Page 1

A Equipe Gazeta deseja a todos um Natal repleto de harmonia e felicidade! Entretenimento Justin Bieber em Miami. Página 32

www.GazetaNews.com

Ano 16 - Edição 707 | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 - EUA.

O BRASILEIRO É SOLIDÁRIO 33

10 políticos de destaque em 2010. Pág. 6.

Pág. 14. Grupo de voluntários da PIB Flórida está entre muitos que promoveram campanhas sociais na comunidade brasileira.

Avós não poderão visitar Sean

Pág. 0.

Pág. 19.

Obama diz que reforma imigratória deve ser prioridade Depois do fracasso do DREAM Act, o presidente Barack Obama afirmou, em reunião com legisladores hispânicos, que a reforma imigratória deve ser prioridade para o novo Congresso, que iniciará suas sessões em janeiro, durante uma reunião com membros do grupo de legisladores hispânicos na Casa Branca. Obama e os congressitas “concordaram que a reforma da imigração deve continuar sendo uma importante prioridade para o próximo Congresso”, informou um comunicado da presidência. “Já não podemos perpetuar um sistema de imigração quebrado, que não está funcionando como o país ou nossa economia precisam”, disse o presidente. Pág. 17.

Não deixe sua árvore de Natal pegar fogo

Brasil está entre os países com mais impostos. Pág. 7. Neve causa caos aéreo na Europa. Pág. 11.

Ladrão dá conselhos de segurança no Natal. Pág. 26. Flórida terá mais 2 deputados na Câmara. Pág. 22. A campanha de Jana continua. Veja as dicas para manter seu Natal livre de imprevistos. Pág. 20.

Pág. 24.


PUBLICIDADE

2

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

3


Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

4

OPINIÃO

Carlos Borges carloscborges@gazetanews.com

2011, Brasil, EUA, e o futuro da comunidade brasileira 2010 não foi nem muito pior ou melhor do que já havia sido 2009. Esses dois anos de nossas vidas na América, pelo menos para a esmagadora maioria dos brasileiros imigrantes ou que estão aqui “passando uma chuva”, formam um par de anos duros, melancólicos, de muitas derrotas, mas também de muito aprendizado. E como a melhor coisa quando se toma uma queda é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, quem estiver imbuído desse espírito, já entra em 2011, na semana que vem, com maiores e mais cintilantes chances de ser feliz. Porque a meta é e sempre será essa. Ser feliz. Encontrando aqui ou em qualquer lugar, os elementos que façam da nossa vida uma jornada mais plena de realizações do que de frustrações. O final de 2010 nos deu, entretanto, uma espécie de “roadmap” para alimentar de forma mais consistente e menos “etérea” nossas esperanças para 2011 e anos vindouros. A economia norte-americana está, ainda que “a passos de formiga e sem vontade”, dando sinais de recuperação. Uma recuperação que, estima-se, só será sentida de forma mais

vigorosa no segundo semestre de 2012. Mas os primeiros indicadores do quarto trismestre de 2010 já posicionam a atividade econômica bem mais ativa e promissora do que os últimos 18 meses. Não é coisa para ser desprezada. O Brasil que saiu-se melhor da crise do que qualquer outro país do mundo (gostem de Lula ou não), elegeu a primeira mulher presidente. Dilma carrega consigo muito mais do que o feito icônico de ser a primeira mulher presidente daquele que o mundo considera hoje como um dos 10 países mais relevantes do planeta. Tem gente que acha isso ufanismo tolo. Eu prefiro achar que nenhuma Alemanha, França, Inglaterra ou Estados Unidos faz esses “reconhecimentos” de bandeja. Portanto, quem não quer ter a paciência ou não se interessa em perseverar em busca do “sonho americano”, o retorno ao Brasil se tornou uma alternativa viável. Há, é claro, o efeito “queda da cadeira”, quando pessoas que viveram muitos anos nos Estados Unidos, retornam ao Brasil com a cabeça cheia de fantasias e encontram uma realidade que é positiva, mas é muito distante da realidade norte-americana e, mais ainda, uma realidade megacompetitiva e

inóspita para quem ficou anos fora do “Brazilian-way-of-life”. Entretanto, é inquestionável! O retorno para esse “novo Brasil” repleto do que se espera sejam possibilidades e oportunidades, está dando esperança a muitos imigrantes brasileiros. A propósito: os “apóstolos do pessimismo”, que vivem declarando o definhamento da comunidade brasileira nos Estados Unidos, podem botar suas “barbas de molho”. Ao mesmo tempo em que milhares de imigrantes brasileiros têm, efetivamente, retornado ao Brasil, outros milhares estão chegando e se instalando. Detalhe: são brasileiros que estão vindo estudar, por temporadas mais longas. Dados dos consulados norte-americanos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, e Recife, indicam um aumento considerável de vistos de estudantes e de trabalho, nos últimos meses, fazendo crer que até mesmo a saúde econômica do Brasil, que já está estimulando o turismo em massa de brasileiros para os EUA, está também favorecendo a vinda de estudantes e profissionais, retomando um ciclo que estava semiparalisado. É certo que, como sempre foi, a comunidade brasileira é um organismo vivo e dinâmico, que

CARTOON

se “reinventa” de tempos em tempos. Apesar de fortíssima, inédita para as atuais gerações, esta não foi a primeira e nem será a última crise sob a qual o fluxo e refluxo de brasileiros de e para os Estados Unidos, se movimentam. Portanto, quem seguir preparado para participar do mercado comunitário dos brasileiros, dos portuguese-speakers e dos latinos de uma maneira geral nos Estados Unidos, tem uma excelente oportunidade de “sair da crise” preparado para novas oportunidades. Lamento informar aos alarmistas de plantão que a economia norte-americana já está a caminho da recuperação e quem tiver fôlego e garra, vai voltar a crescer. Nós, brasileiros, bons de trabalho, criativos e resilientes, estamos na parte que vai sobreviver e prosperar, seja permanecendo aqui ou retornando ao nosso país. Ou seja, tomando o caminho de volta para os Estados Unidos, mantendo um fluxo e contra-fluxo que, por conta da inexorável globalização, tende a jamais deixar de existir. Feliz 2011 para todos os brasileiros de todas as partes do mundo!

Rafael Faro art@gazetanews.com

Veja outros Cartoons Gazeta em www.gazetanews.com

PREVISÃO METEOROLÓGICA DA SEMANA

Editorial / Staff

QUINTA

Zigomar Vuelma | Publisher

SEXTA

SÁBADO DOMINGO

Fernanda Cirino | Editor in Chief

72°/56°

70°/56°

74°/52°

65°/41°

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

65°/41°

66°/56°

70°/57°

www.weather.com

Gazeta Brazilian News 4390 North Federal Highway #207 Fort Lauderdale, FL. 33308 Tel.: (954) 938-9292 Fax: (954) 938-9227 www.gazetanews.com news@gazetanews.com

Rafael Faro | Art Director Marisa Barbosa | Journalist Connie Rocha | Journalist Luciano Campisi | Advertisement Bill Paparazzi |Photographer

Contributors

Carlos Borges Gene de Souza Beatriz Flores Tatiana Rajzman Lair Ribeiro Cleida Cruz Aloysio Vasconcellos Fernando Rebouças Enrique Dias Thadeu Gonçalvez

Gazeta Brazilian News é membro da Associação Brasileira de Imprensa Internacional As opiniões expressas em artigos são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinão do jornal. Os serviços de propaganda são de responsabilidade dos anunciantes.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

5


6

BRASIL

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

Os 10 políticos brasileiros de destaque em 2010

DILMA ROUSSEFF: até então pouco conhecida pelo eleitorado brasileiro, a ex-ministra da Casa Civil é a primeira mulher eleita presidente do Brasil. A petista derrotou no segundo turno o adversário José Serra (PSDB), após receber mais de 55 milhões de votos.

ALOYSIO NUNES: senador eleito com o maior número de votos do país (11 milhões), por São Paulo, o tucano passou toda a campanha atrás dos principais adversários, mas virou nas urnas. Foi uma das surpresas das eleições.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA: o presidente deixa o governo após oito anos com índices de aprovação superiores a 80%. É também considerado o grande vencedor das eleições 2010, por ter emplacado sua sucessora na Presidência.

JOSÉ ALENCAR: o vice-presidente da República luta há 13 anos contra um câncer e, em 2010, passou por sua 16ª cirurgia. Apesar das inúmeras internações ao longo do ano, manteve o bom humor, fez despachos do hospital e se empenhou na campanha de Dilma à Presidência.

AÉCIO NEVES: o ex-governador de Minas Gerais foi eleito senador com 7,5 milhões de votos. O tucano ainda conseguiu emplacar seu vice, Antônio Anastasia (PSDB), para sucedê-lo no comando do Estado. É considerado uma das principais apostas da oposição para disputar a Presidência em 2014.

MICHEL TEMER: líder do PMDB e até então presidente da Câmara dos Deputados, foi eleito vicepresidente da República e coordenador da equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff. Além disso, seu partido ficou com seis dos 37 ministérios do próximo governo.

MARINA SILVA: a senadora deixou o PT e, no PV, disputou a Presidência da República. O desempenho da verde, terceira mais votada com 19,6 milhões de votos, impulsionou o segundo turno das eleições presidenciais. É considerada uma forte candidata para disputar o governo na próxima eleição.

TIRIRICA: o humorista foi eleito deputado federal pelo PR de São Paulo com o maior número de votos no país (1,3 milhão), usando o bordão “vote no Tiririca, pior do que ‘tá’ não fica”. Ele, porém, teve de provar à Justiça Eleitoral que sabe ler e escrever para poder assumir o cargo.

EDUARDO CAMPOS: foi reeleito governador com o maior percentual de votos no país, sendo escolhido por 82,84% dos eleitores de Pernambuco. Também liderou as negociações do PSB para apoiar Dilma nas eleições.

CIRO GOMES: após insistir em disputar a Presidência pelo PSB (a contragosto do partido), o deputado federal desistiu de sua candidatura, mas sem poupar adversários e antigos aliados. Em entrevista, chegou a afirmar que o presidente Lula – de quem foi ministro – “viajava na maionese”, e questionou a capacidade de gestão de Dilma. Na reta final da campanha, porém, acabou apoiando a petista e deve assumir um ministério no próximo governo.


BRASIL

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

Primeiro-ministro búlgaro estará na posse de Dilma Rousseff Boiko Borisov, primeiro-ministro búlgaro, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Nikolay Mladenov, comparecerá à cerimônia de posse da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro. Segundo o jornal “Trud”, Borisov deve aproveitar para reiterar o convite para que Dilma faça uma visita oficial à Bulgária. O pai da presidente eleita, Petar Rúsev, nasceu na cidade búlgara de Gabrovo, de onde emigrou em 1929, primeiro para a França e depois para a Argentina, até se instalar definitivamente no Brasil com o nome de Pedro Rousseff. Por conta disso, Dilma é considerada “búlgara” e continua com grande popularidade na mídia do país. O prefeito de Gabrovo, Nikolai Sirakov, explicou que está organizando um grupo de crianças da cidade que irá apresentar danças e músicas folclóricas na cerimônia.

O primeiro-ministo Boiko Borisov pretende reiterar convite para uma visita oficial da futura presidente.

7

Noivo mata esposa e padrinho durante sua festa de casamento PERNAMBUCO | Durante sua própria festa de casamento, em um condomínio de classe média alta, na Estrada da Aldeia, no município de Camaragibe, o noivo Rogério Damasceno, de 29 anos, matou a noiva, Renata Alexandre Silva, 25 anos, o amigo e padrinho, Marcelo Guimarães, de 40 anos, na madrugada do dia 19. Depois ele atirou contra si, na cabeça. Um outro convidado também foi ferido pelos disparos, mas não corre risco de morte. Os dois haviam se casado no civil no dia 17. A noiva e o padrinho assassinados tentaram evitar os tiros disparados por Damasceno. A conclusão é do delegado João Britto, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Recife. É um indicativo que ambos não sabiam das intenções do assassino, que, segundo testemunhas, disse que eles teriam uma surpresa

durante a festa. Segundo o delegado, pela posição do corpo da noiva, de 10 a 15 metros de distância dos sapatos, ela deve ter corrido para não ser atingida. Já Guimarães, pode ter tentado se proteger da agressão, pois um dos três tiros que o alvejaram alcançou seu punho esquerdo, logo acima do relógio, dando margem a possibilidade de ele ter tentado bloquear o tiro com a mão. A família de Rogério não falou com a imprensa durante o velório e enterro, mas amigos repetiram a incredulidade e a falta de explicação para a tragédia. Carlos Correia Lima, padrasto de um grande amigo de Rogério, afirmou que o rapaz era muito calmo, tranquilo e responsável. Rogério e Renata namoravam há cerca de três anos e os amigos descartam a possibilidade de crime passional. “A moça era muito decente”, disse Correia Lima.

Brasil está entre os 14 países com mais impostos Entre 2009 e este ano, o Brasil subiu quatro posições no ranking dos países com maior carga tributária e alcançou o 14º lugar, divulgou o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). A arrecadação de tributos no país correspondeu, no período, a 34,5% do Produto Interno Bruto (PIB) - comparação conhecida como carga tributária. Em 2008, o Brasil estava em 18º lugar, com carga de 34,7%. De acordo com o instituto, caso o Brasil integrasse o rol dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), estaria no 14º lugar, perdendo apenas para países como Dinamarca (48,20%), Suécia (46,40%), Itália (43,50%)

e Bélgica (43,20%). Queda na maioria dos países Em 2009, a arrecadação tributária em comparação ao PIB, conhecida por carga tributária, registrou queda na maioria dos países listados em comparação a 2008, disse o IBPT. A motivação para a redução foi o declínio da atividade econômica e do corte de tributos em função da recessão que seguiu a crise econômica mundial. Os países que mais tiveram baixa foram Chile (de 22,5% em 2008 para 18,2% em 2009), México (de 21% em 2008 para 17,5% em 2009) e Grécia (de 32,6% em 2008 para 29,4% em 2009). Poucos países ainda registraram um

aumento na carga tributária de 2009 em comparação com o ano anterior, diz o instituto, como Luxemburgo (de 35,5% em 2008 para 37,5% em 2009), Suíça (de 29,1% em 2008 para 30,3% em 2009) e Eslovênia (de 37,2% em 2008 para 37,9% em 2009). A advogada Letícia do Amaral, vicepresidente do instituto, explica que a elevação na carga tributária desses países, em média de 0,5%, foi bem menos expressiva do que a queda no percentual de carga tributária dos demais países, com média de 1,9%. Para a advogada, surpreende o fato de o Brasil somente ficar atrás de países europeus, altamente desenvolvidos, como é

o caso dos países da Escandinávia (Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia). Segundo a especialista, ao contrário do Brasil, esses países prestam serviços públicos de qualidade, garantindo à população saúde, segurança, educação, previdência social, boas estradas, reembolso de medicamentos, auxílio moradia e outros. Cada brasileiro precisar trabalhar quase 150 dias, o que corresponde a cinco meses do ano, somente para custear a cobrança de tributos por parte do governo, diz o IBPT. Segundo o instituto, o brasileiro ainda tem que trabalhar outros quase cinco meses somente para pagar, ao setor privado, serviços públicos essenciais, que o governo deveria garantir.


BRASIL

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

8

Metade das armas no país é ilegal, aponta estudo De acordo com um estudo do Ministério da Justiça e da ONG Viva Rio, quase metade das 16 milhões de armas que circulam no Brasil atualmente é ilegal. No total são 7,6 milhões de armas não registradas. O relatório também concluiu que o Brasil é o “campeão mundial em números absolutos por morte de arma de fogo, com 34.300 homicídios por ano”. Além disso, destacou que esse número que era ainda maior foi reduzido em virtude das campanhas de desarmamentos, proibição de porte de armas e reformas de polícias estaduais. Outra característica apontada no texto é que de cada dez armas apreendidas no Brasil, oito são fabricadas no País e apenas duas vêm de fora. “Isso desmente a falsa impressão de que a maioria das armas ilegais é de fabricação estrangeira”, disse o diretor do Viva Rio, Antônio Rangel. As principais origens das armas que chegam ao Brasil são: Estados Unidos (59,2%), Argentina (16,7%), Espanha (6,9%), Alemanha (6,4%) e Bélgica (4,1%). “Na realidade, a arma brasileira - pistolas e revólveres - é a arma dos bandidos”, explicou Rangel, para quem é mito achar que fuzis russos e israelenses são os grandes armamentos do crime. “Isso pode ocorrer apenas em territórios do tráfico no Rio, mas é exceção”. O estudo realizou também um ranking com os estados brasileiros onde há maior descontrole de armas, considerado o fator que mais contribui para a violência urbana. Os quesitos analisados foram o cuidado no depósito das armas, o gerenciamento no seu controle e a produção de informações confiáveis sobre quem tem, onde estão e como são usadas as armas. A pior situação estadual é de Rondônia, Sergipe e Amapá. Os melhores avaliados foram São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Balanço do governo Lula é ficcional, diz Senador Segundo informações da Agência Senado, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) manifestou indignação pelo registro em cartório, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de documentos contendo os atos do seu governo. De acordo com o parlamentar, “o balanço fica na conta do escárnio, do acinte, do deboche, porque é extremamente ficcional”. O líder do PSDB afirmou em pronunciamento que “elogio em boca própria é vitupério”, mas é a norma adotada pelo presidente Lula para proclamar seus feitos e conquistar a grande popularidade que desfruta, de acordo com vários institutos de pesquisa. O senador, porém, lembrou que “há controvérsias” quanto a essa popularidade, já que “quase 80 milhões de eleitores não votaram na candidata que o presidente escolheu” - mais de 50% do eleitorado. De acordo com o representante paranaense, o presidente coloca em seu balanço

O Senador Alvaro Dias, afirmou que “elogio em boca própria é vitupério”.

“obras não realizadas”, como as ferrovias Norte-Sul e Transnordestina, e as hidrelétricas de Girau e Santo Antônio. Outras, como o trem-bala e a usina de Belo Monte, “não passam de promessas já adiadas”, disse ele. Para Alvaro Dias, a conta registrada em cartório pelo presidente “tem só uma coluna, a do crédito”, faltando a coluna do débito. A palavra dengue, exemplificou, é citada apenas uma vez nos cinco volumes de documentos, e para dizer que o governo combateu a doença. O líder do PSDB lembrou que houve mais de 900 mil casos no Brasil nos primeiros 10 meses do ano. O senador disse que o relatório também não menciona “os gargalos em portos e aeroportos” e cita o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como “uma ferramenta perfeita” na educação. Alvaro Dias afirmou que seu pronunciamento “deveria ser um discurso sem fim”, tantas as mazelas que, em sua opinião, afetam o governo.

Caixa lança Cartão Aluguel, que dispensa fiador A Caixa Econômica Federal lançou o Cartão Aluguel, cuja ideia é juntar em um produto só o cartão de crédito e o pagamento do aluguel, sem precisar da figura do fiador nem de garantias adicionais. O Cartão Aluguel da Caixa Econômica Federal estará em fase piloto de 60 dias em São Paulo e Goiás, inicialmente com quatro imobiliárias credenciadas, sendo duas de São Paulo - Parceria Imóveis e Koyama Imóveis; e duas de Goiás - Tropical Corretora e Leonardo Rizzo Locações Imobiliárias. O vice-presidente de Pessoa Física

da Caixa, Fábio Lenza, afirmou que o objetivo, nesses 60 dias de teste, é chegar a mais imobiliárias parceiras para, em fevereiro, lançar o produto no Brasil inteiro. O consumidor poderá adquirir o cartão nas agências da Caixa e nas imobiliárias credenciadas. A renda mensal mínima solicitada é de R$ 1.000. O produto, que será oferecido nas bandeiras Visa e Mastercard, terá dois limites. Um deles é o rotativo, como no cartão de crédito tradicional, onde o consumidor poderá fazer compras em estabelecimentos co-

merciais do país e do exterior. A anuidade do cartão para esse tipo de serviço é de R$ 96, dividida em 12 parcelas de R$ 8, e os juros por atrasos de pagamentos são os mesmos dos cartões de crédito do mercado. Já o outro limite é o do aluguel. A partir do momento da ativação desse limite será cobrada uma taxa mensal de manutenção de 6,67% ao mês da parcela do aluguel a ser paga, como se fosse o seguro fiança. Os juros que serão cobrados por inadimplência serão os mesmos previstos no contrato da imobiliária.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

9


10

INTERNACIONAL

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

Em entrevista, fundador do WikiLeaks agradece apoio de Lula Julian Assange, fundador do WikiLeaks, agradeceu o apoio que recebeu de líderes da América do Sul e da Austrália, durante entrevista ao jornal espanhol “El País”. Assange agradeceu ao presidente Lula “em especial”, que havia criticado sua prisão em discurso no Planalto. “[Lula] é um caso especial, porque está deixando o cargo, e isso lhe permite ser mais direto do que havia sido. Já não tem que prestar nenhuma lealdade aos Estados Unidos”, disse Assange ao diário espanhol. O fundador do Wikileaks, que respon-

de a duas acusações de crimes sexuais na Suécia e deixou a prisão em Londres no dia 15, contou como se sente agora cumprindo a pena de liberdade condicional na mansão do apoiador Vaughan Smith, nas cercanias de Londres. “É maravilhoso ter deixado o confinamento. Me sinto muito determinado. Vi que recebemos apoio em escala mundial, especialmente na América do Sul e Austrália e é como se todo mundo, em todas as partes tenha nos apoiado. Mas quanto mais próximo está um homem do poder, menos predisposto está a nos

apoiar, provavelmente porque tem mais a perder. Nos últimos dez dias, temos visto gente, incluindo próximas do poder, que demonstraram seu apoio.” Assange também contou receber ameaças de morte constantemente, principalmente dos Estados Unidos, após o site ter iniciado a divulgação de mais de 250 mil mensagens da diplomacia americana. O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, deu entrevista, em Suffolk, em frente à casa em que está hospedado.

