Issuu on Google+


Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013

Local

2

www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

www.climatempo.com.br

Comissão Especial do Caso Macedo é prorrogada por mais 90 dias Sérgio Gomes

A Comissão Especial de Investigação, criada para apurar possíveis atos de desvio administrativo e quebra de decoro parlamentar, cometidos pelo vereador Carlos Macedo (PRP), teve o prazo para conclusão dos trabalhos prorrogado por mais 90 dias. Durante a sessão plenária da quarta-feira (30), com duração de quase cinco horas, a maioria dos vereadores decidiu aprovar o requerimento 287/2013, de autoria do presidente da Comissão, Renato Cariello (PDT), que pedia a prorrogação. A denúncia feita pelo relator da Comissão, Paulo Eduardo Gomes (PSOL) foi rejeitada, por ora, em decisão do plenário. Segundo Renato Cariello o documento final do relator não foi conclusivo e há necessidade de convocar Carlos Macedo e os funcionários de seu gabinete investigados pela Justiça. “O relatório não foi submetido aos demais membros da Comissão durante a elaboração e apresenta brechas em sua formulação, que podem dar margem para futuros questionamentos por parte dos advogados do investigado. A não liberação do conteúdo total dos autos do processo pelo Mi-

nistério Público, o pedido para que não fossem revelados ao público, nem mesmo o pouco que nos foi permitido ter acesso, e o pouco tempo que todos os vereadores tiveram para analisar o documento, contribuíram para meu pedido de prorrogação”, explicou Cariello. Antes o relator fez a leitura da sua denúncia com base nos indícios apontados por ele, sendo rejeitada por ser considerada “inconclusiva”. Votaram a favor da denúncia cinco vereadores

e contrários 13. Um vereador se absteve de votar. Os vereadores que votaram pela prorrogação alegaram na justificativa de voto que a prorrogação vai permitir que mais documentos sejam requisitados, que os envolvidos possam ser ouvidos e que o conjunto dos vereadores tenham amplo acesso ao relatório final. Após a rejeição da denúncia a bancada do PSOL retirou-se do plenário e o pedido de prorrogação foi aprovado por unanimidade entre os presentes.

Direito à intimidade’ é tema de palestra na OAB Niterói A Associação Teixeira de Freitas, com o apoio da OAB Niterói, promove palestra sobre o tema “Direito à Intimidade” no dia 5 de novembro, a partir das 18 horas. Será realizado no auditório da OAB Niterói, no Centro, com a participação do professor Gilberto de Carvalho, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e do psicanalista e médico Marco Antônio de Oliveira Cabral, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Será atribuída carga horária para os alunos de Direito.

www.gazetanit.com.br contato@gazetanit.com.br Tel. 21 3619-1800 COMERCIAL: comercial@gazetanit.com.br O jornal GAZETA NITEROIENSE conta com distribuição gratuita e ênfase de circulação nos locais mais frequentados de Niterói em mais 200 pontos de distribuição na cidade. Possuímos mala direta online com mais de 15 mil e-mails cadastrados ativos, estimando-se que, em média, o periódico venha atingir até 50 mil leitores por edição.

Acervo de vídeos da Câmara amplia acesso à informação Possibilitar que qualquer cidadão tenha um acesso ainda mais amplo à Câmara Municipal de Niterói (CMN). Esta é a premissa do Projeto de Resolução 024/2013, do vereador Leonardo Giordano (PT), que cria um canal legislativo com um acervo de vídeos gravados das sessões plenárias, a ser incluído no site oficial da Casa. De acordo com o autor da proposta, além de o projeto vir ao encontro de prerrogativas históricas - como o orçamento participativo -, consolida, na prática, a Lei de Acesso à Informação, que garante a divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações. “Defendemos que o povo participe de todos os debates sobre assuntos de nosso município” disse. As sessões plenárias da CMN podem ser acompanhadas em tempo real, às terças, quartas e quintas-feiras pelo portal http:// camaraniteroi.rj.gov.br/ . Acompanhe também a tramitação deste projeto em http:// migre.me/gt2iW.

Paulo Bagueira e Renatão do Quilombo

Betinho (SDD) e Renatão do Quilombo (PSOL) assumem na Câmara Dois novos suplentes foram empossados como vereadores na tarde desta segunda-feira (04/11) pelo presidente Paulo Bagueira (SDD). Alberto Luiz Guimarães Iecin, o Betinho, do Solidariedade (SDD); e José Renato Gomes da Costa, o Renatão do Quilombo, do PSOL. Betinho assume em lugar de Tânia Rodrigues (PDT), que pediu licença para ocupar a Coordenadoria Municipal de Acessibilidade; e Renatão ocupa a vaga deixada por Paulo Eduardo Gomes (PSOL), que foi participar de evento político na Europa, ficando fora do Legislativo pelo menos durante 30 dias. Com a nova movimentação o SDD passa a ser a maior bancada da Casa, com quatro votos. Betinho, 46 anos, é Economista, casado e pai de três filhos. Foi presidente da extinta Niterói Trânsito e Transportes (Niter) durante o governo passado. Na última eleição obteve 2.793 votos pela legenda do PDT. “Minha meta é focar a prática esportiva como instrumento de ressocialização das crianças e dos jovens. Aqui em Niterói comecei o projeto Viva Vôlei com sete crianças e hoje atende a mais de 15 mil em todo o país”, disse Be-

