimada em 3,5 milhões de pessoas que não ficasse “trancafiada”em casa. “A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que os caracteriza”. Impressionou, e muito, o tom positivo que permeou todos os discursos e homilias do papa. Impressionou também a transparência de Francisco em suas entrevistas aos jornalistas. O que se viu não foi uma Igreja acuada, na defensiva. Ao contrário. O papa rasgou um horizonte valente e generoso. Deixou claro que os católicos não são antinada. O cristianismo não é uma alternativa negativa, encolhimento medroso ou mera resignação. É uma proposta afirmativa, alegre, revolucionária. Os discursos do papa não desembocaram num compêndio moralizador, mas num desafio empolgante proposto por uma pessoa: Jesus Cristo. Os jovens entenderam o recado e mostraram notável sintonia com o papa. O papa é exigente. Sem dúvida. E os jovens vão atrás do seu discurso comprometedor. Não gostam de um cristianismo desidratado. A juventude abraça grandes bandeiras: a coerência com a fé, a rebelião dos valores, a luta contra as discriminações, a defesa da vida, o combate à corrupção. Quem não perceber, na mídia e fora dela, essa virada comportamental perderá conexão com o novo mundo. Afinal, como bem salientou o papa: “A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”.

Sete leis curiosas Alemanha A cidade de Fluorn-Winzeln, criou uma lei em que a imagem do “Papai Noel” é proibida antes e durante época de Natal. O objetivo da lei é resgatar a verdadeira imagem de São Nicolau. Croácia Com a crise financeira de 2008, o governo proibiu as festas de fim de ano no país. O objetivo é reduzir os gastos dos cidadãos. Irã No Irã, as vitrines de lojas são proibidas de expor gravatas e roupas íntimas femininas nas vitrines. As roupas intimas das mulheres só podem ser expostos no interior das lojas, mas com a condição de não haver nenhum vendedor homem no estabelecimento. O governo também proibiu os homens de usarem cabelos compridos. Nepal Os funcionários de aeroportos são proibidos de trabalharem com calças que contenham bolsos. O objetivo é acabar com o suborno. Suíça Na Suíça é proibido cortar a grama, estender roupas e lavar o carros no domingo. Índia O estado indiano de Chhattisgarh criou uma lei que obriga os servidores públicos eleitos a construírem um sanitário com descarga no prazo de um ano depois de assumirem o cargo. China Na China se você tiver mais de um filho você paga multa. Eu estaria pagando uma multa lascada então há há ha Uma lei implantada na cidade chinesa de Guangzhou determinou que cada família poderá ter apenas um cachorro. Festa de agosto A origem do tal santo eu não sei ao certo, são tantas versões que conheço que é melhor me calar por aqui. Uma coisa eu sei sobre a festa, se comprar roupa, bolsas e acessórios estamos sujeitos encontrar um monte de gente com o mesmo modelito. Por isso recomendo comprar meia e cueca, além de ser barato não aparece. Ah, fico devendo uma cueca passarinheira ao meu cunhado Guilherme, prometo que se até o fim da festa eu encontrar eu compro. Segundo a teoria do cunhado a tal cueca passarinheira é mais fácil pra tirar o bicho pra mijar além de dar aquela ventilada boa. Há há há Escorregaram Morro do Sabão em Santo Antonio da Platina tá ficando famoso e também liso. Graças ao trabalho da PM no ultimo dia (02)mais um traficante “escorregou no morro” e foi parar da DP. Os usuários que estavam indo comprar drogas também “escorregaram “no sabão do morro e fugiram tomando rumo ignorado. R$ 405,00 em dinheiro e 37 pedras de crack foram apreendidos

Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra, é diretor do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais (Iics).

jornalística correio do norte s/c ltda - cnpj: 07.117.234/0001-62 Site: www.correionoticias.com.br - E-mail: editais@correionoticias.com.br escritório siqueira campos diagramacao@correionoticias.com.br Rua Dos Expedicionários,1525 - centro correiodonorte@correiodonortesc.com Siqueira Campos - Paraná REPRESENTAÇÃO (43) 3571-3646 | 9604-4882 MERCONET Representação de Veículos de Comuniescritório CORNÉLIO PROCÓPIO Rua Mato Grosso, 135 - centro Cornélio Procópio - Paraná (43) 3523-8250 | 9956-6679

Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. (Salmos 57:1)

cação LTDA Rua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PR Fone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

Direção / editora chefe

Elizabete Gois redação

Camila Consulin, Isa Machado, Regiane Romão, Isamara Machado DIAGRAMAÇÃO

Bruno, Marcos administrativo

Mireila Guilmo, Emilia Kuster, Claudenice Machado, COLUNISTA

Gênesis Machado

Siqueira Campos Cornélio Procópio Curitiba Ibaiti Japira Jaboti Salto do Itararé Carlópolis Joaquim Távora Guapirama Quatiguá Jacarezinho Conselheiro Mairinck Pinhalão

Tomazina Curiúva Figueira Ventania Sapopema São Sebastião da Amoreira Nova América da Colina Nova Santa Bárbara Santa Cecília do Pavão Santo Antônio do Paraíso Congoinhas Itambaracá Santa Mariana Leópolis

Sertaneja Abatiá Rancho Alegre Cambará Primeiro de Maio Ribeirão do Pinhal Florestópolis Nova Fátima São Gerônimo da Serra Barra do Jacaré Santo Antônio da Platina Santa Amélia Arapoti Sertanópolis Jaguariaíva Bela Vista do Paraíso Sengés Ribeirão Claro São José da Boa Vista Wenceslau Braz Santana do Itararé Circulação Jundiaí do Sul Andirá

FILIADO A Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná


POLÍTICA TERÇA-FEIRA - 06 de AGOSTO de 2013 - edição 820

60% das estradas rurais de Ibaiti já estão recuperadas

Os trabalhos que se iniciaram desde o início do mandato estão em pleno andamento. E o prefeito continua cobrando eficiência do secretariado Pinheiro de Moura

