Issuu on Google+

PAX

Edição 19 Setembro de 2012

Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo

Semana da Pátria 2012

Gearas marcou presença no Desfile Cívico da Avenida Medianeira.

Grupo reunido ao final do Desfile Cívico.

www.gearas.org.br

O Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo (Gearas) participou de mais uma edição da Semana da Pátria de Santa Maria, entre os dias 1 e 7 de setembro. As atividades começaram com a cerimônia de Abertura da Semana, realizada no dia 1o de setembro, na Praça Saldanha Marinho. Na terça-feira (3), aconteceu a Cerimônia Cívica no Largo do Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No dia seguinte (4), o grupo ficou responsável pela Guarda do Fogo Simbólico (Pira), realizada anualmente pelos grupos escoteiros e militares do Exército e da Força Aérea. Durante o dia, os seniores Vitor, Matheus e Natália, e a pioneira Mariana, participaram da Cerimônia Ecumênica, na Catedral Diocesana de Santa Maria, junto aos chefes Carmen e Helmuth, do Grupo Escoteiro Socepe. As duas últimas atividades da semana aconteceram na sexta-feira (7), com as comemorações do Dia da Independência. A função começou com o Desfile Cívico, a partir das 8h30min, na Avenida Nossa Senhora Medianeira. O Gearas, junto aos demais grupos do 4º Distrito Escoteiro, representou o escotismo no evento, que conta com a participação entidades, associações, empresas e instituições da cidade. O fechamento das atividades aconteceu à tarde, na Praça Saldanha Marinho, com a Cerimônia de Encerramento da Semana da Pátria 2012 de Santa Maria.

Jovens do Gearas se revezaram na Guarda da Pira.

1


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

SETEMBRO/2012

Acampamentos Gaúchos O feriadão comemorativo ao Dia do Gaúcho foi cheio de atividades para o Gearas. Entre os dias 22 e 23 de setembro, a Alcateia e as tropas escoteira Fênix e sênior Alberto Santos Dumont estiveram envolvidas nos seus tradicionais acampamentos gaudérios. Os lobinhos, que realizaram atividade na sede do Gearas, aprenderam bastante sobre a cultura gaúcha, participando de várias brincadeiras, como tiro de laço e de bodoque, e os jogos do osso e da ferradura. Os pequenos também mostraram os seus dotes culinários, fazendo especialidades da cozinha mateira, como o pão à caçador, o ovo no espeto e a maçã recheada. Para completar a gauderiada, à noite, no fogo de conselho, os lobinhos usaram toda a sua criatividade para encenar algumas lendas gaúchas. Entre as histórias contadas estiveram as lendas do Negrinho do Pastoreio, da Imembuí, do Quero-Quero e da Erva Mate. Os escoteiros, que também acamparam no Gearas, foram divididos em duas grandes estâncias: a dos Federalistas e a dos Republicanos, representando as duas forças da Revolução Federalista do Rio Grande do Sul. A gurizada também participou de vários jogos, mas o grande momento foi a “Guerra ds Farrapos”. Divididos em suas estâncias, os escoteiros fizeram uma guerra de bolinhas embebidas em tinta guache. No final da batalha, todos estavam pintados e coloridos, simulando o jeito que os soldados ficaram durante a Revolução Farroupilha. No final da atividade, todos assinaram o Tratado de Paz de Ponche Verde, assim como os antigos gaúchos, simbolizando a amizade e a harmonia entre os escoteiros da tropa. Já os sêniores realizaram de um Acampamento de Integração, no qual também participaram a Tropa Sênior do Grupo Escoteiro (GE) Melvin Jones e as guias Vitória e Natália, do GE Lídia Moschetti, da cidade de Porto Alegre. A atividade aconteceu na propriedade do Senhor Amaral, localizada próximo a Cascata do Sapo, em Itaara. Tendo como referência o Dia do Gaúcho, várias atividades tradicionais foram realizadas durante o acampamento, como os jogos de truco e laçada de vaca, e a roda de chimarrão, com a história da erva mate e dicas de como fazer um bom verde. A noite do sábado, que encerrou o primeiro dia de acampamento, foi marcada pelo momento de espiritulialidade, organizado pelos seniores Tarcizio e Lucas, com uma jornada até uma clareira dentro da mata. No domingo, antes do término da atividade, aconteceu mais uma jornada, desta vez até a Cascata do Sapo. A Tropa Sênior Alberto Santos Dumont agradece aos pais do sênior Yuri, Rogério e Marlene, que trabalharam na equipe de apoio da atividade. Como sempre, a chefia destaca a participação dos jovens, que mostraram a importância de uma tropa unida e dos laços de amizade proporcionados pelas atividades escoteiras.