EUA dizem que rejeição da Venezuela a embaixador terá consequências O presidente Hugo Chávez afirmou no dia 18 que não permitirá a entrada no país do novo embaixador designado pelos Estados Unidos, Larry Palmer, a quem acusou de “desrespeitar” seu governo. “O senhor Palmer aqui não entra”, afirmou Chávez em uma reunião do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), que ele preside, transmitida pelo canal estatal VTV. O porta-voz do departamento americano de Estado, Philip Crowley, disse que a decisão da Venezuela “trará consequências” nas relações bilaterais, advertiu o porta-voz do departamento americano de Estado, Philip Crowley.

“Deixamos claro à Venezuela que este tipo de ação teria consequências. Discutimos este tema com as autoridades venezuelanas por meses e avisamos que a negativa teria um impacto nas relações”, destacou Crowley. “Esperávamos que a Venezuela não fizesse isto, mas diante do passo que deu (...) avaliaremos o que fazer”. Segundo o porta-voz, o governo de Barack Obama não pretende nomear um substituto para Palmer, que ainda não foi ratificado pelo Senado americano. “Precisamente porque há tensão na relação, é importante manter comunicações diplomáticas do mais alto nível”. Palmer

tem “uma combinação de habilidade, sabedoria e experiência para representar nossa Nação em Caracas”, destacou Crowley. O presidente venezuelano explicou que já comunicou por escrito ao governo dos Estados Unidos a posição de Caracas. Chávez fez referência a respostas de Palmer a um questionário durante o processo de ratificação no Senado, nas quais afirmou que na Venezuela existe presença das guerrilhas colombianas e que as Forças Armadas sofrem influência cubana e têm moral baixo. A decisão de rejeitar Palmer é “irrevogável”, afirmou a chancelaria venezuelana.

Chávez exibe uma versão de bolso da Constituição venezuelana durante discurso.


INTERNACIONAL

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

Coreia do Norte disse que não reagirá ao exercício militar sul-coreano YEONPYEONG | A Coreia do Norte afirmou que não reagirá ao exercício militar sul-coreano do dia 20, perto da fronteira marítima em disputa pelos dois países. A afirmação aliviou ainda mais a tensão na região, depois de a CNN anunciar que Pyongyang aceitou receber de volta inspetores internacionais às suas instalações nucleares. O exercício sul-coreano deveria ter ocorrido no fim de semana, mas foi adiado devido ao mau tempo. Ele durou cerca de 90 minutos, com disparos quase constantes de artilharia - alguns próximos, outros distantes - que sacudiram os abrigos antiaéreos da ilha de Yeonpyeong.

Fuzileiros navais sul-coreanos patrulham a ilha de Yeongpyeong durante exercícios militares.

“Não posso lhes dizer exatamente quantos foram disparados, alguns são distantes, alguns são barulhentos. O abrigo está chacoalhando e as pessoas aqui estão preocupadas, inclusive eu mesmo”, disse uma testemunha. A Coreia do Norte havia ameaçado reagir caso a Coreia do Sul fizesse atividades com munição real. Mas, horas depois do exercício, o comando militar norte-coreano disse que “não valia a pena reagir na mesma medida às provocações militares”, segundo a agência estatal de notícias KCNA. Yeonpyeong fica perto de uma área marítima disputada pelas duas Coreias. Em 23 de novembro, na última vez em que a Coreia do Sul testou munições lá, a Coreia do Norte reagiu bombardeando a ilha, o que causou a morte de dois civis e dois militares, no pior ataque contra o território sul-coreano desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53). Negociações Em meio à tensão, houve também relatos de um possível avanço diplomático. Segundo a CNN, o negociador americano Bill Richardson obteve concessões norte-coreanas a respeito da retomada das inspeções nucleares da ONU. Em viagem não-oficial a Pyongyang, Richardson teria também convencido o regime comunista a negociar a venda de 12 mil cápsulas de combustível nuclear, que seriam enviadas ao exterior, possivelmente à Coreia do Sul, segundo o canal. Também ficou estabelecida a criação de uma comissão militar envolvendo EUA e as duas Coreias, além de um outro canal direto de contato entre os militares norte e sul-coreanos. A chancelaria sul-coreana não comentou as informações.

11

Igreja Católica deve questionar seus erros, diz Papa Durante um encontro de Natal com membros da cúria romana (que tem cargos equivalentes a ministros na estrutura administrativa da igreja) o papa Bento 16 afirmou que a Igreja Católica deve questionar os próprios erros, para que escândalos, como os casos de pedofilia cometidos por religiosos, não se repitam mais. “Devemos discutir o que é errado... na nossa maneira de definir o que é um cristão”. Em discurso, no qual apresenta um panorama do ano que passou, Bento 16 destaca longamente a “humilhação” vivida pela Igreja Católica em seguida aos escândalos que a abalaram neste período. Segundo o papa, a igreja deve “se perguntar sobre o que poderá fazer para reparar o máximo possível [esta] injustiça” e “ser capaz de penitência”. Bento 16 diz que ficou “abala-

do” pelos escândalos, com dimensão “inimaginável”. O papa disse que tais abusos “ferem profundamente a pessoa humana na sua infância, causando dano para toda a vida”. O chefe da Igreja Católica disse estar “consciente da gravidade particular deste pecado cometido pelos padres e da responsabilidade correspondente” da igreja. Mas Bento 16 também culpou outros setores da sociedade. “Existe um mercado de pornografia infantil que parece, de certa forma, ser sempre e mais considerado pela sociedade como coisa normal”. Desde a revelação há um ano de centenas de abusos cometidos na Irlanda, escândalos semelhantes explodiram nos Estados Unidos e em vários países da Europa, entre eles a Alemanha, país natal do papa, provocando a mais grave crise no seio da Igreja Católica nas últimas décadas.

UE cobra mais infraestrutura com questões climáticas Os problemas causados pelo gelo e a neve nos últimos dias continuam afetando partidas e chegadas na movimentada semana do Natal. Isso gerou um debate sobre a necessidade de leis que obriguem os aeroportos a lidarem de forma mais eficiente com questões climáticas. Siim Kalllas, comissário (ministro) europeu de Transportes, propôs que os aeroportos tenham que oferecer um nível mínimo de infraestrutura de apoio aos passageiros nessas situações. Os importantes aeroportos de Heathrow (Londres) e Frankfurt (Alemanha) disseram em seus sites que as operações estão se normalizando após os transtornos que afetaram dezenas de milhares de passageiros.

Os aeroportos de Heathrow e Frankfurt afirmam que as operações estão se normalizando.


Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

12

LINHA DIRETA Difícil dizer não Uma mãe californiana está esquentando a cabeça dos líderes do grupo McDonald’s ao questionar judicialmente a eficiência do marketing que envolve o tradicional “Happy Meal”, que as crianças adoram. Ela entrou com uma ação contra a rede pedindo que pare de oferecer o brinquedo que acompanha o lanche regado a hambúrguer, batata frita e refrigerante. Ela alega que fica mais difícil dizer não para os filhos por causa do brinquedo, incitando-os a comer alimentos de má qualidade. E ela conta com o apoio da organização Centro para a Ciência do Interesse Público, que luta por uma alimentação saudável bem como de municipalidades que já aderiram à campanha.

Difícil dizer não II Apesar da repercussão do assunto na mídia, tudo indica que o McDonald’s não ficou tão preocupado assim. Sua resposta: “Estamos certos que os pais sabem que os ‘Happy Meals’ são pratos divertidos, feitos com alimentos de qualidade adaptados às necessidades das crianças e que podem ter o seu espaço em uma alimentação equilibrada”. Além disso, a empresa tem batido o pé dizendo que por ser uma empresa privada se nega a aceitar que leis municipais interfiram nas decisões de seus clientes. “Pa-ra-pa-pa-paaaa, I’m loving it!”

Gordinhos A obesidade custa para a economia americana cerca de $215 milhões por ano, com custos diretos com médico ou indiretos como a perda de produtividade. No caso das crianças obesas, o custo

Cleida Cruz linhadireta@gazetanews.com

aumenta para outros $14,300 milhões, segundo estudo da Brookings Institution, de Washington.

Financiamentos As taxas de juros para a compra de imóveis andaram subindo bastante nas últimas semanas depois de atingirem o índice mais baixo em décadas, chegando a 4% para mortgages de 30 anos. Uma das principais razões, segundo o Freddie Mac (empresa do governo que compra pacotes de financiamento dos bancos), é o fato do Senado ter aprovado o projeto sobre cortes nos impostos americanos. A intenção é tornar a economia americana mais forte, mas o tiro com a alta dos juros saiu pela culatra para quem esperou muito para comprar ou refinanciar.

Financiamentos II Mesmo que as taxas de juros estejam subindo, elas se mantêm extraordinariamente baixas, segundo especialistas. Na média, para um financiamento de 30 anos, a taxa passou de 4.46% para 4.61%. Mas ela tinha chegado a 4.17% no mês passado, o índice mais baixo nos últimos 40 anos. A oportunidade de refinanciar um imóvel com uma taxa fixa de 5%, no entanto, ainda parece um bom negócio e às vezes muito melhor para aqueles mutuários que estão presos em um mortgage com taxas reajustáveis.

Euforia brasileira O presidente Lula anda preocupado com a euforia dos brasileiros que estão indo às compras como nunca este ano, devido a melhora da economia. Ao contrário de

UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO dezembro de 2008, quando apareceu em rede nacional de TV e rádio pedindo que a população consumisse, como forma de espantar os efeitos da crise econômica internacional, neste ano a ordem do presidente é evitar dívidas. No programa de rádio “Café com o Presidente”, Lula disse que os brasileiros devem ter responsabilidade para não se endividarem. “Vamos gastar o suficiente para não atropelar a esperança e o futuro de todos nós”, disse. Ter senso de responsabilidade nas compras nunca é demais.

Compras de Natal A Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos está um pouco mais otimista com o desempenho do setor até agora. A entidade espera que as vendas cresçam 3,3% em novembro e dezembro, revisando suas estimativas anteriores de um crescimento de apenas 2,3%. Significa que os americanos, apesar da crise econômica ainda forte, estão indo às compras além do esperado.

Melhor empresa O Facebook é a melhor empresa de grande porte para se trabalhar nos Estados Unidos, de acordo com pesquisa publicada por um site de carreiras. A rede social ficou à frente da Southwest Airlines e da consultoria Bain & Company na lista elaborada pelo Glassdoor, um site em que os funcionários opinam sobre seus empregadores. Os funcionários parecem menos felizes quando há uma comunicação ruim na empresa, enquanto que as companhias mais bem avaliadas têm “uma cultura corporativa muito sólida e distinta”, afirmou Robert Bohman, presidente-executivo do Glassdoor.

A propósito O Glassdoor solicitou aos usuários que avaliassem seus locais de trabalho em quesitos como pagamento e competência da chefia. Em quarto lugar na lista ficou a General Mills, seguida pela empresa de relações públicas Edelman. A pesquisa foi realizada com cerca de 150 mil pessoas ao longo deste ano em empresas com mais de 500 funcionários.

Remessas Os Correios brasileiros informaram a população sobre as novas normas de segurança que o Departamento de Segurança do Transporte dos Estados Unidos expediu recentemente. Isso torna mais rigorosas as postagens para o país com peso superior a meio quilo. As medidas estariam acarretando atrasos na entrega de material enviado daqui para lá e de lá para cá.

Remessas II As pessoas que enviam pacotes do Brasil para os Estados Unidos têm que assinar uma declaração informando ter tomado conhecimento das novas medidas de controle. Também têm que informar que residem há mais de 30 dias no endereço indicado; que utilizam habitualmente os serviços postais; que o objeto postado não contém elemento que possa causar risco ao transporte e às pessoas que irão manuseá-lo; e que não contém cartuchos de impressora ou tonner, que foram proibidos no transporte aéreo pela nova norma. É bom ficar de olho nessas medidas, pois se não forem respeitadas os Correios podem não aceitar a entrega.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

13


14

LOCAL

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

O Brasileiro é Solidário

IMIGRAÇÃO: PERGUNTAS E RESPOSTAS Prezado advogado, chegamos há pouco na Flórida, nosso objetivo é fazer um curso, do qual já estou inscrita via intercâmbio EFIGIE X FAU - curso para executivos de liderança na FAU, porém tenho interesse em trabalhar legalmente aqui, como também estudar, fazer um mestrado. Já tenho graduação, pós-graduação e MBA pela FGV no BRASIL. Meu esposo é engenheiro e pretende trabalhar também. Como podemos proceder para tirar o visto H1B ou qual a sugestão para nos fornecer? Estamos com visto de turista por 6 meses. O primeiro passo para estudar aqui seria mudar o seu visto de turista para estudante. Para trabalhar aqui com o visto H1-B o primeiro passo seria achar um “sponsor”, ou seja, um empregador que se qualifique como tal. Consulte um advogado para mais detalhes. PERGUNTA RESPONDIDA PELA ADVOGADA MELISSA DACUNHA Acessse www.GazetaNews.com e envie sua pergunta.

Marisa Arruda Barbosa

Existem situações em que algumas pessoas precisam passar por provas na vida, às vezes por causa de um acidente, outras vezes, por uma doença repentina, ou mesmo por motivos financeiros. Mas nessas horas não é só a pessoa que passa pela prova, mas todos em sua volta, que no nosso caso é a comunidade brasileira. No passado, casos como o de Creuzenir da Silva Cores, que sofreu um grave acidente e precisava arrecadar fundos para voltar para o Brasil e ficar com sua família, mobilizou centenas de pessoas. Este ano, dois brasileiros precisaram da comunidade e estão tendo sua ajuda. Um deles é o músico Rogério de Moura, que foi diagnosticado com um câncer de origem linfática em junho. Moura voltou para o Brasil, e tem conseguido ajuda financeira de amigos no sul da Flórida, através da mobilização de seus colegas músicos, como Rose Max. O outro caso foi o da brasileira Janaína Hugon, de 28 anos, que sofre de degeneração cerebral desde os 3. Daisy Hugon, mãe de Jana, percebeu em poucos meses o quanto o brasileiro é solidário. Em outubro, Hugon decidiu iniciar uma campanha para arrecadar os 50 mil dólares necessários para iniciar um tratamento com células tronco. Foram meses de campanha, com caminhadas, doações e diversos eventos que arrecadaram a metade da quantia até o início de dezembro. Antes do início de 2011, Hugon espera conseguir arrecadar o restante para iniciar o tratamento no dia 3 de janeiro. Quando Hugon foi procurar o padre Volmar Scaravelli, Diretor da Arquidiocese da Comunidade Brasileira, da Igreja San Vincent, em Margate, foi algo emocionante, segundo conta. “Quanto você precisa?” perguntou Scaravelli. “50 mil”, disse ela. “Você acha que vai conseguir?” E ela respondeu: “Tenho certeza

A Primeira Igreja Batista da Flórida doou cestas de Natal a 60 famílias.

que sim”. O padre Scaravelli deixou que Hugon falasse no final da missa. Ela conta que recebeu tanta doação naquele dia que não tinha nem onde colocar. Foram 1800 dólares. Venilda Tereza Rauder, membro da igreja, doou um carro para que Hugon venda rifas, a igreja arrecadou mais doações em dinheiro e organizou um jantar. O centro comunitário e a igreja New Life se envolveram, além de diversos membros da comunidade, que toparam trabalhar por horas seguidas ao lado de Hugon. E é assim que ela está conseguindo chegar cada vez mais próximo do sonho de ver sua filha curada. Durante uma caminhada para arrecadar doações, Daisy conta que foi a um farol, onde havia um mendigo. Ela explicou ao pedinte por

que estava lá. “Ele não só saiu do farol para deixar que eu arrecadasse o dinheiro sozinha, mas também tirou 15 centavos que tinha em seu chapéu para doar”, conta Hugon. “Meu Deus... a pessoa não tem, sabe que vai fazer falta e ajuda mesmo assim”. Diversas igrejas e instituições organizam projetos comunitários, principalmente nessa época. Mas ao longo do ano, alguns serviços sociais constantes têm feito a diferença para muitas pessoas que precisam, inserindo-os no meio social, ou mesmo com a ajuda de doação de móveis, como é o caso da Sociedade Saint Vincent de Paul, que tem diversos projetos. O padre Scaravelli afirma que a igreja ajuda quem precisa, independentemente dessa pessoa ser um membro da instituição, como foi o caso de Jana. A Igreja Presbiteriana Nova Esperança, em Orlando, tem feito trabalhos de assistência a brasileiros o ano todo. Pessoas da Igreja Católica de Margate formaram 22 grupos de novenas, para arrecadar e distribuir cestas básicas, beneficiando pelo menos 20 famílias. Além disso, todo o ano, a igreja arrecada doações em dinheiro para o Children’s Diagnostic Center. O Ministério de Assistência Social da Primeira Igreja Batista da Flórida também distribuiu, no dia 12, cestas especiais de natal para cerca de 60 famílias que recebem assistência da igreja. Mas a igreja doa cestas toda a semana para famílias que se inscrevem uma semana antes. “É interessante notar que este ano, havia mais americanos que brasileiros recebendo cestas”, disse o pastor Silair Almeida, que conta que o projeto de cestas básicas já está em andamento há 20 anos, sem interrupção. “Isso indica que os brasileiros estão se virando bem na crise”. “A comunidade brasileira está mais que de parabéns em relação a doações”, disse Rodrigo Silva, da instituição de caridade Angel of Hopes. “Já tivemos que recusar doações pois tínhamos muita coisa”.


LOCAL

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

15

As melhores opções de compras para dezembro A melhor maneira de obter um bom negócio é comprar o que ninguém mais está comprando, como por exemplo, obter uma churrasqueira em setembro, quando a demanda é baixa. Mas também ajuda quando você pode pegar os grandes varejistas em uma guerra de preços, e isto acontece durante a temporada de compras natalinas. Enquanto a concepção popular é que os melhores negócios acontecem no Black Friday, a verdade é que muitos comerciantes oferecem descontos em determinados itens ao longo de dezembro. Confira algumas dicas interessantes para comprar nesta época do ano. Casacos de Inverno Parece contraditório que casacos são mais baratos nesta época, onde todos tendem a comprar, mas de acordo

com especialistas em vendas, os lojistas querem queimar o estoque de casacos até janeiro. Brinquedos Se você tem filhos, você provavelmente irá comprar brinquedos neste mês mesmo. Mas você não precisa gastar tudo que tem para trazer para casa os brinquedos mais procurados e baratos. Vários varejistas de brinquedos estarão oferecendo descontos para a temporada de férias – basta acompanhar as ofertas nos folhetos de publicidade.

Computadores Muitos dos maiores descontos em laptops foram para as pessoas que enfrentaram o Black Friday. Mas isso não significa que você não pode fazer um

grande negócio agora. Tal como acontece com os brinquedos, não se esqueça de ver os cupons e folhetos de promoções durante todo o mês de dezembro. A Dell, por exemplo, manteve os 12 dias de ofertas para esta época e está dando centenas de dólares de desconto nos seus computadores. Panelas Bens de cozinha tendem a ser um presente popular para os feriados. Uma tática comum de vendas utilizada por fornecedores de panelas é oferecer os chamados “try-me pieces”. Um varejista vai oferecer uma peça de um grande conjunto de panelas - por exemplo, uma frigideira de 7 polegadas - com um grande desconto, na esperança de que o comprador goste e volte para comprar o conjunto completo. Certifique-se antes de comprar se a loja oferece estas promoções e boas compras!

Foreclosures: vendas e audiências canceladas em Broward O circuito judicial de Broward cancelou todos os leilões de encerramento agendado a partir desta semana até o final do ano. Todas as audiências de fechamento marcadas para o período também devem ser reagendadas. Financiadoras e as agências de mortgage de propriedade do governo normalmente param as execuções hipotecárias nesta época do ano. E muitas empresas de empréstimo já começam a reduzir ou interromper os processos já em setembro, para poder processar toda papelada até o final do ano. No Condado de Palm Beach, no entanto, não há nenhuma ordem similar.

Capitão de navio é declarado culpado por tráfico de imigrantes MIAMI | Rick Davis, de 31 anos, de Bahamas, foi considerado culpado na sexta-feira, 17, por duas acusações de contrabando de estrangeiros de acordo com investigações do ICE (Immigration and Customs Enforcement) e HSI (Homeland Security Investigations). Davis enfrenta uma pena máxima de 10 anos de prisão por cada acusação e sua sentença está marcada para 18 de fevereiro

de 2011. Em 03 de novembro, os agentes especias do ICE e HSI foram advertidos pela Guarda Costeira e pelo Customs and Border Protection (CBP) sobre uma tentativa de contrabando de estrangeiros na costa de Deerfield Beach. A denúncia foi feita, depois que a vigilância do CBP detectou um navio suspeito navegando sem todas as luzes,

em direção west rumo a Deerfield Beach. Uma unidade marinha do CBP reagiu e ativou as luzes de emergência para parar o navio para inspeção. Ao ver as luzes de emergência, o capitão da embarcação não conseguiu parar, fez uma brusca virada e fugiu. Agentes do CBP atiraram nos motores do navio, e conseguiram desativar a embarcação.

Mais tarde eles conseguiram identificar o capitão do navio como Davis, que estava contrabandeando outros pasageiros, inclusive 6 haitianos indocumentados. Na segunda-feira, 20, o imigrante jamaicano, Juantorena Washington Getten, foi declarado culpado por tentar entrar pela segunda vez ilegalmente no país. Ele já havia sido deportado, mas arriscou a segunda entrada através de Davis.


