Page 1

C MAP

LIMEIRA, DOMINGO, 28 DE MARÇO DE 2010 - Ano XI - n.º 529

Aonde é que vai parar? FABIANA LUCATO

As seguintes notícias estamparam as páginas da Gazeta durante a semana: “Uma adolescente de 15 anos, moradora da zona rural, passou mal na noite de anteontem na porta da escola onde estuda, próxima à sua residência. A jovem, que estuda no 2º colegial do período noturno, vai à escola de ônibus pago pela Prefeitura. Às 18h55, a mãe recebeu ligação da diretora da escola onde a menina estuda, alegando que ela estaria aparentemente embriagada do lado de fora do estabelecimento”.

“Uma dona de casa de 47 anos foi a única mãe entre 183 pais e responsáveis por menores de 18 anos flagrados com cerol a se manifestar sobre o problema. Ela foi ontem até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, diferente da maioria dos notificados até agora, assumiu a falha do filho de 15 anos e fez um apelo aos outros pais. “Não passem a mão na cabeça dos seus filhos”, disse”.

Essas, são apenas algumas das tantas outras tristes histórias envolvendo os jovens e adolescentes. Falta limite? Escola? Família ? Religião? Política pública? Ou um pouco de cada um desses itens? O Jornal da Mulher conversou com duas psicólogas, especialistas no assunto criança, jovem e adolescente : Maria Rita Lemos e Juliana Marrara.

“Depois de passar a noite em claro, moradores da Rua Virgílio Mattos, Jardim Paulista, amanheceram com vergonha dos vestígios deixados por jovens que participaram de uma festa organizada por alunos (...) A aposentada Lurdes Ventura, 71, chorava quando entrou em contato com a Gazeta por volta das 8h30. “Não dormi a noite inteira. Fui obrigada a limpar ‘aquilo’ [esperma] que deixaram em meu muro. Me sinto humilhada e impotente”, declarou" .

“Os atos de vandalismo e violência em escolas estaduais de Limeira voltaram a acontecer nesta semana. Na noite de anteontem, alunos atearam fogo em cortinas de uma sala de aula no Jardim Caieira e impediram a saída da professora e de outros estudantes. Na terça-feira, Jardim Aeroporto, um professor foi agredido (...) De acordo com depoimentos registrados no boletim de ocorrência, os responsáveis pelo vandalismo seriam dois adolescentes, de 15 e 16 anos, respectivamente, ambos do primeiro ano do ensino médio ”.

Infantocracia Maria Rita Lemos diz que estamos na era da “infantocracia” onde a impressão que se tem é a de que a criança seja a rainha de todas as coisas e decisões. “Na infância e na juventude é como se tudo fosse permitido. Falta limite tanto para os pais quanto para os filhos”. Outro ponto observado pela psicóloga é que muitos pais que não deram limites para os filhos quando pequenos, depois transferem essa responsabilidade. “Já vi mãe de adolescente infrator preferindo que a criança ficasse na fundação Casa assim o estado cuidaria dele e não ela. Isso é transferir responsabilidade”. Se uma criança não obedece em casa, por que fará isso fora dela?

Mais uma vez, a falta de LIMITE ! Juliana acredita que a família se modificou, seus valores e sua estrutura e estamos colhendo os frutos dessa mudança. E como tudo, se existe um lado bom, tem também o ruim. Antigamente a educação era mais rigorosa. Depois veio a época do diálogo, que é muito saudável, mas os pais - que tiveram uma criação reprimida – podem ter se esquecido de dar limites em nome da liberdade. “Uma criança que não tem por hábito tirar o prato da mesa, arrumar o quarto, o material de escola não tem responsabilidade com as pequenas coisas, quando for adolescente, terá muita dificuldade com as maiores”, diz. Em outras palavras, cada vez mais se percebe o reflexo negativo da falta de limites para as crianças.

É preciso preencher o tempo Outro ponto a ser considerado é que o jovem parece perdido, sem direção. “Algumas atitudes dessem jovens parecem que são feitas por brincadeira, porque falta algo mais interessante que fazer”, considera Juliana. “O jovem tem muita energia e precisa liberá-la em atividades que podem ser esportivas, de entretenimento ou culturais. Quando falta, eles acabam procurando aventuras de forma inadequada”. Falta oferecer a esse jovem mais opções de lazer. “Duvido que se a ‘turma’ combinar de fazer no domingo logo cedo uma trilha de bicicleta, que este jovem vai ficar até tarde, muitas vezes bebendo, em frente a um posto de gasolina”. Diz um antigo ditado que mente vazia é oficina do diabo. Para o jovem isso é quase um fato. “É preciso que o adolescente, tenha uma agenda repleta de atividades que ele goste”.

Soma de fa tores Conversa sem conflito fatores Os pais estão agoniados por dentro, com vontade de pegar os filhos pelos cabelos. O que o filho aprontou dessa vez não tem desculpa. CALMA. Respire fundo e por mais que a vontade seja de esganar, procure o caminho do diálogo. “É preciso saber a causa, o por que ele agiu daquela forma, se existem coisas a mais envolvidas no ato como bebidas e drogas. É preciso tentar entender e evitar o conflito. Conversar com os professores sem superproteger o filho e nem ficar se sentindo culpado e tentando saber onde é que errou na hora de dar educação”. O assunto é daqui para frente. Tem que se buscar uma solução e muitas vezes a ajuda de um profissional é o que realmente irá solucionar. “Se os pais estão vendo e sabendo que o filho está comprando cerol com o dinheiro deles, como é que a escola, a polícia, o conselho tutelar vai consertar? Como é que eles irão respeitar as leis?”. Em outro exemplo, se um aluno coloca fogo em uma cortina é porque ele quer se sentir o todo poderoso da escola, é porque possivelmente queira aparecer. “Por que não canalizar essa energia do lado positivo e pensar em tocar um instrumento para ser líder de uma banda?”, exemplifica. Bater em professor ainda pode ter uma outra conotação. Quantas vezes os próprios adultos (pais) podem falar mal das escolas, dos diretores e professores? Depois como exigirão que eles se comportem dentro dela?

