Levantamento do Estado da Arte: Energia - Projeto Habitação Mais Sustentável

Page 90

Habitação mais Sustentável

S5. Qualidade de atrações e desenvolvimento do lugar Critérios: S5.1 Atrações do lugar para sombra e relaxamento e lazer para trabalhadores e residentes: ? Criar áreas externas confortáveis para relaxar ou caminhar. Propor espaços externos flexíveis para

vários usos ao longo do ano. O desenho da paisagem pode ajudar a reduzir ganho solar e resfriamento, como por exemplo: ? Treliças, arcadas, coberturas de árvores; ? Plantas que promovam a circulação do ar; ? Áreas para descansar com sombra que não obstruam o trafego de pedestres.

S6. Impacto na qualidade do serviço do local e propriedades contíguas Critérios: S6.2 Interferência com acesso a luz solar nas propriedades adjacentes: O edifício não pode obstruir a vista da abóbada do céu para os edifícios vizinhos. S6.3 Impacto no potencial de energia solar das propriedades adjacentes: Mede se o edifício dá um nível de acesso à luz solar no inverno, aceitável nas propriedades vizinhas. Medida de desempenho: Porcentagem da área das fachadas dos edifícios vizinhos que são sombreadas pelo edifício novo.

Transporte Alternativo

(Categoria em desenvolvimento). Busca encorajar o acesso a pedestres e a outros meios de transporte menos poluidores como o da bicicleta

Gerenciamento

M2. Afinação do desempenho O comissionamento total do edifício, de sistemas, estrutura, envolvente e acabamentos pode dizer, se o edifício é apropriado para ocupação. Critérios: M2.1 Nomeação do agente de comissionamento e desenvolvimento dos protocolos do comissionamento. Critério só aplicável a edifícios maiores de 500m2.

Levantamento do estado da arte: Energia

90


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.