3

Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe. (Provérbios 1:8) Sem disciplina Com o fim do recesso no Congresso, Dilma Rousseff reencontrará nesta semana a base parlamentar mais indisciplinada que um presidente já contou desde a volta das eleições diretas para presidente, em 1989. sem disciplina há 24 anos heim! Internado Internado no Hospital Sírio Libanês desde quarta-feira (31), o senador José Sarney (PMDB-AM), 83, apresentou melhoras e seu quadro é estável, segundo boletim médico divulgado no ultimo sábado pelos médicos. "O paciente internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), apresentou melhora clínico-laboratorial nas últimas 24 horas", diz a nota. Vamos chamar os médicos cubanos para atender ele, que tal? Atendimento pelo SUS também não seria nada mal. Será que a Pneumonia consegue se curar dessa doença rara chamada Sarney?"..kkk Esquema O Banco Central do Brasil anunciou, na ultima sexta-feira (2), a liquidação extrajudicial do Banco Rural "em decorrência do comprometimento da sua situação econômico-financeira e da falta de um plano viável para a recuperação da situação do banco".O banco esteve envolvido no escândalo do mensalão. No julgamento do caso, o STF (Supremo Tribunal Federal) chegou à conclusão de que, no início do primeiro mandato do ex-presidente Lula, houve um esquema de desvio de dinheiro público e empréstimos fictícios para a compra de votos de parlamentares em apoio ao governo federal. Depois Lula não sabia de nada né.

Prefeito Roberto Regazzo visita obras na área rural

De Ibaiti Regiane Romão O prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo, cumprindo mais uma das promessas feitas durante a campanha eleitoral, já recuperou 60% das estradas rurais do município. Como uma extensão rural de 980 quilômetros, e com apenas três motoniveladoras para manutenção das áreas urbana e rural,

o prefeito e o secretariado tem que trabalhar muito para suprir as necessidades dos ibaitienses. De acordo com o secretário de Viação, Obras e Serviços Urbanos, Antônio Vicenzi, duas máquinas são mantidas na zona rural e uma na zona urbana para que os trabalhos possam ser realizados. “Mesmo com toda a deficiência no maquinário, 60% das estradas já foram recuperadas”.

Na manhã desta quinta-feira, 1, o prefeito Roberto Regazzo, o secretário Antônio Vicenzi e o diretor Adauto, percorreram parte das estradas que dão acesso aos bairros Santa Laura, Pires, Laranjal, Ponte de Ferro. Para melhorar a condições dos moradores, essas ruas foram alargadas, patroladas e cascalhadas. Além disso, foram feitos alguns bueiros e outro desentupidos.

Segundo alguns moradores, que utilizam as estradas principalmente para escoar as produções das propriedades esse tipo de benfeitoria nunca havia sido realizada no local. Para finalizar, o prefeito Roberto Regazzo se disse muito satisfeito com as melhorias que já foram realizadas na área rural, mas mesmo assim cobrou do secretariado para que mais melhorias sejam feitas.

Posto de Saúde Central de Ibaiti recebe carro zero quilometro O veículo será usado para transportar pacientes que tenham dificuldades em chegar até ao local devido ao estado de saúde

Pinheiro de Moura

De Ibaiti Regiane Romão O prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo e o secretário de Saúde, Cristiano Parra entregaram para o Posto de Saúde Central, um carro zero quilometro. A entrega aconteceu na manhã do dia 1 de agosto e será usado principalmente pelo CRAS. De acordo com informações, o objetivo do prefeito e do secretário é atender os pacientes que precisam utilizar o serviço do posto. “Muitas vezes o paciente precisa ser transportado da sua casa até ao posto e em muitos casos, por não ter condições, se dirige até o local a pé mesmo. Com isso o estado de saúde pode até se agravar, com esse carro isso não vai mais acontecer”, declarou o prefeito. Já o secretário de Saúde, Cristiano Parra, que acompanhou a entrega do carro disse que os benefícios para os postos de Saúde estão apenas começando. “Muitos outros equipamentos já foram

MEC O MEC (Ministério da Educação) publicou uma portaria no Diário Oficial da União na edição de sexta-feira (2) com as regras para adesão das instituições públicas estaduais e municipais de educação superior e de saúde ao Programa Mais Médicos. As instituições, escolas e programas de residência interessados em aderir ao programa devem apresentar ao MEC o termo de pré-adesão no período de 5 a 12 de agosto. Combate à tortura A presidenta Dilma Rousseff sancionou o Projeto de Lei Complementar 11/2013, que cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, com o objetivo de enfrentar o crime em delegacias e outros locais onde pessoas são detidas sob custódia do Poder Público. O sistema será formado por conselhos de comunidades, conselhos penitenciários estaduais, corregedorias e ouvidorias de polícia. Governo O Governo do Paraná fechou o primeiro semestre do ano com mais de 2 mil ações de regularização fundiária em todo o estado. As ações integram o programa “Minha Terra Paraná”, coordenado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). O trabalho envolve 17 municípios que se encontram em diferentes fases do programa, como cadastramento e licitações para medição e georreferenciamento. Para os próximos meses, mais 6 municípios vão incorporar o processo, totalizando para este ano 23 cidades e beneficiando 4 mil famílias. Saúde O que exigia um procedimento cirúrgico, agora pode ser diagnosticado em cerca de dez minutos. A detecção da presença de fibrose no fígado de pacientes com hepatites B e C, antes feita por meio de cirurgia, pode ser feita pela elastografia, exame que não é invasivo e se assemelha a um ultrassom. O exame ainda é para poucos, pois na rede particular chega a custar R$ 3 mil e a rede pública ainda tem poucos aparelhos.

Secretário de Saúde Cristiano Parra e prefeito Roberto Regazzo durante a entrega do carro

adquiridos e logo começarão a chegar, alguns serão licitados nos próximos dias”. Para finalizar, Cristiano disse que o prefeito pede todos os dias para que a Saúde de

Ibaiti seja um modelo na região. “Desde o início do mandato, quando enfrentamos todos os problemas por conta das dívidas em que se encontrava a Saúde no município o

prefeito já cobrava melhorias e já pedia que eu me esforçasse. Agora as coisas estão caminhando melhor e investiremos cada vez mais na Saúde municipal”.