C MAP

O jovem tem muita energia e precisa liberá-la em atividades esportivas, de entretenimento ou cultural. Quando falta, acabam procurando aventuras de forma inadequada.

Para grandes males, grandes receitas. “Como uma série de fatores foram contribuindo para que esse jovem chegasse onde está, também uma série de esforços deveriam ser feitos para recuperálo”, acredita Maria Rita. Em sua opinião faltam políticas públicas sérias neste sentido, sanções mais severas porque a certeza da impunidade ou a punição leve não inibem. “O mínimo que um jovem que colocou fogo na sala de aula deve fazer é pintar a parede. Alguns dias de suspensão não resolvem”. Os adultos deveriam se associar nas escolas, nas igrejas e não fazer a “mea culpa” e não se interessar. É preciso partir daqui para frente. Também é preciso que o poder público invista mais na juventude. Cada vez mais, esses jovens estão por menos tempo dentro da sala de aula. E depois que saem de lá, não têm mais o que fazer. É preciso incentivar as oficinas de música, teatro e informática dentro das escolas. Investir também nas atividades esportivas e de lazer para que eles possam participar. Mães que acreditam não poder mais com o filho é porque em algum momento abriram mão dele. “Não é fácil ser mãe. É profissão 24 horas que não se tem férias nem folga e que não dá para abdicar. Se a família não cuidar, a polícia ou o traficante cuidarão”. Os pais não podem ter medo dos filhos. “Ser pai e mãe é uma missão. E um dia, Deus vai cobrar: o que você fez?”.

CMAP


2 - Gazeta de Limeira

Limeira, domingo, 28 de março de 2010

Código de águas No último dia 22, comemoramos o Dia Mundial da Água, recurso natural essencial para o desenvolvimento e manutenção da vida. É importante que, na Semana da Água, possamos debater a legislação que regulamenta sua utilização. Muitos brasileiros desconhecem, mas desde 1934 o Brasil possui um Código de Águas, editado pelo então presidente Getúlio Vargas. Na época, o objetivo do código era proporcionar o uso da água de modo a transformar o Brasil num país moderno e industrializado, não havendo comprometimento sério com o uso de forma racional. A concretização dos objetivos do código apontava para a elevação e diversificação do consumo de água e energia, visando especificamente ao desenvolvimento. Entretanto, mesmo tendo o Brasil se desenvolvido e industrializado, com a população deixando de morar no campo, migrando para áreas urbanas, milhões de brasileiros ainda hoje não têm acesso a energia elétrica e água potável. Mas água e energia não faltaram na capital, que se desenvolve até hoje com garantias dos recursos naturais, e por vezes sem reparar os danos cau-

sados ao meio ambiente. O Código de 1934 cumpriu seus propósitos. Porém, o desenvolvimento trouxe novos problemas e, na década passada, paralelamente a uma nova reforma do Estado, foi promulgada a Lei 9.433/97, que embora não tenha revogado o Código de Águas, introduziu na legislação a “Política Nacional dos Recursos Hídricos”, prometendo conferir “racionalidade” ao uso da água. A nova legislação criou também o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos e os Comitês das Bacias Hidrográficas - importantes órgãos que incluíram os municípios nos debates para o uso racional da água, e principalmente o tratamento dos efluentes. Nas próximas semanas abordaremos assuntos referentes ao Código de Águas, especialmente o uso correto desse recurso natural, que se não for utilizado racionalmente, se esgotará em poucos anos. ELISEU DANIEL DOS SANTOS Advogado Professor universitário dreliseu@terra.com.br www.twitter.com/eliseudaniel www.eliseudaniel.com.br

DR. ANTONIO CÉSAR CORTEZ

Na composição dos ossos, que constituem a estrutura básica do corpo humano, as substâncias mais importantes são o colágeno e fosfato de cálcio. Fraturas ósseas são comuns em pessoas de idade avançada devido à perda do cálcio causada pelo envelhecimento. Osteoporose É a desordem caracterizada por perda de massa óssea. Atinge principalmente as mulheres após a menopausa. Os ossos ficam porosos, menos densos e menos resistentes. Isso porque o organismo feminino perde a proteção do hormônio estrógeno que, justamente, estimula a calcificação. Com enfraquecimento ósseo, as vítimas da osteoporose podem sofrer fraturas graves, principalmente do fêmur, quadris, punhos, costelas ou espinha dorsal. Uma perda de 10%, nesse período, é considerada normal. Entre 10% e 20%, entra-se na fase da osteopenia, um estágio anterior à osteoporose, em que ainda é baixo o risco de fraturas. As pessoas que sofrem da doença têm uma perda bem mais comprometedora, acima de 25%. Fatores hereditários e uso de certos medicamentos, como corticoesteroides, podem predispor à doença. Densitometria óssea - Recomenda-se que, entre 30 e 40 anos, seja feito um exame de densitometria óssea, para verificar indícios do problema e servir para comparações futuras. Raios X especiais têm a capacidade de medir a densidade dos ossos em vários locais do corpo. Atualmente já existem aparelhos capazes de detectar perdas de até 2%. Prevenção - Em geral, o doente procura o médico após a fratura, quando há pouco a fazer. A arma mais eficaz é a prevenção. O tratamento mais empregado para as mulheres é

