Issuu on Google+

PÁG. 1

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

Previsão do Tempo

ECT/DR/SPI IMPRESSO ESPECIAL 1.74.18.1982-0 EDITORA GAZETA DE VARGEM LTDA. UP - VARGEM GDE. SUL

Sábado, dia 24 Máxima: 25ºC Mínima: 18° C Chuvoso.

Domingo, dia 25 Máxima: 24ºC Mínima: 13ºC

R$ 2,50

Ensolarado.

Segunda, dia 26 Máxima: 25ºC

Vargem Grande do Sul, 24 de setembro de 2011 • Nº 1542 • Rua José Bonifácio, 507 • Fone: (0xx19) 3641-3328 • site: www.gazetadevargemgrande.com.br • e-mail: gazetavg@gmail.com

Política Câmara aprova segunda empresa no Distrito Industrial Pág. 4

Geral

Mínima: 12ºC Não chove.

Suspeito de chefiar o tráfico é preso Morre Michel Halla, um dos maiores empresários da cidade

Viagem Literária teve José Santos

Pág. 14

Farmácias de plantão no domingo, dia 25

Farmácias de plantão no feriado, dia 26

Faleceu na quinta-feira, dia 22, o empresário Michel Halla, 90 anos, um dos fundadores do Café Pacaembu. Nome importante do setor industrial vargengrandense, ele ficou reconhecido pelo seu trabalho junto à empresa e também por ser um dos fundadores do Rotary Club de Vargem Grande do Sul. Pág. 5

Vargem celebra 137 anos com grande festa na barragem Dando continuidade a programação de aniversário de Vargem Grande do Sul, a prefeitura promoverá neste domingo, dia 25, uma festa especial na Barragem “Eduíno Sbardellini”. A programação começa logo pela manhã com o Sacode a Praça e o SuperAção, se estendendo até a tarde, quando ocorrerá o show com a Banda Gênese. Pág. C-1

Roberto Rodrigues, o Robertão, suspeito de ser um dos líderes do tráfico de drogas na cidade segundo a polícia, está entre os cinco presos durante Operação Elpis, realizada na última quinta-feira, dia 22. Na ação, cerca de R$ 6,5 mil e aproximadamente 500 g de drogas, entre crack, cocaína e maconha foram apreendidos. Pág. 11

Edição especial traz o que os moradores mais gostam em seu bairro Caderno comemorativo aos 137 anos de Vargem Grande do Sul mostra os cantinhos queridos dos moradores de 10 bairros da cidade. Doação de documentos históricos de coronel Mariano Parreira também é abordada em publicação especial. Caderno Especial

NOTA DE AGRADECIMENTO DA FAMÍLIA HALLA Os familiares de Michel Halla, sensibilizados com o seu falecimento ocorrido nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, agradecem todo o carinho e conforto recebidos dos amigos. Essa demonstração de amizade deixou a Família muito emocionada. É reconfortante ter amigos neste momento de dor, e saber o quanto o sr. Michel era querido por todos.

Gazeta 30 anos e Prêmio Literário “Lygia de Freitas” Para comemorar os 30 anos de circulação, a Gazeta de Vargem Grande promoveu um concurso de redação entre as escolas municipais e para homenagear Lygia de Freitas, uma de suas principais colaboradoras e que faleceu em novembro do ano passado. As redações premiadas estão publicadas na página 13.

Engasgada, criança é salva por Guarda Municipal e vizinhos

CONVITE DE MISSA A Família de Michel Halla, convida a todos para a missa de 7º dia, que será celebrada por intenção de sua alma, nesta quarta-feira, dia 28/09/2011 às 7:00 hs da manhã, na Igreja Matriz de Santana. A todos que se fizerem presentes, a família antecipadamente agradece.

C M A P

Pág. 8 Tatiele passou sufoco com a filha Taila no último dia 17


PÁG.2

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

POLÍTICA EDITORIAL Contando a nossa história Vargem Grande do Sul completa 137 anos na próxima segunda-feira. A Gazeta de Vargem Grande também faz aniversário. Sua primeira edição circulou no dia 26 de setembro de 1981. Em todos estes anos, o jornal se empenhou em levar a todos os vargengrandenses as principais notícias da cidade. Assim, boa parte da história de Vargem Grande do Sul foi retratada nas páginas da Gazeta. Além disso, um jornal de interior atingir a marca de 30 anos de circulação ininterrupta é um marco a ser comemorado. As centenas de pessoas que colaboraram com a Gazeta nestas três décadas sabem disso. Funcionários, colaboradores, anunciantes são elos importantes de toda conquista que o jornal obteve e a eles nossos agradecimentos. Uma imprensa livre, corajosa, vibrante, desvinculada dos poderes e a serviço da população é uma das principais características de um município moderno. E todos esses pontos são as diretrizes que norteiam o dia a dia da Gazeta. Os avanços tecnológicos chegam, mas os meios se adaptam, se ajustam e se complementam. Mas é preciso continuar inovando e se reinventando para que o leitor se mantenha informado. E esse é o desafio da Gazeta para os próximos anos: continuar levando aos vargengrandenses as notícias que farão parte da história da cidade.

Painel Na região O secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, entregou 140 casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em Espírito Santo do Pinhal, na manhã da última sexta-feira. Durante a tarde, o secretário, que vai receber o título de Cidadão Vargengrandense, inaugurou um posto de atendimento da CDHU em São João da Boa Vista.

Atendimento Os municípios que serão atendidos pelo posto são Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Itobi, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

José ou Geraldo Durante a votação do título de Cidadão Vargengrandense, o presidente da Câmara Toninho Pierim (PST) foi traído pelas informações repassadas a ele e acabou chamando o governador Geraldo José Alckmin de José Geraldo, coincidentemente, nome do vereador Ramazotti (PSDB). O vereador tucano não perdoou e afirmou que a confusão foi porque Toninho gosta muito dele.

Cimento Ainda na sessão do Legislativo, Ramazotti e Pedro Ranzani (PDT) discutiram sobre o detalhamento dos projetos de lei enviados à Câmara. Enquanto o segundo cobrava mais informações, Ramazotti ponderava que a prefeitura não poderia especificar tudo nos mínimos detalhes. A polêmica começou na primeira sessão do mês, com a discussão sobre sacos de cimentos e prosseguiu na do dia 19, com informações sobre aquisição de portões.

Vans A Câmara Municipal aprovou projeto de lei do Executivo, que autoriza a prefeitura a comprar duas vans para o transporte de crianças atendidas pelo Departamento de Educação. Uma delas será destinada a crianças portadoras de necessidades especiais.

Repasse Os vereadores Pedro Ranzani e Wilsinho Fermoselli (DEM) cobraram da prefeitura o pagamento do auxílio transporte aos alunos que cursam o ensino superior em cidades da região. Eles apontam que o repasse referente ao primeiro semestre ainda não foi efetuado. A prefeitura explica que o repasse deve ser feito no início do próximo mês.

Preso A Polícia Civil de São José do Rio Pardo prendeu há algumas semanas mais três homens acusados de também terem participado do roubo de 104 sacas de café em uma fazenda riopardense, no dia 4 de agosto. Segundo reportagem da Gazeta do Rio Pardo, um dos novos presos é o vereador e presidente da Câmara Municipal de Caconde, Luís Fernando de Almeida Moraes, 40 anos, suspeito de ser o mentor do crime.

Investigação Em entrevista a um repórter da Difusora/Gazeta, o delegado Benedito Noronha Júnior disse que Moraes foi denunciado pela Justiça como sendo o mentor do roubo e, por isso, determinou sua prisão preventiva. O vereador continua negando. Porém, segundo o delegado, os outros detidos apontam Moraes como o idealizador do assalto, já que as sacas de café saíram de São José do Rio Pardo e foram diretamente para o sítio dele em Caconde, de onde teriam sido vendidas para Muzambinho.

EXPEDIENTE A Gazeta de Vargem Grande é uma publicação semanal da propriedade da Editora e Gráfica Ligabue Ltda., CNPJ nº 05.857.481/ 0001-70, editada à Rua José Bonifácio, 507 (em frente a Galeria OJC) Vargem Grande do Sul - SP. Diretor Responsável: Tadeu Fernando Ligabue Diretora Comercial: Fátima Ligabue Editora: Lígia de Paiva Ligabue Publicidade: Fernando W. Franco Impressão: Marcelo Trevisan Diagramadores:Larissa Velozo Sabiá e Mailton Gonçalves da Silva Colaboradores: Bruno de Souza, Rafaela Caio,Gregório Pasquini, Mário Poggio Jr., Marilena Pedrosa, Alfredo Bastos e Gabriela Lourenço. Circulação: Vargem Grande do Sul, São João da Boa Vista, São Sebastião da Grama, Itobi, Casa Branca, Divinolândia.

Câmara aprova homenagem a Alckmin, Beraldo e Silvio Torres O governador Geraldo Alckmin, e os secretários de Estado Sidney Beraldo, da Casa Civil, e Silvio Torres, da Habitação, os três do PSDB, receberão os títulos de Cidadão Vargengrandense. A homenagem foi aprovada pelos vereadores na última sessão de Câmara, realizada no dia 19. Wilsinho Fermoselli (DEM) foi o único parlamentar a se opor aos projetos de decretos legislativos referentes ao governador e a Beraldo. No entanto, o projeto de homenagem a Silvio Torres foi aprovado por unanimidade. A iniciativa das concessões dos títulos foi da Câmara Municipal, que é presidida por Toninho Pierim (PDT). O primeiro projeto votado foi o que concedeu o título de Cidadão Vargengrandense ao governador Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho. Na justificativa, a proposta traz que o governador sempre manteve atenção especial com as cidades do interior, inclusive com Vargem Grande do Sul. O texto do projeto ainda fala que a cidade se tornou um canteiro de obras públicas, graças às verbas oriundas do Palácio dos Bandeirantes. Também ressaltou que Vargem foi beneficiada com programas assistenciais e de formação. Em seguida, foi colocado em votação o projeto de homenagem a Beraldo. A proposta relembrou a biografia do secretário natural de São João da Boa Vista, que já foi presidente do diretório estadual do partido, presidente da Assembleia Legislativa do Estado e autor de projetos como o que obriga o Estado a oferecer testes de HIV e Sífilis para gestantes, durante o pré-natal, em toda a rede pública de saúde e o projeto de lei que instituiu o Programa Universidade na Comunidade.

que a cidade poderia ter recebido muito mais ajuda por parte do atual secretário de Estado da Habitação, não fosse a ex-prefeita Denira Tavares Rossi. “Todas as emendas parlamentares que o Celso Ribeiro conseguia, ela rejeitava. Vargem saiu perdendo’. Vereadores aprovaram a concessão dos títulos na última segunda-feira

Por fim, foi levado ao plenário a concessão de título de Cidadão Vargengrandense a Silvio Torres. Natural de São José do Rio Pardo, ele foi deputado estadual e ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados de Brasília. Silvio Torres é autor, junto com Aldo Rebelo (PCdo B), do livro “CBF Nike”, publicado pela editora Casa Amarela em 2001. Vereadores Durante a discussão da proposta, o vereador José Ramazotti (PSDB) destacou a importância dos homenageados para o crescimento da cidade nos últimos anos. “Vargem viveu um período negro no passado e eles vieram como um farol para iluminar a cidade. Hoje, temos Escola Técnica, rodovia, tratamento de água e esgoto”, elencou. Sandra Picinato (PSDB) também ressaltou os investimentos trazidos por eles à cidade. “Por isso, é muito importante esse reconhecimento da Câmara. E também do ex-prefeito Celso Ribeiro, já que foi a partir dele que eles vieram investir maciçamente em Vargem”, pontuou. Ela também elogiou os colegas do Legislativo. “Essa Câmara está de parabéns, pois mesmo

Prefeito pediu a homenagem à Câmara no começo do ano A solicitação da homenagem aos secretários Sidney Beraldo, Casa Civil, e Sílvio Torres, Habitação, e ao governador Geraldo Alckmin, todos do PSDB foi feita pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) em 4 de fevereiro de 2011, conforme informou a prefeitura. “Ao solicitar o título de cidadão vargengrandense a Silvio Torres, Sidney Beraldo e Geraldo Alckmin, nossa intenção é através desta homenagem agradecer a estes três homens que honram a classe política e tanto fizeram por Vargem Grande do Sul em muitos anos de trabalho”, disse o prefeito. Amarildo lembrou que obras que mudaram completamente a cidade, como a Barragem “Eduino Sbardelini”, a ETEC, a Estação de Tratamento de Esgoto, a Estação de Tratamento de Água, Via Expressa Antônio Bolonha, a remodelação completa da SP 215 com viadutos, trevos de acesso e passarelas, reconstrução do Centro de Saúde, dentre outras inúmeras obras e ações, tiveram a participação efetiva de Beraldo, Silvio Torres e Geraldo Alckmin, que vêm destinando recursos e ações para Vargem Grande,

mesmo antes da administração do PSDB dos prefeitos Celso Ribeiro e Amarildo. “Apesar de nossa cidade apresentar muitos problemas a serem sanados em todas as áreas, é nítido o progresso observado nos últimos anos. E isto em grande parte devemos ao trabalho e a dedicação destes três políticos que, em breve serão os novos cidadãos vargengrandenses”, disse. Ao falar da aprovação da cessão do título, o prefeito agradeceu ao presidente da Câmara, Luis Antônio Felipe e aos vereadores que votaram a favor da homenagem.

C M A P

os vereadores de outros partidos votaram e aprovaram a homenagem”, afirmou. Mesmo votando a favor dos três projetos, Paulinho da Costa (PSB) fez ressalvas. No plenário, ele lembrou que, proporcionalmente, Beraldo teve mais votos em Vargem Grande do Sul do que em São João da Boa Vista, cidade que foi chefe do Executivo. “Mas não correspondeu em ações”, observou. Ele destacou que a cidade ainda sofre com muitos problemas, como o trevo da morte, na estrada que liga Vargem Grande do Sul a São Sebastião da Grama. Sobre a homenagem a Silvio Torres, Paulinho lembrou

Contrário Único vereador a se posicionar contra as homenagens a Alckmin e a Beraldo, Wilsinho afirmou que discorda da alteração feita recentemente para a concessão do título de Cidadão Vargengrandense. “Acredito que para merecer essa homenagem, a pessoa tenha que ter vínculos maiores com a cidade, ter constituído família aqui, trabalhado no município”, observa. No entanto, ele foi favorável à homenagem a Silvio Torres. Para ele, não há contradição. “O Sílvio Torres tem um trabalho diferente com Vargem Grande do Sul, tem um vínculo maior com a cidade”, justificou.

Câmara deve votar homenagem à deputada Luisa Erundina Em entrevista à Gazeta de Vargem Grande, o vereador Paulinho da Costa (PDT) ressalta que seu voto a favor às homenagens feitas a Beraldo, Silvio Torres e ao governador Geraldo Alckmin se deve a um acordo firmado com os vereadores Toninho Pierim (PDT), Pedro Ranzani (PDT), Sandra Picinato (PSDB), Rubens Ronqui (PTB) e Antônio Carlos Bertoleti (PTB) para que na próxima sessão, seja colocado em votação o projeto que concede a homenagem à deputada Luisa Erundina

(PSB). Paulinho ressaltou a trajetória política da deputada e exprefeita de São Paulo e lembrou que Erundina também trouxe muitos recursos para a cidade.


PÁG. 3

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

CIDADE Em um ano, PAT de Vargem Grande do Sul já empregou 483 pessoas Com cerca de 2 mil pessoas cadastradas, posto tem sido destaque da região pelo número de vagas preenchidas Considerado destaque na região, o Posto do Atendimento do Trabalhador (PAT) de Vargem Grande do Sul completou um ano de atendimento no dia 3 de setembro. Implantada em 2010, a unidade foi instalada no município pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes, que manteve constante contato com o então secretário da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Guilherme Afif Domingos, o que possibilitou a vinda do posto para a cidade. Com a coordenação de Ana Cláudia de Almeida Campos e os serviços das atendentes Lairce Canato e Márcia Margoto, o PAT iniciou seus trabalhos de cadastros de empresas e empregados, desenvolvendo cursos de capacitação de acordo com a necessidade do município, além de elaborar carteiras de trabalho e prestar informações aos trabalhadores e aos empregadores. “A exigência do prefeito Amarildo foi de intenso trabalho, haja vista a necessidade e a importância do posto no desenvolvimento do município”, comentou Ana Cláudia.

A equipe do PAT também busca capacitação para trabalhadores

O peruano Richard Rodrigues, na foto com a antendente Márcia Margoto, conseguiu trabalho pelo PAT

Atualmente o PAT já colocou 483 pessoas no mercado de trabalho com carteira assinada, fazendo a ponte entre os empregadores de diversos ramos, como comerciantes, pessoas físicas, empresários, escritório de advocacia, supermercados, indústrias, entre outros. Mais de 2 mil pessoas e 200 empresas estão cadastradas no posto, que também realiza o trabalho de retirada de carteiras de trabalho desde de-

zembro de 2010. Até agosto, 900 pessoas utilizaram este serviço.

aqui estiveram e conseguiram ingressar no mercado de trabalho”, disse Ana Cláudia.

Metas e evolução O PAT de Vargem Grande do Sul faz parte do núcleo supervisionado pela Sert de Campinas, que atua com 35 postos. Em janeiro de 2011, a unidade estava entre as 12 da região que alcançaram suas metas, empregando 30 pessoas. Já em fevereiro, a unidade ficou entre as 10 principais da região, com 39 pessoas empregadas. Em maio, o PAT local ficou entre os sete destaques da região, empregando 33 pessoas. No mês seguinte, atingiu o número de 44 empregados, posicionando Vargem entre os 11 PATs de destaque. Uma nova meta foi atingida em julho, quando a unidade conseguiu empregar 76 pessoas, ficando entre as oito principais da região. No mês passado, foram 83 empregados pelo PAT, que se posicionou entre os 10 de destaque. “Concorremos com cidades bem maiores e conseguimos alcançar nossas metas. Apesar de termos números para comprovar o trabalho, o mais importante para nós é que essas metas representam pessoas que

Carteira assinada O consultor Gilberto Martins, da Comercial UniserviceRH, empresa sediada em Casa Branca, possui dois clientes em Vargem Grande do Sul e tem utilizado os serviços do PAT para contratar funcionários para seus clientes. “O posto realiza a triagem dos currículos e ainda coloca à disposição uma sala para que eu possa fazer entrevistas com os candidatos. Estou bastante satisfeito com a forma como tenho sido atendido”, afirmou. Já o funcionário da Abengoa Bioenergia, Richard Antônio Rodrigues, é natural da cidade de Arequipa, no Peru e procurou o PAT para acompanhar sua esposa brasileira que precisa de uma colocação profissional. No entanto, enquanto estava no posto soube que havia uma vaga em aberto de professor de Espanhol. Richard se candidatou e foi aprovado. Agora ele está trabalhando em um curso de línguas no município. “Estou mui-

C M A P

to contente por ter conseguido esta colocação através do PAT. Continuo trabalhando na

usina e tendo esta segunda atividade para complementar minha renda”, relatou.

300 trabalhadores já foram capacitados O posto também busca a constante capacitação dos trabalhadores. Assim, o PAT identificou algumas necessidades de empresas da cidade e vários cursos de capacitação já foram trazidos para o município. Durante este primeiro ano de atividades do PAT, a prefeitura investiu R$ 200 mil em cursos de formação de mãode-obra. Para isso, foram firmadas parcerias com Senai, Senac e Senar. Ao todo cerca de 300 pessoas já foram capacitadas nos cursos oferecidos de torneiro mecânico; programador e operador de CNC; noções de calorimetria automotiva; polimento em pinturas automotivas pelo Senai. Bovinocultura de leite-inseminação artificial; treinamento de rédeas; processamento artesanal de pães; jardineiro; aplicação de agrotóxicos com pulverizador de barras; doma racional; treinamento de oquideocultura, pelo Senar. Pela parceria com o “Doutores da Construção”, foram dados os cursos de elétrica módulos I

e Ii; hidráulica módulos I e II; revestimento módulos I e II; alvenaria módulos I e II. A coordenadora Ana Cláudia lembrou que tanto empresários que procuram por empregados, quanto as pessoas interessadas em adquirir uma vaga no mercado de trabalho, devem procurar o PAT para realizar seu cadastro. O prefeito Amarildo destacou a importância do PAT e parabenizou a equipe pelos trabalhos realizados. “Estamos desenvolvendo um grande esforço para que possamos capacitar cada vez mais às pessoas, dando a elas a oportunidade no mercado de trabalho. A equipe do PAT vem se dedicando para alcançar as metas e objetivos do posto de atendimento e também dos traçados pela administração, visando a promoção do ser humano e o desenvolvimento da cidade. Cumprimentamos toda a equipe do PAT pelo dedicação e esperamos que esse trabalho continue cada vez melhor a cada ano”, disse.


PÁG.4

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

COMUNIDADE CF Soluções Construtivas será a segunda empresa no Distrito Industrial Expectativa dos proprietários é começar a produção em fevereiro; fábrica deve gerar 30 empregos diretos em dois anos e o investimento é calculado em R$ 300 mil Novas obras devem começar no Distrito Industrial José Aparecido da Fonseca “Tota”. Na sessão de segunda-feira, dia 19 de setembro, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei de autoria do Executivo que autoriza a doação de área à empresa C F Soluções Construtivas em Material de Construção Ltda ME. De acordo com um dos proprietários do empreendimento, a expectativa é começar a construir o imóvel da empresa tão logo a doação seja sancionada pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB). Durante a sessão de Câmara, o vereador José Ramazotti (PSDB) destacou a importância da aprovação do projeto para a cidade. “Está nascendo mais uma empresa para a cidade e outras virão com certeza”, afirmou. Ele também ressaltou a decisão do prefeito Amarildo que criou o Departamento de De-

Barracão da Nutrisul já começou a ser construído no Distrito Industrial

senvolvimento e Relações do Trabalho da cidade, dirigido por Celso Bruno. “Foi uma decisão importante e que tem surtido um efeito rápido”, observou, elogiando a atuação de Bruno à frente da pasta. “Temos que reconhecer todo o trabalho de base que está sendo feito”, pontuou.

