Page 1

Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial

Apoio

Secretaria Nacional de Segurança Pública (CONVÊNIO Nº 008/2007)

FUNDO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Convênio nº 08/2007/SENASP/MJ


A Guarda Municipal de Belo Horizonte A Guarda Municipal de Belo Horizonte foi criada em 2003 com a missão de proteger os funcionários e usuários dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, museus, parques, escolas, centros de saúde e outros locais de maior concentração de pessoas. Além de cuidar dos bens da nossa cidade, a Guarda Municipal contribui com o Sistema de Defesa Social do Estado de Minas Gerais. Sua interação com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros resulta em um trabalho mais eficiente na prevenção e controle da transgressão e dos chamados pontos de tensão social. Mais que combater a violência, a Guarda Municipal investe na construção de uma cultura de paz. Entre suas ações nesse sentido está a elaboração desta cartilha, fruto de um ciclo de palestras desenvolvido por integrantes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana em diversos órgãos municipais, oportunidade em que se observou a necessidade de melhor orientar os servidores e a população sobre os princípios da Segurança Pessoal no cotidiano das grandes cidades.


Amigo cidadão Em nossa cidade, como em qualquer outra metrópole, é cada vez mais comum encontrar pessoas que tenham caído em algum dos famosos contos-do-vigário: aquele golpe aplicado por espertinhos com um papo agradável, boa apresentação e muitas promessas. Isso sem falar nos falsos sequestros e extorsões. São centenas de casos que acontecem diariamente em lugares onde a gente menos espera e, muitas vezes, nem são registrados em uma delegacia por medo ou vergonha. Mas, a Guarda Municipal de Belo Horizonte está de olho e alerta para o perigo, que pode estar ao seu lado, em casa, na rodoviária, na porta do banco, na pracinha e até no supermercado. Esta cartilha contém dicas importantes para que você não se torne mais uma vítima dos bandidos que agem em nossa cidade. De forma simples e prática, a Guarda Municipal de Belo Horizonte orienta você como evitar as armadilhas, furtos, e, principalmente, não acreditar nas histórias bem boladas que até parecem de verdade, mas que só servem para enganar o cidadão honesto. Leia com atenção e compartilhe as informações com toda sua família e amigos.


Em seguida, chega o comparsa.

GOLPE DO

ACHADINHO Hum, deve valer mais de mil reais. Vou comprar a parte desse cara.

Achei!

Essa jóia vale muito. Dou 300 reais por ela.

Achamos juntos. 50% pra cada.

Não! Ela vale mais!

É ouro maciço! Mas eu vendo a minha parte.

GOLPE DO BILHETE

Com licença! O senhor imagina, meu vizinho disse que esse bilhete que eu comprei foi premiado. Será?

PREMIADO

Te dou 150 reais então.

Fechado.

satisfeita, ela sai achando que fez um grande negócio, Até descobrir que a jóia não vale nem 10 reais.

A senhora ganhou mesmo o primeiro prêmio!

E quanto foi?

30 mil reais. Mas sempre demora alguns dias pra pagar. O homem saca todo o dinheiro da poupança e entrega à mulher.

Eu lhe vendo o bilhete Pelo valor que o senhor puder pagar. Estou precisando urgente de 5 mil.

Depois, descobre que o número é do primeiro prêmio, mas a data da extração é diferente.


GOLPE DO FALSO

Telefone tocando...

Alô, quem é?

Aqui é Rita.

Dona Rita, sua filha tá aqui com a gente, sequestrada. se chamar a polícia, vai ser pior.

SEQUESTRO Mãe, socorro, eles me pegaram!!!...

Fernanda! Minha filha! Fernanda!

A maioria dos golpes por telefone vem de penitenciárias e as ligações são feitas de telefones celulares sem identificação de chamadas. Para evitar esse tipo de golpe, fique ligado nas dicas de segurança. Vocês viram? rita Falou o nome da filha. Foi aí que ela vacilou. Caiu no golpe do falso sequestro. sem perceber, ela passa informações para o golpista e o sequestro acaba parecendo real.

Os marginais começam então a fazer ameaças e pedem uma grande quantia em dinheiro.

rita, desesperada, corre para o banco e deposita o que os bandidos pediram.

• Não prolongue conversas com desconhecidos ao telefone. • A vítima do golpe do sequestro fica tão nervosa que não faz o óbvio: ligar para a pessoa supostamente sequestrada. •N  o sequestro verdadeiro, as ligações são rápidas para não serem rastreadas. Falsos sequestros têm ligações prolongadas. •N  ão acredite no choro da vítima. Bandido não faz ligação do local onde ela está.