tinho. É a segunda vez que assume como vereador. Já Renatão do Quilombo, também aos 46 anos, é iniciante no Legislativo. Ele assume pela primeira vez com compromisso de olhar para o social. “Meu avô foi escravo e veio do Sergipe para trabalhar na Fazenda Engenho do Mato, na Região Oceânica, na década de 20. Após a falência da fazenda, em 1948, ele recebeu um pedaço de terra no Engenho do Mato e três mil mudas de banana. Hoje já estamos na quinta geração da família”, conta Renatão. “Receber dois novos companheiros é muito positivo. Substituir Tânia e Paulo Eduardo não é tarefa das mais fáceis, mas ambos terão de todos os funcionários, do conjunto dos vereadores e da Presidência da Casa em particular, o apoio necessário para o bom desempenho de suas funções”, ressaltou Bagueira. Participaram da posse conjunta no Gabinete da Presidência, além de amigos e familiares dos dois novos vereadores, os colegas Milton Cal (PP), Andrigo de Carvalho (SDD), Bruno Lessa (PSDB), Luiz Carlos Gallo (PROS) e Henrique Vieira (PSOL).

EXPEDIENTE Gazeta Niteroiense. Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo Editora: Bárbara Marques. Repórter: Alexandre Brasil E-mail: contato@gazetanit.com.br. Tel/fax: (21) 3619-1800. Para anunciar: comercial@gazetanit.com.br ou ligue (21) 3619-1800 Na Internet em www.gazetanit.com.br. No Twitter @gazetanit. No Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense. Colaboradoradores: Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal.

A Gazeta Niteroiense é uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME. Endereço: Rua da Conceição, 137, sala 415, Centro - Niterói - RJ - CEP 24020-085. Distribuição gratuita.


Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013

Local

www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

Prefeitura reordena o Centro com operação Calçada Livre A Prefeitura de Niterói iniciou nesta semana a primeira etapa da Operação Calçada Livre no Centro da cidade. A ação de reordenamento urbano foi realizada na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, a principal da cidade. A Guarda Municipal emitiu 20 multas por estacionamento irregular e oito veículos foram removidos. O Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) notificou nove estabelecimentos comerciais, incluindo bancas de jornais que vendiam cerveja. A NitTrans rebocou oito carros e 16 motocicletas por estarem estacionados em locais proibidos. Ao menos 49 motoristas foram notificados pelo órgão. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos informou que a equipe de abordagem social do Centro de Referência Especializado

para População em Situação de Rua (Centropop) fez o acolhimento de 18 usuários. Eles foram encaminhados para acompanhamento da equipe técnica dos serviços ofertados pela Assistência Social e pela Saúde. Além do estacionamento irregular e abuso de pro-

Rodrigo Neves e Moreira Franco discutem transtornos das rotas de aviões O prefeito Rodrigo Neves se reuniu na última semana com o ministro da Secretaria da Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, no Solar do Jambeiro, no Ingá. No encontro, o prefeito apresentou ao ministro os mesmos documentos que enviou recentemente para a Infraero e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) com relação às rotas de aviões que pousam no aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. Nos ofícios, Rodrigo Neves solicitou a revisão de manobras na rota de voos sob argumento que o barulho das aeronaves estão causando transtornos para moradores de Niterói, especialmente nos bairros do Ingá, Icaraí, Boa Viagem e São Francisco. Além disso, alertou sobre os danos ao meio-ambiente, principalmente para a fauna e flora da região.

Moreira Franco disse que vai analisar a demanda da Prefeitura de Niterói para tomar providências. “Vou tomar conhecimento do assunto e buscar uma solução técnica que permita a aterrissagem no Santos Dumont sem que ocorra transtornos para a população. Eu e o prefeito somos dois companheiros que estamos no mesmo projeto, que é de melhorar de maneira consistente e sustentável a qualidade de vida de Niterói”, disse.

paganda, os agentes da Prefeitura coibiram também a atuação dos ambulantes irregulares e instalaram um novo plaqueamento em ambos os lados da via definindo os locais permitidos para o estacionamento. A ação começou no início da Amaral Peixoto, na Praça

das Águas, indo até a Praça Arariboia. Ao todo, 70 funcionários da Secretaria de Ordem Publica (Seop) participaram da operação que contou com 10 viaturas de apoio. A NitTrans atuou com 15 agentes, além de seis reboques.

