Issuu on Google+

PAX

Edição 17 Julho de 2012

Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo

A quinta edição do Jamboree Nacional Escoteiro aconteceu entre os dias 15 e 20 de julho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A Cecilia (escoteira) e o Tarcizio (sênior) marcaram a presença do Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo (GEARAS) na atividade. Junto aos grupos Henrique Dias, Socepe e Tupanciguara, eles representaram a cidade de Santa Maria no maior evento nacional do movimento escoteiro. Os cerca de 5.000 participantes foram divididos em oito tribos diferentes, cada uma representando um subcampo do acampamento. Durante o Jamboree, diversas

atividades escoteiras foram realizadas em bases divididas em seis grandes módulos. Para completar as tarefas do dia, a galera fez de tudo: cantou com estrangeiros na rua, participou de oficinas, completou circuito de ralo, disputou vários jogos, mostrou que sabe sambar e precisou de fôlego para ficar de pé para as festividades noturnas. Na viagem, o pessoal conheceu pontos turísticos, como a Praia de Copacabana, o Corcovado e o Forte do Leme. Confira abaixo algumas experiências da Cecilia e do Tarcizio e, na próxima página, fotos do Jamboree.

CECILIA

TARCIZIO

A Cecilia ficou no subcampo Guarani. As noites de acampamento foram no legítimo “se vira nos trinta”: com uma haste da barraca faltando e tempo chuvoso, ela e mais uma escoteira de Vera Cruz dormiram no improviso durante os cinco dias de Jamboree. Ela disse que ficou impressionada com a quantidade de escoteiros gaúchos no evento e que não passou um dia sem cantar o hino do Rio Grande do Sul, de tão popular que ele estava na atividade. Na mala, ela trouxe diversos distintivos, jornal de campo, lenços de grupos de quatro estados diferentes, lembranças para os amigos, o kit do evento e algumas notas de “samba” (moeda utilizada para as compras no Jamboree). Por ser uma das mais velhas da tropa, a Cecilia também ajudou a chefia a cuidar das escoteiras mais novas, recém vindas da Alcateia. Ela ainda apareceu na capa do Ziriguidum, o jornal de campo do Jamboree, com a foto que você vê ao lado, tirada no início do acampamento. Entre as lembranças mais marcantes da Cecilia está a emoção da abertura do evento. Ela quer viajar de novo para atividades como essa, e, da próxima vez, quer que mais gente do grupo participe também.

O Tarcizio ficou no subcampo Caigangue. Sozinho no Jamboree ele não ficou: voltou cheio de novos amigos escoteiros e contatos no facebook. O Tarcizio se impressionou com a grandiosidade da atividade e comentou que as filas para comer eram sempre grandes. Mas isso não foi um problema, pois essas eram as horas certas para bater um papo e se divertir com o pessoal do acampamento. Durante o Jamboree, o Tarcizio jogou rugby, se sujou de lama, aprendeu a surfar e a fazer malabares, jogou paintball (e, de quebra, acertou a cabeça de uma escoteira!). Mas não foi só de risadas e aventuras a atividade. Ele também participou de oficinas e foi elogiado pela chefia, que gostou do coletor de água da chuva que ele montou na base de materiais recicláveis. Além do kit do Jamboree e do porquinho de porcelana que ele ganhou na atividade, o Tarcizio trouxe lenços de 4 estados diferentes. No último dia, ele e o Augusto (de Porto Alegre), saíram abraçando todo mundo com placas dizendo: ‘se sorrir ganha um abraço’. “Ninguem resistia passar sem dar um sorriso, várias pessoas me adicionaram no facebook só porque abracei elas”, diz ele.

www.gearas.org.br

Jamboree Nacional 2012

1


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

JULHO/2012

2


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

JULHO/2012

III Torneio Tribruxo do GEARAS A terceira edição do Torneio Tribruxo está chegando. A atividade acontecerá na sede do GEARAS, entre os dias 24 e 26 de agosto. Neste ano, o Torneio traz novidades: além dos lobinhos, também estão programadas atividades para os escoteiros. A equipe de pais, seniores e pioneiros já recebeu as corujas para a reunião de trabalho da atividade. Se você também quiser ajudar, é só entrar em contato com os velhos lobos da Alcateia. Para os lobinhos e escoteiros que forem participar das aventuras da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, basta fazer o download da ficha de inscrição no facebook do grupo ou pegar uma cópia com os chefes da Alcateia. A taxa é de R$50,00, que cobre despesas de material, segurança, programa, infraestrutura e alimentação. As inscrições seguem até o dia 10 de agosto. Mais informações com a chefia da Alcateia Augusto Severo.