Essa carteira é sua?

GOLPE

Oh, muito obrigado! Hoje em dia é difícil encontrar pessoas honestas.

Deu tudo certo. Vá até lá. Deixe que eu seguro suas coisas.

Olá, eu achei a carteira. Carteira, mas que carteira?

DA

RECOMPENSA Então, o golpista diz que seu patrão vai querer recompensá-la com um brinde.

É ali, ó! Espere aqui que eu vou lá falar com ele.

O golpista entra na loja, conversa com o dono e aponta a pessoa do outro lado da rua.

Entrou um cara aqui sim, perguntando se a Santa Casa ficava daquele lado.

a essa altura do campeonato, o golpista já desapareceu com os pertences da vítima. Que prejuízo... LEMBRE-SE: Nunca confie em estranhos.

aquele moço, lá fora, disse que o senhor queria me conhecer. Não tô vendo ninguém lá.


Um carro está sendo vendido com entrada e prestações pelo mesmo valor de um carro à vista... Eu não vou perder uma oportunidade dessas!

ARAPUCA DO CARRO

Telefone tocando...

NOVO

Eo restante?

Arnaldo cumpre o combinado. Nós mandamos um carnê para pagamento.

Espera, espera... e nada do carro.

Arnaldo liga para o número e o suposto vendedor explica que ele deverá depositar a entrada Para receber a nota fiscal da fábrica em seu nome. Após desbloquear o dinheiro, ele receberá o carro em menos de uma semana.

aí, Descobre que o número do telefone foi desativado e a conta bancária do depósito encerrada.

Os idosos são as principais vítimas dos ladrões que ficam próximos aos caixas eletrônicos ou que circulam em frente à porta dos bancos como quem não quer nada. Fique atento às nossas dicas de segurança para não cair em armadilhas e evitar que o bandido leve todo o seu dinheiro. • Durante um assalto, a principal dica é nunca reagir. Tudo pode ser conquistado novamente, menos a vida. • Não tente dialogar com os assaltantes. • Leve apenas algumas folhas do talão de cheques com você, em caso de roubo será mais fácil saber o número dos cheques para bloqueá-los. • Evite sacar grandes valores no banco para evitar o assalto chamado “saidinha de banco”. Faça transferências do dinheiro.


GOLPE DO

Telefone tocando...

EMPRÉSTIMO

FÁCIL

Jornais e panfletos destacam notícias de empréstimos superfacilitados, sem nenhum tipo de exigência, consulta ao SPC ou ao SERASA.

Olha, seu Osvaldo, nós trabalhamos com alguns critérios. mas, bom... para agilizar esse procedimento, o senhor terá que pagar algumas taxas de serviço.

Aqui é o Osvaldo. Estou precisando de um empréstimo de uns 10 mil reais pra pagar uma dívida. O que é necessário, hein?

O telefone não atende mais e o endereço que lhe deram é falso. ninguém deve pagar para receber um empréstimo. Taxas e comissões são descontadas depois.

E o Osvaldo se endivida ainda mais para conseguir o valor das taxas. Espera o depósito entrar na sua conta e nada...

GOLPE DA

Um homem com um crachá da empresa de energia diz ao seu Juvenal que o relógio está medindo para mais e a empresa vai trocar por um novo.

Por favor, me arruma um copo d’água?

em seguida, Ele pede ao seu juvenal a identidade e um talão de cheques para conferir os dados da conta.

TROCA DO

RELÓGIO DE LUZ Prestativo, seu Juvenal vai buscar o copo d’água que o homem pediu.

Enquanto isso, o marginal retira duas folhas do fim do talão, copia a assinatura da identidade num papel ou fotografa com o celular.

Depois de alguns dias, nada do relógio novo. Só um rombo na conta do seu Juvenal, já que 2 cheques foram sacados com a sua assinatura.


Bom dia! De quem é essa obra?

CONTO DAS Hoje em dia, as ofertas de “grandes negócios” atraem pessoas que, em situação de aperto, confiam no empréstimo fácil. Também já se tornou comum “amigos” e “parentes” de empregados baterem à sua porta procurando a pessoa que exatamente naquele momento não está em casa, por isso, desconfie. Confira as nossas dicas de segurança e tenha mais cuidado. • Em muitos tipos de delito, o criminoso faz até o reconhecimento do local. •O  bserve pessoas estranhas perto de sua casa ou da porta da escola e, também, veículos que passam várias vezes pelo mesmo local.

