Issuu on Google+

SEMANAL

Publicidade

Adriana Sabino estreia streia no Gazeta Pág. 6 . Caderno 2.

WWW.GAZETANEWS.COM Ano 15 - Edição 638

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009 - EUA.

CONSULADO LANÇA IDENTIDADE PARA IMIGRANTES O Consulado-Geral do Brasil em Chicago lançará, no dia 03 de setembro, em cerimônia com a presença de representantes da mídia e de lideranças comunitárias brasileiras nos Estados Unidos, a Carteira de Matrícula Consular. A iniciativa faz parte do programa de modernização do Serviço Consular. A nova carteira poderá facilitar a vida do brasileiro na hora de abrir uma conta bancária, de pedir um financiamento de imóvel, carro, de fazer matrículas em escolas, bibliotecas e hospitais públicos, por exemplo. O documento será concedido gratuitamente pelas autoridades brasileiras a todo cidadão brasileiro que vive nos Estados Unidos. Pág.12.

Leia Mais

PRIMEIRO CADERNO

PRIMEIRO CADERNO

Manual de boa conduta para acabar com bate-bocas no Senado. Pág. 7. Mendes: Senado tem “patologia institucional”. Pág. 7. Sarney diz que crise no Senado é para enfraquecer Lula. Pág. 8.

O Embaixador João Almino, atual Cônsul-Geral em Chicago, foi o principal articulador da ideia.

Incentivo

Sobram vistos H-2B para não-especializados

Carros elétricos têm incentivo de $2,4 bi. Pág. 13. Desemprego

Benefício para desempregados Pág. 15. Trabalho temporário.

Dia-a-dia

Banco planeja liberar depósito em cheque pelo iPhone. Pág. 18. Esporte

Brasileira vence americana no vale tudo. Pág. 25.

O U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) reabriu as inscrições para o pedido de vistos H-2B (trabalhadores não-agrícolas), para o ano fiscal de 2009, e está aceitando novas petições. O visto de trabalhador temporário não-imigrante permite que empregadores norte-americanos tragam trabalhadores estrangeiros para os Estados Unidos, a fim de preen-

cher vagas temporárias, em atividades não-agrícolas, para as quais não há oferta de mão-de-obra de cidadãos norte-americanos. Em geral, os trabalhadores com vistos H-2B preenchem vagas nas áreas de educação, construção, saúde, jardinagem, manufatura, alimentação e hotelaria. Há, aproximadamente, 25 mil vistos sobrando. Pág.12.

Brasileiros no Mundo Representantes de veículos de comunicação da Flórida apresentaram ao representante da região junto ao Itamaraty uma série de sugestões para implantação de políticas voltadas para os imigrantes, que serão levadas para a II Conferência Anual Brasileiros no Mundo, que acontecerá de 14 a 16 de outubro, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Pág. 12.

Imigração legal cresce no País

Marina Silva quer ser candidata à presidência. Pág.8. Nova gripe mata mais de 4, por dia, no Brasil. Pág. 8. Ministério Público acusa Igreja Universal de lavar dinheiro. Pág. 9. Radar vai detectar devedores e ladrões, em SP. Pág. 9. Chávez diz que bases dos EUA podem provocar guerra. Pág. 20.

SEGUNDO CADERNO


2

Publicidade

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009


Publicidade

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

3

TODA VEZ QUE UM GOL É FEITO, ESTÁ NA DIRECTV!

Pergunte-nos como obter uma oferta especial para o canal Setanta Sports!

Com o nosso Programador de DVR† você nunca perde um gol! BrazilianDirect™ IV: ÓPTIMO MÁS™:

Assista às partidas classificatórias da Copa Sul-Americana com o Pay Per View da DIRECTV:

+ TM

BRASIL vs URUGUAI TeleCentro ††

BRASIL vs PARAGUAI BRASIL vs ARGENTINA

Clientes BrazilianDirectv IV devem primeiro obter o pacote DIRECTV BASIC ($12.99/mo) ou qualquer pacote base da DIRECTV ($29.99/mo ou mais). †† Canal não disponível em San Diego ou Bakersfield, CA mas está disponível em nível nacional e/ou local em todos os outros mercados.

USA Florida Service 1.877.347.4728 DIRECTV transmite em sinal digital 99.9% do tempo. Equipamento disponível separadamente. O pacote Setanta Sports é vendido separadamente. Para assinar a programação Pay Per View por controle remoto, é necessária a assinatura da DIRECTV e todos os Receptores devem estar continuamente conectados a mesma base de linha telefônica. †O Programador de DVR requer acesso à Internet via computador ou telefone móvel e uma conta de acesso à directv.com. Conexões via controle podem variar. Em raros casos, gravações programadas podem não ser reconhecidas. Requer DIRECTV PLUS DVR (modelos R15, R16, R22), DIRECTV PLUS HD DVR (modelos HR20, HR21, HR23) ou receptores Série Tivo® 2 com software 6.4a. INSTALAÇÃO: Somente instalação profissional básica. Instalação customizada é extra. ALUGUEL DO SISTEMA: COMPRA DE 24 MESES CONSECUTIVOS de qualquer pacote básico de programação DIRECTV ($29.99/mo ou mais) ou serviços internacionai que se classifiquem são requisitados. FA FALHA NA ATIVAÇÃO DE TODO O EQUIPAMENTO DO SISTEMA DIRECTV DE ACORDO COM O ALUGUEL DO EQUIPAMENTO ADICIONADO PODE RESULTAR EM UMA COBRANÇA DE $150 POR RECEPTOR NÃO ATIVADO. SE VOCÊ FALHAR EM MANTER A SUA PROGRAMAÇÃO, A DIRECTV PODE COBRAR UMA TAXA PRÉ-DETERMINADA DE CANCELAMENTO DE $480. RECEPTORES SÃO DE PROPRIEDADE DA DIRECTV A TODO O MOMENTO E DEVEM SER DEVOLVIDOS APÓS O CANCELAMENTO DO SERVIÇO OU TAXA ADICIONAIS PODEM SER APLICADAS. VISITE directv.com OU LIGUE 1-800-DIRECTV PARA DETALHES. Programação, preço, termos e condições estão sujeitos a mudanças a qualquer momento. Preço residencial. Taxas não inclusas. Recebimento da programação da DIRECTV está sujeito Acordo do Consumidor da DIRECTV; cópia fornecida em directv.com/legal e em sua primeira conta mensal. ©2009 DIRECTV, Inc. DIRECTV e o logo Cyclone Design, e todas as marcas de serviços internacionais são marcas da DIRECTV, Inc. Todas as outras marcas e serviços são de propriedade dos respectivos donos.

DRTV_Q2_Braz_soccer_ad_Florida_Mag.indd 1

5/1/09 5:47 PM


4

Editorial

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Editorial / Staff Zigomar Vuelma

Publisher

Fernanda Cirino

Editor in chief

Rafael Faro

Art Director

Letícia Kfuri

Journalist

Atilano Muradas

Gospel Editor

Maria C. Rocha

Journalist

Luciano Campisi

Advertisement

Eliane Gallotti

Advertisement

Bill Paparazzi

Photographer

Contributors: Carlos Borges Cláudia Stoy Gene de Souza Beatriz Flores Tatiana Rajzman Lair Ribeiro Solange Boice Márcia Vicente Cleida Cruz

Gazeta Brazilian News 4390 North Federal Highway #207 Fort Lauderdale, FL. 33308 Tel.: (954) 938-9292 Fax: (954) 938-9227 www.gazetanews.com news@gazetanews.com As opiniões expressas em artigos são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinão do jornal. Os serviços de propaganda são de responsabilidade dos anunciantes.

A comunidade e a reforma do Health Care

Se a questão da assistência de saúde sempre foi um dos mais sérios problemas para os imigrantes brasileiros, para os ilegais é uma questão gravíssima que se traduz desde a incapacidade de ter acesso a qualquer tipo de serviço público até o enfrentamento das situações pagando o custo cada vez mais proibitivo da medicina privada. Se por um lado sabemos que por diversas questões, a começar pelo fato de que todos nós preferimos amplamente sermos atendidos por profissionais – médicos, enfermeiras, dentistas – em nosso próprio idioma, por outro, se tornou impossível viver nos Estados Unidos e, em determinado momento, ter que lançar mão de algum serviço público de saúde. O que ocorre? Como já estamos na terceira geração de imigração brasileira na América, muitos já sabem que o recurso número 1 - apesar de colocar em risco até mesmo a vida dos doentes - é esperar que a situação esteja grave ao ponto de justificar a entrada nas Emergências, o que garante – por lei e prática ética – o atendimento independente de ter algum tipo de seguro, cobertura ou até mesmo cartão de crédito como segurança. Durante essas quase duas décadas em que se debate a possibilidade de uma Anistia para os imigrantes ilegais, um dos argumentos mais fortes dos que são favoráveis à legalização em massa é que, com essa legalização, esses, hoje, mais de 14 milhões de ilegais estariam pagando impostos e essa assombrosa quantia serviria, inclusive, para amenizar os custos dos serviços de saúde pública que são oferecidos gratuitamente aos ilegais.

Com o tempo e a radicalização antiimigrante, muitos estados implementaram severas e até totais restrições ao atendimento médico-hospitalar a quem não esteja legalmente residindo no país ou não comprove capacidade de pagamento da conta. Pior, em alguns estados como o Arizona e New México, propostas de Lei surgiram para que quando um hospital atendesse um ilegal, que imediatamente comunicasse a Imigração. As leis foram derrotadas, mas essa desumana, inescrupulosa e ilegal atitude segue sendo tomada por alguns profissionais da área que, por alguma distúrbio, odeiam imigrantes. Nesse momento trava-se em washington e com enorme alarde em todo o país, a primeira das “batalhas ferozes” da nova administração Obama. Como mesmo disse o primeiro afro-americano a ser empossado como presidente dos Estados Unidos, a primeira de suas grandes batalhas seria a reforma do Sistema de Saúde. Obama está de tal forma empenhado na aprovação de sua proposta que corre sério risco político tanto com a vitória (pouco provável) de sua tese, quanto com a derrota. Não esqueçamos que foi com uma derrota semelhante que Bill Clinton iniciou seu governo em 1993. E foi derrotado exatamente por “teimar” em enfrentar um dos mais poderosos lobbies do planeta: o lobby da indústria farmacêutica. Como qualquer assunto de tamanha impotência para toda a Nação, a reforma do sistema de saúde afetará de forma importante a vida dos imigrantes. O que está na proposta em termos gerais facilita o acesso de todas as pessoas que estejam em território norte-americano a terem acesso ao sistema estatal de saúde, sem nenhum tipo

de discriminação. Isso é um ponto positivo. Mas, há outros aspectos, como o acesso a programas como Medicare e Medicaid onde a questão dos indocumentados é deixada completamente à margem, de forma a que, vindo a reforma, ela seguirá deixando de fora de seu espectro de cobertura, uma parcela imensa de pessoas que residem no país. Quando questionado sobre esse aspecto, os defensores do projeto de Obama afirmam que, com a desejada reforma imigratória – que segundo o próprio Obama será a sua “segunda grande batalha”, em seguida ao seguro saúde – não haverá mais, praticamente, quem não esteja coberto e protegido em algum nível, pelo novo plano de saúde pública. Perfeito. Faz sentido. Tudo muito bom e bonito. E se a reforma imigratória, tentada três vezes em oito anos de mandato de George W. Bush e três vezes derrotada sem nem sequer chegar a plenário, não for aprovada? Quantos anos mais os imigrantes indocumentados terão que enfrentar vendo a si e a seus entes queridos sem nenhuma espécie de cobertura de saúde via Estado? Ou seja, seguiriam todos atuando nos subterrâneos do sistema, minando os já combalidos recursos de um sistema que está “no vermelho” em trilhões de dólares. O imigrante ilegal quer legalização já, para que possa contribuir com a sociedade pagando impostos e em seguida possa usufruir dos programas e assistências governamentais. Carlos Borges carloscborges@gazetanews.com

Zigomar Vuelma Publisher

88°- 81° • Color Express Signs & Design (754) 366-1653 Contabilidade • Genesis (954) 420-0051 • Tax House 1-800-460-4-TAX

Advogados CIVIL - DIVÓRCIO TRÂNSITO - IMIGRAÇÃO - FALÊNCIA • Alfredo Jurado (954) 942-6449 • Anita Wolff (954) 234-0835 • Finizio & Finizio 1 866 346 4946 • Iara Morton 1(866) 248-7780 • Ingrid Domingues (954) 489-0009 • Michael Farrar (866) 811-1101 • Max Whitney (954) 785-1771 • Shavitz Law Group (561) 447-8888 • Shayne Epstein (954) 781-1994 • Total Help (954) 914-0000 • Wites e Kapetan (954) 570-8989 • Paralegal Help (561) 962-4294

CRIMINAL • Alfredo Jurado (954) 942-6449 • Anita Wolff (954) 234-0835 • Max Whitney (954) 785-1771 TRABALHISTA • Shavitz Law Group (561) 447-8888 Ag. de Viagens • Brazil Projects (954) 561-3788 • Chang Express (954) 781-7130 • Ocean Reef Orlando 1(888) 816-9821 Automóveis REVENDEDORES • Brascar (954) 788-0425 Astral • Neide Moraes - Tarot (954) 749-6607 Gráficas & Signs • Gráfica Brasileira (954) 941-3778

Dentistas CONSULTÓRIOS • Dr. Hédimo de Sá (954) 783-9494 • Shelling Orthodontics (561) 477-4844 • Federal Dental Care (954) 772-5559 • Nova Dental (954) 788-2388 • Valéria Soltanilk (305) 466-2334 24 HORAS • Atlantic Dental (P. Beach) (561) 968-7714 • Broward County Dental (954) 772-5461 • Dental Society (Miami) (305) 667-3647 Escolas IDIOMAS • FAU 1(800) 228-5845

88°- 81°

Médicos CLÍNICA GERAL • Dr. Neri Franzon (954) 776-1412 • Silva Medical (954) 480-8280 CHIROPRACTOR • Dr. David Maklan (954) 422-1865 GINECOLOGIA • Dr. Neri Franzon (954) 776-1412 • Dra Henriete Faillace (305) 935-2452 • Dr. Mark Scheinberg (954) 421-4966 PEDIATRIA • Renato Berger (954) 575-3646 OFTALMOLOGISTA • Florida Eye (561) 737-5500 Ótica • Ótica 2020 (954) 571-2022 24 HORAS • JFK Medical Center (561) 965-7300 • Medical Association (305) 324-8717 • N. Broward Hospital (800) 528-4888

Igrejas • Cristo Nossa Rocha (561) 447-6554 • PIB Florida 1(866) 3164-226

Moda • Blue Beautty (954) 834-0312 • Blueberry (954) 427-7776

Informática • Go Computer (754) 235-0076 • NetOne Systems (954) 701-4636

Mudanças • Confiança (305) 635-4949 • Fastway Moving 1 (888) 590-3278

89°- 81°

89°- 81°

• Mundial Moving (800) 266-6565 Remessas • Chang Express (954) 781-7130 Restaurantes & Lanchonetes • Di Pizza (954) 942-7882 • Picanha Brazil (561) 488-5737 • Gaucho Rodizio (954) 784-7667 Salão de Beleza • Brazilian Depot (954) 418-9596 • Suely Salon (954) 784-0632 • Silvia Cabeleireira (561) 703-5321 Seguros • NEF (954) 771-3200 • Schilling Insurance (954) 545-5999 Serviços • Accion Emprestimos 1(866) 245-0783 • Alltour 1(866)749-8687 • Best Breeze AC (954) 895-4688 • DishSat-USA Florida (954) 973-9209 • Eletricista João (754) 367-7900 • Gilson Tranportes (954) 818-1124 • JA Carpet (954) 557-1048 • Jireh Cooler AC (954) 254-5910

89°- 80°

89°- 81°

89°- 81°


Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Publicidade

5


6

Negócios e Empresas

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Esta coluna é produzida por profissionais do Brazilian Business Group e do Business Administration Training Center, que atuam no mercado financeiro e comercial da Flórida. A cada edição, um colaborador dos grupos estará dando dicas e informações do mundo dos negócios. Participe enviando emails para: negocioseempresas@gazetanews.com.

A Grande Retomada e a Posição do Dólar Juntamente com as ótimas notícias da recuperação da economia norteamericana e, por conseguinte, da economia global, sentimo-nos um pouco vulneráveis na medida em que assistimos, diariamente, o “greenback” se desvalorizar. Para efeito de ilustração, lembramos que, recentemente, o Euro atingiu seu mais alto patamar vis-àvis o dólar, desde dezembro passado, o dólar neo-zelandes o mesmo, desde outubro, o dólar australiano, desde setembro, e o real brasileiro, seu nivel mais alto, nos últimos 11 meses, após queda acentuada, no ano passado. Claro que estas notícias são muito boas se o leitor é investidor em ações e /ou trader no mercado de commodities, dois dos segmentos mais beneficiados com tal flutuação. Em número mais largo, certamente, os investidores no mercado bursátil internacional (serviço de compensação e liquidação do mercado acionário), que se beneficiam duplamente, obtendo retornos elevados em seus investimentos específicos e também na conversão de moedas em forma favorável. Mas, não se iludam. O Governo norte-americano não baseará seus planos futuros numa moeda fraca. Diríamos mesmo que os investidores é que devem se preocupar, pois, será decisão sábia saber escolher a hora de deixar de apostar na queda do dólar e seus efeitos. Com a queda do dólar, vem o boom

das commodities, como vimos assistindo. A China, no seu afã, misto de necessidade e realidade, de se afirmar como superpotência, vem acelerando suas compras de energia e materiais dirigidos à construção, além de desenvolver plano estratégico voltado à estocagem de alimentos; o aquecimento global vem provocando subidas acentuadas no preço dos grãos, beneficiando primordialmente o Brasil; a India, lutando com suas limitações por um lado, e os bons efeitos colaterais de seu crescimento, tem apresentado demanda extraordinária por petróleo, cobre, e outras commodities. Todas estas demonstrações exuberantes de ganhos e riquezas não são elásticas. Limitam-se por suas próprias naturezas e, também, pelo consumo interno destes paises, além da própria capacidade produtiva e de distribuição dos países fornecedores. Tratamos, pois, de mais um boom, e já sabemos como estes acabam. Não estamos, pois, falando de relacionamento e expansão comercial sustentada, mas sim de situação peculiar do momento que atravessamos, realçado pelas reservas monetárias de certos países, não por acaso produtores das commodities em alta e também originadores da demanda. Todos, sem exceção, os maiores portadores, em suas reservas, do greenback, que ajudam a desvalorizar . No último mês de julho, a dívida

nacional norte-americana era de $ 11,7 trilhões, ou $38.000 para cada indivíduo deste pais. A projeção do Congressional Budget Office é de que, nada mudando, a mesma poderá chegar a 100% do GDP (Produto Interno Bruto), em 2023 e 200%, ao redor de 2030. E tudo isto, dentro da mecânica atual e esperada para o futuro de médio prazo, financiado por investidores externos que já detêm 53% da dívida em mercado, seu maior nível histórico. Ora, onde buscar mais investidores, se não no mercado externo? Acontece, que estes já dão sinais de fadiga, por suas próprias limitações e também por medo, próprio daqueles que investem e se sentem enfraquecidos em suas posições quando veem fragilidade no objeto final de seus investimentos. Tanto China e Rússia já dão sinais, pelo menos em nível retórico, que poderão diversificar seus investimentos, buscando outras moedas. Considerando-se o efeito devastador que tal mudança implicaria, tanto em nível norte-americano quanto mundial, por suas consequências, não é demais vislumbrar-se período, talvez próximo, quando aos Estados Unidos não restará se não a alternativa de subir seus juros, atraindo para seus cofres, com o chamativo de melhores remunerações, os investimentos internacionais. Aos não tão antigos lembramos os anos Reagan, ou os anos 80, dependendo como o

leitor os queira classificar, quando os juros praticados nos Estados Unidos assombraram a todos, carreando para cá a liquidez internacional. De cofre cheio, Tio Sam foi competente em redirigir sua incontestável liderança econômica a nível mundial. O que se viu, nos 25 anos seguintes, foram gloriosos momentos de exuberância nunca usufruidos em nossa História. Sem querer vaticinar o impossível, temos o sentimento que algo do gênero está para acontecer. Muito provavelmente os números não serão tão elevados já que a inflação está controlada, entretanto, com uma subida dos juros nos Estados Unidos, dólar fortalecido, teremos uma rearrumação das relações cambiais, em nível mundial, e com estas, de poder. Em especial recomendamos cautela dobrada àqueles que se benefíciam com o fortalecimento do Real. No Brasil costumamos dizer que, quanto maior o coqueiro, maior a queda. Aloysio Vasconcellos é advogado no Rio de Janeiro. Formação Acadêmica: MBA pela Thunderbird Graduate School of International Management, nos EUA; Estudos Pós Graduados em Economia Internacional/ Universidade de Paris, Sorbonne. Foi vicepresidente do Citibank N.A., no Brasil e nos EUA, da Xerox e Esso. É presidente do Brazilian Business Group / BBG, Florida.


