Issuu on Google+

PAX

Edição 27 Julho de 2013

Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo

No dia 10 de agosto (sábado), o Augusto Severo vai realizar um jantar festivo em homenagem ao Dia dos Pais. O evento, que acontecerá no salão da sede do grupo, terá no cardápio buffet de saladas, arroz, galeto, polenta e sobremesas. Os convites já estão disponíveis na secretaria, sendo R$15,00 para adultos e R$10,00 para crianças (7-10 anos). A confirmação de presença poderá ser feita até o dia 8 (quinta-feira). Como sempre, as festas do grupo são realizadas com a participação de toda a família escoteira. Dessa forma, são convidados pais e chefes para auxiliar na organização do evento, especialmente na cozinha. A confirmação de apoio poderá ser realizada diretamente com a Diretoria. Ainda, contamos com a tradicional colaboração da sobremesa (1 prato por família). O lucro do jantar será destinado às obras de infraestrutura da sede. Não deixe de participar e contribuir para o crescimento do Gearas. Traga seus amigos também - todos serão bem-vindos!

Atividade especial do Ramo Sênior No dia 13 de julho, a TSASD realizou uma atividade de sociabilidade na residência da guia Jamile. No encontro, a guia Cecília falou sobre a Guerra do Pente, evento que ocorreu na cidade de Curitiba, em 1959, durante a campanha “Seu Talão Vale um Milhão”, incentivada pelo estado do Paraná. A apresentação do tema gerou um debate sobre a ‘Campanha da Notinha’, na qual os seniores recolhem notas fiscais para auxiliar a instituição Leon Denis. Os jovens também falaram sobre a implementação do CPF nas notas fiscais. Na sequência, foi realizada uma sessão de filme. A atividade faz parte da progressão do ramo.

www.gearas.org.br

Jantar Comemorativo

1


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

JULHO/2013

Fórum Regional Pioneiro Entre o final de semana dos dias 20 e 21 de julho, o Clã Pioneiro Sopro do Dragão participou, mais uma vez, do Fórum Regional Pioneiro. O evento, que reúne pioneiros de todos os cantos do Estado, realizou a sua 37ª edição, na cidade de Santa Cruz do Sul, com o tema “Oktoberfest”. O Fórum Regional é um evento que tem o objetivo de integrar os pioneiros na tomada de decisões para as atividades anuais do ramo no Rio Grande do Sul. É no Fórum que são discutidos os grandes eventos, como os Mutirões Regionais. Os pioneiros Débora e Tarcizio representaram o Augusto Severo na atividade. O encontro também englobou o 5º Fórum Regional de Mestres, que reúne as chefias do Ramo Pioneiro.

Grito do Clã na abertura do evento. Foto: /escoteirosrs

XXI MUTECO No primeiro final de semana de julho, a Tropa Escoteira Fênix participou do XXII Mutirão Escoteiro de Ação Ecológica (MUTECO), que teve o tema “Água - O mundo que queremos”. A atividade dos escoteiros consistiu em uma jornada até a UFSM, local onde foi realizada uma coleta de água. No retorno ao grupo, os jovens participaram de uma oficina com o pesquisador Rodrigo Gindri, que é orientado pela chefe Cláudia, na UFSM. Na atividade, Rodrigo e a tropa escoteira analisaram características como a acidez e a presença de metais na água da UFSM e em outras duas amostras - uma coletada no grupo e outra usada durante a jornada. Além da teoria, a gurizada teve a oportunidade prática de testar as amostras.