Com a aprovação do projeto, a CF Soluções Construtivas receberá uma área de 3.551 metros quadrados no Distrito Industrial, num valor estimado de R$ 213 mil. De acordo com o contrato de doação, entre outras determinações, os empresários beneficiados terão que

Empresários querem iniciar as obras logo A nova empresa conta com quatro sócios - Jonas José Vicente, Rafael Gonçalves Borges, Iago Henrique Braz dos Santos e Thiago Netto Alves Lima - todos empresários da construção civil de diferentes municípios. Eles contam com vasta experiência no ramo, pois já possuem uma empresa já produzindo em São Sebastião da Grama, a Semasa. Conforme afirmaram os sócios, a intenção é de tão logo este projeto seja aprovado pelo Legislativo, darem início de imediato à construção, prevendo algo em torno de dez dias para começo das obras. De acordo com Jonas, as negociações avançaram rapidamente. “As tratativas começaram em abril, quando oficializamos o interesse. E, por ser o início do distrito industrial, o processo foi bem tranqüilo. Fomos bem orien-

tados e recebemos todas as informações do Celso Bruno e o prefeito Amarildo sempre foi muito atencioso”, observou. Para Jonas, assim que for assinado o contrato, a empresa começará a construir o galpão. “Queremos ser a primeira a entrar em atividade no Distrito Industrial. Já temos toda a estrutura do barracão comprada. Uma semana depois da oficialização, começamos a construir”, ressaltou. Dessa forma, o empresário calcula que em fevereiro, a C F Soluções Construtivas estará produzindo no local. “Não operamos com equipamentos complexos e já temos toda a estrutura. Só vamos transferi-la de Grama para Vargem”, explicou. Na cidade, os empresários irão concentrar a fabricação de pré-moldados. “Va-

Agradecimento Devido o grande sucesso do baile que ocorreu no ultimo sábado, Maria Antonia F. Buzato, presidente da Associação Dom Bosco, agradece em nome da diretoria, as pessoas que colaboraram e participaram do evento, destacando, Paulo Pirolla e a dupla Aguinaldo e Alessandra. A Associação Dom Bosco precisa de sua ajuda, seja um sócio contribuinte. Para mais informaçóes ligue para 3641-1713 ou 3641-5928.

mos aproveitar a vocação de Vargem para construção, que já conta com fábricas de lajes, treliças, telhas”, observou. A produção será voltada às lojas parceiras da nova fábrica e, também às lojas da região. Para isso, a estimativa é empregar inicialmente de 10 a 15 pessoas e, a curto prazo, pode-se chegar até a 30 funcionários. Inicialmente, a empresa irá construir um galpão de 900 metros quadrados, para a fabricação e secagem de material e 280 metros quadrados para a área administrativa, sendo o restante da área utilizado para carga e descarga, e estoque. O investimento inicial calculado pelos empresários é de R$ 300 mil reais.

apresentar um plano de obras e investimentos a serem realizados no imóvel, abrangendo, em construção, no mínimo 25% da área doada. Também se comprometem a começar as obras em até seis meses após a doação e entrar em operação dentro de 24 meses após a as-

Nesta semana, os sócios-proprietários da Nutrisul, Carlos Alexandre Linos e Luis Vieira de Souza assinaram contrato da Nutrisul, primeira empresa a receber doação da área. Na foto aparecem os sócios, o diretor Celso Bruno, o prefeito Amarildo e o presidente do Conselho de Desenvolvimento, Tadeu Ligabue

sinatura do contrato. Somente após o cumprimento dos encargos assumidos é que será lavrada a escritura de doação definitiva. Caso as determinações não sejam cumpridas, o terreno será revertido ao patri-

mônio público, com todas as edificações, independentemente de qualquer indenização, e a empresa deverá ressarcir aos cofres públicos o valor atualizado do custo total dos serviços e obras executadas pela prefeitura.

Para prefeito, aprovação é mais um passo para desenvolvimento da cidade O prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) observou que o novo Distrito Industrial é uma ferramenta importante para incrementar o desenvolvimento do município. “Uma empresa já está construindo o seu galpão no Distrito Industrial de Vargem, vinda do Estado do Paraná e na última segunda-feira, a Câmara aprovou projeto que enviamos de uma segunda empresa oriunda de uma cidade vizinha que, também nos próximos dias, começa a construção do seu galpão industrial”, observou. O chefe do Executivo

ressalta que há ainda muito a fazer. “Isto é apenas o início do trabalho. Enviaremos brevemente aos vereadores a cessão de outros lotes a outras empresas, cujos processos estão sendo devidamente avaliados pelas comissões responsáveis”, afirmou. Para gerar mais empregos, ele disse que a prefeitura também trabalha com o pagamento de aluguel a empresas que venham a se instalar no município e trouxe o Posto de Atendim e n t o a o Tr a b a l h a d o rPAT. “O PAT está desenvolvendo um trabalho importantíssimo e investimos

maciçamente em capacitação, oferecendo inúmeros cursos em diversas especialidades para que a população possa se especializar e ter melhores oportunidades no mercado de trabalho”, ressaltou Amarildo. Ele também apontou que a geração de novos empregos é importante para o desenvolvimento do município. “Agradecemos aos vereadores que, compreendendo a necessidade da população e o objetivo do intenso trabalho que vem sendo realizado em busca do desenvolvimento, aprovaram a vinda da nova empresa”, disse.

Conselho e Departamento de Desenvolvimento ressaltam ações Vargem Grande do Sul está correndo atrás do tempo perdido na área de desenvolvimento econômico. Essa é a avaliação do diretor do Departamento de Desenvolvimento e Relações do Trabalho, Celso Bruno. Ele lembra que os municípios da região já contam com órgãos voltados a este tema há décadas. “Vargem começou agora com uma estrutura focada nesse tema. A cidade precisava resolver problemas

sérios de infraestrutura, problemas básicos. Além disso, o Distrito Industrial levou anos para se viabilizar, até resolver questões judiciais”, lembrou. Com o Distrito Industrial pronto para receber as empresas, Celso apontou que se tornou necessário a criação de um departamento para coordenar as ações visando o desenvolvimento da cidade e que somasse ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido

C M A P

pela Comissão de Desenvolvimento Industrial (CDI). Outro ponto destacado pelo diretor é que, além das condições físicas prontas para o recebimento de indústrias, Vargem Grande do Sul também se tornou muito atrativa aos empreendedores, por conta dos índices positivos sustentados no município. “Ao procurar uma cidade para sediar seu negócio, o empreendedor não olha somente a área, ele procura um município que tenha o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto, boa posição no Caged, qualidade de água, tratamento de esgoto. E todos esses índices estão em evolução constante em Vargem”, observou. Assim, ele ressalta que vários empreendedores já procuraram o departamento para dar entrada em pedidos formais para estabelecimento na cidade. “Estão em fase de certificação documental, em análise pelo CDI”, observou. “Em pouco tempo, a área ao entorno do Distrito Industrial tem tudo para se tornar um polo de empresas na ci-

dade”, pontuou. O diretor também ressaltou outras ações desenvolvidas, que também contribuem para geração de renda, emprego e formação de mãode-obra, desenvolvidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e fomento aos empreendedores, com o Banco do Povo. Resultados Idealizado durante a gestão do ex-prefeito Celso Ribeiro, passado todos estes anos, agora de fato o Distrito Industrial começa a apresentar resultados. Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tadeu Ligabue, foi um grande desgaste viabilizar o Distrito Industrial, exigiu pulso firme e mudança de antigos conceitos na cidade. “Depois de 30 anos sem um distrito industrial para abrigar novas empresas, vivemos uma verdadeira batalha para construirmos o novo e agora certamente vamos colher os frutos que plantamos pensando no bem da cidade”, disse Tadeu.


PÁG. 5

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

CIDADE Morre Michel Halla, um dos maiores empresários da cidade

Um dos fundadores do Café Pacaembu, que atualmente emprega cerca de 120 pessoas, Michel também é um dos pioneiros do Rotary Club de Vargem Grande do Sul exemplo de que ser trabalhador e honesto é algo que compensa nesta vida”, frisou.

Bruno de Souza

Vargem Grande do Sul perdeu um nome ilustre esta semana. Faleceu nesta quintafeira, dia 22, o empresário Michel Halla, 90 anos, um dos fundadores do Café Pacaembu. Nome importante do setor industrial vargengrandense, ele era viúvo da sra. Eleonora Vicenza Eugênia Maria Chiórbolli Halla e deixou os filhos Selma, Miguel, Newton e Clóvis, além de 13 netos e um bisneto. Durante seu velório, familiares, amigos e várias autoridades do município estiveram presentes para prestar suas homenagens ao empresário. Seu corpo foi sepultado ao final da tarde de quinta-feira, no Cemitério da Saudade. Michel nasceu em 27 de dezembro de 1920, na cidade de Ilhéus, na Bahia. Filho do sr. Antônio Halla e da sra. Júlia Davi Halla, sua trajetória foi marcada por muito trabalho. Desde jovem, já mostrava entusiasmo e vontade de crescer na vida. Trabalhou como faxineiro, vendedor e até ser sócio de uma fábrica de calçados. Mas, a mudança em sua vida ocorreu quando começou a trabalhar como corretor de café. Algum tempo depois, comprou uma torrefação com seu irmão Anísio. Surgia aí o Café Pacaem-

Michel Halla fundou o Café Pacaembu em 1957

bu, uma das principais empresas de Vargem. Em entrevista à Gazeta, o empresário Miguel Halla, falou a respeito do convívio do pai com toda a família. “Desde pequeno, ele nos ensinou a trabalhar com honestidade. Sempre destacou a importância de zelarmos pela qualidade, pois isso nos faria ganhar mercado, bem como a importância de trabalharmos com humildade e amor, acreditando naquilo que fazemos, pois assim alcançaríamos nossos

objetivos”, relatou. O empresário Marco Aurélio Mazeto Cavalheiro, presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) destacou a importância de Michel Halla no progresso do município. “Ele foi um verdadeiro empreendedor. Levou o nome de Vargem Grande do Sul para o país com o Café Pacaembu. Também foi um exemplo como pai de família, pois colocou seus filhos para trabalhar desde pequeno”, comentou. “Michel Halla é um

De faxineiro a empresário A trajetória de Michel Halla foi marcada por muito trabalho e dedicação. Durante sua infância, ele perdeu o pai aos 4 anos e viveu com sua mãe em Poços de Caldas durante algum tempo, vindo a se mudar para Vargem Grande do Sul posteriormente. Após estudar no grupo escolar, Michel mudou-se para São Paulo com 15 anos de idade em busca de trabalho. Sua vontade e garra fizeram com que as oportunidades surgissem. Logo que chegou à capital, começou a trabalhar como faxineiro em uma loja de tecidos na rua 25 de Março. Pouco tempo depois, foi promovido para trabalhar no escritório, onde per-

maneceu por cinco anos. Movido pelo sonho de um dia ter o seu próprio negócio, Michel começou a trabalhar como vendedor de títulos de capitalização na Sul América, onde permaneceu até 1948. Nesta época, ele casou-se com Eleonora, com quem teve seus quatro filhos. Entre 1949 e 1950, o sonho do negócio próprio estava perto de se realizar, quando Sebastião, primo de sua esposa, o convida para ser seu sócio em uma fábrica de calçados. Michel aceita e começa uma nova etapa em sua vida, que durou cinco anos e meio. Em busca de mais qualidade de vida e de novos negóci-

os, Michel mudou-se para Vargem Grande do Sul com sua família em 1955. A partir daí, ele começou a trabalhar como corretor de café com Anísio Abdala, que possuía uma máquina de beneficiar café cru. Nascia aí mais uma sociedade. As coisas corriam bem, embora a trajetória de sucesso tenha tido seus momentos de dificuldade. Um exemplo disso ocorreu quando o pequeno armazém onde eram estocadas as sacas de café foi roubado. Toda a economia conquistada havia se perdido. Mas apesar dos obstáculos, Michel não desanimou e continuou a batalhar para garantir o sustento de sua família.

Rotary Club Mas sua contribuição junto à comunidade não parou por aí. Michel Halla foi um dos sócios-fundadores do Rotary Club de Vargem Grande do Sul. A instituição existe há 43 anos no município e sua diretoria lamentou o falecimento de um membro tão notório. “Ele sempre foi um companheiro ativo. Ao longo de sua vida, participou 100% das atividades da entidade. Com seu falecimento, nossa família rotárica perde uma grande referência”, afirmou Valdecir de Andrade, atual presidente do Rotary Club. Tamanha importância de seus trabalhos lhe rendeu uma homenagem pela Câmara Municipal. Através de uma iniciativa do vereador Celso Itarotti Cancelierri Cerva

(PTB), Michel recebeu o Título de Cidadão Vargengrandense, em cerimônia ocorrida no dia 5 de dezembro de 2007. Um exemplo de cidadão O prefeito Amarildo Duzi Moraes também lamentou o falecimento do empresário. “O Café Pacaembu é uma das empresas que orgulha o povo vargengrandense e é o retrato do empreendedorismo, do trabalho e da dedicação do sr. Michel Halla. Ele começou do nada e construiu uma das empresas de maior destaque no mercado, com mais de 50 anos de tradição”, comentou. “Ao prestar assessoria em segurança do trabalho no Café Pacaembu, pude conviver com o sr. Michel e ver o quanto era respeitado e querido por seus funcionários e, ainda, a admiração e o orgulho que seus filhos têm por ele, por serem filhos dele,

fato que demonstravam claramente a todos”, lembrou o prefeito. Amarildo destacou ainda que mesmo com 90 anos de idade, Michel ainda trabalhava. “Foi um exemplo de cidadão. Com recursos próprios, ele adquiriu um novo terreno e construiu um prédio moderno com alta tecnologia para o Café Pacaembu. Isso mesmo com propostas de outras cidades onde teria vantagens. Mas ele não abandonou Vargem Grande do Sul, terra que o acolheu e onde constituiu sua família e sua empresa”, disse. “Só temos a lamentar a perda deste grande homem empreendedor, empresário, cidadão que deixou para todos um legado de vida e trabalho. Nossas condolências à família e ao sr. Michel, nossa a gratidão por tudo que fez por Vargem Grande do Sul”, concluiu.

O surgimento do Café Pacaembu No período de entressafra do café – época em que as vendas se tornavam mais difíceis –, Michel recebeu a notícia que uma pequena torrefação em Vargem estava a venda. Empreendedor, ele convida o irmão Anísio para ser seu sócio. Para realizar seu sonho, foi feito um empréstimo bancário e em 10 de outubro de 1957, o Café Pacaembu foi adquirido. Era o início de uma história marcada por muito sucesso. A sociedade se desfez no ano de 1965, mas Michel prosseguiu com seu sonho. Numa grande visão de mercado, o nome Café Pacaembu foi mantido e registrado, já que na época, acabava de ser inaugurado o Estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, que era até então, o maior e mais moderno estádio de futebol da América do Sul. E nada melhor que aliar a paixão que o brasileiro tinha pelo futebol, com o gosto pelo café. A vontade de vencer era grande, como também em vender o café. A marca era

C M A P

Sala de empacotamento do Café Pacaembu

nova e as pessoas na época eram muito apegadas às já conhecidas e ao costume de torrar o café em casa. Algumas vezes Michel ficava desanimado e costumava sentarse em um banco da praça e orar a Deus, rogando para que conseguisse vender sua produção. Afinal, o sustento de sua família dependia disso. Nessa época, a empresa contava com apenas dois funcionários e produzia o café torrado e moído de 250 e 500 gramas, além do café torrado em grãos de 1 e 5 quilos. Atuava apenas em Vargem Grande do Sul, Casa Branca, São João da Boa Vista e Aguaí.

Graças ao empenho de Michel e a ajuda de seus filhos, a empresa começou a ganhar espaço no mercado e conquistando o público. Anos depois, os filhos de Michel assumiram o comando de áreas fundamentais na empresa, trazendo novos conhecimentos e perspectivas. Hoje, passados mais de 50 anos do início das atividades, a empresa passou a operar em uma nova unidade fabril com capacidade produtiva de 50 mil kg/ dia, possuindo cerca de 120 funcionários e atuando em mais de 100 cidades no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, com capital 100% nacional.


PĂ G.6

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

C M A P


PĂ G. 7

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

C M A P


PÁG.8

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

GERAL Recém-nascida é salva por vizinho e guardas Carreta carregada de pó de alumínio tomba na rodovia SP-215, no último sábado municipais após se engasgar com leite Uma recém-nascida engasgou na noite de sábado, dia 17, com leite materno e foi salva por vizinhos e pela equipe da Guarda Municipal (GM), no Jardim Ferri. A rapidez na chegada e a experiência dos guardas municipais foram essenciais para o salvamento da criança. Para a mãe, a ação dos vizinhos também foi muito importante. Tatiele Alcina da Silva, 22 anos, conta que a filha caçula, Taila, tinha acabado de mamar, quando foi colocada no berço, por volta das 21h30. “Ela estava com 24 dias e assim que eu a coloquei no berço, ela dormiu”, lembrou. Porém, a mãe recorda que minutos depois, escutou a filha chorando. “Mas um choro engasgado. Corri até lá e vi que ela tinha colocado um pouco de leite para fora da boca”, disse. Preocupada, ela pegou o bebê no colo. “Ela estava bastante engasgada. O leite começou a sair pelo nariz e ela ficou sem respiração. Os olhos dela estalaram e a boquinha começou a ficar roxa. Entrei em desespero”, contou. Tatiele virou a filha de costas e começou a massageá-la, mas a ação não surtiu muito efeito. “Ela continuava engasgada e percebi que suas mãos estavam ficando molinhas”, relatou. Ela conta que saiu correndo de sua casa, pedindo ajuda a quem estava na rua. Encontrou o amigo do marido, que estava com outras pessoas no local. Ele começou a fazer respiração na

gem (DER) conseguiu desvirar a carreta. A pista foi liberada somente às 13h30. A Polícia Rodoviária de Águas da Prata atendeu o acidente, com o apoio do guincho do DER e da equipe de resgate da Guarda Municipal de Vargem.

CONVERSA COM JESUS CRISTO

Após o susto, Tatiele observa a filha se recuperar no hospital

menina e também massagear o peito. Enquanto isso, ela conta que os vizinhos chamaram a guarda. De acordo com o subcomandante Flávio Dei Agnoli, o atendimento começou por telefone, quando a GM foi acionada para comparecer em uma residência. A viatura de resgate, com os guardas Marco Antônio e Márcio, e uma viatura de fiscalização da GM, com Aguinaldo e Rosimere, foram ao local prestar socorro à menina. Dando início aos trabalhos, a equipe de socorristas fez uma manobra de desengasgamento com sucesso na recém-nascida. Em seguida, a menina chorou, desobstruindo as vias aéreas e, logo depois, foi realizada a aspiração e colocado oxigênio. O resgate conduziu a criança ao Hospital de Caridade, onde recebeu cuidados do médico Ítalo. Após o atendimento,

o médico parabenizou a equipe e afirmou que se não fosse o trabalho dos socorristas a recém-nascida não sobreviveria. “Parabenizo os guardas pelo belo atendimento. Não há nada mais honroso e gratificante do que poder salvar uma vida. Eles são verdadeiros heróis”, disse o subcomandante da Guarda Municipal, Flávio Dei Agnoli. Susto Tatiele ainda está no hospital com a pequena Taila. Ela, que já é mãe de um menino de quatro anos e uma menina de dois anos, contou que foi a primeira vez que passou por um sufoco tão grande. “Eu achei que minha filha já estava morta. Nunca vivi um desespero tão grande. Espero nunca mais ter que passar por isso”, disse. “Agradeço muito à Guarda Municipal e também aos vizinhos que me ajudaram”, afirmou.

O acidente interditou parte da pista por toda a manhã do dia 17

Uma carreta carregada de pó de alumínio, que seguia pelo trecho de Poços de Caldas em direção a Vargem Grande do Sul, tombou próximo ao quilômetro 20 da rodovia SP-215. O acidente ocorreu por volta das 7h45 de sábado, dia 17, e o motorista teve apenas um corte na cabeça. Segundo o condutor do caminhão, o paraguaio Alfredo Rodrigues, 48 anos, o veículo foi carregado na empresa Alcoa, em Poços de Caldas, e a carga seria levada para Asunción, capital do Paraguai. A carreta transportava 24 mil kg de pó de alumínio hidratado, usado para filtrar água. A carga possuía seguro. De acordo com a Polícia Rodoviária de Águas da Prata, o motorista alega que perdeu o freio e para não se chocar contra outro veículo que

seguia pela pista, jogou a carreta na direção de um barranco, onde se chocou e tombou. Como houve derramamento do produto, a pista precisou ser interditada no sentido de Poços de Caldas a Vargem, pois o pó oferecia risco de novos acidentes. A maior parte da carga ficou danificada e por volta das 11h30 o guincho do Departamento de Estradas de Roda-

VENDE-SE GM ASTRA HB Advance Super Esporte Flex, ano/modelo 2008, prata, com 35.500 km. Valor: R$ 33.000,00. Tratar com Guilherme pelo fone: 9147-4128.

Sempre que você sentir-se só e impotente para resolver determinada situação ou problema, seja de qual ordem for, não se desespere. Converse com Jesus Cristo. Orando: “Meu querido Jesus Cristo, em vós deposito toda minha confiança. Vós sabeis de tudo, ó Pai e Senhor do Universo. Vós sois o Rei dos Reis. Vós que fizestes o paralítico andar, o morto voltar a viver e o leproso sarar. Vós que vedes minhas angústias, minhas lágrimas, bem sabeis, Divino Amigo, como preciso alcançar de vós esta graça que espero, com muita fé e confiança. Fazei, Divino Jesus Cristo, que eu alcance, pois, necessito muito, por isso vos peço com muita fé (fazer o pedido com bastante fé e firmeza). A conversa convosco, meu grande Mestre, me dá ânimo e alegria para viver. Como gratidão mandarei publicar esta oração para outros que precisem de vós, para que aprendam a ter fé e confiança em Vossa Misericórdia, iluminai meus passos, assim como o sol ilumina todos os dias o amanhecer. Jesus Cristo, tenho total confiança em vós e cada dia que passa aumenta minha fé e meu amor!”. Rezar Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

A.L.P.D.

Notícias da Cultura Márcia Iared

Desfile de aniversário da cidade Os Departamentos de Educação e Cultura e Turismo agradecem, em nome da Prefeitura Municipal: ·À Comissão Organizadora do Departamento de Educação; ·Aos funcionários do Departamento de Cultura; ·Aos funcionários do Departamento de Esportes e Lazer; ·Às instituições de ensino, clubes e grupos pelas participações que deram vida ao evento; ·Aos atletas vargengrandenses jovens e veteranos, pela emocionada participação; ·Aos demais departamentos da Prefeitura Municipal e funcionários; ·À Polícia Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Departamento de Segurança e Trânsito pelo auxílio; ·Aos jornais, sites, rádios e TVs pela cobertura do evento; ·Ao público que prestigiou este momento histórico.

Amanhã é dia de Sacode a Praça do Sesi e EPTV Amanhã, 25 de setembro, acontecerá o Sacode a Praça, com apoio do Sesi e EPTV, na Barragem “Eduíno Sbardellini”, das 8h30 às 13h, encerrando as comemorações dos 137 anos de Vargem Grande do Sul. Dentre as atrações, brinquedos infláveis e prestações de serviços.

Banda Gênese no SuperAção 2011

SAE – SER VIÇO A UT ONOMO DE ÁGU AE SERVIÇO AUT UTONOMO ÁGUA ESGO TO DE V AR GEM GRANDE DO SUL ESGOT VAR ARGEM

Também amanhã, na Barragem “Eduíno Sbardellini”, acontecerá o Superação, a partir das 13h. O evento oferecerá ao público recreações, oficinas, prestação de serviços, esportes radicais, shows de dança e música realizados pelas Instituições de Ensino, Academias, Clubes e Grupos, além de muito lazer e praça de alimentação, de responsabilidade das Entidades Filantrópicas locais. Às 15h, a Banda Gênese encerrará o evento.

Edital de Convocação nº 004/2011 O SAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Vargem Grande do Sul convoca o(s) candidato(s) classificado(s) abaixo qualificado(s), habilitado(s) no Concurso Público nº 001/ 2010, para o(s) cargo(s) de LEITURISTA para se apresentarem com cópia do RG, na Divisão de Recursos Humanos, situada na Praça Washington Luiz, nº 643 – Centro, no período de 27/09/2011 a 29/09/2011, das 12:30 às 17:30hs para manifestarem interesse nas suas respectivas admissões. Ficam também convocados os candidatos classificados do 5º ao 7º lugar, no caso de haver desistência(s) ou o(s) candidato(s) após nomeado(s), não tomar(em) posse e entrar(em) em exercício no cargo, até o prazo previsto no Estatuto dos Servidores Municipais (Lei nº1.662/ 92), e somente nestes casos, estar(em) manifestando interesse em sua(s) respectiva(s) admissões. Na impossibilidade do comparecimento do candidato, este poderá se fazer representar por procurador constituído para tal fim. O não atendimento ao disposto no presente edital de convocação, será considerado como desistência, e os próximos candidatos serão convocados, visando o excepcional interesse público.

Alerta!! Cuidado com o sol no Sacode a Praça e SuperAção É importante que crianças, jovens e adultos usem protetor solar, bonés e tomem muita água, para evitarem os malefícios do sol neste domingo.

Manhã Musical na Praça da Matriz sábado, dia 1º A Prefeitura Municipal, Departamento de Cultura e Turismo e Associação de Amigos da Cultura convidam a comunidade para prestigiar a apresentação da Orquestra Experimental Jovem no dia 1º de outubro, próximo sábado, a partir das 9h, na Praça da Matriz. Como a exemplo da apresentação anterior, os músicos – em sua maioria ex-alunos do Projeto Guri – apresentarão can��ões eruditas e populares.