Brasil

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Manual de boa conduta para acabar com bate-bocas no Senado

O bate-boca entre parlamentares não é novidade no Congresso.

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), apresentou oito recomendações para evitar discussões entre os senadores como as da semana passada. A proposta tem como objetivo “promover a harmonia e o bom debate parlamentar”.

D

e maneira geral, o texto apresenta recomendações de boa educação. Há trechos, como os senadores devem “observar as regras da boa conduta”, usar a linguagem de maneira “polida e respeitosa”, “não desacatar

outro parlamentar” ou “manter atitude e posicionamento tranquilos e pacientes ao receber argumentos desfavoráveis”. Em plenário, o senador afirmou que ficou preocupado com a “ressonância de comportamentos não muito éticos” e pediu uma relação mais harmoniosa na Casa, pois os senadores são “todos de idade avançada”. O pedido de Tuma destaca ainda que já existem medidas disciplinares do Senado que proíbem comportamentos indecorosos. Artigos do regimento interno vetam, por exemplo, o uso de “expressões in-

sultuosas” e não permitem que o senador permaneça de costas para a Mesa. Muitos senadores pediram que os senadores envolvidos nas discussões no plenário, na semana anterior, fizessem um pedido de desculpas. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) foi a plenário se desculpar pelo bate-boca protagonizado na semana anterior com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Apesar de reconhecer que se excedeu durante a troca de acusações, Tasso criticou a postura da chamada “tropa de choque” do senador José Sarney (PMDB-AP) que defende a sua permanência no cargo. No auge da discussão, Renan teria afirmado fora do microfone que Tasso é um “coronel de merda”. O tucano, por sua vez, disse que Renan é um “cangaceiro de terceira categoria”. Renan e Fernando Collor de Mello (PTB-AL) haviam trocado ofensas com o senador Pedro Simon (PMDB-RS) no plenário do Senado, depois que o parlamentar defendeu o afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado. Renan, que é um dos principais aliados de Sarney, acusou Simon de ter como “esporte preferido, nos últimos 35 anos” falar mal do presidente do Senado. Simon disse que Renan “inventava” acusações contra ele para defender Sarney. Irritado com as menções ao seu nome, Collor também partiu para o ataque contra Simon, depois que o peemedebista lembrou que o ex-presidente havia lhe convidado para ser vice-presidente na sua chapa. Collor pediu para Simon engolir suas palavras.

7

Mendes: Senado tem “patologia institucional” O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, reafirmou que o Senado precisa voltar a funcionar normalmente. “Nós sabemos que o Senado, e isso não é de agora, vem passando por sucessivas crises, o que sugere um problema institucional sério, uma certa patologia institucional que precisa ser superada de uma vez por todas”, afirmou. O ministro evitou se posicionar sobre o arquivamento, pelo presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDBRJ), das denúncias e representações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDBAP). “Não tenho elementos para avaliar o funcionamento da Comissão de Ética, mas eu acho que para um problema político grave como este é preciso encontrar uma solução política”. Ele não arriscou dizer qual seria a solução, apenas reforçou que ela é esperada pelos brasileiros. “Política é arte de solucionar conflitos e não de eternizá-los. Nós que temos uma classe política extremamente competente temos a justa expectativa de que ela resgate esse valor e de fato consiga fazer com que a instituição volte a funcionar no seu sentido, no sentido da Constituição”. O ministro também disse que não comparou o Senado à Bolívia. “Eu só disse que a longevidade dos dirigentes do Senado estava muito próxima dos dirigentes da Bolívia. Não comparei em nenhum sentido”, afirmou. Na semana passada, em Belo Horizonte, o ministro declarou que a instabilidade dos ocupantes do cargo de presidente do Senado, nos últimos anos, é similar ao quadro político boliviano.


8

Brasil

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Sarney diz que crise no Senado é para enfraquecer Lula O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que a crise política que atinge a Casa tem como objetivo enfraquecer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante encontro com políticos do Amapá, em seu gabinete, Sarney disse estar disposto a permanecer no cargo.

José Sarney.

“Estamos numa Casa política. Pelo fato de minha luta política ter algum peso na sucessão desencadeou-se essa crise para enfraquecer o presidente da República”, disse. Aliado de Lula, Sarney argumenta que o objetivo da crise que atinge a instituição é enfraquecer Lula - uma vez que o PMDB se tornou o principal aliado do presidente no Congresso. O senador afirmou que não pretende se afastar da presidência da Casa, mesmo

suspeito de envolvimento em uma série de acusações encaminhadas pela oposição ao Conselho de Ética. “Não posso senão resistir e ser firme, com a certeza de minha consciência e da lisura no trato com as coisas administrativas. A coisa mais grave de que me acusam é de que eu tinha pedido para nomearem o namorado da minha neta”, afirmou. O peemedebista negou estar envolvido em irregularidades apontadas pela oposição. “Nunca me acusaram de nada e agora desencadeia-se essa crise política. É essa consciência da tranquilidade que me dá forças. Se não fiz qualquer coisa de errada ao longo de minha vida pública, não esperaria 55 anos para fazer agora. Nunca me meti em qualquer coisa errada”, afirmou. Cercado por políticos do Amapá, Sarney ficou à vontade para falar da crise.

Publicamente, o senador vem evitando dar entrevistas para comentar as representações e denúncias contra ele encaminhadas ao conselho. O presidente do Senado ocupou a tribuna da Casa, na semana passada, para rebater todas as acusações e negar a disposição de renúncia. Aliado de Sarney, o presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), arquivou as 11 acusações contra o peemedebista que chegaram ao colegiado. A oposição recorreu contra o arquivamento de quatro denúncias e representações contra Sarney, mas promete encaminhar novos recursos para o conselho. Os recursos serão colocados em votação no plenário do Conselho de Ética. Se forem aprovados pela maioria dos integrantes, as ações contra Sarney terão andamento na Casa.

Marina Silva quer ser Nova gripe mata mais de 4 por dia no Brasil candidata à Presidência A nova gripe já matou, por dia, mais de quatro pessoas no Brasil. Nos 43 dias que se passaram desde a primeira morte no país, ocorrida em 28 de junho, até o último dado oficial do Ministério da Saúde, do dia 9 de agosto, o país registrou 192 óbitos causados pela doença, o que representa uma média de 4,46 mortes ao dia.

O

Marina Silva ainda não respondeu ao convite para ser candidata.

A senadora Marina Silva (PT-AC) ainda não respondeu ao convite do PV para se candidatar à Presidência pelo partido em 2010, mas numa entre-vista coletiva, em seu gabinete, deixou claro que pretende mesmo disputar a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva.

I

ndagada se não tinha medo de perder o mandato de senadora, caso mude para o PV, e o PT exigir a vaga para o partido, Marina foi firme e categórica na resposta: “Quando falo de algo da magnitude do que estou fazendo, não seria o medo da perda do mandato que me faria desistir do que acredito e do que defendo. O mandato é uma honra que recebi do povo acreano. O cálculo político apequena o debate”. Outro indicativo da disposição de Marina está na resposta que ela deu à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata a presidente pelo PT, que fez um apelo para que não saia do partido: “Fiquei sabendo que ela fez um apelo e disse que me entende. Afinal, ela saiu do PDT para ir para o PT e sabe como é isso.” Marina disse que está

analisando o convite que recebeu do PV há 12 dias para mudar de partido e para se candidatar à Presidência. Garantiu que pretende dar uma resposta rápida, embora não queira definir uma data. “Estou conversando com as pessoas. Já falei com as pessoas do Acre, agora estou vendo com as do PT, partido ao qual pertenço há 30 anos”, disse ela. Marina acrescentou que hoje a encanta a ideia de um projeto que tenha por tema central o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente como estratégia para o País. Logo que chegou de Salvador, na, onde fora consultar o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) a respeito do convite que recebeu do PV, Marina foi procurada por José Eduardo Dutra, atual presidente da BR Distribuída, ex-senador (SE) e candidato a presidente do PT. Dutra tentou demovê-la de sair do PT. “É um desfalque muito grande”, apelou ele. Marina afirmou que está num momento de reflexão a respeito da proposta do PV, não só para ser candidata a presidente, mas para um projeto de desenvolvimento sustentável como estratégia para o País.

número total de mortes foi divulgado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Até o dia 5 de agosto, de acordo com o Ministério, a taxa de mortalidade no Brasil era de 0,05 por cem mil habitantes. Nos Estados Unidos, a primeira morte provocada pela doe nça foi de uma criança de 23 meses, do Texas, conforme confirmaram as autoridades federais em 29 de abril. No total, segundo boletim do Ministério da Saúde de 5 agosto, os Estados Unidos tiveram 353 mortes. Nos 98 dias entre a primeira morte e o dia 5 de agosto, morreram em média 3,60 pessoas por dia. Segundo o Ministério, em 5 de agosto, a taxa de mortalidade nos EUA era de 0,11 por cem mil habitantes. Para o infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Israelita Albert Einstein, a mortalidade no Brasil não é alta. “Todo ano morre gente de gripe. Se pensarmos em termos absolutos, a mortalidade não é alta, mas é uma gripe que, em vez de atingir crianças pequenas ou idosos, ataca jovens, grávidas e pessoas saudáveis também. Isso é o que mais assusta”, afirmou. O médico ressalta que, apesar de afetar pessoas que normalmente não sofrem com gripe, não há motivos para uma preocupação exagerada em relação ao vírus H1N1. “Agora, o governo deve minimizar os danos, atender quem precisa e preparar a vacina para o ano que vem. Preocupado todo mundo fica, mas não é um número tão assustador assim”, afirma. Segundo Pasternak, quando o paciente recebe um bom atendimento médico, consegue superar a doença. “No Brasil, temos uma diferença enorme, com locais em que o socorro é muito bom e lugares com péssimo atendimento médico. Na Argentina, morreu muita gente porque o atendimento médico lá está sucateado, mas no Chile, que tem atendimento bom, morreu pouca gente. Em números absolutos, os Estados Unidos teve mais mortes, mas também tem uma população maior”, disse. De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados em 5 de agosto, a Argentina registrou 337 óbitos, enquanto o Chile confirmou 96 mortes. A médica infectologista e professora da

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Nancy Bellei concorda que o cuidado que os doentes recebem também influencia no número de mortes. “Um paciente que está em uma UTI muito boa consegue prolongar a vida em relação a um paciente que está em um lugar onde não tem UTI. E nem sempre a gripe é a causadora da morte. A pessoa pode contrair uma infecção hospitalar e morrer por esse problema, não pelo H1N1”, afirmou. Segundo Nancy, é necessário considerar o número total de infectados pelo vírus e mesmo a população total no país antes de classificar o número de mortes como alto ou baixo. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 25 de abril e 1º de agosto, foram confirmados 2.959 casos de pessoas contaminadas. “Temos que olhar a mortalidade como um todo, de forma qualitativa, considerando o local em que os pacientes morreram e a idade deles, até para entender como funciona o atendimento”, afirma Nancy. “Em princípio, a taxa não é alta. Mas, depois de certo momento, apenas pacientes que se internam em estado muito grave são submetidos a exames e deixamos de ter informações sobre as outras pessoas. Os resultados dos exames também estão muito atrasados, então não dá para ter uma noção exata de pacientes afetados”, disse. Gripe no mundo No mundo, segundo balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 1.462 pessoas morreram desde o surgimento da doença, em abril. O número de pacientes com a doença é de 177.457 mil em mais de 170 países.

José Gomes Temporão.


Brasil

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Ministério Público acusa Igreja Universal de lavar dinheiro A Justiça abriu ação criminal contra Edir Macedo e outros nove integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus sob a acusação de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A

9ª Vara Criminal da Capital acolheu a denúncia do Ministério Público de São Paulo, que acusa Edir Macedo e os demais envolvidos de há cerca de 10 anos se utilizar da Igreja Universal para a prática de fraudes em detrimento da própria igreja e de inúmeros fiéis. A defesa da igreja nega as acusações. Foram denunciados, além de Edir Macedo, Alba Maria da Costa, Edilson da Conceição Gonzales, Honorilton Gonçalves da Costa, Jerônimo Alves Ferreira, João Batista Ramos da Silva, João Luís Dutra Leite, Maurício Albuquerque e Silva, Osvaldo Scriorilli e Veríssimo de Jesus. A investigação mostra que, somando transferências atípicas e depósitos bancários feitos por pessoas ligadas à Universal, o volume financeiro da igreja de março de 2001 a março de 2008 foi de R$ 8 bilhões, segundo informações do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão do Ministério da Fazenda. A movimentação suspeita da Universal somou R$ 4 bilhões, de 2003 a 2008. Os recursos teriam servido para comprar emissoras de TV e rádio, financeiras e agência de turismo e jatinhos. Reportagem do jornal A Folha de São Paulo, publicada em dezembro de 2007 revelava o patrimônio da Igreja Universal do Reino de Deus acumulado em mais de 30 anos - o que incluía um conglomerado

Edir Macedo.

empresarial em torno dela. Após a publicação, fiéis da igreja entraram com ações por dano moral contra o jornal, no país todo. Outro lado O advogado dos líderes da Igreja Universal do Reino de Deus, Arthur Lavigne, afirma que as empresas apontadas pelo Ministério Público como fachada para a movimentação do dinheiro pago por fiéis

como dízimo já foram fiscalizadas pela Receita Federal e tiveram suas contas aprovadas. Lavigne apresentou à reportagem um “Termo de Encerramento de Fiscalização” da Receita Federal em que está descrita a movimentação, referente ao ano de 2005, de quatro contas da Cremo Empreendimentos S/A nos bancos do Brasil, Safra, Rural e Bradesco.

9

Radar vai detectar devedores e ladrões em SP Estradas estaduais paulistas vão receber radares capazes de identificar veículos roubados ou em situação irregular por meio da leitura eletrônica de placas. Os equipamentos são capazes de ler todas as placas e imediatamente consultar bancos de dados da Secretaria da Segurança Pública e da Secretaria da Fazenda. Se houver qualquer irregularidade, inclusive atraso no pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a polícia pode ser acionada e parar o motorista em um bloqueio metros adiante. O secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, disse que 41 radares devem entrar em operação, até final do ano, mas a intenção é utilizar 110 equipamentos deste tipo nas rodovias estaduais. “Estamos prontos para assinar o contrato e a instalação é rápida”, disse Arce. Os equipamentos serão operados por uma empresa especializada na prestação deste tipo de serviço. Arce afirmou que a operação será possível graças a um convênio entre as secretarias estaduais da Segurança Pública e da Fazenda. Técnicos do governo chegaram a cogitar a criação de um mini-poupatempo para acompanhar as blitze e facilitar a regularização dos veículos em débito, mas a proposta ainda não foi confirmada. Arce afirma que, em média, 30% dos veículos parados por policiais rodoviários nas estradas estaduais paulistas apresentam problemas, inclusive com transporte de drogas. Para ele, o novo serviço facilita o trabalho da Polícia Rodoviária, que enfrenta uma gama cada vez maior de modalidades de crime.


10

Linha Direta

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Cleida Cruz é formada em jornalismo pela Universidade do Vale do Sinos, pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Na Flórida Cleida comanda a empresa TS Marketing Printing & Advertising Specialities. Participe enviando emails para: linhadireta@gazetanews.com.

Pão na lixeira Enquanto mais de 37 milhões de pessoas pobres praticamente passam fome nos Estados Unidos (cerca de 12% da população americana), segundo pesquisa da Census, um quarto de toda a comida produzida no país acaba indo para a lata de lixo. São no total 96 bilhões de libras de alimentos desperdiçados.

Frustração A venda de propriedades por short-sale está deixando proprietários e corretores de imóveis de cabelos em pé. A frustração é tão grande que muitos agentes não mostram mais a seus clientes casas que estão indo a foreclosure. A passos de lesma e mau humorados com o fato de terem que perdoar parte das dívidas dos empréstimos que deram, os bancos estão levando semanas e, às vezes, até meses, somente para avaliar uma oferta. O fechamento do negócio, então, tranquilamente, pode levar 3 meses. Se o comprador estiver com pressa sai fora do negócio e, com isso, todo traba-lho feito pelo corretor e outros intermediários até esse estágio cai por terra.

Juros As taxas de juros para empréstimos nos Estados Unidos não devem subir significativamente, antes do ano 2011, de acordo com a Pimco, maior gestora de bônus de emergentes do mundo. Será?

Reação Finalmente uma boa notícia: a taxa de de-semprego americana voltou a reagir e, em julho, teve sua primeira queda desde abril de 2008. Mais pessismistas, os analistas do Departamento de Trabalho haviam previsto que

haveria uma alta na taxa, a exemplo do que vinha ocorrendo nos meses anteriores. Foram 247 mil empregos perdidos, no mês passado, pois indústrias e empresas de serviços continuam desacelerando investimentos. A previsão era de que o número pudesse chegar a 320 mil vagas perdidas.

Politicagem O presidente Barack Obama não deixou barato e faturou alto em cima dos dados da taxa de de-semprego. E se formos nos basear no que ele vem afirmando desde que os dados foram divulgados, a economia americana escapou de uma catástrofe e o pior da recessão já passou. Sua frase de impacto: “Estamos perdendo empregos num ritmo duas ve-zes menor do que quando assumi a presidência. Colocamos o sistema financeiro de volta nos trilhos.”

Desemprego Apesar do otimismo, Obama ainda vê a taxa de desemprego chegar a 10% neste ano. Um quarto de milhão de pessoas perderam os empregos e a taxa de longo prazo (pessoas sem trabalho há pelo menos 27 semanas) está aumentando. Nessa contagem, o número de desempregados teria aumentado de 584 mil para 5 milhões.