Vacina Uma vacina brasileira contra o vírus HIV, causador da Aids, começará a ser testada em macacos no segundo semestre deste ano. Com duração prevista de 24 meses, os experimentos têm o objetivo de encontrar o método de imunização mais eficaz para ser usado em humanos. Concluída essa fase, e se houver financiamento suficiente, poderão ter início os primeiros ensaios clínicos. Que isso? Sob o comando de Renan Calheiros (PMDB-AL), o Senado gastou em seis meses 70% a mais com despesas médicas no Sírio-Libanês do que o total pago em 2012 para atender congressistas, dependentes, servidores e até ex-senadores e seus cônjuges no hospital paulista.De fevereiro a julho deste ano --em janeiro, Renan ainda não era presidente da Casa--, foram pagos R$ 5,1 milhões ao Sírio-Libanês, enquanto no ano passado foram R$ 3 milhões, de acordo com o Portal de Transparência do próprio Senado. Evolução A renda per capita das famílias brasileiras aumentou 3% ao ano, em uma década (2001 a 2011), passando de R$ 591 para R$ 783. Para o segmento da classe média, o ritmo de crescimento para superou os 4% ao ano, com valor (R$ 576) 50% acima do registrado dez anos antes (R$ 382).


4

REGIONAL TERÇA-FEIRA - 06 de AGOSTO de 2013 - edição 820

Semelt promove cerimônia de abertura do IV Agosto Total nesta sexta-feira

De Wenceslau Braz Kito Corrêa

O secretário municipal da Semelt - Secretaria municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Altivo Heleno Dias promoveu nesta sexta-feira, 2 de agosto, a solenidade de abertura do IV Agosto Total, com a presença do prefeito Atahyde Ferreira dos Santos Júnior (PSD), a Comissão Central Organizadora (CCO) e demais autoridades. Empolgado, Heleno Dias disse que após três edições do evento que, com apoio integral do prefeito Taidinho e suporte técnico da equipe da secretaria de esportes, tornou-se um marco no município. Por conta disso, Wenceslau Braz está preparado para oferecer modalidades mais qualificadas, com as mais variadas atividades para todos os públicos, a cada nova edição. “Agradeço ao prefeito Taidinho pela confiança que nos deposita e convidamos toda

comunidade para as atrações que o Agosto Total realizará durante o mês. Sua presença nos honrará imensamente”, frisou. Considerado o maior evento esportivo da região, a extensa programação terá início no sábado, dias 3, com a realização do Iº Campeonato Taça Ferreira/Cobalchini de Futebol 2013, no Estádio Presidente Vargas. Entre inúmeras atividades haverá caminhada e cavalgada ecológica, passeio ciclístico e motociclista, olimpíada carismática, atividades físicas e esportivas com grupo da 3ª Idade, encontro de fuscas e carros antigos, festival de bandas e fanfarras, torneio de pesca esportiva e encontro de trilheiros. A comunidade contará ainda com show de wheeling, campeonatos de futebol de campo, futebol suíço, futebol de areia, futsal, campeonato de vôlei de areia, desafio de carrinho de drift e rolimã, exposição de aeromo-

delismo e auto modelismo, campeonato de som e rebaixados. Haverá ainda torneio de maia, competição de atletismo e encerrando com chave de ouro, no dia 31 de agosto acontecerá no ginásio de esportes Edmar Luiz Costa, o 4º WHT, com diversas lutas de MMA, Submission e k1, da World Strong Wenceslau Braz/Siqueira Campos, com entrada franca. Como um verdadeiro fenônemo, o esporte proporciona diversas possibilidades positivas na sua utilização como conteúdo educacional. “Qualquer tipo de competição esportiva realizada de forma leal, constitui-se de elementos que conduz ao progresso social e ao bem estar geral, pois estimula indivíduos e grupos a empenharem o melhor de seus esforços”, disse Taidinho, ressaltando que é inegável que o esporte possui em nossa sociedade, um valor extremamente relevante.

Escola Municipal passa por reforma no telhado

Neste período aulas acontecerão na antiga FAFIJA Marcos Junior

Danilo Nishimura

Como um verdadeiro fenônemo, o esporte proporciona diversas possibilidades positivas na sua utilização como conteúdo educacional

Conselho Municipal de Cultura é eleito durante conferência

Neste período aulas acontecerão na antiga FAFIJA Jivago França

Segundo o Diretor do Departamento Municipal de Cultura de Jacarezinho, Jucelino Biagini, o município está inscrito no Sistema Nacional de Cultura desde abril. “Se o município não tiver aderido, não receberá verba publica nem da iniciativa privada”

De Jacarezinho Jivago França

Segundo a diretora, Isabel Cristina Cândido Melo, a escola está com a parte elétrica comprometida por causa do telhado, com lâmpadas e ventiladores danificados

De Jacarezinho Marcos Junior Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Renato Azzolini na Vila Setti em Jacarezinho está passando por reformas no seu telhado. A Secretária Municipal de Educação, Magda Cristina, destacou que a construtora deverá terminar as melhorias em até 30 dias. “Um dos grandes problemas é em relação a infiltração devido à estrutura do telhado. Isto acabou afetando até mesmo a parte elétrica”, comenta Magda Cristina. Ela ainda explica que o local não oferecia risco as crianças, conforme laudos do engenheiro da construtora e Prefeitura da época. A escola no ano de 2012 não chegou

a ser inaugurada a devido alguns problemas, mas teve início do atendimento em fevereiro do ano passado. A partir desta segunda-feira, 5, as aulas acontecerão na antiga FAFIJA, atual campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Os horários de saída dos ônibus acontecerão na parte da manhã 7h15 e a tarde às 12h45. O horário de retorno será normal. Em junho deste ano a Secretária de Educação, juntamente com o representante da construtora e a diretora da escola, Isabel Cristina Cândido Melo, visitaram a escola e constataram os problemas. “É uma escola nova. Não poderia estar nesta situação”, enfatiza Magda.