Exposição Temporária “A Casa da Cultura Ontem e Hoje” Continua a mostra sobre o prédio da Casa da Cultura, que faz referências aos seus fundadores e ocupações: Grupo Escolar, Delegacia, Cartórios, Fórum e Biblioteca Municipal. A Casa da Cultura está situada à rua Major Correa, 505, Centro (ao lado da Delegacia de Polícia) e aberta ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, bem como aos sábados das 14h30 às 17h. Maiores informações pelo telefone 3641-6199.

Agradecimento Programa Viagem Literária Observações: A designação do local da repartição e a estipulação do horário de trabalho (entrada, saída e intervalo para alimentação), serão definidas no dia da posse pelo Superintendente do SAE. Vargem Grande do Sul, 23 de setembro de 2011. Edson Bovo Diretor de Administração

Edson Nardini Sbardelini Superintendente do SAE

O Departamento de Cultura e Turismo e a equipe da Biblioteca Municipal agradecem todos os professores, alunos e leitores que prestigiaram o módulo de setembro do Programa Viagem Literária, bem como o escritor infanto-juvenil José Santos, que abrilhantou a tarde da última quarta-feira, dia 21. Lembrando que tal programa é disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Associação Paulista de Amigos da Arte (APAA) a Biblioteca Municipal avisa que no mês de outubro nossa cidade foi contemplada com a visita do escritor Antônio Prata, que fará um bate-papo conosco em 26 de outubro. Informações: 3641-7614 / 3643-2755.

C M A P


PÁG. 9

GERAL

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

Hospital assina convênio para equipamentos e custeio Uma comitiva de Vargem Grande do Sul foi a São João da Boa Vista, na última segunda-feira, dia 19, para a assinatura de dois convênios junto à Secretaria de Saúde do Estado, na sede do Departamento Regional de Saúde (DRS). Participaram do encontro o provedor do hospital, José Roberto Rotta, o prefeito Amarildo Duzi Moraes e Edjalma de Lima Vala, assessor do secretário chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo. O primeiro convênio, no valor de R$ 200 mil, se destina à aquisição de equipamento a ser instalado no centro cirúrgico da entidade que passa por reformas. “Tratase de equipamento a ser utilizado em cirurgias guiadas

por imagem, melhorando ainda mais o resultado dos procedimentos realizados no hospital”, explicou Rotta.

O maquinário permite a obtenção de radiografias instantâneas, reduzindo, desta forma, o tempo da cirurgia e ele-

vando ainda mais a segurança neste procedimento. Ele pode ser utilizado em cirurgias ortopédicas, vasculares, cardíacas,

urológicas e neurológicas. Segundo o ortopedista José Elias do Nascimento Neto, a aquisição do equipamento agilizará os procedimentos cirúrgicos ortopédicos, uma vez que não mais serão necessárias interrupções do procedimento para controles radiológicos intra-operatórios, reduzindo, desta forma, os riscos de complicações. Outro equipamento a ser adquirido é o arco cirúrgico. Para o urologista Paulo César Vidale, o arco cirúrgico será uma grande evolução para a medicina em Vargem Grande do Sul. De acordo com o médico, com este equipamento será possível realizar cirurgias de nefrolitotripsia por vídeo, ureterorrenolitotripsia flexível e uso de

energia laser, técnicas que resolvem problemas de cálculos (pedras) nos rins e ureteres (canal do rim). O segundo convênio, também no valor de duzentos mil reais, destina-se a custeio e se faz necessária em razão da enorme defasagem que vem apresentando a remuneração do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação ao custo dos procedimentos realizados na entidade. Rotta lembra que desde 2008 as tabelas utilizadas pelo Governo Federal não sofrem qualquer espécie de reajuste. “Com esta subvenção para custeio, tornar-se-á possível, mais uma vez, encerrar o ano sem pendências financeiras, e manter o Hospital de Caridade sem qualquer espécie de dívida”, observou o provedor.

Prefeito firma parceria com o estado Novos cursos na área rural pelo Senar estão com as inscrições abertas para recursos na área de saúde Durante sua visita ao Departamento Regional de Saúde, o prefeitoAmarildo Duzi Moraes se reuniu com o diretor técnico da DRS, dr. Benedito Carlos Rocha Westin, para tratar também da assinatura do convênio no valor de R$ 130.826,00 para a aquisição de móveis e equipamentos para o Centro de Saúde “Dr. Gabriel Mesquita”, o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), a Vigilância Sanitária e o Posto de Saúde “Edward Gabrioli”, na Vila Polar. Com o recurso, serão adquiridos armários, cadeiras, escrivaninhas, ventiladores, cadeiras para salas de espera, ventiladores, fichários, balcões, geladeiras para medicamentos,

prateleiras para medicamentos, balcões entre outros itens para equipar os novos prédios que estão sendo construídos para o atendimento à população. Em nota à imprensa, Amarildo destacou o empenho do secretário chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo para que Vargem Grande do Sul fosse

beneficiada com este convênio. Segundo o prefeito, este recurso foi necessário, pois os móveis e utensílios que eram utilizados no Centro de Saúde, no posto de saúde e na Vigilância Sanitária estavam em condições precárias ou inadequados para serem usados nos novos prédios.

Encontram-se abertas as inscrições para os novos cursos do Serviço Nacional deAprendizagem Rural (Senar) em Vargem Grande do Sul. Esta iniciativa é desenvolvida pela prefeitura em conjunto com o Sindicato Rural e a Casa daAgricultura. De acordo com o cronograma, nesta etapa haverá o curso de aplicação de vacinas e medicamentos em equinos entre os dias 6 a 8 de outubro no Rancho dos Amigos. Já o curso de inseminação artificial em bovinos de leite será entre 15 a 19 de outubro no Sítio São José. Também será realizado o curso de processamento artesanal de pães entre os dias 25 e 26 de outubro, na

C M A P

Cursos são de aplicação de vacinas, inseminação artificial e panificação

Casa da Agricultura. Os interessados em participar devem ter idade acima de 16 anos. As inscrições podem ser feitas de segunda à sextafeira, em horário comercial, na

Casa da Agricultura, localizada na rua José Bonifácio, nº 813, Centro. Mais informações podem ser obtidas com Antônio Consulin, através do telefone (19) 3641-1077.


Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

PÁG.10

GERAL

Pavimentação no Jd. Morumbi depende de liberação de verba Os moradores do Jardim Morumbi continuam apreensivos com a falta de definição para a situação do bairro. Algumas ruas da região não possuem asfalto e também não contam com rede de galerias de águas pluviais. Na última sessão do Legislativo, o vereador Wilsinho Fermo-

selli (DEM) voltou a questionar a demora na execução da obra, uma vez que a temporada de chuvas se aproxima. “Foi um compromisso firmado pelo prefeito com os moradores e até agora, não teve início”, observou. Questionada pela Gazeta de Vargem Grande, a prefei-

tura informa que o vereador já havia feito o mesmo questionamento em abril, através de requerimento, que foi respondido. Ainda de acordo com a prefeitura, a reposta enviada ao parlamentar trouxe reportagem publicada por este jornal que divulgou o projeto protocolado pelo

Executivo no Ministério das Cidades, solicitando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a pavimentação dos jardins Morumbi e Ferri. Ainda de acordo com o Executivo, a prefeitura aguarda a viabilização deste pedido para que possa executar

as obras de escoamento e drenagem, cujo recurso de R$ 150 mil foi destinado pelo então deputado Ricardo Montoro (PSDB). O Executivo reitera que se a obra for realizada sem a pavimentação, na época das chuvas corre-se o risco das tubulações serem entupidas por terra e detritos, perdendo todo o trabalho realizado, causando prejuízo. O prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) destacou estar cobrando a definição da solicitação junto ao Ministério das Cidades e, conforme já foi publicado pela

Gazeta, se reuniu com os moradores expondo toda a situação. “Estamos cientes do problema que se arrasta há muitos anos no bairro, mas estamos buscando soluções. A construção da rede de drenagem será feita assim que tivermos a sinalização da liberação do recurso para a pavimentação do bairro, pois o administrador público tem que ser responsável não causando prejuízos aos cofres públicos fazendo uma obra que em nada irá atender a população daquele bairro se for entupida por terra e detritos”, observou.

CEF de Vargem oferece novas linhas de crédito O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma série de medidas de apoio ao setor produtivo brasileiro, que permitirão maior agilidade na concessão de financiamentos e redução de custos do investimento. Buscando fortalecer o setor, a Caixa Econômica Federal e o BNDES disponibilizam, em parceria, produtos como o BNDES Progeren e FINAME PSI, que são linhas de créditos para empresas que com condições de financiamento e taxas especiais. Através desta linha, a Caixa financia a necessidade de capital de giro para proporcionar maior competitividade às empresas e disponibiliza créditos para aquisição de máquinas e equipamentos novos. De acordo com a Caixa, estas linhas de crédito proporcionam a modernização de máquinas e equipamentos, incluindo veículos de carga novos, além de oferecer capital de giro, sem destinação específica, para que a empresa se torne mais competitiva. “São linhas de crédito com prazo e taxas especiais, que podem favorecer o cresci-

C M A P

mento e fortalecimento das empresas de nossa região”, informou o banco. O capital de giro está contemplado na modalidade BNDES Progeren, que pode ser contratado em 24 meses, incluindo até 12 meses de carência, com taxas de juros a partir de 1% ao mês. Já o empréstimo para máquinas e equipamentos novos, está previsto na modalidade BNDES FINAME PSI, onde o prazo é de até 60 meses, incluindo até 12 meses de carência, com taxas de juros a partir de 0,54 % ao mês. Vale destacar que as taxas de juros e os prazos são variáveis de acordo com o porte das empresas. A Caixa ainda destacou que as linhas de crédito do BNDES FINAME PSI beneficiam microempresas, pequenas, grandes empresas, sob controle de capital nacional. No BNDES Progeren são beneficiárias empresas de setores específicos, que podem ser consultados na agência vargengrandense da Caixa Econômica Federal ou no site do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.


PÁG. 11

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

POLICIAIS Polícia Civil prendeu cinco pessoas durante operação de combate ao tráfico na Vila Esperança Uma megaoperação da Polícia Civil em Vargem Grande do Sul terminou com a prisão de cinco pessoas suspeitas de tráfico de drogas, entre eles o suspeito de comandar as operações ilícitas na cidade. A ação, batizada de “Operação Elpis” – Esperança, em grego, uma alusão ao nome do bairro - foi realizada no final da madrugada da última quintafeira, dia 22, e chamou a atenção dos moradores da cidade. A Operação Elpis, uma das maiores realizadas na cidade nos últimos anos, teve como objetivo desarticular quadrilhas que atuam na Vila Esperança, bairro conhecido popularmente como Vila Seca e considerado pela polícia o principal ponto de tráfico de drogas da cidade. De acordo com o delegado Antônio Carlos Pereira Júnior, cerca de 500g de drogas, entre crack, cocaína e

maconha, e aproximadamente R$ 6,5 mil foram apreendidos durante a operação. Segundo ele, a Polícia Civil vinha trabalhando há alguns meses contra o tráfico de drogas e através do Serviço de Inteligência foi possível detectar os locais onde o comércio de entorpecente é realizado em Vargem, bem como chegar ao chefe da quadrilha. A Operação Elpis teve início às 5h15 de quinta-feira e contou com a ação de 30 policiais civis e cinco delegados de Vargem Grande do Sul e região, que iniciaram o cumprimento de mandados de busca e apreensão em seis locais da cidade.

Chefe do tráfico é preso Durante as buscas, a polícia localizou Roberto Rodrigues, conhecido popularmente como Robertão da Vila Seca, apontado pela Polícia Civil como sendo o chefe do tráfico de drogas da Vila Esperança. Ele foi preso em flagrante pelas acusações de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Outros dois foram presos sob a acusação de participação no tráfico. Segundo o delegado, já houve grandes apreensões naquele bairro, porém, a polícia nunca havia chegado ao chefe. A ação da Polícia Civil

chamou a atenção pela quantidade de pessoas abordadas. Na quinta-feira, aproximadamente dez suspeitos foram detidos para averiguação na delegacia. Uma motocicleta e uma caminhonete S10 cabine dupla também foram apreendidas para investigação. Outras duas pessoas foram autuadas por porte de entorpecentes. Conforme disse o delegado Antônio Carlos Pereira Júnior, as investigações prosseguem a fim de que outros envolvidos no tráfico de drogas sejam identificados pela polícia.

Autônomo recupera cofre e objetos furtados em sua casa Após equipes da polícia comparecerem ao local, autor do furto procurou a vítima e devolveu seus pertences O autônomo Odair Bronzer, 54 anos, teve seu cofre recuperado juntamente com outros objetos que foram furtados na noite de sexta-feira, dia 9, em sua residência, localizada à rua Severino R. Carreira, na Vila Polar. Segundo a vítima, dentro do cofre havia um Certificado de Registro de Veículo (CRV) de sua moto, cerca de R$ 2 mil em dinheiro, uma caneta Crown, um talonário de cheque completo e um relógio de ouro. No depoimento registrado em boletim de ocorrência, Odair disse que saiu de sua casa por cerca de 30 minutos e quando voltou percebeu que a porta da cozinha estava arrombada. Ao entrar na residência, ele notou que o cofre que estava no seu quarto tinha sido subtraído. Além dos objetos que estavam

no interior do cofre, também foram furtados um mouse sem fio, um celular, uma espada decorativa e um capacete de motociclista. A vítima afirmou que antes de ir à delegacia acionou a Polícia Militar, que esteve no local e passou a fazer buscas, a fim de identificar a autoria do deli-

CONSORCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE GOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA O Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista fará realizar no dia 06/ 10/11 às 09h00min, na Avenida Leonor Mendes de Barros, 626, centro, Divinolândia-SP, Licitação na Modalidade PREGÃO PRESENCIAL MENOR PREÇO UNITÁRIO DO ITEM PARA AQUISIÇÃO DE ELETROELETRONICOS, LIXEIRAS E CARRINHOS DE LIMPEZA PARA o Conderg Hospital Regional de Divinolândia-SP. O edital n. 068/11, encontra-se à disposição dos interessados no Conderg Hospital Regional, telefone 19 3663 8020 (Edna).

to, mas ninguém foi localizado. A perícia também esteve no imóvel, bem como a equipe plantonista da Polícia Civil. Um móvel feito em madeira, com rodinhas, onde o cofre costumava ficar, foi encontrado caído no quintal da casa. A suspeita é que o furtador tenha passado com

os produtos do furto por um buraco do muro que faz divisa com um imóvel dos fundos, pois o pedaço de telha quebrado do muro foi encontrado caído no quintal. No entanto, um fato inusitado ocorreu. Após o comparecimento das equipes das Polícias Civil e Técnica, a pessoa que furtou o cofre e os objetos da casa do autônomo se arrependeu e devolveu tudo o que havia pego. T. F. C. entregou os pertences de Odair na presença de testemunhas. Este por sua vez, comunicou a delegacia sobre o fato. “Gostaria de agradecer as equipes das Polícias Civil e Técnica pelo trabalho que desenvolveram, pois a pessoa foi identificada e todos meus pertences foram recuperados”, comentou Odair.

VENDE-SE RANCHO NA REPRESA DE CACONDE Com 2 suítes, 1 quarto, lareira, mezanino, piscina aquecida, cozinha, 70 m², churrasqueira... Tratar pelo fone: (19) 8191-4488 – Luiz Carlos. Ajuizamento de Ações de Revisão de Contratos Bancários com Auditoria nos extratos bancários referentes aos últimos 05 anos. Revisão de Prestações de Financiamento de Imóveis, Veículos, Motos, Cartões de Crédito, Crédito educativo, etc. Causas Cíveis, Criminais, Trabalhista, Cobranças em Geral e Revisão de Aposentadoria.

ROMUALDO ZANI MARQUESINI OAB/SP 113.245

Escritório: Rua Rio Grande do Sul, 623 - Jd. Fortaleza Fone: (19) 3641-6468 - Celular: 9727-5552 - E-mail: rzm@aasp.org.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE DO SUL

O pé na bunda que nos faz crescer Marilena Pedrosa "Não deixe que nada te desanime, pois até mesmo um pé na bunda te empurra para frente". Quanto mais me agridem, ofendem, debocham, perseguem mais eu me sinto maior. Não em estatura, impossível, porque envelhecemos, encolhemos. Aos sessenta (sexi-sagenária), passei de 1m50 para 1m48. Mas enquanto Deus me der força e coragem, estou na luta e quando não tiver mais condições, sonho em ir para a Sociedade Humanitária onde receberei cuidados, carinho e amor. Com certeza absoluta, e sem a mardita perseguição por parte dos incompetentes. Isto acontece com muita gente porque a felicidade, a alegria de viver e vontade de aprender cada dia mais incomodam muitas pessoas. No El Divino, uma pessoinha fez questão em ser fotografada pelo companheiro, ironizando com o sinal de negativo em cima da camiseta CurtaAqui usada pela Kati e o Gordo, que lá estavam para me ajudar, porque a minha saúde já não estava legal, Não sabem eles, o quanto isso foi maravilhoso, porque quem viu e registrou via celular muito se decepcionou com o tal casal e um comportamento tão infantil e desrespeitoso. Um dia publico a tal foto, pois do celular não deu boa qualidade mandei um profissional amigo dar um jeitinho nela. No tal do Facebook, estou muito seletiva, a cada convite de amizade que recebo, verifico a lista de amigos da pessoa. Se lá constar determinados tipos, não aceito mesmo, pois a vida me ensinou “me diz com quem andas, te direi quem és”. São tipos que perseguem minhas postagens aos amigos, so para ironizarem e debocharem de maneira muito vulgar. E tem mocinha que acha uma gracinha o comportamento do garoto postando gracinhas e ironias na sequência. Tadinha! Deve lembrar-se que hoje apenas estamos, mas que na verdade não somos nada nesta vida. O tempo vai passar para ela também. Pena que não vou ver pessoalmente como será sua imagem daqui às uns dez anos. Mas de onde eu estiver, lá em cima ou em baixo, vou tentar uma autorização para dar uma espiadinha nestas pessoas. Duvide-o-dó que eu não consiga. Cada vez que levo um puxão de tapete, que leio ou escuto um deboche, me sinto feliz e mais forte, porque como dizia o querido ex prefeito Rossi “ninguém chuta cachorro morto” e a cada pé na bunda ou uma ofensa, sinto que andei alguns quilômetros pra frente e que calguei mais um degrau na escada da vida. Uma vida decente e limpa, sem derrubar e prejudicar ninguém, apenas me esquivando dos terríveis monstros e pragas em formato de pessoas e que ao olhar pra traz, as vejo cada dia mais escondidinhas na poeira da estrada da vida. É assim que devemos viver, aprendi que agindo assim, estou me sentido cada dia melhor e crendo cada vez mais que apenas Deus me derruba e Ele ainda me quer em pé. Firme e forte, aprendendo cada dia mais para realizar um melhor trabalho, rodeada de pessoas íntegras, amigos de fé, alguns mais que irmãos, que não são de ficarem enfiados na minha casa e nem eu na deles, mas nos amamos, nos respeitamos e quando há necessidade, conto com eles como contam comigo. Assim foi este ultimo mês, que é impossivel agradecer e citar nomes desta gente maravilhosa que esteve ao meu lado durante e após a cirurgia. Rezo ao Pai Maior todos os dias por estes meus amigos de verdade que considero a minha família. Qualidade é o que realmente importa, quantidade é o de menor importância.

Funerária Nova Aliança Plano Funerário, Serviços Particulares, Traslados, Seguros, Coroas de Flores, Placas e Fotos para Cemitério.

TEL. 3641-1063 PLANTÃO 24 HORAS

Pça. Nossa Senhora Aparecida, 81 Vargem Grande do Sul

FALECIMENTOS Faleceu a sra. Angelina Silvestre Bedin, no dia 18 de setembro, aos 89 anos, viúva de Américo Bedin. Deixa os filhos Aparecido, Maria, Antônio, José, João, Aparecida e Ângelo, genros, noras, netos e bisnetos. Foi sepultada no dia 18, no Cemitério da Saudade. Faleceu a sra. Cleide Manoela Mangaroti Ronqui, no dia 20 de setembro, aos 58 anos anos, casada com Anísio Ronqui. Deixa os filhos Nilson, Eliana, Márcio e Gustavo, genro, noras e netos. Foi sepultada no dia 21, no Cemitério da Saudade. Faleceu o sr. Michel Halla, no dia 22 de setembro, aos 90 anos, viúvo de Eleonora Vicenza Maria Halla. Deixa os filhos Newton, Miguel, Selma e Clóvis, genro, noras, netos e bisnetos. Foi sepultado no dia 22, no Cemitério da Saudade.

AVISO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS N.010/2011

Faleceu o sr. Francisco Carlos Godoy Lúcio, no dia 16 de setembro, aos 58 anos, casado com Sônia Maria de Oliveira Lúcio. Deixa os filhos Rodrigo e Patrícia, genro, nora e netos. Foi sepultado no dia 17, no Cemitério Parque das Acácias.

A Prefeitura do município de Vargem Grande do Sul comunica a todos os interessados, a abertura da Tomada de Preços n.º 010/2011, Processo Administrativo n.º 126/2011, que tem como objeto a seleção e contratação de empresa especializada para execução de obras de reforma e ampliação do Posto de Saúde “Dr. Arcelino Anadão” - Contrato de Repasse n.º 0346512-07/2010/Ministério da Saúde/Caixa. Data e local de entrega dos Envelopes para Habilitação e Propostas: até 13/10/2011 às 09:00 horas, no Departamento de Licitações e Compras, situado na Praça Washington Luiz, n.º 643 – Centro. O edital estará disponível no site www.vgsul.sp.gov.br, podendo ainda ser solicitado através do e-mail licitacao@vgsul.sp.gov.br. Carlos Eduardo Martins Presidente da C.P.L.

Faleceu o sr. Vandir Nogues Canhedo, no dia 22 de setembro. Foi sepultado no dia 22, no Cemitério da Saudade. Faleceu o sr. Francisco Saturnino, no dia 19 de setembro, viúvo de Aparecida dos Santos Saturnino. Foi sepultado no dia 19, no Cemitério Parque das Acácias.

Esta coluna publica os falecimentos gratuitamente. As pessoas interessadas em comunicar a morte de seus entes queridos, favor entrar em contato pelos telefones: 3641-3328 ou 3641-2663, ou à rua José Bonifácio, 507. C M A P


PÁG.12

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

COMUNIDADE Continuam as obras do Centro de Saúde “Dr. Gabriel Mesquita” De acordo com a prefeitura, novo prédio terá ampla estrutura para atendimento; Centro de Atendimento à Mulher também está em construção Quem necessitava utilizar o Centro de Saúde “Dr. Gabriel Mesquita” convivia com um prédio totalmente deteriorado. O piso estava gasto e esburacado. As paredes apresentavam infiltrações. Seus cômodos eram apertados e a sala de espera aglomerava as pessoas que aguardavam atendimento médico, vacina ou mesmo que precisavam ir à farmácia da unidade. Com cerca de 50 anos, o prédio não havia passado por nenhuma reforma até então. Diante do grande número de atendimentos e de sua importância para a cidade, o prefeito Amarildo Duzi Moraes priorizou a sua reconstrução. A obra chama atenção pelas suas dimensões e tem sido acompanhada pela população. “A gente vê o tamanho que está ficando o prédio. Estava muito ruim e com esta reforma vai melhorar o atendimento” disse a doméstica Maria Aparecida Manzano. “Estava péssimo o Centro de Saúde, as paredes, o banheiro e tudo. Com a reforma, esperamos que o atendimento melhore”, comentou a merendeira Berenice Zocolan. De acordo com o mestre de obras Antônio Carlos dos Santos, o Centro de Saúde

As obras estão em fase acabamento

Equipe do Departamento de Obras trabalha na ampliação do Centro de Saúde

deveria ser reformado e ampliado, mas o trabalho começou foi verificado que a estrutura do prédio estava péssima. Isso fez com que o prefeito optasse por derrubar tudo e construir uma nova estrutura. “Não conseguimos aproveitar nada. O prefeito determinou a demolição para que pudesse construir tudo novo e com qualidade para a população”, declarou. Antônio Carlos comentou também sobre a exigência de Amarildo na qualidade da obra. “Trabalhamos com o Celso Ribeiro que era exigente na questão de obras.