LOCAL

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

16

Desaparecimento de família Boca Raton ganha a primeira brasileira completa 1 ano máquina de vender ouro do país

Este mês faz um ano que a família Szczepanik desapareceu misteriosamente. Vanderlei, Jaqueline e o filho Christopher Szczepanik foram vistos pela última vez em dezembro de 2009 em Omaha (NE). A longa espera é de total angústia para Tatiane Klein, filha de Jaqueline. Em companhia do marido e do filho mais novo, ela ainda busca por respostas. Nunca passou pela cabeça de Jaqueline que ela ainda não teria uma resposta, depois de um ano. “Pensei que bem antes eu teria uma solução, mas infelizmente, não é isso que está acontecendo”. A polícia disse a ela que é preciso aguardar o dia 26 de janeiro, quando uma audiência poderá por fim à angústia da brasileira. Nesta data, os brasileiros, José Carlos Oliveira Coutinho, Elias Lourenço Batista e Valdeir Gonçalves Santos, deverão comparecer à corte. Embora não sejam considerados suspeitos no desaparecimento da família, os três foram presos por usarem cartões bancários dos Szczepanik sem a devida autorização. “Quando eu estava no Brasil, ficava triste porque estava longe da minha família. Hoje estou aqui nos Estados Unidos e não tenho eles”, desabafa Tatiane. O tempo de Tatiane é ocupado com a confecção e venda de sandálias artesanais, as quais são vendidas na igreja Eagle’s Nest. Apesar do frio, as pessoas tem comprado para ajudá-la. Com o trabalho, ela e o marido conseguem se distrair. Segundo ela, Eric, o filho caçula que tem 7 anos, pergunta pela avó. “Ele sabe que ela está desaparecida, mas não sabe a gravidade da coisa”. O mais velho tem 11 anos e ficou no Brasil. Quando ora, Tatiane tem somente um pedido. “Ainda peço que eles estejam vi-

vos. Se eles não estiverem, que estejam na presença de Deus. Enquanto eu estiver nesta angústia, não os deixo descansar em paz. Se eles estiverem vivos, que Deus me dê forças para eu continuar na caminhada. Não vou desistir”. A mínima pista que chega aos ouvidos de Tatiane é passada para a polícia. “Deixo eles trabalharem. Não tenho o que fazer. Minha parte é estar aqui, orando e pedindo a Deus”. Tatiane não fala inglês, mas conta com a ajuda de amigos brasileiros e o policial de imigração, Richard, que fala português. Qualquer informação deve ser imediatamente passada para o Departamento de Homicídios da Polícia de Omaha (402) 444-5656 ou para o Crime Stoppers (402) 444-STOP.

Família brasileira está sendo procurada há um ano.

A máquina da Ex Oriente Lux é um sucesso em Abu Dhabi.

Foi inaugurada no dia 17, a primeira máquina de ATM de ouro no no Town Center, em Boca Raton. O ouro “to go” está sendo comercializado pelas máquinas de ouro, desenvolvidas por uma empresa alemã, Ex Oriente Lux AG, que foi trazida para os Estados Unidos pela PMX Gold LLC, uma empresa do sul da Flórida que compra e vende ouro. Pelo menos 20 “Gold To Go” ATM’S (caixas eletrônicos) já estão operando em shopping centers, hotéis e aeroportos na Europa e nos Emirados Árabes. O primeiro deles instalado, no luxuoso hotel Emirates Palace, em Abu Dhabi, é tão popular que seu estoque precisa ser reposto diariamente, disse o diretor da Ex Oriente, Thomas Geissler. Ele acredita que o conceito será igualmente bem sucedido em comuni-

dades elegantes dos EUA, como Boca Raton. “Os americanos gostam de máquinas de venda automática”, disse ele. Outra ATM será instalada em Las Vegas no final do mês. A caixa de metal brilhante de cor dourada, do tamanho de uma cabine de telefone, está no meio da multidão, próximo à praça de alimentação. Os compradores podem escolher entre quatro pesos diferentes de 0,999 de pureza em barras de ouro ou dois pesos diferentes em moeda de ouro americana “Eagle Coins”. Os preços na data da inauguração variavam entre $122 a $1,400, e são atualizados a cada 10 minutos para manter corrente o valor do ouro. A máquina só está aceitando por enquanto dinheiro em espécie (dólar), mas de acordo com o presidente da empresa, a meta é receber os pagamentos em cartões de crédito.


LOCAL

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

17

Senadores Murkowski e Begich votaram a favor da passagem do DREAM Act FAIRBANKS | A Senadora Lisa Murkowski estava entre os republicanos que votaram a favor da passagem do DREAM Act, no dia 18. O “Development, Relief and Education for Alien Minors Act” não conseguiu avançar para o Senado no dia 18, pois conseguiu 55 dos 60 votos necessários. A legislação tem a intenção de deixar que alguns jovens imigrantes consigam residência legal nos Estados Unidos, mediante uma série de condições. “Eu não acredito que as crianças tenham que ser culpadas pela decisão de seus pais de entrar e permanecer nos Estados Unidos sem documentos”, disse Murkowski em um press release, logo após a votação. “A realidade é que muitas dessas crianças vêem a América como o único país que elas conhecem”. O Senador Mark Begich, D-Alaska, apoiou a legislação e votou a favor de sua passagem, de acordo com sua porta-voz. A proposta, HR 5281, iria deixar que

imigrantes indocumentados menores de 30 anos obtivessem residência condicional depois de viverem 5 anos nos Estados Unidos, caso tenham chegado antes de completarem 16 anos de idade. Imigrantes elegíveis teriam que ter terminado o colegial ou terem sido aceitos em uma faculdade. Um imigrante sem documentação poderia mudar seu status para residência permanente depois de 10 anos, se a pessoa não tivesse cometido nenhum crime, não tivesse recebido assistência pública e recebesse um diploma universitário ou tivesse servido nas forças armadas, por pelo menos dois anos. Após o recebimento da residência permanente a pessoa poderia pedir a cidadania em três anos. Murkowski disse que apoiou a meta da lei proposta, mas acabou falhando pelo fato que líderes democratas não deixaram muito espaço para debate. Ela disse também que passar a lei iria resolver boa parte dos problemas referentes a reforma imigratória.

Por 5 votos, o DREAM Act não pôde ser levado ao Senado, ao contrário das expectativas de jovens elegíveis.

Obama diz que reforma imigratória deve ser prioridade O presidente Barack Obama, afirmou que a reforma imigratória deve ser uma prioridade para o novo Congresso, que iniciará suas sessões em janeiro, durante uma reunião com membros do grupo de legisladores hispânicos na Casa Branca. Obama e os congressistas “concordaram que a reforma de imigração deve continuar sendo uma importante prioridade para o próximo Congresso”, informou um comu-

nicado da presidência. A reunião dos legisladores hispânicos com Obama ocorreu depois do fracasso do DREAM Act no Congresso. O presidente afirmou na reunião que “já não podemos perpetuar um sistema de imigração quebrado, que não está funcionando como o país ou nossa economia precisam”. Os congressistas que se reuniram com Obama foram o senador Robert Mené-

ndez e os representantes Luis Gutiérrez, Xavier Becerra, Nydia Velázquez e Charlie González. Uma das principais promessas de Obama foi alcançar uma reforma imigratória que regularize os onze milhões de imigrantes ilegais, a maior parte deles hispânicos, que vivem nos Estados Unidos. Mas a iniciativa, que já fracassou no Congresso em 2006 e 2007, não avançou no atual Congresso e tem poucas chances

no próximo, que contará com maioria republicana na Câmara de Representantes. Os republicanos se opuseram a uma reforma imigratória e pedem primeiro que seja reforçada a segurança na fronteira. Obama disse estar “decepcionado” com a derrota do DREAM Act, que não conseguiu superar uma votação chave no Senado, mas afirmou que “não se dará por vencido” e insistirá por sua aprovação no futuro.


PUBLICIDADE

18

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010


LOCAL

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

19

Avós de Sean têm visita consular negada pelos EUA Um ano depois que Sean Goldman foi entregue ao pai, a família brasileira do menino ainda luta para conseguir voltar a vê-lo. Esta semana, os advogados da família brasileira de Sean entraram na Justiça com um novo pedido de visitação consular ao neto, que foi negado na tarde da quarta-feira (22), pelo governo dos Estados Unidos. “Acabei de ser informado pelo Ministério de Relações Exteriores que o Departamento de Estado Americano se negou a intermediar o pedido de visita consular com ou sem a presença dos avós”, informou o advogado Carlos Nicodemos. Segundo ele, a decisão foi justificada da seguinte forma: “diante do desinteresse do pai não há o que se fazer”. “Essa negativa está sendo encaminhada ao ministro Celso Amorim, já que não houve reciprocidade dos EUA para garantir o bem estar do menino”, afirmou Nicodemos.

O advogado informou que o caso já está sendo levado ao Ministério das Relações Exteriores. Recentemente, a avó do menino, Silvana Bianchi, recebeu um e-mail do pai de Sean, David Goldman que estabelecia as regras para futuros contatos, no qual exigia que os avós só falassem em inglês com Sean, com a recomendação de que não deveriam falar sobre o Brasil nem sobre sua irmã, Chiara. Entenda o caso David Goldman, o pai biológico de Sean, lutou para ter a guarda do filho desde a morte de sua ex-companheira, a brasileira Bruna Bianchi Carneiro. A briga pela guarda começou em 2004, quando Bruna deixou Goldman para uma suposta viagem de férias de duas semanas com o filho ao Brasil. Eles viviam na cidade de Titon Falls, Estado de New Jersey. Ao desembarcar no Brasil, contudo, Bruna telefonou ao marido

avisando que o casamento estava acabado e que não voltaria aos Estados Unidos. A partir disso, foi travada uma batalha judicial pela guarda do garoto, na época com 4 anos. No Brasil, a Justiça reconheceu o divórcio pedido por Bruna sem a concordância de Goldman. Diante das leis americanas, eles permaneciam casados. Livre do compromisso com Goldman, Bruna se casou novamente com o advogado João Paulo Lins e Silva, mas no parto do segundo filho ela morreu, em 2008. Diante da ausência da mulher, David Goldman foi ao Brasil na tentativa de levar o filho de volta aos Estados Unidos. Desde então, ele brigou pela guarda do garoto nos tribunais brasileiros, contra o padrasto de Sean e seus avós maternos, que são influentes no Brasil. Goldman passou vários anos comparecendo a audiências norte-americanas e brasileiras, antes de finalmente trazer o filho de volta aos

Estados Unidos em 2009. Depois de ser destaque na imprensa internacional, Goldman, lançará o livro “A Father’s Love” (Amor de Pai), em maio de 2011, pela editora Viking. O lançamento da obra foi anunciado na segunda-feira (20).

Pai e filho assistindo jogo da NBA em New Jersey, no início deste ano.

Apesar da derrota, Obama comemora vitórias Após a derrota esmagadora de seu partido nas eleições legislativas de novembro, o presidente Barack Obama conseguiu se recuperar, obtendo contra qualquer expectativa o apoio de republicanos a uma parte de seu programa, colaboração que pode ser efêmera. Apesar da “surra” eleitoral recebida pelos democratas há seis semanas, o Congresso ofereceu duas vitórias consecutivas ao presidente dos Estados Unidos, com a adoção do compromisso fiscal negociado com os republicanos e a revogação da lei sobre o tabu gay no exército. “Esta vitória pertence a vocês”, afirmou Obama aos seus partidários em um e-mail comemorando a passagem desta última medida com a qual a esquerda americana sonhava há 17 anos, e que figurava no programa eleitoral democrata de 2008. O voto do Senado ocorreu no dia seguinte à promulgação, pelo presidente, do compromisso

com os republicanos sobre a prolongação de presentes fiscais da era Bush, um sapo que a equipe Obama conseguiu fazer com que os democratas engolissem, em nome do realismo. Um assunto continua à espera até o fim do ano: a ratificação do novo tratado Start de desarmamento nuclear com a Rússia, cujo futuro ainda ainda é incerto. O presidente colocou todos os pesos na balança para conseguir arrebatar esta aprovação, adiando sua viagem de férias de Natal em seu estado de origem, Havaí, até nova ordem. Ainda assim, as conquistas de dezembro se somam às reformas do seguro saúde e de Wall Street, ao plano de estímulo da economia e ao resgate do setor automobilístico, neste balanço de dois anos de presidência Obama. Os avanços são ainda mais notáveis já que foram obtidos durante a última sessão do Congresso antes da posse dos eleitos do

dia 2 de novembro, em um período habitualmente calmo. A Câmara dos Representantes vai passar, no início de janeiro, para o controle dos republicanos, enquanto que a maioria democrata no Senado será reduzida, impedindo Obama de adotar grandes reformas como as obtidas em seus dois primeiros anos no poder. O acordo fiscal poderá também constituir uma mostra dos dois próximos anos antes da presidencial de 2012. Obama não hesitou ao ir de encontro a seus próprios princípios e melindrar seus aliados ao aceitar a manutenção por dois anos das reduções fiscais para os mais ricos. “Haverá momentos que não estaremos de acordo (...), mas não penso que um ou outro partido tenha exclusividade das boas ideias e eu quero pedir conselhos aos outros lados”, declarou após ter promulgado esta lei, reavivando o tom da campanha de 2008,

quando ele havia defendido a dissolução das fronteiras partidárias. Mas a colaboração dos republicanos pode ser efêmera, como a rejeição de uma lei de finanças e de medidas permitindo que jovens imigrantes clandestinos obtivessem a nacionalidade americana. Em janeiro, quando os republicanos assumirão o controle da Câmara dos Representantes, eles poderão colocar em prática suas ameaças de cortar o financiamento de reformas conduzidas por Obama, como a do seguro saúde. A maratona legislativa de dezembro também deixou parte dos republicanos em cólera, como o senador John McCain, derrotado por Obama na eleição presidencial de 2008, que prognosticou um clima menos propício para os arranjos em 2011. “Vocês acham que de uma maneira ou de outra, no dia 5 de janeiro, nós vamos seguir nos amando mutuamente? (...) Eu acho que não”, disse.


LOCAL

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

20

População americana cresceu 9,7% entre 2000 e 2010

Segundo anunciou o Bureau do Censo, a população dos Estados Unidos subiu para 308,7 milhões de habitantes em 2010, o que significa um aumento de 9,7% em relação a dez anos atrás, a taxa mais baixa desde 1930. De acordo com o Censo, a população americana era de 308.745.538 pessoas até dia 1º de abril de 2010, com um crescimento sustentado nos Estados do sul, como Arizona, Nevada e Texas. O crescimento apontado foi o mais lento desde 1930, quando a população aumentou apenas 7,3%. O dado “é, portanto, o segundo mais baixo do último século”, afirmou o responsável pelo censo, Robert Groves, em uma coletiva de imprensa para

anunciar os resultados.

População hispânica se desloca para novos estados Os hispânicos nos Estados Unidos estão saindo de seus redutos tradicionais na região sudoeste e passando a morar em Estados onde nunca houve uma presença muito forte de latinos, de acordo com dados preliminares do censo norte-americano deste ano. “Durante muito tempo os latinos foram um fato da vida no sudoeste americano e só”, disse John Weeks, professor de geografia e diretor do Centro Internacional de População da Universidade Estadual de San Diego. “Ao longo dos últimos 20 anos, porém, houve um

crescimento de imigrantes em locais como Charlotte (na Carolina do Norte), originalmente levados para trabalhar na construção civil”. Os latinos lideram a transformação dos Estados Unidos, onde as minorias étnicas e raciais devem se tornar maioria até o meio do século, de acordo com projeções do órgão responsável pelo censo norte-americano. Há mais de 45 milhões de hispânicos nos EUA, o dobro do número de 20 anos atrás, de acordo com o American Community Survey, divulgado este mês, antes dos dados do Censo Decenal de 2010. A pesquisa baseouse em estimativas de cinco anos, de 2005 a 2009.

Não deixe sua árvore de Natal pegar fogo Cozinhar e acender velas são as principais causas de incêndio em dezembro. Decoração de árvores pode ser divertido de se fazer, mas é também perigoso se sua árvore de Natal não for mantida do jeito certo. O departamento de polícia de Broward, em conjunto com o corpo de bombeiros da Flórida, conduziram uma demonstração de como as decorações de Natal podem pegar fogo, ainda mais quando unidas a uma árvore seca, o que pode colocar sua casa em chamas rapidamente. O número de incêndios em árvores de Natal sobe bastante na semana entre dias 22 e 28 de dezembro, de acordo com o National Fire Protection Association (NFPA). Isso porque muitas pessoas têm a árvore de Natal desde o Thanksgiving, e, caso não sejam regadas diariamente, as árvores podem secar, tornando-se altamente inflamáveis. Além disso, dezembro é o mês líder em incêndios causados por velas, com a noite de Natal no topo entre os dias de maior ocorrências. Nesses dias, materiais de cozinha também estão entre os objetos que mais pegam fogo.

10 dicas para manter sua árvore de Natal livre de incêndios: 1. Use somente luzes e decoração listadas por um laboratório de teste; 2. Siga as instruções de fábrica de como usar luzes de natal; 3. Sempre desligue as luzes de Natal da tomada antes de sair ou ir dormir; 4. Nunca use luzes com as cordinhas quebradas ou com as conexões frouxas; 5. Nunca coloque velas próximas a árvores de Natal; 6. Regue sua árvore diariamente; 7. Caso tenha uma árvore artificial, certifique-se que seja antifogo; 8. Sempre mantenha-se atento a crianças em volta da árvore de Natal; 9. Coloque as árvores perto de uma tomada, assim os fios não ficam no caminho. 10. Descarte a árvore quando começar a soltar folhas. Isso significa que estão secas, e altamente inflamáveis. Não guarde a árvore na garagem ou fora de casa e encostada na parede.

Autor de livro sobre pedofilia é preso na Flórida

O escritor Phillip Ray Greaves vendia os exemplares pelo Amazon.com.

Phillip Greaves, de 47 anos, autor acusado de fazer apologia à pedofilia, foi preso no dia 20 na Flórida e levado para a prisão de Polk County, para responder por acusações de distribuição de material obsceno. Greaves é autor e editor do livro ‘The pedophile’s guide to love and pleasure: a child-lover’s code of conduct’ (‘O guia do pedófilo para o amor e o prazer: um código de conduta para o amante da criança’), que ele classifica como uma obra de auto-ajuda. Ele foi detido na sua casa, no Colorado, por ordem da Justiça da Flórida - Estado para onde ele havia enviado um exemplar, ao custo de US$ 50, sem saber que o destinatário era um policial disfarçado. Questionado por um jornalista a respeito das acusações, no momento em que chegava à prisão, Greaves declarou: “Erradas”. O livro foi vendido até o mês passado no site Amazon.com, que o retirou devido a queixas sobre seu conteúdo. O autor pode pegar cinco anos de prisão. “Ele criou esse livro especificamente para ensinar às pessoas como molestar sexualmente e estuprar crianças”, disse Grady Judd, xerife do condado de Polk, a jornalistas.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

21


LOCAL

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

22

Censo altera organização do poder nos Estados Unidos

O Texas e a Flórida terão mais dois deputados na Câmara dos Representantes.

WASHINGTON | Em razão do aumento populacional, os Estados tradicionalmente republicanos do sul e do sudoeste dos Estados Unidos ganharão mais 12 cadeiras na Câmara dos Deputados, em razão do aumento populacional. Celeiros de votos para os democratas, os Estados da Costa Leste e do nordeste perderão postos. O primeiro reflexo dessas mudanças será observado nas eleições de 2012, quando os americanos decidirão a reeleição de seu presidente, Barack Obama, e a nova composição do Congresso. Concluídas em 1º de abril, as entrevistas abrangeram todo o território americano, segundo Robert Groves, diretor do Escritório de Censo. O crescimento populacional de 9,7% na década foi a menor taxa desde o aumento de apenas 7,3% registrado em 1940. O resultado, então, refletira os efeitos da Grande Depressão dos anos 30. No início de 2011, os deputados

federais terão de negociar a nova partilha de cadeiras referentes a 14 Estados. Há dez anos, os resultados do censo provocaram uma verdadeira guerra na Câmara. O Texas, com um aumento de 20,6% na sua população, ganhará mais quatro assentos e passará a contar com 38 delegados no Colégio Eleitoral a partir de 2012. Esse é um dos raros Estados a manter um nível de atividade econômica acima da modesta média nacional. A Flórida, agora com população 17,6% maior do que em 2000, terá mais duas cadeiras na Câmara - e no Colégio Eleitoral. Arizona, Geórgia, Nevada, Carolina do Sul, Utah e Washington ganharão uma cadeira cada. Nas eleições legislativas de novembro passado, candidatos republicanos venceram a disputa pelos governos de todos esses Estados. O berço político de Obama, Illinois, perderá uma cadeira na Câmara por causa da queda de 3,3% em sua população. Nova York e Ohio

passarão a ter duas cadeiras menos. Iowa, Lousiana, Massachusetts, Michigan, Missouri, Nova Jersey e Pensilvânia perderão uma cadeira. Nas eleições de 2008, Obama venceu oito desses nove Estados. Neste ano, os democratas ganharam as eleições estaduais em três deles e, devido especialmente à onda conservadora iniciada no país, perderam para os republicanos em outros quatro. Não houve eleição em três desses Estados. Embora a primeira leitura desses números indique imediata vantagem para os republicanos, Thomas Mann, consultor sênior do Brookings Institution, pondera que o aumento da população nos Estados do sul e da Costa Oeste deveu-se especialmente à parcela latino-americana, nem sempre conservadora ao votar. Conforme afirmou, Estados como Nevada, Novo México e Colorado - conhecidos por não terem fidelidade a nenhum partido, devem se tornar “alvos fáceis” para os democratas por causa do voto latino mais expressivo. “Os chamados especialistas estão superestimando os ganhos republicanos para as eleições presidencial e legislativa”, criticou ele. “O novo censo trouxe uma vantagem modesta para os conservadores. Marginalmente, pode ficar mais difícil a reeleição de Obama”, concordou o analista político conservador Michael Barone. Na Flórida, onde a presença de cubanos tradicionalmente orientou a eleição de republicanos, haverá ligeiras mudanças, segundo Mann. Latino-americanos de outras origens e jovens de origem cubana surgem como uma nova massa de eleitores mais alinhada aos democratas. No caso do Texas, berço político do ex-presidente George W. Bush, Mann acredita ver eleições com mais competitividade entre democratas e republicanos na próxima década. Barone, entretanto, pondera que os latinos desse Estado sempre votaram fortemente nos republicanos.