Segundo a diretora, Isabel Cristina Cândido Melo, a escola está com a parte elétrica comprometida por causa do telhado, com lâmpadas e ventiladores danificados. Isabel ainda destacou que dos quatro banheiros da instituição de ensino, dois estão interditados por não possuir condições de uso. Atualmente a escola atende 353 crianças de manhã e à tarde. SERVIÇO: A partir desta segunda-feira, 5, as aulas acontecerão na antiga FAFIJA, atual campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Os horários de saída dos ônibus acontecerão na parte da manhã 7h15 e a tarde às 12h45. O horário de retorno será normal.

O Conselho Municipal de Cultura de Jacarezinho foi eleito na tarde da última sexta-feira (2), durante a realização da Conferência Municipal de Cultura no Cine Teatro Iguaçu no centro da cidade. O mandato do conselho é de dois anos. Ele é constituído de seis representantes da sociedade civil e cinco indicados pelo poder público. Os conselheiros não são remunerados. Segundo o Diretor do Departamento Municipal de Cultura de Jacarezinho, Jucelino Biagini, o município está inscrito no Sistema Nacional de Cultura desde abril. “Se o município não tiver aderido, não receberá verba publica nem da iniciativa privada”, explicou. Ele disse ainda que o conselho eleito terá como sede para as reuniões quinzenais, o prédio da Secretaria de Educação, Cultura e

Esportes. “As reuniões acontecem de 15 em 15 dias, salvo em casos emergenciais, ai são convocadas reuniões extraordinárias. Cada reunião tem o prazo máximo de 1h30”, detalhou Jucelino. Para o Prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, a eleição do conselho é de extrema importância para a realização dos eventos culturais no município. Durante a conferência, Jucelino destacou algumas mudanças que precisam ser feitas com ajuda do conselho, como é o caso do orçamento do departamento. “Foram sete anos com o mesmo orçamento. Aumentaram os preços, por exemplo, dos preparativos para o carnaval, mas o orçamento continuou o mesmo”, disse. Mesmo com as dificuldades, Biagini acredita que o município de Jacarezinho esteja bem na área cultural. “Jacarezinho está

muito a frente de municípios maiores em relação as realizações da área da cultura”, frisou. Para o reeleito como conselheiro, Oscar de Oliveira, nas reuniões acontecem algumas das decisões mais importantes. “De vez em quando temos alguns descontentamentos, mas isto é normal dentro das discussões do conselho, o que leva a decisões importantes”, disse Oliveira. A eleição foi com chapa única, não precisando assim de quantidade de votos, apenas aprovação que aconteceu por unanimidade pelos presentes no evento. André Luiz Ferreira de Castro, James Rios Oliveira Santos e Oscar de Oliveira representaram a sociedade civil. Carolina Julia Omino representou a música, Edmilson Donizete do Nascimento representou as artes visuais e Gabriel Jesus Monteiro representou as artes cênicas.


CIDADES TERÇA-FEIRA - 06 de AGOSTO de 2013 - edição 820

5

Programa Telessalas do Trabalhador reinicia aulas em Siqueira Campos De acordo com a Agente de Desenvolvimento Local, Josiane Ribeiro da Silva, as aulas acontecem todas as quintas-feiras, das 14 às 18 horas. O trabalhador interessado ainda pode se inscrever na Agência do Trabalhador De Siqueira Campos Camila Consulin As novas oficinas oferecidas pela Telessala do Trabalhador de Siqueira Campos já começaram. As aulas são gratuitas e transmitidas ao vivo, via satélite e ainda conta com acompanhamento de um tutor. De acordo com a Agente de Desenvolvimento Local, Josiane Ribeiro da Silva, as aulas acontecem todas as quintas-feiras, das 14 às 18 horas. O trabalhador interessado ainda pode se inscrever na Agência do Trabalhador. O primeiro módulo terá as disciplinas de Informática Básica e Direitos e Deveres do Trabalhador. O programa é executado em parceria com o Instituto Federal (IFPR). Cada módulo tem duração aproximada de um mês. Até o fim do ano serão mais três módulos e seis disciplinas. O programa que já atende 123 telessalas em todo o Paraná, deve ser ampliado para todas as

220 agências do trabalhador no Estado. O programa prepara o trabalhador para entrevistas e processos seletivos. Marketing pessoal e profissional, relações interpessoais, Inglês, empreendedorismo, Português e Matemática são algumas das oficinas oferecidas aos trabalhadores. São entregues apostila de cada disciplina e, ao fim de cada módulo, certificação. Trabalhadores com dificuldade de inserção no mercado de trabalho, mulheres com mais de 40 anos, chefes de família, beneficiários de seguro-desemprego, jovens que buscam o primeiro emprego, autônomos, prestadores de serviços, artesãos e empreendedores individuais e da economia solidária fazem parte do público alvo da Telessala do Trabalhador. A Agência do Trabalhador de Siqueira Campos está localizada na rua Expedicionários, nº 1.876, Centro. Telefone (43)3571-1222 ou (43) 3571-1938.

Camila Consulin

O programa que já atende 123 telessalas em todo o Paraná, deve ser ampliado para todas as 220 agências do trabalhador no Estado

Assistência Social debate nos bairros propostas para Conferência Municipal

84 casas no Nossa Senhora das Graças será protocolada na Caixa Econômica

Foram feitas pré-conferências com a população

Jacarezinho já projeta mais 200 unidades habitacionais

Marcos Junior

Marcos Junior

Para Mounir Chaowiche é uma importante parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná e a Prefeitura de Jacarezinho

De Jacarezinho Marcos Junior

Plinio Marcondes - Conselheiro Estadual

De Jacarezinho Marcos Junior A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacarezinho realiza na próxima quinta-feira, 8, a Conferência Municipal de Assistência Social no Conjunto Amador de Teatro (CAT). O evento terá início às 13 horas com o debate de seis eixos que serão levados para a Conferência Estadual. Para preparação a equipe realizou duas pré-conferências na segunda-feira, 5, com a população. Na parte da manhã foi no Centro da Juventude José Richa no bairro Aeroporto e no período da noite na Escola Ismênia de