Amarildo também seguiu esta linha e manteve um padrão de qualidade. Recebemos a vistoria do pessoal de São João da Boa Vista que nos disse que, por se tratar de uma obra da prefeitura, ela está muito bonita e bem feita. Nós ficamos contentes em ouvir isso”, disse o mestre de obras, referindo-se às vistorias feitas pela equipe da Direção Regional de Saúde (DRS). Estrutura De acordo com Antônio Carlos, o novo prédio oferecerá mais espaço, conforto, comodidade às pessoas que

precisam se utilizar do Centro de Saúde. “Desde o início até o final da obra, os materiais são de primeira linha e o trabalho tem sido feito com muito cuidado. O antigo posto tinha uma altura de 2,60 metros e agora está com 3,30 metros. Será eliminada a aglomeração do pessoal que tinha que esperar médico. Também foi separada a farmácia e a sala de vacinas. Os consultórios terão banheiros. O atendimento está mais amplo e também foram feitos banheiros para o pessoal. Tudo de primeira”, destacou.

C M A P

A reforma está na fase de assentamento de piso de granito, rejunte, pintura de fundo e colocação de gesso. O novo Centro de Saúde contará com salas de espera para pediatria, principal, infectologia, vacina, além de salas para atendimento, arquivo, uma sala de aplicação de vacina e um depósito, duas salas de pré-consulta, atendimento e fichário geral central, seis consultórios com banheiro, sala da enfermagem, almoxarifado geral, cozinha, banheiros de funcionários, lavanderia, sanitários público masculino e feminino, sala de espera da farmácia, sala de atendimento do medicamento alto custo, almoxarifado de medicamento de alto custo, almoxarifado geral da farmácia e

almoxarifado de medicamento psicotrópicos, esterilização, ante-sala, sala de lavagem e embalagem de material, sala de esterilização, sala de material esterilizado, corredores de acessos com iluminação natural, através dos domos. “Vai melhorar 100%. Quem necessitar usar o novo Centro de Saúde certamente vai gostar muito”, completou o mestre de obras. Também estão sendo construídos próximos ao prédio, o Centro de Atendimento da Mulher (CAM) e a Vigilância Sanitária. Nestas duas obras as equipes estão trabalhando na parte hidráulica e fazendo o chapisco, colocando os portais e preparando as paredes para o reboco e revestimento.


PÁG. 13

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

COMUNIDADE Gazeta lança concurso literário “Lygia de Freitas” e premia estudantes da cidade A Gazeta de Vargem Grande comemora 30 anos no próximo dia 26 de setembro e para celebrar a data, o jornal realizou a primeira edição do Prêmio Literário “Lygia de Freitas”, que tem por objetivo difundir o hábito de escrever entre os jovens estudantes das redes pública e privada de ensino da cidade. Natural de Alagoas, dona Lygia de Freitas (foto) chegou em Vargem Grande do Sul na década de 80 junto de seu marido, o jornalista Renato de Freitas. Colaboradora da Gazeta de Vargem Grande durante vinte anos, ela foi uma das melhores e mais respeitadas cronistas da cidade. Na última semana, alunos das escolas de ensino médio e

1º Lugar - Ensino Fundamental Eloá de Souza de Oliveira Escola D. Pedro II, 9º ano D Professor: Eliana Alice Brochado Corsi Tema: Marco do progresso da cidade, a estação ferroviária definha.

fundamental de Vargem tiveram que escolher entre os temas “A água da represa do Rio Verde está sumindo”, “Marco do progresso da cidade, a estação ferroviária definha” e “Sentiu-se seguro para atravessar a rua na faixa de pedestres, mas...”, para elaborar uma redação. O resultado agradou os membros da comissão julgadora, formada por Alfredo Bastos Júnior, Dante Bragheto, Dôra Avanzi, Simoni Benedita Marques e Rosa Andrade, que destacaram o alto nível dos textos finalistas. Para Tadeu Fernando Ligabue, diretor da Gazeta de Vargem Grande, além de homenagear dona Lygia, o concurso visa estimular as crianças e jovens a escrever e também despertar nas mesmas o gosto pela leitura, além de descobrir

novos talentos. “Apesar de todos os avanços tecnológicos, ler e escrever é fundamental na vida de todo ser humano e contribui grandemente para o crescimento intelectual e social de nossos jovens”, disse o diretor do jornal. Os vencedores receberão prêmio em dinheiro – R$ 200,00 para os primeiros colocados de cada categoria, R$ 150,00 para os que ficaram com as segundo e R$ 100,00 para os terceiros colocados – além de uma assinatura semestral da Gazeta de Vargem Grande. Os professores dos alunos vencedores também receberão assinaturas semestrais do jornal. Confira nesta página os vencedores da primeira edição do Prêmio Literário “Lygia de Freitas”.

3º Lugar - Ensino Fundamental João Lucas S. Leme Vitória Veraldi de Oliveira, 7º ano Professor: Gislaine Pereira Sandrini Tema: “Sentiu-se seguro para atravessar a rua na faixa de pedestres, mas...”

2º Lugar - Ensino Fundamental A falta de consciência dos motoristas

Lembranças de uma estação Na minha flor da idade, Me preocupo com nossa cidade Vejo a antiga estação ferroviária, E nenhum resquício da maquinária. A grande projetada construção Abandonada, sem preocupação Lamenta com o pranto dos entes queridos Os acontecimentos naquele local esquecidos. Reflito sobre o que fazer Para a memória reviver Talvez um belo museu, Contando as histórias de quem ali viveu. Em meio à cena triste, A majestosa construção resiste Um cidadão com maestria, Poderá trazer um cenário de alegria. Oh! Querida Vargem Grande, Mostra o teu semblante De um povo viajante, Que vai e sempre volta, operante! Quem deixou de lado o passado, Tem hoje este presente arrasado Sem lembranças e com o futuro, Condenado a viver no escuro. Sonhar, refletir e amar, Ouvir o velho trem apitar! Chegar na estação, E encontrar pessoas do coração. Com aquele lugar recuperado, Podemos resgatar o consagrado passado, Que nossa cidade vivenciou Ecoando uma história que voltou Tou, tou, tou...

1º Lugar - Ensino Médio Evelin Cristina Messias E.E. “Alexandre Fleming” E.F.M., 3º A Professor: Regina Dutra Corali Tema: “Sentiu-se seguro para atravessar a rua na faixa de pedestres, mas...”

Gabriel Martins da Silva E.E. “Gilberto Giraldi” E.F.M., 8ª série A Professor: Maria Catarina Roquetto Tema: Marco do progresso da cidade, a estação ferroviária definha.

Um monumento abandonado Vargem Grande, como era chamada a antiga estação ferroviária da cidade, foi projetada desde 1891, inaugurada em 1909, teve seu nome modificado para Vargem Grande do Sul em 1945 e foi extinta em 1961, com o fechamento do ramal. A estação foi um grande marco para o crescimento da cidade, pois transportava carga, mercadorias, passageiros e era utilizada para o serviço telegráfico. Após ser desativada, o prédio da estação funcionou como agência rodo-ferroviária de Mogiana (que era a companhia responsável pela estação e pelo ramal), serviu como armazém particular, foi ocupado por uma máquina de beneficiamento de arroz, já foi utilizada também como danceteria e bar na época, o “Trem das Onze” e hoje parte dele é ocupado por uma oficina mecânica. O transporte ferroviário é pouco utilizado na região por falta de linhas e de estações, mesmo sendo considerado fácil, barato e seguro. O prédio encontra-se em estado de abandono total, castigado pelo tempo e pelo esquecimento, causando má impressão para quem passa pelo local, mas ainda chama a atenção pelo seu valor histórico para a nossa cidade. A estação Vargem Grande permanece na lembrança dos moradores que presenciaram seu funcionamento. A recuperação do prédio para outros fins ajudaria a não deixar um dos monumentos da cidade esquecido no tempo.

2º Lugar - Ensino Médio

O ano foi 2010, isso me lembro bem. Era de manhã quando recebemos a visita de dois guardas municipais, cujo objetivo era passar informações sobre o trânsito. Entre os assuntos abordados estavam o uso do cinto de segurança e a travessia na faixa de pedestre. Fomos orientados que para atravessar com segurança era preciso parar na calçada enfrente a faixa e levantar a mão e assim o motorista parava e poderíamos atravessar. A palestra durou aproximadamente uma hora, assistimos um vídeo e fizemos várias perguntas. Tudo parecia muito claro até que fomos colocar tudo o que foi falado em prática. Bem em frente a nossa escola havia uma faixa até aquele momento ela era apenas um desenho no chão, talvez nem fosse notada. Mas, naquele dia especial ela passou a ser uma atração. Ficamos na calçada apenas observando uma amiga que tentava atravessar a faixa “com segurança”. Ela sentia-se segura depois de ter recebido tanta orientação. E para nossa surpresa... Ficamos assistindo uma cena que se repetia, repetia e repetia... Descobri uma característica de minha amiga: a persistência. Ela tinha a informação que faltava para os motoristas que riam, debochavam dela. E alguns até aceleravam ainda mais o carro. E ela não desistiu até que conseguiu atravessar. A partir daí percebi que havia muito a ser feito. Os guardas teriam muito trabalho pela frente. Conscientizar aos motoristas de que “o trânsito é de todos mas a faixa é do pedestre” não seria uma tarefa fácil assim.

3º Lugar - Ensino Médio Lina Domênica Mapelli Etec de Vargem Grande do Sul, 3º C Professor: Rafaela Mafra Cataletta Tema: “O rio verde está sumindo”

As saudosas lembranças do Rio Verde Maíra Cristina Dias Cândido E.E. “Prof. José Gilberto O. Souza”, 3º A Professor: Maria Lúcia B. Milani Tema: Marco do progresso da cidade, a estação ferroviária definha.

Segurança? Onde?

O desaparecimento de um patrimônio

Desde pequenos somos instruídos a exercer nossa cidadania, cobrando nossos direitos e cumprindo as leis esta estabelecidas. Um dos direitos é o de transitar pela faixa de pedestres, que atualmente é amparado pelo Código de Trânsito Brasileiro. Esta obriga o motorista a parar o veículo onde houver faixa de pedestres. Mas quando se fala em trânsito, ainda se questiona muito. De um lado, motoristas que não respeitam a sinalização; de outro, pedestres indignados. A faixa de pedestres em nossa cidade não nos transmite segurança, pois com os desrespeitos cometidos, não sabemos o que pode acontecer ao atravessar. Existem ainda as imprudências ou a falta de conhecimento sobre as leis de trânsito. A segurança de cada cidadão tem que ser preservada, acima de tudo, no que diz respeito ao trânsito. Não adianta a conscientização partir somente dos motoristas, os pedestres também devem se conscientizar e cumprir as leis para começarmos a nos sentir seguros ao atravessar a rua na faixa de pedestres.

Atualmente a tecnologia vem transformando tudo e com a nossa cidade não iria ser diferente. Esse chamado mundo globalizado vem provocando visíveis modificações e, com isso, as estações ferroviárias estão se tornando raridades. São poucos os municípios que possuem marcos históricos como esses. Nossa cidade é um dos exemplos de que o “novo” muitas vezes pede lugar a grandes patrimônios, pois muitas construções e prédios antigos já não existem mais. É o que restou de nossa antiga estação ferroviária não passa de um lugar qualquer sem o som do trem e de seus vagões movido pela mesmice de uma pacata cidade do interior. Além de todo sentimentalismo, o uso de ferrovias é importante pois proporcionam melhor condição econômica para as cidades, diminuem os impactos ambientais, transportam grandes cargas, diminuem o tráfego rodoviário e são verdadeiras atrações turísticas. Enfim, o novo vem apagando tudo o que era lembrança, as ferrovias fazem parte de um tempo bom e valorizar os patrimônios culturais tentando preservá-los é tarefa de todo ser humano para gerações futuras.

C M A P

Quando a Primeira Guerra eclodiu na Europa, consequentemente, o medo e o desespero habitaram no coração de várias famílias, a minha não foi diferente. Meu pai italiano de Milão comprara uma fazenda na pequena e pacata cidadezinha de Vargem Grande do Sul. Obcecado pela produção de café brasileira, papai, comprou algumas mudas e aprendeu sobre seu plantio e logo começou a produção. A nossa fazenda era modesta, havia apenas a casa, o curral, uma grande mangueira e ainda um pitoresco riacho chamado hoje de Rio Verde. Foram inúmeras às vezes que fui nadar naquele riachinho de águas claras, passava tardes de domingo nadando, fazíamos pique-niques à sua beira, enfim usufruímos do pequeno riacho que tinha como nascente a minha casa, e cortava toda a cidade. Hoje, já uma senhora saudosista daquele tempo de infância, lembro-me arduamente dos bons e simples momentos ao redor daquele riozinho. Ah! Como eu gostaria de voltar no tempo pelo menos um pouquinho só para usufruir novamente daquele riachinho que me trazia alegria. A vida de hoje se tornou algo corrido, as pessoas não têm tempo para elas mesmas, quem diria para um pequeno riachinho. Vocês não sabem a tristeza que bate quando atravesso as ruas e vejo aquele pouquinho de água imunda correr lentamente pela cidade, é como se visse minha infância desaparecer lentamente, silenciosamente pelos leitos. Qual é a sua contribuição para a preservação da natureza na nossa comunidade? Pense, reflita e preserve!


PÁG.14

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

GERAL

Escritor José Santos divertiu a criançada na Biblioteca Municipal Durante o bate-papo, autor interagiu com os alunos fazendo divertidas advinhas e oficina de rimas Rafaela Caio

A Biblioteca Municipal “Victor Lima Barreto” recebeu o jornalista e escritor infanto-juvenil, José Santos, na tarde de quarta-feira, dia 21. O encontro aconteceu através do programa “Viagem Literária” organizado pela Secretaria de Estado da Cultura com apoio da Associação Paulista de Amigos da Arte (APAA). José Santos é mineiro, da cidade de Santana do Deserto, e autor de vários livros de poesia para crianças e jovens, como “O Casamento do Boitatá com a Mula sem cabeça”, “Rimas da Floresta”, “Show de Bola”, além do livro-brinquedo “Poemas Esparadrápicos”, que é voltado para a leitura de crianças em tratamento em hospitais. Durante o bate-papo com os vargengrandenses, José Santos interagiu com as crianças, fazendo adivinhas sobre futebol e instrumentos musicais, além de uma oficina de rimas. De acordo com a bibliotecária Bete Gabricho mais de 160 pessoas participaram do encontro, entre elas leitores e estudantes das escolas “D. Pedro II”, “Achiles Rodrigues”, “Gilberto Giraldi”, “Alexandre Fleming” e “Benjamin Bastos”. Em entrevista a Gazeta de Vargem Grande, José Santos disse come-

Alunos se divertiram com adivinhas sobre futebol e instrumentos musicais

çou a publicar seus livros muito tarde, com cerca de 40 anos de idade, logo após o nascimento do seu filho. Para ele, o livro juvenil tem uma vida muito interessante, pois ajuda na formação de bons leitores. “Publicar um livro foi interessante, melhor ainda foi a parceria que fiz com meu filho Jonas Worcman de Matos, de 16 anos, que participou da criação do livro ‘Show de Bola’ que tem como temas futebol, relacionamento e trabalho em equipe e da obra ‘A Casa do Franquis Tem’ que é uma história assombrada e engraçada ao mesmo tempo”, comentou. Criando uma nova obra O escritor destacou que o processo de criação de um livro demora quase um ano, pois é gasto três meses para a confecção dos poemas e vários meses são dedicados as fases de tes-

tes para com os pequenos leitores. “Avaliamos tudo, desde se as crianças curtem e acham engraçado a história até se elas entendem o vocabulário”, revelou. Para José Santos participar de oficinas com crianças ajuda a analisar a

aceitação do público em relação as suas obras, uma vez que as crianças possuem curiosidade de saber a partir de que ideia foi escrito o livro. “O público pensa que somos pessoas incomuns, por isso tento ao máximo desmistificar essa ima-

José Santos é autor de vários livros específicos para crianças e adolescentes

gem. Cada livro surge a partir de uma ideia e é desenvolvido e trabalhado a partir de uma temática específica”, disse. Livro digital Durante a entrevista o escritor mencionou que mesmo trabalhando com

livros digitais, em sua opinião, os livros de papel não deixarão de ser lidos. “A geração jovem está ligada em novas tecnologias, porém além de não precisarem de baterias, os livros comuns provocam mais imaginação nos leitores”, finalizou.

Saca de batata ainda está com preço baixo O baixo preço pago pela saca de batata na roça continua preocupando os produtores da região de Vargem Grande do Sul. A Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (ABVGS) estima que cerca de 70% da área plantada na região já foi colhida. O preço da saca de 50kg varia entre R$14,00 e R$17,00 nas lavouras e a oscilação de preços se deve a qualidade do material colhido. Em entrevista à Gazeta de Vargem Grande, Paulo Martins, auxiliar contábil da ABVGS informou que neste mês de setembro, o volume de

batata estar diminuindo, em regiões produtoras como as do sudoeste paulista e Cristalina Segundo a ABGVS, produtor recebe em média de (GO), R$ 14,00 a R$ 17,00 por saca de batata colhida que conoferta seguiu elevado, em frontam com a colheita de Varfunção dos principais produ- gem, a saca de batata vendida tores da região estar em ple- na roça deve valorizar o preço na colheita, que estava pre- nos próximos dias. vista para meados de agosSegundo ele, como forma to. “Em agosto os valores oscilavam entre R$ 20,00 e R$ 25,00 a saca. Com a esperança de melhores preços, os agricultores atrasaram a colheita das batatas para setembro e com isso o preço caiu”, disse. A previsão para o término da safra de batata em Vargem Grande do Sul é o final de outubro, momento em que os agricultores intensificam suas colheitas para aproveitar o bom clima, já que as temperaturas muito elevadas diminuem a qualidade do produto, reduzindo ainda mais seu preço e procura. Sobre a expectativa de aumento nos preços, Paulo destacou que devido a oferta de Foto: Falcão Foto e Arte

C M A P

de driblar esta situação, não há muito que fazer este ano. A diversificação de cultivo seria uma opção, já que muitos associados da ABVGS plantam outras espécies como cebola, cenoura, beterraba e feijão, como forma de diminuir o risco de preço baixo. “A recomendação para os próximos plantios, é para os produtores serem prudentes no aumento de área, reduzam os custos de produção com aplicação de técnicas que melhore a qualidade e a produtividade de suas lavouras”, finalizou.


PÁG. 1

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

União matrimonial de Solange Ribeiro e Marcus Roberto Fernandes

Virgínia Elisa de Oliveira Balarin e Carlos Henrique Bononi de Camargo uniram-se em matrimônio

Foto Calixto

Pág. 2 Vítor Hugo Corrêa festejou 1 aninho

Pág. 2

Curtaaqui

Casamento de Eliane Piovan Bernardes e Henrique Barticioti Pereira Foto Metro

A advogada e professora da escola D. Pedro II, Priscila Rodrigues de Melo, inicia a semana com nova idade nesta segunda-feira, dia 26, quando recebe o abraço dos pais Célia e Clóvis, do noivo Marcelo, da irmã Vanessa e do cunhado Thel.

Festa para Luisa Toneti Corrêa Curtaaqui

Pág. 2

Pág. 2

Marcela Ribeiro Germano estreia mudança de idade nesta terça-feira, dia 27, quando recebe as felicitações do pai Pelé, dos familiares e, em especial, do noivo Chitão.

Rua José Bonifácio, 561 - Centro Tels: 3641-3625 | 3641-6203 www.wizardvargem.com.br

C M A P

Pág. 2


Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

Celebração especial João Batista Machado do Amaral comemorou seu aniversário na sexta-feira, dia 23, quando recebeu o abraço da esposa Leda, dos filhos, noras e netos. Brinde Neusa Di Sordi Ranzani e Célio Benedito Ranzani comemoram 43 anos de matrimônio nesta quarta-feira, dia 28, quando recebem as felicitações dos filhos Ernesto, Emiliana e Eloá, dos genros Décio e Paulinho, da nora Andréia e dos netos Lucca, Vítor e Luisa. Comemoração Nesta terça-feira, dia 27, os cumprimentos chegam para Hildebrando Cossi Filho, quando celebra o dom da vida junto à esposa Selma, aos filhos Fábio e André, as noras Luciane e Kelly e demais familiares.

GENTE & FATOS

Virgínia Elisa de Oliveira Balarin e Carlos Henrique Bononi de Camargo uniram-se em matrimônio

A cirurgiã dentista Virgínia Elisa de Oliveira Balarin casou-se com o publicitário Carlos Henrique Bononi de Camargo na noite de sábado, dia 17, em cerimônia realizada na igreja matriz de Sant’Ana, ornamentada em branco por Decorart, de Campinas. A celebração foi realizada pelo padre Paulo Roberto Valim Santos e teve o arranjo musical do Dell Coral The Lirious, de Vargem. Em seguida, os convidados foram recepcionados na Sociedade Beneficente Brasileira (SBB), com o serviço de buffet do Paulo Pirola. A mesa de doces foi preparada por Cristina Cossi de Oliveira, tia de Virgínia, e a festa contou com o som do DJ Publio. A cobertura do casamento foi de Louvre Produções e da Marilena Pedrosa, do site Curtaaqui. A noiva usava um vestido branco confeccionado pela costureira Lucia Bucci. Após as festividades, Virgínia e Carlos seguiram em lua de mel para o Caribe. A noiva é filha de Denyse de Oliveira Balarin e Isael Balarin e o noivo, de família de São Paulo, filho de Márcia Bononi, já falecida, e Carlos Alberto de Camargo.

União matrimonial de Solange Ribeiro e Marcus Roberto Fernandes

Dom da vida Mariângela Multini Angeli comemora nesta sexta-feira, dia 30, mais um aniversário. À frente das felicitações está o marido Archimedes, as filhas Silvana, Fernanda e Luciana, os netos e demais familiares. Nova idade Carlos Donizeti Martins estreou idade nova na sextafeira, dia 23, quando foi felicitado pela esposa Maria Regina, os filhos Camila, Beatriz e Miguel Carlos e demais familiares.

Solange Ribeiro e Marcus Roberto Fernandes trocaram alianças de casamento no sábado, dia 17, em cerimônia religiosa na Igreja Missionária Azeite no Altar. A celebração foi presidida pelo pastor Juliano e, em seguida, houve recepção aos convidados na chácara Monjolo. A noiva é filha de Zélia de Oliveira e José Bento Ribeiro, já falecido, e o noivo, filho de Benedita Macário Fernandes e Benedito Osmar Fernandes, também falecido.

Casamento de Eliane Piovan Bernardes e Henrique Barticioti Pereira Curtaaqui

Eliane Piovan Bernardes e Henrique Barticioti Pereira uniram-se em matrimônio no dia 16, em cerimônia religiosa celebrada pelos padres Paulo Roberto Valim Santos e Antônio Carlos Ferreira de Souza, na igreja matriz de Sant’Ana. Trajando um vestido branco, a noiva foi conduzida até o altar ao som de uma música interpretada pelo noivo. Após a celebração, os convidados foram recepcionados no salão do Paulo Pirola Buffet e viajaram em lua de mel para Porto das Dunas - Ceará. Os registros fotográficos foram de Foto Metro e Marilena Pedrosa, do site Curtaaqui. Eliane é filha de Emilia Piovan Bernardes e Anor Bernardes, já falecido, e Henrique, filho de Vera Barticioti Pereira e Antônio Paulo Pereira, também falecido.