Prevenindo doenças ósseas e musculares a reposição hormonal, que reduz o risco em até 70%. A administração de cálcio, por via oral, também é indicada. Hábitos de vida devem ser mudados. O paciente deve adotar uma dieta com alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo branco, peixe, certos vegetais, feijões, cereais; evitar álcool e fumo; programar-se para uma rotina de exercícios físicos adequados à sua idade. Banhos de sol, antes das dez da manhã e após as quatro horas da tarde, estimulam o organismo a produzir vitamina A, substância que retira o cálcio dos intestinos, permitindo a fixação do mineral nos ossos. Ao paciente com osteoporose grave recomendam-se cuidados especiais para prevenir quedas, desde o uso de bengalas, até reformas em casa, com aumento de luzes, corrimãos, pisos antiderrapantes, barras de apoio nos banheiros e perto da cama. O Brasil tem, aproximadamente, dez milhões de doentes com osteoporose. Ingestão de alimentos ricos em cálcio, vitamina D e exercícios físicos moderados são medidas que devem ser adotadas desde a juventude. Osteoartrite É uma degeneração dolorosa da cartilagem das articulações que suportam peso e são mais utilizadas. Os ossos atritam entre si, causando dor e dificuldade de movimentos. Artrite reumatoide É uma inflamação crônica dos dedos, punhos, tornozelos, cotovelos ou joelhos que causa inchaço e dor. É frequente a rigidez matinal por aproximadamente uma hora.

Tratamento O objetivo do tratamento, que é reduzir a dor e melhorar a mobilidade, é feito com analgésicos e anti-inflamatórios, repouso, calor ou frio local e, se o médico achar conveniente, exercícios de fisioterapia para prevenir encurtamento e perda de tônus muscular. Metade das pessoas que sofrem de artrite não sabem que o desconforto que estão experimentando é sintoma da doença e não procuram um médico. Músculos Os músculos são responsáveis pela força e firmeza de nossos movimentos. Mialgia é o nome que se dá a dor muscular causada por acidentes, exercícios inadequados ou sobrecarga de esforço. Dor lombar A dor nas costas, causada por tensão muscular, pode ser tratada, com medidas de autocuidado. Quando decorrente de outras causas (deslizamento de hérnia de disco, artrite, osteoporose, infecções das vias urinárias, estresse ou ferimento, obesidade), é necessário avaliação médica e tratamento específico. Prevenção - O paciente sujeito a dores lombares deve: · Manter uma boa postura, tanto dormindo como acordado. (Uma almofada entre as pernas e travesseiro baixo garantem uma boa posição durante o sono). · Exercitar-se regularmente. · Aprender a levantar peso com movimentos adequados do corpo, dobrando os joelhos e não as costas. · Evitar o estresse e a obesidade.

· Usar sapatos confortáveis. Fibromialgia Doença de origem desconhecida, provavelmente causada por baixo nível de serotonina no cérebro. Essa substância controla o sono e a percepção da dor, e sua falta predispõe a dores nos músculos, articulações, ligamentos e tendões. Todas as medidas para combater o estresse ajudam a preveni-la. LER (Lesões por Esforços Repetitivos) Lesões por Esforços Repetitivos são resultantes de esforços excessivos de determinados músculos, que causam dores e limitações de movimentos devido à perda de elasticidade. A doença está se tornando comum após o advento dos computadores. Sintomas · Inchaço local. · Dor suave ou forte (pode se irradiar para os braços, pescoço, ombros e costas). · Inflamação. · Dormência nos dedos. Recomenda-se que digitadores façam pequenos intervalos de cinco minutos, a cada hora, para exercícios com as mãos, apertando uma bolinha de borracha. Dores que desaparecem após um ou dois dias não devem ser consideradas LER. Preste atenção se os sintomas continuarem. Procure um médico o quanto antes, pois, quando não é mais possível trabalhar, a lesão já está instalada e a cura não é fácil. DR. ANTONIO CÉSAR CORTEZ Médico Ortopedista e Traumatologista CLIFOL - Rua Senador Vergueiro, 805 - Centro Tel.: (19) 3442-4151 E-mail: drcesarcortez@hotmail.com

Verduras e legumes são uma salada DR. JAIR TADEU

DE

OLIVEIRA

Cenoura é raiz da planta. Batata é um caule subterrâneo. Alface é folha. Brócolis é flor. Feijão é leguminosa. Ervilha também. Pé de milho, uma gramínea, como o capim. Tomate e pepino são frutos. Mas se chama tudo, pelo mundo afora, de verduras e legumes; e o amendoim é uma leguminosa. Mas quem vai mudar isso? O consumo diversificado de vegetais é ótimo para suprir eventuais deficiências nutricionais para quem usa dietas limitadas a poucos vegetais, mesmo que eles sejam fartos em nutracêuticos, isto é, substancias dos alimentos que neutralizam radicais livres, combatem o excesso de gordura no sangue, mantêm desentupidas as artérias, defendem e fortalecem o organismo, combatem o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças. Há uma lei biológica, exigindo que a alimentação completa contenha quantidade, qualidade e adequação, respeitando-se sempre a idade, a situação socioeconômica, e os hábitos culturais de cada pessoa. Vegetais são ideais na participação da quantidade de

