Issuu on Google+

informativo mensal da apae santa leopoldina . ano 1 . Número 2 . setembro de 2010

destaque . pág 3

confira o lançamento do jornal apaexone-se aconteceu . pág 6

a apae renasceu !


editorial qualificação dos funcionários apae

qualificação dos funcionários apae Os funcionários da APAE participaram do 1º Congresso Íbero-Americano de Deficiência Intelectual, Políticas Inclusivas, Família e Redes Sociais que aconteceu em Vitória, e teve como intuito discutir a inclusão de pessoas com deficiência intelectual na sociedade.

Tânia Regina Rechinelli Passos

O processo de inclusão no seu sentido amplo, não se dá da noite para o dia, faz parte de um processo contínuo que respeite todos os aspectos culturais e individuais de cada envolvido, tanto do aluno com deficiência quanto do profissional que o atende, contando também com o envolvimento de familiares e amigos.

A gestão educacional exige acima de tudo um líder condutor do processo. E liderar, não se restringe tão somente às ações meramente administrativas e burocráticas. A gestão atual que se exige é aquela que atua em parceria com todos os segmentos que compreende a escola e envolve a comunidade local, buscando estabelecer com outras instituições e lideranças comunitárias parcerias que promovam o enriquecimento do trabalho da escola. É lamentável, que a APAE de Santa Leopoldina vem tentando buscar essa parceria, mas infelizmente a comunidade ainda não percebeu a sua importância para as crianças portadoras de deficiências, e continua deitada eternamente em berço esplêndido.

1º Congresso Íbero-Americano de Deficiência Intelectual

Participei do lançamento do jornal no dia 24/08/10 e fiquei encantada com a equipe pela multiplicidade de ações desenvolvidas em prol dessas crianças. Parabéns! Seja solidário, contribua você também para o fortalecimento dessa instituição. Tânia Regina Rechinelli Passos Administradora Escolar

02

Funcionárias da Apae


lançamento do jornal apaexone-se No último dia 24 de setembro aconteceu em nossa instituição o evento para comemorar o lançamento do primeiro jornal APAExone-se.

destaque a apae santa leopoldina agradece pela presença de todos !

Rosangela Neves, Jorge Valdetáro e Maurílio Inez

Na oportunidade contamos com a presença de vários amigos e parceiros da APAE, entre eles Sr. Maurílio Inez (Assessor Especial da FEAPAES), Sr. Roberto Ferreira (Gerente do Sicoob), Sr. Marcel Nader (Gerente do Banco do Brasil), Sr. Marcos Rauta (Vereador), Sr. Sérgio Lago (Secretário de Transportes), Sr. Jéferson Rodrigues (Secretário de Turismo), Sra. Tânia Regina Rechinelli Passos (Diretora do CNEC Campo Grande), o empresário Sr. Evandro Nickel, os Srs. Laerte Rogério Neves e Sílvio Roberto Neves (Representantes do Poder Judiciário) e suas respectivas famílias, entre outros Pais e Amigos da APAE, onde pudemos saborear vários petiscos e caldos ao som do nosso bom amigo Paulo Nascimento. No evento foram apresentadas as novas canequinhas da Apae estampadas com desenhos feitos pelos próprios alunos da instituição. As canequinhas estão disponíveis para venda em nossa instituição como mais uma alternativa para a arrecadação de fundos.

03


institucional

“Pensar no futuro é um desafio, deixá-lo nas mãos do destino é uma irresponsabilidade”. Keytiane Liberato

projeto teatro, dança e fantasia Este projeto da Apae visa levar os alunos a conhecer o mundo de faz-de-conta através do teatro, da música e vídeos com histórias e fábulas. Com isso as crianças passam a conhecer outras realidades e histórias de vida de pessoas com deficiência, objetivando a capacidade individual de cada um através da imaginação e da criatividade em sua participação. Com a utilização de musicais, danças, gestos e peças de teatro por representação e interpretação, estimulamos os alunos a se expressarem de uma forma espontânea, tornando o contato com a sociedade um ato natural.