Foto Metro

Vítor Hugo Corrêa festejou 1 aninho Curtaaqui

Completou 17 anos na segunda-feira, dia 19, Caio César, quando recebeu os parabéns da mãe Cássia, dos avós Mirtes e Benedito e dos tios Regiane e José Ricardo. Da Suíça, o alô chegou da irmã Daniela e do sobrinho Leonardo. Na foto, Caio com sua mãe, a avó e o sobrinho. Com o tema Circo, Vítor Hugo Corrêa soprou sua 1ª velinha no domingo, dia 18, em comemoração que aconteceu no Recinto de Exposições. Liderando os paparicos estavam seus pais Lucimeire e Vladimir e os irmãos Larissa e Eduardo.

Nesta terça-feira, dia 27, José Ricardo da Silva, o Testa, aniversaria, recebendo os cumprimentos dos familiares e, especialmente, da esposa Leonice. A comemoração acontece neste sábado com um churrasco.

Foto Metro

Foto Calixto

Felicitações O casal Neusa e Cori Cachola brinda a mais um ano de união matrimonial neste sábado, dia 24. A comemoração continua no domingo, dia 25, quando Cori renova a idade. Os cumprimentos seguem dos filhos Daiani e Guilherme, demais familiares e amigos. Dia especial Nesta quarta-feira, dia 28, Maria Jacira Tavares Ranzani festeja seu aniversário, recebendo os parabéns do marido Américo, dos filhos Otávio, Olívia e Américo, do genro Oberdan, demais familiares e amigos.

PÁG.2

O casal Elisana Santos Cruz Prates e Marcelo Antônio Prates festejou 3 anos de matrimônio na segunda-feira, dia 19, quando a filha Marcela Elisa, os familiares e amigos registraram as felicitações.

Festa para Luisa Toneti Corrêa Curtaaqui

O sapateiro Francisco Carda modifica a idade nesta segundafeira, dia 26, quando será cumprimentado pelos sobrinhos, irmãos, pela Liliane e a Nair.

O estudante do último ano de Sistemas de Informação na Unifeob e saxofonista da banda Bergson, Ricardo Siqueira Daniel, troca de idade nesta segunda-feira, dia 26, quando recebe as felicitações da noiva Cristiane, na foto.

Reunida com seus familiares, a gatinha Luisa Toneti Corrêa comemorou a chegada dos 3 anos no domingo, dia 18, no Espaço Varanda. À frente do carinho especial ficaram os pais Amanda e Bruno.

No maior pique, Eduardo comemorou seus 5 anos na sexta-feira, dia 23, quando ganhou todo o carinho da vovó Catarina. C M A P

Comemorou mais um aninho na quintafeira, dia 22, Davi Rodrigues de Anast á c i o , quando recebeu os paparicos da mãe Greice (foto), do pai Ed, da prima Taís, da avó Sandra e da tia Daiane.

Nesta quintafeira, dia 29, Edivaldo Dolivo brinda a chegada de nova idade, recebendo os parabéns dos pais Creusa e José e dos amigos.


PÁG. 3

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

EVENTOS Estudantes de jornalismo produziram Festa do Chope é neste sábado documentário sobre filme “O Cangaceiro” Os vargengrandenses Júlia Maria Felipe, Marcelo e Mateus Fiorini (foto) produziram dois documentários sobre o filme “O Cangaceiro”, gravado em Vargem Grande do Sul. A exibição de “A cidade do Cangaceiro” e “O Cangaceiro de Lima Barreto” está marcada para sexta-feira, dia 30, a partir das 20h, na Casa da Cultura. Em entrevista a Gazeta de Vargem Grande, os jovens que cursam o primeiro ano de jornalismo na UniFae, comentaram que foram mais de três meses

Sagração de Nossa Senhora

para produzir os vídeos com orientação do professor Francisco Arten. “Levando em conta o alto significado do tema para Var-

gem Grande do Sul e para a maior valorização deste trabalho junto ao nosso curso, contamos com a presença de todos”, comentaram.

Já está tudo pronto para a 22ª Festa do Chope em prol do Hospital de Caridade. O evento deve acontecer neste sábado, dia 24, a partir das 22h, na Sociedade Beneficente Brasileira (SBB). Segundo os organizadores, a festividade terá a animação da banda Westboys, que promete tocar um reper-

tório diversificado. Os convites serão vendidos na portaria pelo valor de R$ 160,00. De acordo com José Roberto Rotta provedor do Hospital, a festa beneficente é importante para a instituição, uma vez que permite levantar fundos para fazer face à defasagem da remuneração do Sistema Único de Saúde (SUS).

A comunidade da paróquia de Nossa Senhora Aparecida realizará o tríduo em louvor a Santa Terezinha. A festividade está programada para iniciar nesta quarta-feira, dia 28 e deve se encerrar na sexta-feira, dia 30, a partir

das 19h30, na igreja de Santa Terezinha. Segundo a comunidade, no sábado, dia 1º, a partir das 19h, será celebrada a procissão saindo da igreja de Santa Terezinha até a igreja de Nossa Senhora Aparecida, onde os fiéis levarão as relíquias da santa.

Caravana vargengrandense participou Tríduo de Santa Terezinha do Bote Fé em São Paulo começa dia 28

Dinho e Lucas participarão da Sextaneja 9, na SBB Um grupo com cerca de 50 pessoas, formado em sua maioria por vargengrandenses, viajou para São Paulo no domingo, dia 18, para participar do Bote Fé e da chegada da Cruz dos Jovens e do Ícone de Maria, no primeiro evento preparatório à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro, em 2013. Segundo a organização, os símbolos religiosos católicos foram recebidos em cerimônia que atraiu cerca de 80 mil pessoas

no Campo de Marte. O Bote Fé teve início por volta das 9h, e contou com a presença do arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, do núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, do presidente da CNBB, cardeal dom Raymundo Damasceno. Durante todo o dia o evento apresentou testemunhos de jovens, espetáculo teatral, lançamento oficial do site JMJ Rio-2013, além de shows com vários cantores

católicos como padre Fábio de Mello, padre Reginaldo Manzotti, padre Juarez Castro, Rosas de Saron, Dunga, Vida Reluz, Eliana Ribeiro entre outros. Ponto alto da festa foi quando os símbolos da JMJ entraram no Campo de Marte acompanhados das bandeiras de todos os estados brasileiros para o início da missa presidida pelo arcebispo de São Paulo e concelebrada pelos bispos e padres presentes.

A dupla Dinho e Lucas fará um show na nona edição da Sextaneja na Sociedade Beneficente Brasileira (SBB). A balada é ideal para quem gosta de dançar ao som dos hits sertanejo e está

marcada para a próxima sexta-feira, dia 30. Os convites já estão à venda e podem ser adquiridos na secretaria da SBB. Mais informações através do telefone (19) 3641-1083.

Banda Maquetub animou baile Foi realizado no domingo, dia 18, um baile de forró no antigo salão de festas do Agustinho. A festa foi promovida por Marquinho e Cida e teve apresentação da banda Maquetub (foto). Segundo os organizadores, mais de 300 pessoas estavam presentes e no final da festa houve sorteio de brindes.

Em comemoração ao dia da padroeira do Brasil, será celebrado em Vargem Grande do Sul pelo bispo D. David Dias Pimental a Sagração de Nossa Senhora Aparecida. O evento está programado para o domingo, dia 2 de outubro, às 18h, na igreja matriz de Nossa Senhora Aparecida.

Festa de São Cosme e Damião Continuam os preparativos para a festa de São Cosme e Damião e Nossa Senhora Aparecida promovida pelo massagista Caju e amigos. A festividade será no próximo dia 9, partir das 13h no campo do XXI de Abril. A organização destaca que as doações dos doces podem ser feitas com o Caju, Negão do Alho, Nenê e Baltazar Bruneti ou nos supermercados Estrela, União 1 e 2, Ideal, Cesta Básica, Santa Fé, Novo Milênio, Compre Mais, onde há um carrinho para o depósito das guloseimas e refrigerantes.

Bailão Sertanejo A Sociedade Beneficente Brasileira (SBB) está organizando o Bailão Sertanejo, com a animação da dupla Regis e Raí e apresentação de DJs antes e depois do show. Os ingressos estão à venda na secretaria da SBB pelo valor de R$ 15,00 o primeiro lote com camarote e R$ 20,00 o segundo lote. Informações pelo telefone 3641-1083.

Expocar 10 Começaram os preparativos para a 10ª edição da Expocar, campeonato de som, tuning e rebaixados, programado para o próximo dia 10, no Recinto de Exposições “Christiano Dutra do Nascimento”. De acordo com a organização, haverá praça de alimentação, área de exposição, lava car girls e sorteio de brindes. 3ª Festa dos anos 80 Quem quer relembrar os sucessos da música dos anos 80 e 90 não pode perder a 3ª edição da Festa dos anos 80 promovida pela Sonora. O baile será no Absolut Eventos, no dia 22 de outubro a partir das 22h. Os convites podem ser adquiridos no Walter Lanches. Informações pelos telefones 36411008 e 8162-0871.

Dra. Cristiane Coracini Morandin Nóbrega GINECOLOGIA • Endocrina • Climatério (Menopausa)

UL TRASSONOGRAFIA ULTRASSONOGRAFIA • Obstétrica • Ginecológica

OBSTETRÍCIA Atendimento pelos planos: Hospital Saúde, UNIMED UNIMED,, CASSI, Economus e Saúde Caixa

Rua do Comércio, 547 - Centro - Vargem Grande do Sul - Tel.: (19) 3641-6270 C M A P


Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

PÁG.4

EVENTOS

GENTE & FATOS

Baile Beneficente do Grupo Mão Amiga será neste sábado Quem gosta de dançar não pode deixar de prestigiar o Baile Beneficente do Grupo Mão Amiga. O evento está programado para este sábado, dia 24, a partir das 21h, no clube XXI de Abril. Segundo os organizadores, a animação ficará por conta de Isio & Guilherme e do grupo Impacto (foto) que promete tocar um repertório variado.

Grupo de Dança Circular Flor do Campo da 3ª Idade Agradece ao prefeito Amarildo, a primeira dama que nos acompanhou, a Maisse do Cras, a Eliana do Fundo Social, ao motorista Bento e a todos os patrocinadores que nos ajudaram a comprar nossas roupas: Mateus Ossete, Tatoni, Loja Eduardos Modas, Parada Obrigatória, Ideal Color, Casa Candinho Ltda, Raissa Fashion, Loja São Jorge, Oxigeniu’s, Agropecuária Polar, Loja 1,99 (José Visconde), Brilhos Salão, Drogaria Polar, Neuza Galego (salgados), Evidências Modas, Maria José Machado Oliveira, Art’s Crochê, Supermercado Novo Milênio, Arte Flor, Jocita, Casa Bruno, Boutique Tentação, Karina Folheados, Balaio e Cia, Móveis Santa Terezinha, Zero Graw, Bar Brunetti, Aparecida Rosa, Impacto Modas, Beleza Pura, Supermercado União, Verde e Rosa, Cerâmica São Jorge, Cerâmica Dragão e Terra Viva, as amigas da dança que foram atrás dos patrocinadores de nossas roupas e, em especial e com muito carinho, agrade-

Fábio Machado brindou a chegada dos 22 anos na quinta-feira, dia 22, receb e n d o o abraço especial da namorada Fernandinha.

A cabeleireira Márcia registrou a chegada de idade nova no dia 9, quando seu marido Cícero, a filha Marília, as irmãs Marise e Marlene, demais familiares e amigos ficaram à frente dos cumprimentos. As felicitações chegam nesta quinta-feira, dia 29, para Mercedes Magalhães, quando celebra o dom da vida junto à filha Mônica e à neta Maria Eduarda.

Na expectativa de completar seus 12 anos, Elizama Francine de Jesus Felipe faz aniversário nesta sexta-feira, dia 30, quando recebe os parabéns da mãe Cristina, dos irmãos Elizandra e André e da galera da escola Nair Bolonha. No click, a aniversariante com seus amigos.

COMUNICADO As fotos para a coluna Gente & Fatos devem ser entregues na redação ou enviadas pelo e-mail: gazetavg@gmail.com até às 12h de terça-feira.

ce ao jornal Gazeta de Vargem Grande (Tadeu, Fátima e toda equipe). Graças aos colaboradores, o Grupo de Dança Flor

do Campo esteve no dia 9 em Holambra, onde foi bastante elogiado. O nosso muito obrigado.

O garotinho João Victor Martinelli Dutra apagou sua velinha de 1 ano na quinta-feira, dia 22, quando ganhou todo o carinho dos pais Kelly e Juninho, dos avós Eliana, Clóvis, Rosely e José Paulo, dos tios Tiago, Fernando, Alan, Alex e Daniela, do priminho Luís Gustavo, da bisavó Francisca e demais familiares.

C M A P


PÁG. 5

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

GENTE & FATOS

Ladeada pelo carinho da família, Julia Margoto Fagan celebra seus 90 anos nesta quartafeira, dia 28, recebendo os cumprimentos especiais dos filhos Maria, José Roberto, Sérgio e Rubens, das noras Ana Márcia e Odila, netos e bisnetos. Na foto, Julia junto aos filhos e às noras.

Nesta quinta-feira, dia 29, Maria de Fátima Paluan Ribeiro e Paulo Donizete Ribeiro festejam 22 anos de união matrimonial. Os cumprimentos seguem dos filhos Rafael e Gabriel, de seus familiares e amigos.

O casal Alzira Toneti Bertoloto e Ariel Bertoloto celebra bodas de ouro nesta sexta-feira, dia 30, recebendo as felicitações das filhas, dos genros, netos, bisnetos e, em especial, da neta Marcella, junto na foto.

A psicóloga Camila Cabral celebrou mais um ano de vida no dia 14. A comemoração ficou por conta dos amigos em uma casa noturna de São Paulo e, daqui de Vargem, seguiram os parabéns dos pais Lairce e Ivail, demais familiares e amigos. De Campinas, a irmã Daiane enviou o alô especial. Comemoração neste domingo, dia 25, para Maria Odinei Manzano Castilho, quando aniversaria e recebe as felicitações das filhas Vanilda e Juliana, dos genros Claudinei e Marcel, do neto Nicolas, dos familiares e amigos.

Na quinta-feira, dia 22, Francis Dias renovou a idade, recebendo os cumprimentos dos amigos Rafaella Belotto, de Vinhedo, e Mateus Henrique (foto), demais familiares e amigos.

Estreou nova idade na terça-feira, dia 20, Ana Paula, quando ganhou os parabéns dos pais Clarinda e Leonídio, dos irmãos Danilo, Daniela e Débora, dos cunhados Marilia e Leandro, demais familiares e amigos.

C M A P

A idade dos 18 anos chegou para Andréia Ramazoti na sexta-feira, dia 23, quando seus pais Isabel e Mauro, seus irmãos Rafael e Mariana e demais familiares registraram os cumprimentos.

O casal Haydee Fabiano Moreira e Dionísio F. Moreira Filho viajou a Buenos Aires durante os dias 7 e 10, conhecendo os pontos turísticos da capital argentina.


Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

PÁG.6

SAÚDE

Após 20 anos, Vargem volta a ter Neuróticos Anônimos Grupo de apoio para problemas emocionais terá primeira reunião na cidade na próxima quarta-feira, dia 28, no PPA, a partir das 20h O grupo Neuróticos Anônimos que funcionou em Vargem Grande do Sul por volta de 1989 voltará a ter reuniões na cidade. Os encontros serão realizados na sede do Posto de Pronto Atendimento (PPA) Alfeu Rodrigues do Patrocínio, às quartas-feiras, das 20h às 22h. Seguindo o programa do Alcoólicos Anônimos (AA), mas adaptado às necessidades de seu público, o Neuróticos Anônimos é uma irmandade formada por homens e mulheres que compartilham suas experiências

para resolverem seus problemas emocionais comuns como depressão, pânico, raiva, ansiedade, insônia, ciúmes, estresse e raiva - visando a reabilitação. Quem está retomando as atividades do Neuróticos Anônimos em Vargem Grande do Sul é Conceição Aparecida Rabelo. “Vejo muitos vargengrandenses frequentando grupos em outras cidades e percebi a necessidade de montar um grupo aqui. Conversei com a Maria Helena Zan, diretora de Saúde, e ela nos concedeu

O que é O Neuróticos Anônimos é um programa de recuperação nascido em 1964, nos Estados Unidos e que chegou ao Brasil em 1969. Ele tem por base os 12 passos, que propõem um programa de vida plena de amor e felicidade e as 12 tradições, que propõem a convivência harmoniosa com a família. É um programa espiritual, mas não possui caráter religioso. O anonimato é preservado, seu funcionamento é por meio de colaborações e prestação de serviços dos próprios membros que se dispõem a isso.

Teste de saúde emocional Fonte: Journal of Mental Health

uma sala no PPA para as reuniões. É a mesma já utilizada pelo Alcoólicos Anônimos e pelo Narcóticos Anônimos”, explicou. Ela também conversou com membros dos grupos da região, dos antigos frequentadores do Neuróticos Anônimos da cidade e com o AA de Vargem. “Assim, as pessoas que precisam não terão mais que se locomover até Casa Branca, São João da Boa Vista ou São José do Rio Pardo. Como eu também preciso e frequento as reu-

niões, fui atrás para trazer o grupo para a cidade”, conta Conceição. O grupo segue o programa do AA, com os 12 passos, os 12 lemas e as sete tradições. “É uma ajuda gratuita. Você melhora ouvindo o outro, seguindo os passos e vivendo só por hoje. Só hoje vou evitar o meu descontrole emocional”, diz conceição. Serviço: Neuróticos Anônimos: reuniões às quartas-feiras, das 20h às 22h, no PPA.

1. Você tem medo de estar sozinho, sair de casa, dirigir um carro ou fazer uma viagem fora de sua cidade? 2. Você se sente diferente ou “deslocado” quando está com outras pessoas? 3. Você frequentemente negligencia seus afazeres, dorme muito, sente-se constantemente cansado ou sem energias? 4. Você já tentou o suicídio ou pensou seriamente em cometê-lo? 5. Você precisa de tranquilizantes ou outras drogas (que alteram a mente) para atravessar o dia? 6. Você assume mais responsabilidades do que pode? Tem uma atitude de tudo ou nada? 7. Você vive tenso, incapaz de se relaxar e não consegue dormir? 8. A tensão, a ansiedade e a preocupação afetam seu trabalho? 9. Você sente que outras pessoas não o compreendem ou não compreendem os seus problemas? 10. Você sente que as outras pessoas “estão lhe olhando” quando você trabalha ou quando está em publico? 11. Você acha que o seu relacionamento está em perigo? 12. Você tem problemas sexuais? 13. Você sente que a vida já não tem “sentido”? 14. Você fica tão irado que chega a perder o controle? 15. Você entra em pânico quando está sob tensão? 16. Você vive chorando? 17. Você se sente “culpado”? 18. Você sofre de depressão? Se você respondeu SIM a qualquer uma das perguntas acima, é provável que você precise de ajuda. Se você respondeu SIM a 3 ou mais perguntas, então é quase certo que você precise de ajuda. Você deseja ajuda? Neuróticos Anônimos, nossa experiência está à sua disposição.

Grupo de apoio e prevenção de famílias de dependentes químicos e outras compulsões. Reuniões todas as segundas-feiras, das 20h às 22h, no Centro Pastoral São Benedito à rua Prudente de

Rua Saldanha Marinho, 719. Horário: a partir das 8h

PROBLEMAS COM DROGAS? Nós podemos ajudar!

Narcóticos Anônimos

Reuniões às segundas, quintas e sextas, das 20h às 21h30. Local: Escola E.E. “Francisco Ribeiro

UTILIDADE PÚBLICA

Podologia

Plantão no domingo, dia 25

Pdga. Vanderléia F. Oliveira Técnica em Podologia

DROGARIA SÃO PEDRO

Em Vargem: Rua Quinzinho Otávio, 128 - Fone 3641-7474 Em São Sebastião da Grama: Av. Cap. Joaquim Rabelo de Andrade, 467 - Centro Fones: (19) 3646-1628 / 8192-6461

Rua Batista Figueiredo, 315 Fone: 3641-2916

Plantão no feriado, dia 26 DROGARIA NOVA CENTRAL Pça. Cap. João Pinto, 28 Fone: 3641-4884

DROGARIA STA. LUZIA

Problemas com a bebida alcoólica?

Av. Walter Tatoni, 471 Fone: 3641-1826

Plantão todos os domingos e feriados das 7h30 às 12h30

DROGARIA PAULISTA

Av. Teotônio Vilela (próximo ao Cemitério Novo) Disk Entregas: 3641-6277

Nós podemos te ajudar!

Anuncie na Gazeta de Vargem Fones: 3641-3328 | 3641-2663 C M A P

Alcoólicos Anônimos Reuniões às terças e sextas-feiras, às 20 horas, no PP A PPA


PÁG. 7

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

VARIEDADES Nada de filhos Katy Perry posou com os cabelos cor de rosa para a edição de outubro da revista “InStyle”. Além das fotos, a cantora concedeu uma entrevista onde revelou que não pretende ter filhos agora, mas que seria uma mãe liberal. “Ainda não. Acho que quando você é casado muitas vezes esse é seu futuro. Mas quando for mãe vou ter uma abordagem mais aberta, com limite, mas mostrando a eles como suas decisões e escolhas se reproduziriam”, disse.

Pensamento “Querida Vargem Grande do Sul, o passar dos anos mais aumenta nossas esperanças no futuro e no progresso”.

Adolfo Mazzarini

Aniversariantes Dia 24: Gina Maria Sbardellini, Juliana Ferrari, Sandra Regina Inácio, Sandra Beloni, Henrique Coracini Morandin, Antônio Davis Pereira, Cláudio Ap. Corsi Lemos, Márcio José Sagiorato. Dia 25: Francisco Gutierrez Lopes Neto, Luiza Cipolla Gabriolli, Silvia Abdalla Ferreira, Leonardo Ribeiro, Rita de Cássia Zanqueta, Carlos Roberto Tapis, Lourdes Carvalho Ronqui, Carina Ribeiro, Juliana Ap. Luiz, Karine Marcondes Valentin, Pe. Egberto Pereira dos Reis, Joice Strazza, Aline Cecília de Melo. Dia 26: Antônio José de Paula Braga, Elenir Moscardini Generoso, Maria A. Marrusso, Édson Luís Gambaroto, Geraldo Tadeu Teixeira, Gilberto Tarcísio Teixeira, Welington Silva, João B. da Cunha, Felipe Chiachiri de Melo, Fernando Bernardes, Gisele A. Pereira, Maria Ap. Firmino, André Luís Ferreira, Guilherme Henrique dos Santos, Ângela Maria da Silva, João Batista Feliciano de Oliveira, Sidnei Dias, Tiago Ap. da Silva, Kátia Maria Mizurini Vieira. Dia 27: Silvana Leandrin Gabriel Silvestre, Antônio Carlos Miqueleto, Alexandre Francisco Vitulo Bedin, Charles Cristian Pereira, Ezequiel Guimarães, Terezinha de Andrade Zago, Izabel da Silva, Maria Helena de Oliveira, João Lucas Nhola, Adeuseli R. da Silva. Dia 28: Vilson Umberto Scacabarozi, Juliana Gilioli Gomes, Eloísa Helena Guimarães, Marília de Souza Dias, Antônio Roque Ventura, Décio Luis da Loca Júnior, Adriana P. Pereira, Cidinha Guimarães Aliende, Breno Marti, Karoline Marcondes Valentin. Dia 29: Nair Cipriano Guidi, Aline Elena Diório, José Antônio Ribeiro Primo, Zeni Pereira de Souza Rodrigues, Sueli Cortez, Pedro Felipe, Laura Carla Franchi dos Santos, Neusa Bedin, Mateus Gabriel de Oliveira, Ana Flávia Brassaroto, Ademar Miguel de Oliveira, Ivanilce Felis Bonfim Nhola, Paulo Sérgio Paulino, Pedro Pedrilho, Mercedes Magalhães. Dia 30: Poliaque Santana Ribeiro, Maria Carolina Ferreira Paula Braga, Maria Eva do Nascimento, Cristiane Fernandes, Ercio José de Oliveira, Marcelo Augusto Ribeiro, Lucimeire Fátima da Silva, Adilson D. Ferreira, Domingos Pereira dos Santos. Se você é assinante da Gazeta e quer incluir ou excluir alguém na coluna de aniversariantes, ligue: 3641-3328 / 3641-7112 / 3641-2663.