Carros X Crise Considerando os principais consumidores mundiais de automóveis, o Brasil está entre os únicos cinco países que re-gistraram aumento nas vendas de carros no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Ficou atrás apenas da China e da Alemanha. Já os Estados Unidos tiveram uma baixa brutal de 35%, a quarta maior queda em níveis mundiais.

Natal adiantado As expectativas de vendas para as festas de final de ano não são nada boas. Embora algumas lojas estejam lançando promoções já agora numa tentativa de manter as vendas andando, a inicitiva vem sendo criticada. Ninguém tem dinheiro sobrando e crédito suficiente para gastar agora já pensando no Natal e, depois, mais perto das festas, voltar aos shoppings e gastar mais um tanto. Por outro lado, as vagas de trabalho temporarias que geralmente surgem nesta época do ano tendo em vista o grande movimento nas lojas não deve acontecer este ano.

Inovar é preciso O espírito de inovação é a principal ferramenta para o futuro de uma economia próspera. Tem sido assim no passado do país e será indispensável para o futuro. É o que disse Obama, ao mencionar os $787 bilhões jogados na economia do país para estimular o crescimento. O mesmo espírito mencionado por Obama, no entanto, pode ser usado por empreendedores que buscam incrementar negócios e o crescimento de suas empresas.

feliz, muitas vezes, é mesmo uma ilusão e quem mais sofre com isso são os proprietários, que se sentem presos num negócio ruim e não conseguem sair dele com facilidade.

Correios Com prejuízos batendo nos bilhões, a USPS (United States Postal Center) vem fazendo de tudo para reduzir os custos da companhia. Dentre elas, algumas das caixas azuis de coleta de cartas instaladas em vários pontos devem desaparecer, bem como, 700 lojas de correios devem ser fechadas. Aos empregados, menos horas de trabalho. Mas, o pior de tudo é que a empresa esta analisando um aumento no preço dos serviços que presta. Se depender dos consumidores, é claro que a opcão vai ser pelo fechamento de agências ao invés de ver os preços das tarifas aumentando. Mas’, quando chegar a hora de escolher quais lojas serão fechadas, todo mundo vai querer manter abertas as que ficam mais perto de suas casas.

Frustração II Somente 2 em cada 10 processos de shortsale fecham, segundo indicam pesquisas. De acordo com a imobiliária Keys CO, um terço dos 24.300 imóveis listados para venda em Broward são short-sale. O sistema na verdade parece a solução perfeita para quem comprou sua casa quando os preços estavam inchados por volta de 2004 e 2005. Hoje, a maioria dessas casas vale menos do que a metade do preço que foram compradas. Mas, esse final

Siga esta coluna no Twitter http://twitter.com/linhadireta


Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Publicidade

11


12

Imigração

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Consulado brasileiro lança carteira para imigrante

Modelo de Carteira de Matrícula Consular.

O Consulado-Geral do Brasil em Chicago lançará, no dia 03 de setembro, em cerimônia com a presença de representantes da mídia e de lideranças comunitárias brasileiras nos Estados Unidos, a Carteira de Matrícula Consular. A iniciativa faz parte do programa de modernizaçao do Serviço Consular.

O

documento, já utilizado por inúmeros outros países, funcionará como uma forma oficial de identificação do brasileiro no exterior, e evita, por exemplo, a necessidade de um cidadão brasileiro que viva nos Estados

Unidos, tenha que andar com o seu passaporte, a fim de apresentar, caso tenha necessidade de se identificar. A iniciativa resulta da constatação de uma necessidade real, particularmente dos brasileiros imigrantes, e vem sendo analisada há, pelo menos, dois anos pelo go-verno brasileiro. - Esta iniciativa reveste-se de grande relevância para todos os nosso cidadãos residentes neste país – observa um dos grandes articuladores da proposta, o, exCônsul-Geral do Brasil na Flórida, e atual Cônsul-Geral do Brasil em Chicago, João Almino. O Consulado-Geral em Chicago, há

algum tempo, já está emitindo a carteira. De acordo com o Embaixador João Almino, em termos gerais, a carteira vem sendo reconhecida como documento de identidade por autoridades municipais e estaduais, e aceita por diversas instittuições públicas e privadas. A cerimônia de lançamento da Carteira de Matrícula Consular será presidida pelo Sub-Secretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty, Embaixador Oto Maia, que estará em visita a Chicago, especialmente para a ocasião, e contará, também, com a presença do diretor do ddpartamento Consular e de Brasileiros no Exterior, Embaixador, Eduardo Gradilone, do Ministério das Relaçoes Exteriores. - A emissão da Carteira de Matrícula Consular constitui mais um importante serviço que os consulados-gerais do Brasil nos Estados Unidos oferecerão aos cidadãos brasileiros que vivem neste País – observa Almino. 12., sem restrições de qualquer natureza, seja qual for a sua situação migratória. Para solicitá-lo, basta que o interessado compareça a um dos consulados-gerais levando dois documentos brasileiros, sendo um deles válido e com fotografia, como, por exemplo, carteira de identidade, passaporte ou carteira de motorista, e o outro simples, como certidão de nascimento, casamento, título de eleitor ou CPF. Os documentos serão escaneados, juntamente com suas impressões digitais. Uma foto será tirada

Sobram vistos H-2B

O visto H2B é voltado para trabalhadores não-agrícolas, sem graduação.

O U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) reabriu as inscrições para o pedido de vistos H-2B (trabalhadores nãoagrícolas), para o ano fiscal de 2009, e está aceitando novas petições.

O

visto de trabalhador temporário não-imigrante permite que empregadores norte-americanos tragam trabalhadores estrangeiros para os Estados Unidos, a fim de preencher vagas temporáias,

em atividades não-agrícolas, para as quais não há oferta de mão-de-obra de cidadãos norteamericanos. Em geral, os trabalhadores com vistos H2B preenchem vagas nas áreas de educação, construção, saúde, jardinagem, manufatura, alimentação, hotelaria e hospitalidade. Embora o USCIS tenha anunciado, em 7 de janeiro deste ano, que já havia emitido um número suficiente de vistos do tipo, a fim de preencher o teto fixado pelo Congresso de 66 mil vistos, o Departamento de Estado recebeu muito menos solicitações de visto do que o esperado e, como resultado, emitiu apenas 40.640 vistos H-2B para o ano fiscal de 2009. Isso significa que há, aproximadamente, 25 mil vistos sobrando. Por causa da baixa taxa de emissão de vistos do tipo, o USCIS decidiu reabrir o período de inscrições.

na hora da solicitação do documento. Os dados coletados a partir da emissão da Carteira Consular servirão para formar um banco de dados da comunidade brasileira nos Estados Unidos, e contribuirá para o conhecimento mais detalhado dessa comunidade por parte dos formadores de políticas voltadas para os brasileiros no exterior. Outra vantagem, alerta o Embaixador Almino, é que o documento vai ajudar quando o cidadão brasileiro precisar tramitar alguma documentação junto às autoridades brasileiras como, por exemplo, pedir certidões, realizar casamento ou divórcio no Brasil. Indocumentados Um documento de identificação, alerta Almino, pode representar para o cidadão brasileiro no exterior, especialmente para aquele que está indocumentado, a oportunidade de se inserir, mesmo que parcialmente, na estrutura econômica e social do país em que vive. Na prática, a nova carteira poderá facilitar a vida do brasileiro na hora de abrir uma conta bancária, de pedir um financiamento de imóvel, carro, de fazer matrículas em escolas, bibliotecas e hospitais públicos, por exemplo. O novo documento será emitido, somente, pelo Consulado-Geral do Brasil em Chicago, mas as solicitações serão aceitas em todas as repartições e consulados do Brasil nos Estados Unidos. Os documentos serão enviados pelo Correio aos interessados.

O período normal de processamento das petições de H1-B é de 60 dias. O USCIS anunciou que disponibilizará número suficiente de vistos, a fim de que seja alcançado o teto de vistos. No entanto, uma vez que todas as pedições para o ano fiscal de 2009 têm que ser avaliadas e aprovadas dentro do mesmo ano fiscal, que se encerra em 30 de setembro, o USCIS não pode garantir que todas as petições serão aprovadas a tempo. As petições têm que ser encaminhadas pelo empregador interessado em contratar o estrangeiro, com o preenchimento do formulário I-129. O USCIS está encorajando a todos os empregadores para que preencham as petições o mais rápido possível e que solicitem o chamado premium process (processo acelerado), preenchendo o formulário I-907 e realizando o pagamento de $1 mil, que permite a agilização do processo.

Brasileiros no Mundo Está marcada para os dias 14, 15 e 16 de outubro a II Conferência A-nual Brasileiros no Mundo, no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro.

O

encontro reunirá lideres comunitários e representantes de vários segmentos que vivem fora do Brasil com integrantes do governo brasileiro. O objetivo é discutir os inte-resses dos imigrantes, em uma iniciativa do governo federal através do Ministério das Relações Exteriores. Vários países estarão participando da Conferência e os Estados Unidos deverão ter a maior delegação, devido ao número de brasileiros que aqui residem. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá participar da abertura do evento que discutirá, entre outros temas, representação política das comunidades de emigrantes e criação de novas repartições consulares. A Flórida está sendo representada pelo líder comunitário Pr. Silair de Almeida, que faz parte do Conselho Pro-

visório, eleito no ano passado, durante a I Conferência. As regiões de Boston, NewYork e California também têm seus representantes provisórios. “Nós ainda não temos uma força institucional, e nem um decreto assinado que nos proteja. Estamos abrindo um espaço com o governo brasileiro, e conquistando credibilidade. Por isso, temos que comparecer em massa para ganharmos respeito e espaço junto aos órgãos políticos brasileiros”, disse o pastor Silair de Almeida, durante reunião com a imprensa em Pompano Beach. No encontro com proprietários de veículos de comunicação da Flórida, foi apresentada a Ata preparada pelo Itamaraty depois de várias reuniões e encontros com os representantes de diversos países. Os jornalistas presentes tiveram a oportunidade de fazer sugestões e acrescentar ideias a Ata, que será, oficialmente, apresentada durante o encontro. Os principais temas que deverão ser discutidos neste encontro serão os seguintes:

Pr. Silair de Almeida (centro), com representantes das mídias locais.

Cultura e Educação Trabalho, Previdência e Saúde Serviços consulares e regularização migratória e representação política. “O governo está esperando de portas abertas qualquer brasileiro que queira participar, opinar ou levar sua ideia para

a Conferência. Todos serão muito bemvindos e, quanto mais formos, mais força teremos” concluiu o Pr. Silair de Almeida, durante reunião. Os interessados em participar do evento deverão fazer as inscrições on line, gratuitamente, no site: www.brasileirosnomundo.mre.gov.br.


Imigração

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

13

Imigração legal cresce no País O governo americano publica, anualmente, desde o final do século XIX, relatórios estatísticos sobre a imigração nos Estados Unidos. A evolução desses dados, ao longo dos anos, permite identificar desde circunstâncias econômicas e políticas mais abrangentes - como guerras e crises financeiras até as mais específicas, como alterações na legislação do país.

A

s décadas de 1930 e 1940, por exemplo, registraram uma queda brusca no número de novos residentes admitidos no país. Entre 1920 e 1929, os EUA receberam um total de 4.295.510 imigrantes legais. Na década seguinte, esse número caiu para 699.375. Esta queda ilustra não apenas o impacto da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial, mas também o de novas medidas anti-imigração adotadas pelo governo americano, diz Arthur Lima de Ávila, mestre em História dos EUA. A Lei Johnson-Reed de Imigração, de 1924, criou cotas por nacionalidade para restringir a admissão de residentes estrangeiros, em um cálculo que passou a impedir a entrada de imigrantes asiáticos - uma ofensiva que havia começado em 1882, com o Ato de Exclusão Chinesa. Crise econômica e filtros raciais As restrições à imigração, nessa época, eram um fenômeno mundial motivado pela grave crise econômica e pelo índice extremamente elevado de desemprego, explica Ávila. “O imigrante sempre foi visto como um concorrente”, diz o historiador, “mas, nesse momento, deixou de ser absorvido pelo mercado”. As cotas por nacionalidade, no entanto, ilustram o início de uma espécie

de seleção étnica acompanhada de um aumento significativo no número de deportações. De acordo com Ávila, além dos asiáticos, que respondiam, então, pela maior fatia de imigração, os Estados Unidos passaram a evitar a admissão de europeus considerados “de segunda linha” - como italianos, russos e eslavos pouco qualificados - e mexicanos - que deixaram de ser considerados “brancos” nos documentos oficiais e passaram para a categoria de “latinos”, evidenciando a distinção racial. As restrições impostas pelo Ato de 1924 foram amenizadas por reformas posteriores na legislação, incluindo a anulação do Ato de Exclusão Chinesa em 1943, e os dados divulgados pelo governo americano apontam uma tendência de crescimento no fluxo anual de imigrantes legais desde a Segunda Guerra Mundial. Relação ambígua “Os Estados Unidos são um país de imigrantes, mas sempre tiveram uma relação muito ambígua com a imigração”, analisa Arthur Lima de Ávila. Os mexicanos, por exemplo, responderam por 69% dos imigrantes ilegais deportados dos EUA, em 2008, se gundo o relatório anual do governo. Ainda assim, diz Ávila, o governo faz “vista grossa” para muitos mexicanos ilegais que têm um papel importante como mão-de-obra não-especializada em muitos estados americanos. “Eles são indesejáveis, mas essenciais”, complementa. Hoje, no entanto, a imigração legal nos Estados Unidos é mais diversificada, e o governo dá preferência a estrangeiros altamente qualificados que possam dar uma contribuição mais “produtiva” ao país. O setor de tecnologia e o meio acadêmico são exemplos de áreas que absorvem esse

novo tipo de imigrante desejável. Novo crescimento Nos últimos oito anos, a média anual de vistos de residência permanente concedidos a estrangeiros é superior a um milhão - quatro vezes mais do que os 250 mil vistos expedidos na década de 1950. O relatório do governo americano indica, por exemplo, que o salto no número

de imigrantes legais, em torno de 1990, reflete a legalização de 2,7 milhões de imigrantes ilegais, com base na reforma da legislação, em 1986. Para Ávila, mesmo com uma nova reforma, essa tendência não deve sofrer grandes alterações, pois o Partido Democrata tem um histórico “relativamente liberal e realista” em relação às políticas de imigração.

Gráfico mostra evoluçao no número de imigrantes legais.


14

Publicidade

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009


Local

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

15

Analistas preveem fim da recessão nos EUA no 3º trimestre

A maior parte dos economistas acredita que a recessão nos EUA vai acabar, neste trimestre, mas a recuperação deverá ser lenta, de acordo com uma pesquisa mensal publicada pela Blue Chip Economic Indicators. A mediana das previsões dos 51 especialistas ouvidos na pesquisa é de contração de 2,6% do PIB dos EUA este ano, e crescimento de 2,3%, em 2010.

A

penas cerca de um sexto desse grupo acredita que a recuperação será robusta, em forma de V, como geralmente ocorre após uma recessão profunda. Outro sexto prevê que a retomada terá a forma de W, com um período adicio-

nal de debilidade, no ano que vem, após um certo vigor no último semestre deste ano. Os demais - aproximadamente dois terços do total - projetam uma recuperação em U, com um crescimento abaixo da tendência de longo prazo até o final do ano que vem. Os gastos dos consumidores deverão continuar fracos, durante o ano que vem, dizem os especialistas. A maior parte deles também prevê inflação contida e um desemprego prolongadamente elevado, até o final de 2010; o índice de preços ao consumidor é projetado em 1,9% para o ano que vem, e a taxa média de desemprego, em 9,9%. Em julho, a taxa de desemprego nos EUA foi de 9,4%. As informações são de agências internacionais.

O desemprego é um dos mais notórios efeitos da recessão.

Congresso pode ampliar benefícios para desempregados Harry Reid.

O Congresso vai considerar a ampliação dos benefícios para desempregados, quando voltar às atividades em setembro, disse o líder da maioria do Senado, Harry Reid. - Assim que o Congresso retornar, precisaremos tratar dessa questão. Há uma circunstância econômica a ser considerada para ampliar os benefícios a desempregados no curto prazo - afirmou Reid, referindo-se aos benefícios já dados que acabarão, em breve. Dados do Departamento de Tra-

ba-lho divulgados na sexta-feira(14) mostraram que a taxa de desemprego caiu para 9,4%, em julho, frente a 9,5%, no mês anterior. Foi a primeira vez que a taxa caiu, desde abril de 2008. Mas, o número de desempregados continua a subir, enquanto o país enfrenta a pior recessão desde a Grande Depressão dos anos 1930, segundo o departamento. Desde o início da recessão em dezembro de 2007, a economia dos EUA já perdeu 6,7 milhões de empregos.


16

Publicidade

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009


Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Publicidade

17


18

Local

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Banco planeja liberar depósito em cheque pelo iPhone A internet eliminou muita papelada das transações bancárias, mas não há como evitar o papel quando você recebe um cheque. Agora, um banco quer permitir que os clientes depositem cheques imediatamente - através de seus telefones.

O

O cheque será fotografado com a câmera do telefone e a foto enviada on line.

Julho teve venda de 11 milhões de veículos As vendas anualizadas de veículos nos Estados Unidos alcançaram o nível de 11 milhões de unidades, em julho, segundo um executivo da Ford Motor, o melhor resultado do ano em meio a avanços em outros mercados globais. Mas, isso não foi suficiente para evitar que a General Motors registrasse um declínio de 19,4% ao ano nas vendas de veículos, em julho, para 189.443 unidades. As vendas de automóveis caíram 20,8%, para 83.376 veículos, e as de caminhões declinaram 18,3%, para 106.067 unidades, em julho. A Ford Motor registrou aumento de 2,4% nas vendas de veículos leves, durante o mês de julho, nos Estados Unidos. Essa é a primeira alta mensal, em 20 meses, dando início aos dados sobre vendas das montadoras, que devem ilustrar o desempenho do programa do governo “Dinheiro por Sucata” da administração Obama. A Toyota Motor registrou um declínio de 11,4%, ao ano, para 174.872 unidades, nas vendas de veículos, em julho, mas, na comparação com junho, registrou um aumento de 27,7%. O presidente da Toyota nos EUA, Jim Lentz, disse que o programa “Dinheiro por Sucata” deu um “significativo” impulso para sua companhia. A Hyundai Motor disse que 22% de suas vendas em julho foram em virtude do programa “Dinheiro por Sucata”, o programa federal de desconto que começou no dia 24 e praticamente já esgotou os recursos iniciais de $ 1 bilhão. As vendas da companhia subiram 12%, em julho, em comparação com igual mês de 2008 e cresceram 21% em relação a junho. A Honda Motor informou que registrou um declínio de 17,3% nas vendas de veículos para 114.690 unidades em julho, em comparação com igual mês de 2008. Segundo a montadora, o programa “Dinheiro por Sucata” deu impulso às vendas de seu sedã Civic e do crossover CR-V. A Chrysler Group viu uma melhora no seu desempenho, com uma queda de apenas 9% nas vendas registradas em julho em comparação com igual mês do ano passado - no início do ano, suas vendas chegaram a cair 50%, em alguns meses. Na comparação com junho, as vendas cresceram 30%.

