Issuu on Google+

Igreja Assembleia de Deus – Posto Fiscal Outubro /2011 Estudo Ministrado por Gediel Mendes

JOVENS DO SENHOR


ÍNDICE ASSUSTADOR 58% dos jovens Se afastam da igreja ao entrar na faculdade “Não podemos pensar em preparar o jovem cristão apenas para resistir à universidade, porque um dia ela terminará, mas prepará-lo para a vida cristã, familiar, profissional e pessoal. Pesquisa realizada por Steve Hernderson, nos Estados Unidos


JOVENS DO SENHOR  1) Viver em Santidade:

"Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos." (Sl 119.9)

 O lugar deve ser santo – DT 23.14  A igreja é santa – Ef 5.27

 Nação santa – 1 Pe 2.9  Culto deve ser santo – Rm 12.1

 Ler 1.º Pedro 1.15,16 Hebreu 12.14


JOVENS DO SENHOR


JOVENS DO SENHOR  2) Possuir auto-controle / paciência:

"E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude." Lm 3.27

 Nesta terra seremos:

-Afligidos: Jo 16.33 -Perseguidos: Mt 5.10,11

 Devemos ser

- Pacientes na tribulação Rm 12.12 - Alegrar na tribulação Rm 5.3 - Ser paciente Tg 5.8 “Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus” (Sl 46.10)


JOVENS DO SENHOR  3) Exemplo / Padrão:

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, para os que crêem , seja exemplo na conversa, na conduta, no amor, na fé e pureza." 1 Tm 4.12

O testemunho deve ser contínuo, santos sempre:

 Conversa

 Conduta  Amor  Fé

 Pureza


JOVENS DO SENHOR  A) Seja exemplo na conversa: 

Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Tito 2:7-8 É patético, quando encontramos alguém que se diz Servo de Deus, quando abre a boca, dela sai apenas palavras pobres em todos os sentidos. São as muitas gírias como podem o cristão usar o mesmo linguajar comum aos malfeitores e malandros? Esta forma de expressão com certeza é imprópria.

Ler: Colossenses 3.8

Tiago 4.11

“E aquela irmãzinha que caiu no rétété e Deus desenrolou o mistério pro vaso? Eita manto, né? Não dá para entender o oculto e o escondido de Deus. Mas é assim mesmo, isso acontece porque o anjo da igreja de lá é labareda. Não dá mole não que o chicote queima, irmão!” “Ah! E graças a Deus que eu conquistei a minha Rebeca! Sim, porque jovem solteiro é treva, irmão! Tá amarrado! E a abençoada é uma jovem crente! Consegui fugir dessas Jezabel que eram laço! Julgo desigual não vale!”.

A santificação deve envolver todas as áreas de nosso ser.


JOVENS DO SENHOR  B) Seja exemplo na conduta: É comum encontrarmos no meio da igreja, profundas controvérsias quanto ao que chamam de uso e costumes. Moda: desde quando o servo de Deus necessita estar ligado à moda? Porque gastar dinheiro em coisas tão vãs? A moda geralmente quer colocar o corpo em evidência. Tatuagem, piercing : em que é justificáveis a vontade tão grande de muitos em assemelhar-se ao mundo? Sujar as “paredes” do templo do Espirito Santo com pichações (Tatuagens)? E encher-se de badulaques (piercing)? Fomos chamados para sermos semelhantes ao Senhor Jesus Cristo, seus imitadores e discípulos! Ser discípulos do mundo jamais! Redes Sociais: muitos jovens evangélicos, publicam frases e fotos indecentes.

Seja diferente do mundo!


JOVENS DO SENHOR  C) Seja exemplo no amor: Muitos cristãos são derrotados na vida, porque não são exemplos no Amor. Mateus 5:43-47 - "Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo, e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo; Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; Para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”. 1º Coríntios 13 – Posso ser e ter tudo, mas se não tiver amor de nada adiantaria. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13 Como é o nosso amor? Um amor pequenino, calculista – dou para que me dês. Sempre misturado com grandes doses de egoísmo, à espera do aplauso, do reconhecimento e da retribuição. Mas esse não é o verdadeiro amor, o amor digno desse nome. Só Jesus tem esse amor puro e autêntico. E nós que queremos ser seus discípulos não podemos deixar de obedecer a este mandamento, porque sabemos que assim seremos felizes.


JOVENS DO SENHOR  D) Seja exemplo na Fé:  O que é fé? “Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova

das coisas que não se vêem” ( Hb 11:1 ). 

Fé é uma questão difícil, geralmente ela é muito teórica, ou seja, quando tudo está muito bem, cremos e confiamos totalmente no Senhor; mas, quando as provações vêm, ela deixa de existir. E os males sobressaem, e dominam a situação.