C M A P

http://www.agora.uol.com.br/ola; http://revistaquem.globo.com

Separados

Homem-Aranha

A assessoria de Nívea Stelmann confirmou que o jogador Elano escalou o muro da casa da atriz no Rio e ficou gritando seu nome no meio da noite. Nívea, que não quer mais falar sobre o ex, escreveu no Twitter: “Era Homem-Aranha mesmo”.

Pe Lanza, vocalista da banda Restart, anunciou o fim do namoro com Giovanna Lancellotti. A novidade foi contada pelo cantor por meio de seu Twitter. O possível fim do r e l a c i o n a mento virou alvo de comentários quando os dois foram flagr a d o s brigando na festa após o Prêmio Multishow, no Rio de Janeiro. O motivo da discussão teria sido a conversa que Giovanna teve com um dos integrantes da banda Cine, com quem já teria vivido um affair no passado.

Novela Segunda-feira: Moisés tenta deixar Gabriel acuado, mas manda seus capangas o soltarem. Igor conta tudo o que aconteceu entre Michele e Betão na praia, e Débora vai embora arrasada. Gabriel fala para Babi e Cristal que seguiu sua intuição e foi atrás de Alexia na comunidade Dos Anjos. Alexia explica a Moisés de onde conhece Gabriel. Laura pede para Guido se afastar dela. Michele e Débora fazem as pazes. Fôjo e Dieguinho descobrem as fotos que Ziggy tirou da parede de Gabriel nos arquivos de Natália e mostram para Moisés. Ziggy diz que vai ajudar Gabriel a pintar novamente a parede de seu quarto. Débora pensa em entrar para o kung fu para conquistar Betão. Betão comenta com Aparecida que vai organizar um show na boate do clube e pergunta se pode chamar seus filhos para tocarem. O Mestre de kung fu repreende Betão por seu comportamento durante o treino e ele fica sem graça. Babi e Cristal procuram o contato de Francisco Miller, o médico que cuidou de Gabriel em Vitória. Débora, Betão e Filipe saem da academia direto para a loja de conveniência do posto de gasolina. Betão é atropelado no posto e cai no chão com o ombro deslocado. Moisés mostra para Alexia as fotos que pegou no computador da lan house e ela fica apavorada. Terça-feira: Alexia conta para Moisés que Gabriel é o dono do blog de onde saíram as fotos que ele mostrou. Todos se preocupam com o estado de Betão, que, sem perceber, estende a mão para Babi ajudá-lo. Gabriel conta para Ziggy quando começou a ter visões com Alexia. Babi coloca o ombro de Betão no lugar e os dois implicam um com o outro antes de irem embora. Gabriel afirma a Ziggy que não vai tornar o blog interativo de novo e nem publicar o caso de Alexia nele. Dieguinho não consegue animar Jefferson. Moisés pergunta a Natália o que ela sabe sobre as fotos com o nome de Alexia que ele pegou na lan house. Ademir estranha o comportamento de Guido. Verinha leva algumas roupas de Michele para doar ao brechó de Laura e pagar o que deve a ela. Rose fala para Moisés que viu Douglas chamando por Alexia e ele fica intrigado. Michele se lamenta com Verinha por ter passado no teste para o comercial e não poder aceitar o trabalho, pois não tem registro profissional de atriz. Alexia resolve contar parte de sua história para Natália. Gabriel sonha com o acidente de Douglas. Ziggy se surpreende ao ver que o blog voltou a ser interativo sem que ele mexesse na programação. Quarta-feira: Ziggy não consegue entender como o blog voltou a ficar interativo e Cristal e Babi desconfiam que tenha sido Gabriel. Alexia fala para Natália que Douglas era um hacker e que desconfia que alguém pudesse querer sumir com ele. Gabriel conta sobre o pesadelo que teve com o acidente de Douglas. Alexia comenta com Natália que acredita que Gabriel seja um hacker e que está atrás dela por causa de seu ex-namorado. Nelson sugere que Aparecida deixe Jefferson tocar na festa de Betão se ele fizer fisioterapia. Gabriel acredita ter ficado sugestionado pela reportagem que leu sobre o acidente de Douglas. Michele se enfurece ao descobrir que Verinha levou suas roupas para o brechó de Laura. Gabriel fica irritado porque o blog voltou a ser interativo. Gabriel manda Ziggy apagar o blog, mas ele não consegue. Samara, uma vidente, fala para Alexia que alguém está querendo falar com ela, mas não consegue. Moisés descobre o número do celular de Gabriel e liga para ele. Quinta-feira: Moisés pergunta por Douglas quando fala com Gabriel e o ameaça. Samara tenta explicar para Alexia e Natália o que está vendo sobre o destino de Alexia e elas estranham a situação. Alexia e Natália vão até a ONG com Samara, que joga tarô para elas. Babi e Cristal conseguem o telefone de Francisco Miller no momento em que Gabriel volta para casa. Samara fica aflita com o jogo de Alexia e vai embora. Gabriel fala para Babi e Cristal que é melhor ele voltar à favela para tentar desfazer qualquer mal-entendido com Moisés. Moisés provoca Alexia dando em cima de Natália. Aparecida segue a sugestão de Nelson e fala para Jefferson que deixa ele e o irmão tocarem no show se ele for para a fisioterapia e fizer aula de informática. Guido encontra Laura, insiste em saber o que aconteceu com o filho dela e pergunta se ela acredita que Douglas esteja vivo. Filipe aposta com Betão que ele não consegue ficar com Babi. Babi e Cristal ligam novamente para Francisco Miller. Sexta-feira: Cristal finge ser a avó de Gabriel para falar com o antigo médico dele. Laura desestimula Guido a pensar nos dois. Alexia é grosseira ao falar com Moisés, que acha graça do ciúme dela por causa de Natália. Verinha chega em casa na hora de Igor ir para a escola e ele se entristece. Ziggy liga para Natália e pergunta sobre Gabriel. Gabriel vai à favela para falar com Moisés. Francisco Miller liga para Cristal e pede o endereço dela para enviar os exames de Gabriel. Rose estranha o jeito de Alexia e observa ela se afastar. Jefferson diz que não vai fazer o show e Dieguinho e Fôjo ficam preocupados. Natália vê Gabriel conversando com Moisés e fica nervosa. Igor confessa que gosta de Débora. Michele fica furiosa por Verinha ter estourado o limite de seu cartão de crédito. Natália avisa a Ziggy que Gabriel está na favela. Gabriel começa a passar mal e vai para o banheiro. Rose invade o bar e pede ajuda a Moisés para socorrer Alexia.

Até o fechamento da coluna a emissora não havia divulgado o resumo das outras novelas.

Papo de Cozinha

Solange Souza www.solangesouza.tumblr.com

Hambúrguer feito em casa Acho uma delícia comer um bom hambúrguer, daqueles mais altos, preparados ao ponto. Em algumas lanchonetes de São Paulo, além de diversas combinações com outros ingredientes, é possível comer um hambúrguer com um pão do tipo francês, mais crocante. Recentemente, o empresário István Wessel, especialista em carnes de qualidade e autor de vários livros, lançou um hambúrguer no formato oval para justamente permitir ao seus clientes preparar o sanduíche no pão francês. No seu livro Homeburguer – feito em casa é mais gostoso (Companhia Editora Nacional), Wessel dá muitas dicas e receitas de como preparar um hambúrguer suculento (que deve ter uma combinação de carne e gordura), usando diferentes ingredientes. Segundo ele, a gordura deve ser moída em disco com furo mais fino que a carne e muito bem misturada antes de moldar. A seguir, uma receita inspirada no referido livro, que eu recomendo.

Hambúrguer de alcatra com pimentão Rende 4 porções

Ingredientes 700 g de alcatra moída, 100 g de gordura bovina moída, óleo ou azeite de oliva, 1 pimentão amarelo e 1 vermelho, sal e pimenta-do-reino branca a gosto. 1. Misture a carne e a gordura até que fique bem homogêneo. Molde os hambúrgueres no formato desejado (se gostar de carne ao ponto, faço-os mais altos), tempere com sal dos dois lados e reserve. 2. Limpe os pimentões, eliminando a parte interna branca e corte-os em tiras. Numa frigideira, aqueça um fio de óleo ou azeite e doure os pimentões. Tempere com sal, retire-os e reserve. 3. Na mesma frigideira, aqueça mais um pouco de óleo e grelhe os hambúrgueres dos dois lados, até obter o ponto desejado. Distribua-os nos pães, junte os pimentões e polvilhe com pimenta-do-reino moída na hora. Você pode usar o pão de hambúrguer ou o francês (neste caso, molde os hambúrgueres de forma mais oval). Se preferir, sirva no prato, com o pão à parte.

O planeta regente ariano, Marte, ingressa o signo de Leão, propondo atitudes mais generosas, amorosas e criativas que estão centradas no coração. Mas este posicionamento astrológico alerta também para a tendência a atitudes orgulhosas e egocêntricas, tenha cuidado, ariano. O Sol ingressa o signo de Libra promovendo o início de uma nova etapa em seus relacionamentos.

A semana inicia com o seu planeta regente Vênus sendo pressionado por Plutão, indicando um momento muito importante para você se conscientizar dos velhos padrões que tanto tem dificultado a sua evolução. Marte ingressa no ponto mais baixo da mandala taurina, indicando um momento em que as ações se direcionam para resolver questões relacionadas ao lar, imóveis, família e emoções.

A Lua minguante que ocorre nesta semana propõe um momento importante de reflexão e interiorização, especialmente em assuntos relacionados à família, à vida privada e à saúde, geminiano. E nesta semana o Sol ingressa o signo de Libra, propondo o início de uma nova etapa na vida afetiva e nos relacionamentos. Mas isso se tornará mais forte a partir da lua nova da próxima semana, geminiano.

O planeta da ação e da motivação, Marte, passa a atuar em seu signo e os leoninos tendem a se sentir mais motivados e assertivos. Mas este posicionamento pode também trazer à tona uma tendência à agressividade e a atitudes orgulhosas e egocêntricas. A Lua minguante desta semana propõe um momento importante para refletir sobre os seus bens mais preciosos, leonino.

O movimento do planeta Marte no signo anterior ao seu indica um momento em que você deverá buscar o autoconhecimento, a fim de compreender as motivações emocionais e que levam você a agir de determinada maneira. Pois, caso contrário, você tende a agir de forma agressiva. É o momento de entrar mais em contato com suas emoções.

Esta semana ocorre o equinócio, que é a entrada do Sol em seu signo, libriano. Entretanto, estamos também na semana da fase lunar minguante, que é um tempo de reflexão e de conclusão de ciclo. É a partir da próxima semana que você sentirá mais a energia de renovação, que se manifestará especialmente em seus relacionamentos e também em relação à individualidade. Nesta semana procure refletir.

Nesta semana ocorre a Lua minguante, um momento favorável à reflexão em relação ao processo de aprimoramento que vem ocorrendo em sua vida, com reflexos no trabalho e também na saúde. O novo movimento do Sol pelo signo de Libra começa a enfatizar os relacionamentos, especialmente as relações de amizade e a sua participação na sociedade, sagitariano.

O Sol ingressa o signo de Libra, atingindo o ponto mais alto da mandala capricorniana, indicando o início de um momento muito importante para as questões profissionais e relacionadas a parcerias, acordos e contratos. Porém, como estamos ainda na fase lunar minguante, esta semana propõe reflexão e interiorização, a fim de assimilar os acontecimentos das últimas semanas.

Relacionamento é o tema em evidência a partir de agora na vida dos aquarianos e simbolizado astrologicamente pelo ingresso do Sol no signo de Libra e também pela passagem do planeta Marte em Leão. Cooperar será sempre a melhor atitude, pois neste momento fica também evidenciada uma tendência à competitividade, a confrontos e conflitos nas relações. Mas se você tiver uma atitude diplomática e generosa, esses conflitos podem ser resolvidos, aquariano.

Questões envolvendo imóveis, lar, família e vida privada dos cancerianos se tornam muito importantes e estão marcadas pelo ingresso do Sol no signo de Libra, que propõe um momento de busca de mais equilíbrio emocional e de uma harmonia interna que possibilite relacionamentos também mais harmoniosos.

O novo movimento do planeta Marte estimula a carreira profissional dos escorpianos, as atividades e interesses que você tem como paixão. Mas esta posição astrológica pode também ativar uma tendência a conflitos com chefes ou superiores, devido a atitudes egocêntricas. Os próximos dias são muito importantes para você refletir sobre as questões vinculadas aos seus relacionamentos.

O equinócio que ocorre nesta semana marca um momento muito importante dentro do ciclo astrológico anual. Para os piscianos começa a se revelar o propósito de conscientização das dificuldades que existem nas parcerias e relações e de como é importante compartilhar, conciliar, ceder, visando encontrar a justa medida e equilíbrio. Questões vinculadas às emoções, à sexualidade e às relações se tornam ainda mais importantes, pisciano.


Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

PÁG.8

GENTE & FATOS

Aparecido Giácomo Ranzani festejou seu aniversário na sexta-feira, dia 23, quando recebeu os cumprimentos da esposa Rosa, dos filhos Alexandre, Ângelo e Ana Amélia, das noras Camila e Karina, do genro Rodrigo e dos netos Mateus e Murilo, que aparecem na foto.

Comemoração em alta para o casal Roseli Meneguine e Celso Henrique Bruno, que brinda aos seus aniversários. Roseli aniversaria nesta quarta-feira, dia 28, e no próximo domingo, dia 2, é o diretor de Desenvolvimento e Relações do Trabalho, Celso Bruno, que modifica a idade. À frente dos cumprimentos estão os familiares e amigos.

O “parabéns a você” será cantado nesta terça-feira, dia 27, para Otávio Pereira Cachola, quando completa 4 aninhos e recebe todo o carinho dos pais Roberta e Lucas, da irmã Júlia, no click, dos avós Vera, Cidinha e Laércio e demais familiares.

Festeja mudança de idade nesta segunda-feira, dia 26, Fabiana Teixeira, quando recebe as felicitações dos filhos Maicon Douglas, Mateus Henrique e Gabriele Cristina, de seus familiares e colegas da Gráfica Gazeta.

Curtaaqui

O casal Maria Teresa Ferreira Cavelagna e José Mário Cavelagna celebrou 38 anos de união matrimonial na sexta-feira, dia 23, recebendo os cumprimentos dos filhos Miguel, Milena e Elaine.

Luís Otávio Quirino Benini apagou sua velinha de número 5 na segunda-feira, dia 19, quando sua mãe Daliete, ao lado no click, seus avós Célia, Celso, Ivone e Jorge, tios, primos e amiguinhos lideraram os cumprimentos.

COMUNICADO As fotos para a coluna Gente & Fatos devem ser entregues na redação ou enviadas pelo e-mail: gazetavg@gmail.com até às 12h de terçafeira.

Na segunda-feira, dia 19, a princesinha Nicoly Gabriela dos Santos, filha de Karina Graziela de Oliveira dos Santos e Willian Antônio Santos, recebeu o sacramento do batismo em cerimônia celebrada pelo diácono José Ricardo Costa na igreja Nossa Senhora Aparecida, tendo como padrinhos Cida, Wagner, Vanessa, Leandro, Marlene, José Carlos, Isabele e Celi.

Franciele comemorou a chegada dos 18 anos na terça-feira, dia 20, recebendo o abraço dos familiares e do namorado Leonardo.

Festejando seus 12 anos neste sábado, dia 24, Heloísa de Campos recebe os cumprimentos dos pais Andréia e Paulo, da irmã Júlia, dos familiares e de suas amigas da escola Gilberto Giraldi.

Gabriel Pereira muda de idade nesta terça-feira, dia 27, e no dia 14, foi seu irmão Leonardo que aniversariou. À frente dos cumprimentos ficam os pais Márcia e Leonel, o irmão Júnior e todos os familiares.

Na terça-feira, dia 20, Kaique Irineu Tobias Cacholi curtiu a chegada de mais um aniversário. Os parabéns ficaram por conta da mãe Karol, da irmã Kauane, dos avós, demais familiares, amiguinhos e, em especial, da vovó Vera.

C M A P


PÁG. 1

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

Neste domingo tem Sacode a Praça e SuperAção Banda Gênese se apresentará a partir das 15h; os eventos serão realizados na Barragem “Eduíno Sbardellini” A agenda de eventos de comemoração do aniversário da cidade, que começou no domingo passado com o desfile na Rua do Comércio, continua amanhã. A festa começa às 9h da manhã e se estenderá até as 18h, na Barragem “Eduíno Sabrdellini”. Vargem Grande do Sul completará 137 anos na segunda-feira, dia 26, feriado municipal. Haverá a prestação de serviços com corte de cabelo e manicure pelos alunos do programa do Departamento de Ação, massagens na tenda de entrada, além de exposição de trabalhos manuais. O Departamento de Saúde oferecerá a medição de pressão arterial, teste de glicemia, informações nutricionais e sobre dengue para a população. As entidades assistenciais do município estão preparando a Praça de Alimentação. No palco alternativo, o Departamento de Cultura coordenará as apresentações de escolas e entidades. O Departamento de Educação irá oferecer com a oficina de pin-

1ª via do RG Ficha de identidade (que deve ser adquirida em despachantes ou papelarias) preenchido à máquina, sem rasuras e sem abreviações Uma foto 3x4 recente e sem data Cidadão separado judicialmente, divorciado ou viúvo, trazer original e cópia da Certidão de Casamento Cidadão solteiro deve trazer original e cópia da Certidão de Nascimento Estudantes deverão apresentar o RG Escolar Menores de 16 anos deverão estar acompanhados de pai e mãe; comparecendo com responsável, deverão apresentar a cópia do Termo de Guarda.

Alunos do D. Pedro II lembraram as provas de ciclismo no desfile do último domingo

tura de rosto e o Departamento de Esportes e Lazer estará com passeio de bote na barragem e brinquedos infláveis. Também estarão presentes o Posto de Atendimento ao Trabalhador, Conselho Tutelar, Junta Militar, Delegacia de Polícia e OAB, prestando esclarecimentos e orientações à população. A Junta Militar informou que todos os jovens que se alistaram este ano deverão assinar e deixar suas digitais nos certificados, comparecendo na Barragem levando o alistamento militar.

Desfile A abertura das comemorações do aniversário de Vargem Grande do Sul aconteceu no domingo, dia 18, com o desfile cívico, que neste ano teve como tema “Espor-

C M A P

tes Olímpicos”. Confira mais detalhes sobre o evento organizado pelo Departamento de Educação com apoio do Departamento de Cultura e Turismo nas páginas 6 e 7.

2ª via do RG Ficha de identidade; Uma foto 3x4 recente e sem data Cidadão separado judicialmente, divorciado ou viúvo, trazer original e cópia da Certidão de Casamento; Cidadão solteiro deve trazer original e cópia da Certidão de Nascimento Cópia ou comprovante do número do RG Pagamento da taxa de R$ 26,18 no Banco do Brasil ou Santander (idosos são isentos) Carteira de Trabalho Uma foto 3x4 recente RG ou documento com foto Ser maior de 16 anos.


Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

PÁG.2

ESPORTES Richard Calixto foi destaque em etapa do Troféu Amigos da Natação em Tapiratiba Nadador do Tênis Clube obteve medalha de prata na modalidade 25 metros livre durante a competição

Richard Calixto conquistou prata durante a etapa do Troféu Amigos da Natação

Começaram as etapas de verão do Troféu Amigos da Natação. Realizada pela Ativa Promoções e Eventos, a competição iniciou em Tapiratiba no domingo, dia 11, reunindo várias delegações da região. Na ocasião, Vargem Grande do Sul foi representada pela equipe do Tênis Clube. Sob a supervisão do pro-

fessor Lucas Fontanari, a delegação vargengrandense foi composta pelos nadadores Richard Calixto e João Lucas Carvalho. Durante o evento, os atletas apresentaram uma boa performance, mostrando todo seu desempenho na etapa. Richard Calixto esteve entre os destaques da com-

Campeonato Regional de Futsal

Hoje tem rodada no Centro E. E. “José Cortez” Neste sábado, dia 24, o Centro E. E. “José Cortez” sediará mais uma rodada do Campeonato Regional de Futsal. Organizada pela Liga Riopardense de Futsal, a competição é considerada uma das maiores do gênero na região, contando com a participação de vários times.

Na rodada de hoje, oito jogos estão programados, com a participação das categorias de base das cidades de Cajuru, Leme, Porto Ferreira, São José do Rio Pardo e Vargem Grande do Sul, que será representada pelos times da Escolinha Municipal de Futsal e do Tênis Clube. Confira todos os confrontos:

João Lucas Carvalho, professor Lucas e Richard representaram o Tênis Clube

petição, conquistando medalha de prata na modalidade 25 metros livre. Agora a equipe se prepara para a próxima etapa do Troféu Amigos da Natação que será realizada nas dependências do Tênis Clube no dia 20 de novembro. “O departamento de esportes e todos os profes-

sores estão unidos para incentivar, treinar e convidar os associados para a prática da natação com a finalidade de competição, vestindo nossa camisa e seguindo juntos em busca de novos resultados para o Tênis Clube e para nossa Vargem Grande do Sul”, comentou Lucas.

Guilherme Buozi fica em segundo lugar na Copa São Paulo - Minas de Velocross

Nesta semana tem exames médicos nas piscinas públicas

Piloto vargengrandense conquistou o troféu pela categoria MX2

Exame ocorrerá no Centro E. E. “José Cortez” dia 30 Guilherme Buozi se prepara para novas competições

para para a Oxxy Cup de Motocross. A competição está programada para os dias 8 e 9 de outubro em Muzambinho e deverá reunir pilotos de toda região. O piloto Guilherme Buozi foi destaque na quinta etapa da Copa São Paulo - Minas de Velocross. O evento foi realizado no domingo, dia 18, em Jacutinga, em Minas Gerais, reunindo competidores de várias cidades.

Mostrando bastante habilidade, o vargengrandense competiu pela categoria MX2 e conseguiu finalizar a prova com êxito, conquistando o troféu da segunda colocação. Conhecido no cenário da motovelocidade,

Continuam os exames médicos para os frequentadores das piscinas públicas de Vargem Grande do Sul. De acordo com o cronograma divulgado pelo Departamento de Esportes e Lazer, nesta quarta-feira, dia 28,

Guilherme recentemente obteve bons resultados nas provas de veloterra promovidas durante o Moto Show, no Recinto de Exposições “Christiano Dutra do Nascimento”. Na modalidade Força Livre, ele ficou em segundo lugar, enquanto que na categoria Importada atingiu a terceira posição. Agora Guilherme se pre-

C M A P

haverá avaliação médica no Ginásio Poliesportivo, enquanto que na sextafeira, dia 30, o exame ocorrerá no Centro E. E. “José Cortez”. Os horários de atendimento serão às 17h em ambos os dias.