3

Prefeito reafirma compromisso de inaugurar mergulhão no aniversário da cidade O prefeito Rodrigo Neves fez uma nova visita às obras do mergulhão da avenida Marquês do Paraná, no Centro, na última semana e reafirmou seu compromisso de inaugurar a via no dia 22 de novembro, quando se comemora o aniversário da cidade. Neves anunciou a conclusão de mais uma importante etapa da obra: a colocação de 285 estacas-raízes, que não estava prevista no projeto original. Essas estacas, segundo ele, são uma espécie de grampos, com 15 metros de profundidade que vão segurar o solo do mergulhão e evitar que o piso suba quando pressionado pelo lençol freático. Ao lado do vice-prefeito Axel Grael, de secretários e vereadores, o prefeito percorreu parte do mergulhão no piso em concreto por onde passarão os carros. A concretagem, segundo ele, foi iniciada há 25 dias e, em duas semanas, deverá estar concluída. Em seguida, será iniciada a parte final da obra, o acabamento. De acordo com Rodri-

go Neves, para dar mais segurança à obra, está sendo colocado o dobro da concretagem do projeto original. Cerca de 95 metros de pista já foram concretados e outros 80 já estão em andamento. O mergulhão terá cerca de 300 metros de extensão, sendo 150 metros do túnel e 75 metros de cada rampa. O prefeito destacou também outras medidas, que não estavam no projeto original, para reforçar as estruturas do mergulhão, como a instalação de tirantes e a injeção de cimento-líquido, chamada de jet grouting. “Essa obra será um grande presente para a nossa cidade, que conviveu durante anos com esse enorme passivo. A obra vai melhorar muito a circulação e a mobilidade. Com a mão reversível na Roberto Silveira, implantada há três meses, vamos ter uma redução grande para quem desce da ponte e segue em direção a São Francisco. Em dezembro de 2012, se levava 50 minutos. Com o mergulhão, o trajeto será feito em 10 minutos”, disse.


4

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013

Geral

www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

Bairro Novo investe mais de R$ 280 milhões em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí Vice-governador Pezão vistoriou as obras do programa nessas três cidades

Revitalização da atividade pesqueira de Jurujuba é tema de reunião Desenvolvimento Regional ouve sugestões para obras no bairro A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional realizou, no último dia 30, na Imprensa Oficial, a primeira reunião sobre o projeto de revitalização da atividade pesqueira de Jurujuba. Representantes de 43 instâncias executivas dos governos federal, estadual e municipal e de concessionárias públicas que possuem relação com a área de estudo compareceram ao encontro. Através da metodologia de participação coletiva aplicada pelo consórcio Campo-Fábrica, responsável pela execução do projeto, a secretaria estadual pretende coletar informações e sugestões que possam minimizar os conflitos de ocupação no local e permitir adequações urbanas, aliadas à recuperação da pesca tradicional existente no bairro. Todos os presentes mostraram-se bastantes motivados com a proposta. A região estudada inclui o Morro do Lazareto (Cascarejo), Travessa dos Maricultores, Morro do Pau Ferro, Morro do Morcego (Brasília) e a Praia de

Eva. Ao todo, 800 famílias residem nas localidades. Serão programadas uma série de reuniões para ouvir os representantes de moradores, comerciantes e pescadores do bairro. - Nesta reunião, vamos ouvir os técnicos da prefeitura e de outras secretarias de Estado para conhecer os possíveis projetos já existentes para o local. Também convidamos órgãos federais, alguns deles ligados ao patrimônio histórico e meio ambiente, para entender sua relação com este espaço. Queremos saber também como funciona a atuação das concessionárias públicas no local. Esse conjunto de informações irá nos permitir elaborar um projeto harmonioso, bom para todas as partes, especialmente o morador – explica o subsecretário de Estado Carlos Krykhtine. O projeto de revitalização da atividade pesqueira de Jurujuba vai proporcionar aos pescadores e moradores do local, melhorias na infraestrutura urbana e, especialmente, nos locais de desembarque e abastecimento de pescado. Em princípio, são indicadas a instalação de atracadouros e guinchos, depósitos de barcos e redes, além de locais para manipulação e armazenamento do pescado.

O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, e o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, vistoriaram, nesta sexta-feira (1/11), obras do programa Bairro Novo em ruas de três cidades do Leste da Região Metropolitana: Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. São obras que representam investimentos do estado de mais de R$ 280 milhões que vão permitir pavimentação e urbanização de 441 ruas em 22 bairros. Pezão acompanhou o andamento dos trabalhos em alguns bairros, onde muitas ruas já estão recebendo asfalto. Os serviços prosseguem em outras vias e novas frentes de obras vão sendo abertas com a execução de terraplenagem, drenagem e colocação de meio-fio e calçada.

Felipe Peixoto visita às obras do programa na Região Oceânica O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, acompanhou na manhã desta sexta-feira (1/ 11), com o vice-governador Pezão, as obras do programa Bairro Novo em andamento em Piratininga. Juntos, eles participaram também do lançamento da segunda etapa do projeto no Bairro Peixoto, ambos na Região Oceânica. Para Felipe Peixoto, este

é um momento muito importante, esperado há anos pelos moradores da Região Oceânica. “A Região Oceânica tem muita representatividade em Niterói, e precisa dessa estrutura. É um local muito especial. E depois de resolvido o problema de água e esgoto, chegou a vez da urbanização. Vamos deixar o bairro do jeito que ele merece”, afirmou o secretário. O vice-governador Pezão destacou que, desde o processo de estudo da área até o lançamento do projeto, foi um pouco mais de um ano

de espera. “Quem mora ou frequenta a Região Oceânica sabe o quanto a localidade merece este investimento, que vai beneficiar em muito a vida de todos. Niterói está no rumo certo”, disse Pezão. O programa Bairro Novo é um projeto do Governo do Estado, e vai beneficiar mais de 140 ruas da Região Oceânica. Em Piratininga, serão urbanizadas 27 vias com investimento da ordem de R$ 80 milhões. O evento contou com a presença do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; vereadores e outras autoridades.