Mulher de 70 anos pede carona para assaltar banco Sandra Leaann Bathke, da cidade de Elysian, em Minnesota, pediu carona a um vizinho para assaltar um banco, de acordo com o jornal The Star Tribune. A polícia diz que prendeu Bathke, de 70 anos, em flagrante com mais de US$ 3.700 roubados, e o vizinho prestativo aparentemente não sabia de nada. Luke Even Weimert, de 26 anos, aguardou no carro enquanto a idosa assaltava o banco. O boletim de ocorrência informa que Sandra exigiu dinheiro ao caixa do banco e que disse estar armada, embora o funcionário não tenha visto qualquer revólver ou pistola. Depois que a mulher deixou a agência, o vice-presidente do banco seguiu o Jaguar do vizinho e chamou a polícia. O carro foi rapidamente interceptado por patrulheiros locais. Quando os agentes jogaram Weimert no chão e o algemaram, Sandra começou a gritar que o homem “não tinha nada a ver” com o assalto, de acordo com a polícia. Mais tarde, o vizinho explicou à polícia que não tinha ideia das intenções criminosas da idosa, e que pensou estar apenas dando uma carona para que ela sacasse algum dinheiro. Sandra está presa na cadeia de Le Sueur, em Minnesota, enquanto aguarda julgamento.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

23


LOCAL

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

24

Obama assina lei que aprova homossexuais nas forças armadas WASHINGTON | Após uma proibição de 17 anos, o presidente Barack Obama promulgou a lei histórica que permite aos homossexuais servir livremente no exército americano, assumindo sua preferência sexual. O projeto passou na Câmara Alta com 65 votos contra 31, anulando um texto polêmico de 1993 que proibia aos soldados americanos ostentar sua homossexualidade. Oito republicanos votaram a favor, apesar da forte oposição da liderança do partido. A lei chamada “Don’t ask, don’t tell” (Não pergunte, não fale) obrigava gays e lésbicas do exército calar sua orientação sexual sob pena de serem demitidos. Sua anulação era uma das principais promessas eleitorais de Barack Obama. “O país precisa de vocês, o país os chama e seremos honrados de

acolhê-los nas fileiras do melhor exército que o mundo conheceu”, declarou Obama, dirigindo-se aos compatriotas homossexuais, antes de rubricar o texto de lei aprovado no final de semana passada pelo Senado, após longas negociações. Igualmente atacada no front judiciário, por seu caráter discriminatório, por causa da lei, foram afastados do exército 14 mil soldados, devido a sua homossexualidade, segundo associações sociais. Após a promulgação da lei, será preciso vários meses antes de sua entrada em vigor - o tempo necessário para que as forças armadas se preparem para a chegada de soldados homossexuais em suas fileiras. Após a promulgação, Obama deverá “atestar” por escrito, junto com o secretário

de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, e o comandante do Estado Maior Interarmas, Almirante Mike Mullen, que a aplicação das novas regras não comprometem “o nível de preparação das forças armadas, sua eficácia, coesão das unidades e recrutamento”. Para preparar a integração de soldados homossexuais, o Pentágono prevê, segundo relatório divulgado no final de novembro, limpar o código de justiça militar e se apoiar nos comandantes de unidades para lembrar a seus homens o valor do profissionalismo; e, em relação a questões morais e religiosas, apoiar-se nos 3.000 capelães militares. O tempo que levará a fase de preparação não foi precisado. Depois de ultrapassada a etapa, será preciso um prazo de 60 dias antes da entrada em vigor das novas regras.

Foto: Anderson Esperança

A campanha de Jana continua O churrasco beneficente que rifou uma Ford Explorer 99 no dia 19 foi um sucesso, e fez com que a família Hugon conseguisse ultrapassar a metade dos 50 mil dólares necessários para Janaina Hugon, de 28 anos, iniciar um tratamento de células tronco e tentar reverter a degeneração cerebral que sofre desde os 3 anos de idade. “Vendemos 984 rifas, no total de $9840,00, conta Daisy Hugon, mãe de Jana. “Ago-

ra temos $33064,49. Faltam $16.935.51”. Para continuar a campanha, haverá um bingo no dia 7 de janeiro, no Renascer Café (1062 West Sample Road, em Pompano Beach), ligue para (954) 7848044 para mais informações. O churrasco foi organizado por Daia Azevedo e auxiliada pelo irmão da Jana, Newton Da Silva. E o vencedor do prêmio foi Joel Flores, de Boca Raton, com o bilhete número 1126.

Joel Flores, ao lado de Jana, ganhou uma Ford Explorer 99 na rifa beneficente.

Barack Obama assina a lei que permite aos militares assumirem a sua homossexualidade.

Autoridades farão de tudo para evitar atentados no Natal O conselheiro antiterrorista do presidente Barack Obama, John Brennan, afirmou que as autoridades americanas estão fazendo todo o possível para evitar qualquer tentativa de ataque terrorista nos Estados Unidos durante o Natal. “Agora que começa um novo período de festas, o departamento de Segurança Interna, os serviços de inteligência e as forças de ordem estão trabalhando em conjunto para evitar que grupos terroristas perturbem a segurança dos americanos”, explicou Brennan. O funcionário assegurou que suas palavras têm por objetivo tranquilizar os cidadãos dos Estados Unidos e não alarmá-los, referindo-se à tentativa fracassada de explodir um avião que fazia o trajeto entre Amsterdã e Detroit no Natal passado e que resultou na prisão de um jovem nigeriano.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

25


LOCAL

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

26

Conselhos de segurança durante as festas, dados por um ladrão KISSIMMEE | Durante uma entrevista na prisão do Condado de Osceola, Mark, preso por furto, dá dicas de como se proteger nesse Natal. “Nunca coloque embalagens de produtos no lixo em frente a sua casa. Você estará fazendo propaganda”, disse. “As pessoas acabam esquecendo de trancar as portas durante as festas, por excesso de otimismo”. Policiais dizem que os números de furtos costumam aumentar nessa época do ano porque ladrões sabem que as pessoas estão fazendo compras, deixando pacotes no carro, e deixando vários presentes debaixo da árvore de Natal. “O número de furtos parece aumentar bastante durante as festas”, disse a portavoz da polícia de Kissimmee, Stacie Miller. “As pessoas deixam seus carros destrancados e pacotes à vista. Se você está saindo do shopping para colocar vários pacotes no carro, coloque-os no porta-malas, e mude o carro de lugar se notar alguém te

Um dos conselhos é para sempre colocar as compras no porta-malas e mover seu carro caso sinta-se vigiado.

vigiando.” Mark é um apelido, pois preferiu ficar anônimo por causa de seu processo penal, em troca de dar dicas para pessoas se protegerem. Ele nunca foi preso por um crime violento, mas está preso por furtos a carros

e venda de objetos roubados. Mark conta que não bebe nem usa drogas, e começou a roubar quando estava sem trabalho na década de 80. A época de festas era a mais movimentada para ele. Isso porque diversos lugares que não es-

Jovem brasileira morre em Chelsea - MA A brasileira Ludmila Lopes, de 23 anos, que reside em Chelsea – MA, foi encontrada morta no dia 18 devido a um ataque fulminante do coração, conforme informações de seus amigos. Segundo relatos de amigos da vítima, Ludmila assistia televisão quando foi fazer a mamadeira da filha pequena. Quando a filha deixou o quarto do casal para ir ao encontro da mãe, já era tarde demais. “A criança começou a chorar e o pai

foi ver o que tinha acontecido. Ela estava vendo Ludmila no chão, já sem vida. Foi tudo muito rápido e inesperado, a família ainda não quer falar sobre o fato”, afirma um amigo de Ludmila, que prefere não se identificar. Segundo ele, a brasileira fazia uso de um medicamento para emagrecer que teria efeitos colaterais fortes e vinculados ao coração. “Ela já tem um histórico de problemas cardíacos na família, pois seu pai morreu muito jovem também de

parada cardíaca. Além disso, o remédio que ela utilizava atacava os batimentos cardíacos, o que intensificou essa predisposição”, completa o amigo da garota. A tragédia assustou a comunidade brasileira de Chelsea, que iniciou uma campanha, com a ajuda de igrejas evangélicas, para custear o envio do corpo para o Brasil. Ludmila Lopes, de 23 anos, teve um infarto fulminante.

tão envolvidos com o comércio, fecham nessas datas, deixando os lugares vazios e propícios para o roubo. Não só casas ficam frequentemente destrancadas, como também automóveis em estacionamentos. “Você não iria acreditar quantos carros são deixados destrancados em estacionamentos e garagens”, disse Mark, que consegue abrir um carro, roubar o que tem dentro, ir para casa e colocar a venda na internet em menos de uma hora, em sites como o Craigslist. Porém ele diz que não rouba casas. “Muito perigoso, muito tempo perdido.” Mas ele conta que o melhor alarme para evitar furtos são cachorros. Caso compre uma TV flat-screen, ou algum equipamento eletrônico caro, gaste um pouco mais e compre parafusos de segurança para pendurá-los, aqueles que têm uma cabeça diferente, que requer ferramentas especiais. “A maioria dos ladrões não carregam chaves especiais para tirar algo preso da parede”, conta Mark.


Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

POST IT

27

Recicle sua árvore de Natal Página 44

Bate Papo em português na biblioteca de Weston Página 32

ê?

um Nata l O que é

ra voc

pa Feliz

ENTRETENIMENTO

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE EM www.GazetaNews.com

Página 28

SPOTLIGHT

Festa de Natal em Broward

Dicas pra fazer exercício no frio

Página 30


ENTRETENIMENTO

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

28

DESCUBRA O QUE FAZ DO NATAL UMA NOITE FELIZ PARA VOCÊ A noite de Natal, ao longo de milhares de anos, foi sendo transformada pela história, virando uma mistura de várias tradições. Para muitos, no entanto, tornou-se sinônimo de obrigações. Filas no supermercado para cozinhar para diversas pessoas, reuniões com pessoas que mal se conhece, ou a obrigação de comprar presentes para um “amigo oculto”. Existe uma síndrome contemporânea que atinge pessoas em todos os cantos do mundo, aonde a festa chega carregada de um monte de coisas que já não significam muito, mas dão bastante despesa e algumas dores de cabeça. É nessa hora que vale a pena tirar a lista de compras da frente e entender os significados mais originais dessa data. Independentemente do que se faça, o mais importante é relembrar o significado da histórica “noite feliz”. Às vezes, somente parar para pensar, adicionar algo como uma receita de infância pode dar um toque especial. Para outros, talvez sair da tradicional ceia e sair para a rua e ajudar os que precisam, pode tornar o Natal muito mais gratificante. Se você se identificar com o segundo caso acima, lembre-se que mais de 900 mil pessoas, de Palm Beach a Key West, não sabem o que vão comer amanhã. Nesta época, as possibilidades de fazer o bem ao próximo só aumentam, dado o número de pessoas liderando projetos. Karina Serrano, de 32 anos, tem feito trabalhos

voluntários o ano todo há cerca de 10 anos. Com a família dividida entre Nova York e a República Dominicana, para Serrano tem sido raro passar o Natal ao lado da família, e ela não se importa em estar nas ruas em vez de participar de uma ceia. “Às vezes eu participo de projetos para alimentar os ‘homeless’, outras vezes participo de uma associação que constrói casas para quem precisa, trabalho com crianças, ou mesmo com animais”, disse Serrano, que também tem levado seu namorado, o brasileiro Marcel Gonçalves a esses projetos. “Sempre busco algo que me dê motivação, e isso me faz feliz”. Bem peneirados, os princípios que estão por trás dessa festa ainda valem – e muito. Quem vai negar a importância da renovação, do encontro com quem a gente gosta, da exaltação da paz? Pois esses são alguns dos significados do Natal, que às vezes se perdem no meio dos afazeres e da sensação de que não sabemos direito o que estamos festejando. A renovação, por exemplo, está muito ligada à celebração cristã do Natal. No mundo ocidental, o nascimento de Cristo tem o significado de um grande recomeço. Com isso, porque não trazer renovação para a sua vida na própria noite de Natal? Mesmo para aqueles que tem a família próxima, uma novidade pode fazer com que todos curtam de maneira diferente, e traga uma nova dinâmica aos relacionamentos.

Reunimos algumas dicas abaixo, para ajudá-lo a redefinir o que é A Noite Feliz para você. • RECORDE A INFÂNCIA. Lembre-se do que você mais gostava nos Natais da sua infância e tente repetir o que traz boas lembranças. • NÃO SE OBRIGUE. Descubra do que você não gosta no Natal e evite. Não se obrigue a participar e fazer coisas que sejam desagradáveis. • EXPERIMENTE EXPERIMENTAR. Reduza os gastos e convide outras pessoas a fazer o mesmo, buscando alternativas a despesas tradicionais. Será divertido experimentar algo mais criativo. • DEIXE A CULPA DE LADO. Ao menos neste dia, você não é o responsável pela miséria do mundo, pelos desentendimentos da família, pela roupa que sua filha diz que não tem, pela festa que gostaria de fazer e não fez, por isso, por aquilo... • DÊ VIDA ÀS TRADIÇÕES. Considere as origens e tradições que fazem sentido para você, sua família ou amigos e vá fundo nesse resgate. Isso dará mais sabor a tudo. • FAÇA MENOS. Uma ceia não precisa ter dez pratos diferentes, todos no tamanho para fazer sucesso. Um pequeno menu bem saboroso basta para uma noite e um dia seguinte de muitos prazeres à mesa. • PARTICIPE DE PROJETOS VOLUNTÁRIOS. Serrano indica alguns projetos dos quais ela participou: 1 - O Hands on Miami faz diferentes projetos para tornar a Comunidade um lugar melhor para se viver, incluindo homeless, idosos, contróem casas para menos favorecidos, meio-ambiente, crianças em situação de risco, e animais. Veja o site: handsonmiami.org; 2 - O Habitat for Humanity também constrói casas para menos favorecidos. Site: habitat.org; 3 - O Project Sunshine é uma organização não governamental que oferece educação gratuita, recreação e programas sociais a crianças que passam por problemas de saúde e suas famílias. Veja o site: projectsunshine.org.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

29


ENTRETENIMENTO

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

30

Dicas para

fazer exercício no frio No inverno, graças ao grande friozinho de manhã, muitos desistem da atividade física e optam por dormir mais, sendo que a prática de exercícios físicos no inverno tem grande importância, assim como nas demais estações do ano. É no inverno que o organismo gasta mais energia para ficar aquecido, onde é preciso obter boa alimentação para fornecer a energia necessária para o organismo para as atividades físicas. As pessoas que praticam atividades físicas nessa época de inverno podem ter vantagens únicas, como a melhora do apetite e do sono, além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, porque os exercícios e as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças. Durante o inverno, antes mesmo de começar o alongamento é preciso fazer um aquecimento para evitar lesões musculares seja qual for a sua prática de exercícios. O ato de aquecer seu organismo faz com que a temperatura corporal aumente, tanto a interna quanto a muscular. Já o alongamento em seguida é necessário para distender de forma segura as fibras musculares. O recomendado é que você utilize a roupa durante o aquecimento e caso tenha calor de início, retire-a para fazer de maneira correta os exercícios e ao terminar, coloque-a novamente para evitar possíveis resfriados. De acordo com o triatleta e professor de ginástica Michael Wollpert, de Chicago, é preciso tomar cuidado para não colocar roupa demais, pois pode fazer

você suar muito, fazendo que fique com mais frio. Cubra qualquer parte de sua pele que esteja exposta, se estiver muito frio. Wollpert também recomenda que você faça algumas pausas para sair um pouco do frio e que você finja que está no verão: tome a mesma quantidade de água. Além disso, é recomendado que coma alimentos ricos em carboidratos, pois estes são rapidamente absorvidos pelo organismo, e evite ingerir alimentos quentes antes da prática de exercícios pois estes fazem com que você sinta-se pesado durante o exercício, entretanto, aquece o organismo. O importante é que você esteja sempre em movimento e saudável, tanto corporal quanto mental.

Dicas para não deixar de praticar exercícios mesmo com o frio: a) Se você pratica atividades físicas ao ar livre, uma boa opção é trocar esse espaço pelas academias e clubes que possuem climatização; b) Por ser uma época em que os abusos com chocolates e comidas calóricas acontecem, é mais um motivo para deixar a preguiça de lado; c) Faça um grupo de amigos com o mesmo objetivo ou chame aquela amiga que sempre a convida, mas você inventa desculpas; d) Começando agora, dá para chegar ao verão bem melhor e mais em forma que o verão passado.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

31


ENTRETENIMENTO

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

32

BASTIDORES

Connie Rocha bastidores@gazetanews.com

Papo Afiado

Bate-papo em português na biblioteca de Weston Uma novidade para quem quer aprender português. Todas as segundas-feiras das 6:00pm às 7:30 pm, um grupo de pessoas se reúne na sala de conferências da biblioteca de Weston para conversar em português. Segundo os organizadores, trata-se de um bate-papo informal para quem fala português como segundo idioma e gostaria de aprender mais. Com variados temas sobre cultura brasileira e muito bom humor. O Papo Afiado existe há quatro anos e as aulas são de graça. Se você conhece alguém que quer conversar em português, entre em contato com Janine Rodrigues, que vive nos Estados Unidos há 9 anos, e organiza o grupo.

O presente de Natal de Juliana Paes A atriz Juliana Paes vai passar o melhor Natal da sua vida. Com a chegada do baby boy Pedro, que nasceu na quinta-feira, dia 16, no Rio de Janeiro. Dois dias após o nascimento de seu primeiro filho, Juliana deixou a maternidade com Pedro e o marido Carlos Eduardo. Ela distribuiu lembrancinhas para a imprensa local e era só sorrisos. Dias antes do parto, a atriz escreveu em seu Twitter que o filho só nasceria no Natal. “O baby só chega no Natal mesmo, viu? Tá preguiçoso aqui na barriga”. Mas pelo visto, o pequeno Pedro se adiantou.

Gazeta em Weston Na mesma biblioteca onde rola o bate-papo os moradores de Weston também podem pegar edições fresquinhas do Gazeta, que são entregues no local toda quinta-feira. A biblioteca está localizada na 4205 Bonaventure Blvd. Weston, FL 33332. Janine Rodrigues é organizadora do grupo. Mais informações: (954) 389-2098 - ext - 247 ou jsrodrigues@browardlibrary.org.

A feliz mamãe Juliana Paes e o pai Eduardo deixam a maternidade com Pedro.

Justin Bieber e Selena Gomez em Miami Quem esteve em Miami no último sábado, pode ter visto o cantor Justin Bieber passeando pela Ocean Drive. O cantor fez um show no American Airlines Arena na mesma noite. Justin estava acompanhado da cantora Selena Gomez e segundo os tabloides, os dois estariam namorando. De acordo com o site HollywoodLife, os dois foram a Miami Beach, mas voltaram rapidamente quando viram vários paparazzi esperando pelos dois. Uma fonte que não se identificou contou que os cantores estão sendo forçados a manter a relação verdadeira em segredo.

Justin Bieber e Selena Gomez fugiram dos fotógrafos quando foram vistos passeando em Miami Beach.

O cartão de Natal de Paris Hilton A polêmica Paris Hilton inventou mais uma para este final de ano. A socialite espalhou cartões de Natal onde aparece em poses super sensuais. O site Radar Online divulgou um deles e bombou na internet. No cartão, a herdeira da rede de hotéis Hilton aparece em pose sexy, sentada no que seria um trono de Papai-Noel e vestindo um microvestido prata. “O Natal é minha época favorita do ano”, disse Hilton, em entrevista. “Vamos passá-lo em Maui e, em seguida, vou a Cabo, no Ano Novo. Não posso esperar!”, acrescentou. A socialite também contou quais são seus planos para 2011: “algumas metas são: me alimentar de forma mais saudável e exercitar-me mais”. No cartão, Hilton aparece com um microvestido brilhante no trono do Papai-Noel.

O Natal “exagerado” de Britney A cantora Britney Spears está mais uma vez nas manchetes. Desta vez, apenas pelo “exagero” na decoração do Natal. Os vizinhos do condomínio de luxo onde Britney mora, na Califórnia, estão reclamando porque a decoração da casa transformou o condomínio em uma “Las Vegas cafona”. Segundo fontes próximas, os moradores se irritaram porque a casa, que já é cercada por paparazzi que conseguem entrar no condomínio, está ainda mais chamativa, ofuscando as decorações de real “bom gosto”. “Tudo me parece trash”, disse um vizinho. “Uma coisa é você colocar luzes para entrar no espírito de Natal, mas ali tem Papai Noel inflável, anjos tocando trompete e bonecos por todos os lados. Ela levou o Natal para outro nível”.

ppe

Feliz Natal!

Aqui nos BASTIDOR ES você fica sabend que acontece no mu o de tudo ndo das celebridades e também dos destaques da nossa co munidade. Brasileiro s que só levantam o nome do no sso país no exterior e que devemos sempre o nosso aplau so. Para todos os no ssos leitores e os brasileiros que passaram pelo BAST IDORES este ano um Very Merry Chris notícias!! Até 2011!!! tmas e um 2011 cheio de boas


ENTRETENIMENTO

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

FASHION

33

Tatiana Rajzman tatiana@gazetanews.com

Dicas Natalinas de última hora Não adianta tentar se pre-programar quanto as compras de Natal. Nós sempre seremos “agraciados” com aquele lapso de memória no final do ano, esquecendo daquele amigo do escritório que é sempre tão legal, ou daquela prima distante que resolveu te visitar nos últimos minutos do segundo tempo na semana Natalina. Com isso você se verá perdido, pensando nas filas gigantescas que se formam nos caixas do shopping ou até mesmo os estacionamentos lotados que lhe tomarão ao menos 1 hora do seu “shopping time”, e o pior… que presente comprar! Pois não se preocupe. A seguir, preparei uma lista de presentes inteligentes, super descolados e fáceis de comprar que agradarão a gregos e troianos.

