Page 1

PAX

Edição 24 Abril de 2013

Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo

O Augusto Severo participou da Semana Municipal do Escotismo 2013, entre os dias 13 e 26 de abril. O evento, instituído pela Lei Municipal nº 5499 de 2011, integrou os grupos de Santa Maria em diversas atividades de divulgação do Escotismo. A primeira ação do evento aconteceu no dia 16, quando os escoteiros foram incentivados a comparecer aos seus locais de convivência trajados com uniforme ou símbolos escoteiros, como lenços e camisetas. A atividade seguinte se deu no dia 18, com a realização da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria (CMVSM), marcando a abertura oficial do evento. A mesa da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: vereador Marcelo Zappe Bisogno, Presidente da CMVSM, secretário Luiz Fernando Nunes, representando o Prefeito Municipal Cezar Schirmer, Tenente Buzzati, representando o Comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria e Chefe Fredckson Antonio Pinto, do GE do Ar Augusto Severo, Coordenador Distrital. A cerimônia teve a presença de jovens, pais e chefes dos grupos escoteiros e contou com a participação dos vereadores Jorge Trindade, responsável pela sessão, Carlos Maciel, Manoel Badke, Sandra Rebelato e da ex-vereadora Helen Cabral, autora do projeto de lei da Semana. No dia 20, os escoteiros participaram do “Dia na Praça”, realizado na Praça Saldanha Marinho. Durante a tarde, os escoteiros ocuparam o ponto central da cidade para mostrar as diversas atividades desenvolvidas pelos grupos. Divididos pelos ramos lobo, escoteiro, sênior e pioneiro, jovens e chefias estiveram integrados na realização de bases variadas, com jogos, instruções e divulgação. O encerramento da Semana foi marcado pelo Fogo de Conselho Distrital, realizado no dia 23, o Dia Mundial do Escoteiro. A celebração, que teve como o tema “Heróis”, também foi realizada na Praça Saldanha Marinho, e contou com esquetes, palmas e canções de cada grupo. A celebração teve a presença da secretária municipal Iara Druzian e, novamente, de Helen Cabral, que recebeu uma lembrança do 4º DE em agradecimento ao projeto da Semana. O fechamento foi marcado pela Canção da Despedida, música símbolo da tradicional festa escoteira.

www.gearas.org.br

Semana Municipal Escoteira 2013

1


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

ABRIL/2013

Visita dos veteranos do Augusto Severo O Gearas recebeu a visita de antigos escoteiros no último final de semana de abril. No dia 27, os “veteranos” participaram de um sábado de atividades com os ramos lobo, escoteiro, sênior e pioneiro, deste a abertura até o encerramento. Érico, Matheus, Diogo, Josué, Rosângela, Diego e Fabiano, foram todos integrantes do Augusto Severo durante a década de 1990, que marcou os primeiros anos de história do Gearas. Para a visita, eles se organizaran na patrulha Senta a Púa, uma homenagem à antiga tropa escoteira masculina do grupo. Na sequência da abertura das atividades, onde os visitantes foram apresentados ao grupo e realizaram a renovação de sua Promessa Escoteira, cada um dos ramos os recebeu para que se integrassem aos jovens, começando pela Alcateia e passando pelas tropas sênior e escoteiro e pelo clã pioneiro, respectivamente. Durante a tarde, os veteranos também recordaram suas passagens pelo grupo, através de fotos, trofeus, bastões e bandeirolas, conhecendo as reformas da sede e relembrando gritos de patrulha. Ao final da tarde, na cerimônia de encerramento, os patrulheiros da Senta a Púa foram homenageados com a entrega de certificados de conquistas que tinham permanecido no grupo e de suas fixas 120, documento que, hoje, é atualizado via internet, no sistema SIGUE. Como forma de agradecimento ao grupo, os veteranos entregaram à Diretoria dois bastões (de monitor e sub-monitor), criados especialmente para o evento, com a assinatura de todos os participantes da visita. Ao final, os veteranos entoaram o grito da tropa Senta a Púa e participaram dos gritos da TSASD e do Gearas.

Jantar Festivo O Gearas promoveu, no dia 27 de abril, o jantar em homenagem ao Dia do Escoteiro do Ar, comemorado no dia 28. O evento contou com a presença de cerca de 120 convidados, entre pais, jovens, chefia, antigos escoteiros e amigos do grupo. Na cozinha, esteve a equipe de pais voluntários, que preparou um belo cardápio de galeto, saladas, polenta e sobremesas. Durante a noite, ainda foram sorteados brindes, entregues ao veterano Érico e ao chefe Adriano, do grupo escoteiro Henrique Dias. 2


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

Atividade de integração A TSASD, em nome do Augusto Severo, participou de uma atividade social de integração com o grupo escoteiro Socepe e a comunidade de Santa Maria. O encontro, realizado no dia 24 de abril, aconteceu na propriedade campestre do Colégio Franciscano Sant'Anna. Mais de 90 crianças e adultos das séries iniciais participaram da atividade. No evento, foi realizada a divulgação do Movimento Escoteiro, com a disponibilização dos contatos dos grupos integrantes do 4º Distrito Escoteiro. A TSASD esteve representada pelo chefe Gilmore e pela guia Natalia.

ABRIL/2013

Acampamento Escoteiro

Os monitores e sub-monitores da Tropa Fênix participaram do acampamento “No Limite”, entre os dias 27 e 28 de abril, na sede do Gearas. Os escoteiros se organizaram na patrulha T-27. O objetivo da atividade foi preparar a Corte de Honra para o desenvolvimento de atividades com as patrulhas. Entre as instruções estiveram a de primeiros socorros (com o sênior João Vitor), de orientação e medidas pessoais, comida mateira (com a descoberta do ovo frito na taquara), de espiritualidade e de inspeção de canto. Ainda, foram realizados jogos ativos e de integração.

