Issuu on Google+

PAX

Edição 21 Novembro de 2012

Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo

Gearas é sede do curso de Monitores

3a Roca da Paz A Alcateia participou da 3a Roca da Paz, entre os dias 03 e 04 de novembro. A atividade, realizada em Tramandaí, teve a organização do Grupo Escoteiro do Mar Tubarão Branco. Durante o evento, foram desenvolvidas atividades aquáticas, de artesanato, jogos circenses e escoteiros. Os lobinhos também participaram de uma experiência com arvorismo, o que foi um grande desafio para os pequenos. Ainda, aconteceram apresentações do Circo Lúdico Mariotti e a “Festa no Circo”, na qual todos estavam fantasiados.

www.gearas.org.br

O Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo (Gearas) recebeu, entre os dias 10 e 11 de novembro, o Curso de Monitores do 4o Distrito Escoteiro. Um total de 45 jovens dos ramos escoteiro e sênior dos grupos Augusto Severo, Henrique Dias, Melvin Jones, Olavo Bilac, Socepe e Tupanciguara participaram do acampamento. O objetivo da atividade foi integrar os dois ramos região para atividades de formação sobre as funções e as responsabilidades do cargo de monitoria. Os escoteiros e seniores participaram do encontro em patrulhas mistas. As equipes, formadas por integrantes de todos os grupos inscritos no curso, sendo quatro do ramo escoteiro e três do ramo sênior, foram separadas pela comissão organizadora do evento. Após os jovens serem informados de qual patrulha fariam parte, eles deveriam organizar-se nas equipes antes da atividade e desenvolver algumas tarefas, como a criação dos bastões, distintivos e gritos das patrulhas; eleição dos encargos de trabalho; elaboração do croqui do canto de acampamento; pesquisa da história da patrulha a qual foram designados e organização dos materiais necessários e do cardápio. Toda essa preparação prévia foi fundamental para o desenvolvimento das atividades do final de semana, que envolveram, além da diversão, pontos como liderança e trabalho em equipe, importantes para o cargo de monitor. A programação do evento proporcionou aos jovens várias oficinas, jogos e tarefas, nos quais foram trabalhados os aspectos importantes da rotina de monitor. Ainda, durante a atividade, os jovens deveriam organizar o canto padrão planejado, confeccionar mural de campo, aplicar jogos e canções e preparar apresentações artísticas para o tradicional Fogo de Conselho. A chefia agradece a participação de todos e também aos voltunários que proporcionaram o ambiente de aprendizado para os jovens. Na coluna ao lado, você confere a fotografia oficial dos participantes do encontro.

1


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

NOVEMBRO/2012

Visita no Gearas No dia 24 de novembro, o pioneiro Lucas trouxe para o Gearas o intercambista chileno, José Miguel González Hernández. O jovem visita o Brasil através da AIESEC, organização internacional que incentiva o desenvolvimento profissional e pessoal de estudantes. Aqui no Brasil, José está morando com a família do Lucas. Em Santa Maria, o chileno desenvolve um trabalho social em escolas públicas, lecionando aulas sobre economia e política. Apaixonado pela cultura latina, ele acredita que é importante conhecer os países da região, sendo que já visitou também a Argentina e o Uruguai. José deve ficar no Brasil por mais um tempo, e sua intenção é conhecer os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Depois, ele seguirá viagem por outros países, como a Bolívia e o Peru. Durante a sua visita no Gearas, o chileno passou pelos ramos escoteiro, sênior e pioneiro, conhecendo as atividades e mostrando um pouco de sua cultura.

Lucas e José reunidos com a Tropa Fênix.

Projetos escoteiros O Gearas está cheio de ações em andamento nos ramos sênior e escoteiro. Na Tropa Fênix, o Valter e a Cecilia estão desenvolvendo, desde julho, o projeto “Como unir um Grupo?”, para a conquista da Lis de Ouro. Entre as ações dos escoteiros está a recuperação da área do mastro, com a aplicação de curvas de nível, plantio de mudas e a construção de um mosaico do brasão do Gearas. Os dois também realizaram uma pesquisa sobre a história do grupo com vários integrantes do Gearas, a qual foi organizada em um

gráfico e será utilizada no relatório final do trabalho. Já na TSASD, quem está trabalhando bastante são o Arthur F. e o Tarcizio. A gurizada começou, na última semana de novembro, a construir uma versão virtual da sede do Gearas. Para isso, estão utilizando o Minecraft, um jogo em cenário 3D que permite a construção livre com variados tipos de blocos. Como o trabalho deve seguir por mais algum tempo, os guris convidam demais interessados a participar da construção. Para ajudar, basta entrar em contato com os seniores.