Estado do Rio leva produção de artesãos de comunidades pesqueiras para Feira do Lavradio A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) inaugura nesse sábado, dia 2, uma barraca para exposição e comercialização de peças produzidas por artesãos de comunidades pesqueira em diversas regiões do estado. A estreia será com produtos da Associação Mulheres do Salgueiro, do município de São Gonçalo, que investem na criação de bolsas, cintos e outras peças feitas do couro da tilápia, parte normalmente descartada do pescado. O secretário Felipe Pei-

xoto explica que o projeto permitirá a artesãos ligados à pesca mostrarem os trabalhos diferenciados e inovadores que produzem. “A ideia é divulgar um pouco do

muito de arte que é produzida no estado tendo como matéria-prima produtos descartados (como o couro da tilápia e escamas de tainha, corvina e outros pescados),

e assim abrir mais frentes de trabalho para os artesãos”, explica o secretário, que acompanhará a inauguração da barraca na Feira do Lavradio às 10h desse sábado. Para selecionar os expositores, a Sedrap iniciou há dois meses levantamento de artesãos ligados à pesca, já tendo cadastrado produtores de algumas comunidades de Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio, São João da Barra e Nova Iguaçu. A inclusão da Sedrap na Feira é resultado de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.


Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013

Cidade

www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

5

Barcas

Novaestaçãodobraacapacidadedepassageiros Espaço climatizado e embarque mais rápido são os principais benefícios para os usuários

Rio tem trânsito complicado no primeiro dia sem Perimetral Agência Brasil

Os motoristas que tentaram chegar ao centro da cidade na manhã de hoje (4) enfrentaram congestionamento e dificuldades durante o primeiro dia útil de interdição definitiva do Elevado da Perimetral, na zona portuária. Devido aos diversos pontos de retenção no trânsito registrados pela manhã, muitos passageiros desceram dos ônibus e completaram o trajeto a pé. De acordo com a prefeitura, mais de 300 funcionários estão trabalhando para organizar o trânsito no centro do Rio. Logo no início da manhã, um vazamento de água da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e uma manifestação de funcionários do Consórcio Porto Novo complicaram ainda mais o trânsito na Avenida Rodrigues Alves, na zona portuária, uma das principais alternativas com o fechamento da

Perimetral. Os trabalhadores do consórcio fizeram uma passeata reivindicando melhorias salariais. Muitos veículos optaram pela Via Binário do Porto, inaugurada no último sábado (2), por onde o tráfego era intenso, mas fluiu normalmente. De acordo com um boletim do Centro de Operações da prefeitura, uma via alternativa foi implantada para retirar da Avenida Rodrigues Alves o “fluxo de ônibus intermunicipais com destino ao Terminal Américo Fontenelle, ao lado da estação ferroviária Central do Brasil e dos veículos que seguem em direção ao Elevado 31 de Março e ao Túnel Santa Bárbara”. “O trajeto paralelo à Binário começa na Rua Cordeiro da Graça e vai até a Avenida Venezuela. Em direção ao Viaduto do Gasômetro, a rota se inicia na Avenida Barão de Tefé / Rua Sacadura Cabral e dá

acesso à Avenida Francisco Bicalho pela Rua General Luis Mendes de Moraes”, diz o boletim. Para atravessar a Baía de Guanabara, muitos passageiros optaram pelas barcas. Segundo a concessionária CCR, que administra as barcas, foi registrado um aumento de 36% no movimento na Estação Charitas, 30% na Estação Araribóia, ambas em Niterói; e 16% na Ilha do Governador. Já a Supervia informou, em nota, que, até as 9h, foram registrados 10 mil embarques a mais nos trens do que o registrado normalmente. A concessionária está com um planejamento especial, com trens extras e expressos em todos os ramais. Após diversos testes de interdição, o Elevado da Perimetral foi fechado definitivamente e teve alguns trechos demolidos no último sábado (2). No próximo dia 17, a via será implodida.

A primeira fase da estação Praça Arariboia, em Niterói, foi inaugurada no sábado (26/10). A parceria entre o Governo do Estado e a CCR Barcas proporcionou novas instalações, com mais conforto, além de agilizar o serviço de entrada de passageiros. O espaço conta com arcondicionado e 24 modernas roletas com leitura de cartão magnético, que atenderão a quatro mil usuários, o dobro da capacidade anterior. Um sistema de moni-

toramento, composto por 18 câmeras conectadas ao Centro de Controle Operacional da concessionária, foi instalado no local. Com a inauguração da primeira etapa da nova estação, o antigo salão será fechado para obras da segunda fase ainda este mês. As intervenções irão elevar a capacidade para oito mil passageiros. A segunda fase está prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2014. A área foi readquirida pela Secretaria de Transportes e cedida à CCR para ampliação do terminal. Para a usuária Roseli de Oliveira, de 41 anos, a expansão da estação é fundamental para a melhoria do atendimento.

“Teremos mais conforto. A estação antiga não tinha ar-condicionado”, disse Roseli. Sete novas embarcações para o trecho Rio-Niterói O Estado já adquiriu sete novos catamarãs, com dois mil lugares, que estão sendo fabricados na China e servirão aos usuários da linha Rio-Niterói. As embarcações vão dobrar a capacidade de transporte no trecho para 24 mil lugares no horário de pico. Outras duas barcas com 500 assentos foram compradas para atender à demanda nos trechos MangaratibaIlha Grande e Angra dos ReisIlha Grande. Foram investidos R$ 273 milhões na aquisição das nove embarcações.


6

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013

Toques

www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

‘Piquenique Solidário’ é destaque no Campo de São Bento O que era para ser apenas uma reunião de amigas se transformou em um evento que pretende reunir cem pessoas na quadra do Campo de São Bento neste sábado (9) às 9h e contará com música para bebês, contação de história, e doações para ajudar uma creche. O nome do evento é Piquenique Solidário e será organizado pela Bemgestar Gestantes. Porém, o Piquenique Solidário foi acidentalmente “motivado” por um momento de muita dor para Alessandra Lobo, principal responsável pelo encontro e dona e idealizadora da academia para grávidas Bemgestar. Ela sempre visitava suas alunas em casa e levava uma fralda depois que tinham bebê, mas Dilene Machado Hottz, uma pessoa querida, que ajudou muito Alessandra e sua família, adoeceu. “Ela não tinha filhos e eu fiquei dois meses em CTI e quarto, retribuindo o que ela tinha feito por mim. Por

fim, ela faleceu e eu fiquei mais um mês de luto, e nisso, se acumularam mais de 30 visitas. Então pedi para elas me visitarem, já que havia perdido a capacidade de fazer as visitas e não mais faria”, disse Alessandra, que aproveitou para explicar como tudo começou: “Elas resolveram me visitar e chamar as amigas que eram minhas alunas da mesma turma e quando vi não caberia no meu espaço, decidi então recebê-las na quadra do Campo de São Bento. Nas conversas, uma aluna me falou do Cantinho dos Anjos, uma creche super séria e com excelentes referências. Surgiu a ideia das doações e da possibilidade de ajudar ao próximo”. Assim que a ideia começou a ganhar força, Alessandra não pensou duas vezes em chamar parceiros para participar do projeto e divulgar seus trabalhos. Nomes como o músico Leo Castro, o grupo Parangolé, a fotógrafa Camila Antunes e a MamaMia – Suporte e

Incentivo ao Aleitamento Materno – estarão presentes no Campo de São Bento juntos com a Bemgestar e a creche Cantinho dos Anjos, que garantiu estar lá para

receber as doações para as crianças como fraldas, mamadeiras, cadeiras, chupetas, colchões, roupa de cama, roupas e muito mais. Essa é mais uma da-

quelas belas histórias que começam com pequenas atitudes e acabam em grandes gestos. E a Alessandra pode ter a certeza que a Dona Dilene está

muito orgulhosa dela. Bemgestar Gestantes Rua Mem de Sá, 167/501 Icaraí – Tel. 3027-1940 www.bemgestar.com.br


Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013 www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

Parabéns! O tradicional Centro Educacional Alzira Bittencourt completou, no dia 24 de outubro, 55 anos. O colégio, que hoje possui duas sedes em Icaraí, tem muita história boa para contar. Inclusive muitos alunos são filhos de ex-alunos que se formaram no Alzira Bittencourt.

IFEC participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Como acontece desde a primeira versão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o IFEC a convite da organização do evento se fez presente na Semana Nacional, participando do CIÊNCIA NO CAMPO, que ocorreu no Campo de São Bento, no último dia 27. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói.

Bate-papo sobre oportunidades de estudo na Alemanha

Festival de teatro infantil Os domingos de Novembro ganharão atração especial para toda a família no Shopping Itaipu Multicenter. A praça central do shopping será palco de peças infantis como a adaptação da famosa farsa medieval que promete atrair os amantes de teatro para curtir ‘O Pastelão e a Torta’. “As aventuras de Jack e os Piratas” e “O Aniversário da Cinderela” complementam o roteiro do festival que tem como objetivo, chamar a atenção da turma miúda e ser mais uma opção de lazer e entretenimento gratuito para o público infantil e sua família que frequentam o Shopping.

O Instituto Cultural Germânico (ICG) de Icaraí promove no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 19h30, um bate-papo sobre oportunidades e programas de intercâmbio na Alemanha. Mediado por Síria Valentim, empresária e sócia da agência de intercâmbio Brazilian Exchange (BEX) de Niterói, no mercado há mais de 18 anos, o encontro vai apresentar aos interessados as diversas opções de intercâmbio na Alemanha e as vantagens que os programas oferecem para enriquecer o currículo profissional dos alunos. Durante o bate-papo, Síria vai falar sobre os tipos de programas oferecidos pela BEX Niterói na Alemanha, como o de high school, de estágio, além de curso de alemão para negócios e, ainda, os programas de férias para adolescentes e de colocação universitária. Síria também explicará como funcionam os programas, os pré-requisitos necessários e o nível de conhecimento da língua exigido por cada um dos programas. O ICG de Icaraí fica na Avenida Sete de Setembro 131, Niterói. Tel: 2714-0879 Mais informações: www. icgermanico.com.br

Toques

7


8

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013

Local

www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

Janaina Gouvea

Vistoria predial obrigatória é tema de Encontro de Síndicos

O médico Alexandre Barreto (e), prefeito Rodrigo Neves e o secretário Chico D’Angelo

Niterói recebe o primeiro participante do Programa Mais Médicos Clínico geral se formou na Espanha e trabalhará no Médico de Família da Vila Ipiranga O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário municipal de Saúde, Chico D’Angelo, receberam na tarde desta quarta-feira (30/ 10) o médico Alexandre Barreto, de 48 anos, que acaba de chegar da Espanha para trabalhar na cidade pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal. O clínico geral é niteroiense, mas mora na Europa há 15 anos, onde se formou. A partir do mês de novembro, ele atenderá à população no Médico de Família da Vila Ipiranga, no Fonseca. “Nós estamos muito animados com a chegada do Alexandre, que tem experiência e conhecimentos que vão contribuir para a nossa rede de saúde. Niterói tem a

maior quantidade de médicos por habitante do Estado, mas decidimos participar d programa Mais Médicos para ampliar o atendimento em algumas regiões com maior vulnerabilidade social da cidade, como é o caso da Vila Ipiranga”, afirmou Chico D’Angelo. “Por causa principalmente dos problemas de gestão dos últimos quatro anos, consideramos importante participar do Programa Mais Médicos. Nosso objetivo é devolver o protagonismo de Niterói na área da saúde pública, e garantir à população mais humilde atendimento de qualidade. Esta semana, visitei A Policlínica do Largo da Batalha com o secretário Chico D’Angelo e vimos como as pessoas estão felizes com o tratamento que têm recebido. Em dezembro, começamos a obra do Carlos Tortelly, com investimento total de cerca de R$ 3 milhões. A saúde é uma prioridade”, disse o prefeito, Rodrigo Neves.

Recepcionado na última semana pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha que elogiou o modelo de Medicina da Família adotado por Niterói -, o médico conheceu nesta quarta-feira a unidade em que irá atuar, além dos módulos do Médico de Família do Viçoso Jardim, e da Leopoldina, no Barreto. Formado em 2003 pela Universidade de Extremadura, na cidade espanhola de Badajoz, o especialista está concluindo um treinamento do Ministério da Saúde para se apresentar ao trabalho. O primeiro profissional do Programa Mais Médicos a atuar em Niterói está feliz com o retorno à sua cidade natal. “O Mais Médicos é realmente um projeto interessante, que vai ajudar a população. Estou sinceramente feliz e animado. Gostei das unidades que visitei, principalmente a da Vila Ipiranga, que me pareceu mais movimentada e dinâmica”, comemorou.

Vistoria predial é o tema principal do Encontro Especial de Síndicos, que o Sincond (Sindicato dos Condomínios de Niterói e São Gonçalo) vai realizar neste sábado (09), das 9h às 17h30, no SENAC – NITERÓI (Rua Almirante Teffé n° 680). A ficha de inscrição para síndicos e administradores de condomínio interessados em participar do evento, que terá vagas limitadas, pode ser preenchida através da internet, em http:// www.sincond.com.br/ encontr/. No dia do evento, os participantes deverão levar dois quilos de alimentos não perecíveis ou uma lata de leite em pó para doação a instituições sociais filantrópicas através do Banco Rio de Alimentos. Duas leis, a estadual 6.400, de 5 de março de 2013, e a municipal 2.963/2012, determinam que os condomínios residenciais, comerciais e mistos realizem periodicamente a vistoria de estruturas, fachadas, empenas, marquises, telhados e até contenção de encostas, além das instalações elétricas e hidráulicas e as condições de prevenção de incêndio em todos os Condomínios. Essas leis ainda dependem de regulamentação, mas independentemente disso, é recomendável que os Condomínios promovam a autovistoria dos imóveis, contratando especialistas credenciados pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CreaRJ). A medida é importante, pois visa garantir a segurança predial e evitar que síndicos sejam responsabilizados em caso de acidentes, incêndio ou prejuízos a terceiros.

Pendotiba vai às ruas contra violência Moradores, comerciantes e empresários de Pendotiba fazem nova manifestação para protestar contra a violência e cobrar das autoridades mais segurança. Na próxima sexta feira (08) eles vão se concentrar na Câmara de Vereadores, onde haverá audiência pública a partir das 17h. Do lado de fora, denunciarão o descaso da Prefeitura e do Governo do Estado. “A única política aceitável é a de tolerância zero com o crime. Todos sabem que existem bandos de criminosos ocupando território nas comunidades de Niterói e São Gonçalo. Enquanto esses criminosos não forem presos, a região não terá paz. É inconcebível que o Estado com todo aparato que tem, não consiga prender esses criminosos. Em caráter definitivo, Pendotiba necessita de um plano de segurança permanente do 12º BPM. Só assim o trabalho terá continuidade”, destaca Bruno Rizzo, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim América. “Precisamos que o 12º BPM aumente o número de policiais nas ruas e nos proteja de fato. Na reunião em agosto, o prefeito Rodrigo Neves prometeu providenciar patrulhamento ostensivo com 50 policiais contratados pelo PROEIS. Além disso, os comandantes do 12ºBPM e do 7ºBPM prometeram 25 policiais de cada batalhão para reforçar o policiamento no bairro. Tem havido operações na Estrada Caetano Monteiro, mas o reforço prometido não chegou. Também não foram feitas as operações para reprimir o crime organizado que está vindo do Rio para Niterói, desde a implantação

das UPPs. Estamos encurralados e com medo”, completou Anne Frank, vítima de dois assaltos seguidos e uma das fundadoras do grupo AME PENDOTIBA. No mês passado, um idoso de 78 anos foi morto ao reagir a assalto ao sítio em que morava. A população já fez diversas passeatas e agora espalhas faixas e outdoors para denunciar o problema. A principal reivindicação é a criação de uma companhia Independente da PM para a região, juntamente com um planejamento de segurança que seja executado independentemente da rotatividade dos comandantes do 12° BPM. “Não existe segurança sem a presença da polícia e ela precisa melhorar o atendimento, tanto na comunicação, como na eficiência e pronta resposta, além de combater internamente a corrupção”, ressaltou Philip Glass, morador de Pendotiba e amigo de uma das vítimas brutalmente assassinadas.


Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013

Arte & Espetáculo

www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br

Pianista niteroiense se apresenta no Municipal

CineMúsica estreia dia 7 com documentário “Os Doces Bárbaros” O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) dá início à sua sessão “CineMúsica” com a exibição no seu cineclube do documentário “Os Doces Bárbaros”, dirigido por Jom Tob Azulay. O filme será apresentado no dia 7, quinta-feira, às 17h30, com entrada gratuita. O documentário registra a turnê de shows “Os Doces Bárbaros”, que aconteceu em 1976 em comemoração aos dez anos de carreira individual de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Foi uma turnê de sucesso que se iniciou por São Paulo e passou por Campinas e Curitiba, mas foi interrompida por um incidente policial em Florianópolis, envolvendo Gil e um flagrante de maconha. Ainda em plena ditadura militar, o caso tomou proporções desmedidas, levando Gil à prisão, julgamen-

to e internamento em clínica de desintoxicação. “Os Doces Bárbaros” apresenta depoimentos dos geniais baianos, cenas de bastidores, o julgamento de Gil e impagáveis números musicais. Versão integral de 104 minutos sem os cortes da Censura Federal, que o filme sofreu na época do seu lançamento, em 1978. O NPD faz parte do programa Olhar Brasil, sendo resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/Minc). No âmbito do município de Niterói, o núcleo está ligado ao Programa Niterói Digital. O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) fica na rua Visconde de Uruguai 300, centro de Niterói.

Orquestra Aprendiz apresenta concerto no Teatro Municipal

A Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) apresenta concerto de Gala Lírica, no Teatro Municipal de Niterói, nesta terça-feira (05) às 20h. A abertura do evento será feita pela Orquestra do Forte de Copacabana, especialmente convidada, e pela Orquestra de Sopros do Programa Aprendiz. Conduzida pelo maestro Evandro Rodriguese e pelo auxiliar Gabriel Dellatorre, a Orquestra Aprendiz, que terá Clhistynnine Álice ao piano, vai apresentar um repertório de árias de Ópera, que contará com a participação dos cantores líricos convidados Fernando Portugal, Loren Vandal, Martin Fernandez, Grace de Castro e Allan Souza.

No programa, óperas como “O Barbeiro de Sevilha” (G.Rossini), “Guillaume Tell” (G. Rossini), “A Flauta Mágica” (W. A. Mozart), O mio babbino caro – ária da ópera “Gianni Schicchi” (G. Puccini), La fleur que tu m’avais jetée ária da ópera “Carmen” (G. Bizet), Brindisi (Libiamo ne’ lieti calici) - da ópera “La Traviata” (G. Verdi), entre outras. O espetáculo é uma realização do Instituto Memória Musical Brasileira – IMMub, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói – FAN. A coordenação artístico-pedagógica será assinada pelos professores Daniel Oliveira, Grace de Castro e Márcio Carvalho.

O Teatro Municipal de Niterói recebe no dia 6, às 20 horas, o pianista niteroiense Felipe Naim que irá apresentar um concerto com peças de Franz Schubert, Robert Schumann, Frederic Chopin, Joseph Haydn, Ludwig Van Beethoven e o brasileiríssimo Heitor Villa-Lobos. Formando em piano clássico pelo Conservatório de música do Estado do Rio de Janeiro, tendo como mestras Celly Periard e Ísis Machado, Felipe Naim, de 17 anos, foi detentor de prêmios em competições em São João da Madeira, Portugal em 2008, Viena, Áustria em 2009 e Curitiba, Paraná em 2010. Ingresso a R$ 20. Classificação etária: Livre (crianças menores de 10 anos, acompanhadas dos responsáveis) Teatro Municipal R XV de Novembro 35, Tel: (21) 2620-1624