Passeata da Apae na Sede do Município

apae atua em parceria com a secretária municipal de educação

Aluna da Apae - Thamyris

oportunidade: um sopro para ir além Segundo a Cartilha APAE Brasil, “A diferença não é de maneira nenhuma uma inferioridade, ainda menos uma razão de abandono educativo ou de rejeição, ela representa um desafio”. As pessoas com deficiências múltiplas estão trabalhando para conquistar sua independência.

04

E foi através deste pensamento que a APAE em acordo com a Secretaria Municipal de Educação assumiu mais um trabalho, integrar alunos de novas comunidades de difícil acesso, dando a eles oportunidade de inserção e de uma vida digna, através de atendimentos neurológicos, psicológicos, fonoaudiológicos, fisioterapêuticos, pedagógicos e de todos os serviços oferecidos pela instituição, com a intenção de valorizar e inserir o aluno no meio social, demosntrando assim, a importância dessas pessoas no meio em que vivem.

Após um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, foi constatado que um grande número de portadores de necessidades especiais não possuiam atendimento especializado. A APAE, ao ao ter acesso a essas informações, decidiu ajudar estas pessoas, e, com a colaboração do promotor Jefferson Valente Muniz, da Secretária Municipal de Educação, Flora Maria Marques, e da Cooperativa de Transportes, conseguiu um acordo com o Ministério Público para prestar o serviço Hoje, além das comunidades que já atendíamos, estamos oferecendo suporte também às pessoas das comunidades de Boqueirão do Thomas, Alto Califórnia, Pedra Preta (divisa com Domingos Martins), Alto Caramuru e Caramuru.

existem hoje 2.056 apaes no brasil !


institucional você sabia?

funcionamento do atendimento clínico

Durante o período em que foi suspenso o convênio entre a Prefeitura de Santa Leopoldina e a APAE do município, nossa instituição sobreviveu graças ao apoio financeiro que o Poder Judiciário manteve, repassando as penalidades judiciárias, através da pessoa do Exmo. Sr. Juiz de Direito Dr. Carlos Ernesto Campostrini e do Exmo. Sr. Promotor Dr. Jéferson Valente Muniz. Com o direcionamento de pagamentos de ações comunitárias o Poder Judiciário vem até hoje contribuindo muito na manutenção das necessidades de nossa Instituição e assim podemos oferecer um atendimento cada vez melhor e diversificado para a população.

Além de atendimento pedagógico, nossa Instituição oferece serviços clínicos nas áreas de fisioterapia, fonoaudióloga, psicologia e neurologia, em que são atendidos alunos que freqüentam o setor pedagógico, bem como alunos que fazem somente atendimento clínico na instituição. Hoje contamos com uma equipe de 02 fisioterapeutas, 02 psicólogas, 01 fonoaudióloga, 01 neurologista que visam oferecer melhores condições de vida para nossos alunos e seus familiares. Para ser atendido nas especialidades clínicas, os alunos passam por uma avaliação em cada setor ou devem ser encaminhados por um neurologista portando laudo médico. Verificando as necessidades de cada aluno ele é encaminhado para o atendimento dentro de cada especialidade. Este mesmo processo acontece para o encaminhamento pedagógico, podendo assim o aluno receber um atendimento especifico em cada área: Educação física, na Oficina de artes, Laboratório de informática, sala de jogos lúdicos, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada aluno.

no brasil, 23 dos 26 estados possuem apae. Ela também está presente no distrito federal

Atendimento pedágogico

05


aconteceu a apae renasceu !

lançamento da cartilha cida e adão No dia 16/08/2010, os alunos da APAE participaram de uma solenidade cívil no Fórum Graça Aranha, para lançamento da cartilha Cida e Adão, que trata da ética na política. Nesse dia foram abordados temas como: Transparência Eleitoral, Ética, Compra e Venda de Voto.