TSASD ao vivo na Rádio Atlântida A Tropa Sênior Alberto Santos Dumont (TSASD) participou, no dia 6 de abril, da apresentação ao vivo do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida, realizada em Santa Maria. A partir das 13h, a equipe de comunicadores deu início ao seu show de humor, transmitido diretamente do Salão Imembuí, no campus da UFSM. O objetivo da visita foi de compartilhar momentos de alegria com os ouvintes de Santa Maria. Convidada pelo comunicador Fabiano Oliveira,

antigo sênior da Patrulha Xavante, a Tropa auxiliou na recepção dos 150 convidados do evento, entre eles o Reitor Prof. Felipe Müller e o Vice Reitor Prof. Dalvan Reinert, estudantes da UFSM e representantes de outras instituições do município. A “Data que Santa Maria voltou a sorrir” - como foi chamada a ação no blog da Atlântida -, contou com o emocionante depoimento do pai de uma das vítimas de 27 de janeiro e com a presença do grupo de músicos ‘Santa Maria - Cidade que Sorri’, que apresentou a música “Santa Maria”, conhecida como hino na cidade, de autoria do compositor Beto Pires. Durante a tarde, a TSASD também ganhou um espaço no programa, sendo representada pelo sênior Arthur Felix. Como forma de reconhecimento pela participação na atividade, o sênior Vitor recordou o grito da Patrulha Xavante com o comunicador Fabiano e a guia Jamile o presenteou com um chaveiro personalizado da Tropa Sênior. O antigo escoteiro demonstrou-se muito sensibilizado em estar novamente participando junto com a TSASD, tendo o mesmo relatado a saudade e a importância do Movimento Escoteiro e do Augusto Severo em sua vida.

3


PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO

Rapidinhas: Alcateia: Aniversários: o mês de abril marcou mais um ano de vida dos lobinhos Fabiane, Leonardo e Luísa. Parabéns! Progressões: o mês de abril marcou o início da transição dos lobinhos Heric Lenin e Igor S. para a Tropa Fênix.

ABRIL/2013

Noite do Fondue A TSASD realizou, em 13 de abril, a “Noite do Fondue”, na sede do Gearas, após a atividade de sábado. No jantar, os jovens realizaram, juntos, o cumprimento de etapas e especialidades, fortalecendo os laços de amizade da tropa. A noite de integração também foi importante para a chefia, que aproveitou o momento para conhecer melhor os seniores e avaliar o seu desenvolvimento.

Escoteiros: Conquistas: entrega das estrelas de dois anos de boas atividades da escoteira Giovana e da guia Yasmin. Sênior: Especialidades: Arthur Felix, Lorenzo e Joiciellen, Segurança nível 2. A Joiciellen conquistou também Criação de Animais de Estimação nível 2.

Conquistas: Lorenzo e João Vitor receberam suas estrelas de um e dois anos de boas atividades como seniores, respectivamente; Compromisso Sênior da guia Joiciellen. Pioneiros: Despedida: foi entregue o Símbolo da Partida, novo item da progressão pioneira, à instrutora Mariana, simbolizando o fim de sua trajetória no ramo. Passagem: diferente da informação divulgada na última edição do PAX, a passagem do sênior Tarcizio foi realizada em abril. Sucesso na nova caminhada! Soprocine: em abril, foi realizada mais uma sessão de filmes do Clã, com a exibição do longa “A Missão”. Grupo: Distrito: a instrutora Mariana foi nomeada Secretária da Diretoria do 4o Distrito Escoteiro. Campanha da Notinha: mais uma vez, a TSASD está organizando a ação, que beneficia a casa Leon Denis, a qual abriga pacientes de câncer em tratamento no HUSM. A caixa de coleta das notinhas estará todos os sábados na secretaria do grupo.

Bivaque na Alcateia Os lobinhos participaram, no dia 21 de abril, de um bivaque em homenagem ao Dia do Índio. A atividade, realizada no Gearas, oportunizou que os pequenos utilizassem a criatividade para a confecção de objetos de argila, de um “olho de Deus” e, ainda, as lembranci-nhas para o chá festivo do dia das mães.

Calendário: 03 a 05/05 - XXXIII Mutirão Regional Pioneiro (Sapucaia do Sul) 04/05 - IV Rally Impisa Distrital Sênior 11/05 - Chá do Dia das Mães (Gearas) 11/05 - Encerramento da campanha “Sempre Alerta para a Leitura (Praça Saldanha Marinho) 18/05 - Curso de Prevenção à Incêndio (BASM) 18/05 - Ponte Aérea do Ramo Sênior 25 e 26/05 - Acampamento da Tropa Fênix (Gearas) 25 e 26/05 - Acampamento da TSASD (Val Feltrina) 30/05 - Bivaque com os Pais da Alcateia (Gearas)

Fotos e imagens: Divulgação GEARAS

Monitoria: a patrulha Xavante realizou a troca de monitores no dia 20 de abril. Os seniores João Vitor e Vitor assumiram como os novos monitor e submonitor.

PAX - Informativo Periódico do GEARAS Distribuição gratuita Jornalista responsável: Mariana Cervi Soares (MTE no16732) Contato: divulgacao@gearas.com.br

4

PAX - Abril 2013  

Edição de Abril de 2013 do PAX - Informativo Periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo.