Issuu on Google+

Gazeta Niteroiense | Tel. (21) 3619-1800 | contato@gazetanit.com.br | www.gazetanit.com.br | Preço: R$0,50 | IMPRESSO Ano 1 • Nº 39 • Semana de 12 a 18 de maio de 2012


2

Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

PREVISÃO DO TEMPO

Vagner Ferreira

Fonte: www.climatempo.com.br

Uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME Rua da Conceição, 137, sala 415 Centro – Niterói - RJ CEP 24020-085 contato@gazetanit.com.br Tel/fax: (21) 3619-1800 Seg. a sexta, das 9h às 20h Diretor responsável: Nilson Ricardo nilsonricardo@gazetanit.com.br

Redação: redacao@gazetanit.com.br Editora responsável: Bárbara Marques barbaramarques@gazetanit.com.br

Contatos & Comercial: Sônia Brandão soniabrandao@gazetanit.com.br

Jurídico Miguel Vitoriano Para anunciar comercial@gazetanit.com.br ou ligue (21) 3619-1800 Na Internet www.gazetanit.com.br Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de responsabilidade de seus autores. Copyright © 2011-2012 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

Mãe

Maria Amélia e Bety Orsini

é graça, benção, mãe é tudo. Se não fosse ela, o que seria de nós? Ficaríamos vagando por aí, sem amor, sem segurança, sem nada. Ainda bem que eu tenho a minha, linda, presente, amorosa. Que dádiva!

Bety Orsini


Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

Geral

3

Operação recolhe 45 moradores de rua Parceria entre Prefeitura e 12° BPM A operação de recolhimento de promete ronda escolar mais efetiva moradores de rua e usuários de Paulo Bittencourt

crack, realizada na terça-feira (08), pela Prefeitura de Niterói, retirou 45 pessoas das ruas do Centro. Apenas oito se recusaram a receber atendimentos sociais, as demais foram encaminhadas para o Centro de Referência especializado para População de Rua (Crepop), onde se alimentaram, fizeram higiene pessoal e foram cadastradas. A ação foi realizada Os secretários Michel Saad e Ruy França, da Assistência pelas secretarias municipais de Social e Segurança , participaram da Operação Assistência Social e de Segurança e Controle Urbano, em conjunto com demandas da população em situação a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda de rua de Niterói”, declarou o secreMunicipal e Companhia de Limpeza Ur- tário de Assistência Social, Michel bana de Niterói (Clin). Saad, que participou da operação junDurante a operação, um homem foi to com uma equipe de três assistenconduzido pelos policiais à delegacia, por tes sociais, uma psicóloga, um pedanão estar cumprindo o regime semi-aber- gogo e sete educadores sociais. O secretário de Segurança e Conto, e uma mulher foi levada para o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. Duas pes- trole Urbano, coronel Ruy França, dissoas serão encaminhadas para Nova Fri- se que essas operações contribuem para burgo e Rio de Janeiro, suas cidades de a segurança pública e dão mais tranquiorigem, 16 foram acolhidas no abrigo do lidade à população. ”Essas ações mosMunicípio e as demais foram reinseri- tram a redução dos crimes praticados das ao núcleo familiar. Os cadastrados no entorno do local, onde as operações continuarão sendo acompanhados e as- são realizadas”, reforçou França. sistidos pela Prefeitura de Niterói. A Prefeitura vai realizar nova “A ação realizada alcançou os ob- operação, na próxima semana, contanjetivos traçados, graças à integração do com o suporte da ação de 20 hoentre os órgãos envolvidos. Continu- mens da Secretaria de Segurança e aremos trabalhando para atender as Controle Urbano.

Faetec oferece 3.848 vagas

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abriu inscrição para 3.484 vagas, nos institutos superiores da instituição, em cursos nos níveis de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio, Técnico Subsequente ao Ensino Médio e Educação Superior. Os interessados podem se inscrever até o dia 27, pelo site www.faetec.rj.gov.br. Quem não tiver acesso à internet deverá comparecer a uma das unidades do projeto Faetec. Para a modalidade EJA do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, são oferecidas 536 oportunidades. Já para Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio estão disponíveis 250 vagas em duas unidades de ensino da Faetec. A área do Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio reúne 2.386 chances em 24 cursos, entre os Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj).

A ronda escolar será mais efetiva no município de Niterói. Este foi o compromisso firmado entre a Prefeitura e o 12° BPM, durante encontro realizado na quinta-feira (10), entre a secretária de Educação, Maria Inês Azevedo de Oliveira; o secretário de Segurança, coronel Ruy França; o comandante Wolney Dias e os gestores de 12 unidades escolares de 3° e 4° ciclos da rede de ensino. A próxima reunião, na qual serão avaliadas as ações de desdobramento, será realizada em 14 de junho, também na Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente, a ronda escolar terá duas viaturas cedidas pelo 12°BPM, com um total de oito guardas municipais, que seguirão uma planilha predeterminada, de acordo com os locais de maior vulnerabilidade. Essa parceria vai possibilitar a humanização das relações dentro da escola, uma vez que as unidades receberão a visita dos guardas, possibilitando, assim, um contato mais estreito e um ambiente mais seguro.

“Acredito que essa experiência tem tudo para avançar, mas não podemos deixar de lado todas as atividades de cunho socioeducativo em desenvolvimento nas unidades escolares, como, por exemplo, palestras sobre temas referentes à violência. Afinal, os alunos são disseminadores dessa questão, não somente na escola, mas também no ambiente familiar”, afirma Maria Inês. O comandante Wolney Dias disse que um grande esforço em conjunto será feito para atender a demanda. “Tenho certeza de que essa parceria dará certo. Acredito ainda que, com o aumento de efetivo em Niterói, através do Programa Estadual de Segurança Pública (PROES), possamos estar mais presentes na cidade e, consequentemente, nos arredores das escolas”, ressalta Dias. Antes de irem para as ruas, os guardas municipais serão orientados de acordo com as informações que serão passadas pela Secretaria de Educação.


4

Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

Lei institui semana de doação de leite materno no estado

Mulheres vítimas de violência doméstica

A OAB Niterói inaugura, em breve, um espaço no segundo andar do prédio na Avenida Amaral Peixoto, nº507, para atender com privacidade as mulheres vítimas da violência doméstica.

Parceria OAB Niterói- CAARJ

A OAB Niterói destaca-se cada dia mais no cenário niteroiense. Não apenas por suas inúmeras realizações (que não se limitam às obras de restauração do equipamento), mas principalmente no que se refere a defesa dos direitos humanos, justiça social e aplicação da lei, na mudança que todos desejamos na sociedade. A parceria com a CAARJ proporcionou, dentre outras, as obras no espaço que será inaugurado, em breve, para o atendimento à mulher no que diz respeito ao combate à violência doméstica. Nós, mulheres, agradecemos aos presidentes da 16ª. Subseção e da CAARJ e ao diretor da OABRJ, Felipe Santa Cruz.

Função da Comissão OAB Mulher

Compete à Comissão OAB Mulher apoiar e defender a mulher-advogada ou não, bem como os movimentos sociais e as instâncias diversas que atuam na luta pela defesa e garantia de direitos da mulher.

Lei Maria da Penha

A Lei 11.340/2006 trata o problema da violência doméstica como um problema social e olha para a vítima, para o agressor e também para as instituições envolvidas no atendimento à mulher.

Delegacia de Mulheres

A Delegacia de Mulheres (DEAM) é um importante recurso para a mulher que luta solitariamente contra a violência doméstica. A mulher agredida ganha apoio judicial a partir do registro feito na DEAM ou na Delegacia Distrital local.

Lei Maria da Penha para casos de violência doméstica contra homens

Alguns magistrados têm aplicado a Lei Maria da Penha a outros segmentos que não sejam os do sexo feminino. Temos que reagir contra isso. A lei refere-se especificamente à mulher e não à parte mais fraca na relação. Compete a nós, membros da sociedade civil organizada, defender as mulheres. Um juiz que age assim demonstra sua falta de comprometimento com o social e torna visível o preconceito dele próprio. O juiz deve julgar de forma imparcial. Não há paridade, nem a isonomia constitucionalmente prevista. No caso de violência contra homens, deve-se aplicar o Código Penal e não a Lei Maria da Penha, um instrumento efetivo de proteção para a mulher acabar com a covardia.

Dúvidas ou se quiser saber mais escreva para saibamais@gazetanit.com.br

A lei 6.237/12, publicada no Diário Oficial do Executivo na terça-feira (8), inclui no calendário do estado, a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, a ser realizada anualmente de 19 a 25 de maio. A campanha, que contará com anúncios publicitários e debates, buscará estimular a prática da doação de leite materno. Para a autora, deputada Claise Maria Zito (PSD), a meta é manter os bancos de leite abastecidos, garantindo aos bebês que não têm como ser amamentados o acesso ao alimento mais indicado para um recém-nascido. “É o alimento que contém anticorpos, que protege o bebê de uma série de doenças e alergias. Ao aumentar o quantitativo de leite materno nos bancos, estaremos contribuindo para a redução da mortalidade infantil no estado”, aponta a parlamentar. A Administração Pública estadual e Rede Carioca de Bancos de Leite Humano realizarão as atividades de conscientização junto às comunidades onde estão localizados os bancos de leite. Claise aproveitou para anunciar o início de uma campanha a respeito do armazenamento do leite materno. “Os bancos de leite estão sem os potes adequados, que são de vidro com tampa de plástico. Nossa campanha terá como meta conseguir arrecadá-los”, antecipa.

Secretaria de Saúde descarta epidemia de dengue em todo o estado Apesar do recente anúncio de epidemia de dengue nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) ressalta que não há indícios para decretar situação semelhante em todo estado. De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES-RJ, Alexandre Chieppe, os números de casos da doença, registrados até o momento, ainda não indicam um quadro epidêmico nos demais municípios do Rio. O superintendente explica que uma epidemia é decretada a partir de uma análise técnica, baseada em um conjunto de fatores. A caracterização do quadro epidêmico ocorre quando são registrados mais de 300 casos por 100 mil habitantes, mas não é só. Também são levadas em consideração a taxa de incidência em determinado período de tempo, a abrangência de transmissão em um mesmo local e a série histórica da cidade. “Devido à grande densidade populacional, a capital e a região metropolitana são as áreas mais vulneráveis. Principalmente porque esse fator contribui muito para a transmissão da doença. Mas todo o estado do Rio de Janeiro deve permanecer em alerta, já que a entrada do tipo 4 deixa todas as regiões em alto risco”, afirma Chieppe.

Até a 18ª semana epidemiológica, o estado registra 83.053 casos de dengue. Estas notificações foram provocadas pelo avanço do tipo 4, presente principalmente na capital fluminense, em Niterói, São Gonçalo e seis dos 11 municípios da Baixada Fluminense. O vírus é responsável pelo crescente número de casos, porque grande parte da população é vulnerável à doença. Ainda assim, o estado apresenta uma queda de 30% nos números. Até o momento, foram registrados 17 óbitos, contra 66 vítimas fatais em 2011. Ações preventivas - A Secretaria de Estado de Saúde vem montando centros de hidratação para tratar pacientes com a doença. Eles estão localizados em Angra dos Reis (4), Irajá (1), Niterói (6), Nilópolis (3), Nova Iguaçu (2), São Gonçalo (2) e Valença (1). Cada um tem capacidade para realizar até 200 atendimentos por dia. Para conter o número de vítimas fatais, a SES tem investido na organização de uma rede de hospitais com leitos de retaguarda para pacientes com sinais de gravidade da doença, além de capacitar profissionais de saúde e padronizar o prontuário de atendimento. A localização dos polos e centros de hidratação de dengue está disponível no site www.riocontradengue.com.br.

Defensores da adoção farão caminhada na praia de Copacabana Familiares de crianças adotadas e grupos de apoio à adoção de todo o estado do Rio de Janeiro prometem agitar a Praia de Copacabana, no dia 27, a partir das 9h. Pelo terceiro ano consecutivo, instituições que lutam pela causa irão promover a caminhada “Adoção: Legal, segura e para sempre”. O evento faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio. Em Niterói, famílias que fazem parte da Associação Quintal da Casa de Ana já estão se organizando para o evento. “A manifestação é aberta a todos. Não só às famílias que já adotaram ou que estão na fila da adoção, pessoas simpatizantes da causa, que con-

cordam com a nossa missão de que cada criança tem direito à convivência familiar podem participar”, diz a presidente da Angaad (Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção) e fundadora do Quintal da Casa de Ana, Bárbara Toledo. Na última segunda (7), em mais uma reunião aberta do Quintal, no auditório da OAB Niterói, mães de filhos adotados falaram sobre as suas experiências e, após a reunião, pais que passaram pelo curso de habilitação à adoção receberam seu diploma de participação nos cinco encontros promovidos pelo Quintal de Ana, a partir de um convênio celebrado entre a ONG e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio.