Lima Peixoto, na Vila Scyllas. “Estas reuniões são fundamentais para levarmos as reais necessidades de cada morador”, enfatiza Sidnei Ferreira, Secretário Municipal da Assistência Social. Os eixos debatidos nesta quinta-feira serão: “Ciclo orçamentário e financiamento obrigatório da Assistência Social”, “Gestão do SUAS: Vigilância SocioAssistêncial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação”, “Gestão do Trabalho”, “Gestão dos serviços , programas e projetos”, “Gestão dos benefícios no SUAS” e “Regionalização”. PROGRAMAÇÃO: 13h: Credenciamento

13h30: Abertura Oficial da Conferência 14h: Apresentação APAE 14h15: Leitura e Aprovação do Regimento Interno 14h30: Palestra com o Conselheiro Estadual de Assistência Social: Plínio Marcondes Madureira 15h30: Intervalo 15h45: Referendo: Apresentação das Propostas das Pré-conferências 16h20: Eleição dos Delegados para Conferência Regional e Estadual 16h35: Plenária Final – Eleição dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social 17h – Encerramento

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, recebeu na última sextafeira, 2, em seu gabinete o Presidente da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), Mounir Chaowiche. Na oportunidade ele destacou que a construção de 84 casas no bairro Nossa Senhora das Graças será protocolada neste mês na Caixa Econômica. “É uma situação que em parceria com a COHAPAR será protocolada em Londrina para serem feitas as matrículas do imóvel e começar o processo de licitação para a construção das casas”, comenta Dr. Sérgio. Também participaram do encontro o assessor parlamentar do deputado federal

Abelardo Lupion, João Naime, os secretários Sidnei Ferreira (Assistência Social), Nilton do Prado (Desenvolvimento Urbano), Américo Pereira (Chefe de Gabinete) e Márcia de Oliveira, Presidente da Associação dos Sem Tetos de Jacarezinho. Para Mounir Chaowiche é uma importante parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná e a Prefeitura de Jacarezinho. “É importante que os projetos comecem a ser realizados o mais rápido, pois a parte burocrática leva tempo”, ressaltou Mounir. Mais casas Na oportunidade o prefeito conquistou a construção de mais 60 unidades habitacionais no bairro Aeroporto. “Ele sinalizou que a COHAPAR irá autorizar para atender famílias que estão

na área de risco e o local será próximo ao Centro da Juventude José Richa”, ressalta Dr. Sérgio. O chefe do Poder Executivo também solicitou mais de 200 casas, onde posteriormente serão apresentados os terrenos para a avaliação do órgão estadual. Além disto, o Presidente da Companhia de Habitação do Paraná explicou que já está em fase de liberação mais 84 casas para a Associação dos Sem Tetos de Jacarezinho. “Será próximo do Dom Pedro Felipack e já estamos em busca de mais”, argumenta Márcia de Oliveira. Mounir Chaowiche explicou que o Governo do Paraná conta com o importante apoio do governo federal, por meio dos Ministérios das Cidades, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.


6

EDITAIS

TERÇA-FEIRA - 06 de AGOSTO de 2013 - edição 820

PREFEITURA DE CURIÚVA estado do paraná

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRA ESTADO DO PARANÁ

EXTRATO PARA PUBLICAÇÃO

EXTRATO do CONTRATO Nº 055/2013-PMJ

PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº. 162/2013 - Dispensa Nº. 131/2013

CONVITE Nº 006/2013-PMJ

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA

PARTES: MUNICÍPIO DE JAPIRA (PR) e a empresa LUIZ ARAUJO DE MOURA & CIA LTDA-ME. OBJETO: O objeto do presente Contrato é a locação de uma van, com capacidade mínima de 15 (quinze) passageiros, destinado ao uso no Fundo Municipal de Saúde, relativo ao objeto do Convite nº 006/2013-PMJ, que juntamente com a proposta da CONTRATADA, para todos os fins de direito, obrigando as partes em todos os seus termos, passam a integrar este instrumento, independentemente de transcrição; DO VALOR: Pelo fornecimento do objeto ora contratado, a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor mensal de R$ 8.400,00 (oito mil e quatrocentos reais), perfazendo o valor total de R$ 58.800,00 (cinqüenta e oito mil e oitocentos reais), pelo período de 7 (sete) meses, pelo Menor Preço apresentado. DA VIGÊNCIA: O presente Contrato terá vigência pelo período de 07 (sete) meses, contados a partir de sua assinatura, podendo a critério da administração a sua prorrogação, conforme estabelece o Art. 57, Inciso II da Lei nº 8.666/93.

CONTRATADA: HERLAN JOSÉ DORREGO QUEVEDO CPF nº. 614.047.993-20, CRM nº. 30955 OBJETO: Prorroga a vigência do contrato até 06 de novembro de 2013, nos mesmos termos e condições anteriormente contratadas. RATIFICAÇÃO: Ficam ratificadas as demais cláusulas do referido Contrato. FUNDAMENTAÇÃO: Art. 57, inciso II da Lei de Licitações. Curiúva, em 05 de agosto de 2013. AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal

FORO: Comarca de Ibaiti, Estado do Paraná. Japira (PR), 02 de Agosto de 2013.

PREFEITURA DE CURIÚVA estado do paraná

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS Prefeito Municipal CONTRATANTE LUIZ ARAUJO DE MOURA

EXTRATO PARA PUBLICAÇÃO

Luiz Araujo de Moura & Cia Ltda-ME

PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº. 163/2013 - Dispensa Nº. 1322013

CONTRATADA

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA CONTRATADA: ALINE MARÇAL VERONEZ CPF nº. 059.311.459-07, CRF nº 25.478

prefeitura de são josé da boa vista estado do paraná

OBJETO: Prorroga a vigência do contrato até 06 de novembro de 2013, nos mesmos termos e condições anteriormente contratadas. RATIFICAÇÃO: Ficam ratificadas as demais cláusulas do referido Contrato. FUNDAMENTAÇÃO: Art. 57, inciso II da Lei de Licitações.

