Gazeta São M ateus
E REGIÃO
29 ANOS DE OLHO NOS FATOS ANO XXIX - Nº 540
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
2ª Quinzena de Maio de 2022
Saúde Pública
Pag. 5
Cracolândia na região central de S.P assusta moradores e pedestres Uma situação de saúde pública, que merece atenção do poder público
N
os últimos dias temos acompanhado estarrecidos os acontecimentos na “Nova Cracolândia”, como vem sendo chamada a região hoje ocupada por centenas de usuários de drogas nos Campos Elísios, centro de São Paulo; ao menos 1000 dependentes circulariam pelo novo fluxo - termo usado para identificar a concentração de usuários de droga. Desde março, com a dispersão do fluxo na Praça Júlio Prestes, dependentes e alguns moradores de rua já migraram para as seguintes vias: Praça Princesa Isabel, Praça Marechal Deodoro, Favela do Moinho e as ruas Doutor Frederico Steidel e Helvétia, entre as Avenidas Duque de Caxias e São João.
A rtigo
Pg. 2
A SAÚDE MENTAL COLETIVA E AS ELEIÇÕES - ENTENDIMENTO E RESPEITO MÚTUO
E
stamos caminhando para o meio do ano e é bom começarmos a refletir um pouco sobre a questão das eleições que ocorrem em outubro deste ano.
O SUS é maior conquista Pg. 5 do povo
N
o dia 17 de maio, o SUS (Sistema Único de Saúde) completou 34 anos. Criado em maio de 1988, na Assembleia Nacional Constituinte, o SUS é considerado uma das maiores conquistas sociais do povo brasileiro. A data reserva motivo para comemoração, mas todos temos que estar cientes de que há necessidade de muita luta e resistência para garantir nossos direitos, em tempos de tantos
Meio Ambiente
Triste Condição
Pag. 3
Pobreza extrema volta com força total na maior e mais rica cidade do país
N
o último ano, a maioria dos paulistanos observou o crescimento dessa triste condição na capital paulista. É o que revela pesquisa da Rede Nossa São Paulo em parceria com o IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica). Pelo menos 92% das pessoas ouvidas declararam notar o aumento em situações de vulnerabilidade. Entre os entrevistados, 45% apontaram o número elevado de pessoas pedindo esmolas nas ruas e 39%, de gente tentando ganhar uns trocados em semáforos.
Pag. 4
Sustentabilidade Ambiental
Dinheiro Parado
Pag. 3
Caixa da Prefeitura tem saldo recorde de R$ 31 bilhões, mas não há investimento em obras
E P
or muito tempo, o termo sustentabilidade ambiental foi confundido com preservação da natureza. Porém, por mais que conservar nossos recursos naturais seja uma das premissas de um mundo mais limpo e saudável, o conceito de crescimento sustentável é mais amplo e envolve também outras diretrizes.
stá sobrando dinheiro no caixa da Prefeitura de São Paulo. De acordo com o último balancete disponível (abril), o Tesouro municipal tem um saldo gigantesco: R$ 31,3 bilhões. Dinheiro parado, sem qualquer uso em benefício da população, de acordo com o vereador Antonio Donato (PT).
Vereador Antonio Donato (PT)