Câmara aprova mais três mensagens executivas Vereadores de Niterói aprovaram, na sessão ordinária do dia oito, três mensagens enviadas pelo prefeito Jorge Roberto Silveira. A primeira autoriza a doação de uma área no bairro do Jacaré, para a construção de imóveis do projeto Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, beneficiando famílias carentes do município. A segunda libera um terreno do município, no loteamento Jardim Fluminense, junto ao Caminho Niemeyer, para que o município possa aliená-lo em troca de obras e melhorias para a cidade. A terceira transforma a Secretaria Regional de Santa Bárbara e Caramujo em administração regional dos dois bairros. A secretaria era ocupada até o início do mês passado

pelo Vereador Edgard Foly (PDT) que reassumiu o seu mandato parlamentar. Na mesma sessão, os vereadores aprovaram dois projetos de lei que seguem para sanção ou veto do prefeito: o de autoria do vereador José Augusto Vicente (PPS) obriga que veículos de transporte escolar e coletivo só tenham a sua licença anual autorizada, caso instalem aparelho de tacógrafo; o projeto do vereador Vitor Junior (PT) tomba o palacete da Condessa Pereira Carneiro, ex-proprietária do Jornal do Brasil, localizado na Ponta D´Areia, pela sua importância arquitetônica e histórica para a cidade. O palacete encontra-se dentro da sede do Estaleiro Mauá, no Morro da Armação.


Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

5

CACHOEIRA NA CPI COISA DE POBRE METIDO A RICO... A DILMA vai comprar um Novo AVIÃO... Será um “Air Bus 330 MRTT”... Igual ao do Multimilionário Rei da Arábia Saudita no valor de R$ 400 milhões. O DONO DO MUNDO... Obama passou o governo coçando o saco na Casa Branca... E agora quer se reeleger usando a morte de Bin Laden.

UM SENADOR PERNAMBUCANO... Acusa Demóstenes de ter dupla personalidade... Em Brasília ele era um ANJO... A 200 km de distancia era o CAPETA a serviço de um Bicheiro.

CAVENDISK DEU UMA BANANA... A Garotinho quando ele deixou o governo... Achando que já estava morto... Ele ressuscitou com 700 mil votos e enfiou a Banana de volta em Cavendisk. UM ROBIN HOOD DE MENTIRINHA... François Hollande elegeu-se Presidente da França... Prometendo um sonho impossível... “ Empobrecer os Ricos & Enriquecer os Pobres “.

O BANDIDO QUE QUASE VIROU SANTO... Um Mafioso comprou um tumulo dentro de uma Igreja em Roma... E foi sepultado ao lado dos Antigos Papas... Para entrar no Céu de Carona. VIAGRA SEM CONTRA INDICAÇÃO... É o suco de Romã que além de ser antioxidante... Aumenta a taxa de testosterona e regulariza a pressão arterial.

OS BOBOS DA CORTE... O Governador Carioca quando viajava ao exterior... Levava um grupo de Secretários Puxa Sacos para rirem das suas Gracinhas.

CÃO QUE LADRA NÃO MORDE... Cabral pediu Socorro aos Cardeais do PMDB... E Disse em tom de AMEAÇA... “Se EU tiver que depor na CPI , não vai ser bom para ninguém “. UMA REVOADA DE BORBOLETAS... Coloridas e Graciosas sobre os Noivos na Igreja... Desejando Paz e Harmonia no Casamento... Esta Substituindo a antiga Chuva de Arroz.

A DILMA TEM MUITA GORDURA PARA QUEIMAR... Palavras do Presidente da Câmara referindo-se a Alta Popularidade da Presidenta... E não ao seu Esbelto Manequim.

O SPRAY DE PIMENTA... Esta sendo usado Abusivamente contra a População... Causando lesões oculares , queimaduras na pele , paradas respiratória e arritmia em pessoas cardíacas.

“ATÉ TU BRUTUS” ?... Um telefonema de Cachoeira levanta suspeita sobre o pagamento de propina a Kassab... Apos a Prefeitura ter Triplicado o Valor dos seus Contratos com a Delta. LEITE GELADO NO VERÃO... Os Japoneses lançaram um sutiã de gel com hortelã , cânfora , eucalipto , aloe vera e capimlimão... Para refrescar os seios nos dias de calor.

NA CHINA ONDE TUDO CUSTA 1,99... Até os Cegos fogem das Prisões... E pedem asilo na Embaixada Americana.

CASAS DE BONECAS PARA OS ANÕES... Cerca de 300 famílias de Anões nas Filipinas... Pediram ao governo que construa um Conjunto Habitacional como Mini Casas para eles morarem.

A MÃE DE PUTIN... É a pessoa mais Lembrada nas ruas de Moscou... A oposição Russa o chama de Filho da PUTIN.

VIROU CORNO DEPOIS DE MORTO... Bin Laden enquanto estava vivo aterrorizava os Americanos... E tinha varias mulheres... E a CIA agora com inveja diz que ele era Corno.

SARKOZY , C’ EST FINI !... Um Dossiê falso apresentado na véspera da eleição... O acusava de ter recebido doações de Kadarfi... Isto gerou uma grande desconfiança no seu eleitorado. A ESPOSA DE CACHOEIRA... Recebeu uma oferta milionária para posar nua na Playboy... O Bicheiro não teve sorte no jogo... Mais é feliz no AMOR.


6

Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

Mãe

Adriana Oliveira

Ela criou quatro filhos, emendou um trabalho no outro, virou avó e conseguiu se manter tão bela quanto a filha famosa.

Samuel Dias

Quando todos os parentes se juntam à mesa, a descontração e a harmonia dominam a casa de Regina Célia Soares Couto, mãe da atriz Juliana Paes. “É tanta animação, cada um falando, sorrindo, se divertindo, que quem passa na rua, pensa até que há uma briga”, brinca Regina, esboçando o sorriso que já virou marca registrada na família. Mãe de quatro filhos – Juliana, Rosana, Mariana e Junior – essa campista determinada se diverte ao lembrar os planos para o primeiro filho. Ela queria um menino, para quebrar a tradição feminina da família, mas quando Juliana deu às caras, o reinado das mulheres estava apenas começando na família Couto Paes. Em um lar onde as mulheres eram a maioria, Regina invertia os papéis, era ela quem regulava os horários dos filhos, exigia disciplina e cobrava responsabilidade. Traço que herdou do comportamento de sua mãe, sempre muito séria e preocupada com o futuro. “Acabei puxando essa característica dela, mas não me descuidei também do carinho e da atenção necessários durante a educação. Sempre procurei ser uma mãe amiga, conversando e escutando cada um”, ressalva. Os filhos atestam. “Ela sempre foi muito generosa conosco, é o nosso suporte”, afirma Rosana. Já a caçula das mulheres, Mariana, diz que a mãe é, acima de tudo, verdadeira em sua essência. Uma essência construída com muito trabalho e sonhos, desde os 18 anos.


Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br Como professora, ela abriu o Educandário Tito Lívio, que administrou por vários anos. Depois abriu uma creche, uma loja de modas e ainda trabalhou numa locadora de vídeo. Seu sonho, contudo, de abrir um salão de beleza só foi realizado anos depois, como presente da filha Juliana Paes. “Eu estava há alguns anos com Rosana nos Estados Unidos e a Juliana me veio com essa ideia do salão. Foi a maneira que ela encontrou para me trazer de volta”, recorda Regina. Esse foi um presente que beneficiou não somente a ela, mas a filha Rosana, que acabou assumindo depois a administração do estabelecimento, e a própria Juliana, que conseguiu ter a mãe novamente por perto. A mãe da mulher considerada a mais sexy do mundo acompanhou de perto cada passo da filha. Desde os 13 anos de idade, quando os comentários sobre a beleza de Juliana ganharam força, ela incentivou a carreira de modelo. Regina passou a ir com a filha a agências e eventos em que a jovem deveria participar. E haja disposição! Algumas vezes, as horas de espera chegavam ao limite da paciência e somente a persistência da filha conseguia convencer Regina a ficar. “O orgulho que eu sinto dela hoje por estar fazendo o que gosta, com amor, carinho, dedicação, é parte dos momentos que presenciei ao seu lado. Eu sempre digo que é preciso ter uma ambição saudável na vida para nos impulsionar, e Juliana sempre teve muita força de vontade. Se eu ensinei que se deve lu-

Mariana, Rosana, Juliana e Junior com a mãe, Regina Célia

tar por algo, ela aprendeu, e com sua própria determinação conquistou o que queria”, diz orgulhosa. A filha sabe que parte do seu sucesso e carisma tem uma origem especial. “Minha mãe é generosa e genuinamente feliz. Quando algo a deixa triste ela não esconde, mas quando está feliz, ela ilumina os ambientes. Ela tem prazer em ajudar, em somar, em se fazer útil. E isso eu tento imitar, sempre. Quero ser tão amada como ela é por todos. Ela é minha grande inspiração”, destaca Juliana.

A beleza evidente da atriz é mais um legado da mãe. Apesar da própria Regina não se considerar uma mulher bela, é nítida a semelhança física entre ela e a filha famosa. “Eu sei que a natureza foi generosa conosco, mas não me considero tão linda assim, acho que fico no meio termo”, concorda, vencida diante de elogios, revelando o que os anos de trabalho não foram capazes de apagar. Hoje, depois de viajar e conhecer alguns lugares que sonhava, Regina se dá

7

ao luxo de tirar uma tarde para bater perna com as amigas pelo shopping ou mesmo ficar em casa, agarrada ao controle remoto. Isso quando não está cuidando das flores, bordando ou costurando. Os três netos Gabriel, Larissa e Pedro são os tesouros da vovó. Aqueles que, assim como ela, dispõem de tempo para partilhar. “Eu sempre achava que era exagero a imagem da avó que enche os netos de mimo, mas é exatamente assim. Agora que não há mais o compromisso de educar os filhos, a gente pode ficar só com a parte boa de curtir as crianças. E é muito bom ser avó, é ser mãe duas vezes”, comenta. E mais um está a caminho. A nora descobriu recentemente que está grávida. “Quando eu contei a novidade para minha mãe, ela ficou surpresa, não estava esperando. Mas logo em seguida veio a felicidade e ela me abraçou, carinhosa como sempre”, lembra Junior. No lar das filhas mulheres, ao menos os netos estão levando a vantagem. “Ainda não temos como saber se o filho do Junior será menino ou menina. O que vier será muito abençoado. A questão é que na minha família sempre teve muita mulher, mas tanta, que dá para formar dois times de futebol”, diverte-se. A comparação não é exagero. Em seu último aniversário, as mulheres montaram uma partida de futebol exclusivamente feminina. E como a animação sempre está presente, o dia das mães de Regina será cercado de muito amor e alegria.


8

Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

Toques Dia das Mães

Para comemorar o Dia das Mães, a Tio Sam de Camboinhas recebe uma exposição de orquídeas e brómélias do Orquidário Binot e do Sítio Estação Verde Bonsai neste domingo (13). Além disso, promove um aulão para as mamães manterem a forma e relaxar. Com atividades holísticas, o Essence terá ioga, pilates e musculação, a partir das 10h30. A academia fica na Rua Professor Florestan Fernandes, 1.625, em Camboinhas. Luiz Ferreira/Divulgação

De olho no clique

Depois de fotografar personalidades do samba, como Diogo Nogueira e Beth Carvalho, Thiago Côrtes colocará em prática a sua especialidade: fotografia de casamento. O fotógrafo será o responsável por registrar os momentos de emoção no casamento do sambista Arlindo Cruz e Babi neste domingo, 13 de maio, em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio. O casal decidiu oficializar a união depois de 25 anos juntos. O evento irá reunir várias personalidades do samba e do meio artístico. Thiago costuma utilizar fotojornalismo em suas fotos de casamento, resgatando o lado artístico da obra. Recentemente ele apresentou os seus trabalhos na Mostrar Centro Sul Casamentos e Festas no Iate Clube Brasileiro, em Icaraí. Ele pertence à Sociedade Fluminense de Fotografia, dá aulas em curso particulares e em oficinas culturais.

Show

Depois de uma temporada longe dos palcos de Niterói, o pianista Marvio Ciribelli faz uma apresentação especial, com seu trio, na academia Oven Fitness, em Icaraí. O show será no dia 12, às 20h30, e servirá como piloto para um projeto cultural inédito, que vai estrear em breve no local. No repertório, arranjos para clássicos de Chiquinha Gonzaga (O Corta Jaca) e Ernesto Nazareth (Apanhei-te Cavaquinho e Brejeiro), para Habanera (Ária da ópera Carmem, de Bizet), além de composições próprias de Marvio. Ingresso: R$20. Academia Oven Fitness: Rua Tavares de Macedo, 233. Telefone: 2710-4928

Decoração e Desenho

O Portal Arquitetura e Cia realiza aula inaugural do Curso de Decoração e Desenho de Interiores nesta segunda-feira (14), às 19h, no prédio do curso ICG, em Icaraí. O curso terá duração de nove meses, abordando conceitos de decoração, estética, materiais construtivos dos móveis, desenho técnico básico, estilos brasileiros e contemporâneos, além de projetos no computador. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no ICG, na Av. 7 de Setembro, 131, Icaraí. Inscrições à vista ganham 15% de desconto. Mais informações: 2619-3387 / 2714-0879 / 7885-5650 / 8702-6788 ou contato@arquitetosecia.arq.br.