PORTARIA nº 084/2013

Curiúva, em 05 de agosto de 2013

PEDRO SERGIO KRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal

atribuições legais e regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela presente; Considerando o contido no Processo Administrativo 28/2013-PGM com parecer final datado de 01/08/2013; RESOLVE: Artigo 1º- Em conformidade com o contido nos Artigos 12 e 19, da Lei Municipal 756/2012, Homologar a partir da competência 07/2013 o Enquadramento vertical das professoras, abaixo relacionadas, conforme respectivo nível e classe: Matricula

Nome

Nível

Classe

380-1

Cristina Isabel da Silva

Prof II

2

395-1

Flávia de Souza Soares Paiva

Prof II

2

389-1

Marta Regina de Souza Lima

Prof II

2

389-2

Marta Regina de Souza Lima

Prof II

1

291-1

Rosangela Aparecida Miranda Pereira

Prof II

2

291-2

Rosangela Aparecida Miranda Pereira

Prof II

2

157-1

Sueli Aparecida dos Santos

Prof II

4

Artigo 2º- Em conformidade com o contido nos Artigos 12 e 19, da Lei Municipal 756/2012, Homologar a partir da competência

PREFEITURA DE CURIÚVA estado do paraná EXTRATO PARA PUBLICAÇÃO

PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº. 164/ 2013 - Dispensa Nº. 133/2013 CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA CONTRATADA: ANA PAULA MOREIRA CPF nº. 053.874.549-55, CRTR nº 02548 OBJETO: Prorroga a vigência do contrato até 08 de novembro de 2013, nos mesmos termos e condições anteriormente contratadas. RATIFICAÇÃO: Ficam ratificadas as demais cláusulas do referido Contrato. FUNDAMENTAÇÃO: Art. 57, inciso II da Lei de Licitações. Curiúva, em 05 de agosto de 2013

08/2013 o Enquadramento vertical das professoras, abaixo relacionadas, conforme respectivo nível e classe:

Matricula Nome

Nível

Classe

407-1

Adeliane Aparecida Rosa da Silva

Prof II

2

267-1

Maria Helena da Silva

Prof II

3

prefeitura de são josé da boa vista estado do paraná EDITAL DE HABILITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

Artigo 3º- Esta Portaria entrará em vigor a partir da data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

REF: PREGÃO PRESENCIAL 40/2013

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 05 de Agosto de 2013; 53º da Emancipação Política O pregoeiro oficial, Willys Manoel Barbosa, comunica aos interessados no fornecimento do objeto do pregão presencial nº 40/2013, que

do Município. PEDRO SERGIO KRONEIS Prefeito Municipal

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA estado do paraná TERMO DE ADJUDICAÇÃO

O Pregoeiro Oficial do Município de São José da Boa Vista – Paraná, no uso de suas atribuições, comunica aos interessados e participantes do certame licitatório referente ao processo nº 51/2013 – PREGÃO PRESENCIAL Nº 40/2013, objetivando a Aquisição de 01 (um) Veículo nacional 0Km, com capacidade para 09 (nove) lugares, para a Secretaria Municipal de Saúde, que adjudica como vencedora do certame a empresa: AUTOMAR VEÍCULOS E SERVIÇOS LTDA, no valor total de R$ 49.441,33 (Quarenta e nove mil quatrocentos e quarenta e um reais e trinta e três centavos). São José da Boa Vista, 05 de agosto de 2013. Willys Manoel Barbosa Pregoeiro Oficial

após a análise e verificação da documentação apresentada pela proponente, decidiu habilitar e qualificar as seguintes proponentes, tornando-as vencedoras do certame. Nº

Proponente

Item

Valor Total

01

AUTOMAR VEÍCULOS E SERVIÇOS LTDA.

01.

R$ 49.441,33

São José da Boa Vista-Pr, 05 de agosto de 2013. Willys Manoel Barbosa. Pregoeiro Oficial


ENTRETENIMENTO TERÇA-FEIRA - 06 de AGOSTO de 2013 - edição 820

Homem fica pelado no ‘Fala Que Eu Te Escuto’

O programa “Fala que eu te escuto”, da Record, recebeu um trote na madrugada de quarta-feira. Uma jovem de Guarulhos (SP) dava sua opinião sobre obesidade infantil durante uma participação ao vivo via Skype quando um homem pelado surgiu pulando na frente da câmera. A aparição foi proposital, já que a garota riu e chegou a desviar o corpo para que o colega fosse “melhor enquadrado”. Assim que percebeu, o pastor -apresentador pediu que a conexão fosse cortada e disse que a produção precisa ter mais cuidado ao escolher as pessoas que participam do programa. “Tem pessoas que não tem nenhuma vergonha na cara. Nem na cara nem na poupança”, disse. Homem fica pelado no ‘Fala Que Eu Te Escuto’ Diário online O programa “Fala que eu te escuto”, da Record, recebeu um trote na madrugada de quarta-feira. Uma jovem de Guarulhos (SP) dava sua opinião sobre obesidade infantil durante uma participação ao

No passado, os tribunais executavam seus prisioneiros de maneiras brutais. Alguns tinham sua cabeça esmagada por elefantes ou eram atravessado por bastões, enquanto outros eram arrancados sua pele ou seus órgãos. Na base dos sofrimentos dos detentos, selecionamos as penas mais bizarras de execuções. Isso prova que a cadeira elétrica e o enforcamento são piedosos diante das apresentadas no artigo. Como sabemos, a maioria dos países já aboliu a pena de morte, mas de acordo com a Anistia Internacional, 78 nações ainda executam criminosos, e outras 22 não aplicam execuções nos últimos dez anos. Ainda há 83 países que sequer cogitam em utilizá-la e outros 13 mantém a punição só para crimes de guerra. O Brasil, que aboliu a pena no século XIX, está presente neste ultimo grupo. A nossa lei só entra em vigor quando os combatentes fogem do combate com a presença de um inimigo. Nesse caso, o Presidente da República deve aprovar a execução, que ocorre por meio de fuzilamento. Mas é muito raro que aconteça isso em nosso país, pois não somos de guerra. Mas em alguns países esses tipos de penas não diminuem a criminalidade. Segundo a Anistia, em

Áries (21/03 a 19/04) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 A associação de Lua e Sol em sua área de prazeres eleva seu carisma e magnetismo pessoal. Aproveite para curtir tudo que promova o bem-estar, a exemplo de programas com seus amigos. A vida social está favorecida!