comida que se deve ingerir, tanto durante as refeições como fora delas. Além disso, esses produtos complementam a qualidade da receita, garantindo a presença de todos os nutrientes exigidos para o perfeito funcionamento orgânico. E, finalmente, a presença de vegetais na cozinha faz com que haja mais adequação no alimento, isto é, faz com que seja mais conveniente e responda precisamente àquilo que um determinado indivíduo necessita. A hortaliça oferece variedade grande de partes comestíveis. Dela aproveita-se tudo: folhas, talos, raízes, brotos, flores e frutos. Tal diversidade permite uma enorme criação de sabores que, associados aos temperos, abrem possibilidade de infinitos prazeres. Quem gosta de carnes e batatas cozidas, deve gostar também de mandioca, ou de cará, ou de batata-doce, ou de arroz, ou de feijão, ou de polenta. Todos esses vegetais são “hortaliças recheadas com amido”. O amido, em certas situações, pode ser um inimigo para o obeso, o diabético, e o portador de excesso de triglicérides no sangue. Se fosse possível retirar deles o amido seria bom. Infelizmente, ainda

EXPEDIENTE Cartas para a redação: Rua Senador Vergueiro n.º 319 - Limeira - CEP 13480-000 - Fale com a redação: 3404-3700 e-mail fabiana@gazetadelimeira.com.br

Editora-chefe: Fabiana Lucato MTB 23.378 Colunista Social: Denise Ragazzo MTB 54.541 Diagramação: Maria Cristina Bastelli e Patrícia Soares Colaboradores: Augusta Marino Galzerano, Maria Rita Lemos, Jair Tadeu Oliveira, Magali Mugnaini, Rosana Braga e Antonio César Cortez.

não é possível fazer isso, mas existem vegetais com partes extremamente pobres em amido - são os que agora estão em questão -, tais como raiz (cenoura, nabo), caule (cebola), talo (salsão), folha (alface, rúcula, couve), flor (couve-flor, brócolis), fruto (chuchu, tomate, pepino, pimentão,), broto (abóbora, chuchu), e semente germinada (broto de feijão). Tenho algo mais. Tanto o meloeiro que dá melão, como pepineiro que dá pepino, são plantas da família das cucurbitáceas. O melão e o pepino, suculentos e saborosos, são muito apreciados. Note como de fato são bastante parecidos. Mas tem gente que não gosta do pepino. Será por ele não ser doce, ou pelo preconceito de que ele é chamado de “legume”? Quem não provou, deve pelo menos provar todos os vegetais, de “a” – abobrinha - a “z”, zirzelim. Então, comece fazendo – mas não falando - como aquela senhora que me disse que come arroz com broca. Assim o estômago dela dirige bem a verdura. A outra adiantou-me que vai procurar uma psicólica para gostar de salada, pois é meiga no assunto. Que seja, desde que entre para o time. Não adianta querer como a pessoa que queria tirar essa aversão da cabeça com uma pornografia computadorizada. Tem muita ziquizira por aí. DR. JAIR TADEU G. DE OLIVEIRA MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA Consultório: Praça Luciano Esteves, 216 - s. 26 F. 3451-1844


Limeira, domingo, 28 de março de 2010

MAGALI MUGNAINI ABRÃO

Seja objetivo na linguagem do amor e não enlouqueça o seu parceiro! ROSANA BRAGA

Não há nada mais enlouquecedor do que se relacionar com alguém que não expõe o que quer. Alguém que estabelece uma comunicação por códigos, que pressiona você a criar uma legenda se quiser entendê-lo e desenvolver um diálogo na relação. Você acha que não existem pessoas assim? Somente se forem realmente loucas? Não conte com isso! Até você e eu, provavelmente, já demos respostas que não queríamos dar, já dissemos sim quando queríamos dizer não e assim por diante. No entanto, o problema é que algumas pessoas transformam essa incoerência numa dinâmica habitual, num jeito constante de funcionar, especialmente nas relações amorosas. Pensam - não sei baseadas em quê - que o outro tem obrigação de saber o que elas querem, de ler os pensamentos delas e agir para lhes agradarem. Não sabe do que estou falando? Nunca conheceu ninguém assim? Vou contar uma percepção minha, mas não quero, absolutamente, criar algum tipo de clichê ou defender alguma espécie de generalização: vocês sabem que sou totalmente contra clichês e generalizações, machismo ou feminismo. Sou, sobretudo, defensora do divino que há em cada um! Porém, minha percepção me mostra que são, geralmente (não todas!), as mulheres que se comportam assim. Adotam uma linguagem subjetiva, mascarada e difícil de ser entendida. Equivocadamente, passam a acreditar que seus parceiros têm que saber o que elas estão sentindo, pensando e desejando. E quando eles não conseguem - e muitos até tentam! - elas se sentem magoadas, rejeitadas e até no direito de reforçarem ainda mais este comportamento absurdo, que não esclarece nem acrescenta nada na relação. Estou citando situações como quando, por algum motivo que o outro realmente não sabe qual é (porque não foi dito), a pessoa está com cara feia, chateada ou brava. Aí o parceiro pergunta: o que você tem? e o incomodado responde: nada! e se recusa a tocar no assunto até que um dia explode, acusando e criticando o outro indiscriminadamente, falando até daquele dia que ele esqueceu de colocar o leite na geladeira. Vocês acreditam que tem gente que faz isso?!? Tenho certeza que sim, pois já se comportaram desta forma ou já fizeram o mesmo com vocês!!! Pessoas que respondem não sei quando realmente não sabem, são coe-