PÁG. 3

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

GERAL Vem aí o 7º Hwarang-Do Open de Taekwondo Vargem Grande do Sul será representada por três equipes Continuam em ritmo acelerado os preparativos para o 7º Hwarang-Do Open de Taekwondo e o Mega Festival Infantil de Taekwondo. As competições serão realizadas paralelamente no Centro E. E. “José Cortez” e está programada para o dia 2 de outubro, a partir das 9h. Considerado um dos maiores eventos do gênero na região, o campeonato contará com a participação de aproximadamente 400 atletas. Nesta edição, Vargem Grande do Sul será representada por aproximadamente 40 atletas da equipe da escola “D. Pedro II”, além de mais 80 lutadores do projeto social “Taekwondo pela Saúde, Educação, Respeito e Qualidade de Vida” e mais 20 taekwondistas da Radical SportsAcademia. “Atualmente

Gregório Pasquini Vargem Grande do Sul quando completa 137 anos de existência, enche o vargengrandense de orgulho. O seu crescimento físico é uma realidade incontestável, que por si só fala da fibra, do labor de seu povo e do seu amor e confiança plena na realização de todos os sonhos. É a certeza de que o investimento é absolutamente seguro e o retorno a satisfação do sucesso. Nos dois últimos governos, a Pérola da Mantiqueira saiu de um passado triste, marcado por uma administração infeliz, para nos mostrar um brilho característico das grandes conquistas. Fruto de diversas administrações responsáveis. Em todas as áreas ou setores, nossa cidade sofreu mudanças profundas, radicais, que nos envaidecem e de peito estufado, proclamar: moro em Vargem Grande do Sul ou ainda: adotei Vargem Grande do Sul como minha terra Natal! O seu futuro aí está. Já o estamos vivendo indiscutivelmente. Falta apenas que tomemos alguns cuidados básicos, simples: lixo no lixo, rios limpos, ruas que se assemelhem a verdadeiras passarelas. Pena que, com o nosso futuro escancarado, o retrocesso reside simplesmente no amontoado de lombadas, esquecidas, sem sinalização, a azucrinar a vida dos motoristas. Como não há beleza sem senão, vamos “abraçar” as “abençoadas”, até que encontrem uma solução menos contundente. Parabéns à administração como um todo e particularmente, à cultura, que é, sem dúvida, um dos maiúsculos destaques.

Organização espera reunir mais de 400 taekwondistas no campeonato

o Hwarang-do Open de Taekwondo é considerado um dos maiores e mais bem organizados eventos do gênero no Estado de

Gazeta de Vargem Grande Alfredo Bastos Sousa O nosso jornal Gazeta de Vargem Grande está comemorando os seus 30 anos de existência, graças a competência e determinação da família Ligabue, que com vontade ferrenha, e a despeito de tudo, lutou contra muitos que desejaram o seu fracasso. Enfrentando turbulências de toda sorte, venceu todas elas. A Gazeta de Vargem Grande é o nosso jornal, que todos os seus leitores esperam cada semana com ansiedade, para saberem as notícias do nosso município, como de outras cidades vizinhas. Devemos muito respeito ao nosso jornal que nos trazem informações da vida política, comercial, agronômica e administração pública, abrindo espaço a todos. À Gazeta de Vargem Grande e à família Ligabue, os nossos cumprimentos respeitosos. A Vargem é Grande. A Gazeta de Vargem Grande também é. Vargem Grande do Sul, 26 de Setembro de 2011.

São Paulo”, comentou o professor Carlos Xavier. De acordo com a organização, a entrada é franca, porém, quem optar por levar um quilo de alimento não perecível concorrerá a vários prêmios. Já ao comprar um cupom por R$ 5,00, a pessoa participará do sorteio de uma moto Yamaha. Neste caso, o cupom deve ser depositado na urna de-

vidamente preenchido. O sorteio da moto será a partir das 14h. Mais informações sobre o 7º Hwarang-Do Open de Taekwondo e o Mega Festival Infantil de Taekwondo podem ser obtidas pela organização através do telefone (19) 3643-1596.

Vargem enfrenta Mogi Guaçu pela V Copa Regional de Voleibol Prosseguindo seus jogos pela V Copa Regional de Voleibol, Vargem Grande do Sul enfrentará Mogi Guaçu pela categoria Adulto Masculino (A.M.). A partida será

C M A P

Como vejo o futuro de Vargem Grande do Sul

neste sábado, dia 24, a partir das 17h, no Centro E. E. “José Cortez”. Já na categoria Infanto Juvenil Masculino (I.J.M.), Vargem não obteve êxito ao enfrentar Ouro Fino no sábado, dia 17, sendo derrotada por 3 sets a 0 (25x18, 25x21 e 25x20).

ET: Pelos rumores a sucessão já está definida. Sucesso à vista e futuro consolidado.

Como você vê o futuro de Vargem Grande do Sul? Sirlene Nogueira Ramazotti Quando vemos uma planta formada, cheia de folhas, flores e plenamente frutífera, linda, deslumbrante, sabe aquilo que enche os olhos, nos fazendo até cobiçar o desejo de possuí-la, as vezes a imaginamos tão só, nascida no deserto, inacreditável, mas somente pode ser obra de Deus, sim como todas as coisas são possíveis por Ele, mas algumas nos foi dado inteligência e ousadia para poder mudar, porém é de nosso pleno entendimento que antes de ter, precisa-se de cuidados especiais, intrínsecos a determinadas espécies, para esta planta vingar e das bons frutos, como o tipo de clima, aragem no preparar a terra, adubar, regar, além é claro de muito carinho, dedicação, persistência, coragem, paciência, humildade etc., adjetivos estes imprescindíveis para a colheita. Assim faço uma analogia em tributo a pessoas tais como:sr. Anízio Abdala, sra. Nair Bolonha, prof. Flávio Iared, dona Zinha Cordeiro, Jack Ronc que tive a honra de conhecer na passagem por esta terra tão abençoada por Deus e Nossa Senhora Sant’Ana, mãe padroeira de todos nos vargengrandenses, que escreveram suas histórias com letras legíveis de ouro, deixando um legado de bons exemplos, por suas ousadias, muito além das própria aspirações humanas o valor de amor e doação a esta comunidade, fazendo diferença por onde passavam, contagiando com suas ideologias, atitudes estas que embora algumas mesmo as vezes um tanto polêmicas eram simplesmente verdadeiras. Eles fazem muita falta, mas o palco da vida não pode parar, temos inúmeras pessoas ainda brilhantes por aí, que fica muito difícil de citar, com medo de esquecer-me de alguém, as quais também tenho tamanho apreço e admiração, que continuam lutando pelo nosso município com tamanha dedicação em todas as esfera, educação, saúde, trabalho, segurança, cultura, lazer etc. pra que o desenvolvimento seja de maneira sustentável, é preciso sempre deixar o egocentrismo de lado e darmos as mãos, independente de credos, religiões, raça, partidos políticos etc., e caminharmos sempre em uma só direção, a do desenvolvimento, tenho convicção que com estas atitudes esta cidade sempre será o melhor lugar do planeta pra se morar. E estará sempre de braços abertos a todos que por aqui passar. Feliz aniversário Vargem. Eu te Amo. Obrigado por ter me acolhido.


Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

PÁG.4

GERAL

Tênis Clube homenageou pioneiros da natação e saltos ornamentais EDITAIS DE PROCLAMAS Bela. Célia Regina Romera Amorim, Oficial Registradora do Cartório de Registro das Pessoas Naturais da Cidade e Comarca de Vargem Grande do Sul, Estado de São Paulo, faz saber que pretendem casar-se: JOSÉ MARQUES DE ARAÚJO e VANESSA ANGELICA ROQUE BILAR; ambos brasileiros, solteiros. Ele, lavrador, natural de Mombaça, Estado do Ceará, domiciliado e residente nesta cidade, à rua Antonio Costa, nº 277 – Jd. Paulista, nascido no dia 10 de fevereiro de 1976, filho de Valdenor Marques Negreiro e de dona Creuza Marques de Araújo. Ela, do lar, natural de Vargem Grande do Sul-SP, registrada em São Sebastião da Grama, deste Estado, domiciliada e residente nesta cidade, à rua Antônio Costa, nº 277 – Jardim Paulista, nascida no dia 07 de junho de 1987, filha de Euzébio Marques Bilar e de dona Rita de Cássia Roque; Em 12 de setembro de 2011.

Tênis Clube apresentou os pioneiros da natação no desfile

Durante o desfile de aniversário de Vargem Grande do Sul, o Tênis Clube promoveu uma homenagem especial em meio a sua apresentação no domingo, dia 18. Durante o evento, a equipe do clube abordou o tema “Atividades Aquáticas” e apresentou atividades como natação, pólo aquático, nado sincronizado e salto ornamental. Na ocasião, foi feita uma homenagem aos pioneiros da natação e saltos ornamentais, como o primeiro técnico destas modalidades no município, José Marcondes,

e seus alunos como Waldirlene Cipola Fasanela, Regina Cipola, Regina Ranzani, Silvia Ranzani, Catarina Mazarini, Fernando Navarro, Fernando Barticioti, Márcio Fontão, Roberto Marcondes, Antônio Carlos do Patrocínio Rodrigues e José Alberto Cortez. “Foi com imenso prazer que nós do Tênis Clube fizemos essa homenagem a esses pioneiros que fiquem de exemplo aos nossos jovens e sigam esse caminho tão bonito”, comentou o gerente de esportes Gustavo Bassi.

Sabrina, Gustavo, Marcondes e Flávia nas dependências do clube

ANDERSON DE OLIVEIRA e REGINA MARIA MARSOLA FORTINE; ambos brasileiros, solteiros. Ele, barbeiro, natural desta cidade, onde é domiciliado e residente à Avenida Vereador José Aleixo, nº 523, nascido no dia 09 de junho de 1983, filho de Antonio Carlos de Oliveira e de dona Sueli Leonel de Oliveira. Ela, auxiliar de escritório, natural de Casa Branca, deste Estado, domiciliada e residente nesta cidade, à rua Jaboticabal, nº 474 – Vila Santana, nascida no dia 04 de fevereiro de 1985, filha de Antonio Carlos Fortine e de dona Maria de Lourdes Marsola Fortine; Em 12 de setembro de 2011.

Professores junto com Marcondes e o nadador Richard

Rede municipal divulga calendário da Feira do Conhecimento O Departamento de Educação divulgou o calendário das etapas da Feira do Conhecimento que serão realizadas nas creches e escolas da rede municipal. Nesta terça-feira, dia 27, a Feira do Conhecimento será realizada na creche “Alice Helena Giovanelli João”, no Jardim Santa Marta. Na quarta-feira, dia 28, a mostra será desenvolvida na creche “Dona Anita”, no Jardim Paulista, enquanto que a creche “Irmã

Gertrudes”, no Jardim Dolores, ocorrerá na quinta-

GILBERTO APARECIDO DA SILVA e PATRICIA GONÇALVES DA SILVA; ambos brasileiros, solteiros. Ele, serviços gerais, natural de Casa Branca, deste Estado, domiciliado e residente nesta cidade, à rua Albertino Fernandes de Oliveira, nº 170 – Jardim Paulista, nascido no dia 20 de outubro de 1979, filho de Vicente da Silva e de dona Dozelina Maria da Silva. Ela, do lar, natural desta cidade, onde é domiciliada e residente à rua Albertino Fernandes de Oliveira, nº 170 – Jardim Paulista, nascida no dia 21 de maio de 1994, filha de Vail Correia da Silva e de dona Conceição Aparecida Gonçalves; Em 12 de setembro de 2011.

feira, dia 29. Já na sextafeira, dia 30, o evento

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE DO SUL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 02/2011 (EXTRATO)

acontece na creche “Dona Cezarina”, na Vila Santana. Na escola “Nair Bolonha”, localizada na Cohab “Alceu Morandin”, a Feira do Conhecimento está agendada para o dia 6 de outubro. Na escola “Darci Troncoso Peres de Carvalho”, no Jardim Fortaleza, será dia 7, enquanto que na escola “Padre Donizetti”, na Vila Polar, está programada para o dia 21.

RODRIGO SCACCABAROZZI e DAIANE CRISTINA GOMES; ambos brasileiros, solteiros. Ele, metalúrgico, natural desta cidade, onde é domiciliado e residente à rua Pedro Piscinato, nº 265 – Redentor, nascido no dia 21 de junho de 1979, filho de Vagner Maurício Scaccabarozzi e de dona Regina Célia Corrêa Scaccabarozzi. Ela, balconista, natural desta cidade, onde é domiciliada e residente na chácara “São João”, nascida no dia 01 de agosto de 1986, filha de Moacir Donizete Gomes e de dona Ângela Maria da Costa Gomes; Em 12 de setembro de 2011. EMARCIEL MOMETTI VENTALÍ e CARLA GUILHERMONI; ambos brasileiros, solteiros. Ele, comerciante, natural de Casa Branca, deste Estado, domiciliado e residente nesta cidade, à rua João Junqueira da Costa, nº 704, nascido no dia 25 de fevereiro de 1985, filho de Benedito Ventai e de dona Maria Ângela Aparecida Mometti Ventali. Ela, auxiliar administrativo e financeiro, natural desta cidade, onde é domiciliada e residente à rua João Junqueira da Costa, nº 704, nascida no dia 22 de fevereiro de 1980, filha de Carlos Roberto Guilhermoni e de dona Irene Cardoso Guilhermoni; Em 12 de setembro de 2011. LUCIANO DONIZETI DE MELO e ROBERTA DE CASSIA REZENDE; ambos brasileiros, solteiros. Ele, assistente administrativo, natural de Poços de Caldas, Estado de Minas Gerais, domiciliado e residente nesta cidade, à Avenida Teotônio Vilela, nº 90 – Jd. Paulista, nascido no dia 07 de julho de 1984, filho de Divino Donizeti de Melo e de dona Sueli Aparecida Bielsa de Melo. Ela, vendedora, natural de Mococa, deste Estado, domiciliada e residente nesta cidade, à Avenida Antonio Bolonha, nº 341 – Jd. Paraíso I, nascida no dia 16 de março de 1985, filha de Francisco Assis Rezende e de dona Isabel Aparecida Gomes Rezende; Em 12 de setembro de 2011.

Foram apresentados os documentos exigidos pelo artigo 1525, do Código Civil Brasileiro, se alguém souber de algum impedimento, que oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente edital para ser afixado em Cartório e publicado na imprensa local. BELA. CÉLIA REGINA ROMERA AMORIM Oficial Registrador

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE DO SUL

ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul, Estado de São Paulo, por seu Prefeito e seu Diretor Municipal de Educação, que este subscrevem, FAZ SABER que estarão abertas inscrições para o Processo Seletivo Público de Provas e Títulos, para contratação temporária (até 12 meses) de professores para os empregos abaixo relacionados, para o ano letivo de 2012, nos termos da Lei Nº 3002/2009 e suas alterações posteriores, demais legislações aplicáveis e das disposições contidas no Edital de Processo Seletivo Público Nº 02/2011.

COMUNICADO A Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul, vem a público, em atendimento ao disposto no § único do Art. 48, da Lei 101 de 04 de maio de 2.000 (LRF), para informar que, no dia 30 do mês de setembro de 2.011, sextafeira, realizará Audiência Pública com início às 09:30 e término às 10:00 horas, nas dependências da Câmara Municipal, relativa à LOA – Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2.012. Cópia do presente Edital, publicada pela Imprensa Oficial do Município, permanecerá afixada em local visível nas dependências do Paço Municipal. Vargem Grande do Sul, 20 de setembro de 2011

Os interessados deverão se inscrever através do endereço eletrônico: www.omconsultoria.com.br, durante o período de 12 a 26 de setembro de 2011, até às 23h59min59 - horário de Brasília. A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa com, pelo menos, 5 (cinco) dias de antecedência. Além dos salários previstos acima, os interessados também receberão um abono no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) e um auxílio alimentação, via cartão, no valor de R$120,00 (cento e vinte reais). O Edital de Processo Seletivo Público Nº 02/2011, com escolaridade exigida, tipo de prova, jornada e trabalho, salário, taxa de inscrição, documentos necessários à inscrição e aos títulos, programas, bibliografias, títulos e demais instruções, estará à disposição nos locais de costume e no endereço eletrônico: www.omconsultoria.com.br, a partir de 10 de setembro de 2011. O candidato poderá se inscrever em mais de um emprego, desde que sejam respeitados os horários das provas estabelecidos no quadro abaixo, o qual corresponde ao Anexo I do Edital Completo.

A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa com, pelo menos, 5 (cinco) dias de antecedência.

AMARILDO DUZI MORAES Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE DO SUL COMUNICADO Comunicamos a toda a população, que a Prefeitura Municipal fará realizar no dia 30/09/2011, das 09:00 às 09h30min , nas dependências da Câmara Municipal, Audiência Pública para Prestação de Contas relativas ao 2º Quadrimestre de 2011, em atendimento ao previsto no artigo 9º, § 4º, da Lei Complementar 101, de 04 de maio de 2000. Vargem Grande do Sul, 20 de setembro de 2011

Vargem Grande do Sul, 08 de setembro de 2011. AMARILDO DUZI MORAES PREFEITO MUNICIPAL

DANTE ANTÔNIO BRAGHETTO DIRETOR MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

AMARILDO DUZI MORAES Prefeito Municipal C M A P


PÁG. 5

GERAL

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

Jornada de educação do Cpdex abordou distúrbios de aprendizagem O Centro de Educação Especial (Cpdex) realizou no último dia 14, a segunda jornada de educação especial em comemoração a semana do excepcional, que acontece no mês de agosto. Este ano, o evento teve como tema “Aspectos neurológicos nos distúrbios de aprendizagem”, com a palestrante doutora Maria Emaculada Merlin de Carvalho, neuropediatra de São João da Boa Vista. O objetivo da jornada foi fomentar diretrizes sobre pessoas com necessidades educativas especiais, as diferenças encontradas no dia-dia, bem como com a realidade escolar. Ainda durante o encontro, Dôra Avanzi apresentou suas poesias e os alunos, sob o comando da professora Andrea Guedes Romano e com auxilio das professoras Daniela e Vanessa, fizeram emocionante apresentação. Os presentes também puderam conhecer os trabalhos feitos pelos alunos, por meio de uma exposição dos projetos desenvolvidos pela entidade. Atualmente, o Cpdex

AGRADECIMENTO A DIREÇÃO DO CPDEX-CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS ORGANIZADORES DA 2ª JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL AGRADECEM OS NOSSOS AMIGOS DE JORNADA. CERÂMICA MORADIM, CERÂMICA DELTA, CERÂMICA BARRO FORTE, CAFÉ PACAEMBU, AUTO ESCOLA DONAH, A GAZETA, ASSOCIAÇÃO DOS BATATICULTORES, POSTO SHEEL, AGROMAZZA, GRÁFICA TATONI, PAPELARIA TATONI, JULIANA MARINI, JOSÉ ROBERTO PIERIM, SUPER FRIO, RAMA´S FRITA, DILSON CORRÊIA, PERNANBUCANAS, SITE CURTAAQUI, ROSALIN MÓVEIS Mesmo que a palavra "obrigado" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto atencioso e delicado. foi importante para NÓS."

Bom público acompanhou o evento realizado no dia 14

atende 172 crianças de Vargem Grande do Sul. A jornada contou com o apoio e organização de Tiago Lourenço e Maria Estela Magalhães, que estiveram à frente ao projeto, bem como de todos os professores e demais funcionários do Cpdex. Os participantes ainda receberam pastas contendo in-

formações sobre a proposta pedagógicas da entidade e certificado de participação da jornada. Após o término da paA neuropediatra Maria Emaculada ministrou a palestra lestra, foi realizado um sorteio de produtos jornada, um coquetel de confeitos pelos próprios alunos fraternização foi oferecido a da entidade. Para finalizar a todos os presentes.

C M A P


Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

PÁG.6

GERAL

Desfile cívico abriu programação de aniversário da cidade Segundo a organização, a apresentação envolveu o trabalho de cerca de 3 mil pessoas nos bastidores e mais de mil desfilando Com o tema Esportes Olímpicos, escolas, clubes e entidades de Vargem Grande do Sul desfilaram em homenagem ao aniversário de 137 anos de município no domingo, dia 18. O desfile contou com a participação de mais de mil pessoas e cerca de três mil pessoas trabalhando nos bastidores, segundo a organização. A apresentação foi acompanhada pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes; a primeira dama, Maria Aparecida Teijada de Moraes; o vice prefeito Antônio Sérgio da Silva e sua esposa Ângela Elídio da Silva, diretores da prefeitura, autoridades municipais, além de Edjalma Lima Vala, que representou os secretários da Casa Civil e

Ginástica olímpica foi abordada pelas escolas municipais

Os alunos do "Mário Beni" e da escola "Nair Bolonha" trouxeram a pira olímpica

da Habitação, Beraldo e Sílvio Torres.

O desfile foi aberto pelas viaturas da Polícia Militar e Guarda Municipal, trazendo os Tiros de Guerra de São José do Rio Pardo, Espírito Santo do Pinhal, Casa Branca e São João da Boa Vista. Logo após, o Exército de Pirassununga que trouxe a Cavalaria Mecanizada com os veículos Marruá, Cascavel, Urutu e duas carretas com prancha Volvo que são usados como reboque. A viatura do Corpo de Bombeiros de São João da Boa Vista também desfilou. O grupo de escoteiros “Curumins da Mantiqueira”, a fanfarra da escola “Pe. Donizeti” de Tambaú e a fanfarra municipal de Monte Mor também passaram pela rua do Comércio. As escolas “Mário Beni” e “Nair Bolonha” trouxeram a pira olímpica e contaram a história do evento, fazendo apresentações de ginástica olímpica, judô, karatê e ta-

ekowdo. O Tênis Clube trouxe os esportes aquáticos homenageando os atletas que representaram Vargem Grande do Sul nos anos 60 e 70. Já a escola “José Gilberto de Oliveira Souza” apresentou o atletismo. Os esportes com bola ficaram sob responsabilidade da escola “Gilberto Giraldi”. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) mostrou o hipismo. O Colégio Novaera trouxe a patinação artística e o hóquei no gelo, apresentando a equipe do Clube de Hóquei de Patins de Sertãozinho. A escola D. Pedro II trouxe sua fanfarra e os alunos representando o ciclismo, mountain bike e velocidade. A escola “Benjamin Bastos” exibiu as caricaturas dos dez maiores atletas brasileiros do século. O grupo Idade Feliz mostrou o tema “Esporte e Saúde”. A Escola Técnica do Centro Paula Souza reverenciou Ayrton Senna e fez um protesto em nome da paz. Ao final, os artistas vargengrandenses homenagearam o publicitário e artista plástico Jack Ronc, falecido recentemente, desfilando com uma camiseta estilizada e expondo as obras de Jack. Os atletas do município que foram destaque em jogos e competições encerraram a apresentação, seguidos da frota municipal.

Novaera apresentou o hóquei no desfile

O Tênis Clube trouxe os esportes aquáticos e homenageou nadadores do passado

C M A P


PÁG. 7

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

GERAL

Público prestigiou as apresentações na Rua do Comércio Muitas pessoas estavam na extensão da Rua do Comércio para prestigiar o desfile de aniversário da cidade. A professora, ex-primeira dama e ex-vereadora Beatriz Defácio Correia Leite elogiou o trabalho da organização e reconheceu o esforço da equipe para fazer uma boa apresentação. O provedor do Hospital, José Roberto Rotta destacou o resgate da história e desenvolvimento do civismo na população, além de parabenizar a prefeitura pela iniciativa. Magda Medeiros de Faria Ronc, viúva de Jack Ronc, agradeceu a homenagem e lembrou do carinho que o artista plástico tinha pela cidade. Mônica Vidale elogiou a dedicação da equipe em desenvolver este trabalho. O vereador José Geraldo Ramazotti lembrou dos desfiles cívicos em Vargem Grande do Sul, e ressaltou be-

Amigos e familiares homenagearam Jack Ronc

presidentes das associações e entidades, a imprensa que fez a cobertura do evento e aos funcioná-

rios municipais, principalmente a equipe do Departamento de Educação”, disse o prefeito.