Aprendendo com a natureza Durante o mês de julho, o lobinho Erik correu atrás da especialidade de Zoobotânica. Como você poderá ver na sessão “Rapidinhas”(p.3), após realizar todas as tarefas, ele conquistou o seu nível 1. O click ao lado, fotografado pela chefia da Alcateia, faz parte do trabalho do Erik. No dia 6 de julho, os lobos receberam como convidada a biológa Vanessa dos Anjos Baptista, que fez uma palestra e ajudou na conquista do Erik. A atividade foi realizada no salão do Gearas. 2


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

Rapidinhas: Alcateia: Aniversários: o mês de julho marcou mais um ano de vida dos lobinhos Lucas, Pedro G. e Thales. Parabéns a todos! Estrelas de atividade: os lobinhos Lucas e Pedro G. completaram 1 ano de Promessa (dias 14 e 28 de julho, respectivamente) e, o lobinho João Vitor, 2 anos (no dia 16). Especialidades: Lucas, Coleções nível 1; Erik, Zoobotânica nível 1; Ígor C., Horticultura nível 3 e Agricultura nível 1.

JULHO/2013

Campanhas da Tropa Sênior No dia 27 de julho, a TSASD fez uma jornada até à Associação Leon Denis, no bairro Camobi. Nesse dia, os jovens realizaram a entrega das notas fiscais arrecadas na “Campanha da Notinha”, organizada pela tropa. Em julho, a TSASD ainda deu início a uma nova campanha, sob a coordenação das guias Joiciellen e Cecília. A partir do primeiro final de semana de agosto, a tropa estará arrecadando materiais de higiene e limpeza para ajudar a CASA SOS, também do bairro Camobi. Assim como na campanha das notas, haverá uma caixa de coleta na secretaria do grupo.

Prevenção: durante os meses de junho e julho a Alcateia trabalhou a especialidade de Prevenção ao Uso de Drogas, através de jogos temáticos, pesquisas e cartazes. Escoteiros: Aniversário: no dia 31, o chefe Freddy apagou mais uma velinha. Parabéns e muitas felicidades! Transição: o mês marcou a passagem do escoteiro Gabriel para a Tropa Sênior. Boa sorte na nova jornada!

Progressões: Giovana - Trilha. Graduação: as patrulhas Águia e Gavião têm nova monitoria! Glauco e Stéfanie são os novos monitor e submonitor da Águia. Já na Gavião, a nova equipe é composta pelos escoteiros Joan Felipe e Thaís. Sênior: Especialidades: João Vitor, Acampador nível 3, Aprendiz de Planador nível 2 e Excursões nível 3. Joiciellen, Aeromodelismo nível 1. Os dois seniores ainda conquistaram a especialidade de Cozinheiro, no nível 3. Graduação: A guia Joiciellen assumiu a monitoria da patrulha Guarani. Pioneiros: Eleição: o Clã Sopro do Dragão realizou a votação de sua nova Comissão Administrativa (COMAD). Os pioneiros Débora, Laura, Lucas e Aquiles formam a equipe, respectivamente como Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Fiscal e Guardião das Tradições.

Projetos do Ramo Pioneiro Além do Fórum Pioneiro, o Clã Sopro do Dragão esteve envolvido em várias atividades em julho. Durante o mês, o pioneiro Tarcizio realizou o “Painel Cultural”. Ele pesquisou sobre a cultura Maori, da Nova Zelândia, e apresentou para o Clã, como forma de cumprir uma das progressões do ramo. Ainda, os pioneiros organizaram um Conselho de Clã, no qual debateram sobre o calendário, os projetos pessoais e a gestão da nova equipe da COMAD.

Calendário: 03/08 - Bivaque (TSASD) 03 e 04/08 - Acampamento Glacial (Tropa Fênix) 04/08 - Visita ao Planetário (Alcateia Augusto Severo) 10/08 - Jantar do Dia dos Pais (Gearas) 17/08 - Acampamento de Integração (TSASD e GE Lanceiros Negros) 31/08 a 01/09 - II ACAMPATEC 31/08 a 01/09 - IV “Noite do Pijama” (Lobinhos - Gearas)

Fotos: Divulgação/GEARAS e Google Imagens

Anuidade: a escoteira Rafaela recebeu sua estrela de dois anos como escoteira, no mês de julho.

PAX - Informativo Periódico do GEARAS Distribuição gratuita Jornalista responsável: Mariana Cervi Soares (MTE no16732) Contato: divulgacao@gearas.com.br

3


Paxjulho2013