Alunos da Apae em nossa instituição

Hoje com novos materiais didáticos e novos equipamentos, estamos podendo oferecer um tratamento de qualidade, digno aos nossos alunos. Após a perda total na enchente de outubro de 2009, encontramos novos parceiros como os Deputados Estaduais Vandinho Leite e Dr. Hércules da Silveira, que disponibilizaram emendas parlamentares, para viabilização de recursos e verbas para a aquisição de equipamentos, móveis e utensílios de primeira necessidade para a instituição. Através destas parcerias conseguimos levantar uma estrutura composta hoje por uma sala de informática, sala de fisioterapia, materiais específicos para trabalhar com crianças nas aulas de educação física, salas de atendimento específico com portadores de deficiências múltiplas, sala pedagógica entre outros. Hoje almejamos pleitear com esses e outros parceiros, oferecer mais um atendimento específico, montando um gabinete odontológico, visando facilitar a vida de nossos alunos e familiares, sendo que a maioria necessita de um atendimento especializado, uma vez que, é grande a dificuldade de locomoção da maioria destes beneficiados. A essas pessoas que se disponibilizarem a abraçar mais esta causa, os nossos sinceros agradecimentos e esperamos estar contando sempre com a disponibilidade de todos.

06

Neste ano de eleição, o tema vem sendo discutido para alertar a população contra atos ilícitos que alguns políticos possam praticar.


aconteceu semana nacional da pessoa com deficiência intelectual múltipa

Passeata pela sede do nosso municipio

De 21 a 28 de agosto de 2010, comemoramos a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com uma caminhada onde defendemos os direitos de igualdade e oportunidade para todos. O intuito da paciata foi chamar a atenção da população para dar oportunidades as pessoas com deficiencia incluindo-as no mercado de trabalho. Os alunos da Apae se caracterizaram com trajes típicos dos profissionais que sonham em ser um dia.

nosso site logo estará no ar, aguarde ! www.apaesantaleopoldina.org.br

07


Comunidade luterana No último dia 02 de Setembro, alguns alunos da APAE tiveram a satisfação de fazer uma visita ao nosso grande amigo, o Senhor Pastor Rodrigo Seidel, representante da Comunidade Luterana em nosso município, Na oportunidade foram entregues exemplares da 1ª Edição do Jornal APAExone-se para que sejam distribuídos entre os membros da Comunidade Luterana, que muito vem contribuindo com a nossa instituição, além de uma caneca personalizada da APAE para o pastor.

Seja um sócio-contribuinte ! Tornando-se um sócio-contribuinte você participará ativamente da vida institucional da APAE. Seja mais um membro da família APAEANA. Procure-nos e faça o seu carnê.

passe um dia conosco. venha ser mais um amigo da apae e apaexone-se por esta causa ! eleição apae santa leopoldina 2010 Encontram-se abertas as inscrições de chapas para as eleições para o período 2011/2013 na APAE de Santa Leopoldina. A votação será realizada no dia 10 de novembro de 2010, entre 07 e 16 horas na sede da APAE de Santa Leopoldina. Só poderão votar os sócios-contribuintes em dia com a tesouraria, pais, mães e responsáveis dos atendidos.

agenda Semana da Criança De 11 a 15 de outubro iremos comemorar a semana da criança com várias atividades como piquenique, brincadeiras, teatros e muita dança.

seresta da primavera

dos 78 municiíos do espirito santo, 40 possuem uma unidade da apae

08

Será realizada no dia 30 de outubro na sede de nossa instituição a Serenata da Primavera. Teremos muita música, dança e gente bonita.

expediente

Aluna da Apae Maria Inez e Rodrigo Seidel

Informativo Mensal da Apae de Santa Leopoldina Coordenação: Apae - Santa Leopoldina Design: GB Creative . Redação: Flávia Rechinelli, Rosangela Neves, Keytiane Neves Fotos: Arquivo da empresa e GB Creative Impressão: Grafitusa . Tiragem: 1.000 exemplares Sugestões: contato@apaesantaleopoldina.org.br Apae Santa Leopoldina: R. Reginaldo Terra . s/nº . Centro . Santa Leopoldina . ES . Telefax: (27) 3266 1127

Não jogue este impresso em vias públicas.

notícia dos amigos


Apae Santa Leopoldina ES