Lançamento

O jornalista Sérgio Caldieri lança seu livro “Eternas Lutas de Edmundo Muniz” no próximo dia 18, às 18h, na Câmara Municipal de Niterói. O livro retrata a vida do jornalista, escritor, ex-diretor do Serviço Nacional de Teatro e ex-diretor do jornal Correio da Manhã do Rio de Janeiro, Edmundo Moniz, em comemoração ao seu centenário. Edmundo nasceu em dois de novembro de 1911, em Salvador, e morreu em 1997, no Rio. O evento terá o apoio da Associação Brasileira de Imprensa, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, vereador Renatinho do PSOL, Rafael Greca, José Carlos Sucupira, Luci Fiori e Rose Rogosky.

MODA beneficente

/ ndência outono O melhor da teapresentado por inverno será ldina Modas em , às Fernanda & Aen te, no dia 15O desfile benefic e. s ad iz m A da sa 14h, na Ca o à venda na loja convites estã a Modas, telefoFernanda Aldin , e na Casa da ne: 2714- 41e,812714-7113. Amizad

Promoção

A Rio Beauty Coiffeur oferece, durante todo o mês de maio, coloração INOA L’Oréal por apenas R$130. A tintura é sem amônia e cobre perfeitamente todos os cabelos brancos, sem agredir os fios. Melhor ainda: não tem cheiro e não provoca alergia. Depois de muitos anos de pesquisas, a L’Oréal conseguiu a composição ideal para deixar os cabelos protegidos e sem danos. A Beauty Coiffeur fica na Moreira Cézar, 265, 2° piso, Icaraí. Telefone: 3628 -7445.


Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

9


10

Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

Mostra Centro Sul reúne mercado de festa para noivas e debutantes Fotos: Adriana Oliveira

Ana Barbosa Cerimonial

Cláudio Bastos Gastronomia

Wedy, coordenadora

Cafeteria Bruno Couto

Celebrar Buffet

Terezinha da Matta

Rappanui Gastronomia

Erick Lossy e Cecília Vasconcelos

Casa das Delícias

Fausto e Valéria

Milzana Azevedo

Atelier Silvio Cruz

A VI Mostra Centro Sul, realizada de oito a 10 de maio, no Iate Clube Brasileiro, foi um sucesso. O evento reuniu em um só lugar trabalhos de profissionais do mercado de festas. Vários segmentos estiveram em exposição: fotografia e filmagem, bolo, doces, bem casados e bem comemorados, casas de festa, cerimonial, bufê, vestido de noiva e de festa, calçados finos, penteado, maquiagem, DJs, bebidas finas, iluminação, open bar, dia da noiva, assessoria, decorações, buquês, grinaldas, acessórios, mobiliário, lembrancinhas, convites, entre outros tantos itens necessários para a realização de uma grande festa. Como mimos às noivas, foram realizados sorteios de chá de panela nos três dias, desfiles de estilistas e degustações ao longo do evento. Os idealizadores foram Wedy e Gilberto Estefan. Ela acredita que é importante reunir em um só lugar tudo que se necessita para uma festa completa. ”Niterói é hoje um celeiro de artistas em festas, por isso, é importante que se apresente estes

trabalhos todos os anos, com as tendências em moda festa. Todos têm a opção de realizar seu sonho, sem se preocupar com correrias de última hora. É importante também ressaltar que os profissionais da exposição na Mostra Centro Sul são de extrema seriedade e competentes. Uma tranquilidade para quem busca o mercado”, destacou. Participaram da mostra Cecília Vasconcelos Cerimonial, Claudio Bastos Gastronomia, Buffet el Shaddai, Chezbonbon, Marco Vieira, Nit Conviteria, Docinhos e Doçuras, Milzana Azevedo, Kátia Ferreira, Livete Daflon, Terezinha da Matta, Ana Barbosa, Bem Casado & Co., Bruna Martins Eventos, Casa das Delícias, Flor de Laranjeira, Maria Fernanda Santos, Silvio Cruz, Jaline Pimentel, Fausto e Valéria, Patrícia Siqueira, A. Bier, By Elson, Web Momentos, Sim Eventos, Mônica Dantas, Solana’s, a. Macedo, Buffet Malagueta, Thiago Cortes, Magalhães Eventos, Rappanui Gastronomia, Cais de Icaraí, entre outros grandes profissionais e marcas.

Centro Avançado de Estética Kátia Ferreira

Chez Bonbon

Loft Decor


Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

Circuito ASN de Surf será em maio

Estão abertas as inscrições para a Primeira Etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi/Compão de Surf 2012. O evento, que promete movimentar a comunidade do surfe niteroiense, deve atrair diversos atletas de outras cidades e está agendado para os dias 26 e 27 de maio, na praia de Itacoatiara. As categorias estipuladas pela Associação de Surfe de Niterói neste ano serão Junior (até 18 anos), Open Interno (locais), Senior (acima de 28 anos), Master (acima de 35 anos) e Pro-Am. As outras categorias de base estão mantidas no Circuito ASN Nova Geração. Seguindo uma determinação da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro, o valor da inscrição para as disputas amadoras (Junior, Open, Senior e Master) foi reajustado para R$50. Para a categoria Pro-Am, que oferecerá premiação em dinheiro, o custo é de R$100. As inscrições para os residentes na cidade deverão ser feitas na loja TSN, próximo ao Corpo

de Bombeiros da Região Oceânica. Surfistas de outros municípios deverão fazer reserva de inscrição diretamente com o presidente da ASN, Renato Bastos, através do telefone 84093822 ou 7741-3221. O campeão da categoria Pro-Am viajará pela Qatar Airways para Bali, na Indonésia, e os campeões dos rankings da Open Interno, Senior e Master serão premiados com passagens para o Peru, oferecidas pela Taca Air Lines. Todos os finalistas receberão pranchas, blocos, tênis, roupas e assessórios, além das tradicionais tendas de frutas da Compão e de energéticos Mad Dog (para todos os competidores). Para corrigir alguns pontos em relação ao ano de 2011, a ASN determinou novas regras para a filiação na entidade. Para poder pontuar no ranking, os atletas deverão estar filiados até a primeira etapa. A taxa de anuidade é de R$30 e deverá ser paga junto com a inscrição do campeonato.