USAA, banco privado e empresa de seguros, planeja atualizar seu aplicativo do iPhone para introduzir uma funcionalidade de depósito de cheques que exige que o cliente fotografe ambos os lados do cheque com a câmera do telefone. “Estamos basicamente capturando a imagem do cheque e, depois de clicar em enviar, tal imagem vai para nosso sistema de recebimento de depósitos como qualquer outro cheque”, disse Wayne Peacock, vicepresidente executivo do USAA. Os clientes não terão que enviar o cheque ao banco pelo correio posteriormente; o depósito será totalmente feito de maneira eletrônica e o banco sugere que o cheque seja anulado e arquivado ou descartado, no final. Mas, para reduzir as potenciais fraudes, apenas os clientes qualificados

para obtenção de crédito e que possuam algum tipo de seguro com a USAA terão permissão para usar esse depósito. Peacock disse que cerca de 60% dos clientes do banco cumprem com os requisitos. O USAA, aparentemente, será um inovador inesperado das transações bancárias móveis. Seu tamanho está logo abaixo dos 20 principais bancos dos Estados Unidos e a empresa presta serviços principalmente a militares, embora muitos de seus produtos estejam disponíveis a todos. Mas, com apenas uma filial, em San Antonio, e clientes que são enviados a missões por todo o mundo, a empresa tem agressivamente desenvolvido uma estratégia para oferecer transações bancárias a qualquer momento e em qualquer lugar. Há três anos, a empresa introduziu a opção de depositar um cheque sem sair de casa, usando um scanner. Isso fundamentou o depósito por telefone, que o USAA planeja oferecer em outros telefones, este ano. “A telefonia móvel terá um papel maior em como as pessoas comercializam e interagem com instituições financeiras”, Peacock disse. “O grande valor que vemos está na economia de tempo”.

Carros elétricos têm incentivo de $ 2,4 bi O governo Obama anunciou que a General Motors, Ford e Chrysler receberão mais de $ 400 milhões em apoio à fabricação de veículos elétricos e híbridos avançados. A ajuda faz parte de um programa para o setor de energia, que tem como objetivo criar empregos e reduzir a dependência do país da importação de petróleo.

A

s empresas estão entre os ganhadores de $ 2,4 bilhões em recursos federais, que incluem empresas grandes e pequenas e universidades, que ajudaram a criar baterias avançadas e veículos elétricos. “Se queremos reduzir nossa dependência de petróleo, colocar os americanos de volta ao trabalho e reafirmar nosso setor manufatureiro como um dos maiores do mundo, precisamos produzir veículos avançados e eficientes do futuro”, disse o presidente dos EUA, Barack Obama, na cidade de Elkhart. As companhias escolhidas pelo governo competiram com mais de 120 organizações pelos recursos. Elas vão trabalhar em 48 projetos, distribuídos por mais de 20 estados. O dinheiro faz parte do pacote de estímulo econômico aprovado em fevereiro, e os projetos devem criar dezenas de milhares de empregos nas fábricas. A ajuda federal chega no momento em que o carro elétrico começa a se tornar realidade no mundo. No domingo, a japonesa Nissan anunciou que seu veículo, o Leaf, chega ao mercado no final do ano que vem. Montadoras europeias também já anunciaram os seus projetos. Em grandes dificuldades financeiras, com seu mercado ainda muito retraído, as empresas americanas se esforçam para não ficar atrás nessa corrida. Na maioria dos casos, as empresas terão

O carro elétrico começa a se tornar realidade no mundo.

de colocar nos projetos um montante equivalente ao que está sendo oferecido pelo governo, como contrapartida. Obama estava em Elkhart para liberar $ 39 milhões para a Navistar International, uma fabricante de caminhões. DESENVOLVIMENTO O Volt, híbrido da GM, foi o grande beneficiado. A GM vai receber $ 105,9 milhões para a produção de conjuntos de baterias para o carro. O lançamento do Volt está previsto para o próximo ano, Ele deve fazer os primeiros 65 quilômetros com eletricidade e o restante com gasolina. A Compact Power, uma afiliada da LG Chemical, recebeu $ 151,4 milhões, num dos maiores projetos, para produzir células de ener-

gia para o Volt. Além disso, a GM terá $ 30,5 milhões para fabricar 125 Volts para empresas de energia elétrica e mais 500 para outros consumidores usarem para testes. A empresa recebeu ainda $ 105 milhões para construir fábricas para produzir uma segunda geração de veículos elétricos. A rival Ford Motor conseguiu $ 30 milhões para produzir 150 veículos híbridos, em parceria com empresas de energia, incluindo o modelo Escape, um utilitário esportivo pequeno, e o E450, uma van derivada da antiga série Econoline. A Chrysler recebeu $ 70 milhões para desenvolver e fabricar 220 picapes e minivans híbridas. Desde o plano de resgate das companhias, o governo controla 61% da GM e 8% da Chrysler.

Centenas são voluntários para teste de vacina Centenas de americanos apresentaramse como voluntários em oito cidades para receber doses experimentais de vacina contra a gripe suína, numa corrida para lançar o produto antes que tenha início o outono no hemisfério norte.

S

haron Frey, que está chefiando o teste financiado pelo governo na Universidade de Saint Louis, disse que os cientistas estão trabalhando à noite e nos finais de semana para organizar os estudos e recrutar voluntários.

“Normalmente, leva um ano para fazer isso”, disse ela, uma especialista em doenças infecciosas. “Posso dizer que estamos trabalhando em velocidade máxima”. Cerca de 2,8 mil pessoas participarão dos estudos governamentais. A Universidade de Saint Louis testará a vacina em 200 adultos e 200 crianças. Também estão em andamento, separadamente, estudos executados por cinco empresas privadas. Autoridades sanitárias esperam ter 160 milhões de doses disponíveis para entrega a partir de setembro.

Os estudos testarão a eficiência e a segurança de vacinas desenvolvidas por fabricantes e ajudarão a determinar a dosagem adequada e se a nova vacina poderá ser paliçada em combinação com a vacina para gripe comum. Os participantes receberão diferentes combinações de duas vacinas para a gripe suína, feitas pelos fabricantes Sanofi Pasteur e CSL Limited, além de uma vacina para gripe comum. Os dados serão entregues para análise da Administração de Drogas e Alimentos (FDA), órgão do governo federal.


Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Publicidade

19


20

Internacional

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Chávez diz que bases dos EUA podem provocar guerra O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, advertiu que “os ventos da guerra estão soprando” na América do Sul, enquanto continuam os embates diplomáticos entre Colômbia e Venezuela.

D

urante uma cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) em Quito, Chávez pediu a realização de uma reunião de emergência com chefes de Estado regionais para discutir as negociações entre Colômbia e Estados Unidos sobre as instalações de bases norte-americanas em território colombiano. “A Venezuela sente-se ameaçada. Isso poderia provocar uma guerra na América Latina”, disse Chávez em comentários transmitidos pela televisão estatal de seu país. Chávez, ex-soldado e um forte crítico

de Washington, faz oposição a Álvaro Uribe, presidente colombiano, que é forte aliado dos EUA. Uribe não esteve nas reuniões da Unasul, mas se reuniu com presidentes da região, na última semana, para defender seus planos militares. Segundo ele, o objetivo da parceria é reforçar a luta contra o tráfico de drogas e insurgências. Chávez retratou a presença militar norteamericana na Colômbia como a base de lançamento potencial para ataques contra a revolução socialista na Venezuela. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disseram que uma reunião entre os chefes de Estado com a presença de Uribe é necessária para tratar dos planos de Bogotá. Cristina ofereceuse para recepcionar a reunião em Buenos Aires e a convidar pessoalmente Uribe para o encontro.

Hugo Chávez.

Ex-presidente do Paquistão pode ser preso se voltar ao país A polícia do Paquistão anunciou a abertura de uma investigação contra o expresidente Pervez Musharraf (1999-2008), que poderia levar à sua prisão por haver ordenado, em 2007, a detenção de 60 juízes de oposição. O ditador militar deixou o país, há mais de dois meses, e foi obrigado a deixar o governo, em agosto do ano passado, para evitar ser destituído pelo Parlamento. Em 3 de novembro de 2007, Musharraf impôs o estado de emergência no país e destituiu os magistrados, pois temia que eles o declarassem inelegível nas eleições

Pervez Musharraf.

que seriam realizadas meses depois. O então presidente ordenou também que os juízes fossem mantidos em prisão domiciliar. A abertura da investigação foi pedida por um advogado, Aslam Ghuman, que entendeu que essas foram “detenções ilegais”. “Ele pode tanto ser preso quando retornar ou pela Interpol [polícia internacional]”, disse o chefe de polícia em Islamabad, onde a investigação foi aberta, por Hakam Khan. Se condenado, Musharraf pode ser condenado a três anos de prisão. No início de agosto, a Suprema Corte

paquistanesa decidiu que Musharraf violou a Constituição ao impor o estado de emergência, e determinou que ele deve ser julgado por traição por suas ações. Desde o final de maio, o general tem passado grande parte de seu tempo em Londres. Acredita-se que ele pensa em se estabelecer na Europa. O clima de revolta causado pelo uso de poderes especiais durante o estado de emergência e a detenção de partidários da oposição, incluindo os juízes, contribuíram para a derrota dos aliados de Musharraf na eleição de 2008.


Internacional

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Tempestades tropicais deixam ao menos 60 mortos na Ásia As tempestades tropicais Morakot e Etau devastaram, nos últimos dias, o leste da Ásia e deixaram ao menos 60 mortos enquanto avançam sobre o continente. A agência de notícias Reuters afirma que o número de mortos já passa de 80 - incluindo 41 em Taiwan, 23 nas Filipinas, 13 no Japão e seis na China.

A

s tempestades causaram ainda danos milionários e deixaram milhares desabrigados em diversas cidades do Japão, China e Taiwan - onde centenas estão soterrados pelos deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas. O tufão Morakot, que perdeu força e decaiu à categoria de tempestade tropical seguiu para o norte da China, onde, segundo a agência Efe, teria matado oito pessoas. O tufão, é considerado um dos mais violentos das últimas décadas na região. Segundo os números oficiais chineses, três pessoas desapareceram, pelos menos 11 milhões foram afetadas pelo tufão e um milhão tiveram que ser retiradas nas Províncias de Zhejiang, Fujian, Jiangxi e na ilha tropical de Hainan. Os novos números apontam que 10 mil casas desabaram e 444.600 hectares de cultivo foram destruídos, informou o Ministério de Assuntos Civis da China. Os deslizamentos de terra e rochas causados pelas fortes chuvas dificultam, além disso, os trabalhos de resgate. Zhejiang e as outras Províncias chinesas litorâneas passaram por uma rápida urbanização, nos últimos anos, com muitos edifícios construídos com baixa qualidade e cuja estabilidade fica comprometida na decorrência de violentos fenômenos meteorológicos. A estação meteorológica local tinha registrado até 1.241 milímetros de chuva, entre os dias 6 e 10 de agosto, a máxima quantidade causada

Prédios desmoronam após a passagem de Morakot no sul de Taiwan.

por um tufão em Zhejiang, nos últimos 60 anos, informou a agência Xinhua. Em Taiwan, os esforços estão concentrados no resgate de centenas de pessoas que ficaram incomunicáveis e soterradas no sul da ilha avança com lentidão, pelas dificuldades de acesso impostas pelo mau tempo. Segundo a agência de notícias Associated Press, as equipes de resgate encontraram mais de 900 pessoas que escaparam dos deslizamentos, enchentes e chuvas torrenciais na parte sul da ilha. Pelo menos 30 pontes e centenas de estradas foram destruídas parcialmente pelo Morakot, afirmou o Ministério de Transporte de Taiwan. O Hotel King Shai, de seis andares, desabou e outros 16 hotéis foram destruídos pelo tufão na ilha, que também danificou mais de 490 escolas, segundo dados da Direção Geral de Turismo e do Ministério da Educação. As perdas causadas pelo Morakot superam os $242 milhões, com a destruição de infraestrutura e equipamento turístico, segundo dados do Ministério de Transporte. Em Taiwan, o tufão destruiu 49.723 hectares de terreno agrícola e causou a morte de 2,7 milhões de frangos e 80.815 porcos, segundo dados do Conselho de Agricultura.

21

Aos 83 anos, Fidel continua forte em Cuba Depois de três anos sem aparecer em público, o ex-ditador Fidel Castro não tem a presença que já teve em Cuba mas, aos 83 anos, completados na quinta-feira(13), continua a ser uma voz internacional poderosa para Cuba, por meio de colunas regulares que escreve para jornais estatais. Por causa de problemas de saúde, no ano passado, ele foi substituído no cargo de presidente pelo irmão mais novo, Raúl Castro, que tem 78 anos. O papel de Fidel no governo é menos claro, mas é de conhecimento geral que Raúl dirige os assuntos do dia-a-dia consultando-o. “É ainda, acredito, uma parceria, mas Raúl é agora o parceiro mais importante”, disse Brian Latell do Instituto para Assuntos Cubanos e Cubano-Americanos da Universidade de Miami. “Fidel não tem mais condições de envolver-se nos assuntos do dia-a-dia.” Fidel liderou a revolução que derrubou o ditador Fulgencio Batista, em 1º de janeiro de 1959, e comandou o país por 49 anos, até ser submetido a uma cirurgia de emergência para um problema intestinal não revelado, em julho de 2006. Ele cedeu o poder provisoriamente a Raúl Castro e deixou de ser visto. Em fevereiro de 2008, Fidel renunciou oficialmente, por razões de saúde, permitindo que seu irmão o substituísse na presidência do país. Desde a cirurgia, Fidel só tem sido visto em vídeos e fotografias com líderes que visitam Cuba, mas assumiu uma espécie de papel de “consciência do comunismo” em aproximadamente 250 colunas que escreveu de sua semirreclusão em um local não revelado. Nas últimas semanas, Fidel escreveu principalmente sobre o golpe que derrubou o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, e o plano dos Estados Unidos de usar bases militares na Colômbia. Cuba quer o retorno de Zelaya ao poder.

Fidel também minimizou as medidas adotadas este ano pelo presidente dos EUA, Barack Obama, para melhorar os laços com Cuba e deixou muito claro que Washington não deve esperar concessões de Havana. “O adversário não deveria nunca ter a ilusão de que Cuba vai se render”, escreveu ele, em abril. Obama disse que manterá o embargo comercial para pressionar os líderes cubanos a respeitar os direitos humanos e conceder mais liberdades políticas. Os escritos de Fidel e os comentários do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, demonstram que esses dois aliados socialistas ainda parecem atuar em comum acordo, orquestrando uma estratégia para conter a influência dos EUA e promover governos esquerdistas na região. Mas, internamente, Raúl e os outros líderes cubanos estão enfrentando a pior crise econômica do país desde os anos 1990 e se preocupam com o fato de os revolucionários que transformaram o país em um Estado comunista, cinco décadas atrás, estarem ficando velhos. Raúl fez ajustes na economia estatal para tentar elevar a produtividade, mas também deixou claro que a meta dos líderes mais velhos é assegurar que o comunismo sobreviva a eles.

Fidel liderou a revolução que derrubou o ditador Fulgencio Batista, em 1959.


22

Publicidade

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009


Esportes

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

23

BRASILEIRÃO

Tricolor vence o Sport por 2 a 1 Corinthians volta a vencer e tira o Galo do G-4

Com um gol nos acréscimos, São Paulo derrotou o Sport por 2 a 1 Tricolor vence o Sport por 2 a 1.

O São Paulo voltou ao G-4 do Campeonato Brasileiro. Jogando na Ilha do Retiro, no Recife, a equipe comandada por Ricardo Gomes, mesmo sem mostrar o bom futebol das últimas partidas e sem dois zagueiros, expulsos, venceu o Sport por 2 a 1. A vitória veio de maneira dramática, com um gol marcado por Hugo, aos 48 minutos do segundo tempo. O time foi beneficiado pela derrota do Atlético-MG para o Corinthians por 2 a 0 para voltar ao grupo dos quatro melhores na 19ª rodada.

Foi a sexta vitória consecutiva do Tricolor e a sétima nas últimas nove partidas. Com o resultado, a equipe foi aos 33 pontos e assumiu a quarta posição, com o mesmo número do Internacional, terceiro colocado, que tem uma vitória a mais. Já o Sport segue na lanterna do Brasileirão, com apenas 13 pontos. Os dois times voltarão a campo, no meio da semana. Na quarta-feira, o Tricolor receberá o Fluminense no Morumbi. No mesmo dia, o Sport vai enfrentar o Barueri, na casa do adversário.

Cruzeiro e Santos ficam na mesma com empate sem gols

Num jogo com muita marcação e poucos espaços, no primeiro tempo, e chances desperdiçadas com emoção, no segundo, Cruzeiro e Santos não saíram do empate por 0 a 0, no domingo(16), no Mineirão. O resultado acabou frustrante para a torcida que foi ao estádio e para as duas equipes, que mantêm suas posições na tabela do Campeonato Brasileiro. Agora, com 21 pontos ganhos, a Raposa está em 14º lugar. O Peixe, com 25 pontos, é 12º. Nada animador para quem sonhava em ficar melhor para começar o returno com o objetivo de se aproximar do G-4 do Brasileirão. Houve também empate no duelo de atacantes. O “Gladiador” Kléber, apagadíssimo na primeira etapa, melhorou, na segunda, mas apareceu mais nos embates que teve com a zaga santista do que nas boas jogadas que costuma fazer. O “Wolverine” Kléber Pereira foi mais percebido pelo torcedor, mas nas chances que desperdiçou ao longo da partida. Quem brilhou mais foram os goleiros Fábio, no primeiro tempo, e Felipe, no segundo. Os dois times mostraram também que precisam melhorar muito se quiserem brigar por algo relevante. Na próxima partida, no início do returno, o Cruzeiro vai ao Maracanã para enfrentar o Flamengo, quinta-feira. Antes, o Santos, na quarta, receberá o Grêmio na Vila Belmiro.

‘Gladiador’ Kléber e ‘Wolverine” Kléber Pereira empatam duelo entre si e perdem para goleiros .

Sob os olhares de Ronaldo, ainda fora por conta da operação na mão esquerda e da lipoaspiração, o Corinthians, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na tarde de domingo, com o craque na arquibancada do estádio do Pacaembu, o Timão voltou a jogar bem e venceu o Atlético-MG por 2 a 0, pela última rodada do primeiro turno. Feliz, a Fiel cantou novamente o já tradicional “o Coringão voltou”. O triunfo acaba com um jejum de cinco jogos no Parque São Jorge. Nos últimos duelos, tinham sido três derrotas (Palmeiras, Náutico e Flamengo) e dois empates (Santo André e Avaí). Agora, com 28 pontos, o Timão sobe da 11ª colocação para a

oitava. Para o Atlético, que jogou com nove desfalques (seis titulares e três reservas), o tropeço na capital paulista faz a equipe de Belo Horizonte cair três posições e deixar o G-4. Saiu da vice-liderança para a quinta colocação, com 32. Só que o Galo tem um jogo a menos em relação aos rivais, porque ainda tem de encarar o Internacional. Na próxima rodada, a primeira do segundo turno do Brasileirão, o Corinthians vai a Porto Alegre, onde enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, quarta-feira, às 21h50m. É a primeira vez que o time paulista retorna ao estádio onde foi campeão da Copa do Brasil. Já o Atlético-MG joga na quinta-feira,

Dentinho brilha e ajuda na vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Atlético-MG.