PORTAS

E JANELAS O marginal vai até o Calafate e pergunta aos moradores próximos da igreja onde é a casa do seu Alfredo.

• Tenha cuidado na hora de contratar empregados para trabalhar na sua casa. Anote o número da carteira de identidade, confira o endereço, verifique empregos anteriores.

E as portas e janelas, ele já comprou?

Ah, o QUE MORA NO Jardim América?

• Oriente os empregados para não passar informações sobre a casa para ninguém. bate na casa do homem e uma senhora atende.

Não sei. Acho que já encomendou.

Não, no Calafate, perto da igreja. ELE É dono da loteria ali. Bom dia, a senhora é parente do seu Alfredo, o dono da lotérica que está construindo uma casa na Barroca?

sim, sou a mãe dele.

• Na hora de demitir, faça o acerto justo do salário.

• Informação é muito preciosa nos dias de hoje e deve ser guardada a sete chaves.

é do seu Alfredo.

Ele me encomendou as portas e janelas e pediu pra pegar o dinheiro do sinal: são 500 reais.

ela entrega o dinheiro para o malandro, que até lhe dá um recibo.


A internet é a ferramenta mais usada pelos ladrões na hora de pesquisar informações privilegiadas sobre as pessoas. Com muita habilidade, eles encontram tudo o que precisam: seu nome, endereço, número do cartão de crédito, conta bancária... Aí, fica muito mais fácil dar o golpe. Leia as nossas orientações de segurança e tenha muita cautela em qualquer situação.

CONTO DA PESSOA DE

O trabalhador está na rodoviária com o som que acabou de comprar. Chega o malandro, bem vestido, com uma mala enorme.

CONFIANÇA

• Considere as informações como um privilégio que não pode ser fornecido a qualquer pessoa. A vítima acha que a pessoa confiou nela para tomar conta daquela mala enorme. fica com vergonha de não retribuir e aceita.

• Não coloque na agenda do celular a identificação de esposa, pai, mãe... No caso de perda ou roubo do celular, isso vai permitir que marginais façam extorsões. Coloque apenas os nomes das pessoas. • Tire do carro adesivos que identifiquem sua empresa, a escola das crianças ou que forneçam outras informações pessoais. • Não deixe nada no veículo: cartões bancários, chaves de casa ou do escritório, o documento do carro, agendas e informações pessoais.

Aí, amigo, tô apertado para ir ao banheiro. Será que você tomaria conta das minhas coisas?

Quando volta, se oferece para tomar conta do som do trabalhador.

Quando o coitado do rapaz volta, nem malandro, nem aparelho de som...


GOLPE

Ao ver um carro com placa do interior, o golpista se aproxima.

Olá, o senhor é de moema também? Telefone tocando...

Família Silva. E o prefeito? Tá cuidando bem da pracinha da igreja? O farmacêutico é meu primo! Como é que ele tá? Ah, seu Benedito? Vai bem, sim!

DO

CONTERRÂNEO

Fique atento Sou. você é de lá? De que família?

Tudo o que o malandro falou existe em qualquer cidadezinha do interior e Silva é um nome muito comum.

Tem uns 2 anos que não vou lá. e tenho um problemão com minha mãe pra resolver, perdido nessa cidade, sem ajuda de ninguém.

E aí vem o lero-lero: ele diz que A mãe veio se tratar na cidade e acabou falecendo. agora, ele está sem dinheiro para o enterro.

depois de conquistar a confiança do “conterrâneo”, fica fácil dar o golpe.

Mas o que houve com sua mãe?

O homem ajuda, pois, afinal, pensa que será reembolsado pelo primo do conterrâneo: o seu Bené farmacêutico. Leva uma semana para perceber que caiu no golpe.

Você não precisa nem sair de casa para se tornar mais uma vítima de malandros que procuram tirar proveito dos cidadãos honestos. Basta atender ao telefone ou abrir a porta. A cada dia aparecem golpes novos e tão criativos, que você nem pode imaginar. Nesta cartilha, a Guarda Municipal de Belo Horizonte apresentou as armadilhas mais comuns, usadas para extorquir e enganar as pessoas, e as dicas de como fugir delas. Agora, é só usar a prudência e o bom senso para não cair em ciladas, evitar o prejuízo e muita dor de cabeça.

Educação para segurança pessoal  

O projeto Educação para Segurança Pessoal foi criado para difundir métodos e técnicas preventivas de segurança individual e coletiva nas uni...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you