Estreante é campeão da Meia Maratona faz um 21 Mais de 700 competidores disputaram, no último domingo (6), a primeira etapa de 2012 da Meia Maratona Faz um 21, organizada pela IMX e patrocinada pela Embratel. Os corredores largaram na Concha Acústica e seguiram pela orla de Niterói até a estação das barcas de Charitas. A novidade deste ano é que um estreante da categoria masculina venceu a prova. Antônio Lima, ao lado do veterano Robson Lima, garantiu o primeiro lugar ao cruzar a linha de chegada de mãos dadas com o parceiro, totalizando um tempo de 1h03min15. “É a primeira vez que corro em Niterói e fico feliz de ter conseguido um bom resultado. Já conheço o Robson do exército, nós treinamos juntos. Que bom que deu tudo certo”, comemorou Antônio. No feminino, Gisele Barros e Marcia Narloch repetiram o resultado de 2010, conquistando o bicampeonato da etapa. As duas somaram um tempo total de 1h17min12, um minuto a frente da dupla segunda colocada. “A prova exige que você corra bem e se

preocupe com a sua dupla. Não adianta ir bem sozinha. É muito bom ganhar mais uma vez aqui”, comentou Gisele. Os prêmios foram de R$ 2 mil para a dupla vencedora, e R$ 1.500 e R$ 500 para os segundos e terceiros colocados, respectivamente. Nova Iguaçu receberá a próxima etapa do evento no dia 17 de junho.

11


12

Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br Fotos: Paola Gama

Tatiana Borges prestigiando a inauguração da multimarcas La Tenure, da advogada Fernanda Freitas, no Tiffany, na Moreira César

A joalheira Ucha Valverde com o promoter Pedro Bonelli na inauguração da La Tenure

Vânia Campolina, Márcia Ribeiro e Luciane Scorzelli no Tiffany

Ana Eliza Roder França e Mônica Pinto prestigiando Fernanda Freitas Adriana AdrianaAlmeida Almeida

top@gazetanit.com.br

A beleza de Tatiana Borges Comunicare/Divulgação

Renata Nigri, da Squasso, com sua filha, Bruna, em clima do Dia das Mães

Fotografia

Ricardo Rapôso, Emir Quinderé, Claudio Brandão e Rosangela Mattosno coquetel da F.Design

O renomado fotógrafo Renato Moreth expõe seu trabalho no Plaza Shopping Niterói até este domingo (13). A exposição Nasce Uma Mãe reúne fotografias sobre mães, filhos e momentos de muito amor. A mostra conta com um texto introdutório da escritora e jornalista Bety Orsini.

Homenagem

O jornalista Pinheiro Junior será homenageado nesta segunda, dia quatorze, a partir das 18 horas, no Plenário da Câmara, com a medalha cultural José Cândido Carvalho. A entrega será feita pelo vereador José Antonio Toro Fernandez, autor da proposta, e contará com a participação especial do cantor Byafra e do violonista e compositor Cássio Tucunduva. Eles apresentarão em primeira audição a canção “Olga”.

As irmãs Adriana e Angella Vassallo na inauguração do Curso Timing, no Tiffany

Matheus Bastos e Bruna Lima de Figueiredo, no Queen, no Jardim Icaraí


Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

Indústria do Rio apresenta crescimento A difícil arte de escolher

De certa forma, todos nós fomos atropelados positivamente pelas mudanças ocorridas recentemente no mercado financeiro. O corte provocado pelo governo nas taxas de juros, praticadas nos bancos oficiais, alterou o patamar de negociação dos novos empréstimos e possibilitou a renegociação de algumas dívidas antigas, inclusive nos demais bancos. Além disso, as mudanças nas regras de remuneração da poupança abriram espaço para a taxa básica de juros (taxa SELIC) continuar caindo sem as limitações da lei que criou a poupança. Diariamente fazemos várias escolhas quase que naturalmente: qual roupa vestir; qual caminho escolher para levar as crianças ao colégio ou para ir ao trabalho; o que fazer para o almoço ou em qual restaurante almoçar; e assim por diante. E as escolhas financeiras onde ficam em sua vida? É complicado. Ou você nem pensa nisso? As escolhas de hoje definem a sua vida amanhã, esteja certo disso! Portanto, se você está endividado, está na hora de reavaliar a situação, fazer algumas contas e se planejar para aproveitar a redução das taxas cobradas em seu banco e até mesmo verificar os juros cobrados em outros bancos. Porém, você pode não se enquadrar no perfil de quem pagará a taxa mínima divulgada nos comercias de TV e jornais. Em alguns casos, esses empréstimos em condições especiais exigem que o cliente tenha um relacionamento antigo com o banco, tenha dinheiro aplicado e títulos de capitalização e, por último, não tenha outras dívidas. Caso você faça parte do seleto grupo dos que conseguem guardar um dinheirinho todo mês, você também terá que avaliar suas escolhas daqui pra frente. Você se pergunta: qual é o melhor produto de investimento? Mas a pergunta que deveria fazer é: qual é o produto de investimento melhor para o meu perfil de investidor? Atualmente, os bancos são obrigados a disponibilizar um questionário chamado “Análise de Perfil de Investidor” (API), que busca identificar a situação financeira, a experiência em investimentos, a idade, os objetivos pessoais, os prazos das aplicações e o nível de aversão ao risco. A análise combinada desses dados gera a classificação básica do perfil de risco dos investidores: conservador (busca segurança em seus investimentos), moderado (aceita correr um pouco de risco para ter rendimentos acima da inflação) ou arrojado/agressivo (aceita correr mais risco no médio e longo prazo). Depois de conhecer o seu perfil de risco como investidor, ainda é preciso avaliar outros aspectos importantes: o produto certo para o seu perfil, a tributação de cada aplicação, seu objetivo de investimento, a taxa de administração dos fundos, sua experiência em investimentos e o risco do investimento oferecido pelo seu banco. Boa semana! Denise Estrella, é instrutora e planejadora financeira

O setor industrial apresentou avanço de 11,7% na geração de empregos na Região Metropolitana, de acordo com estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Outra pesquisa, realizada pela Federação das Indústrias do Estado (Firjan), mostra o bom momento da economia fluminense. Segundo o levantamento, foram abertos 4.516 novos postos de trabalho este ano, na indústria do Estado do Rio, contra 3.751 vagas oferecidas no mesmo período do ano passado. O resultado expressivo ficou a cargo da indústria da transformação, setor que melhorou o nível de contratações, gerando 3.323 vagas formais, mais 1.992 do que no ano passado. De acordo com a Firjan, o saldo de geração de empregos no Estado do Rio alcançou considerável aumento no primeiro trimestre de 2012. Foram geradas, em território fluminense, 27.487 novas vagas formais, resultado acima do verificado no mesmo período de 2011. O setor da Construção Civil também atingiu crescimento recorde: 17.443 novas vagas, superando a marca de 2008. “O Rio de Janeiro nunca viveu um momento como este. São vários projetos em andamento em todo o estado. A Copa do Mundo, as Olimpíadas, o Arco Metropolitano, o Comperj, o Porto do Açu são alguns exemplos. O pré-sal também fomentou a indústria naval, com a geração de centenas de emprego”, comentou o secretário de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter.

