Issuu on Google+

Tipos de Comunicação Modulo 10: A comunicação e a informação

Escola Cacilhas-Tejo 10º M Geissamara nº34 Bruno nº8 Professora: Domitila 08-02-2013


1

ÍNDICE: Introdução………………………………………………………………………………………………………………………………………. 2 A comunicação………………………………………………………………………………………………………………………………… 3 Tipos de comunicação ……………………………………………………………………………………………………………………. 3-7 Elementos da comunicação…………………………………………………………………………………………………………….. 7-8 Conclusão……………………………………………………………………………………………………………………………………….. 8 Bibliografia……………………………………………………………………………………………………………………………………… 9


2

Introdução: Neste trabalho vamos falar sobre o que é e quais os vários tipos de comunicação e ainda quais as formas de comunicação mais adequadas para comunicarmos melhor no mundo empresarial, nos nossos dias.


3

A comunicação O que é a comunicação? A comunicação é um processo pelo qual a informação é codificada e transmitida por um emissor a um recetor por meio de um canal ou retirar. A comunicação é, portanto, um processo pelo qual nós atribuímos e transmitimos significados na tentativa de criar entendimento compartilhado. Na organização, existem várias redes de comunicação. Vivemos formas diferentes de comunicação, que expressam múltiplas situações pessoais, interpessoais, grupais e sociais de conhecer, sentir e viver, que são dinâmicas, que vão evoluindo e modificando-se. Estas, sob diversas formas e em diferentes direções, percorrem a estrutura no seu conjunto: Comunicação pessoal/impessoal; comunicação descendente/ascendente/lateral/diagonal; comunicação escrita/comunicação oral; comunicação formal/não formal.

Tipos de comunicação: Comunicação ascendente: E uma informação geral sobre o pessoal da empresa no sentido mais amplo, isto é oficializar as causas adequadas que incidem em informar até aos níveis superiores. As suas funções são: - Sugerir aos diretores o feedback necessário sobre os assuntos e problemas atuais da organização. - Ser uma fonte primária informativa para direção que permite determinar a atividade da sua comunicação descendente. - Diminuir as tensões ao permitir aos empregados de nível inferior compartilhar informações relevantes com seus superiores e ativar a participação e compromisso de todos.

fig.1:comunicação ascendente


4

Comunicação descendente: É um tipo de comunicação em que a informação se desloca desde a direção até aos demais membros da organização seguindo a linha hierárquica. As suas funções são: - Enviar ordens múltiplas ao longo da hierarquia; - Oferecer aos membros da empresa informações relacionadas com os trabalhos realizados; -Simplificar um resumo do trabalho realizado e possibilitar aos empregados que reconheçam os objetivo da empresa

Fig.2: comunicação descendente

Comunicação externa: É a troca de informações entre uma organização e outras organizações, grupos ou indivíduos fora de sua estrutura formal. O objetivo da comunicação externa é facilitar a cooperação e colaboração com as outras partes interessadas e apresentar uma imagem favorável da empresa para a sociedade como um todo. Pode ser feita através de uma variedade de canais: reuniões, imprensa, e, principalmente meios eletrónicos.

Fig.3: comunicação externa

Comunicação interna: A Comunicação Interna reúne todas as práticas e processos comunicativos de uma determinada organização com o seu público interno (funcionários, colaboradores, acionistas). Portanto, a “Comunicação Interna” inclui os procedimentos comunicacionais que ocorrem na organização. Apoiando-se em ideais administrativos, tem como objetivo proporcionar meios de promover maior integração dentro da organização através do diálogo, da troca de informações, de experiências e da participação de todos os níveis.


5

Fig.4: comunicação interna

Comunicação verbal: Existem inúmeras formas de se trocarem informações, ou seja, de se comunicar. Uma das mais eficazes para o ser humano é a comunicação verbal, que ocorre quando um grupo de indivíduos com interesses comuns ou correspondentes se reúne.

Comunicação escrita: A leitura, por mais atenta que possa ser, não tem o poder de transmissão da informação que a comunicação verbal tem. Na leitura, o autor é desconhecido ou distante; a sua ideia nem sempre é claramente entendida e, mais importante, não existe a possibilidade do diálogo. A transmissão da informação é passiva. A comunicação oral, ao contrário é mais poderosa e versátil. A comunicação escrita é duradoura e permite um registo de uma maior atenção à organização da mensagem sendo, por isso, adequada para transmitir políticas, procedimentos, normas e regras. Adequa-se também a mensagens longas e que requeiram uma maior atenção e tempo por parte do recetor tais como relatórios e análises diversas.

Fig.5: comunicação escrita

Comunicação oral: As pessoas comunicam de diversas formas ou tipos, mas a comunicação verbal oral, é a mais comum e refere-se à emissão de palavras e sons que usamos para comunicarmos, tais como, dar instruções, entrevistar ou informar. Exemplos de comunicação oral: diálogo entre duas pessoas, Rádio, TV, telefone, …

Fig.6: comunicação oral


6

Comunicação não-verbal: A comunicação verbal serve para transmitir informações entre indivíduos, tendo estas informações um caráter informativo. Já a comunicação não-verbal é caracterizada pelo uso de gestos, da mímica, do olhar, da voz e dos sinais para linguísticos, da organização espacial e da localização, que são determinantes de uma relação interpessoal dos indivíduos. Comunicação corporal: a Linguagem Corporal é uma forma de comunicação não-verbal. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos, A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas. A linguagem corporal vem sendo utilizada há milhões de anos.

Fig.7: Comunicação corporal

Comunicação formal: A comunicação formal vem da alta administração, ou seja, é uma comunicação dirigida e elaborada para os seus públicos, é uma comunicação formal, transferindo informações, medidas, ordens, através veículos, por exemplo, impressos, visuais e eletrónicos.

Comunicação informal: A comunicação informal é todo o tipo de relação social entre as pessoas da organização. É uma forma dos funcionários terem mais informações, para satisfazer a curiosidade, que muitas vezes não são disponibilizados nos canais formais, assim faz com que haja uma procura de fontes alternativas. Uma das formas mais conhecidas como rede informal são os boatos e rumores. A comunicação informal, não é estratégica, afinal não é solicitada pela alta administração, mas não é por isso que é menos importante. Por isso a rede informal é preciso ser levada a sério, e a organização precisa de tirar proveito desse tipo de comunicação, afinal assim é possível saber com mais rapidez a opinião, as insatisfações e boatos sobre a organização.


7

Elementos da comunicação: Emissor: é o indivíduo que emite a mensagem para chegar até ao recetor.

Fig.8: emissor

Código: é a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código de Morse, sons etc. O código deve ser do conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.

Fig.9: código

Canal/Meio: é o meio pelo qual a mensagem chegará até ao recetor, por exemplo, através de computador, televisão, rádio, telefone, publicidade….

Fig.10: canal/meio de comunicação

Contexto: é o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que deseja ser emitida (lugar ou tempo). Ruído: é uma interferência que causa falhas ou não entendimento da mensagem tal como (uma mensagem escrita e que o recetor não percebe).

Fig.11: ruido


8

Recetor: é o indivíduo que tem que receber a mensagem que foi emitida pelo emissor.

Fig.12: recetor

Resposta: conjunto de reações do recetor após a mensagem.

Fig.13: esquema dos elementos de comunicação


9

Conclusão:

Depois de realizarmos este trabalho sabemos agora muito mais sobre o tema desenvolvido: - a comunicação e como ela é importante numa organização e até no mundo inteiro.

Bibliografia:

http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/comunicacao.htm http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=156&doc=11595&mid=2


Tipos de comunicação