Para prese ntear

Companheiro /a • Peso de pape de escritório: l, canecas ou co linha Romero pos da Britto. Estes itens po dem ser enco nos quiosque ntrados sR pings Dolphin omero Britto nos ShopM de presente qu all e Sawgrass. É o tipo e fará uma vi sta linda e os preços são su per em conta. Amigo secret o: • Difusor de essências. Pode ser enco ntrado na rede Pier 1 Import de lojas s. Caso queira tar o presente encremen, adicione o po rt de metal trab alhado. Chiqu a essência e, unisex… fará a cabeça de qualquer um !

Familiares: • Porta Retra tos. Sempre a es tipo de presen colha número 1. É o te sempre útil e gostamos de ganhar. També que todos m na Pier 1 Imports você ac retratos para ha os mais belos porta presentear se querido. u familiar Todos estes it ens são fáceis e você não de achar precisará qu ebrar sua ca beça pensando em tamanhos números de de roupa, sapato… po is básicos e deco rativos. Basta são itens ter um pouquinho de cr iati saber o que co vidade e pesquisar para mprar.


ENTRETENIMENTO

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

34

PENSE GREEN

Fernando Rebouças pensegreen@gazetanews.com

A figueira amaldiçoada “Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas só achou nela folhas, e disselhe: ‘Jamais nasça fruto de ti’. E imediatamente a figueira secou”. (Mateus 21. 19-21) Ainda no clima das festas de final de ano, no sentimento religioso e filosófico sempre nos lembramos da história e das palavras de Jesus Cristo, o filho de Deus para os cristãos; profeta para as demais religiões; e um político para os historiadores. Mas, em tempos de consumismo, a data do Natal é mais reverenciada ao

saco de presentes de Papai-Noel do que ao nascimento de Jesus. Comprar e comprar torna-se a prática predominante entre as pessoas. Não sou contra o consumo e o conforto, mas o que deveria ser uma parte do provimento das necessidades materiais torna-se um fator de existência social, ou seja, durante o ano e no Natal, o ser humano só existe se ele consome. A outra etapa da questão: sabemos consumir, mas ainda não sabemos descartar corretamente no meio ambiente tudo o que já consumimos. Jesus em seus ensinamentos e parábolas também era ecológico, falava em vinha, sementes e semeadores, sobretudo, exemplificava a melhor modalidade do descarte de algo consumível: o ato

de compartilhar. Em pleno século XXI, pelo medo e pela competição, somos individualistas e o próprio homem no decorrer dos séculos, principalmente depois da Revolução Industrial, se individualizou perante a natureza, nos três últimos séculos, retirando tudo o que podia dos recursos naturais e pouco devolvendo. O mercado capitalista, mantenedor dos investimentos, do lucro e das oportunidades de trabalho ainda engatinha na estrada da humanização das relações de trabalho do ser humano perante o seu próximo e a natureza, seja por meio da ética e da responsabilidade social. Lembremos que Jesus em suas parábolas valorizou o esforço dos operários da última hora, mas expulsou os vendilhões do templo, nisso aprendemos a diferenci-

ar o real valor do trabalho para Deus. Sem querer elaborar sermões, podemos concluir que a humanidade trabalha somente para conquistar coisas que fenecem, que não levaremos para depois da morte e que ainda é produzido e consumido de maneira destruidora. Temos uma grande lição pela frente e aprenderemos com a natureza e suas crises ambientais. Quais são os nossos frutos na vida? Quais são os frutos de nossa sociedade? Seremos uma nova figueira amaldiçoada? Até quando amaldiçoaremos o nosso planeta e as nossas existências biológicas? Como o Mestre nos ensinou: “Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos”, afinal é pelos frutos que conhecemos os governos, as empresas, as sociedades e as pessoas.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

35


ENTRETENIMENTO

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

36

PLANETA MÚSICA

Música Brasileira O Melhor Presente Se você ainda está na dúvida do que dar de presente para aquela pessoa especial na sua vida, porque não um CD maravilhoso de música brasileira? Aqui estão algumas sugestões dos melhores lançamentos de 2010 que certamente irão agradar por muito tempo.

Gene de Souza gene@gazetanews.com

Maria Bethânia

Amor, Festa, Devoção (Biscoito Fino)

Um verdadeiro ícone da MPB, Maria Bethânia continua surpreendendo com a qualidade de seus lançamentos. Com várias décadas de sucesso, ela poderia estar aposentada ou desfrutando dos frutos de seu passado, porém ela continua mais criativa e cativante como nunca com esse novo CD duplo e DVD gravado ao vivo. O projeto destaca a turnê dos álbuns “Tua” e “Encanteira” que ela lançou simultaneamente no ano passado. Além das pérolas recentes, Bethânia ainda interpreta clássicos de seu irmão Caetano e também de Gonzaguinha.

Djavan • Ária (Biscoito Fino)

Pela primeira vez na carreira dessa verdadeira fábrica de sucessos, Djavan encara composições dos outros e regrava canções como “Palco” (Gilberto Gil), “Valsa Brasileira” (Edu Lobo e Chico Buarque), e até Frank Sinatra com “Fly Me To The Moon”, todas interpretadas com a visão e emoção pessoal do cantor. Com arranjos inovadores e uma banda de primeiríssima linha, Djavan recria sucessos populares sem perder a sua essência, e usa técnicas de jazz para que as melodias flutuem em cima de ritmos bem brasileiros. O resultado é uma coleção de músicas leves e renovadas com aquela voz que somente Djavan possui.

www.seriousjazz.org

Kenia • Celebrates Dorival Caymmi (Mooka Records) Apesar de morar na Pennsylvania por muitos anos, a cantora Kenia conseguiu recriar o ambiente tropical e bem baiano nesse tributo “jazzy” ao mestre Dorival Caymmi, um dos maiores compositores da nossa terra. Somente Tom Jobim tem mais tributos e regravações, então é certamente um desafio mostrar algo de novo em canções como “Vatapá”, “Saudade da Bahia” e “Maracangalha”. Com sua voz alegre e meiga sobre os arranjos suaves e elegantes, Kenia nos dá de presente um CD que nos agrada mais e mais com cada execução.


ENTRETENIMENTO

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

VIVER BEM

37

viverbem@gazetanews.com

Natal e a Família

Por: Karina Lapa

Nada mais natural do que associar as festas do fim do ano, principalmente o Natal, com uma das instituições mais antigas que conhecemos – a família. Seja ela composta por vários membros, ou apenas dois ou três integrantes, a família se torna o alvo dos pensamentos e dos planos de cada um de nós nesta época. Para os afortunados, aqueles que ao decorrer da vida tiveram um lar funcional e saudável, onde a união, o respeito, a amizade e o amor servi-

ram como referência as lembranças são sempre agradáveis. Já para uma outra maioria desafortunada, onde os valores descritos acima são inexis-

tentes ou pouco valorizados e às vezes não incentivados, a discordia, briga e desunião reinam. E é claro que essa época não é nada mais nem nada menos do que um momento de muita tristeza, stress e ansiedade. Há também aqueles saudosos imigrantes que optaram por sair dos seus países de origem, e hoje não podem, por qualquer que seja a razão, voltar, para passar o Natal com os familiares. Esses últimos, inclusive, sofrem pelas perdas reais, ou pela fantasia da família que poderia ter tido, mas não teve. E pela doce ilusão de achar que se voltassem aos seus países, lares, ou mesmo no tempo, tudo seria como antes. Infelizmente, a gente nunca reencontra o que deixou pra trás. Ao contrário, encontra tudo novo, ou mudado, mesmo que seja só um pouquinho. Mas, um belo dia, quando paramos de lutar contra nós próprios e com a nossa realidade, e começamos a ser agentes das mudanças que queremos para as nossas próprias vidas, tudo muda. Você já se perguntou alguma vez, “Como EU posso contribuir para ter uma família mais próxima da-

quilo que eu preciso? De que maneira eu posso fazer com que o meu Natal seja mais feliz? Como vai ser o meu Natal esse ano? Feliz, ou triste e saudoso? Que memórias eu quero começar a criar para mim a partir de agora?” Nós construimos a realidade que vivemos. Este fim de ano, e começo de 2011, faça a felicidade uma meta na sua vida. Coloque fora todo e qualquer lixo emocional. Seja ele lembranças, memórias, ou até mesmo pessoas tóxicas. Não só você vai se sentir melhor, mas vai criar espaço para novas experiências e para novos encontros com pessoas que valem a pena. Crie novas tradições, ou siga cultivando as boas que você teve o privilégio de vivenciar. Invista em produtos não perecíveis como caráter, amizade, honestidade, amor ao próximo, tempo com os filhos, cumplicidade com os parceiros, verdade, amor e perdão. Neste Natal, não esqueça do aniversariante! Presenteie Ele sendo uma pessoa melhor. Invista na sua família. Seja mais e melhor pai, mãe, filho, filha, marido ou mulher, avó, tio e tia. Natal e família acontecem todo dia!


ENTRETENIMENTO

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

38

LAIR RIBEIRO

Lair Ribeiro lrsintonia@terra.com.br

Marketing Pessoal: valorize sua marca Certamente, você já ouviu falar em marketing pessoal, mas, não creio que tenha se convencido da importância de praticá-lo para ser bem-sucedido na vida. Por isso, apresentarei aqui alguns argumentos para você convencer-se da sua importância e dispor-se a praticá-lo imediatamente! O primeiro passo consiste em mexer nos porões escuros da mente e jogar fora todas as suas crenças prejudiciais e destrutivas, como: • Dinheiro é sujo. • Não dá pra ter tudo na vida. • Quanto mais alto se sobe, maior é o tombo. • É melhor ser pobre e honesto do que rico e desonesto. Essas crenças negativas foram adquiridas linguisticamente e, portanto, podem ser removidas também linguisticamente. Basta querer e acreditar que afirmações positivas, declaradas com autoridade, podem ser colocadas no lugar das suas crenças negativas. O passo seguinte envolve autoconhecimento. Conhecendo-se, você identifica suas aptidões, talentos, fraquezas e medos, tornando-se consciente do seu ponto de partida. Nesse processo, seja realista. Olhe-se com o mesmo olhar crítico que você é capaz de lançar sobre outras pessoas. Olhese com isenção, sem ser muito duro nem muito complacente. Procure observar-se de fora, como se você fosse o outro. Por fim, descubra o que os outros pensam e falam sobre você. Mas, prepare-se, pois existe um verdadeiro abismo entre a imagem que fazemos de nós mesmos e a que os outros têm a nosso respeito. Faça os ajustes necessários para estabelecer uma congruência entre a sua autoimagem e aquela que você projeta. Jogue limpo. Se não souber o que a outra pessoa pensa sobre você, pergunte! Feito isso, chegou a hora de traçar um plano de ação. Lembre-se: Marketing Pessoal é um

processo de venda em que o “produto” é você. E para que os “clientes” o comprem, é preciso que você esteja comprometido consigo mesmo. Não basta uma boa embalagem. É preciso que o conteúdo seja autêntico! Você tem de acreditar em cada palavra que diz sobre si mesmo e sobre aquilo que diz que é capaz de fazer, pois se você não acreditar, dificilmente alguém acreditará. Você sabe qual é o seu público-alvo? A quem interessa saber que você existe e que é bom em determinada atividade? Quem pagaria pela habilidade ou talento que você tem a oferecer? De acordo com a sua área de atuação profissional, é possível determinar um público-alvo, que deve ser cadastrado e mantido atualizado para que você possa colocar em prática uma política de relacionamento. Mas, mais importante que isso são os contatos pessoais que você pode fazer em congressos, cursos e outras atividades pertinentes à sua área de atuação. Quando se fala em cultivar relacionamentos, nunca é demais lembrar da Lei Paretto e concentrar-se nos 20% que poderão provocar uma melhora de 80% em sua vida! Como um “produto”, você tem de conquistar clientes, e a interface mais importante de um produto com seus potenciais consumidores é a embalagem. No caso, sua embalagem é o seu modo de vestir-se, a sua postura pessoal e profissional, sua expressão corporal e o que você fala. Esse conjunto é a sua marca. Mantenha-se atento ao meio em que estiver inserido, procurando sempre estar adequado a ele, desenvolva suas habilidades de comunicação e mantenha-se sempre atualizado. Trabalhe para que a sua marca ocupe um lugar de destaque na mente daqueles com as quais você se relaciona, cuidando para que todo o conjunto seja harmonioso e, para que a embalagem e o conteúdo sejam congruentes! Caso contrário, o resultado pode ser devastador!

www.lairribeiro.com.br

Leis da riqueza: Gastar - Parte II Educação é fundamental, mas a melhor herança que um pai pode deixar ao seu filho é a educação levada à competência de ação. A forma como as pessoas gastam o dinheiro que possuem (e até o que não possuem) tem muito a ver com o repertório de crenças que elas têm. Veja essa situação, por exemplo: uma pessoa que cresceu ouvindo dizer que para ser alguém na vida é preciso estudar, quando tem um filho, se esforça para dar a ele a melhor educação possível. Se ela sabe por experiência própria o quanto é difícil trabalhar e estudar, ela não deixa seu filho fazer isso e financia seus estudos e diversão. E dá a ele um cartão de crédito. Depois, quando o filho faz um rombo na sua conta bancária, ela diz que ele não sabe gastar. Ela não pode criticar a forma como seu filho gasta o dinheiro; afinal, ela deu um cartão de crédito a um adolescente que, antes de aprender a ganhar, já está se especializando em gastar! Emoção e compulsão Um adolescente pode ser equilibrado em relação a gastar dinheiro, mas não se espera dele exatamente isso. Afinal, no início da adolescência, somos pura emoção. Mas, o que leva uma pessoa adulta a gastar, por exemplo, duzentos dólares em um vidro de perfume? Pode ser por prazer, mas, na maioria das vezes, é compensação e compulsão. E, nesse caso, não há dinheiro que chegue. De onde vem o problema O hábito de gastar emocional e compulsivamente faz parte do rol das programações mentais que precisam ser reprogramadas, cuja origem, geralmente, se encontra na infância. Gastar, hoje, é um paliativo para todo tipo de desordens emocionais. Assim como as crianças de hoje, os atuais

jovens adultos e adolescentes também tiveram pais que trabalhavam o dia todo. A maioria desses pais, para compensar a atenção e o afeto que não tinham tempo de dar aos seus filhos, davam-lhes presentes. Muitas dessas crianças cresceram com esse link entre presentes e satisfação de carências emocionais. Assim, quando a ocasião se apresenta, elas não esperam mais os presentes dos pais, mas vão em busca de presentes, gastando o que têm e o que não têm. Fala-se, hoje, em shopping-terapia para resolver problemas de baixa auto-estima, por exemplo. Por outro lado, existem grupos populares de apoio que tratam o tema com seriedade. Mas o fundamental é a pessoa perceber o abismo onde está se enterrando — e enterrando as suas chances de enriquecer — e reprogramar-se mentalmente para estabelecer relações saudáveis entre as suas emoções e o dinheiro, que são coisas totalmente distintas. Dizem que há regras para ricos e para outras pessoas. Como você não terá condições de ensinar seus filhos a ganhar dinheiro, a menos que aprenda a fazê-lo, comece a prestar atenção no que as pessoas ricas fazem e aprenda com elas. Mantendo o foco correto, você verá que o milionário gasta com muito mais critério do que quem tem pouco. O rico valoriza e respeita o dinheiro que possui, avaliando sempre o retorno que obterá com suas aquisições. Já as outras pessoas costumam gastar de forma emocional e do jeito que elas pensam que os ricos gastariam. Muitas vezes, acabam ostentando uma riqueza que não possuem, mas que poderiam possuir se adotassem os critérios dos ricos em relação a ganhar e, principalmente, a gastar dinheiro. Afirmação para a Lei do Gastar (escreva-a três vezes, durante 21 dias). Tudo aquilo que eu gasto volta para mim multiplicado.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

39


ENTRETENIMENTO

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

40

NEGÓCIOS & EMPRESAS

negocioseempresas@gazetanews.com

O uso da visualização para o aumento das vendas Por Renata Castro Alves Com o crescimento do enfoque no valor humano que inundou os livros e escolas de administração de empresas na última década, várias teorias foram levantadas, muitas com sucesso, a respeito de técnicas um tanto inortodoxas que visavam aumentar os lucros e as vendas. A psicologia se fundiu de tal forma com os processos de negócios que não há mais uma separação do elemento homem do elemento negócio (ou enterprise). Empresas lançaram mão de várias técnicas tais como aromaterapia para aumentar os negócios com o desenvolvimento de uma entidade olfativa que relacione o produto/serviço oferecido com sentimentos agradáveis; cromoterapia para utilizar cores que propiciam o sucesso, dentre outras. Houve uma técnica que, curiosamente, transcendeu o ceticismo inicial dos racionais homens de negócios e hoje é carro-chefe das filosofias de treinamento dos grandes palestrantes e conhecedores do assunto – a visualização. De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra visualização significa “transformação de conceitos abstratos em imagens reais ou mentalmente visíveis”. Não poderia haver melhor definição. Velha conhecida de lendas dos esportes, a visualização é uma atividade simples, mas que requer um nível elevado de disciplina e concentração. Ela é um reprocessamento mental. E como toda percepção e pensamento afeta o corpo, a mente, o aprendizado e o comportamento, a visualização serve para

que, pelo “efeito dominó”, possamos fazer muito a partir de uma pequena mudança mental. Veja que o propósito da visualização não é o de mudar fatores externos – o seu cliente, o seu competidor, etc. O propósito principal da visualização é o de mudar a maneira como você reage ao ambiente e seus estímulos. É importante entender que a maior frustração relacionada aos processos de venda e sentida pelos vendedores é a impotência diante da falta de controle de fatores externos – o mais importante sendo a decisão do cliente de comprar ou não o seu produto. Isso não muda. Cabe ao profissional de vendas lançar mão de controlar os elementos do processo que estão ao seu alcançe, e a visualização e o seu “approach” (abordagem) da situação é um dos mais importantes, senão o mais importante de todos eles. O estigma relacionado aos processos de venda e até mesmo a profissão de vendedor derivam do contato constante do vendedor com a rejeição. Você está pedindo que uma pessoa que provavelmente não te conhece para entregar o bem mais valioso que ele tem (dinheiro) em troca de uma experiência, serviço ou produto que poderá ou não satisfazer suas expectativas. Sempre haverá relutância! Crie o hábito de visualizar um resultado positivo antes de se engajar em atividades relacionadas a vendas. Vai ligar para um cliente? Mentalize um fechamento positivo, o cliente satisfeito, você respondendo as perguntas do cliente de maneira objetiva e

conclusiva. Ao criar uma proposta de custo, visualize por alguns minutos como o cliente receberá a mesma e que os valores se adequarão ao orçamento dele. No filme “The Pursuit of Happyness”, Will Smith faz o papel de Chris Gardner, um vendedor que acaba se tornando um agente de ações, sem nenhuma experiência. Quem conhece o trabalho de um vendedor de ações sabe que vendê-las não é tarefa fácil, afinal, você está tentando convencer alguém com posses a investir o dinheiro com um estranho, na fé cega de que o mesmo renderá lucros. Gardner tem uma fé cega em si mesmo. Ele sempre inicia suas ligações com um sorriso no rosto, não bebe água para não ter que ir ao banheiro e interromper assim o seu ciclo de chamadas (o que não é recomendável!), e se vê tendo êxito ao final de cada dia. Gardner chega sentir como será um vendedor de sucesso. Não dá outra! Hoje em dia Chris Gardner é um rico agente de ações, além de outros empreendimentos. Resultado do seu esforço pessoal? Sem dúvida! Mas que eu tenho certeza que o seu positivismo e estratégias de visualização deram um empurrãozinho no sucesso... A prática de visualizar resultados faz com que o corpo se comporte de maneira diferente ao executar tarefas que foram visualizadas. Como somos treinados para reagir ao invés de agir (derivado do nosso instinto animal), todo o nosso conjunto de elementos de comunicação não-verbal (expressão corporal, olhar, tom de voz, até mesmo o

odor que exalamos) se alinham com a ideia que foi programada durante a visualização e isso cria um ambiente muito mais propício para a tão almejada venda. Eu sou uma pessoa extremamente visual. Antes de iniciar um novo projeto eu escrevo uma breve sinopse de como almejo que o mesmo termine. Veja um exemplo: “Durante o meu engajamento no processo de vendas do livro “Vendas”, sei que o livro além de ser um sucesso de vendas,melhorará as estratégias de vendas utilizadas pelos leitores. As vendas passarão de X exemplares, e o mesmo se tornará um programa de TV. Para alcançar tal objetivo, conversarei com 5 pessoas diariamente e as mesmas demonstrarão empolgação a respeito do material.” Faça o teste. Antes de iniciar a próxima venda – ou melhor, a sua próxima interação com um cliente, visualize de maneira breve o que você almeja conseguir com a mesma. Uma venda? Um contrato de serviços? Uma futura parceria? As técnicas de visualização não só fazem com que você tenha uma abordagem diferente à transação corrente, mas cria uma espécie de escudo que faz com que você tenha resistência e persistência para seguir buscando o sim que virá depois de uma chuva de nãos. Existem muitos materiais sobre o assunto, mas, felizmente, a ferramenta mais importante para que você aumente o sucesso das suas vendas é gratuita e de fácil acesso – a sua mente!