“...Pelos canteiros da vida, vou plantando o que aprendi: Arrancar espinhos, recolher as pedras, enxugar as lágrimas, semear estrelas...” Enviado pela chefe Jaqueline Ferreira.

2


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

Alcateia: Especialidades conquistadas: Heric Lenin, Artes Marciais nível 2, e Pedro, Confeitaria nível 1. Datas especiais: o Ângelo completou um ano de boas atividades, o Ricardo recebeu sua progressão de Caçador, a Luísa fez a sua Promessa e os lobinhos Thaís, Eduardo, Ricardo e Vanessa começaram a trilha escoteira. Escoteiros: Especialidades conquistadas: Pioneiria e Acampador nível 3 dos escoteiros Cecilia e Valter. O Valter ainda conquistou a especialidade de Primeiros Socorros nível 2. Os escoteiros que participaram do Radar Sul receberam a especialidade de Técnicas Aeronáuticas nível 1. Lembranças especiais: O Valter recebeu o seu cordão verde amarelo. A chefia também registra que o Robinson foi o escoteiro que mais participou das atividades da Semana da Pátria. Tropa Sênior: Especialidades conquistadas: Tarcizio, Excursões e Acampador nível 3; Arthur, Sobrevivência, Grafite, Babá e Coleções nível 3; João Vitor, Navegação Aérea, Prevenção de Incêndio e Mecânica Aérea nível 3; Lucas, Navegação Aérea e Mecânica Aérea nível 3 e Planador nível 2; Matheus, Observação e Navegação Aérea nível 3; Yuri, Grafite, Excursões, Pioneiria e Acampador nível 3. Datas especiais: Compromisso Sênior da Natália e da Jamile, aniversário do Matheus, entrega da etapa de Conquista do João Vitor, dois anos de boas atividades da Débora e a entrega da Insígnia Mundial de Meio Ambiente dos seniores Yuri, João Vitor, Tarcizio e Lucas. Aviso: A Natália e o Lorenzo continuam com a “Campanha da Notinha”. A caixa de coleta está na secretaria do Gearas. Participe! Clã Pioneiro: Datas especiais: em setembro, o Aquiles completou mais um ano de vida. Ainda durante o mês, a Mariana recebeu o Compromisso e a Insígnia Pioneira. Grupo: O Gearas recebeu a visita do Chefe Tiaraju, que atua na equipe gaúcha da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

Gearas na Web Além do facebook e da rede de e-mails, agora o Gearas também tem um site institucional. Desde o final deste mês, o portal do grupo foi colocado no ar, com uma nova versão, organizada pela diretoria do Gearas, com suporte técnico realizado pelo Rubens, assistente da tropa escoteira. No site, os visitantes encontrarão fotos, notícias, agenda do grupo e seções específicas de cada um dos ramos do escotismo. Visite-nos pelo endereço www.gearas.org.br.

IV Camporee Sul O Gearas continua na campanha para o Camporee Sul, o evento que reúne escoteiros de toda a região sul do país. O encontro será realizado entre os dias 09 e 13 de janeiro de 2013, no Parque Osório, na cidade de Tramandaí. Fique ligado nos boletins pelo site www.camporee.com.br. As inscrições seguem até dia 30 de outubro. Não perca a sua vaga! Mais informações com as chefias dos ramos do Gearas. É o Augusto Severo rumo ao Camporee Sul 2013!

Ação entre amigos No próximo dia 13 de outubro, durante o AcampAer, o GEARAS vai realizar o sorteio da rifa que correu durante o segundo semestre de 2012. Os colaboradores estão concorrendo a dois tablets. O lucro obtido com as vendas será utilizado na reforma dos banheiros e nas cotas de custeio para o Camporee 2013. Não deixe de ajudar, a participação de todos é fundamental para as melhorias do grupo!

Calendário: 04/10 - Dia do Lobinho 06/10 - Bivaque da Insígnia Mundial de Meio Ambiente (Alcateia) 12 a 14/10 - AcampAer 2012 13/10 - Sorteio da Rifa (Gearas) 20/10 – Acampio 27/10 - Bivaque (Tropa Sênior)

Fotos e imagens: Divulgação GEARAS/Google Imagens

Rapidinhas:

SETEMBRO/2012

PAX - Informativo Periódico do GEARAS Distribuição gratuita Responsável: pioneira Mariana Cervi Soares Contato: pax@gearas.com.br

3


PAX - Setembro 2012