Gazeta de Limeira

rentes; mas pessoas que respondem não sei só porque acham que o outro deveria saber a sua resposta, são psicóticas, podem apostar! Dizer sim quando quer dizer não e vice-versa; sair quando tem vontade de ficar; empurrar o outro para longe quando está morrendo de vontade de abraçá-lo; dizer que está tudo bem só para o outro continuar insistindo, perguntando, querendo saber o que está acontecendo... é pura psicose! Sugiro que comecemos a ser mais verdadeiros e objetivos na linguagem do amor. Que consigamos dizer exatamente o que estamos sentindo, utilizando as palavras a partir de seus reais significados. Sim é sim e não é não. Quero é quero e não quero é não quero! Podemos até não querer falar sobre determinado assunto no momento em que o outro pergunta, mas dizer que a gente não tem nada quando sustenta uma carranca ou um bico imperial é querer enlouquecê-lo... e não chegar a lugar algum. Diga a verdade: estou chateado, mas não quero conversar agora. Quando eu estiver mais calmo, a gente fala sobre isso! Pronto! Simples assim!!! Sem enigmas, sem códigos, sem exigir que o outro crie uma legenda para nos compreender. Porque - de fato - parece que algumas pessoas acreditam que amar é criar legendas. Alucinam sobre a idéia de que não precisam demonstrar o que sentem, falarem o que desejam, discordar de algum assunto e exporem suas opiniões, enfim, que não precisam ser elas mesmas na relação porque o outro já deveria saber, deveria perceber. Esqueça! Ninguém tem que saber nada sobre você até que você fale, se exponha, peça, reclame, esclareça, enfim, converse, exerça sua civilidade e sua capacidade de dialogar, comunicar-se. O amor não sobrevive sem comunicação, sem a intenção de facilitar o entendimento. No entanto, pior do que não facilitar é complicar, é transformar o amor em códigos de guerra, fazendo o outro se sentir em constante teste, pressão... Esforce-se para traduzir - você mesmo - os seus pensamentos, sentimentos e desejos. E contribua significativamente para o sucesso do seu relacionamento. ROSANA BRAGA Escritora, jornalista e consultora em relacionamentos. Palestrante e autora dos livros “Alma Gêmea Segredos de um Encontro” e “Amor - sem regras para viver”, entre outros. www.rosanabraga.com.br e Comunidade no Orkut Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br

Páscoa e chocolate

Ao comemorar a Páscoa, uma festa celebrada pelo povo cristão, as pessoas, sejam elas religiosas ou não, já foram bombardeadas com propagandas que estimulam à exaustão o ção de flavanóide diminui a inconsumo dos tão tradicio- cidência e o desenvolvimento nais ovos de Páscoa. da arteriosclerose. Esta substância funciona como um filtro Os anúncios mostram op- sangüíneo que ajuda na reduções das mais variadas formas, ção da formação de placas de embalagens, cores e tamanhos gordura e transforma o colese a cada ano uma novidade. O terol ruim em substâncias beque atrai a atenção não é pro- néficas para o bom funcionapriamente o símbolo da festa mento do coração. O flavanóicristã, mas sim o chocolate. de também é encontrado em Fica difícil resistir, principal- frutas, como a uva por exemmente os “viciados” nele. Como plo, e vegetais. tudo, em excesso não faz bem, A base do produto é o lipor isso devemos estar alerta cor de chocolate, feito a partir sobre os seus efeitos. É preci- da manteiga de cacau (óleo de so moderação, porque o cho- theobroma) e do açúcar, o que colate é rico em gordura satu- possibilita moldá-lo na forma rada, açúcar, cacau e algumas desejada. Além disso, a fórsubstâncias que podem trazer mula utiliza também baunilha, benefícios, mas também deve- sal, especiarias e óleos de esmos considerar os efeitos no- sências. A manteiga de cacau civos ao nosso corpo. é uma gordura vegetal que Rico em carboidratos, contém antioxidantes, que uma boa fonte de energia o combatem os radicais livres, chocolate contém o flavanói- responsáveis pelo entupimende, uma substância presente na to das artérias. Além disso, ela semente do cacau que age também tem ácidos graxos incomo protetor cardiovascular. saturados, que servem para Isto acontece, porque a absor- diminuir os valores de coles-

MARIA RITA LEMOS

O estudo moderno do medo, ou das diferentes fobias, faz três distinções de categorias: os medos específicos, quando as pessoas evitam determinadas situações ou circunstâncias (terror de ver ou saber que há por perto uma barata, medo de animais voadores, etc.). Está no segundo grupo a chamada “agorafobia”, que consiste no medo que algumas pessoas têm de permanecer em lugares de onde não possam sair facilmente se passarem mal (como túneis, aviões, elevadores, ou lugares amplos como estádios, supermercados, etc.). Finalmente, há a fobia social, que é sobre a qual vamos refletir hoje. O fóbico social sente grande ansiedade quando tem contato com pessoas estranhas, sobretudo em situações em que tem que fazer algo perto delas, como comer, assinar qualquer papel, tomar um café, digitar, etc. A Associação Americana de Psiquiatria “rebatizou” a fobia social com um nome mais pomposo: Transtorno de Ansiedade Social. De qualquer forma, tenha o nome que tiver, trata-se de uma doença, com começo, desenvolvimento e controle, quando a terapia é buscada pelo paciente, às vezes depois de muito tempo e sofrimento intensos. Para entender melhor a fobia social, como continuamos a chamar essa síndrome, é importante lembrar seus principais sinto-

terol e aumentar o HDL, o bom colesterol. Esta composição de gorduras é benéfica ao organismo desde que ingerida em quantidades moderadas. A gordura da manteiga de cacau por ser vegetal não contém colesterol e o porcentual de gordura saturada e insaturada em sua constituição está dentro das recomendações estabelecidas pela Associação Americana de Cardiologia (AHA). O chocolate também tem um outro benefício, ele libera endorfinas, que traz sensação de bem-estar. Já os efeitos negativos do apetitoso doce são vários. Primeiro porque ele é uma alta fonte de calorias. Só para se ter uma idéia, uma barra de chocolate de 100 gramas pode conter 611 calorias e 48,7 gramas de gorduras. Além do aumento de peso, o consumo excessivo de chocolate pode provocar taquicardia leve, já que ele contém uma substância conhecida como xantina,