Gêmeos (21/05 a 21/06) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Sua comunicação e faro para oportunidades são aguçados pela harmonia Sol-Lua, em sua terceira casa. Bom momento para encarar os desafios intelectuais, aproveitando para fazer pesquisas e procurar a ajuda de especialistas!

vivo via Skype quando um homem pelado surgiu pulando na frente da câmera. A aparição foi proposital, já que a garota riu e chegou a desviar o corpo para que o colega fosse

2003, foram executados 1.146 pessoas em 28 países. Confira a lista abaixo das execuções mais bizarras que acontecem ou aconteciam no mundo, mas cuidado, essa lista pode ser aterrorizante para alguns. Apedrejamento Essa lei de pena de morte acontece no Afeganistão, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Irã, Nigéria, Paquistão e Sudão. Ela ainda está em vigor deste o século II e pune adultério. Como acontece? Homens ou mulheres casados que traem seus parceiros são enterrados—homens até a cintura e mulheres até o peito— e alvejadas pelo o povo com pedras pequenas, até a morte. Se o traidor não é casado, seu castigo é mais leve: são cem chibatadas. Esmagamento por elefante Acontecia até o século 19 e condenava crimes militares. Registros desse método aparecem nos livros do século 17, como o que foi escrito pelo o expedicionário Robert Knox. Durante uma viagem ao Ceilão, atual Sri Lanka, ele testemunhou uma execução. Como acontece? O detento tem seu crânio esmagado por elefantes, animais que chegam pesar 9 toneladas. Empalamento Essa pena é uma das mais cruéis de todas. Ela era executada

“melhor enquadrado”. Assim que percebeu, o pastor -apresentador pediu que a conexão fosse cortada e disse que a produção precisa ter mais cuidado

da Antiguidade a Idade Média na Europa e no Oriente Médio. Punia detentos que comediam crimes contra o estado. Como acontece? Um bastão pontudo era enfiado pelo ânus do condenado. Em alguns casos, depois de empaladas, as pessoas eram fincadas no chão até a morte. O bastão impedia a saída do sangue, aumentando a agonia. Esfolamento Acontecia no Oriente Médio e na Europa até o século I. Condenava pessoas que cometiam crimes contra a religião. Segundo pesquisas, São Bartolomeu, um dos 12 apóstolos de Jesus, foi esfolado antes de ser crucificado, ordenado pelo o rei armênio Astiages. Como acontecia? O detento era deitado em cima de uma superfície plana. Com alguma ferramenta de corte, era retirada toda a sua pele, deixando somente a carne e os músculos. Estripação Era muito comum na Idade Média e Moderna até o século XVI. Punia todos aqueles que desonravam a sua religião e cometiam pecados. Como acontecia? Por um corte na barriga, seus órgãos eram totalmente retirados. Primeiro era o Intestino grosso, depois o delgado, o fígado, até o detento ficar sem nenhum órgão. No Japão, os samurais tinham sua barriga cortada por uma espada,

CLASSIFICADOS

VENDO - astra 2005

cor bege completo som

Horóscopo Dia 06/08/2013

Touro (20/04 a 20/05) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Suas relações em família estão em alta, com a associação Sol-Lua em sua quarta casa. As interações e o convívio tendem a ser agradáveis, o que torna o momento ideal para estabelecer consensos domésticos. Aproveite!

ao escolher as pessoas que participam do programa. “Tem pessoas que não tem nenhuma vergonha na cara. Nem na cara nem na poupança”, disse.

As penas de morte mais bizarras do mundo

Mundo interativo Curiosidade

7

caso não cometiam haraquiri. Fervura Esse tipo de execução acontecia na Europa até o século XVI. Punia todos aqueles que tentavam envenenar seus semelhantes. Há registros que o rei Henrique VII mandou para o caldeirão o cozinheiro Richard Rosse, acusado de ter envenenado um bispo. Como acontecia? O condenado era colocado em óleo ou água fervente até a morte. Em alguns casos, o processo demorava mais de duas horas. Esquartejamento Acontecia na Europa durante a idade média. Era punido todos aqueles que cometiam crimes contra estados. Como acontecia? Os braços eram presos a uma árvore, enquanto as pernas ficavam amarradas a cavalos ou burros, atiçados para andar até deslocar e arrancar os membros da vítima. Roda da Morte Acontecia na Europa durante a Idade Média. Punia todos aqueles que cometiam crimes contra o estado e religiosos. Como acontecia? Com braços e pernas amarrados em traves, o réu tinha os ossos quebrados com marteladas. Com o corpo amolecido, seus membros eram entrelaçados nos raios de uma roda que era pendurada em um poste. Nos dias seguintes, o cadáver servia de alimento para as aves de rapina.

Tratar com Geber rua beijamim constant Nº 1626 Siqueira campos Tel para contato 3571 2222

Vendo - Guitarra Squier by Fender, modelo Telecaster custom II, com captadores seymour duncan. Cel: (43)-99106306

Câncer (22/06 a 22/07) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Sua vida financeira e material é beneficiada pela conjunção Sol-Lua. Você se sente mais segura para tomar decisões neste âmbito, o que torna o momento ideal para investir. Avalie riscos e prefira investimentos menos arriscados! Leão (23/07 a 22/08) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 A sinergia entre sua mente e seu corpo beneficia várias áreas da vida, especialmente no que se refere ao autoconhecimento. Perceba o que pode organizar e melhorar em sua vida, concretizando ideias. Mãos a obra! Virgem (23/08 a 22/09) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Que tal ficar mais afastada e fazer uma análise sobre si mesma? A associação de Sol e Lua em sua área de crise lhe incentiva a trabalhar sua autoestima. Compreenda seus desafios e encontre maneiras práticas de superá-los! Libra (23/09 a 22/10) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 As interações em grupo são estimuladas pela conjunção Sol-Lua em sua área de amizades. Curta as boas companhia e trocas, percebendo que gradativamente o incômodo com as diferenças vai se transformando em admiração! Escorpião (23/10 a 21/11) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 As atividades no trabalho são realizadas de maneira harmoniosa, neste momento em que Sol e Lua se associam em sua décima casa. Você enxerga o potencial dos pequenos e grandes empreendimentos. As parcerias devem ser fortalecidas! Sagitário (22/11 a 21/12) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Você se sente mais equilibrada, com a associação de Sol e Lua em sua área espiritual. Sua habilidade de análise está aguçada e sua convicção em ideais fortalecida. Abra-se a novas oportunidades e defina metas para o futuro! Capricórnio (22/12 a 19/01) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Ao se associarem em sua oitava casa, Sol e Lua estimulam você a compreender mais profundamente suas emoções, e como elas afetam as relações. Aproveite este momento para cultivar a intimidade com as pessoas que ama! Aquário (20/01 a 18/02) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 A harmonia estabelecida entre Sol e Lua em sua sétima casa aumenta a sinergia entre as expectativas e demandas em suas relações pessoais. As boas trocas estão favorecidas e deverão lhe trazer momentos prazerosos! Peixes