IV Camporee Sul A quarta edição do Camporee Sul, evento que reúne escoteiros de todas as modalidades dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, já tem data certa. Com o tema “O Novo Século Escoteiro”, o IV Camporee Sul será realizado entre os dias 09 e 13 de janeiro de 2013, no Parque Marechal Osório, em Tramandaí, no litoral gaúcho. A previsão é de que cerca de 2.000 escoteiros, seniores e pioneiros participem da atividade. O GEARAS está começando uma campanha para levar o número máximo de jovens possível para a maior atividade escoteira do sul do Brasil. Fique ligado nos boletins e nas inscrições pelo site www.camporee.com.br. É o Augusto Severo rumo ao Camporee Sul 2013!

Campanha da Latinha A campanha da latinha continua no GEARAS. Estamos no meio da segunda fase de arrecadações, que encerra a contabilidade no final de agosto. Os lucros arrecadados da venda das latinhas serão revertidos em melhorias na infraestrutura e nas atividades dos ramos lobo, escoteiro, sênior e pioneiro. Além disso, a atividade é muito boa para o meio ambiente, pois incentiva a separação e o destindo correto dos resíduos de alumínio. Divulgue essa ideia e participe!

Lembrete: O tradicional Chá dos Pais acontecerá no dia 11/08, no salão do GEARAS. Pedimos a colaboração de cada jovem com um prato de salgado. A torta e o chá serão providenciados pelo grupo.

TSASD participa de jogos noturnos na capital A Tropa Sênior Alberto Santos Dumont (TSASD) participou, na noite entre 28 e 29 de julho, do X Jogos Noturnos, realizado em Porto Alegre. O evento recebeu 247 jovens de 30 grupos, divididos em 51 patrulhas. Os jogos computaram mais de 20 horas de atividades, com bases e desafios realizados a baixo de chuva. A TSASD foi representada pelos seniores Yuri, Ricardo, Lorenzo, Tarcizio, Vitor e Lucas, pelos chefes Gilmore e Mariane e pelo instrutor Felipe. A pontuação dos jogos foi dividida por patrulhas mista, masculina e feminina. A Patrulha Kaingang ficou em 5º lugar, na categoria patrulha masculina. A chefia destaca o trabalho em equipe da gurizada da tropa e parabeniza os jovens pela ótima representação do GEARAS no evento.

3


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

JULHO/2012

Acampamento Sênior A Tropa Sênior Alberto Santos Dumont (TSASD) realizou, entre os dias 14 e 15 de julho, o acampamento “Muneras” (nome baseado na mitologia grega, que significa “somente os melhores”), em Arroio Grande. O primeiro dia foi para arrumar a casa: durante a manhã, foram montados o canto de tropa, o mastro e a latrina. Depois do almoço, foi hora de caminhar um pouco, com uma jornada em busca da origem da cachoeira da região. A noite ainda foi marcada pelo jantar no fogão suspenso e pela construção de duas falsas baianas (no escuro). Para encerrar o dia, foi realizado um momento de espiritualidade com a tropa. O domingo foi de bastante aventura e ação, com a construção de uma tirolesa, em que todos tiveram a oportunidade de descer. Na volta para o canto de tropa, foi realizado o almoço e o recolhimento dos materiais para o término da atividade. Durante o acampamento, a TSASD realizou um plantio de árvores na propriedade, ação que a tropa sempre faz quando acampa na região. A TSASD agradece ao Sr. Gilberto Wilges, que sedeu a sua propriedade para o acampamento, e ao Sargento Bombeiro Leandro da Base Aérea de Santa Maria, que atuou na segurança da atividade. Os chefes parabenizam a participação dos seniores que atingiram os seus objetivos e cumpriram todas as tarefas do final de semana, apesar do frio e da umidade.