Medo dos outros ou fobia social mas, que são emocionais e físicos também. O fóbico social, quando diante de pessoas que não conhece bem ou são completamente estranhas a ele, tem sinais desconfortáveis como tontura, tremores, taquicardia (coração disparado), podendo chegar a ter a sensação de que vai perder os sentidos. Isso fica acentuado se ele tiver que fazer algo diante dessa(s) pessoa(s). Atos simples, que fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, são verdadeiras torturas. A fobia social pode começar na infância, e alguns dos sinais podem ser identificados nas crianças que se recusam a passar uma tarde brincando na casa de amiguinhos (as), bem como apresentam dificuldade em fazer novos amigos ou ficar algumas horas longe dos pais e familiares. No entanto, é principalmente na adolescência e no começo da vida adulta que ela se torna mais evidente, justamente quando os contatos sociais se tornam mais frequentes e intensos. Os pensamentos do fóbico social, diante da necessidade de interagir socialmente, passam pelo temor de ser humilhado, de se saber observado, de derrubar um simples cafezinho que esteja tomando com alguém, por causa do tremor das mãos... enfim, atividades comuns do dia a dia podem ser, dependendo do grau da fobia, desde

“desconfortáveis” até totalmente impossíveis, literalmente incapacitando o paciente de conviver socialmente. Ele passa, então, a evitar situações nas quais possa ter que realizar tarefas diante de estranhos, até um ponto em que já não sai mais de casa, isolando-se para não ter que enfrentar circunstâncias que teme, e antecipadamente sente que não vai ser capaz de superá-las. É comum, por exemplo, que a pessoa que sofre de fobia social se recuse a falar em público, por medo de que as pessoas reparem no tremor de suas mãos e na sudorese intensa, além do temor de que não consiga expressar-se adequadamente ou que venha a gaguejar, o que realmente pode acontecer, em função da ansiedade extrema. É importante ressaltar, aqui, que todo mundo tem algum tipo de estresse quando está diante de estranhos, ou de situações que sejam estranhas para si, mas só esse fato não define uma fobia social. Essa síndrome está presente apenas quando a angústia é tanta que a pessoa não consegue, realmente, realizar as atividades que necessita, e que não representam perigo real. Fóbicos sociais também devem ser distintos dos tímidos. Parece que tantas classificações complicam, não é? Mas basta refletir, não fica

-3

um estimulante do mesmo grupo da cafeína. A opção pelo chocolate diet vem atender a necessidade de quem tem que reduzir açúcar na alimentação, porém nem sempre traz uma redução de calorias, pois no lugar do açúcar pode ter mais gordura. Seu valor calórico será reduzido se vier misturado com aveia, flocos de arroz ou frutas secas, alcançando índices de 10 a 30% de redução dependendo do fabricante e variedade. Outro fator que interfere é a escolha dos acompanhamentos, utilizando frutas em geléias, compotas ou desidratas para substituir castanhas, coco ou amendoim, a redução calórica é significativa, além de aumentar o consumo de fibras que reduz a absorção da gordura presente no chocolate. MAGALI ROGGE MUGNAINI ABRÃO CRN 3602 Atendimento nutricional individualizado para obesidade, ganho de peso e dificuldades relacionadas com a alimentação.

Rua Alferes Franco, 738 Centro Fone (19) 3453-3299 magali.rogge@terra.com.br

tão difícil. A timidez pode ter algumas características da fobia social, mas tem diferenças, também. O tímido tem uma característica de personalidade na qual não se sente à vontade com estranhos, ou em grandes reuniões ou grupos. Prefere poucos amigos, lugares familiares, é mais introvertido, mas não sofre tanto nem apresenta a ansiedade exagerada do fóbico, se tiver que enfrentar uma situação social mais complicada. O tímido pode até sentir-se desconfortável, mas não deixa de ir a uma festa por medo dos sintomas. A boa notícia é que a fobia social (ou o transtorno de ansiedade social, como querem os norte-americanos) já pode ser controlada, e nem é tão complicada assim, principalmente por meio de terapia comportamental cognitiva. Há tratamento, e quanto mais cedo ele começar, melhor para todos: o fóbico, sua família e seus grupos sociais. O tratamento não promete cura total, como tudo que envolve o comportamento, mas tem havido melhoras muito importantes, sobretudo na realização de atividades profissionais e sociais, das quais ninguém pode se esquivar a vida toda.