Grêmio goleia Flamengo

Na dança das cadeiras da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Grêmio deu um “chega pra lá” no Flamengo para fechar o primeiro turno em um lugar mais confortável, com boa vista para a zona de classificação para a Libertadores da América. O Tricolor aproveitou a força do Olímpico, onde não perde há quase um ano, e goleou o Rubro-Negro por 4 a 1. Os gols dos gaúchos foram marcados por Perea, Réver e Jonas, duas vezes, mas quem bril-

hou mesmo foi o goleiro Victor. Everton fez para os cariocas. Com o resultado, o Grêmio subiu na tabela, ultrapassando o próprio Flamengo. A equipe de Paulo Autuori subiu para 28 pontos, na sétima colocação. O time de Andrade, estacionado nos 27, caiu para décimo. As duas equipes voltam a campo no meio da semana. Na quarta-feira, o Grêmio visita o Santos, na Vila Belmiro. Na quinta, o Flamengo recebe o Cruzeiro, no Mineirão.

Rafa Marques (Grêmio) e Adriano (Flamengo) na partida no Olímpico.


24

Esportes

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Gaúcho é criticado pela imprensa italiana

Barcelona vira sobre Athletic na Supercopa O Barcelona venceu o Athletic Bilbao por 2 a 1, no domingo(16), em pleno estádio San Mamés, pela ida da final da Supercopa da Espanha. Com o triunfo, o time catalão chegará à segunda partida, dia 23, podendo ser campeão com um empate. Um dos destaques do Barcelona foi o lateral direito Daniel Alves, único brasileiro utilizado pelo técnico Josep Guardiola.

Empurrado pela sua torcida, o Athletic saiu na frente, aos 44min. do primeiro tempo, com o jovem Oscar de Marcos. Bastante desfalcado, o Barcelona voltou para o segundo tempo disposto a reverter a situação. E o empate veio aos 14min da etapa final, com o meia Xavi. A virada não demorou e saiu aos 23, com uma bomba de Pedro, que surpreendeu o goleiro Iraizoz.

Imprensa italiana perde a paciência com atuações de Ronaldinho no Milan.

O brasileiro Ronaldinho Gaúcho, do Milan, foi alvo de duras críticas publicadas no final de semana pelos principais jornais esportivos italianos devido ao seu mau desempenho no Torneio de Pescara. A competição, realizada na última sextafeira, contou com a participação de Juventus e Inter. O clube rossonero terminou em último lugar. - Fez tudo ruim: zero de criatividade, nenhuma ação ofensiva válida; a este ponto é preciso perguntar porque o Milan continua confiando nele - publicou o jornal “La Gazzetta dello Sport”.

Pedro Rodriguez fez gol na vitória de virada do Barcelona.

Weldon salva Benfica da derrota na estreia

Weldon comemora.

Rápidas ■ Dirigentes do Vasco são agredidos por torcida da Portuguesa A derrota de virada por 3 a 1 para o Vasco, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, deixou os nervos da torcida da Portuguesa à flor da pele. O resultado ampliou para quatro o número de partidas sem vitórias da equipe na competição, e os torcedores descontaram a ira em membros da delegação cruzmaltina, agredidos, após a partida. No acesso do gramado ao vestiário do Canindé, o diretor executivo, Rodrigo Caetano, o supervisor, Daniel Freitas, e o atacante Robinho, que ficou no banco de reservas, foram atingidos por torcedores revoltados. Ex-jogador da Lusa, Roberto Dinamite, presidente do Vasco, também foi “caçado”, mas, conseguiu se livrar dos protestos. ■ Cristiano e Kaká tentam No terceiro jogo de Kaká e Cristiano Ronaldo juntos no Real Madrid, o clube merengue derrotou o Real Sociedad por 2 a 0, em amistoso realizado na cidade espanhola de San Sebastián. A dupla bem que tentou, principalmente na primeira etapa, mas foram Benzema e o reserva Sneijder que garantiram a vitória.

Considerado um dos favoritos ao título português e com equipe extremamente reforçada no verão europeu, o Benfica também não começou bem sua temporada 2009/2010 e, seguindo os exemplos do Sporting Lisboa e o Porto, empatou por 1 a 1 com o Marítimo na estreia da competição. Com Keirrison fora até do banco de reservas e ainda sem Ramires, com lesão muscular, os benfiquistas tinham os brasileiros Luisão, Sidnei e David Luiz iniciando a partida. O atacante Weldon entrou no decorrer do jogo, e foi o responsável pelo gol dos anfitriões. Jogando em casa e contando com a presença da águia Vitória, símbolo do clube, no Estádio da Luz, o Benfica deu a impressão de que começaria com o pé direito, tanto que ameaçou o gol de Peçanha em duas oportunidades, aos 6min, com Carlos Martins e, aos 18, em bela cobrança de falta de Aimar

que explodiu na trave. Mas, o ambiente benfiquista foi destruído aos 24min. Em jogada pelo alto, David Luiz cortou a bola com a mão dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti para o Marítimo. Contando até com paradinha, o brasileiro Alonso deslocou o goleiro Quim para a direita e apenas empurrou para o fundo das redes. Quando tudo se encaminhava para uma derrota benfiquista com grande apresentação do goleiro do Marítimo, Weldon, que havia entrado no lugar de Sidnei, aproveitou bom cruzamento de Fábio Coentrão e deixou tudo igual, a quatro minutos do apito final. Nos acréscimos, o atacante ex-Sport quase virou a partida, cabeceando pouco ao lado do gol. No último minuto de jogo, Peçanha ainda fez outra grande defesa, evitando a vitória do Benfica.

Liverpool estreia com derrota para o Tottenham Liverpool começou mal o Campeonato Inglês. Jogando fora de casa, o time liderado por Gerrard foi derrotado por 2 a 1 pelo Tottenham. Assou-Ekotto abriu o placar para o time da casa, aos 44min do primeiro tempo. O Liverpool empatou em cobrança de pênalti de Gerrard, aos 11min da segunda etapa. Mas, a alegria durou pouco. Bassong, três minutos depois, fez o gol da vitória. Na segunda rodada, o Liverpool faz seu primeiro jogo em casa, contra o Stoke City, que venceu, na estreia, o Burnley. Já o Tottenham tenta sua segunda vitória contra o Hull City, derrotado, no último minuto, pelo Chelsea. Ambas as partidas estão marcadas para quarta-feira(19).

Ekkoto comemora o primeiro gol da Vitoria .


Esportes

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

ATLETISMO

25

UFC

Qual o limite de Bolt, o homem mais rápido do mundo?

Brasileira atropela rival e leva título de vale tudo A brasileira Cris Cyborg Santos precisou de apenas um round para vencer a rival americana Gina Carano e ficar com o título do Strikeforce, categoria peso médio, na madrugada de domingo(6), em evento de vale tudo disputado em San Jose, na Califórnia, nos Estados Unidos. Cyborg, como é popularmente conhecida a brasileira, não deu chance para Carano, que, até então, tinha um cartel de sete lutas e sete vitórias na categoria. Agressiva, ela venceu por nocaute técnico e completou oito triunfos na carreira, com apenas uma derrota. Após alternar a luta no solo e em pé, Cyborg derrubou Carano e castigou bastante a rival com socos. Atordoada, a americana viu o juiz interromper a luta e declarar a brasileira como campeã.

Jamaicano exibe sua marca histórica.

Novamente, o jamaicano Usain Bolt deixou o mundo estarrecido. Um ano depois de conquistar a medalha de ouro na Olimpíada de Pequim, o corredor venceu a prova dos 100 m no Mundial de Berlim. Além disso, Bolt quebrou o recorde mundial da modalidade - que era dele, obtido nos Jogos de 2008. O jamaicano cumpriu os 100 m em 9s58, superando a marca que havia feito em Pequim - 9s69. De quebra, deixou para trás seu principal concorrente, o americano Tyson Gay, que cravou 9s71, o recorde americano. O conterrâneo Asafa Powell, antigo dono do recorde mundial, marcou “somente” 9s84. Bolt não demonstra ter limites. O jamaicano mira correr os 100 m em menos de 9s50, marca que para muitos é impossível.

O impossível, porém, é algo que o corredor adora vencer. Ele já se garantiu como primeiro homem a correr a prova abaixo de 9s60, número até então improvável de ser batido. Uma performance de Bolt nos 100 m. ainda melhor que a exibida em Berlim é possível graças ao que ele demonstra quando enfrenta seus competidores. O jamaicano brinca com os concorrentes, faz graça antes das disputas e corre sempre com um sorriso no rosto, agindo como um Muhammad Ali dos 100 m. Com apenas 22 anos, o corredor ainda pode se desenvolver. Ele indica que há mais para avançar, já que, quando disputa, dá a impressão de não estar se esforçando ao limite. E limite é algo que Bolt não demonstra conhecer.

Cris Cyborg não dá chances a americana Gina Carano e define luta logo no início para levar o título.


26

Classificados

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

VENDO SCOOTER HONDA Vendo scooter honda 2006 cor vermelha com bege seminova por $ 1, 600.00. F. (954) 643.7361. Lala -------------------------------------2000 HONDA CIVIC PRETO AUTOMATICO Ótimo estado, 4 portas, cd player, vidros eletricos, ar gelado, insufilme, rodas de aluminio, 4 pneus novos, aceito ofertas a vista ou $ 1 200 entr.+parcelas. F. (754) 581.3511. Dorival Moura -------------------------------------BMW ANO 2000 CAMBIO MECANICO Vendo bmw serie 3, prata, ano 2000, cambio mecânico, rodas bbs pretas por apenas $2000. Carro econômico e ideal para o dia-a-dia. F. (561) 351.1484. Eduardo Schiavon -------------------------------------99 TOYOTA COROLLA AUTOMATICO Excelente estado, 4 portas, cd, ar condicionado, 4 pneus novos, facilito com $ 1,200 entrada + $ 250 por mês 2 anos, ligue e confira.Aprovo na hora. F. (954) 261.0847. Ivone Delgado -------------------------------------VENDO EXPEDITION XLT ANO 2000 Cor prata, banco couro, roda aluminio em bom estado financio F. (954) 773.3392. Antonio Cardoso -------------------------------------FORD EXPLORER 96 Modelo sport, completa super conservada a toda prova, 149k milhas, motor v6, vermelha.$2700 obo F. (954) 708.0664. Tarcisio Mendes -------------------------------------F150 GOOD CAR Vendo uma f150 cabine extendida e carroceria 8 pes muito boa para trabalho, confortavel e economica F. (561) 305.3625. Douglas -------------------------------------FORD WINSTAR 2000 Vendo van ford windstar 2000 c/ 137 miles, muito conservada, $3.500.00 cor bege F. (954) 304.7754. Geovane -------------------------------------2001 HONDA CIVIC 2001 honda civic ex, dourado, 4 cilindros, 4 portas, transm automatica, a/c gelado, teto solar, som, etc. Apenas 92.400milhas preco: $ 4.700 ligue! F. (954) 588.6786. Fabio Aquati -------------------------------------2004 ACURA TL COM NAVIGATION $10.000 NÃO PERCA Automático trip tronic motor 3.2 v6 123 mil milhas anda como novo carro completo bancos de couro dvd player 6 cds cor preto luz de chenon low price! F. (954) 708.5017. Marcelo Marques -------------------------------------EXPLORER-2004 Vendo explorer 2004, unico dono, exlente condição, 60k miles. F. (305) 725.1378. Paulo Oliveira

OTIMO FORD FOCUS Ford focus preto, 2001, 4 portas, em excelente estado. Ac gelando bem, pneus novos. Automático, 160k milhas por apenas $2,600. Ligar 954 422-2543 F. (954) 214.8734. Guilherme -------------------------------------VENDO FINANCIADO Dodge neon 2005 cor branco 84.000.Milhas em bom estado F. (954) 773.7792. Antonio -------------------------------------2003 TOYOTA COROLLA UNICA DONA 4 doors/automatic/power windows and mirrors/ champagne/4 new tires/unica dona. 954-263-3099 F. (954) 917.8570. Juliana -------------------------------------VENDO F350/DULY DIESEL Vendo cor azul, ar, excelente de mecanica. Precisa fazer pequeno reparos na lataria, ano 1996, $5, 200. Aceito carro de entrada. F. (239) 216.6822. Leo -------------------------------------VENDE_ SE LINCOLN LS Vendo um lindo lincoln ls ano 2000, todo de couro, teto solar, prata, automatico, em perfeito estado, todo original, 4 portas, interresados ligue 9 5 4 8 2 6 5 3 4 9 . . F. ( 9 5 4 ) 826.5349. Fernando Pereira -------------------------------------VENDO HONDA ACCORD 1998 Vendo honda accord 1998 por $2, 500. Aceito proposta. F. (786) 515.5720. Ednei -------------------------------------SUBARU OUTBACK WAGON 2000 mesmo modelo da 2004, branca, seg dono, completa, revisada, 6 cds, banco eletr. Transmissao aut.Nova na garantia (aamco) tabela $5, 300 valor 3, 900 obo F. (561) 305.4553. Luis -------------------------------------VENDO VAN CARGO ANO 2000 Vendo van cargo inteira com 140000miles, ar condicionado e alarme perfeita pra qualquer tipo de trabalho.5613050437 5613050437/5613050437 F. (561) 305.3267. Marco

PRECISANDO DE MECANICO DE MOTOS. Faço qualquer tipo de servicos na sua moto, inclusive reforma ou troca de carenagens, tunning, make your bike fast. Melhor preço, excelente qualidade. F. (561) 255.7360. Claudio Lobao -------------------------------------PROCURO SCOOTER 50SC Para compra semi nova em bom estado no maximo ate $ 500.00 quem estiver a moto me liga que vou ver em seguida F. (954) 515.8400. Marcio Fialho -------------------------------------VENDE-SE MITSUBISHI-FUSO Vende-se truck mitsubishi fuso fe, 4 cylindro diesel, p/ brick & tile, com mix incluido, com reparticoes p/ cimento, gerador, areia, e saw... F. (954) 650.2574. Fabio Faria -------------------------------------VENDE-SE SCOOTER 50CC Vende-se scooter 50cc, 2008, com 340 milhas, nova, pro $850.00, amarela...F. (954) 650.2574. Fabio Faria

201 - Empregos (Procura)

PROCURO EMPREGO Oi soy una pesona que procuro emprego en cualquier are tenho experiencia en hotels y tenho documentos legales y estoy disponibe agora me chama F. (954) 213.4404. Alex Barrera -------------------------------------PROCURO TRABALHO Ajudante construção, garcom, motorista, ajudante de limpeza e etc moro em deerfield tenho dl F. (954) 515.8400. Marcio Fialho -------------------------------------URGENTE Te n h o d r i v e l i c e n s e d a florida, procuro emprego pra limpa casa ou para cuida de criança.Ja trabalhei em vários lugares. F. (561) 929.9993. Milleny Arruda -------------------------------------MOTORISA Procuro trabalho, tenho cdl, preferência local, carteira limpa, nunca teve multa. F. (754) 281.7829. Arnaldo Matos -------------------------------------COZINHEIRO (ITALIAN) Procuro emprego, 12 anos de experiência em comida italiana, faço prep, compras, sobremesas, etc.Tenho todos os documentos p/ trabalhar. Area broward/palm bch F. (954) 263.4621. Marcos Dasilva -------------------------------------PROCURO PART TIME Senhora precisa trabalho sexta a domingo housekeeper, nany, baby sitter, cuidado idoso, tenho doc e carro dl, moro em Deerfield F. (954) 297.5253. Miria 102 - Barcos/Motos/Outros -------------------------------------PROCURO TRABALHO Live in ou help de limpeza VENDO MOTO Vendo moto cbr 600 cor preta de casa, não dirijo, moro em , ano 2005 com apenas 1600 margate. Tenho referências milhas , valor 4500. F. (954) e experiência. F. (954) 940.0878. Cida 696.1516. Josenaldo

Compre seu carro diretamente no leilão!! Levo você lá!

Tel.: (786) 374-6150


Classificados

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009 PROCURO TRABALHO Tenho carteira da florida, tenho carro e material de pintura. Se vc esta precisando de um help. Ligue agora mesmo! F. (954) 773.1055. Andre Souza

202 - Empregos (Oferece)

SALES REPRESENTATIVES FOR MARKETING COMPANY Empresa oferece posição com treinamento p/ rep. Marketing english & ss# must comissão de $69 - $252 por venda paid daily positon in all 50 states! F. (305) 260.6366ext797. Rodrigo Inacio -------------------------------------CONTRATAMOS MULHERES AMBICIOSAS Buscamos mulheres acima de 18 anos para servi de esc ortes(acompanhantes)viajan do pelos usa ganhos acima de de $5000. Semanais/sigilo e seguranca total F. (321) 234.2655. Juliana -------------------------------------MEDICAL & HEALTH SVC MANAGER IN BOCA RATON, FL For fl atlantic orthopedics: supervise wk actvts of medical, nursing &other personnel.Adm svc in facility. Master nursing or ba nursing + 5yrs progr.Exp. F. (954) 241.5600. Marie -------------------------------------MARCENEIRO Precisa se de marceneiro e ou ajudante com no minimo 5 anos de experiência. Full time F. (754) 367.0631. Wilton Machado -------------------------------------SECRETARIA(O) - FORT LAUDERDALE Loja de carros usados procura por individuo bilingue, responsavel, trabalhador e motivado, com conhecimento em computador. Treinamos. F. (954) 527.5522. Rolling Wheels -------------------------------------SECRETARY-FORT LAUDERDALE Active, energetic car lot looking for bilingual, responsible, hard-working, self-motivated, computer skilled individual. Will train. F. (954) 527.5522. Rolling Wheels -------------------------------------PRECISA-SE COZINHEIRO(A) Preciso de cozinheiro(a) com experiencia para trabalhar em um restaurante brasileiro. Interessados, favor ligar para (804) 399-3973, falar com Julio F. (804) 346.5554. Julio Wilinski -------------------------------------GANHE DINHEIRO EXTRA Nessecitamos consultora de beleza.Ligue: (305)763-1478 F. (305) 763.1478. Sonia Costa -------------------------------------TRABALHO Preciso de uma pessoa para trabalhar com limpeza na madrugada a pessoa enteressada favor ligar para carlos gurgel cell phone 954592-1822 F. (754) 368.0877. Sergio Schumacker

CARPET CLEANERS Estamos contratando experiente em limpeza de carpete, reparos, dye, etc.. F. (561) 767.6264. Johnny Maynardes -------------------------------------PROCURO MULHERES P/ LIMPEZA Que tenha experiência e que resida na area de boca raton, pompano ou deerfield. Que tenha tempo disponivel de seg-sex. Deixe seu recado. Obrigada. F. (561) 860.0027. Glaucia Freitas -------------------------------------REPRESENTANTE DE VENDAS Quer ganhar $$$? o céu é o limite para seu salário, boa apresentação, treinamos. ótima comissão. Interessados ligar. F. (954) 212.1414. Marilia Stratta -------------------------------------AGENTE DE SEGUROS Estou admitindo pessoas para serem agentes de seguro em minha corretora. Venha crescer conosco e fazer uma bela carreira. Aguardo sua chamada. F. (305) 310.4462. Marcos Oliveira -------------------------------------ASSIST. MKT E SALES EM MIAMI 5 anos experiência propaganda/marketing. Inglês, português e espanhol fluentes, outlook, powerpoint, word, excell.Cv para ssoliv@hotmail.Com. Nao ligar! F. (305) 761.0527. Simone DoS S Oliveira -------------------------------------FASTWAY CONTRATA Contrata-se recepcionista que fale inglês, tenha documentacao para trabalho, tenha noção de computação. Para mais informações, ligue para a empresa. F. (954) 972.3797. Fastway Moving

501 - Imóveis (Compra e Venda)