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

41


SOCIAL

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

42

SPOTLIGHT

Confira esses e outros eventos em nosso website

www.GazetaNews.com

Festa de Natal em Fort Lauderdale No sábado, dia 18 de dezembro, a advogada brasileira, Ingrid Domingues e seu esposo, Patrick McConville, organizaram uma festa de Natal, na sua residência, em Fort Lauderdale. A festa contou com a presença da família e vários amigos. Confira as fotos.

Kimberly e David

Christopher, Vanessa, Ingrid e Patrick McConville

Ivanete Dombrowski, Gilda Schneider, Karina Lapa e Fernanda Cirino

Robson, Vanessa e Eliana

Waldo e Márcia da Silva com Dini Heizer

Mônica Ribeiro, Zigomar Vuelma e Ingrid Domingues

Ana Maria Braga, Ingrid Domingues e Lurdimar

Aline e Tomas

Bertha, Francisco e Vinka

Guiliana, Kim e Alexandria

Patrick McConville e Paulo Schneider

Paulo, Edmundo e Eloísio

Uma Noite na Lapa Sábado, dia 18 de dezembro, aconteceu mais uma Noite na Lapa, evento realizado no restaurante Feijão com Arroz, em Pompano Beach. Clauduarte Sá e o Clube do Choro de Miami fizeram uma noite dedicada a Cartola. Confira fotos de Bill Paparazzi.

Clube do Choro de Miami

Eunice, Xenia e Pedro Monique e Janaina

Elaine Garcia e Ron Santos Letícia Chaves

Antônio Martins e Henrique Brito

Ana Black e Luiz da Silva


SOCIAL

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

43

Confira esses e outros eventos em nosso website

www.gazetanews.com

Festa da Padaria Casa do Pão Aconteceu no dia 19 de dezembro a confraternização da Padaria Casa do Pão, em Boca Raton. Com toda a equipe reunida, a festa também contou com a presença de alguns clientes, que em meio a muitas brincadeiras, sortearam o amigo secreto, após uma linda oração e dedicatória feita por Silvana Arruda. Um brinde a toda a equipe Casa do Pão! Sr. Izaías e Silvana Arruda

Cleise e Herley

Patrick e Talita

Os irmãos Gabriel e Felipe

Walter

Gordon e Doner em evento no Mar-a-Lago Na quarta-feira, dia 15 de dezembro, os advogados do escritório Gordon e Doner, juntamente com a advogada brasileira, Ingrid Domingues, convidaram alguns empresários para um jantar de negócios. O evento aconteceu no The Mar-a-Lago Club, em Palm Beach. Confira!

Ingrid Domingues e Dr. Neri Franzon

Paulo e Karina Lapa

Adam Doner e Russ Seger

Jason Norris e Ingrid Domingues

Robert E. Gordon e Zigomar Vuelma

Luana, Vanessa, Bianca, Leydiane e Letícia

Fernanda Cirino, Karina Lapa e Ingrid Domingues

Sr. Mamede e D. Sara

Rose e Itamar

Thiago e Drica


ENTRETENIMENTO

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

44

POST IT

Manoeli Cenci manu@gazetanews.com

Até dia 24 de dezembro

Recicle sua árvore de Natal

AGENDA Fotos com o Papai-Noel

de Após o Natal, tire todos os enfeites , em” iclag “rec sua árvore e doe para uma rá esta que io, lant ou seja, para o rep em acontecendo até o dia 23 de janeiro, r sabe a Par d. war Bro de ues vários parq , 8177 onde levar sua árvore, ligue 954-357que se breou praglin@broward.org. Lem árvores artificiais não são aceitas.

Até o dia 24 de dezembro você poderá levar as crianças para tirar fotos com o Papai-Noel, na loja Bloomingdale’s, no Aventura Mall (19501 Biscayne Blvd., Aventura). Para mais informações ligue (305) 935-1110.

Dia 26

Tributo a Roberto Carlos

Boas Festas

Francisco Rod rigues, o Papai -Noel brasileiro dese ja a todos seus amigos, clientes e a com unidade brasile ira EUA, um Feliz Natal e Feliz Ano dos Novo repleto de gran des paz e muita saúd realizações. Muita e!

Francis Deo, dedicará uma noite especial a Roberto Carlos, no restaurante Feijão com Arroz, em Pompano Beach. Tradicionais canções de fim de ano, com todo o romantismo do maior cantor do Brasil. Participações especiais de Libertad e Clauduarte Sá. A entrada é Free. Telefone: 954-784-0909

Até dia 26

Circo com entrada free Até dia 26 de dezembro estará sendo apresentado o Magical Holiday Circus Exhibition, no Waterfront Pavilion (Flagler Boulevard e Clematis Street, West Palm Beach). Para mais informações acesse ringling.com.

Fronteira

Sodré está O jornalista Luciano nteira”, onde lançando o livro “Fro asileiros que relata aventuras de br pelo México. chegaram aos EUA ias em 116 Com mais de 20 histór u ce rc a ro mo de pá gin as , o liv ro to. Para on pr ar fic de 5 anos para ligar para adquirir o livro, basta (857) 615-9579.

De 28 de dez a 2 de janeiro

A Bela e a Fera em Miami Será apresentado, nos dias 28 de dezembro a 2 de janeiro, o musical A Bela e a Fera (Disney’s Beauty and the Beast), no Ziff Ballet Opera House. Não perca! Para mais informações acesse www.arshtcenter.org.

Graduação A na P au la M an de ll i, fi lh a de Si lv an a M an de ll i gr ad uo use pela FIU (Flori da University), no cu International rs So ci al . A fe st o de Assistência a ac on te ce u em Miami, no dia 11 de dezembr o. Parabéns Ana!

Até dia 2 de janeiro

Light Up UCF – Orlando Até o dia 2 de janeiro acontece o Light Up UCF, no UCF Arena, em Orlando (Building 50 N. Gemini Blvd.). Entrada free, ice skating, light show, e festival de filmes. Confira! Para mais informações ligue (407) 823-6006, ou acesse www.lightupucf.com.

Até dia 2 de janeiro

Lights...

2010 Holiday Sound, Light & Laser Show

írito natalino Para quem gosta do esp i gostar desta e das suas luzes, va sentinel.com, dica: o site www.sunnm en t, tem tai na ca teg or ia En ter dos locais ia gu um mapa com um s e muito ue rq pa es, luz decorados com mais. Confira!

No dia 25 de dezembro até 2 de janeiro, às 6pm, acontece o 2010 Holiday Sound, Light & Laser Show, no High Tech Science (699 NW 9th Ave., Boca Raton). Leve seus filhos e participe! Evento free!

Atéz dia 8 de janeiro

Opções de Réveillon Brasileiro

Vári as festa s de Réve illon de brasileiros estarão acontecendo na comunidade. Não fique de fora das festas mais animadas. Garanta seu ingresso o mais rápido possível. Confira nas páginas do Gazeta as melhores opções e divirta-se!

Small Stuff Durante os dias 19 de dezembro e 8 de janeiro acontece a exibição Small Stuff, no Bear and Bird Boutique + Gallery (4566 N. University Dr., Sunrise). O evento é free!

DIVULGUE SEU EVENTO E CONFIRA OUTROS NO SITE: WWW.GAZETANEWS.COM


Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News APOIO IMÓVEIS Seu imóvel no Brasil agora mais perto de você! (81) 3467-1099 William Croccia williamcroccia@hotmail.com

45 GO TECHNO COMPUTER Instalação e Manutenção de Computadores Filipe@GoTechnoCorp.com 754-235-0076

BABY SITTER Carinho e atenção para seus filhos. Flexibilidade de horário e local. Ligue: 954-638-2699. Raquel Tenho referências.

CLASSSIFICADOS 101

PUBLIQUE SEU CLASSIFICADO GRATUITAMENTE EM www.GazetaNews.com

VEÍCULOS AUTOMÓVEIS

VENDO HYUNDAI ELANTRA 2005 Vendo hyundai com 135 mil milhas esta lindo quem ver leva quero 3500 dólares todo elétrico carro d mulher motivo comprei outro carro. F. (954) 531.3627. Andreia Gil -------------------------------------MUSTANG CONVERSIVEL AMARELO 99 Segredo, capota, trava, vidros eletricos, motor-transmissao p e r f e i t o s , a q u e c e d o r, a rcondicionado, direção hidraulica. Us$4.999, 00 F. (954) 793.7206. Marcelo -------------------------------------ATE 500 POR SEU CARRO VELHO RODANDO Ligue agora grana na hora. F. (954) 822.5288. Jony -------------------------------------2008 FORD ECONOLINE E250 CARGO VAN 2008 ford econoline e250 van, automatica, 51, 000 milhas, v8 motor 5.4, radio, ar gelado, otima mecanica, titulo limpo, cor branca us$12.000 F. (754) 273.0626. Sandra Florida

2003 HONDA ACCORD 6CC Cinza/cinza couro preco = $8, 600.00 F. (954) 849.7430. Marcelo M -------------------------------------1996 INFINITY I30 4 PORTAS 1996 infinyty i30, automatico, 4 portas, todo eletrico, banco de couro, radio, cd e toca fita, 128, 000 milhas, cor beige metalico, $2700 F. (754) 273.0626. Sandra Florida -------------------------------------2001 HONDA ACCORD EX AUTO Otimo estado, 4cyl., automatico, rodas mag. Originais, teto, todo eletrico, prata, pneus seminovos. Revisado, $ 5.900, 00 F. (954) 785.9696. Marcos Penha -------------------------------------CORREçãO DIGITAL DE VELOCíMETRO E HODôMETRO Somos especializados em digital e analógico reparos de velocímetro, agulha do velocímetro, leitura de temperatura, correcao e recalibracao. F. (954) 650.6942/9549059115. Thespeedotech Raidel -------------------------------------ECONOMIZE DINHEIRO Economize dinheiro no seu seguro de carro, casa, barco ou saude. F. (954) 426.4411. Fabricio Thiebaut

2006 TOYOTA COROLLA CE Carro em perfeito estado. Excelente por dentro e por fora. Air-bag, a/c, abs. 107.000 milhas. Carro de particular. $6500. Ligue ou text. F. (561) 305.1325. A -------------------------------------CAR WASH MOBILE $1900.00 dodge van 1500. 100 galoes reservatorio agua. Gerador honda. Aspirador rigid. F. (786) 290.6380. Alex Teixeira -------------------------------------VENDE SE KIA SEPHIA 2000 Kia sephia 2000, 120 000 milhas, 4 portas, a/c perfeito, u$ 1.500.00. F. (954) 448.6311. -------------------------------------PASSAT Vendo passat 1.8 turbo 2003 em exelente estado pintura, bancos de couro e pneus 100%. Quem ver leva, chame e confira. F. (754) 281.7829. Arnaldo Matos -------------------------------------CHEVY CAVALIER Cavalier 2000 prata ac novo freios novos radiador novo cd pneus bons todo revisado sem nada pra fazer carro muito novo quem ver leva 2.400 sem choro F. (954) 709.8060. Adilson Campos --------------------------------------

COMPRO: TOYOTA, HONDA OU NISSAN O carro tem que ser automatico do ano 1998 ate 2008 pode ser tambem caminhonete ou minivan nao perca tempo ligue agora! F. (954) 708.5017. Marcelo -------------------------------------CARRO BARATO Vende se um eclipse 99 preto com freios novos motivo retorno para brasil $1500 F. (954) 305.8031. Andre Silva -------------------------------------1997 FORD F150 PICK-UP 1997 f150, automatica, 253, 000 milhas, v8, motor 4.6, ar gelado, precisa de transmissao, cor branca $900 F. (754) 273.0626. Sandra Florida -------------------------------------2004 CHRYSLER CONCORDE LX 4 PORTAS 2004 chrysler concorde, automatico, 4 portas, v6, ar gelado, cd player, radio e toca fita, cor preta, otima mecanica $3600 F. (754) 273.0626. Sandra -------------------------------------2003 FORD FOCUS 4 PORTAS 2003 ford focus, automatico, 4 portas, 4 cilindros, ar gelado, 136, 000 milhas, radio e toca fita, cor azul marinho $2700 F. (754) 273.0626. Sandra Florida

FORD FOCUS ZX5 89K- $5 MIL •2nd dono •89.284 •manual •2.0 •bem mantido •couro •todo original •6cds •ac forte fotos: http:/netonesystems.Com/ public/netone/02focus/ F. (954) 491.6381. Anderson Vargas -------------------------------------JETTA 2002 MANUAL Carro com tudo funcionando, ar, vidros e portas eletricas. Exelente estado, vendo por motivo de viajem. F. (239) 297.7565. Ricardo -------------------------------------GRAN CHEROKEE LAREDO - JEEP Perfeito estado de funcionamento, verde musgo metalc, 4 portas, ano 97, ar condic, excelente carro, mais informacoes ligar p/ elias 561-674-2549. F. (561) 305.8868. Katia -------------------------------------VENDO MAZDA 626 1998 Excelente condição, a/c, auto, 4 cilindros, pneus novos, super economico, verde escuro, todo original. Ótimo preço. Confira! F. (954) 553.0084. Ed Junior

2003 MITSUBISHI LANCER OZ RALLY $4.000 Automatico ar gelando 4 cilindros muito economico 128 mil milhas clean car fax cor preto todo eletrico cd player rodas de aluminio e espoiler! F. (954) 708.5017. Marcelo Marques -------------------------------------2004 MITSUBISH ENDEAVOR Em excelente estado por dentro e fora, cor azul com 130mil milhas todo revisado automatico, vidros e travas eletricas, ligue para 954 6960563 p/ ver. F. (954) 793.9402. Helen -------------------------------------2000 FORD EXPLORER MUITO NOVA $ 3.000 Automatico ar gelando 4 portas tudo eletrico cd player rodas cromadas linda suv aproveite muito bem cuidada! F. (954) 708.5017. Marcelo Marques -------------------------------------HONDA CIVIC Vendo honda civic 2007 manual, 1.8, azul marinho(metalico), quatro portas, 50 mil milhas carro novo perfeito estado $12800. F. (754) 242.1102. Bruno Gurgel


CLASSIFICADOS

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

46

PUBLIQUE SEU CLASSIFICADO GRATUITAMENTE EM www.GazetaNews.com

VEÍCULOS

102 - Barcos/Motos/Outros

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

| | | | | | | | | | |

CONTRATAMOS COM URGÊNCIA Cozinheiro/ cozinheira, ajudante de cozinha e churrasqueiro. Trabalho para o ano inteiro! Tratar com Nelson - Brasil 24 Horas

(407) 666 5001

EMPREGO

201 - Empregos (Procura)

PROCURA TRABALHO

PROCURO TRABALHO! Tenho 4 anos de experiencia em engenharia. Tenho boa tratativa Com cliente e publico em geral. Realizo qualquer tipo de serviço. Marciosystek@gmail.Com -------------------------------------OFERECO TRABALHO DE BABY SITTER Carinho e atenção para seus filhos. Durante a noite ou finais de semana. tenho referências. F. (954) 638.2699. Raquel Bb -------------------------------------DESENHO DE PROJETOS E SERV GRAFICOS Desenista projetista. Dominio de auto cad, corel draw, photoshop, sketchup, 3d studio e outros. Trabalhos como graphic design. Legal, drive license. F. (561) 929.3732. Ricardo Muniz

202

Envie o seu cupom de classificados para o Gazeta: 430 N. Federal Hwy #207 • Fort Lauderdale, FL 33308 • FAX: (954) 938-9227 ou em nosso site: www.GazetaNews.com

201

YAMARA 650 VSTAR 2007 Yamara 650 2007 cor vermelha 10mil milhas super nova penus novos economise gasolina ve e comprar $ 3.850, 00 preco final dispenso curiosos tenho foto F. (754) 366.7487. Nirlene -------------------------------------2004 HONDA CBR 600 F4I Para venda uma linda moto unico dono e toda revisada com 6500 milhas $$ 3500.00 F. (954) 548.1757. Gustavo Labbate -------------------------------------SCOOTER Scooter 2006 zong ms 50 cc amarela vendo barato pra desocupar lugar 250.00 somente isso F. (954) 709.8060. Adilson

CLASSIFICADOS GRÁTIS

| | Nome: | | | | | Email: | | | | Telefone: | | | | | | Título: | | | | Descrição: | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |

MOTOS/BARCOS/OUTROS

EMPREGO

202 - Empregos (Oferece)

OFERECE VAGAS

PINTURA Estou buscando pintores com experiencia de repintura exterior e transporte propio. Tenho bastante trabalho. Me ligue. F. (561) 383.0789. Flavio Santos -------------------------------------GRAPHIC DESIGN Nova grafica esta contratando graphic design Com experiencia em corel draw e photoshop. Atendimento ao publico (requer ingles) orders@novagrafica. Com F. (754) 366.1653. Marlos -------------------------------------GRANITO Presciso de fabricador com experiencia F. (954) 218.0119. Joao Paulo --------------------------------------

PESSOAIS

301 – Pessoais

DIVERSOS

AONDE ESTA O ETERNO? Veja este video, http://www. Yo u t u b e . C o m / w a t c h ? v = oadkj2e2q8 caso queira saber mais, entre em contato. Jewish roots bible study F. (954) 818.7143. Bill Moises

SOY JAVIER EN BUSCA DE DAMA LINDA,CARINOSA Tengo 34 anos, en busca de dama linda, joven, carinosa, para relacion seria, llame al 954 2409220 deja tu mensaje...F. (954) 240.9220. Javier

401

INSTALLATION Precisa-se de instalador de madeira/tile urgente. Precisa morar em brandon, valrico ou riverview. Ou dirija ao um ponto de encontro perto da i-4. F. (813) 476.0633. Gustavo Aca -------------------------------------ESPECIALISTA EM COMPRAS Favor enviar resume caso tenha exp de 5 anos Comprovada na area de Compras, controle de estoque, logistica, ingles perfeito, vaga para miami dade. Ssoliv@hotmail.Com -------------------------------------COZINHERIA - HOUSE KEEPER Preciso de uma pessoa que cozinhe, limpe e lave roupa. 3x na semana. $120 week. F. (954) 593.0038. Fernanda -------------------------------------RESTAURANTE BRASILEIRO - E. OAKLAND PARK Restaurante brasileiro contrata garconete com ingles, cozinheira e ajundante de cozinha com experiencia. F. (954) 593.0038. Fernanda Milton -------------------------------------REALTORS Estamos contratando realtors com experiencia para as areas de s palm beach, n broward, miami e ft myers. Oferecemos exelente split. F. (561) 338.6446. Camilo Leal -------------------------------------BABá PARA MORAR EM HOUSTON - TEXAS Babá para morar em houstontexas, p/ cuidar de uma menina de 2 anos, despesas pagas e $ 700 dolares por mÊs. Preferência por brasileiras recém chegada F. (281) 772.2629. Aldrin Nunes -------------------------------------SALES REPRESENTATIVE Sign*a*rama coral springs is looking for a sales associate to work weekdays. Salary + Commission. Please email resume sales@signaramacoralsprings.Com -------------------------------------MAID FOR YOU EMPREGO FULL-TIME DE LIMPEZA (DRIVER) Limpeza full time de 2a a sabado, requerimentos: carro, celular, acesso a internet, social, more em boca, coral springs, coconut creek, pompano -------------------------------------COZINHEIRA / HOUSE KEEPER Preciso de uma pessoa com exp/ referencia, q cozinhe ( trivial), limpe e passe, 5x semana u$ 300.00 week dispenso curiosos contactar: geovana F. (754) 264.4472. European Granite -------------------------------------CLEANING QUINTA Preciso de uma helper para quinta-feira dia 14.E que tenha disponibilidade toda quinta.Exp e honesta. F. (954) 226.8056. Cleaning Uliana -------------------------------------OPERATIONS MANAGER Hospitalplanet is looking for experienced manager to oversee hospital equipment business in miami, send resumes to hospitalplanet@yahoo.Com F. (305) 577.9716. Martti Kalkas

301

102

SUPER NOVO UNICO DONO!!!! Automatico ar gelando 40 mil milhas todo eletrico cor preto bancos de couro teto solar cd player luz branca quem ve compra $20.000 aceito troca!!!!!!! F. (954) 708.5017. Marcelo Marques -------------------------------------MERCEDES BENZ 2005 Vendo mercede c230 kompressor, branca.Completa, banco de couro, rodas 19, amg 6 marchas manual.82k milhas.Somente 15900 ou melhor oferta..954 667 5613 F. (954) 667.5613. Eduardo Castro -------------------------------------KIA SPORTAGE 2001 Kia azul 2001 automatico 4 cilindros 4 portas economico exxcelente 3.999, 99 786-2780594 -------------------------------------FORD FOCUS ZTS 03 PRATA 4portas, c/ som pionner massa rodas e farol bonitos, automatico, a/c. $3500 usava pra trabalho 131 milhas. Urgente, motivo ida pro brasil. Pompano bch F. (786) 587.7927. Luciana

BRASIL

401 - Brasil (Imóveis)