ANUNCIE AGORA 3619-1800 @gazetanit

13


14

Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

Arte & Espetáculo

artes@gazetanit.com.br Teatro

TEATRO

Matéria. Com Lúmini Cia. de Dança. A montagem mistura coreografias e efeitos especiais em duas e três dimensões. No palco, os bailarinos se tornam invisíveis através de jogos de luzes, projetando movimentos que incorporam figuras geométricas. Até 27/5. Teatro Eduardo Kraichete: Avenida Roberto Silveira, 123 – Icaraí. Tel.: 2710-1549. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h. R$ 60. Classificação: 12 anos. Amor Confesso. Com Claudia Ventura e Alexandre Dantas. Baseada em oito contos do jornalista Arthur Azevedo, a peça traz trinta personagens passam pela dúvida de casar ou não casar. Até 20/5. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h. R$ 40. Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de Novembro, 35 – Centro. Tel.: 2620-1624. Classificação: 10 anos. Mais que Dilmais. Com Gustavo Mendes. O comediante mineiro interpreta textos em formato stand-up comedy, piadas, performances musicais e esquetes onde Alcione, Roberto Carlos e Ana Carolina aparecem em situações engraçadas, além da impagável imitação da presidente Dilma Rousseff. Todas as quintasfeiras. Até 24/5, às 21h. Teatro Eduardo Kraichete: Avenida Roberto Silveira, 123 – Icaraí. Tel.: 2710-1549. R$ 40. Classificação: 12 anos.

Em pé, cantando e dançando De volta ao palco do Teatro Abel, Marcos Vera, que interpreta o personagem Soluço no humorístico “Zorra Total”, da TV Globo, dá um passo além da comédia em pé. No show “Falando a Veras”, o ator incorpora músicas e imitações ao formato stand-up comedy, parodiando artistas do quilate de Daniel, Tim Maia e João Bosco. Há ainda espaço para personagens hilários como Jonas, o pintor de parede que sonha em ser cantor de funk; Galigodério Nicomedes Arakaki Santana, um pastor sempre preocupado com o próximo depósito do dízimo; e Toinho, um nordestino que saiu do interior do Ceará para tentar a vida no Rio. O espetáculo segue temporada até 13/5. Teatro Abel: Rua Mário Alves, 2 – Icaraí. Tel.: 2621-9500. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h. R$ 60. Classificação: 14 anos.

Projeto Te Conto em Cena. Com Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (Nepac). Os atores interpretam, entre os meses de abril e maio, adaptações teatrais de seis contos de Machado de Assis. Nessa segunda leva, as histórias são “A Cartomante”, “Missa do Galo” e “O Espelho”. Até 25/5. Sexta (11/5), às 21h. Solar do Jambeiro: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos. Tel.: 2109-2222. R$ 40. Classificação: 12 anos. Encontro com Machado de Assis & Arthur Azevedo. Com Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (Nepac). Os atores expõem, através do olhar crítico dos autores, as transformações geradas pelo conflito entre as legislações recém-criadas e os costumes herdados de uma cultura ainda imperial. O percurso é conduzido por músicas da época, como “Brasileirinho” e “Ó Abre-Alas”. Até 24/5. Quintas, às 19h30. Solar do Jambeiro: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos. Tel.: 2109-2222. R$ 40. Classificação: Livre. Infantil

INFANTIL

Suriléa Mãe-Monstrinha. Com Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (NEPAC). Numa crise de nervos provocada pelas filhas, Suriléa desabafa com sua imagem no espelho e atrai o seu duplo virtual para a vida real, transformando-se numa monstrinha com quatro braços, quatro pernas e duas cabeças. Até 13/5. Sábado e domingo, às 16h. Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de Novembro, 35 – Centro. Tel.: 2620-1624. R$ 40. Classificação: Livre. As Aventuras de Nina e Atomito. Com Lúmini Cia. de Dança. Nina, uma menina sonhadora, esperta e muito curiosa, irá descobrir, com seu amigo imaginário, toda a magia da química, divertindo-se com a fosforescência e a fluorescência. Até 27/5. Sábado e domingo, às 17h. Teatro Eduardo Kraichete: Avenida Roberto Silveira, 123 – Icaraí. Tel.: 2710-1549. R$ 30. Classificação: Livre.

Paulinho Guitarra. Comemorando 40 anos de carreira, o instrumentista lança o CD “Romantic lovers”, com influências que vão da surf music ao jazz, passando por Beatles, Rolling Stones e Jimmy Hendrix. Sábado (12/5), às 21h. Auditório do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC): Mirante da Boa Viagem, s/ nº. R$ 30. Classificação: Livre. Duos e Árias de Óperas Famosas. Os sopranos Paloma Lima e Gisele Diniz, acompanhadas do pianista Edilson Leal, interpretam as óperas “L’amico Fritz (Siciliana Mercè, Dilette Amiche)”, de Giuseppe Verdi, e “La Bohème (Mi Chiamano Mimi)”, de Giacomo Puccini. Terça (15/5), às 19h. Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de Novembro, 35 – Centro. Tel.: 2620-1624. Gratuito. Classificação: Livre. Samba Social Clube. A rádio MPB FM comemora cinco anos do programa, promovendo uma roda de samba comandada por Monarco, Sombrinha e Moyses Marques. Sábado (12/ 5), às 22h. R$ 30. Bar do Meio: Rua Almirante Tamandaré, 810 – Piratininga. Tel.: 2619-2505. Classificação: 18 anos. Ideia Sertaneja. O projeto terá, nesta edição comemorativa de um ano, shows das duplas sertanejas Anderson e Emerson e Fabiano e Bonatto. Sábado (12/5), a partir das 22h. Sítio Pinheiro: Rua Domamede, nº 230 - Laranjal, São Gonçalo. R$ 20 (homem) e R$ 10 (mulher). Classificação: 18 anos. Exposição EXPOSIÇÃO Nuestro Sitio. Com obras de artistas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador e Paraguai, a exposição foca as tensões ideológicas, os fluxos migratórios, o consumo e o mercado sul-americano. Até 24/6. Terça a domingo, das 10h às 18h. Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC): Mirante da Boa Viagem, s/ nº. Tel.: 2620-2400. R$ 6 (na quarta, é gratuito). Classificação: Livre.

João e Maria. Com Grupo Papel Crepon. Na versão, escrita e dirigida por Eduard Roessler, o pai de João e Maria, viúvo, decide se casar novamente. Maria, que acredita em contos de fadas, se assusta ao saber que vai conviver com uma madrasta. Assim, ela e o irmão fogem de casa, deixando uma trilha de pães para demarcar o caminho. Na floresta, porém, eles encontram a casa de doces e a Fada Açucarada. que, na verdade, é uma bruxa má. Até 20/5. Sábado e domingo, às 17h. Teatro Abel: Rua Mário Alves, 2 – Icaraí. Tel.: 2621-9500. R$ 40. Classificação: Livre. Música

MÚSICA

Robson Farah. O cantor, compositor e guitarrista apresenta o show da turnê “Andar nas Nuvens”, onde interpreta canções dos seus dois álbuns, além de releituras de “Paciência”, de Lenine; “Andar com Fé”, de Gilberto Gil; “Armazém”, de Ana Carolina; e “Amor de Índio”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos. Quarta (16/5), às 20h. Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de Novembro, 35 – Centro. Tel.: 2620-1624. R$ 20. Classificação: Livre.