MARIA RITA LEMOS É PSICÓLOGA E TERAPEUTA FAMILIAR E ASSINA AOS DOMINGOS ESTA COLUNA. FONE PARA CONTATO: (19) 3442.1727 / 9747.6445 E-mail: maria_rital@hotmail.com mariarita@gazetadelimeira.com.br


4 - Gazeta de Limeira

C MAP

Limeira, domingo, 28 de março de 2010

CVC terá 15 voos fretados semanais para o inverno em Bariloche Operadora espera levar 18 mil turistas à cidade argentina em voos diretos com saídas das principais capitais brasileiras atrações, baixas temperaturas e dólar em patamar favorável, tanto para as compras de malhas como para o pagamento do pacote de viagem, são fatores que fazem de Bariloche uma das regiões mais visitadas por turistas na temporada. Entre 26 de junho e 14 de agosto, a CVC terá uma operação especial com 15 voos fretados por semana rumo ao destino, com saídas aos sá-

bados de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Recife, Cuiabá, Campo Grande, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Outros dois voos sairão de São Paulo aos domingos e mais um voo extra ficará disponível para saídas de Porto Alegre às sextas-feiras. Pela primeira vez, a CVC também terá dois charters extras semanais com operações estendidas até 11 de se-

tembro, para saídas exclusivas de São Paulo. No total, a operadora vai oferecer mais de 2.500 lugares por semana para o destino. “Este ano teremos 80% de aumento na oferta de lugares em relação ao ano passado, um número recorde para a empresa. Fechamos acordo com 30 hotéis, totalizando uma oferta de cerca de 1 mil apartamentos por sema-

na”, ressalta o gerente de produto da CVC para a América do Sul, João Paulo Stropaissi. Bariloche é um destino que concentra grande volume de passageiros nas férias, por isso a CVC formatou uma operação especial de inverno com condições especiais de pagamento e muitas opções de passeios para que todos possam aproveitar o período

e desfrutar da neve que decora a cidade nos meses mais frios. No destino, a CVC conta com uma equipe de mais de 150 guias turísticos, além de completa infraestrutura local, com veículos de última geração para o transporte de passageiros, e operação própria, baseada em Bariloche, durante o ano todo. Elaborados pela CVC, os roteiros “Bariloche Clássico” e “Bariloche Total”, de sete noites de duração, contam com atrativos que agradam desde iniciantes até os mais experientes na prática de esquiar, já incluindo aulas e equipamentos especiais (esquis, bastões e botas). Na alta temporada de inverno, Bariloche recebe mais de 650 mil turistas de todo o mundo, atraídos pelas baixas temperaturas e pela possibilidade de conhecer a neve, além da combinação perfeita para as férias da família, com passeios e compras de chocolate, artesanato, couro e outros atrativos típicos da cidade.

C MAP

É a partir desse mês que os brasileiros começam, tradicionalmente, a planejarem suas viagens para as férias de julho. Atenta a essa demanda, a CVC antecipa o lançamento de sua programação especial para Bariloche, o point mais badalado do inverno no Hemisfério Sul, e que reúne atrativos que despertam o interesse de brasileiros. Proximidade geográfica, diversidade de


Limeira, domingo, 28 de março de 2010

-5

C MAP

Gazeta de Limeira

HANGAR MIX lança nova coleção outono/inverno 2010

C MAP

Uma mulher que está sempre em movimento, irradiando sensualidade e um charme peculiar. Esta é a musa da HANGAR MIX que traz como novidade a nova coleção outono/inverno 2010 da grife catarinense GATABAKANA Batizada de Atitude Glam Rock, a nova coleção da marca é inspirada no rock´ n roll e nos anos 80. As peças foram pensadas para essa versátil mulher, que se adapta para viver as várias facetas do seu dia, que tem uma essência provocante e atrevida, tipicamente brasileira, e consegue reunir beleza e personalidade em uma única palavra: atitude. A grife investe em shapes sequinhos e bem acinturados, bem a cara da jovem mulher que veste GATABAKANA. Para esse outono-inverno, os jeans, blazers, casaquetos, vestidos tipo bandagem e leggings são as peças-chaves. As modelagens assimétricas, em sintonia com as tendências da temporada, marcam presença forte e a malha continua sendo o ponto forte da marca. Várias peças levam malhas de bambu, feitas com mistura de fibras, de mesclas de viscose e de viscolinho flamê. Os tons de black e acetinados são uma novidade na linha jeanswear, que também chama atenção pelas lavagens diferenciadas. O índigo blue aparece bastante nos shorts e calças de shape boyfriend. E por falar em modelagens, a skinny e a cigarrete também marcam presença. O mix de peças em jeans conta com shorts, bermudas, saias, jaquetas e blazers. Bolsos com filigranas e bordados com aplicações de tachas e cristais dão bossa às peças. Em Limeira, a nova coleção está na Hangar Mix - Rua Barão de Campinas, 45.


6-

Limeira, domingo, 28 de março de 2010

Gazeta de Limeira

AUGUSTA M. GALZERANO MENSAGEM O mal que nos atinge não nos deve desanimar. Devemos combatê-lo sempre, com serenidade, com segurança, na esperança e na certeza de vencê-lo. Constitui isso o dever das pessoas fortes. SEGREDINHO Se a carne do churrasco está dura, tempere-a com uma garrafa de cerveja, pimenta-do-reino e sal. Depois de algumas horas estará macia e com um excelente sabor. REFLEXÃO Para Shirley Ladvig, com carinho Procure ser alegre e otimista. Não perca tempo olhando para trás para ver o que já fez. Olhe para a frente e caminhe confiante e alegre praticando o bem e ajudando a todos. Dê a mão a cada criatura que se lhe aproxima, diga sempre uma palavra de conforto e carinho, tenha para todos um sorriso de bondade, e a verdadeira felicidade passará a constituir seu clima permanente de vida. PARABÉNS À CAROLINA POSTALI A Carolina faz anos, parabéns nós lhe damos, muitas felicidades, é o que lhe desejamos. RIA... QUE FAZ BEM O velho rico tomou-se de amores pela jovem linda e conquistou-a com o peso da sua fortuna. Um dia, a moça revoltada com aquela situação, diz ao seu protetor que não lhe tem nenhuma afeição e que só o suporta pelo seu dinheiro, convindo portanto que ele a abandone. - Que tem uma coisa com a outra, filha? observa-lhe o velho milionário. Todos os dias eu vou ao restaurante e como frango - como porque gosto de frango... Que me importa que o frango não goste de mim? FAÇA ISSO! Consuma 30 gramas de fibras por dia. Elas absorvem colesterol e aceleram o trânsito do intestino. Isso diminui o contato das fezes com a parede intestinal e reduz o risco de câncer.