Esta fé teórica, precisa com urgência ser revestida pelo verdadeiro crer, que nos é dado pelo Senhor, tornando nossa vida, edificada sobre a rocha, firme e inabalável. Que não tem fé, peça-a a Deus.

Sem fé é impossível agradar a Deus - Hb 11.6

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17


JOVENS DO SENHOR  E) Seja exemplo na pureza  

Como é difícil ser puros, neste mundo que tanto tem a oferecer! Mas é possível! E esta é uma ordem muito clara do Senhor Jesus “devemos imitá-lo” em todos os aspectos da vida.

Dt 7.3,4; 2ºC0 6.14

O namoro, quando existir, precisa ser encarado como o prenúncio de um casamento, jamais como passatempo ou apenas para satisfazer os desejos e inclinações da carne.

O sexo, é uma prática restrita ao casamento. Mas, “Todos que olharem para uma mulher com intenção impura, já adulterou...”(Mt 5.28) isto significa, que o relacionamento entre um casal solteiro, deve ser totalmente desprovido de qualquer forma de sensualidade. Assim deve ser o proceder de um filho do Senhor Deus.

É claro que muitas vezes as conseqüências pelos pecados cometidos serão carregados por toda a vida, isto é inegável. Por exemplo: Uma jovem que engravidou, será mãe solteira sempre. Marcado com Tatuagem, às vezes precisa conviver até os dias finais com elas. Etc. Mas, agora que foram lavados pelo Sangue do Senhor e cheios do Espírito Santo, devem viver uma vida sem culpa! Em humildade e com a intenção principal de agradar a Deus em todos os aspectos.


JOVENS DO SENHOR  4) Não serão isentados do pecado:  Eclesiastes 11.9 "Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz

enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre-se de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer."

 Nestas palavras o Senhor concede plena liberdade ao jovem, ele pode fazer o

que bem quiser: beber; frequentar festas; manter relações sexuais; namoros impuros; mentir; usar a Internet de forma ímpia; praticar obras da carne  (Ler Gl 5.19-21; Cl 3.5,6) etc. Mas, faz um alerta muito sério:

Será julgado por suas obras!


JOVENS DO SENHOR  5) Os jovens que vivem em pecado: "O Salário (recompensa) do pecado é a morte..." Rm 6.23

 O Pecado afasta por completo o homem do Deus vivos, e suas conseqüências

são terríveis: -Pobre: Pv 21.17 -Sem frutos: Lc 8.14

 - Afasta-o da presença de Deus, Entristece o Espírito Santo, Tira a paz e a

alegria

 Salmos 51:11 e 12

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário


JOVENS DO SENHOR  6) Jovens Cheios do Espírito: A Bíblia traz o relato de inúmeros jovens que foram exemplos, padrões para seus dias.  Estes foram segundo o coração do Senhor:

- Samuel: 1º Sm 2.26 - Davi: 1º Sm 17.33,37 - Josias: 2ª Cr 34.1-3 - Timóteo: 2º Tm 1.5; 3.15 - Jesus (era totalmente humano): Lc 2.49


JOVENS DO SENHOR  7) Jovens que deram lugar ao diabo:

Há também exemplos de jovens que foram ímpio. Estes foram contrários à vontade do Senhor e receberam em suas vidas o devido castigo: -Caim: Gn 4.8 -Esaú: Gn 25.33,34 -Filhos de Eli: 1 Sm 2.12 -Filho Pródigo: Lc 15.13


JOVENS DO SENHOR

Caro Jovem, como tem sido sua vida com o Senhor? Tens comunh達o? Amizade? Intimidade?


JOVENS DO SENHOR  "Eram, porém, os filhos de Eli, filhos de belial, e

não se importavam com o Senhor." (1 Sm 2.12)

 Muitos têm vivido à semelhança dos filhos de Eli,

desprovidos de qualquer compromisso com o Senhor, mesmo sendo membros e freqüentando assiduamente a igreja, alguns até envolvidos com as sociedades internas, em ministérios diversos e visto pelos homens como "bons crentes". Mas, são considerados pelo Senhor como imundos e o que fazem não sobe como sacrifício agradável a Deus.


JOVENS DO SENHOR  "Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no

favor do Senhor e dos homens." 1 Sm 2.26  Jovens semelhantes a Samuel são agradáveis aos olhos

do Senhor. São vidas que dizem não aos apelos desta terra corrompida pelo pecado, jovens que levantam-se contra as paixões imundas, os namoros impuros, e afastam-se de todas as formas de práticas contrárias à vontade do Eterno. Estes serão amados e chamados de "Jovem segundo o meu coração" pelo Senhor.


JOVENS DO SENHOR "Que Deus, que nos dá a paz, faça que vocês sejam completamente dedicados a Ele. E que Ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que Jesus Cristo, o nosso Senhor vier.” (1Ts 5.23)

Sejam santos e sensíveis à direção do Espírito de Deus e alcançarão a vitória.


Jovens do Senhor