O casamento da Dona Baratinha Dona Baratinha está varrendo o seu jardim e, de repente, acha uma linda caixinha que, para a sua surpresa, está cheia de moedas de ouro. Como ela é solteira, pensa logo em se casar e morar numa casa bem bonita. Coloca anúncios pela floresta, rádios, jornais e, por último, canta uma linda canção que sua mãe lhe ensinou para atrair os pretendentes. Logo aparece a bicharada, e todos querem casar com a Baratinha da Silva Só. Ela faz perguntas, dança com todos e acha muito difícil escolher o noivo, mas, para sua surpresa, surge em sua frente dom João Ratão. Será que Dona Baratinha vai aceitar? Teatro Abel De 2 a 10 de novembro Sáb e Dom às 17h Preço: R$ 40,00 - Livre Ra Mário Alves, 2 Telefone: 2195-9800

9

Artista gaúcho expõe aquarelas sobre a “cidade sorriso” A mostra “Niterói - Cidade ilustrada”, com aquarelas o artista plástico e ilustrador gaúcho Joaquim da Fonseca terá vernissage no Solar do Jambeiro, no dia 4 de novembro, segunda-feira, às 19h. A exposição, que ficará em cartaz até o dia 30 de novembro, faz parte da grande programação cultural que será realizada pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói para celebrar os 440 anos da cidade. Quem passar pelo Solar do Jambeiro vai poder conferir uma coletânea com cerca de 60 aquarelas que registram relíquias arquitetônicas, praias, colônias de pescadores, igrejas centenárias, rodas de samba e o dia a dia da população da de Niterói. As obras, reproduzidas com muita sensibilidade pelo artista gaúcho, apresentam a Cidade Sorriso em ângulos pouco explorados e resgata nos niteroienses o prazer de admirar suas belezas e seu cotidiano. Entre as paisagens naturais que encantaram o ilustrador estão as praias da Região

Oceânica e a orla de São Francisco. A colônia de pescadores de Jurujuba, as intervenções arquitetônicas de Oscar Niemeyer, como o MAC e o Teatro Popular, além do próprio Solar do Jambeiro, também foram registrados por Fonseca. Sobre o artista: Joaquim da Fonseca nasceu em Alegrete, em 1935. É artista plástico, designer gráfico e professor universitário. Publicou vários livros sobre viagens e design gráfico. Em parceria com o escritor Luís Fernando Verissimo, publicou os livros da série “Traçando” sobre Madri, Nova York, Porto Alegre, Roma, Japão e Paris. Como artista, Joaquim da Fonseca se

expressa principalmente pelo desenho e aquarela. “Encontrei na aquarela a possibilidade de registrar e documentar as impressões da paisagem litorânea, urbana e rural que me interessam, procurando explorar os sentidos espaciais de distância e profundidade que os recursos de transparência dessa técnica proporcionam”, relata o gaúcho, que há quatro anos reside em Brasília. “Niterói - Cidade ilustrada” De 5 a 30 de novembro, sempre de terça a domingo Horário: das 10h às 18h Entrada franca Solar do Jambeiro Rua Pres. Domiciano, 195 Informações: (21) 2109-2222


10

Recadastramento biométrico tem prazo prorrogado para dia 14 O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro prorrogou o prazo de encerramento do recadastramento biométrico de Niterói até o dia 14 de novembro. A data limite foi estendida em função do grande número de eleitores que ainda precisa fazer o recadastramento, em torno de 100 mil pessoas. Quem não realizar o procedimento terá o título de eleitor cancelado. Além de não poder votar nas próximas eleições, ficará impedido de tirar passaporte e CPF, tomar posse em concurso público, obter empréstimos em bancos oficiais, receber remuneração (se for funcionário público) e renovar matrícula em escolas e universidades oficiais. O TRE-RJ montou quatro postos para atender a população. Além disso, dois ônibus do TRE-RJ permanecerão, até o final do prazo, no Horto do Barreto, Zona Norte de Niterói, para atender eleitores de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Até o momento, 299.665 mil eleitores fizeram o recadastramento. Documentos necessários Para fazer o recadastramento, o eleitor deverá levar identidade, comprovante de residência atual, título de eleitor e CPF, se possuir. No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão levar também o comprovante de quitação militar. O recadastramento é obrigatório inclusive para os eleitores cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Onde se recadastrar: - Ginásio do Caio Martins das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e sábados e domingos, das 9h às 14h (com ou sem agendamento). - Central de Atendimento ao Eleitor: Rua Visc. de Sepetiba, 987, fundos, Centro, das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira (com ou sem agendamento). - Fórum da Região Oceânica: Estrada Caetano Monteiro, s/n, Pendotiba, das 11h às 18h, de segunda a sexta-feira (apenas com agendamento). - Centro Cultural da Justiça Eleitoral: Rua dos Mercadores, 5, Centro do Rio, das 11h às 19h. Próximo ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) (apenas com agendamento). - Ônibus da Justiça Eleitoral: Parque Municipal Palmir Silva (Horto do Barreto), na Avenida Luiz Palmier, zona norte de Niterói, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Onde agendar: Site: www.tre-rj.jus.br/biometria. Central de atendimento: (21) 2524-4777

Geral

Niterói, 4 a 10 de novembro de 2013 www.gazetanit.com.br | contato@gazetanit.com.br


Gazeta Niteroiense • Ed. Online 21