Issuu on Google+

ESTUDO A ARMADURA DE DEUS A luta espiritual (6:10-13). Imagine acordando um dia e achando sua casa bem no meio de um campo de batalha. Com bombas explodindo ao seu redor, os disparos de metralhadoras e os gritos dos feridos, qual seria o seu primeiro pensamento? Se levantar para ir ao serviço? Iria para a escola? Lavaria o carro? A sua primeira reação seria a sobrevivência sua e da sua família, não é? Mesmo quando não percebemos a guerra ao nosso redor, isso não quer dizer que ela não exista. Em termos bem fortes, Paulo escreve que o mundo é um campo de batalha espiritual (6:12). Nós precisamos nos despertar para ver que a batalha é real! Essa batalha não é guerra material, e sim espiritual. Então, como alguém pode sobreviver? Repete comigo, Em tenho em minhas as ferramentas pra vencer! Deus não nos deixou sem armas, Deus não nos deixou desarmados contra o inimigo, nos não estamos desarmados contras nenhuma afronta do inimigo, nós estamos armados com as armas de Deus. A Palavra diz Vistam toda a armadura tem que não quer colocar toda, tem gente que diz eu vou colocar só o capacete, outros dizem vou colocar só o sinto, porque o sinto esta na moda, a palavra diz toda armadura, não tem como sermos meio crente, não tem jeito é toda armadura de Deus, Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Efésios 6:11), não é novidade tem ciladas e armadilhas preparadas para nós, em todo tempo o inimigo esta tentando nos acusar e para resistir o dia é preciso está revestido,

Objetivos: O 1° deles é para permanecermos firmes contras as ciladas do diabo, 2° para Resistir no dia mau e depois permanecermos firmes, e o 3° para batalha e vencer o diabo e suas hostes espirituais, agora vamos entender cada parte que compõe a armadura. Cinturão da verdade: Ele vai nos defender e nos justificar diante da investidas do acusador, só que para sermos justificados precisamos manter o compromisso com a verdade, porque os caminhos do Senhor são justos, e nele não há injustiça é o que está escrito em Deuteronômio 32.4, o Cinturão da verdade consiste em ter uma vida integra e honesta com Deus. Não vai te deixar, esse cinto vai te dar equilíbrio, que nos permite carregar um peso maior, não aceite as mentiras do diabo na sua vida, você é escolhido da Deus. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6 João 8.32 Couraça da Justiça: A couraça cobria a parte do pescoço ate as coxas e normalmente era feita de bronze. O peito, o coração é centro das nossas emoções, e o nosso coração precisa ser mantido sempre puro e justo, porque o pecado da legalidade para o inimigo. Então para colocarmos a couraça da justiça antes temos que confessar os nossos pecados, a couraça da justiça é um revestimento da justiça de Deus para as nossas vidas contra os ataques do inimigo. Quando pela fé eu compreendo o quão distante estou de Deus, reconheço minha incapacidade de controlar a vida e decido confiar em Jesus para me conduzir de volta para perto do Pai. Ele me declara justo. Justificado por Deus pode enfrentar a batalha. 1João 1.9


Calçados da preparação do evangelho: As sandálias dos soldados eram revestidas de uma placa feita de pregos afiados, projetadas para oferecer uma pisadura firme. Para o crente isso significa prontidão, está pronto para anunciar o evangelho, quando surgem momentos oportunos, como, por exemplo, quando você está a caminho do trabalho e alguém senta do seu lado no ônibus e começa a conversar com você, essa é uma oportunidade pra você falar de Deus, só que nem sempre estamos preparados. Calçar os pés com a preparação do evangelho é está sempre pronto para compartilhar o evangelho, independente da hora ou do lugar, pra quando Deus falar vai lá e fala para o meu filho do meu amor e você dizer eis me aqui Senhor. 2Timotio 4.2 Escudo da fé: Os escudos dos soldados eram cumpridos de forma retangular ou oval, feitos por duas camadas de madeira, coberta com linho ou pele de animais e amarados com ferro. Quando estavam lado a lado os soldados formavam uma parede, que defendiam das flechas lançadas por seus adversários. A nossa fé age como um escudo invisível que nos desvia das falsas acusações do inimigo, o escudo da fé nos dá poder para resistir as setas flamejantes e da tentação do mal. O alvo do inimigo é atacar nossa mente, nosso coração, nosso lar, nossa família, nosso trabalho, enfim..toda nossa vida. Por isso o Senhor nos deu o Escudo da Fé. FÉ é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hb 11:1). E essa Fé não é em nossos próprios esforços ou força, mas sim em Deus. Precisamos ter fé inteiramente em Deus, na Sua palavra, na Sua fidelidade, no Seu poder! Seremos fortes se crermos de todo coração no Senhor e na Sua vontade.