IMÓVEIS

LOTEAMENTO EM ILHEUS-BAHIA Lotes para vender-frente pro mar-praia do sul-ilheus-bahia. F. ( 7 1 3 ) 3 3 5 . 6 9 9 9 . Te t o Imobiliaria Ltda-edmundo Mello -------------------------------------VENDO APT EM JUIZ DE FORA Vendo apt no cascatinha com 3q, 2b, 1g de frente, no segundo piso r$180, 000. Pode caminhar para o mall. F. (561) 338.6446. Camilo -------------------------------------CASA EM IPATINGA (MG) Vende-se casa no bairro bela vista, ipatinga, mg.Área construída de 220m², lote de 400m². 4 quartos, sendo 2 suítes e um closet, area de churrasco, garagem. F. (313) 823.1875. Gilca Alves Chagas -------------------------------------ECOVILA CAMINHO DE ABROLHOS, LOTES A VENDA Vendo 7 lotes de 450mtrs2 cada. Localizados no empreendimento ecovila caminho de abrolhos. Aceito propostas. Um verdadeiro paraizo. Na praia. Carljardim@yahoo.Com -------------------------------------APARTAMENTO IçARA - SC Vende-se: apto, 2 dormitórios, (1 suíte), sala e cozinha, área serviço, sacada com churrasqueira, garagem. F. (483) 432.3133ou99846072. Paulo Imóveis Ltda Paulo Imóveis -------------------------------------VENDE-SE IMOVEL Vende-se excelente lote, bairro classe media bem localizado -paraiso do norte/pr (44)99195880-(44)9297740334 usa-203545-1589 -203-525-5707 fl.Joao f. F. (203) 545.1589. Suzana Alves -------------------------------------ÁREAS SC 444 E BR 101 Dispomos de áreas sc 444 e br 101. Consulte-nos! F. (483) 432.3133ou99846072. Paulo Imóveis Ltda Paulo Imóveis -------------------------------------LOCAçãO DE SITIO/ TEMPORADA - IçARA/SC Aluga-se: sítio lagoa dos esteves. Lugar paradisíaco. F. (483) 432.3133ou99846072. Paulo Imóveis Ltda Paulo Imóveis -------------------------------------INVESTIMENTO EM GOIANIA -GOIAS Faça seu investimento aqui em goiania, borges landeiro tropicale 2q 1s entre en contato rogerioborgeslandeiro@hotmail. Com F. (628) 459.1366. Rogerio Antonio Pereira -------------------------------------GARROTE VILLAGE II - FORT/ CE Excelente investimento ! vendo 2 lotes no garrote village ii com 15 x 30 cada. Próximo a praia do cumbuco. F. (085) 879.93710. Carlos Ribeiro -------------------------------------VENDOTERRENO NA PRAIA 4 lotes na quadra do mar em fortaleza, morro branco, ceará. Lotes de 15x30, vendo juntos ou separado. Alfredo. F. (305) 305.3806. Antonio Abreu


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

47


CLASSIFICADOS

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

48

PUBLIQUE SEU CLASSIFICADO GRATUITAMENTE EM www.GazetaNews.com

402

APTO QUITADO,ESCRITURADO 1A QUADRA PRAIA MORRO ..GUARA 3 quartos, sala, cozinha, wc social, area servico, wc empregada, 1a vaga carro.Area util 120m2.Preco imovel somente r$170.000 reais proprietaria F. (273) 362.4463Brasil. Celina Melo

BRASIL

402 - Brasil (Diversos)

DIVERSOS

501

OS MAIORES SUCESOS BRASILEIROS Vc que mora fora do brasil mate sua saudade ouvindo sÓ musicas brasileiras aqui www. Radiogingabrasil.Tk cont: venarodeio@hotmail F. (143) 016.1962. Adolfo Venancio

IMÓVEIS

501 - Imóveis (Compra e Venda) COMPRA/VENDA

502

EMPRESTAMOS DINHEIRO PARA COMPRA DE IMOVEIS Pequena entrada e mensalidades baixas. Aproveite os precos e os juros baixos para adquirir sua propriedade. Consideramos todo tipo de credito. F. (954) 312.7232. Geraldo Ribeiro -------------------------------------FIANCIAMENTO DE IMOVEIS Temos financiamento com ss ou itin apartir de 30% de entrada. Nao verificamos credito, bk, forclousure ou short sale. Focamos na entrada. F. (561) 338.6446. Camilo -------------------------------------PROPRIETARIOS C/ DIVIDAS + U$ 1 MILHãO E ATRASADOS. C/banc0 compramos s/casa cash. C/prova de fundos +contrato etc. Lique marque uma visita. Keyes-since 1928, líder no sul da fl.Realtors são bem-vindo:) F. (954) 600.0550. Marcio Sousa -------------------------------------VENDO MOBILE HOME URGENTE! C.CREEK $12K OBO Lyons c hillsbo lindo place gate club house piscina 55 + prox publix walmart 2qtos 2 banh garage lavad+ secar+ dishw+ gelad fog+ garb disposer a/c etc F. (954) 317.3307. Maria -------------------------------------1/1.5 APT PARA MAIORES DE 55 $7,900 1/1.5 apt para maiores de 55 $7, 900 otimo investimento $somente $7, 900 F. (561) 287.1007. Leandro Leandro

IMÓVEIS

502 - Imóveis (Aluguel e Vagas) ALUGUEL E VAGAS

Como agradecimento da Graça Alcançada. N.P.

FOR RENT 3/2 FORT LAUDERDALE 33312 Plus office. Laundry. Completely repainted. New roof. Big yard. New fence. Nice green quiet area. $1800.00 yard maintenance included. F. (954) 587.5200. Chantal Menetrier -------------------------------------OPCOES DE ALUGUEL Aluga se 2/2 coc creek tile por 1050/ 2/2 boca raton cond fechado 1100 / studio 690 2/2 deerfield 900 e outras opcoes ligue ja F. (754) 246.5707. Elaine -------------------------------------APTO 2/2 PARA ALUGAR APARTIR DO DIA 5 DE DEZEMBRO Tenho apto 2 qtos/ 2 banheiros localizado proximo ao seabra, no terreo, varanda, todo na ceramica, rua tranquila. Valor $1, 000 F. (954) 270.9701. Elizete S

IMPERDIVEL! Aluga-se quarto grande em everett, ambiente familiar, somente 2 pessoas em casa!!! $400.00 + util F. (617) 461.5016. Maria Rabelo -------------------------------------MUDE-SE HOJE!!! Aluga-se um quarto em casa em boca raton. Countrypark na 18 east da lyons. $400.00 por mes. F. (954) 657.3056. Flavia -------------------------------------ALUGO QUARTO EM COCONUT CREEK Alugo quarto em coconut creek para pessoa solteira ou casal, na wiles com a lyons em apt. 2/2. Baynian point. Ligar para:9549 3 4 - 7 9 0 8 . D a v e . F. ( 9 5 4 ) 501.6426. Kalina San Jorge -------------------------------------ALUGO QUARTO Military proximo a 10th. Condomionio tranquilo com piscina e area de churrasco. F. (954) 607.0848. Dgv -------------------------------------PASSO BASEMENT ASTORIA NEW YORK Com aluguel de $780.00 mensal, com 2 quartos, 1 banheiro, boa area queens. Passo $2500, para 2 pessoas, sendo uma legal nos eeuu, c/bom credito. Cel.646-462-6603. F. (273) 362.4463Brasil. Celina Melo -------------------------------------PARA ALUGAR EM POMPANO BEACH Linda casa perto da 95, 3 qts e 2 banhos, quintal cercado, nao eh foreclosure, nem hoa. Aluguel $1, 300 so 1 mes de deposito tenho + imoveis p/ alugar. F. (954) 531.1908. Gabriel -------------------------------------ALUGANDO CASA EM BOCA RATON Perto da lyons rd com 3 quartos e 2 banheiros, garage, quintal, ceramica em todas as areas. Aluguel $1, 400 tbm tenho mais casas e townhouses na regiao F. (954) 531.1908. Gabriel -------------------------------------CONDO EM POMPANO BEACH Na atlantic blvd 1 quarto, 1 banheiro por $740 c/ agua incluida, lavadora e secadora, carpete, andar terreo. Deposito de $500 meu servico eh gratuito! F. (954) 531.1908. Gabriel -------------------------------------ALUGO LINDO APTO 2/2 NA MILITARY Alugo lindo apto 45st c/ military, 2q tos, 2 banho, todo na ceramica, terreo, varanda (vista p campo de golf) agua incluida. $980 nao e forclosure! 754-214-2100 F. (954) 270.9701. Elizete S -------------------------------------ALUGO CASA EM C CREEK Alugo linda casa 3q, 2b e 1/2, 2g. Ceramica e carpete nos quartos. $1, 800 + deposito. F. (561) 338.6446. Camilo -------------------------------------ALUGO QUARTO Alugo quarto p/senhora ou moca responsavel em boca raton falar com dona maria F. (561) 218.2834. Maria S -------------------------------------2/2 APT PARA MAIORES DE 55+ 2/2 apt para maiores de 55+ apartir de $600. F. (561) 287.1007. Leandro Leandro -------------------------------------2/2 APTS TIVOLI $850 2/2 apts tivoli $850, aprovacao fácil, bem espaçoso. F. (561) 287.1007. Leandro Leandro -------------------------------------APTO EM DEERFIELD 2/2 Alugo apto de 2/2 em deerfield no waters edge com piscina, spa, gym, cable, agua, internet tudo incluido perto da i-95 e mercado brasileiro $1000+dep/negoc. F. (561) 305.8991. Carlos Neves -------------------------------------RENT 1 QUARTO Aluga-se um quarto com banheiro, internet e globo em sunny isles, a uma quadra da praia, minutos do aventura mall tratar 3057051698 ionicia F. (508) 494.4273. George Paulo

PESSOA CONFIAVEL Alugo quarto com globo, intern., luz, agua filtrada em toda casa, alarme etc tudo incluido 500, 00. Perto da sample c/ military. Casa grande c/ piscina. F. (954) 263.8204. Patty Pimenta -------------------------------------BOCA 441 2/2 APENAS $$1100 OU 1/1 $740 Aluga se excelente apto 2/2 com lav e sec dentro . Varanda enorme tile na sala em cond fechado na 441 x 3. Apenas $1100. F. (754) 246.5707. Elaine -------------------------------------CORAL SPRINGS 2/2 1050 Lindo apto na willes x university 2/2 lav e sec otima localizacao, todo no piso $1050 mais deposito de $1050, nao perca. Aprovacao rapida F. (754) 246.5707. Elaine -------------------------------------ALUGUEL -SE UMA CASA Linda casa de 3q, 2 b , palmetto com 441. Garagem, piscina, perto da escola...Valor: $1500 + deposito. F. (786) 238.5259. Vilmo -------------------------------------ALUGO 2 QUARTOS BOCA RATON Cond. Bel aire, palmeto x 441, academia, piscina, jacuzi, quadra tenis, chuarrasqueira, club house, terreo, apt. C/laundry, $450 cada um. Ligar 954 274 9301 falar c/fran. F. (954) 709.8609. Helio Rodrigues -------------------------------------ALUGA SE CASA EM POMPANO $ 1250 Aluga se espacosa casa em pompano 3/2 com lav e sec dentro varanda disponivel agora sem burocracia apenas $1250.00 e um um dep de $ 1250. Nao perca. F. (754) 246.5707. Elaine -------------------------------------OPCOES DE ALUGUEL Studio $690, 1 quarto $740, 2/1 por 880 e deposito de apenas $400. Condomínio com água incluida. Ligue já! poucas unidades restantes! ou de 1/1.5 $74. F. (754) 246.5707. Elaine -------------------------------------COC CREEK APENAS $1200 Aluga se amplo aptoc om 2quartos e 2b apenas $1200. Rapida aprov. / itin ok! na hillsboro c 441. Excelentes escolas F. (754) 246.5707. Elaine -------------------------------------STUDIOS E APARTAMENTOS Studio $690, 1 quarto $740, 2/1 por 880 e deposito de apenas $400.Ou 2/2 apenas 1040 com duas suites aluga se em excelente condominio com agua incluida F. (754) 246.5707. Elaine -------------------------------------2/2 NA WILES 1100 Todo de tile maq. De lavar e secar e agua incluida no preço, aprova fácil e rápido. F. (754) 366.5917. Vera Ribeiro -------------------------------------2/2 DEERFIELD APENAS $850 Aluga-se com lav e sec otima localizacao, 2/2 por 850, . Excelente localizacao na 10 prox a i 95 todo no piso F. (754) 246.5707. Elaine -------------------------------------ALUGO CASA EM W BOCA Alugo linda casa na sandalfoot com 441, 3q, 2b, piscina, cozinha de granito, toda de madeira, quintal cercado $1, 700 + deposito. F. (561) 338.6446. Camilo Leal -------------------------------------APT PRA ALUGAR WATERS EDGE 1 quarto, 1 banho, cozinha nova com granito, todo laminado, varanda com storage. $800 incluido agua, cable, internet. Parcelo deposito. Condo pede drivers license. F. (561) 809.0095. Lucas Ferraz


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

49

MERCADORIAS

601 - Mercadorias (Móveis) MÓVEIS

602

MOVEL GRANDE PARA TV COM A TV INCLUIDA! SONY 60” Vendo esse movel por $800, 00 eh lindo, grande, de madeira clara, com gavetas e prateleiras, bom pra decoracao! tv funciona perfeitamente! entrego na sua casa! F. (954) 744.9792. Fernanda -------------------------------------VENDO 2 KENMORE 2 kenmore super conservados fogao branco com top de vidro $120 geladeira branca 2 portas gelo e agua $250 954 3192181 F. (954) 317.3307. Maria -------------------------------------VENDE-SE SOFA Vendo um jogo de sofa por 250.00. F. (561) 305.0601. Daniele -------------------------------------BERÇO 2 EM 1 Berço com cochão antialergico cor marfim 2 em 1 super novo só 60 dólares. F. (754) 366.7487. Nirlene -------------------------------------CAMA COM FORMATO DE CARRO Cama de criança com formato de carro novissima comprei por 120 estou vendendo por 80 dollars e um cochao free antialergico quem ve leva na hora. F. (754) 366.7487. Nirlene -------------------------------------CAMAS PARA CRIANCAS. Vendo duas camas pequenas de criancas, e um trocador de fraudas de bebes. Todos em bom estado de conservacao. F. (754) 366.4268. Patricia Santos -------------------------------------DE GRAÇA!! APENAS 350 DOLARES Tv de projecao jvc 52 polegadas, sofa pequeno 2 lugares e mesa com 4 cadeiras de madeira . Tudo por 350 dolares. Se ver leva! F. (954) 548.2072. Andrew

MERCADORIAS

602 - Mercadorias (Informática) INFORMÁTICA COMPUTADOR NOVO? Comprou seu computador novo? quer instalar mais programas? colocar em portugues? antivirus? instalar internet para mais de um computador? me ligue! F. (754) 214.0166. Viviane -------------------------------------MAQUINA FOTOGRAFICA PROFISSIONAL Maquina fotográfica digital semi-nova canon eos rebel xti+ lentes 18-55 mm c filtro + cartao 2 gb + bag p carregar. U$ 350, 00 - otima oportunidade. F. (561) 929.3732. Ricardo Muniz

MERCADORIAS

603 - Mercadorias (Eletrônicos) ELETRÔNICOS VENDO GPS MAGELLAN US$ 75.00 Vendo gps Magellan Maestro 4250 coM todos acessorios e na caixa, coM pouco uso. SoMente $ 75.00 eM dinheiro (preco final). Ligar entre 9 a.M. E 9 p.M. F. (561) 892.1860. Ary -------------------------------------PRESENTE DE NATAL - VENDO WII Vendo video game wii com 2 jogos e um remote control por apenas $100 dollares. Somente cash. Moro em stuart, perto de port saint lucie. F. (561) 929.5436. Brunno Batista -------------------------------------LYNKSYS ROUTER E EPSON SCANNER Vendo. Total $50.- o bem, separadamente, cada uma $25.com pouco uso. Em excelente estado. F. (561) 479.4776. Humberto -------------------------------------FILHOTES & GROOMING Lindos filhotinhos em promocao de natal!nao perca!damos garantia e cobrimos oferta!temos grooming em promocao a partir de $29.95!blessedpuppiesinc. Com F. (954) 531.6037. Blessed Puppies -------------------------------------GPS MAGELLAN MAESTRO 4250 $ 75.00 Vendo gps Magellan Maestro 4250 coM todos acessorios e na caixa, coM pouco uso.SoMente $ 75.00 eM dinheiro (preco final). Ligar entre 9 a.M. E 9 p.M. F. (561) 892.1860. Ary

801

601

TOWNHOUSE DEERFIELD BEACH 4/3 Em deerfield beach, espaçosa townhouse com 4 quartos e 3 banheiros, com garage e quintal. $1, 450.00. Amorim int”l realty. F. (954) 696.9405. Carmem Santos -------------------------------------ALUGO QUARTO Alugo um quarto amplo na sample rd. Perto da federal só para mulheres $250 por mês. F. (754) 366.0610. Vladmir Carvalho -------------------------------------ALUGUEL $999 DEERFIELD BEACH Lindo townhouse, vista para o lago, 2quartos 1 banheiro 1/2, lav. E secadora, piso e carpete. Condominio com piscina, otima localizacao, mercados, i95. F. (954) 298.6576. Regiane Matos -------------------------------------DEERFIELD 2/2 850, AGUA INCLUIDA Perto da 95 na 10/ maq. De lavar e secar e agua incluida no preco otima localizacao. F. (305) 590.8446. Silvia Ferreira

603

PUBLIQUE SEU CLASSIFICADO GRATUITAMENTE EM www.GazetaNews.com

DIVERSOS

801 – Diversos

ALGUEM ESTA INDO PARA O BRASIL ? Preciso que me levem um instrumento musical para o rio de janeiro, pago bem F. (561) 212.1179. Mauricio Zylberkan -------------------------------------ALUGUEL DE BRINQUEDOS INFLáVEIS PARA FESTA INFANTIL Alugo pula-pula, mesas, cadeiras, máquina de algodão doce e pôneis. Falo somente espanhol. F. (786) 278.0424. Hernandez -------------------------------------ASSISTêNCIA A BRASILEIROS Interprete, tradutora e serviços em geral.Oriento e auxilio. Precisa de ajuda, é só me ligar. Formada em assistência jurídica. F. (954) 856.3638. Maria -------------------------------------MINI PINCHER FILHOTES Vendo 02 macho e 02 femeas preto desverminados.$ 400.00 F. (561) 245.8012. Eliane Pereira -------------------------------------TOSA,ADESTRAMENTO E SHOW PARA FESTA COM ANIMAIS Adestramos, tosa para caes a domicilio e tambem tomamos conta quando a pessoa viaja e temos show com magica e animais ensinado para festas F. (754) 368.1812. Fernando Silva -------------------------------------MISSA PORTUGUES EM POMPANO Sao nicolau, em pompano. Convite pra missa em portugues em 1111 sample e rd. Domingos: 1pm e 7pm pe. Jose de jesus sanchez F. (954) 294.3540. Jose Sanchez -------------------------------------VENDE-SE MOTOR DODGE CARAVAN 03 2003 dodge caravan v6, motor 3.3 $500.00 F. (754) 273.0626. Sandra Florida

PEDRA SEMI PRECIOSA - DRUZA DE AGATA CRISTAL -$15,00 4 pedacos grandes. Otimos p/ serem usados em reicky espiritual ou outro tipo de meditacao. Transforma energia negativa em positiva. F. (561) 558.1199. P -------------------------------------FLORES E CESTAS DE CAFé DA MANHã Envie lindas flores e cestas de café da manhã para qualquer cidade do brasil ou estados unidos. Visite nosso site www. Interflora.Webs.Com F. (954) 638.4718. Silvia Nalon -------------------------------------PRECISO CARONA PARA O NORTE !! Se alguem estiver indo para boston nas proximas semanas envie me e-mail nome/telef: para que possamos Combinar valores e mais. Fe2011@zipmail.Com. Br -------------------------------------AEROPORTO Levo e busco voce com seguranca e pontualidade em miami, fort lauderdale, e west palm, a qualquer hora ligue e combinamos. F. (754) 281.7829. Arnaldo Matos -------------------------------------BRASIL PASSAGEM AEREA Lugares limitados. Btemporada apartir de $599 ida e volta so ida $470 p/ sp/rj. Txs nao incluidas. Consulte-nos tb p/ outras cidades e saidas em dez/jan. F. (305) 947.7587. Newporte Turismo -------------------------------------FORECLUSURE POSSO TE AJUDAR Posso te ajudar a nao perder sua casa, servico garantido. Com referencias chame 954-931-5600 com pedro somente em ingles. F. (754) 368.8824. Alexsander Pereira -------------------------------------SERVICOS DE PARALEGAL Divorce, bankruptcy, immigation, corporation, chame 561-8268660 michele somente em ingles. Ótimos preços, confira! F. (754) 368.8824. Alexsander Pereira -------------------------------------AULAS DE ENFERMAGEM Programas: home health aide, nursing assistant, mental health technician, patient care technician. Escola certificada pelo estado da florida. F. (754) 366.2018. Jerusa -------------------------------------FOGAO GE PROFILE Fogao ge profile branco com 4 bocas de vidro. $150.00. F. (561) 245.8012. Eliane Pereira -------------------------------------GYM 5 STATION Marcy 5 station gym metal plates with booklet - excelent condition (sell or trade for treadmill) $175, 00. F. (954) 917.3322. Luci -------------------------------------PAPAI NOEL PARA SUA FESTA Temos papai noel e show com mágica e palhaço para a sua festa e evento tambem temos serviço de buffet e salgados e comida para festas. F. (754) 368.1812. Steven Silvio -------------------------------------AULAS DE VIOLãO PARA INICIANTES Aulas de violão e guitarra para iniciantes (crianças e adultos) com método rápido e prático. Ligue agora! F. (954) 708.7784. Gilberto Paiva -------------------------------------REVENDA FOLHEADOS A OURO E PRATA - DIRETO DA FABRICA Mais de 1000 modelos de folheados a ouro prata e bijouterias, você encontra alianças, aneis, braceletes, brincos, colares, pingentes, pulseiras. Adeper3@gmail. Com

Como agradecimento da Graça Alcançada. N.P.