LOJA COM S. LVILAVELHA-ES Vendo ótima loja, em shoping, =52m2 preÇo 95mil reaisinvestimento seguro com retorno garantido-escriturada. Envio foto por e-mail sem c o m p r o m i s s o . F. ( 0 2 7 ) 332.92975. Jose Mauricio C. Vasconcelos -------------------------------------LINDA CASA EM PARQUE DAS GAIVOTAS, VILA VELHA 02 quadras do mar, ótima localização, 05 qtos, piscina, churrasqueira, quintal enorme, não percam.Oportunidade única. F. (552) 733.997899. Joao Ricardo -------------------------------------INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS NO BRASIL Sou corretor em são paulo e bahia, disponho de oportunidades em imóveis comerciais e residenciais. Se você tem interesse em investir. Consulte-me!.F. (551) 130.595100. Rafael Jesus

APTO QUITADO,ESCRITURADO VILA VELHA. ES A 100 mts praia itapoa, 3 quartos(1asuite, banheiro, cozinha, area servico, dep. Completas empregada, 1a vaga escritur escritura, alguns armarios R$300.000, 00 F. (273) 362.4463Brasil. Celina Melo -------------------------------------CONJUNTO DE SALA DE JANTAR Sala de jantar de mesa retangular tipo pedestal(com extensor)e 6 cadeiras super confortavel com pouco uso na cor escura por$650.00 obo.Motivo viagem F. (203) 739.9408. Gilvanna -------------------------------------A HORA E ESSA Imoveis incrivelmente barato, otima oportunidade pra comprar agora ! posso ajuda-lo.Quer investir ? + informações, ligue !first choice realty. F. (954) 857.1236. Renata Lopes

502 - Imóveis (Aluguel e Vagas)

APARTAMENTO P/ ALUGAR EM POMPANO Lindo dois quartos e dois banheiros, todo reformado, chão de madeira laminada na crystal lake, vista p/ o campo de golf. 950.00 + 500.00 de deposito. F. (954) 821.4101. Melissa Jojy -------------------------------------CASA EM WEST BOCA Casa em west boca, otima loc.Boas escolas, 4q.2b.Toda nova, $1, 400/mes, comun. C/ piscina sem burocracia sem foreclosure.Prox.Mercado e rest.Brasileiros! F. (561) 305.8991. Carlos Neves -------------------------------------STUDIO OU APT 1Q $690$730 Agua incluida! precisa de itin o resto é fácil, deposito de $600 laundry na porta ao lado. Em deerfield (hillsboro/ military) mude-se ja!! F. (754) 422.4089. Ester N -------------------------------------IMOVEIS Alugo 1 quarto a duas quadras da praia em miami beach F. (786) 521.8051. Gastao Pereira -------------------------------------TOWNHOUSE PARA ALUGAR 2 quartos, 1 banheiro e meio, excelente localização.Aceita cachorro, $1.100, 00 F. (954) 214.0441. Jader Massariol -------------------------------------OFFICE SPACE IN MIAMI - AIRPORT AREA Clinica com escritorios disponiveis para sublet , mês a mês. Escritório privado com acesso a secretaria e internet. Representações bem vindos.$500/mes F. (954) 907.6783. Leo -------------------------------------ALUGA-SE QUARTO P/homens, hillsboro boulevard/deerfield, ótimo condominio, piscina, academia(nova), jacuzzi, laundry, internet, cable, luz e agua incluidos. F. (954) 588.0221. Aurea Silva

27


28

Classificados

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Continuação... QUARTOS PARA ALUGAR Tenho ótimos quartos para alugar, boa localização e ótimo preço, ligue ja. F. (954) 270.9701. Marilia Stroia -------------------------------------QUARTO SEMIMOBILIADO Cama de solteiro, televisão com cable, globo, quarto na atlantic/us1 em uma casa com internet wireless e tudo o mais incluido-$475.00estacionamento. F. (954) 942.5247. Nilson Lana -------------------------------------$1200 TOWNHOUSE EM FORT LAUD. Aluga lindo townhouse 2/2 meio, todo reformado, todo tile, quarto chao de madeira laminada, eletrodomésticos em stainless steal, maq. Lavar/secar, piscina F. (754) 235.6347. Ronaldo --------------------------------------

ALUGA-SE 2 QUARTOS Pompano próximo ao Seabra, ambiente tranquilo, familiar, com globo,cable,agua ,luz,pool e estacionamento para van/camionete. Tel.: 561-929-5140 -------------------------------------ALUGO APARTAMENTO EM COCONUT CREEK 3/4 u$ 1200, 00, condominio completo com piscina, seguranca(gated), academia, quadra de tennis, playground etc. F. (954) 732.3884. Aniliese -------------------------------------QUARTO PARA ALUGAR Procuro roomate p/ linda casa c/ piscina em parkland. $400.00! F. (561) 289.2085. Regiane Luna -------------------------------------CASA P/ ALUGAR 4 q u a rto s , 2 b a n h e i ro s cozinha, sala de jantar, sala de sofa, garagem p/ 2 carros, quintal grande. Escola “a” rate perto da sea world. 3219462612 F. (407) 482.4946. Marilene Nascimento -------------------------------------EXCELENTE CASA P/ ALUGAR EM POMPANO 3 /2 c/ garagem. Reformada por completo, moderna c/ quintal gde e fechado.Aceitase dogs.Aluguel $1600.Facil aprovacao.Ligue ja! F. (954) 629.6888. Thomas Kiss -------------------------------------QUARTO MOBLILIADO Alugo quarto para homem com .Internet , luz deerfilrd beach .Fala com jackson ; cel 754, 235.4640 F. (754) 235.4640. Jackson Nunes -------------------------------------ALUGA-SE LINDO APT 1/1 EM FT LAUD - EAST COMMERCIAL Otima localizacao! apt com pintura nova, carpete novo, azulejo, patio e den!! condominio embarcadeiro com piscina e gym! $775 por mes + deposito F. (954) 940.8158. Lisa

QUARTO P/ ALUGAR EM FORT LAUDERDALE Casa na area de wilton manors, pessoa limpa, s/ vicios, n/pets . Pronto para mudar , ligue ja!!!$420, 00+agua+luz com $300, 00 de deposito.9542133519 alex F. (954) 652.8262. Andre Calixto -------------------------------------ALUGA-SE 1 QUARTO P/ HOMEM $400 Tudo incluido. Condominio fechado, c/ piscina, academia, vagas p/ carros, laundry em casa. Deerfield beach. Internet, cable e globo. 561633-7154. F. (954) 548.9783. Andressa S. -------------------------------------QUARTO BARATO EM FORT LAUDERDALE Homem/mulher alugo quarto amb.Familiar, calmo, limpo e organizado perto de downtown.Pronto para m u d a r. $ 4 2 0 . 0 0 + a g u a / luz+$300deposito 9542133519 alexandre F. (954) 652.8262. Andre Calixto -------------------------------------ALUGO 1 QUARTO 441X3RD BOCA RATON Tenho 1 quarto para alugar p/ pessoa sem vicios apt familiar mora 1 mulher e 1 menino de 4 anos apt ja disponivel, cond seguranca24h.Academia e piscine F. (561) 305.3433. Sandra Silva -------------------------------------ALUGA-SE 2 QUARTOS Pompano prox seabra, ambiente tranquilo familiar, com globo, cable, agua, luz, pool estacionamento p/van, camionete .F. (561) 929.5140. Nilda Neves -------------------------------------ALUGO FLAT EM PONTA NEGRA, NATAL De frente p/praia, servicos de hotel, sala/quarto/coz Completa, tv a cabo, hdtv, arcond, varanda, vista praia. Cont 954-680-2842, jsnsouza@gmail.Com F. (954) 680.2842. Jeferson Souza -------------------------------------MORE EM E. BOCA E ANDE ATé A PRAIA 2 quartos/2 banh em area nobre. Portaria com interfone, piscina, varanda, estacionamento. Ande até mizner pk, cinema e rest. Palmetto/us1. $950 + dep. F. (954) 818.1248. Marilza Lopes -------------------------------------SALA DE JANTAR LINDA Sala de jantar de mesa retangular tipo pedestal(com extensor)e 6 cadeiras super confortavel com pouco uso na cor escura por$650.00 obo.Motivo viagem F. (203) 739.9408. Gilvanna -------------------------------------ALUGUE COM CONFIANCA! Te ajudo a encontrar o imovel com o ti ma l ocal i zação , escolas, transporte e com o valor que desejar !proprietario alugo seu imovel.1st choice realty. F. (954) 857.1236. Renata Lopes

ALUGO APTO 2/2 DEERFIELD BEACH $1050 MES Meadowridge east. Agua e cable tv incluido no aluguel. Laundry dentro. Localizado na military com a 10 st. Falar com tullio 561-212-8687. F. (561) 212.8687. Tullio -------------------------------------2/2 EM CORAL SPRINGS apt 2/2 por somente $890 + deposito. C/ 3 piscinas e gym, agua e tv a cabo incluido no aluguel. Ramblewood east condo, university e wiles rd. F. (954) 934.2444. Gilberto Martins -------------------------------------APARTAMENTO NA OAKLAND PARK Alugo apto de 2 quartos e 2 banheiros na oakland park c/ powerline $850.00/mes F. (954) 632.0090. Eloi -------------------------------------ALUGA-SE Alugo quarto para 1 de setembro, quarto independente, hillboro com natura blv. F. (561) 929.8066. Maria De lourDes Silva -------------------------------------ALUGO SALAS DE ESCRITORIOS Alugo salas de escritorios no mall da famosa casa do pao F. (561) 929.9993. Milleny Arruda -------------------------------------LINDO APT DE 2 E 2 NO BLUE LAKE Alugo lindo apt de 2 e 2 no blue lake $1000 entrada imediata F. (954) 607.0806. Everto -------------------------------------APARTAMENTO EM BOCA Aluga se apartamento em boca 1/1 por $916 mais um mes gratis! F. (954) 861.8410. Regiane

601 - Mercadorias (Móveis)

VENDE-SE PRESSURE CLEANING Pressure cleaning ridigid, motor honda, fabricada pela subaru, 3000 psi 266 pm. Otima para carros, drive way e telhado, exelente maquina, u$ 400, 00. F. (954) 494.8112. Russo -------------------------------------VENDO GELADEIRA Com ice maker - 80.00 branca com porta embaixo e freezer em cima F. (954) 695.2877. Lea Lerario -------------------------------------ARMARIO SALA TIPO ESTANTE Clara, 2 portas, gaveta, prateleiras, porta garrafas vinho, superior grade na cor preta+prateleiras.$200.00 F. (561) 929.4540. Alice -------------------------------------VENDE- SE UMA CAMA COM COLCHAO Estou vendendo uma cama com colchao e um suporte para por fotos novinha , motivo voltando para o brasil. F. (561) 880.1514. Ayslan Oliveira


Classificados

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009 DELICIOSA FEIJOADA + COMPLEMENTOS Sabado- sob encomenda. Entregamos na sua casa. P/ encomendar ligar ate sexta-feira. Entregamos em deerfield, pompano e boca raton. $7.00 p/pessoa. F. (954) 708.0272. Mariza -------------------------------------MOVEIS P/ ESCRITORIO Completo jogo de moveis p/ escritorio desk, estante, arquivo, (madeira) 1 cadeira de couro, 2 cadeiras de vinyl. Otimas conticoes, aceito troca.(pb)-fl F. (954) 708.3849. Claudio Paes -------------------------------------COLCHÕES EM LIQUIDAÇÃO Colchões tween, full, queen e king com box, novos, modelos pillow top, plush e pillow plush, marcas selecionadas com 80% de desconto. F. (561) 859.9559. Flau -------------------------------------VENDO LINDA SALA DE JANTAR Sala de jantar de mesa retangular tipo pedestal(com extensor)e 6 cadeiras super confortavel com pouco uso na cor escura por$650.00 obo.Motivo viagem F. (203) 739.9408. Gilvanna -------------------------------------COMODA ALTA DE 6 GAVETAS Vendo comoda alta com 4 gavetas grandes e 2 pequenas por $90.00 F. (203) 739.9408. Gilvanna

602 - Mercadorias (Informática)

PC DELL USADO POR APENAS $95.00 Pentium 4 com 1giga, 80 gigas de hd, teclado e mouse usado mas em otimo estado de uso por apenas $95.00. Com 90 dias de garantia. Ligue agora. F. (954) 257.5017. Sergio -------------------------------------LAPTOP BARATO XP PENTIUM 4 Acer pentium 4 windows xp tela 15.4” grava cd dvd wireless microsoft office, sistem protection (antivirus) por 2 anos só $ 320.00 ligue já F. (954) 540.4415. Gersio Miller -------------------------------------VENDE-SE LAPTOP HP Ve n d o u m l i n d o l a p t o p da marca hp em perfeito estado, pouco tempo de uso, windows vista em portugues, acessorios de acompanhamento ligue 9 5 4 8 2 6 5 3 4 9 F. ( 9 5 4 ) 826.5349. Fernando Pereira

603 - Mercadorias (Eletrônicos)

VENDO UMA TV SONY 46” Vendo uma tv sony bravia 46”, lcd , digital, novinha na caixa , valor $ 1.300, 00 interessados ligar 786-3568666 falar com leo silva! F. (786) 356.8666. Leo Silva

VENDO TUDO NA CASA Vendo computador hp slimline ta novo vendo tv lcd sony 46 lcd 1080p full hd vendo tudo barato tenho muito mais lap tops video games oportunidade call. F. (561) 294.1055. Nick Pellegrini -------------------------------------APPLE IPHONE 3G S, BRANCO OU PRETO ZERO NA CAIXA Ve n d o i p h o n e n o v o n a caixa completo, já esta desbloqueado para uso em qualquer pais. 3g s branco ou preto com 16gigas de memoria. $ 735.00 ligue agora F. (954) 257.5017. Sergio -------------------------------------VENDO TV MITSUBISHI 55 Wide screen , hight definition 1080. 55 polegadas. Perfeito estado!!! e como ter um cinema dentro de casa!!! $ 290 F. (754) 246.0196. Philip -------------------------------------PSP POR 100 DóLARES Psp semi novo com jogo ou filme por 100 dólares. Excelente condição. Ligue hoje para jogar. F. (954) 245.7484. Bruno Vinícius Garcia

801 – Diversos

COMPRO PRESSURE WASHER Compro e pago a vista uma pressure washer de 3500 psi ou acima c/ motor honda de 13 hp chame eddy 954317-8661 qq hora F. (954) 788.6424. Edson Lamardo -------------------------------------ATENÇÃO GRAVIDAS VAIDOSAS EM GERAL Quer perder a barriguinha, vendo cintas de latex maravilhosas comparavel a cinta yoga, perca a barriga e ainda mantenha seu corpo com a postura correta F. (561) 929.8066. Maria De lourDes Silva -------------------------------------VENDE-SE CAMA E COLCHAO P/ CRIANCA Vendo cama e colchão para criança (usa-se colchão de berco).Cama e colchão por us$ 70.00. Ambos seminovos apenas 2 meses de uso. Cama em cerejeira F. (561) 305.7761. Patricia -------------------------------------VENDE-SE VESTIDO DE NOIVA Branco, bordado com pedras, tomara k caia, lindo vestido brasileiro $500.00 e-mail p/ mais info. F. (954) 729.3309. Fernanda Bento -------------------------------------CARRINHO DE BEBE Vendo carrinho de bebe completo com cadeirinha para recem-nascido. Marca “eddie bauer”, semi novo, $150.00. F. (754) 366.4583. Angelo Eustakio -------------------------------------CHINELINHOS/ TAMANCOS BRASILEIROS Concorrentes havaianas. Diferentes estilos. Personalizamos a seu gosto. P/festas, seu time favorito, etc.Temos pronta entrega e aceitamos novos pedidos F. (954) 240.4496. Vr Corp

INGLÊS - CONVERSAÇÃO Aulas particulares - sua casa ou minha. Todos os níveis, ensino personalizado, método próprio. Demonstração pessoal sem compromisso. Call me. F. (561) 251.8328. Aurelio Schiavinato -------------------------------------COMPRO MARMORE Estou reformando, caso vc tenha resto de material, marmore ou piso de madeira que tenha sobrado.Me ligue F. (954) 931.4457. Claudia -------------------------------------VIAGEM PARA NORTE Estou indo para norte e tenho vaga para 4 pessoas. Interessados entrar em contato. F. (239) 216.6822. Leo -------------------------------------DIVIDIR CONTAINER PARA O BRASIL Procuro pessoas para dividir container para o estado do paraná, sta catarina ou rs no mês de novembro/dezembro. F. (239) 216.6822. Leo -------------------------------------CENTRAL Ve n d o p i p a s d e v á r i o s modelos com rabiola e carretel de linha 10. Pronta para voar!! F. (954) 785.2131. Alex

901 – Negócios

SALAO DE BELEZA Vendo salao de beleza bem montado com clientela formada otima localizacao. Somente interessados 954 588 5581 F. (954) 605.9646. Fernando Franco -------------------------------------MANICURE E PEDICURE A DOMICILIO Faca suas unhas em sua ou em minha casa. Ligue e faca seu apontamento F. (561) 396.3814. Janaina Pedroni -------------------------------------IMPERDIVEL Ve n d o u m a m a q u i n a : magnum texfinish tx 90 graco semi - nova por 370 d . Obs: no the home deport vale 700 dolares, ligue ja : 9547089780 aldemir F. (954) 708.9780. Barbosa Aldemir -------------------------------------QUER APOSENTAR? problemas financeiros nunca mais em apenas 28 meses. Assesoria gratis.Nao `e network marketing.Ligue agora F. (561) 667.8913. Wales Narciso -------------------------------------MAQUINA PARA LAVAR CARPETES Ve n d o u m a m a q u i n a professional, usada, marca power flite por apenas $ 500.00. Com alguns trabalhos voce recupera o investido. Chame ainda hoje F. (954) 648.3777. B Patinho -------------------------------------TEM LOJA DE CELULAR? REVENDA NOSSO CELL Quer ganhar $? gde oportunidade nova empresa, sem real concorrencia, cobertura nacional apresentamos empresa terça 7:20 pm - doral. F. (954) 212.1414. Marilia Stratta

Anuncie aqui (954) 938-9292

29


30

Publicidade

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009


Publicidade

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Income Tax Acessoria Fiscal e contábil ITIN Number Abertura de empresas

1-800-460-4-TAX • taxhouse.net Tax House - Deerfield Beach

Tax House - Boca Raton

1100 S Federal Hwy Deerfield Beach, FL 33441

9825 Marina Blvd /18th Street Ste.400 Boca Raton, FL 33428

Tax House - Fort Myers 11601 S Cleveland Ave Ste 6 Fort Myers, FL 33907

Soluções para sua folha de pagamento. Planos a partir de $50 mensais*

954-545-3500

1100 S Federal Hwy Deerfield Beach, FL 33441 *algumas restrições se aplicam

Imigração Cidadania Greencard Visto de Estudante

Petição de Família Extensão de Visto Visto de Trabalho/ Labor

Multas de Trânsito - Divórcio Procurações - Traduções

T. N. Murphy Jr., P.A.

954-919-0900 1100 S Federal Hwy Deerfield Beach, FL 33441

* A contratação de um advogado é uma decisão importante que não deve ser tomada baseada apenas em publicidade. Antes de decidir, solicite informações sobre nossa experiência e qualificação.