Valter e Cecilia montando o Brasão do Gearas.

Imagem do início do projeto dos seniores.

2


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

Rapidinhas: Alcateia: Especialidades conquistadas: Ricardo, Vanessa, João Vitor, Erik R. Gabriela, Ângelo, Victor, Mateus, Luísa, Pedro e Murillo, Rastreamento Nível 1; Gabriela, Babá Nível 1; Ricardo e João, Preveção de Incêndio Nível 1; Murillo, Confeitaria Nível 1. Datas especiais: entrega da Insígnia Mundial do Meio Ambiente dos lobinhos Ígor C., Igor S., Erik R., Gabriela, Jerri, João Vitor, Héric Lenin, Luísa, Victor, Mateus, Henriqui, Pedro, Murillo, Vanessa e Lucas; mudança de primos da matilha Branca (Héric Lenin e Ígor C. são os novos Primo e Segundo); última Roca de Conselho do ano e promessa do lobinho Thales;

NOVEMBRO/2012

I Noite do Dragonofe Durante o mês de novembro, o Clã Pioneiro Sopro do Dragão organizou a I Noite do Dragonofe, jantar de integração entre os ramos pioneiros e sênior. O encontro, realizado no dia 17 de novembro, aconteceu no salão do Gearas. Na atividade, os jovens trocaram experiências e conhecimentos entre os ramos, através de jogos e rodas de conversa. O Clã Pioneiro também apresentou um apanhado de fotografias de 2003 a 2012, como forma de mostrar o funcionamento das atividades do ramo. Ao final da atividade foi realizada uma conversa ao pé do fogo, na qual os jovens falaram sobre suas experiências no Movimento Escoteiro.

Escoteiros: Especialidades: Alessandro, Gabrielle, Rafaela, Vitor J. e Vitor R., Técnicas em Sapa Nível 1, e Robinson, Confetaria Nível 3. Datas especiais: entrega do Cordão Vermelho e Branco do Valter e passagem da lobinha Thaís para a Tropa Fênix.

Especialidades: João Vitor, Meteorologia Nível 2; Yuri, Cozinheiro e Navegação Aérea Nível 3. Datas especiais: aniversário do Maysson; um ano de boas atividades do Lucas e da Jamile; passagem do escoteiro Alexandre para a TSASD e troca de monitoria da Xavante (Vitor e Natalia são os novos monitor e submonitora da patrulha). Aviso: A Natália e o Lorenzo continuam com a “Campanha da Notinha” para beneficiar a Associação Leon Denis. A caixa de coleta está na secretaria do Gearas. Participe!

Pioneiro: Atividades: o Clã reaizou a quarta edição do Soprocine, sessão de filmes com discussão aberta. O filme da vez foi “Na Natureza Selvagem”. Datas especiais: aniversário da Mariana e passagem do sênior Lucas para o Clã Pioneiro.

Grupo: O Gearas segue com a campanha da latinha. A colaboração de todos é muito importante. Participe!

Encerramento das atividades O final de 2012 está chegando e com ele encerra também mais um ano de boas atividades do Gearas. Para comemorarmos juntos todas as vitórias deste ciclo, no dia 15 de dezembro será realizado o tradicional coquetel de encerramento. Para participar, basta que cada família colabore com um prato de doce ou salgado. Contamos com a sua participação!

Calendário: 01/12 – Bivaque TSASD (Gearas) 15/12 – Coquetel de encerramento (Gearas) 16/12 – ChurraFut Distrital Sênior (Campo do DAER)

Fotos e imagens: Divulgação GEARAS/Google Imagens

Sênior:

PAX - Informativo Periódico do GEARAS Distribuição gratuita Responsável: pioneira Mariana Cervi Soares Contato: pax@gearas.com.br

3


Pax - Novembro 2012