VENDE-SE MAQUINÁRIOS PROFISSIONAIS Em excelentes condições (geladeira, cadeiras, mesas, etc) para padaria e restaurante. Tratar com Nelson

(407) 666 5001


CLASSIFICADOS

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

50

PUBLIQUE SEU CLASSIFICADO GRATUITAMENTE EM www.GazetaNews.com

901

AEROPORTO levo e busco vc em aeroporto seja em west palm. Fort lauderd. Ou miami faco seu transporte com pontualidade e seguranca, F. (754) 281.7829. Arnaldo Matos -------------------------------------MOTORISTA EM MIAMI Empresa especializada em aluguel de veiculos Com motorista. Acesse o nosso site e confira nossos diferenciais. Www.Motoristamiami.Com F. (305) 909.3537. Warley Vieira -------------------------------------APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES Curso rapido, ensina Como investir em ações de grandes empresas brasileiras .Ensinamos estrategias para ganhar na alta e na baixa.Www.Lucronabolsa. Com F. (561) 767.5857. Amauri Torezan

NEGÓCIOS

901 - Negócios

LEVO SUAS MERCADORIAS PRO BRASIL Levo ( ou trago) suas mercadorias daqui dos usa pra voce no brasil. Se vc tem um negocio e precisa das suas mercadorias ai no brasil ligue p/ mim. F. (561) 337.5636. Fred -------------------------------------CARTEIRA ACESSO LEILAO DE CARRO FL/ EUA!!$250/POR MES!! Oportunidade! compre carros ate 50%+barato. Seja vc seu proprio boss! carteira+placa = $250/mes /$1999/por ano. Treinamento total! ligue 617 8525280. F. (617) 678.3124. Marco Martin -------------------------------------VENDE-SE MECANICA EM DEERFIELD BCH Vende-se mecanica completa com equipamentos, maquina de ar condicionado e pneus, elevador e ferramentas. Venda de pneus novos e usados. Us$18, 000.00 F. (754) 273.0626. Sandra Florida

IMPOSTO DE RENDA E CORPORACAO Abra sua empresa a partir de $199*, sem contrato de contabilidade, imposto de renda a partir de $39*, renovacao da occupational license $40. Ligue ja! F. (954) 275.7108. Darley Lima -------------------------------------AEROPORTO levo e busco vc em aeroporto seja em west palm. Fort lauderd. Ou miami faco seu transporte com pontualidade e seguranca, F. (754) 281.7829. Arnaldo Matos -------------------------------------VOVO MARIA BABBYSITTER - BABA A vovo maria cuida do seu filho com todo amor e carinho como se fosse seu netinho ligue e converse com ela! vovo maria F. (561) 218.2834. Maria S -------------------------------------BABYSITTER Me ofereço para trabalhar como babá full-time ou part-time. Psicóloga formada e dedicada. Amo cuidar de crianças. Looking for bbysit job. F. (561) 305.3901. Reylla Santos -------------------------------------BABY - SITTER Trabalho como baby-sitter em minha residencia. Ambiente limpo e sadio. F. (754) 366.4268. Patricia Santos -------------------------------------CUIDO DO SEU BEBE NA MINHA CASA Palmetto c/ powerline (boca raton), amo crianca, sou mae, experiencia e referencias, area p/brincar, ambiente limpo e familiar de seg/sex, 8:00 as 6:00. F. (561) 305.8868. Katia -------------------------------------MARY KAY Vendo produtos da mary kay e so me ligar ou enviar email regenakafara25@live.Com que vou ate voce obrigado. F. (954) 257.0163. Regena Kafara

CABELEREIRA Promocao - escova inteligente: cabelos curtos $60, 00 nos ombros $80, 00 e abaixo $ 100, 00, hi-lights, low-lights, tintura, etc . Vou até sua casa. F. (954) 638.5202. Roseli Silva -------------------------------------CORTE E ESCOVA GRATIS Novos clientes comprando servico de tintura, permanente ou keratina ganham corte e escova gratis. Valido ate 12/18/10 maris salon! F. (954) 336.6637. Simone -------------------------------------PROFISSIONAL DE DEPILACAO Profissional especializada na area de depilacao. Moro proximo a downtown miami. Atendo na minha casa. Otimos precos, ligue e marque seu horario. F. (305) 303.8598. Juliana Lazarini -------------------------------------CABELEIREIRA DE MIAMI A WEST PALM Faco escova progressiva, inteligente, hi-lights, low-lights, tintura, maquiagem.Fotos no orkut e facebook:paula hair vou ate sua casa de miami a west palm. F. (561) 929.2906. Paula Cotta -------------------------------------QUERATINA BRASILEIRA vendo meio litro de queratina brasileira a unica que voce lava o cabelo no mesmo dia sensasional natural e papaya 180, 00 786278-0594 aproveite -------------------------------------SOBREMESAS Delicia de abacaxi - dos deuses - ultimo thanksgiving vendemos muito - otima opcao - também temos pave de bis e muito mais agende logo poucas vagas. F. (754) 367.4237. Delicias Damenny -------------------------------------CHURRASQUEIRO PARA FESTAS Preparo e faco seu churrasco a moda brasileira. Faco tb os acompanhamentos vinagrete, farrofa, feijao tropeiro, arroz. Consulte-me p/ maiores informacoes. F. (305) 335.4899. George

MARMITAS Fazemos e entregamos marmitas de segunda a sexta. Cardapio variado. Interessados ligar. Fone 561 6320003. F. (954) 708.3412. Edilene G. Dresler -------------------------------------ASSADOS E COMIDA PARA FESTA NATAL Sob encomenda. Faço assados em geral pernil, lombo, carne recheada c/ molho madeira, risotos, moquecas, feijoada, etc. Consulte-me p/ maiores informacoes. F. (305) 335.4899. George -------------------------------------CESTA DE NATAL E CAFE DA MANHA Neste natal surpreenda quem você ama, funcionário ou amigo. Temos lindas cestas para o natal e muito mais com kit de porcelana. Itens para o natal, venha conferir. F. (754) 367.4237. Delicias Damenny -------------------------------------TUDO PARA A SUA FESTA Fazemos todo o tipo de comida para sua festa, empresa etc... Salgados, canapes, tortas. Temos qualidade e grande preco e tambem animamos: magica, palhaço. F. (754) 368.1812. Brazilian Buffet Silva -------------------------------------MARMITAS DELICIOSAS Temos marmitas de segunda a sexta e fazemos encomendas para festas de salgados tortas e comidas variadas e servimos churrascos com feijao tropeiro -------------------------------------PC CM VIRUS, N LIGA, LENTO? Remocao de virus/ senhas, recuperacao de arquivos, inst. Em rede com/sem fio, win 7. Servico rapido e garantido. Se n resolver seu prob vc n paga F. (954) 257.5017. Sergio

FORMATACAO DE PC 50.00 Formatacao de pc 50.00! win7, vista, office 2007/2003, msn, antivirus, etc... Reparos em geral e upgrades. Ligue agora e economize! F. (860) 830.4446. Edu Deoliveira -------------------------------------PACOTE COMPLETO DE WEBSITE Só $295! Até 8 páginas, logomarca, seo, galeria de imagem, contact form, Área de admin, 1 ano de hospedagem, domínio, você mesmo atualiza! tempo limitado! F. (561) 674.6982. Alex Pikelhaizen -------------------------------------COMPUTADOR COM PROBLEMAS? Vírus? janelas aparecendo? internet? windows em portugues? programas em portugues? windows 7? aulas? se não consertar vc nÃo paga! me ligue! F. (754) 214.0166. Viviane -------------------------------------AULA PARTICULAR DE INFORMATICA Aulas particulares de informatica basica e computacao grafica. Manutencao de computadores: formatacao, instalacao de softwares, remocao de virus, etc. F. (561) 929.3732. Ricardo Muniz -------------------------------------LIMPEZA DE CARPETE (PROMOCAO) 23.00 room tamanho reg., ou 3 por 60.00, seca 40 min. Sem acressimos, + limpo tile & grout, vinil, pressure cleaning, pintura, trabalho profissional garantido. F. (754) 245.0832. Macedo -------------------------------------GENERAL CONTRACTOR Puxamos permit para construÇÃo em geral. Nilsonmoriera@hotmail.Com

COSTURA-SE Feliz natal e feliz ano novo promocao de fim de ano alteration ajustes bainha jeans reformas e costura em geral precinho amigo deus os abencoe! F. (954) 573.4297. Socorro Costureira -------------------------------------ANIMACAO DE FESTA Animacao de festas com magica e ventriloquo e balao e pintura e animais adestrados para festa e perssonagens F. (754) 368.1812. Steven Silva -------------------------------------TRADUçãO E NOTáRIO - 7 DIAS POR SEMANA Históricos, casamentos, divórcio, imigração, qualquer documento legal. Atendo 7 dias por semana. Renata 954 324 7814 F. (954) 638.9170. Renata Castro -------------------------------------MOTORISTA, DIRIJO PARA VOCE Trabalho, compras, aeroportos, consulado, etc. Cobro razoavel. Bom p/ vc., bom p/ mim. Ligue p/conferir e marcar sua hora. Seguranca e pontualidade. F. (954) 708.7175. Edilene Biffani -------------------------------------TRANSPORTE PARA TODOS AEROPORTOS Miami $75 fort lauderdale $55 ligue e faca a sua reserva F. (561) 271.3674. Marcelo Tonetti -------------------------------------MECANICO Na sua casa ou trabalho, freios, troca de oleo e tudo mais, honestidade, rapidez, pontualidade, experiencia, garantia, qualidade, agende hoje! F. (561) 305.0661. Luis -------------------------------------SERVICOS GERAIS Tr a ff i c t i c k e t s ( v c n a o necessita ir a corte a advogada lhe representa) abertura de companias, employment leasing for workers comp. Ligue agora. F. (754) 234.5479. Elma Shipp


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

51


52

ESPORTES

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

50 anos de polêmicas Por Enrique Dias • www.ed61.com

A CBF está prestes a anunciar que homologará os títulos de campeões da Taça Brasil e do Robertão, igualando-os aos títulos de campeões brasileiros. Em 2007 o Santos FC contratou o jornalista e historiador Odir Cunha, para reunir documentos, fazer um dossiê, e assim, convencer as partes contrárias a essa homologação. Feita essa primeira fase, foi entregue à CBF um pedido oficial para a revisão e a consequente homologação dos títulos conquistados entre 1959 e 1970, reconhecendo-os como títulos de campeões brasileiros. Com esse reconhecimento, Santos e Palmeiras passam a ser os maiores campeões brasileiros, com 8 títulos cada. Há vários anos, se fala nesse assunto, porém, nunca houve um trabalho como o realizado por Cunha. A grande sacada desse trabalho, foi a de neutralizar as partes contrárias a essa equiparação, dentro do próprio meio jornalístico esportivo. Afinal, vários jornalistas de “peso” na grande mídia, não são nem santistas e nem palmeirenses. Segundo Cunha, a maioria aceitou os seus argumentos e o material histórico apresentado. Além de convencer os colegas, Cunha também procurou e pediu o apoio de outros clubes que também foram campeões nesse período. Bahia, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense apoiaram e contribuiram na formalização do pedido. Com isso, a CBF acabou não sofrendo pressão contrária ao pedido e acabou cedendo. A notícia do anúncio do reconhecimento que será feito pela CBF, saiu na semana passada e várias manifestações favoráveis e contrárias, começaram a surgir na mídia esportiva e na internet. Diretores do São Paulo ironizaram, dizendo que estavam dando títulos a quem não está ganhando há tempos. Vale lembrar, que o São Paulo era até então, o maior ganhador de campeonatos brasileiros, com

seis títulos. O Flamengo também com seis, mas tendo ainda a indefinição do título da Copa União de 1987, ainda não oficialmente aceito pela CBF. HISTÓRIA Com a realização da primeira Copa Libertadores em 1960, a CBD teria que indicar um clube para a competição. Até então, não havia nenhum torneio no Brasil com essa atribuição. Na época, os estaduais e os regionais eram os únicos campeonatos do futebol brasileiro. A CBD, criou em 1959 a Taça Brasil. A competição era realizada no sistema mata-mata e em fases regionais. Na fase final, os campeões de cada região se enfrentavam também em semifinais mata-mata. E assim saiu o primeiro campeão brasileiro, e ou, nacional. O Bahia foi o primeiro campeão do Brasil. Esse torneio durou até 1968. Em 1959, apenas 16 campeões participaram: PA, MA, CE, RN, PE, BA, AL, PB, ES, RJ, MG, SP, GB, SC, RS e PR. Santos e Vasco entraram na fase semifinal, sem passar por fases eliminatórias. Esse formato de 1959, permaneceu até 1966. Basicamente, o Brasil foi separado em duas regiões: Norte/Nordeste e Sul/Sudeste. De cada região saía um clube e com mais os de SP e RJ, faziam as semifinais e finais. Jamais se repetiu uma tabela nesses 7 anos. As fases eliminatórias eram irregulares e sem um critério base definido. Os torneios de 1967 e 1968 tiveram fases eliminatórias em sistema de grupos. Com 2, 3 ou 4 clubes, que jogavam todos contra todos, e o campeão do grupo avançava às fases finais de mata-mata. A Taça Brasil de 1968, devido a problemas de datas e recursos judiciais, demorou meses para acabar e isso praticamente decretou o fim do torneio. Um ano antes, 1967, houve a realização de um campeonato que deu origem ao futuro campe-

Empresário define: Adriano segue na Itália Mesmo na mira do Corinthians, Adriano chegou ao Brasil com data definida para o retorno para a Itália, no dia 29 de dezembro. O atacante está na verdade mais perto de continuar no Roma, com quem tem contrato até 2012, do que ser seduzido pela proposta do Timão. Segundo seu empresário, Gilmar Rinaldi, não há nenhuma possibilidade de o atacante acertar um contrato de empréstimo por um ano com o time paulista. “Não tem o que decidir. Está decidido. Eu sempre falei e as pessoas pareciam não acreditar em mim. O Adriano vai continuar na Itália. Ele tem contrato e vai cumprir. Vou falar com ele por telefone hoje e organizar uma reunião para os próximos dias. Mas não tem chance de ele voltar a jogar no Brasil”, declarou Rinaldi. “Eu disse a todos que me ligaram que não tinha nada com o Corinthians. Mas parecia que estava falando com o vento (risos)”. Adriano está no Brasil para lançar seu projeto social na Vila Cruzeiro, comunidade onde nasceu e foi criado. O nome de Adriano começou a circular nos bastidores do Timão por conta de Ronaldo, amigo do atacante do clube italiano. Empolgada com a possibilidade, a diretoria do Corinthians fez

uma proposta de empréstimo e chegou a alinhar salários com o jogador. Mas faltava a liberação do Roma. A insatisfação do Imperador com a reserva no time europeu aumentou a expectativa do Corinthians. Principalmente de Ronaldo, que manteve contato constante com o amigo. Mas no último domingo, o atacante ganhou mais uma chance como titular do técnico Claudio Ranieri e ao ser substituído ainda ganhou um abraço e elogios do treinador na vitória de 1 a 0 sobre o Milan. O Imperador conta ainda com o apoio da presidente Rosella Sensi. Antes de voltar ao Brasil, o atacante conversou com a dirigente e ouviu dela que é importante para o clube e que terá mais chances em 2011. Isso animou o atacante e o deixou bastante empolgado em continuar na Europa. Até porque o Roma promete jogo duro para liberá-lo. Diante deste cenário, o Corinthians não tem muito o que fazer. Andrés Sanches e sua diretoria contavam com a insatisfação do atacante para convencê-lo a voltar ao Brasil. Porém, parece difícil que o cenário vá mudar nos próximos dias.

A diretoria do Corinthians havia feito proposta de empréstimo do jogador.

onato brasileiro. As federações do RJ e de SP organizaram o torneio Roberto Gomes Pedrosa (antigo Rio-SP), com 5 times de cada estado e mais 2 do RS, 2 de MG e 1 do PR. Todos jogavam contra todos e depois se realizava a fase final entre os quatro melhores. Em 1968 a CBD passou a organizar o torneio, que recebeu o nome de Taça de Prata e houve a inclusão de 1 clube da BA e 1 do PE. Em 1970 foi realizado o último “Robertão”. A CBD a partir de 1971, organizou o Campeonato Brasileiro. OPINIÃO A CBF está corrigindo uma lacuna histórica ao reconhecer os campeões da Taça Brasil e do Robertão como campeões brasileiros. Feita essa reparação, a CBF deverá agora estudar e dar o mesmo benefício aos clubes campeões da Copa do Brasil (1989-2010), Copa dos Campeões (2000-2002) e Super Copa do Brasil (1990-1991). Ao aceitar o formato da Taça Brasil como campeonato brasileiro a CBF erra feio. A Taça Brasil deveria ter sido incorporada à Copa do Brasil. O Robertão sim, foi o embrião do campeonato brasileiro e portanto, justamente homologado. O calcanhar de Aquiles da Taça Brasil, é ter tido em 6 oportunidades como campeões, clubes que jogaram apenas 4 jogos e enfrentaram apenas 2 adversários. Outro aspecto negativo da Taça Brasil é que 40% dos clubes que a disputaram

desapareceram ou estão relegados ao futebol amador. Talvez você nunca tenha ouvido falar de: Ferroviário-MA, Hercilio Luz-SC, Manufatora-RJ, Capelense-AL, Estrela do Mar-PB, Fonseca de Niterói, Paula Ramos-SC, Santa Cruz de Estância-SE, Metropol-SC, Santo Antônio-ES, Comercial de Cornélio-PR, Rio Branco de Campos-RJ, Defelé-DF, Rio Branco de Cariacica-ES, Alecrim-RN, Cruzeiro do Sul-DF, Goytacaz-RJ, Eletrovapo-RJ, Guanabara-DF, Olímpico-SC, Siderurgíca de Sabará-MG, Rabello-DF, AméricaCE, América de Procópio-SE, Ferroviário-PR, Leônico-BA, Perdigão de Videira-SC, Água Verde-PR, Internacional de Lages-SC e Olímpico-AM dentre outros. Por outro lado, São Paulo e Corinthians, não participaram de nenhuma Taça Brasil, Flamengo e Inter tiveram apenas uma participação. Vasco e Fluminense tiveram duas participações. O Santos, maior beneficiado desta homologação, conquistou 5 torneios entre 1961 e 1965. O pentacampeonato santista foi conseguido com um total de 24 partidas e contra apenas 11 times. Na média histórica do Brasileirão, um clube é campeão após disputar 26 partidas. A média da Taça Brasil é de 4,8 partidas por título. Justo em sua época e tão importante quanto qualquer título nacional, a Taça Brasil não tem nada de similar ao Brasileirão. A CBF ao tentar consertar um erro histórico, cometeu um erro maior, ao avaliar equivocadamente os critérios técnicos das competições homologadas.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

53


ESPORTES

Gazeta Brazilian News | Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010

Segunda etapa do SUP será em janeiro, em Pompano Beach

Vôlei

54

Osasco vai para a final do Mundial de Clubes

A equipe Sollys/Osasco avançou na competição e está na final do Mundial de Clubes de vôlei, realizado em Doha, no Catar. A equipe brasileira derrotou com facilidade o Bergamo, da Itália, bicampeão da Liga dos Campeões da Europa, por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/21, em 1 hora e 22 minutos. A falta de resistência encontrada pelo Osasco, autal campeão sul-americano, surpreendeu, já que a equipe italiana havia avançado às semifinais com duas vitórias e contava com o retorno de Francesa Piccinini. Mas o Bergamo sofreu com o bloqueio da equipe brasileira, que fez 14 pontos desse modo, sendo oito apenas com Adenízia.

Com uma atuação consistente, o Osasco dominou os três sets e esteve à frente do placar em praticamente todos os momentos do jogo. Assim, triunfou sem sustos. A equipe brasileira teve Natália como maior pontuadora, com 15 acertos e Adenízia fez outros 14. Serena Ortolani foi a principal jogadora do Bergamo, com 13 pontos. Na final, o Osasco vai enfrentar o Fenerbahçe, da Turquia. Na outra semifinal, o time de José Roberto Guimarães e Fofão venceu o Mirador, da República Dominicana, por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/18 e 25/18. Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram e o time turco venceu o brasileiro por 3 a 0.

Helga Goebal foi uma das vencedoras em novembro, também em Pompano Beach.

No dia 9 de janeiro de 2011 acontecerá, em Pompano Beach, a segunda competição de SUP (Serie Sunshine of Stand Up Paddling). Quem venceu a primeira de quatro disputas no dia 17 de novembro foi a brasileira Helga Goebal. Mais de 60 atletas participaram da competição, que visava levantar fundos para o Broward’s Children’s Center, unidade médica que trata de crianças com necessidades especiais de saúde. O circuito do Sul da Flórida atrai tanto atletas locais quanto nacionais. Helga está há 12 anos nos Estados Unidos e pratica o SUP há dois, com patrocínio da Riviera Paddlesurf. Moradora de Fort Lauderdale, a brasileira assumiu facilmente a liderança na categoria feminina. Entre os homens, o vencedor do dia 17 de novembro, foi o sul-africano Packet Casey, 37. Assim como Helga, o ex-surfista e marinheiro iniciou no SUP há dois anos. Acabou ganhando o patrocínio de Jimmy Lewis, fabricante da prancha que usa para treinar e competir. Tanto Helga quanto Casey estão entre os 20 melhores do campeonato mundial da Califórnia, e recentemente concluíram a temporada de 25 competições. O Havaí é o estado onde os melhores do mundo competem. O local é considerado o coração do SUP, esporte que varia de duas a nove milhas. Distâncias maiores são percorridas na Ilha de Manhattan e em Key West. Grupos com idades de 10 a 70 anos praticam atualmente o SUP na Flórida, onde o esporte está explodindo.

Jogadoras do Osasco comemoram ponto sobre o Bergamo na semifinal em Doha.


PUBLICIDADE

Semana de 23 a 29 de dezembro de 2010 | Gazeta Brazilian News

55


Edição 707 - Gazeta Brazilian News - 23 a 29 de dezembro  

Edição 707 - Gazeta Brazilian News - 23 a 29 de dezembro. Destaque da semana: O Brasileiro é Solidário.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you