Concurso de Fotografias O site do GEARAS está quase pronto. E para lançá-lo na web, precisamos da sua participação! A partir deste mês, o GEARAS está lançando um concurso de fotografias. Lobos, escoteiros, seniores, pioneiros, pais e chefias podem enviar fotos da sede do grupo para aparecer na página principal. Cada mês, uma fotografia será selecionada para o site. Para concorrer, basta mandar a foto com os seus dados para o e-mail divulgacao@gearas.org.br. Participe!

Troca de chefia escoteira A despedida do chefe Fernando, responsável pela Tropa Escoteira Fênix desde o ano passado, foi realizada durante o mês de julho. O motivo do afastamento do chefe é uma viagem de estudos para o exterior, que começa no mês de agosto. A partir de agora, quem acompanhará os escoteiros é a chefe Wania, que está retornando as atividades na chefia do GEARAS.

Clube da Flor de Lis é lançado no GEARAS O mês de julho marcou as primeiras inscrições do Clube da Flor de Lis no GEARAS. O Clube é uma forma de a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) reconhecer os grupos de pais que trabalham junto com a chefia no atendimento aos jovens dos grupos escoteiros. No GEARAS, o Clube da Flor de Lis é representado pela Patrulha KQDO, criada em 2004. A primeira representante da equipe de pais que recebeu a carteira da UEB foi a Iva, que trabalha na jardinagem do grupo, mãe da Natália e do Eduardo, antigos integrantes das tropas escoteira e sênior do GEARAS. 4


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

JULHO/2012

Campanha do Agasalho Sênior A Tropa Sênior Alberto Santos Dumont (TSASD) organizou uma campanha do agasalho durante o mês de julho. No dia 21, a tropa fez a entrega das doações para a Associação Leon Denis, do bairro Camobi. Lá, as roupas doadas foram encaminhadas para o brechó. A Leon Denis é uma instituição que hospeda pessoas que vêm de outros municípios para fazer tratamentos de quimioterapia e radioterapia no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A manutenção da Casa é realizada via colaborações e doações da comunidade e, também, com a campanha da notinha. A Leon Denis se localiza na rua Erly de Almeida Lima/ nº 520, próxima ao campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Alcateia: O mês de julho marcou a promessa dos lobos Lucas e Pedro. Parabéns aos dois por essa primeira conquista! Já o Ígor Carvalho e o João Vitor receberam suas estrelas de boas atividades. Escoteiros: A Tropa Fênix recebeu o lobinho Alessandro, que realizou a sua promessa como escoteiro no final do mês de julho. Sênior: Lá no mês de junho, foi realizada a promessa do sênior Lorenzo. Já em julho, foi a vez do Arthur, que realizou a sua passagem da tropa escoteira. O mês também marcou as primeiras atividades da escoteira Natália com a TSASD. Durante julho, o sênior Matheus recebeu sua estrela de boas atividades e completou a especialidade de Mêcanica Aérea Nível 3. Grupo: A tropa escoteira e a secretaria estão passando por período de reformas para melhorar o atendimento aos associados. As verbas são provenientes da receita do grupo e da campanha das latinhas.

Campanha do Leite A campanha do leite, organizada pelo Clã Pioneiro Sopro do Dragão, arrecadou 36 litros durante a primeira fase, no mês de julho, com a ajuda de várias famílias do GEARAS. As doações já foram entregues na Escolinha Criança Feliz Criança Feliz e, agora em agosto, a campanha começa novamente. Quem quiser ajudar, todos os sábados os pioneiros estarão recolhendo as doações na Sala Bartolomeu de Gusmão (Bombril).

Calendário: 04/08 - Palestra sobre a Cadeia Alimentar (Lobinhos) 04/08 - Atividade Social da TSASD (Casa Mãe SOS) 11/08 - Chá dos Pais (GEARAS) 18 e 19/08 - 16o Fórum Regional Pioneiro (Porto Alegre) 18 e 19/08 - Acampamento de Graduados da Tropa Escoteira 24 a 26/08 - III Festival Tribruxo

PAX - Informativo Periódico do GEARAS Distribuição gratuita Responsável: pioneira Mariana Cervi Soares Contato: pax@gearas.com.br

Fotos e imagens: Google Imagens/Divulgação GEARAS.

Rapidinhas:

5


PAX - Julho 2012