(19/02 a 20/03) Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Você conduz atividades diárias e desafios com jogo de cintura, neste momento em que Sol e Lua se associam em sua sexta casa. Seu senso crítico mais aguçado favorece escolhas e torna o momento ideal para planejar o futuro!


8

GERAL TERÇA-FEIRA - 06 de AGOSTO de 2013 - edição 820

Polícia militar apreende nove quilos de maconha em Cornélio Procópio Droga estava em veículo ocupado por cinco pessoas, que foram abordadas nas proximidades da UTFPR

De Cornélio Procópio Serafim Geraldo A Polícia Militar de Cornélio Procópio apreendeu neste último dia 5, segunda-feira, durante a madrugada, 13 tabletes de maconha, que totalizaram nove quilos do entorpecente. A apreensão ocorreu quando os PMS abordaram, durante um bloqueio policial, o Volskwagem modelo Gol, nas proximidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Ao revistar as cinco pessoas que estavam no veículo, encontraram dispostas

em 13 tabletes, dentro do Gol, os nove quilos da maconha. Após averiguação, os policiais identificaram dois suspeitos sendo londrinenses, Manoel Messias Lima e Nei Francisco Sales. Os outros três envolvidos residem em Cornélio Procópio. São eles Adimar “Di” Januário, Adriano Junior Santos, e Matheus Henrique Laurindo. Todos foram encaminhados para a 11ª. Subdivisão Policial de Cornélio Procópio, onde ocorreu a autuação e os procedimentos legais, juntamente com o veículo e a droga apreendida.

Maconha apreendida em cornelio

São Geraldo goleia Ribeirão Claro por 4 x 1

Divulgação

Crime Brutal abala a cidade de Londrina. Maquiador mata a mãe, outras duas mulheres e uma criança de dez anos Segundo a namorada, o acusado dos assassinatos é usuário de crack e maconha

De Londrina Serafim Geraldo

Mesmo com a derrota o time ribeirãoclarense já está classificado para a próxima fase da competição

De Jacarezinho Jivago França O time do São Geraldo goleou no último domingo (4) o time de Ribeirão Claro por 4 x 1 na partida válida pelo Campeonato Amador Regional de Jacarezinho. Mesmo com a derrota o time ribeirãoclarense já está classificado para a próxima fase da competição. O primeiro gol da competição aconteceu logo no inicio da partida em uma confusão

dentro da área que a bola sobrou para Cinquinho abrir o placar. O segundo gol foi marcado aos 44 minutos do primeiro tempo por Guilherme. Ele pegou o rebote do chute de Mú que acertou o travessão. Aos 35 do segundo tempo Vinicius chutou rasteiro e ampliou o marcador para 3 x 0. Rodrigo entrou em seguida e anotou seu gol ao driblar a defesa e colocar no canto na saída do goleiro adversário.

Divulgação

O gol de Ribeirão Claro foi marcado em um pênalti, onde o jogador Bruno foi derrubado dentro da área. Marinho cobrou com categoria e fez o gol. Campeonato O torneio tem o nome de Ademar Conde Rodrigues, o Oreia, antigo morador de Jacarezinho e já falecido. A organização é do Departamento Municipal de Esportes juntamente com a Liga Amadora de Futebol de Jacarezinho.

No último sábado, dia 3, uma chacina chocou a cidade de Londrina. Um maquiador, cujo nome não foi revelado, é acusado de matar a mãe, duas vizinhas e ainda uma criança de dez anos. O acusado esteve horas antes de cometer o crime num posto de saúde na cidade de Cambe, vizinha a Londrina. Segundo informações obtidas junto ao SAMU, tratava-se de uma pessoa que possivelmente seria usuário de drogas. O maquiador estava no posto de saúde de Cambe juntamente com sua namorada e de sua mãe, porque seus amigos notaram que ele estava agressivo, inquieto, por isso acionou o Serviço de Aten-

dimento Móvel de Urgência. Ele foi atendido aproximadamente às 18h30, sendo que a mãe e a namorada alertaram aos atendentes que ele seria usuário de drogas. Mesmo assim, ele foi liberado minutos depois. Mas ao chegar em sua residência, ele continuou nervoso, irado, transtornado, e partiu para cima da namorada, com a intenção de agredi-la. A mãe dele, de 48 anos, tentou impedir, sendo então assassinada a golpes de faca. Enquanto isso, a esposa fugiu. Após assassinar a mãe, ele saiu em perseguição de sua mulher, que havia fugido. Nessa perseguição ele entrou dentro da casa da vizinha, e com a mesma faca com que havia assassinado a mãe, matou sem motivo aparente duas mulheres idosas, de

Ilustrativa

63 e 86 anos, respectivamente, e uma criança de apenas dez anos de idade. Ainda com a faca em punho, saiu perseguindo a esposa, que procurou abrigo num salão onde estava sendo realizada uma festa. Ao chegar lá e tentar promover bagunça e tentar assassinar a esposa, foi contido pelos presentes, que o detiveram e acionaram a polícia. O suspeito foi detido em flagrante, e questionado pelos policiais, não soube esclarecer a razão dos crimes. Através do depoimento de sua esposa, ficou-se sabendo que ele já havia agredido ela antes, por ser usuário de crack e maconha. O acusado foi levado para a Penitenciária Estadual de Londrina, onde foi isolado no interior de uma cela.


Correio Notícias - Edição 820