Trabalho de milhares de pessoas Alunos do Peti mostraram provas de hipismo e saltaram com seus "cavalos" na Rua do Comércio

leza com que os participantes mostraram a história dos jogos. O prefeito Amarildo lembrou da participação dos alunos e diretores de

escolas, dos clubes, associações e entidades e agradeceu aos pais e a população que prestigiou o trabalho. “Agradeço a participa-

C M A P

ção do comando dos Tiros de Guerra, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, fanfarras, professores e diretores das escolas,

O desfile organizado pelo Departamento de Educação, com o apoio dos outros departamentos da prefeitura envolveu o trabalho de cerca de três mil pessoas nos bastidores e mais de mil participantes. Segundo a coordenadora de Educação, Renata Taú, a prefeitura oferece apoio necessário para a realização do evento, além de solicitar o empenho dos envolvidos para que o desfile atinja seu objetivo. Ela afirmou que há mais de dois me-

ses a festividade é preparada, por isso o envolvimento dos departamentos, escolas e clubes que participaram foi importante. “O tema foi escolhido em reunião e como os jogos olímpicos acontecem no próximo ano, nosso objetivo foi de entrar neste clima esportivo e mostrar as inúmeras oportunidades que Vargem tem na área de esporte, dando oportunidade para a população ter uma vida saudável e descobrir novos campeões”, disse Renata.


Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

PÁG.8

GERAL

Vacinação contra raiva continua adiada no estado De acordo com a Vigilância Sanitária, não foi passado nenhum posicionamento oficial sobre a campanha O Governo do Estado e o Ministério da Saúde ainda não definiram a data para a campanha de vacinação antirrábica, que anualmente acontece entre os meses de agosto e setembro. Isto, porque no ano passado a campanha teve de ser suspensa, devido a reações adversas que a vacina provocou em alguns animais. Este ano, o Ministério da Saúde solicitou ao laboratório Tecpar, responsável pelo fornecimento da vacina antirrábica a realização de novas análises laboratoriais, para que não ocorram reações adversas nos animais, a exemplo do que aconteceu em 2010. Em nota enviada à imprensa, o Ministério da Saúde informou que dado à importância da vacinação de cães e gatos, como medida de prevenção e controle da raiva humana, e das coberturas vacinais adequadas, foi adquirido do laboratório Merial, em caráter de urgência, 10 mi-

to, será incluído em uma próxima etapa de distribuição da vacinação, junto com os demais estados. O Ministério da Saúde ressalta que dispõe de um estoque estratégico de vacinas, com cerca de um milhão de doses para bloqueio de eventuais focos de raiva em cães e gatos em todo o Brasil. Vacina aplicada no ano passado causou reações em alguns animais no país

lhões de doses. Este total é o disponível no mercado mundial para aquisição imediata e será utilizado, exclusivamente, nas áreas de maior risco de circulação viral (variação canina). O órgão de saúde também fez uma análise da situação epidemiológica da raiva no país e estabeleceu como estados prioritários aqueles que apresentaram casos de raiva canina ou humana (por variante ca-

nina) nos últimos três anos, que são: Maranhão, Ceará, Pernambuco, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso do Sul. O estado de São Paulo não apresenta casos de raiva humana transmitida por um cão desde janeiro de 1997. E, em 1998, também foi registrado o último caso de transmissão de cão para cão, portan-

Em Vargem Em entrevista a Gazeta de Vargem Grande, Alessandro de Souza, veterinário responsável pela Vigilância Sanitária informou que na ultima reunião com o Grupo de Vigilância Estadual (GVE) não foi passado nenhum posicionamento oficial sobre o início da campanha, porém no final do mês, haverá um Congresso Nacional de Raiva e a expectativa é que a vacinação seja um dos assuntos abordados.

O estabelecimento mais antigo da cidade Mário Poggio Jr. A Casa Candinho é o mais antigo estabelecimento em atividade na cidade e sempre é referência de bons produtos, graças a dedicação ao trabalho. A idéia de escrever sobre o tema, para a edição de aniversário da cidade, surgiu durante aula de Recursos Humanos no Setor Público, do curso de pós graduação em políticas públicas, quando o professor chamou a atenção para o fato de que muitas pessoas esperam ansiosamente a aposentadoria, e se esquecem de que passamos grande parte de nossa vida no ambiente de trabalho. Portanto, o trabalho tem que ser prazeroso! Diante deste pensamento, nos recordamos do fundador da Casa Candinho, o mais antigo estabelecimento em atividade, fundado no século XIX e adquirido por José Cândido Pereira, o “Zé Candinho”, em 1922, ocasião em que mudou o nome do estabelecimento para Padaria e Confeitaria Candinho. Zé Candinho sempre trabalhou com afinco e amor, como ficou patente na crônica do professor Antônio Carlos Baboni, diretor do Grupo Escolar Benjamin Bastos”, publicada logo após o seu falecimento.

No trabalho, o Professor Baboni comparava-o às formigas, “sempre trabalhando”. O pa t r i a r c a d e s d e c e d o e n s i n o u a seus filhos a importância do trabalho e do estudo, pois sempre os i n c e n t i v a v a a l a b u ta r e a p r e n d e r, d e forma que Cândido (Zinho), Nívio, Edizel (Zeloca) e Osvaldo, após c o n c l u í r e m o G r u p o E s c o l a r, a p r e n deram técnica contábil no Curso Comercial São Paulo ministrado pelo pr o f e s s o r A l c i n o A l v e s R o s a ( n a é p o ca não havia estabelecimento de 2º grau na cidade), e suas filhas profissões mais voltadas para atividades femininas, segundo o pensamento da época. Por exemplo: Darc y ( N e n a ) a p r e n d e u co r t e e co s t u r a em Campinas. Com sua determinação e espírito empreendedor, fez o negócio prosperar e se tornar referência na região, o qual continua sob a administração de seu neto José Roberto. Em conclusão, a Casa Candinho continua sua atuação graças aos alicerces lançados por “Zé Candinho”, que ensinou o valor do trabalho e do estudo para seus filhos e netos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE DO SUL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 03/2011 (EXTRATO) ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul, Estado de São Paulo, por seu Prefeito que este subscreve, FAZ SABER que estarão abertas inscrições para o Processo Seletivo Público para contratação temporária, por até 02 (dois) anos, aos empregos abaixo relacionados, nos termos da Lei Nº 2878/2009, da Lei Nº 3016/2010, da Lei Nº 3075/2010 e das disposições contidas no Edital de Processo Seletivo Público Nº 03/2011.

Os interessados deverão se inscrever através do endereço eletrônico: www.omconsultoria.com.br, durante o período de 12 a 26 de setembro de 2011, até às 23h59min59 - horário de Brasília. A data, horário e local das provas escritas e práticas serão divulgados pela imprensa com, pelo menos, 5 (cinco) dias de antecedência. Além dos salários previstos acima, os interessados também receberão um abono no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) e um auxílio alimentação, via cartão, no valor de R$120,00 (cento e vinte reais). O Edital de Processo Seletivo Público Nº 03/2011 com escolaridade exigida, tipos de provas, jornada de trabalho, salário, taxa de inscrição, documentos necessários à inscrição, programas e demais instruções, estará à disposição nos locais de costume e no endereço eletrônico: www.omconsultoria.com.br, a partir de 10 de setembro de 2011. Vargem Grande do Sul, 08 de setembro de 2011. AMARILDO DUZI MORAES PREFEITO MUNICIPAL

C M A P


PÁG. 9

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

BERNARDO IMÓVEIS

ALUGA-SE PONTO COMERCIAL JD. IRACEMA

Creci: 79088-F - Vendo sítio 12,5 alqueires Grama a Divinolândia R$ 450.000,00 (aceito imóvel na Grama) - Vendo casa Jd. São José R$ 110.000,00 - Vendo casa Jd. Morumbi R$ 95.000,00 - Casa São Lucas R$ 120.000,00 (financio) - Vendo casa Jd. Santa Martha R$ 50.000,00 - Vendo casa de alto padrão Jd. Fortaleza R$ 500.000,00 (facilito pagamento) - Quer vender seu imóvel entre em contato. - Troco sobrado Guarulhos Av. Edu Chaves por imóvel em Vargem Grande do Sul. - Troco casa Jd. Pacaembu por casa em São Paulo - Linha de crédito para imóveis de médio e alto padrão confira. Faça seu financiamento imobiliário. Novidade Consórcio Caixa compre seu imóvel, carro ou moto sem burocracia. Rua 1º de Maio, 491 – Centro – Telefones: (019) 3643-2423 / 9769-8710 Site: www.bernardoimoveis.com.br

CASA PRÓPRIA Você quer comprar ou construir sua casa própria, mesmo financiada pela Caixa? Fale conosco!

APARTAMENTO EM UBATUBA

Aluga-se apartamento em Ubatuba, na Praia Grande, a 100 metros da praia. Falar com Bete, do Casarão, pelo fone: 3641-2497.

Roseli/Chiba - Telefone: 3641-2504

a 5 minutos do Centro, casa com suíte, mais 2 quartos e piscina. Tratar pelos fones: 8213-7844 ou 9360-5472.

ALUGA-SE APARTAMENTO NO EDIFÍCIO SAN MARINO Tratar pelo telefone 3641-5700

VENDE-SE 2 CASAS NO CENTRO

VENDE-SE TERRENO NO JD. SÃO JOAQUIM COM 336m² Tratar pelo fone: 8295-2882. CHÁCARA NO JD FORTALEZA Aluga-se chácara no Jd. Fortaleza com churrasqueira, casa, piscina, campo de futebol para fins de semana ou temporada. Tratar pelos fones: 3641-1530 ou 8168-9072.

Ideal p/ igreja, padaria, mercado, loja, etc. Contendo salão, escritório e 2 wc. Interessados tratar 8144-1130

ALUGA-SE CHÁCARA PARA FIM DE SEMANA

CASA E TERRENO Vende-se. Tratar pelo fone: 3641-4937.

ALUGA-SE ALUGA-SE APARTAMENTO APARTAMENTO NOVO NOVO

PRAIA GRANDE UBATUBA a 100 m da praia. Tratar pelo fone: 3641-2192, falar com Neuza.

VENDO OU TROCO CASA NA VILA SANTANA Com 2 quartos, sala, copa, cozinha, garagem grande, 2 banheiros e lavanderia, com terreno ao lado que dá para construir outra casa. Tratar pelo fone: 8119-9043, com Daniel. APARTAMENTO EM UBATUBA Aluga-se apartamento em Ubatuba, na Praia Grande, a 100 m da praia. Falar com Sueli, pelo fone 3641-1530. VENDEM-SE 2 TERRENOS NO JD. MARIÚCHA E 1 NA COHAB I Um na rua Carino da Gama Correa, outro na rua São Jorge e o outro na Cohab I, na rua Julieta Geremias Nora. Tratar pelos fones: (16) 3914-1421 ou (16) 9245-8736.

Anuncie na Gazeta: (19) 3641-3328 / 3641- 2663

ALUGA-SE CHÁCARA Casa com sala, cozinha, 2 banheiros, 2 quartos com 7 beliches e uma bicama e 2 ventiladores. Quintal com piscina grande, edícula com churrasqueira, fogão, freezer grande + uma caixa térmica, 2 banheiros e salão grande. A 2 Km do centro da cidade Tratar com Schiavo pelo fone: 3641-6738.

VENDEM-SE TERRENOS NO JD. FORTALEZA Rua Roque Luís Buosi, um medindo 296 m² (ou ½ terreno com 5,50 m² de frente) e o outro medindo 268 m² (ou ½ terreno com 5,0 m² de frente). Tratar com Silmara pelo fone: 8287-6264.

VENDE-SE: CASA JD. SÃO LUIS Com 4 dormitórios, 2 salas, copa/cozinha, 3 banheiros, piscina, churrasqueira, garagem para 4 carros.

TERRENO NO JD. ESTÂNCIA DAS FLORES Com 3.400 m, todo murado e com portão eletrônico.

ACEITA-SE TROCA Telefone: 3641-2006

Fone: 8815-5773

Enza Eletromecânica está admitindo: - MECÂNICO SOLDADOR INDUSTRIAL - ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL E COMANDO Com experiência. Interessados enviar currículo à rua Santana, nº 90.

Precisa-se de: FUNCIONÁRIA PARA TRABALHAR EM LANCHONETE De terça à domingo. Interessadas levar currículo com foto à rua do Comércio, nº 411 – Centro.

ORAÇÃO DOS AFLITOS Aflita se viu a Virgem Maria aos pés da cruz, aflita me vejo. Valei-me Mãe de Jesus. Confio em Deus com todas as minhas forças, por isso peço que ilumine meus caminhos concedendo-me a graça que tanto desejo (faça o pedido). Mande publicar no terceiro dia e observe o que acontece no quarto dia.

A.C.R.S. ORAÇÃO PARA UM PEDIDO ESPECIAL Oh! Mãe Querida Nossa Senhora. Oh! Santa Rita de Cássia e meu glorioso São Judas, protetores das causas impossíveis, Santo Expedito, o Santo da última hora e, Santa Edwirges, a Santa dos necessitados. Vós que conheceis meu coração angustiado, intercedei junto ao Pai por mim (Pedir a graça). Eu vos glorifico e vos louvo para sempre. Curvo-me diante de Vós... (Rezar Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai). Confio em Deus com todas as minhas forças e peço que ilumine meu caminho e a minha vida. Amém. ATENÇÃO: Rezar por três dias. Faça 25 cópias e deixa na Igreja para a sua propagação, e publique no jornal. Observe o que acontece no 4º dia. “Sua graça será alcançada, por mais difícil que seja”. Por graças alcançadas

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DE LOURDES Festa: 11 de Fevereiro. Comemora-se todo dia 11. Se você anda perturbado, atormentado, sua vida anda cheia de problemas que sozinho não consegue resolver, e está precisando de equilíbrio e tranquilidade para poder resolvê-los, peça ajuda. O maior dos Milagres de Nossa Senhora de Lourdes é dar a Paz de Espírito que as pessoas precisam para poder trabalhar, estudar e se dedicar à Família. ORAÇÃO: Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes a aparecer a Bernadette, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com ele, ajudai-nos encontrar o sossego e a paz da alma e conservar-nos sempre unidos a Deus. Nossa Senhora da Gruta dai-me a graça que vos peço e tanto preciso (pedir a graça que você deseja). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amém. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz. Por graças alcançadas A.D.M.

A.D.M. ORAÇÃO DOS AFLITOS Aflita se viu a Virgem Maria aos pés da cruz, aflita me vejo. Valei-me Mãe de Jesus. Confio em Deus com todas as minhas forças, por isso peço que ilumine meus caminhos concedendome a graça que tanto desejo (faça o pedido). Mande publicar no terceiro dia e observe o que acontece no quarto dia. Por graças alcançadas T.M. C M A P

SIMPATIA DOS 3 ANJOS PROTETORES Se você está em dificuldade, seja ela financeira, doença ou qualquer coisa, faça isso, durante 3 dias seguidos, pegue um prato, acenda 3 velas e coloque um pouco de água e açúcar, coloque num local mais alto que sua cabeça e ofereça aos três Anjos Protetores (Gabriel, Rafael e Miguel) e faça o pedido e em 3 dias você alcançará a graça. Publique no 3º dia e observe o que acontece no 4º dia. Obrigado aos 3 Anjos Protetores. Por graças alcançadas. T.M.

ORAÇÃO DOS AFLITOS Aflita se viu a Virgem Maria aos pés da cruz, aflita me vejo. Valei-me Mãe de Jesus. Confio em Deus com todas as minhas forças, por isso peço que ilumine meus caminhos concedendo-me a graça que tanto desejo (faça o pedido). Mande publicar no terceiro dia e observe o que acontece no quarto dia.

M.D.Z. ANJO DA GUARDA Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa, ilumina. Amém. O Anjo do Senhor O Anjo do Senhor anunciou a Maria. E ela concebeu do Espírito Santo.Ave Maria... Eis aqui a escrava do Senhor!Façase em mim segundo a vossa palavra! Ave Maria... E o Verbo se fez carne. E habitou entre nós. Ave Maria... V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus. R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. OREMOS: Infundi, Senhor, Vos pedimos, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que, pela anunciação do Anjo, viemos ao conhecimento da encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho pela sua paixão e morte na cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição, pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém. Por graças alcançadas T.M.


Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

PÁG.10

VENDE-SE TRATOR MASSEY FERGUSON 65X 2º dono, motor, bomba, pneu e pintura novos. Tratar pelo fone: 8106-6880. VENDE-SE GOL 2005/2005, total flex, 1.0, 8V, prata, 4 portas, por R$ 18.000,00. Tratar com Marcelo pelos fones: 3643-1606 ou 8180-5472.

VENDE-SE OU TROCA-SE Escort SW, 1997, direção hidráulica, ar cond. Trio El., Rodas Liga Leve. Acompanha Tape Sony como brinde. Entrada + prestações(aceita-se propostas). Fones/contato: (19)8163-9753 / 9737-1410

DECLARAÇÃO DE EXTRAVIO LOPES COMÉRCIO DE CELULARES LTDA – ME, CNPJ: 10.214.404/0001-31, Inscrição Estadual nº 711.117.657.116, estabelecida à Praça Capitão João Pinto Fontão, nº 99 – Centro, em Vargem Grande do Sul-SP declara para os devidos fins de direito ter EXTRAVIADO os talões de Notas Fiscais Mod. 1 de nº 001 a 050 e os Talões de Nota Fiscais Serie D-1 de nº 001 a 150. (parcialmente emitidas) Por ser verdade, firmo a presente declaração.

C M A P


PÁG. 11

Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

VENDO Gabinete X-Blade Gamers 4 Baias c/ Fonte, Leitor de Cartões e Acrílico; Gravador de DVD IDE Samsung; Cooler c/ Dissipador p/ Processador AMD Atlhon; 02 Pentes de Memória de 1Gb cada DDR2 667MHZ. Faço Formatação e Instalação de Softwares por Apenas R$30,00 Tratar com Emerson: 9118-9926

ATELIÊ DE COSTURA

REFORMAS, BARRAS, CONSERTOS, ETC. TRABALHA-SE COM JEANS, MALHA, ETC. Rua Jardinópolis, 225 – Vila Santana – Fone: 3641-6556. atelie_raquel_acosta@hotmail.com

VENDO PICADEIRA COMPLETA Com faquinhas, peneiras, chave guarda motor e prancha. Tratar pelos fones: 3641-5332 / 3641-5121

MÓVEIS USADOS E ROUPAS USADAS

BRIGADEIROS TRUFADOS Aceitamos grandes e pequenas encomendas para festas e eventos.

COMPRA-SE E VENDE-SE

Neusa Fest

PAGAMOS O MELHOR PREÇO DA CIDADE

Fazemos salgados, bolos e decorações de mesas para aniversários e casamentos. Aceitamos encomendas Rua Hélio Beloni, nº 674 – Jardim Dolores Fones: (19) 9373-1926 ou (19) 9373-1922.

SUPERMERCADO Açougue completo com carnes frescas diariamente Servimos bem para sempre servir.

Aceitamos cartão Visa, Mastercard e cartão DEDINI Temos convênio com a Prefeitura Municipal.

RUA ROGÉRIO OTERO, 336 JD. DOLORES - FONE: 3641-2326

EXCURSÃO PARA APARECIDA Saída dia 02 de dezembro e retorno dia 04. Fone: 8159-3982, com Sônia.

ALFAIATE - Especializado em calças e bermudas sociais - Consertos e Reformas em geral. Atende-se em domicílio

Benedito Valério Av. Monsenhor Celestino C. Garcia, 28 - Fone 3641-7732 Cohab I

VENDE-SE: - 1 geladeira branca, Cônsul, por R$ 150,00 - 1 mesa oval, mármore, com 6 cadeiras, por R$ 70,00 - 1 freezer ou frigobar, 90 litros, Cônsul, por R$ 150,00 - 1 fogão de 4 bocas por R$ 30,00 - 1 rack mogno, por R$ 70,00 - 1 aparelho som Sharp 4 em 1, com duas caixas novas, por R$ 100,00 - Várias camas de solteiro e casal de R$ 30,00 à R$ 70,00 - 1 mesinha computador, mogno, semi-nova, por R$ 100,00 - 1 jogo berço branco, com guarda-roupa branco, por R$ 100,00 - 1 berço marfim, por R$ 70,00 - 1 cortador de grama - 1 bicicleta ginástica Caloi, por R$ 80,00 - 1 mesa redonda mármore, por R$ 50,00,

Deliciosos sabores: morango, abacaxi e rum. Também fazemos beijinhos e casadinhos de brigadeiro. Ligue: 9231-2033, falar com Sônia.

VENDE-SE X BOX 360

ENCONTRADO

Destravamento atualizado, 60 jogos, 2 controles. Tratar com Douglas pelo fone: 9110-0040 ou 3641-3540.

Achei um CPF em nome de Valdir Borges Nicolo. Favor entrar em contato pelo fone: 3641-7321.

CPF

Temos mais móveis com ótimo preço. Rua Patrocínio Rodrigues, nº 507, em frente ao antigo supermercado Polar, na Vila Polar. Fones: 3641-3724 ou 8296-9775.

FRETES E MUDANÇAS Com caminhão F- 4000 baú. Vargem e cidades próximas.

CONSERTA-SE MÁQUINADE COSTURA, MÁQUINA EM GERALEMÁQUINADE SACARIA Cesta de café da manhã Lindas Mensagens Dia das crianças Fundo musical (Fábio Melo/Fábio Júnior) (19) 3641-4483 / 9727-0026 / 9124-3555 Fazemos interurbano

Rua Francisco Zanqueta,20

Tratar com Carlos à rua M a n e c o Nogueira, 179 – Centro ou pelos fones: 9249-2153 ou 9171-6455.

Interessados falar com Ventura pelo fone (19) 9360-3476 ou com Branco pelo (19)8158-1010.

AULAS DE VIOLÃO 9205-4087 (Luciana)

REFORÇO ESCOLAR (de 1ª à 4ª séries)

Qualidade e bom preço todo dia. Rua Palmeiral, 199 - Fone: 3641-2911

Rosa

9205-4087 (Luciana)

COMPRA-SE OURO

VENDE-SE MODULO ROADSTAR

Pagamento à vista Não compramos mercadoria com procedência duvidosa.

Bem Estar Pet Shop & Hotel

Rua Delta, 496 Santa Terezinha Fones: 9428-5825 / 3643-1322 Após às 18h

Reserve já um horário de hospedagem para o seu cão. Horário de funcionamento de segunda a sábado das 9h às 18h. Vagas limitadas.

Banho - Tosa e Hidratação Profunda - Rações VENDEMOS FILHOTES DE SHI TZU Rua Quinzinho Otávio, 135 – Centro Agende seu horário

Fone: 3641-6309

Anuncie na Gazeta: (19) 3641-3328 / 3641- 2663

Desapareceu desde o domingo, dia 18, da Av. Fleming, nº 175, do Jd. São Luis uma cachorrinha, na cor amarela, com a boca e o focinho em preto, que atende por “Xuxa”. Quem tiver informações favor ligar: 3641-6919 (Marlene) ou 9457-1235.

C M A P

Agressive – SPL, 3300w – RMS, com pouco tempo de uso. Tratar pelo fone: 9248-2025, falar com Clovinho.


Gazeta de Vargem Grande, 24 de setembro de 2011

PÁG.12

GERAL Escola Unipe ministra curso de administração de empresas na ACI Capacitação dura 12 meses e investimento de R$ 50,00 a mensalidade A escola de capacitação e unidade profissionalizante empresarial Unipe, que tem sede em São João da Boa Vista, montou uma turma de alunos para um curso na área de administração de empresas em Vargem Grande do Sul. Segundo Valdelene de Souza Araújo, proprietária da escola, o curso tem duração de 12 meses e é ministrado pela professora Alice Tanibuchi, todas as terças-feiras com aulas de duas horas de duração, no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Vargem. Valdelene informou que a turma de Vargem está com 92 alunos matriculados e durante as aulas passarão por diversos treinamentos e dinâmicas. “Após a formação este estudante passará por uma triagem e entrevistas com psicólogos para obter dicas que proporcionarão um diferencial para seu currículo”, disse. Os interessados em participar devem procurar a ACI, na terça-feira, dia 27,

Alunos passarão por treinamentos e dinâmicas durante o curso de formação

pois restam oito vagas para serem preenchidas. O investimento do curso é de R$

50,00 a mensalidade e os participantes recebem material didático todos os meses.

Aluga-se MARTELO DEMOLIDOR -15Kg Tratar com João Piconi pelo fone 8111-1857

C M A P


Edição 1542 - 24/09/2011