Caricaturas em Pastel Seco do Caricaturista Dan. A mostra reúne 22 caricaturas do artista niteroiense, o único do Brasil a utilizar a técnica em pastel seco sobre canson. Entre os célebres rostos, estão Ronaldinho Gaúcho, Oscar Niemeyer, Edmundo, Xuxa e Roberto Carlos. Até 31/5. Centro Cultural Abrigo de Bondes: Rua Marquês do Paraná, 100 - Centro. Tel.: 2620-8169. Terça a sexta, das 11h às 17h, e sábado, das 12h às 16h. Gratuito. Classificação: Livre. Geometria da Cor. O artista Walney de Almeida manipula a madeira, aplicando cortes ousados para a formação de relevos atraentes e compondo um belo conjunto de formas geométricas. Até 3/6. Centro Cultural Paschoal Carlos Magno: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí. Tel.:2610-5748. Segunda-feira, das 13h às 17h; terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 15h. Gratuito. Classificação: Livre. Olhares Primaveris. A exposição mostra obras criadas por computação gráfica de 17 alunos da Pós Graduação em Técnicas de Representação Gráfica, da Escola de Belas Artes da UFRJ. Até 28/5. Sala José Cândido de Carvalho: Rua Presidente Pedreira, 98 - Ingá. Tel.: 2621-5050. Segunda a sexta, das 9h às 17h. Gratuito. Classificação: Livre.

CINEMA Cinema Paraísos Artificiais. Com Nathalia Dill e Luca Bianchi. Através de sua melhor amiga, Lara, Érika conhece Nando numa rave. Os três vivem um intenso triângulo amoroso, mas o destino os separa. Anos depois, Nanda e Érika se reencontram. Bay Market (Sala 2) 14h10 | 18h40. R$ 10 (qua.); R$ 11 (seg., ter. e qui.; sex. a dom. e feriados até 17h), R$ 13 (sex. a dom. e feriados após 17h), R$ 17 (seg. a qui., na sala 3D) e R$ 20 (sex. a dom. e feriados, na sala 3D). Box Cinemas São Gonçalo Shopping (Sala 5) 14h40 | 17h. R$ 10 (seg. e qua.), R$ 12 (ter. e qui.), R$ 16 (sex. a dom. e feriados), R$ 16 (qua. na sala 3D), R$ 18 (seg., ter. e qui., na sala 3D) e R$ 21 (sex. a dom. e feriados, na sala 3D). Cinemark Plaza Shopping (Sala 5) 17h30 | 19h50 | 21h15. R$ 16 (qua.; seg., ter. e qui. até 17h), R$ 18 (seg., ter. e qui. após 17h); (sex. a dom. e feriados até 17h), R$ 21 (sex. a dom. e feriados após 17h), R$ 20 (qua. na sala 3D), R$ 22 (seg. a qui., na sala 3D) e R$ 24 (sex. a dom. e feriados, na sala 3D). Classificação: 16 anos. Os Vingadores. Com Robert Downey Jr. e Samuel L. Jackson. Quando um inesperado inimigo ameaça o mundo, Nick Fury, diretor da Shield, recruta os maiores heróis da atualidade: Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra. Bay Market (Sala 3) 14h50 | 17h40 | 20h30. (Sala 4) 14h20 | 17h10 | 20h. R$ 10 (qua.); R$ 11 (seg., ter. e qui.; sex. a dom. e feriados até 17h), R$ 13 (sex. a dom. e feriados após 17h), R$ 17 (seg. a qui., na sala 3D) e R$ 20 (sex. a dom. e feriados, na sala 3D). Box Cinemas São Gonçalo Shopping (Sala 1) 14h30 | 17h35 | 20h40. (Sala 7) 14h | 16h50 | 19h40. (Sala 8) 13h | 15h50 | 18h40 | 21h30. R$ 10 (seg. e qua.), R$ 12 (ter. e qui.), R$ 16 (sex. a dom. e feriados), R$ 16 (qua. na sala 3D), R$ 18 (seg., ter. e qui., na sala 3D) e R$ 21 (sex. a dom. e feriados, na sala 3D). Cinemark Plaza Shopping (Sala 2) 12h30 | 15h40 | 18h50 | 22h. (Sala 6) 13h | 16h | 19h10 | 22h20. R$ 16 (qua.; seg., ter. e qui. até 17h), R$ 18 (seg., ter. e qui. após 17h); (sex. a dom. e feriados até 17h), R$ 21 (sex. a dom. e feriados após 17h), R$ 20 (qua. na sala 3D), R$ 22 (seg. a qui., na sala 3D) e R$ 24 (sex. a dom. e feriados, na sala 3D). Classificação: 12 anos. Anjos da Lei. Com Channing Tatum e Jonah Hill. Dois jovens policiais atrapalhados infiltram-se em escolas para combater a delinquência juvenil. Bay Market (Sala 2) 16h15 | 21h30. R$ 10 (qua.); R$ 11 (seg., ter. e qui.; sex. a dom. e feriados até 17h), R$ 13 (sex. a dom. e feriados após 17h), R$ 17 (seg. a qui., na sala 3D) e R$ 20 (sex. a dom. e feriados, na sala 3D). Box Cinemas São Gonçalo Shopping (Sala 2) 18h55 | 21h20. R$ 10 (seg. e qua.), R$ 12 (ter. e qui.), R$ 16 (sex. a dom. e feriados), R$ 16 (qua. na sala 3D), R$ 18 (seg., ter. e qui., na sala 3D) e R$ 21 (sex. a dom. e feriados, na sala 3D). Cinemark Plaza Shopping (Sala 1) 11h30 | 15h50 | 18h30 | 21h10. R$ 16 (qua.; seg., ter. e qui. até 17h), R$ 18 (seg., ter. e qui. após 17h); (sex. a dom. e feriados até 17h), R$ 21 (sex. a dom. e feriados após 17h), R$ 20 (qua. na sala 3D), R$ 22 (seg. a qui., na sala 3D) e R$ 24 (sex. a dom. e feriados, na sala 3D). Classificação: 16 anos.


Passatempo

Semana de 12 a 18 de maio de 2012 | www.gazetanit.com.br

15



Gazeta Niteroiense • Edição 39