General liability Worker's compensation Seguro de carro e moto ganhe um e o c s o n o c ro u Faça seu seg $25 do Wallmart.* gift card de

954-919-0700 1100 S Federal Hwy Deerfield Beach, FL 33441 *algumas restrições se aplicam

31


VINHO

MARAVILHA

AR DA EDIÇÃO 636 DO PARTE DA GAZETA BRAZILIAN NEWS, DE 11 A 17 DE AGOSTO DE 2009

Sociais

Michael Oliveira

Rotary Club

“A Vida em Poemas”


2

Publicidade

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009


Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Entretenimento

3


4

Entretenimento

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

VINHO MARAVILHA

Ele (o vinho) previne o envelhecimento, trata a pele e o cabelo, melhora a circulação e desintoxica os tecidos. Baco, deus do vinho, ficaria orgulhoso com tanta versatilidade!

N

ão é de hoje que a uva e o vinho são usados na beleza. Na Antiguidade, as mulheres já preparavam uma máscara facial com as frutas amassadas. De lá para cá, a ciência evoluiu e, hoje, a bebida é usada em vários tratamentos estéticos, como esfoliação, banho de imersão e massagem. De acordo com a dermatologista Adriana Vilarinho todo o corpo pode se beneficiar da vinoterapia (ou vinhoterapia).

O segredo do sucesso está na casca e na semente da fruta, que é rica em polifenóis, substância utilizada em cremes e óleos, e em banhos de imersão. “O polifenol mais importante do vinho é o resveratrol, cujo poder antioxidante é cem vezes superior ao da vitamina E. Ele neutraliza a ação dos radicais livres - as indesejáveis moléculas que destroem as células - e, por isso, é eficiente para prevenir o envelhecimento precoce”, conta , Vilarinho

A ação da vinoterapia Rosto: protege as fibras de colágeno e elastina, aumentando a firmeza cutânea. Hidrata profundamente.

Descubra os segredos da uva.

Cabelo: recupera a fibra capilar, restaura o brilho e a cor, e impede o envelhecimento precoce dos fios. Corpo: aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e ativa a circulação, reduzindo a celulite e a gordura localizada. Também ajuda a clarear manchas escuras e estrias. Máscaras à base de vinho aumentam a firmeza da pele.

O banho de imersão em vinho tem propriedades relaxantes.

Menu de saúde e prazer Receitas para “degustar” em casa Máscara para o rosto

Promove a regeneração celular e previne o envelhecimento precoce. Ingredientes 2 cachos de uva roxa, 1 cálice de vinho tinto, ¾ de copo de água, 1 col. (sopa) de maizena. Modo de preparo Macere as uvas e coe numa peneira grossa. Dilua a maisena na água e reserve. Coloque duas colheres (sopa) da polpa da uva na panela, acrescente o vinho e a maisena diluída, e leve ao fogo até engrossar. Desligue e espere amornar. Aplique no rosto, deixe agir por 15 minutos e, em seguida, remova a máscara, raspando com uma colher. Lave com água morna e hidrate.

Banho de vinho quente

“Limpa profundamente, hidrata e nutre a pele”, ensina Sylvia de Saganttini, consultora de estética. Ingredientes 1 garrafa de vinho tinto orgânico (sem álcool) 1 colher (sopa) de raiz ou 8 gotas do óleo essencial de gengibre 1 colher (sobremesa) de

óleo de semente de uva 1 col. (sobremesa) de manteiga de karitê 1/2 colher (chá) de canela em pó 1/2 colher (chá) de cravo em pó. Modo de preparo Pique, bem fininha, a raiz do gengibre, e soque num pilão de madeira. Junte a canela, o cravo, a manteiga e o óleo, e misture bem. Adicione o vinho e um pouco de água quente, para dissolver completamente a manteiga. Derrame tudo na banheira (com água a 38ºC), e fique em imersão, enquanto se sentir bem. Depois, beba água fresca.

Máscara de brilho

“Rica em poderosos antioxidantes, a uva previne o envelhecimento capilar precoce. E sua acidez é excelente para restaurar o brilho dos fios”, explica a terapeuta capilar Patrícia Maciel. Ingredientes 10 uvas roxas graúdas, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de aveia, ½ copo de água Modo de preparo Bata as uvas no liquidificador e reserve. Em uma panela, misture a aveia e a água, e cozinhe até que fique na consistência de um mingau. Deixe amornar. Misture as uvas batidas, o mingau de aveia e o mel. Aplique a

Hidratantes à base de uva servem para renovar a pele.

mistura nas pontas ressecadas, sobre o cabelo limpo e ainda úmido. Envolva a cabeça em toalha quente. Deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem.

Esfoliante natural

“Ao esfoliar a epiderme removemos as células mortas, renovamos e desintoxicamos a pele. A ação é rápida e simples”, ensina a esteticista Roseli Siqueira. Ingredientes 2 cachos de uva roxa, 1 colher (sopa) de

aveia 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 1 gota de óleo de gergelim Modo de preparo Macere as uvas e coe numa peneira grossa. Reserve duas colheres (sopa) da polpa e, com a restante, misture a aveia e o açúcar mascavo. Com esse mix, massageie todo o corpo. Enxágue com água morna. Misture a polpa reservada com o óleo de gergelim, e aplique no corpo, fazendo movimentos circulares. Enxágue novamente com água morna.


Entretenimento

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Cuidado com as Unhas

5

A qualidade do esmalte é importante para ter unhas saudáveis.

Uma saúde desequilibrada ou problemas alimentares podem ser a causa de unhas fracas e quebradiças. Roer as unhas é outro fator que pode prejudicá-las. Os motivos pelos quais as unhas se enfraquecem são muitos. Os mais comuns são: problemas de metabolismo, alergia, anemia ou deficiência de cálcio ou outros nutrientes essenciais. Porém, não só os problemas internos podem fazer com que as unhas se enfraqueçam. Pessoas que se expõem por muito tempo ao sol ou usam detergentes e outros produtos de limpeza, também estão colocando em risco a saúde de suas unhas. O uso de esmaltes de má qualidade também pode contribuir para esse problema.

Dicas para cuidar das mãos: Dieta Balanceada Um fator crucial para que suas unhas sejam fortes é alimentação. Para ter ma boa alimentação, você deve ingerir diariamente a quantidade certa de nutrientes que são necessárias para sua idade e estrutura corpórea. O cálcio é um ótimo aliado, pois ele fortalece e dá consistência às unhas. Dessa forma, tome muito leite e coma seus derivados, sem contar os frutos do mar, pois eles contêm grande quantidade de cálcio. O ferro é outro nutriente que contribui bastante para a beleza de suas mãos, ele pode ser encontrado nos vegetais de folhas escuras como o espinafre, a rúcula e o almeirão. Ele é encontrado também nas frutas vermelhas e no figado bovino. Hidratação das Mãos • Use exfoliantes pelo menos uma vez por semana.

• Nas tarefas domésticas que envolvem detergentes não se esqueça das luvas de borracha. • Use o creme para as mãos à base de óleo de girassol. Ele deixa as unhas nutridas e a pele das mãos hidratadas, com toque suave. Possui filtro solar que evita o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce da pele. • Truque: após aplicar o creme, vista luvas plásticas por cerca de uma hora ou durma com elas. Como Manter as Unhas Sempre Bonitas • Unhas fracas e finas devem ficar longe de polimentos. O ideal é mantê-las sempre curtinhas. • Mantenha uma alimentação balanceada, rica em proteínas, sais minerais e vitaminas A e B. Dietas constantes e pouca variação de alimentos comprometem a saúde das unhas.

• Lixe as unhas sempre no mesmo sentido. • Antes de pintar as unhas, sempre aplique uma camada de base fortalecedora. • Se a unha estiver muito curta, parecerá ainda menor com esmalte escuro. Tente um tom clarinho. • Dedos curtos e grossos pedem unhas curtas e arredondadas. • Dedos curtos e finos - unhas médias e ovaladas. • Dedos longos e grossos - unhas médias e quadradas. • Dedos longos e finos - unhas médias e pontiagudas. Cuidados com Manicures • É aconselhável ir à manicure, pelo menos, uma vez por semana e, à pedicure, a cada 15 dias. • Leve seu próprio alicate ou certifique-se

de que o da manicure foi corretamente esterilizado. Caso contrário, você corre o risco de contrair infecções e doenças. • Evite também lixas de pé “compartilhadas”, pois há o risco de se contrair micoses. Prefira os exfoliantes para pés, como o da linha Risqué Óleo de Girassol, que removem as células mortas. • Evite tirar as cutículas totalmente, remova somente o excesso. Elas são uma proteção natural das unhas. Sua remoção pode provocar infecções causadas por bactérias e fungos. Unhas Postiças Caso nenhuma dessas dicas resolva o problema, outra alternativa são as unhas postiças. Mas, para isso é preciso escolher o modelo, o tamanho e a forma certa. Além disso, elas precisam ser muito bem colocadas para não perderem o charme e não ficarem muito artificiais. Procure um bom profissional e de sua confiança.


Publicidade

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Adriana Riquet Sabino, carioca arquiteta e decoradora, formada em Arquitetura pela UFRJ. Morou em Belo Horizonte onde trabalhou como arquiteta e concluiu Pós Gradua-ção em Urbanismo na UFMG. Radicada nos EUA desde 1984, fundou, em 1989, a Adriana Sabino Interiors, empresa de planejamento de interiores e decoração. É membro da American Society of Interior Designers, ASID, e uma das fundadoras, e atual presidente do Centro Cultural Brasil USA da Flórida. Email: adrianasabino@gazetanews.com | Web: adrianasabinointeriors. com

SUA CASA: um refúgio e espaço multi uso Abrigo, espaço de lazer, ponto de encontro de amigos e família, escritório. Sua casa é tudo isso! Para nós, que vivemos longe do nosso país, a casa tem uma outra função muito importante: é um centro de refe-rência pessoal, abrigando imagens dos nossos afetos, mantendo vivas as ligações com a nossa cultura e valores. A utilização da casa é determinada pelo espaço existente, pelas necessidades e prioridades dos usuários, e pelo orçamento disponível. Com o passar do tempo, refletindo a própria evolução da vida de cada um, as necessidades e prioridades mudam. As casas de um jovem recém-formado que inicia a vida no seu primeiro apartamento, de uma nova família com crianças pequenas, de um casal cujos filhos cresceram e se mudaram, têm que ser diferentes. A ênfase em cada uso depende do usuário e do seu estilo de vida. Mas, em qualquer caso, função e forma devem andar juntas. Isto é: os diferentes usos da casa são maximizados pela harmonia e beleza dos interiores. A função de abrigo e refúgio é primordial. A casa é o nosso santuário num mundo agitado e num novo país, repleto de referências culturais e visuais diferentes, novos códigos de comportamento e grandes desafios. Neste espaço descan-

samos, recarregamos as energias, criamos a família, mantemos a ligação com o nosso país de origem e com nossos afetos à distância. Somos nós mesmos. Interiores harmoniosos e agradáveis, com referências à nossa história pessoal aumentam esta qualidade de proteção e aconchego. A função de lazer e encontro de família pode ser atendida de vários modos. Da forma mais básica, num recanto com uma simples televisão e um equipamento de som, ou um elaborado “home theater”; uma mesa na cozinha ou sala de jantar Recanto de som e TV ou um espaço externo de lazer completo, equipado com piscina, churrasqueira, e mobiliário adequado. Hoje em dia, cada vez mais a casa se transforma também num espaço de trabalho. Esta utilização parcial do espaço é facilitada pelo uso de computadores e outros equipamentos que nos possibilitam a criação de pequenos negócios e empresas operadas de casa, o que pode ser uma grande solução, em tempos Espaço de breakfast próximo à de crise, quando o emprego fixo cozinha possibilitando convivência desaparece. da família

COMO VOCÊ USA A SUA CASA?

Você já parou para avaliar como os espaços da sua casa estão sendo usados? A utilização dos espaços corresponde às suas necessidades? Será que vale a pena fazer uma reorganização e renovação dos interiores para atender melhor às suas prioridades? Por exemplo: uma sala de estar pouco usada é um espaço desperdiçado para quem não recebe visitas com frequência. Uma cozinha isolada não atende às necessidades de uma dona de casa que gosta de cozinhar e, ao mesmo tempo, quer participar da conversa com a família e amigos. A cozinha pode ser aberta e integrada aos ambientes sociais. Vale a pena reavaliar sua casa, seu espaço multiuso, e, se necessário adequá-lo melhor ao seu momento atual de vida, procurando criar harmonia e beleza Cantinho do computador

As fotos são projetos de Adriana Sabino Interiors.

6


Entretenimento

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

7

Casa & Decoração

Neta de ACM

Gazeta lança nova coluna, assinada pela arquiteta Adriana Sabino O nosso big welcome para a mais nova colunista do GAZETA, a arquiteta e decoradora Adriana Sabino. Além dos inúmeros compromissos sociais, o comando da organizaçao não governamental, Centro Cultural Brasil – USA da Flórida, Adriana estará, agora, todo mês, divulgando tudo que há de mais moderno no home design, e passando para os nossos leitores toda sua experiência adquirida na formação em arquitetura pela UFRJ, pós-graduação em arquitetura e urbanismo pela UFMG e certificação em Interior Design, nos Estados Unidos. Além, é claro, do inquestionável bom gosto, desta carioca que é respeitada e admirada pela comunidade brasileira nos EUA. Na coluna Casa & Decoração, Adriana promete dar dicas super úteis para quem quer ter um lar aconchegante, sem gastar muito, e acompanhando as tendências do mercado. O Gazeta comemora a chegada de mais uma profissional de destaque na sua equipe. Boas vindas à nova colega, Adriana Sabino!

na playboy e em reality show

Carol Magalhães, neta do falecido senador baiano Antônio Carlos Magalhães, é um dos destaques da Playboy brasileira, deste mês de agosto. A atriz, modelo e apresentadora mostrou a boa forma, na seção “Happy Hour”, em fotos super sensuais mostrando “quase tudo”! A morena foi contratada pela Rede Record para participar do reality show “Simple Life 2”, ao lado da modelo, Karina Bacchi. “Pela primeira vez, ficarei totalmente isolada, sem dinheiro, longe dos amigos e de meu filho (Luís Eduardo), de oito anos”, disse ela ao site “O fuxico”. O show será gravado em março de 2009 e vai isolar as beldades durante 40 dias sem celular, computador, roupas da moda, televisão e muitas das coisinhas que estão bem acostumadas!

Carol Magalhaes.

Colunistas brasileiros

se reúnem em Caxias do Sul Odinha Peregrina.

Adriana Sabino.

Happy Birthday para Emily! Happy Birthday para a linda Emily, que fez 4 aninhos, no último dia 10 de agosto, em Boca Raton. Os papais Diego e Thatyane, a irmã mais velha Ingrid e a mais novinha Rayssa de apenas 6 meses, que nasceu no dia 9 de fevereiro, para aumentar ainda mais o time feminino da família, passaram o dia com Emily e comemoraram com muita alegria esta data, ao lado de amigos e familiares. Parabéns, Emily!

Orlando Norberto Kessler um dos colunistas mais destacados dos EUA.

Nos próximos dias 27 a 30 de agosto, a cidade de Caxias do Sul (RS) vai receber colunistas de todo o Brasil para o XVIII Congresso Nacional dos Colunistas Sociais – FEBRACOS. E quem estará presente neste importante evento é o nosso colunista social em New York, Orlando Norberto. A colunista social caxiense e conselheira da Federação, Odinha Peregrina, será a coordenadora do encontro, em parceira com a Festa Nacional da Uva e o apoio da comunidade local. Além de workshops, a programação do Encontro inclui passeios turísticos, jantares, espetáculos e dia de compras pelos shoppings da cidade. Orlando estará viajando este mês para o sul do Brasil, trazendo todas as novidades do Encontro para os leitores do Gazeta! Aguardem!

Diego e Thaty Araújo, com as três filhas, Emily, Ingrid e Rayssa.

As princesas Ingrid, Nathaly, Emily (aniversariante) e Nicole fazendo pose na festa da Minnie.


8

Entretenimento

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Márcia Vicente é paulistana e mora nos EUA há 4 anos. É formada na ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing e fez curso de Especialização em Criação e Comunicação na Escola Panamericana de Arte, no Brasil. Tem ampla experiência nos segmentos de editoras de livros e agências de viagens nos EUA.

Albuquerque Albuquerque, com seus mais de meio milhão de habitantes, não é tão procurada pelos turistas, mas poucos sabem que essa movimentada cidade, que faz parte da Rota 66, possui um pouco da história dos Estados Unidos. O centro histórico, por exemplo, parece um daqueles cenários de filme de Velho Oeste por causa dos seus museus, que contam a história dos índios norte-americanos, moradores originais da região. A forte influência do vizinho México também está à mostra nos espaços de exposição e ruas. Em apenas dois ou três dias o turista consegue ver tudo isso e, de quebra, apreciar variadas paisagens, que vão do clima desértico aos picos nevados.

Principais atrações 1 - Albuquerque Isotopes | Depois que o time local de baseball apareceu em um episódio de Os Simpsons, todos os turistas que chegam à cidade querem visitar a sua sede. Mas, a verdade é que seu estádio não tem muitas atrações para quem não gosta muito de esportes. Já para os fanáticos, será ótimo fazer uma visita ao Isotopes Park, onde ocorrem as competições. 2 - Albuquerque Museum | A refinada galeria tem uma ala dedicada às obras mais históricas e outra inteiramente reservada aos artistas locais. Aos sábados, a grande atração são os eventos para a família, com professores que sempre procuram explicar de forma didática as exibições. Diariamente, são feito tours pelo espaço. 3 - American International Rattlesnake Museum | Em nenhum outro lugar do mundo é possível ver tantos tipos de cascavel juntos. Este museu é dedicado somente a essa espécie de cobra, tão conhecida na região. Só não vale se assustar com os bichos. 4 - Petroglyph National Monument | É um verdadeiro museu ao ar livre. Esse espaço possui várias opções de trilhas pela mata, inclusive, algumas que levam a vulcões inativos. Por lá, confira também as cavernas com pinturas rupestres. Os vestígios mais interessantes estão em uma caverna de acesso difícil. Para chegar até ela é preciso percorrer a Mesa Point Trail, uma das trilhas mais puxadas do espaço. 5 - New Mexico Holocaust & Intolerance Museum | A matança dos índios que habitavam Albuquerque nos primórdios da ocupação da área é lembrada nesse museu que visa também preservar a cultura dos povos indígenas. Há documentos que comprovam o genocídio e painéis que lembram a época em que ele ocorreu.

National Hispanic Cultural Center.

6 - San Felipe de Neri Church | Para tirar aquela foto de cartão-postal para colocar no porta-retrato de casa vá até essa igreja no centro antigo da cidade. A construção foi feita em 1793 e é uma das mais famosas de lá. As missas ocorrem todos os dias às 7 horas. Aos domingos, às 7, às 10h10 e ao meio-dia. 7 - Tingley Beach | A Tingley Beach está conectada ao Jardim Botânico local e oferece amplo espaço para a pesca de trutas, um tanque dedicado só para as crianças e várias trilhas pela floresta. De lá também parte um pequeno trem que liga o espaço ao zoológico. O veículo parte a cada meia hora. 8 - National Hispanic Cultural Center | No histórico bairro de Barelas está esse museu que homenageia a cultura hispânica, tão presente por ali. Há espaço para performances, mas o forte do local são as três galerias repletas de obras e objetos dos primeiros hispânicos que chegaram a Albuquerque.