1Corintios 10.13 Capacete da salvação: Os capacetes de bronze dos soldados tinham uma fixação de ouro que os mantém no lugar. Ao vestirmos o capacete da salvação estamos assumidos nossa salvação em Cristo, estando convictos de que somos salvos. O Espírito Santo quando revelou a Isaias o, sobre a primeira vinda de Jesus, revelou também que Cristo usava o capacete da salvação, está em Isaias 59.17. Alguém lê em 1 Tessalonicenses 5.8, no momento de batalha espiritual é extremamente importante que estejamos convictos da nossa salvação. Na nossa batalha espiritual, o capacete da Salvação é destinado a proteger nossa mente, onde estão nossos pensamentos, nossas emoções, nossas lembranças, nossa capacidade de tomar decisões, nossas vontades. O inimigo nos quer por temor pela vida, sabe ter medo de perder o emprego, e assim ficar sem dinheiro, e assim passar necessidade; ter medo de ficar doente; da solidão. Ele quer que pensem negativamente sobre tudo, aquilo de que tudo sempre vai dar errado, de só ver o lado ruim da coisa. De achar que nunca vamos conseguir fazer ou realizar algo. Quer nos levar a desconfiar das pessoas, nos levando ao isolamento. Quer nos angustiar de tamanha forma, que passamos a desacreditar de quem somos filhos e até mesmo da salvação em Cristo. Que caiamos em sua armadilha: a depressão. O capacete da Salvação nos protege de ter nossas mentes corrompidas. Protege-nos do egoísmo, pois nos faz olhar para a Cruz e ver o sacrifício de Jesus por amor a nós, o qual nos deu a salvação, nos faz confiar em Deus assim como Jesus confiou.


Espada do espírito: Que é a Palavra de Deus, Jesus quando foi tentado no deserto pelo diabo, usou a palavra para paralisa-lo, em Hebreus 4.12 Deus descreve a eficácia da palavra. Nosso conhecimento na palavra é um pré-requisito para usar essa arma, o próprio Deus lamentou esse fato, lê em Oseias 4.6, o propósito da Espada do Espírito é nos fortificar e capacitar a suportar os ataques do inimigo, a nossa falta de conhecimento da legalidade aos ataques dele. A espada é uma arma tanto ofensiva quanto defensiva. Ela pode ser usada para se proteger do mal ou para atacar o inimigo e vencê-lo. Então mergulhe na Palavra. Para usarmos com eficácia a Espada do Espírito nossa mente precisa está cheia da Palavra. E assim conseguirmos discernir as ciladas do inimigo. Confie na Palavra. "A espada do Espírito precisa ser usada com submissão e obediência a Deus". Conclusão: O soldado que vai pra guerra e leva apenas uma parte da armadura está tão fragilizado quanto aquele que nada levou. Espada sem escudo, capacete sem sandálias ou espada sem cinturão simplesmente não funcionam. Deus preparou uma armadura completa. Cada peça tem a sua utilidade e todas são imprescindíveis. Um soldado bem treinado não se deixa enganar pelas histórias mentirosas de que a armadura é pesada ou de que algumas peças se tornaram antiquadas. Ele sabe que a proteção só é completa quando toda a armadura é usada.


A armadura de deus