Construção típica da cidade.

9 - Old Town | O centro antigo da cidade é um pequeno labirinto de casas em estilo espanhol, com direito a pátios internos e belos jardins. Também há praças, como a Pueblo e Navajo, que data de 1780, e prédios mais recentes, erguidos na década de 1950. Aproveite para se perder pelas ruelas e conferir as lojinhas que hoje ocupam o casario de época. Há tours guiados pela região, todos os dias. O passeio leva de duas a três horas.


Entretenimento

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

9

Gene de Souza, carioca, produtor musical e radialista, está radicado nos EUA desde 1992. Depois de obter o diploma pela University of Richmond na Virgínia, Gene veio pra Miami onde começou o premiado programa Café Brasil na 88.9FM Serious Jazz. Desde 2003 ele é diretor da Rhythm Foundation, empresa que há 20 anos traz o melhor da música internacional para os EUA. www.seriousjazz.org e www.rhythmfoundation.com. Email: gene@gazetanews.com

Mutantes Prepara Lançamento de

Novo CD e também Turnê Americana Foi divulgado a imagem, até então inédita, da capa (ao lado) do primeiro álbum de estúdio do grupo Os Mutantes em 35 anos. Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, o CD “Haih... or Amortecedor” chegará às lojas norteamericanas no dia 8 de setembro, sendo editado pelo selo Anti. Com inúmeras parcerias do guitarrista Sérgio Dias com Tom Zé, o álbum trará 13 faixas. Um show em Ft. Lauderdale será anunciado, em breve.

Simone está de Volta Três regravações e nove canções inéditas, incluindo composições de grandes nomes da música nacional, aparecem em “Na Veia”, primeiro álbum de inéditas da cantora Simone em cinco anos. Com produção e direção musical de Rodolfo Stroeter e da própria intérprete, o CD será lançado ainda este mês pela gravadora Biscoito Fino. O título é inspirado numa das faixas inéditas do CD, “Na Minha Veia”, composta por Zé Katimba e Martinho da Vila. Entre as outras novidades, aparecem “Certas Noites” (Dé Palmeira e Adriana Calcanhotto), e “Migalhas” (Erasmo Carlos). Abel Silva, autor de dois clássicos na voz de Simone (“Jura Secreta” e “Alma”), também aparece como compositor de “Pagando pra Ver” (parceria com Nonato Luís). Já as regravações, todas inéditas na voz de Simone, são “Geraldinos e Arquibaldos” (Gonzaguinha), “Ame” (Paulinho da Viola e Elton Medeiros) e “Deixa eu te Amar” (Agepê, Ismael Camillo e Mauro Silva). Destaque ainda para “Vale a Pena Tentar”, parceria da própria Simone com Hermínio Bello de Carvalho. Curiosamente, esta é apenas a segunda vez que Simone grava uma composição própria. Os shows de lançamento de “Na Veia” serão realizados no Canecão, no Rio de Janeiro, de 18 a 20 de setembro.

Sandra de Sá Finaliza Gravação de Novo CD A cantora Sandra de Sá deve lançar ainda este ano seu primeiro CD de inéditas em nove anos. O último trabalho com novas canções foi “Momentos que Marcam demais”, lançado em 2000. Depois, Sandra lançou um disco com regravações de hits da gravadora norte-americana Motown (“Pare, Olhe, Escute”, de 2002) e um CD ao vivo (“Música Preta Brasileira”, de 2004). A artista carioca já finalizou as gravações do novo trabalho, que deve se chamar “AfricaNatividade”. O álbum foi produzido de forma independente, mas é provável que alguma gravadora faça a distribuição do mesmo. No repertório, como o título indica, Sandra explora músicas do universo afro e afro-descendentes. Segundo a cantora, os arranjos deste novo trabalho valorizam as bases eletrônicas e percussivas.


10

Entretenimento

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009


Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Publicidade

11


12

Entretenimento

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Com o foco em você

Dr. Lair Ribeiro é palestrante internacional, ex-diretor da Merck Sharp & Dohme e da Ciba-Geisy Corporation, nos EUA, e autor de vários livros que se tornaram best-sellers no Brasil e em países da América Latina e da Europa. Médico cardiologista, viveu 17 anos nos EUA, onde realizou treinamentos e pesquisas na Harvard University, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University. Webpage: www.lairribeiro.com.br. E-mail: lrsintonia@terra.com.br.

Riqueza traz riqueza. Progresso traz progresso. Foi John Maynard Keynes, o mais importante economista da primeira metade do século XX, que mostrou ao mundo, pela primeira vez, que “riqueza traz riqueza e progresso traz progresso”. Ele o fez com o que, hoje, é conhecido como multiplicador keynesiano. Em toda a literatura econômica, J. M. Keynes e Karl Marx foram, talvez, os únicos homens a causar um efetivo impacto na economia mundial. As teorias keynesianas tiveram enorme influência na renovação das teorias econômicas clássicas e na reformulação da política de livre mercado. Para que o ótimo global seja o somatório de ótimos locais, devemos ganhar (gerar riquezas) como capitalistas e gastar (fazer uso das riquezas) como socialistas.

mil disponíveis para empréstimo. Um cliente desse banco solicita um empréstimo de R$ 20 mil e os deposita em outro banco que, após a dedução do compulsório, fica com R$ 18 mil para em-

prestar. Até agora foram movimentados R$ 380.198.000,00 a partir dos R$ 200 milhões iniciais. Essa movimentação faz girar mais rapidamente a roda da abundância.

Multiplicador keynesiano — Dinheiro gera dinheiro O girar do dinheiro de mão em mão produz a sua própria multiplicação. Em artigos anteriores ilustrei esse fato com uma dinâmica em que eu começava com uma nota de um real e a disposição para comprar algo. E no final, depois de várias negociações terem se realizado com aquela nota de um real, eu tinha o objeto inicialmente comprado com ela e, a custa de uma nova transação, ela voltava para as minhas mãos (se você não leu, solicite a reedição desse artigo). Vamos nos aprofundar nesse assunto com um exemplo mais complexo. Para facilitar, oriente-se pela ilustração: Imagine que o Banco Central, para

aquecer a economia, resolve emitir R$ 200 milhões e comprar títulos do comprador 1. O comprador 1, que é um banco, recebe os R$ 200 milhões e os deposita. Após a dedução de 10% do depósito compulsório, que faz parte das regras bancárias, esse comprador 1 passa a ter R$ 180 milhões disponíveis para emprestar aos seus clientes. Um desses clientes, o cliente 2, solicita ao banco um empréstimo de R$ 200 mil, que é depositado em uma conta bancária. O banco em que esse dinheiro foi depositado, após a dedução do depósito compulsório, fica com R$ 180

Veja esta coluna e outras no site:

WWW.GAZETANEWS.COM


Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Social

13


14

Entretenimento

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Cascas de laranjas cristalizadas Você não precisará de nenhuma ocasião especial para preparar estas cascas de laranjas cristalizadas. De cor única, elas por si próprias farão com que qualquer sobremesa pareça uma ocasião especial. As cascas cristalizadas além de serem fáceis de fazer, também podem ser preparadas com bastante antecedência e guardadas em vidros hermeticamente fechados por mais de três meses. São perfeitas para decorar mousse de chocolate, recheiar e cobrir biscoitos, bolos, pães e até sobre saladas salgadas. Você se surpreenderá com o sabor. Ingredientes: Porção: 230 a 300 g • 3 laranjas grandes, preferivelmente com cascas grossas • 1/2 xícara [cup] de açúcar • 3 colheres [sopa] de karo

novamente e reserve. 3 - Numa panela média, aqueça o açúcar, o karo e a água. Misture até o açúcar dissolver e começar a ferver. Adicione as tiras e deixe ferver por 5 minutos em fogo alto. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos, ou até a calda engrossar. Não deixe a calda secar para não açúcarar quando esfriar.

• 1/3 xícara de água

4 - Transfira as tiras para uma peneira grande, espalhando-as para que não grudem uma na outra. Deixe drenar por cerca de 30 minutos.

Cobertura

5 - Num prato fundo, coloque o açúcar cristal e passe as tiras, uma a uma, até ficarem bem cobertas com o açúcar.

• 1 xícara de açúcar cristal Modo de preparar

6 - Forre uma assadeira ou travessa larga com duas camadas de papel toalha. Coloque as tiras cristalizadas e deixe secar em local ventilado.

1 - Lave as laranjas com uma escova, esfregandoas bastante em água corrente. Descasque 7 - Depois de secas, guarde as tiras em vidros cuidadosamente cada laranja, sem retirar a parte bem fechados. branca. Com uma faca ou tesoura, corte as cascas em tirinhas finas. Coloque as tiras cortadas numa tigela média ou grande, cubra com água e deixe de molho por 24 horas. Troque a água várias vezes. 2 - No dia seguinte, escorra a água. Coloque as cascas de laranja numa panela, cubra com água e leve ao fogo médio-alto. Quando começar a ferver, reduza o fogo para médio e cozinhe com a panela destampada, por 15 minutos. Escorra, jogue a água fora e repita o processo. Escorra

es

Beatriz Flor

Co nVi tó ria da Na sc id a em imeiro pr o ou nd fu , quista, Bahia naquela self service restaurante ou e diniz ga or m bé cidade. Tam Salvador, em s te an rigiu restaur ividade guiu na at onde prosse para os ou gr Mi . gastronômica rs os de de fe z cu E. U. A., on seus con ou or rim ap culinária e ia. na gastronom hecimentos E-mail: com zetanews. beatriz@ga

Sugestão: Se desejar, cubra as cascas de laranja com chocolate derretido, em vez de açúcar cristal. O procedimento para secar é o mesmo, porém, estas devem ser guardadas na geladeira em vasilhas fechadas.

Dica: Usar um descascador de legumes que faz cortes em tiras, é uma boa ideia. Por usar apenas as cascas das laranjas é extremamente importante que elas sejam muito bem lavadas, para eliminar qualquer resíduo de pesticida. Usar laranjas orgânicas também é uma boa ideia. A sobra da calda de açúcar pode ser guardada e reaproveitada em molhos para salada.


Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Publicidade

15


16

Social

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

Lançamento do livro “A Vida em Poemas”

Na segunda-feira, dia 10 de agosto, Maurício e Rosana Alves receberam alguns amigos em sua residência, para o lançamento do livro “A Vida em Poemas”, de Geralda Beatriz Neves. Um coquetel foi servido para recepcionar os convidados que tiveram a oportunidade de adquirir os livros autografados pela escritora. Confira algumas fotos de Luciano Campisi. Veja mais fotos no site www.gazetanews.com.

Ivan e Geralda

Ana Karoline e Iolanda

Maurício e Rosana Alves

Adriana e Mariana

Karla e Laila

Leila Cordeiro e Eliakim Araújo

Geralda Beatriz Neves

Nino e Valdirene

Rosana Alves, Geralda Beatriz Neves e Carmen Campisi

Sandra Farias com a família

Valdirene e Filhos

Família Daniel visita a Flórida O casal de Porto Alegre, José Daniel Filho e Cristina Araújo, com as filhas, Giordana e Marjorie, juntamente com amigos da época do Projeto Rondon, comemoraram o Dia dos Pais no Restaurante Gaúcho Rodízio, em Lighthouse Point. A família aproveitou as férias para conhecer a Disney e as praias do Sul da Flórida.

Marjorie, Cristina, Giordana, Camilla, Fernanda, Allyssa, Anelise, Zigomar, José Daniel (Stone) e o senhor Valério

Aniversário surpresa para Eduardo Oliveira

No sábado, dia 15 de agosto, alguns amigos prepararam um jantar surpresa para comemorar o aniversário de Eduardo Oliveira, em Deerfield Beach. Parabéns, Eduardo! Confira estas fotos no site www.gazetanews.com.

Anderson Queiróz, Eduardo Oliveira, Mara Gomes e Karina Cirino

Eduardo Oliveira, Fernanda Cirino e Zigomar Vuelma

Anderson Queiróz, William Croccia e Eduardo Oliveira

Manoeli Cenci, Eduardo Oliveira, Eliane Gallotti e Marcello Lamounier

Paulo e Sueli Pereira com Eduardo Oliveira


Social

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

17

Coquetel com Michael Oliveira

Na sexta-feira 14, foi realizado em Miami, no restaurante Rio’s, um coquetel para amigos e patrocinadores de Michael Oliveira. Também foi realizado uma coletiva de imprensa com o lutador e seu técnico, Danny Hawk. Durante o evento, a produção sorteou luvas autografadas do lutador, e várias camisetas. Fotos: Bill Paparazzi. Veja mais fotos no site www.gazetanews.com.

Oscar Mendes, Danny Hawk (coach de Michael), Paola Callahan e Francisco

Cristina e Carlos Oliveira (pais do lutador)

Travis (treinador de Michael)

Maria do Carmo Fúlfaro

Luciano Campisi, ganhador de uma luva de Boxe, com Michael Oliveira

Carol, Raphael, Jolianne, Michael, Fernanda, Nicolas e Henrique

Josh Littell e Michael Oliveira

Edvan, Lu e Elaine

Denise, Michael Oliveira e Érica

Daniel, Miriam e Jorge

Tarcísio, Michael e Tita (Confiança Moving)

Rotary Club em evento beneficente

No sábado, dia 15 de agosto, o Rotary Club Boca Raton West realizou o “Back to School Jam”, no Wayne Barton Study Center, em Boca Raton. O evento contou com a ajuda voluntária dos membros do Rotary, que ofereceram mochilas com material escolar, comida, corte de cabelo e muita diversão. Confira algumas fotos do evento. Veja mais fotos no site www.gazetanews.com.

Carine e Pauline com os filhos

Douglas Heizer e Marco Dombrowski

Fila do almoço

Gedália Ferraz

Kiria da Silva e Caio

Mônica e sua filha com Tânia

Neida, Regiane, Kevin, Tânia, Francisco, Stephany, Natasha, Mário, Angélica e Luciano

Joseli, Rita, Lucas, Douglas e Yorr

Kate, Alyssa, Cláudio, Vincent e Gabriel

Voluntários trabalhando pelo bem da comunidade


18

Publicidade

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009


Agenda/ Horóscopo/ Humor

Semana de 18 a 24 de agosto de 2009

19

Áries (20/03 a 20/04) - Ótimo aspecto de Venus em câncer traz a possibilidade de acordos positivos no setor familiar e profissional. Trabalho ainda segue carregado de compromissos pesados e neste período especialmente você pode ter que enfrentar alguns atrasos e obstáculos até em questões que julgava resolvida. Paciência, ariano.

Jonas Brothers Não perca a turnê 2009 de Jonas Brothers. Dia 19 de agosto, quarta-feira, no BankAtlantic Center (One Panther Parkway, Sunrise). Telefone: (954) 835-7469.

Touro (21/04 a 20/05) - Venus, seu regente em signo compatível com o seu traz enormes possibilidades no setor amoroso. Este é um período que você encontrará possibilidade de soluções imediatas para problemas nessa área que ficaram sem compreensão. Possibilidade de estruturação

Broadwalk Friday Fest

Jazz, blues, pop e muita diversão no Broadwalk de Hollywood Beach. Todas as sextas-feiras, com música ao vivo, cafés e restaurantes, com a brisa da charmosa praia. Aproveite e divirta-se. Local: East of A1A at Johnson St and the ocean.

Air Supply em Orlando Não perca o show de Air Supply, dia 22 de agosto, às 8pm, no 425 N. Bumby Ave., Orlando, FL 32803. Mais informações: (407) 228-1220, ou www.theplazatheatre.com.

Gêmeos (21/05 a 20/06) - Nesta fase você deve se munir de muita paciência e tolerância, pois marte, que se encontra em seu signo, está pressionado por poderosos planetas impedindo o livre andamento de seus planos. O Universo pede a você disciplina, paciência e muito discernimento antes de dar qualquer passo. Câncer (21/06 a 21/07) - Venus em ótimo aspecto no céu facilita acordos, conciliações e novas parcerias. O amor também passa por uma ótima fase, pois seu coração está mais aberto para que encontros aconteçam. Sua energia, no entanto, ainda se encontra baixa e você sente a pressão. Cuide de sua saúde. Leão (22/07 a 22/08) - Nesta fase você está mais romântico e sensível e, caso esteja só, com grande chance de encontrar alguém que faça sentido em sua vida. O coração fala mais alto e você se abre para novas possibilidades. Caso seja comprometido, procure investigar qual a maneira mais eficiente de injetar mais romance em seu relacionamento. Virgem (23/08 a 22/09) - Mais um período difícil para você enfrentar virginiano, mas a esta altura, depois de tantos tropeços e atropelos seguidos de muitas mudanças, você vai tirar de letra. O Universo pede a você um pouco mais de paciência, pois este é o ultimo obstáculo a ser enfrentado até final de outubro, mês da libertação. Libra (23/09 a 22/10) - A fase continuará difícil até que você tenha claro o caminho que deseja seguir. Venus, seu regente está em ótimo aspecto no céu e isso possibilita alguns acordos e conciliações interessantes. Vida doméstica ainda pressiona e certamente nas próximas semanas você encontrará a solução adequada para alguns problemas nesse setor.

Gu Fidelis no Boteco Dia 22 de agosto, sábado, Gu Fidelis se apresenta no Boteco Brasilian Bar, em Miami. Aproveite para curtir Pop Rock, das 9 às 12pm. Local: 916 NE 79th Street, Miami, FL 33138. Site: www.botecomiami.com.

South Florida Summer Fest

Não perca o South Florida Summer Festival no dia 22 de agosto, no American Airlines Arena, em Miami. Show com Ne-Yo, T-Pain, Flo Rida & Akon. Local: 601 Biscayne Blvd, Miami, FL 33132. Tickets: www.ticketmaster.com.

Escorpião (23/10 a 21/11) - Venus em signo compatível com o seu traz a possibilidade de encontros e conciliações que podem ser comerciais ou pessoais. Os relacionamentos afetivos passam por uma ótima fase, bem como as finanças. Amigos podem dar algum trabalho, portanto avalie quem você deve ou não preservar em seu círculo de amizades. Sagitário (22/11 a 21/12) - A fase ainda é difícil em alguns setores medulares. A necessidade de aprofundamento emocional faz com que o amor passe por avaliações profundas depois de um tempo de limites e obstáculos. O que vale e o que não vale a pena? Esse é seu questionamento neste momento. Um pouco mais de paciência – esta é a fase final. Capricórnio (22/12 a 21/01) - Depois de alguns sérios tropeços na área dos relacionamentos pessoais e profissionais você passa por uma boa fase, com Venus em seu signo oposto. Aproveite este momento para esclarecer alguns pontos que ficaram obscuros em suas relações. Bom momento para reconciliações. Aquário (21/01 a 18/02) - Ótima fase para estruturar parcerias e incrementar sua vida profissional. Mudanças à vista, portanto, é hora de você parar de brincar e refletir seriamente qual o caminho que deve seguir daqui em diante. O final do ano está próximo e você tem apenas alguns meses para fazer esse planejamento. Não perca essa chance!

CONFIRA TODOS OS EVENTOS NO SITE: WWW.GAZETANEWS.COM

Peixes (19/02 a 19/03) - A pressão de planetas poderosos a marte, afeta diretamente você. Atrasos, discussões e alguns rompimentos serão necessários para que você possa seguir adiante. Alguns planos devem ser deixados para trás para dar lugar a outros. Cuidado apenas com a intransigência.



Edição 638