Saudade (Guilherme de Almeida) Para Maria Cleonice Guzzi, com carinho, pela data 25/03 Para Maria José Ferreti Rodrigues, com carinho, pela data 27/03

Escritórios atuais

Para além da janela, nenhuma nuvem, Nenhuma folha amarela, manchando o dia, De ouro, em pó... Mas aqui dentro... quanta bruma! Quantas folhas caindo, uma por uma, Dentro da vida de quem vive só! Só! Palavra inútil, palavra fingida, Pois quem sente saudade nunca está sozinho, E a gente, tem saudade de tudo nesta vida! Saudade de uma espera Por uma tarde azul de primavera! Da música de um pé subindo pela escada. Saudade de um divã, de um adeus, De uma lágrima até... No entanto, tudo isso passa Na asa do vento, como um simples Novelo de fumaça... E é só depois de velhos, numa tarde esquecida, Que a gente se surpreende a murmurar: Foi tudo que vivi de toda a minha vida... E começa a chorar. RESPONDA 1) Qual é o antônimo de homens? 2) Qual é o diminutivo de “osso”? 3) A lâmpada elétrica foi inventada por...? 4) Qual é o prenome do famoso pintor Da Vinci? 5) Como se chama o órgão feminino onde o feto se desenvolve? 6) Quem é o autor do livro “Tenda dos Milagres”? 7) Qual foi o ato cometido por Hitler ao final da 2.ª Guerra? 8) O que é ananás? 9) Espinha dorsal é o nome que se dá a...? 10) Quem foi Caim? MARAVILHAS O lixão, meu vizinho, desapareceu e a calçada está limpíssima. Sem mato, nem lixo. Só está feio o visual. Uma casa tão bonita está totalmente pichada. O PROGRAMA Para deficientes visuais João Fischer foi instalado no prédio onde funcionava a escola Portinari. Bem localizado, bem equipado, é uma vitória para os deficien-

tes e para a atual administração municipal. EXISTE OUTRO LIXÃO Perto da minha casa. Fica na Rua 13 de Maio, esquina com a Rua 7 de Setembro. Outra casa bonita e muito... muito suja. É BOM SABER Ao usar um colírio lave as mãos. Levante a cabeça e puxe a pálpebra para baixo, para que o colírio caia dentro do olho. Use apenas uma gota. Mantenha os olhos fechados por dois minutos. Não esfregue os olhos ou pisque depois de pingar o colírio. RESPOSTAS 1) Mulheres. 2) Ossículo. 3) Thomas Edison. 4) Leonardo. 5) Útero. 6) Jorge Amado. 7) Suicídio. 8) Uma espécie de abacaxi. 9) Coluna vertebral. 10) Na conhecida passagem bíblica foi o personagem que matou o irmão por sentir-se preterido por Deus.

JULIANA FIOR THOMAZ Atualmente as pessoas passam grande parte do dia no seu local de trabalho, por isso um bom projeto de interiores é primordial. Um ambiente mais bonito traz uma sensação de aconchego e bem-estar para quem passa o dia nele, e aumenta a produtividade. Locais feios e desarrumados passam uma má impressão. Portanto, para quem acha sua sala de trabalho sem decoração definida, nada melhor que dar uma nova cara ao ambiente. VEJA ALGUMAS DICAS - Quando se fala em decoração de escritórios, a preocupação atual dos arquitetos é quanto à funcionalidade, o conforto e a saúde de quem for ocupar aquele espaço, por isso tudo deve ser muito bem planejado de acordo com o tipo de trabalho e o tamanho da empresa. - Quem não pode gastar muito pode optar em utilizar os móveis que possuem. Revestir os sofás antigos, a reorganizar as peças decorativas e o mobiliário e uma mão de tinta nas

paredes possibilita um novo ambiente, com gasto quase nulo. - Outra preocupação é a iluminação do ambiente, que faz toda diferença. Valorize a luz natural, antes de escolher a iluminação artificial ideal para sua sala. A melhores lâmpadas são as fluorescentes compactas, fluorescentes tubulares e também as lâmpadas halógenas. A mistura de luz fria com luz amarela (incandescente ou dicróica) cria um ambiente muito aconchegante. - A tendência nos escritórios é para o espaço livre, permitindo maior integração entre as pessoas. Hoje, o que se procura fazer são divisórias baixas entre as mesas, que deixam o ambiente mais leve. Mas é sempre bom ter uma sala individual, do tipo aquário (divisória de vidro), como opção para se ter privacidade sonora e visual (com o uso de persianas). - A tendência é a de utilizar materiais duráveis e fáceis de limpar. O vidro a madeira e o alumínio estão em alta. - Escritórios com cores sóbrias, mobiliários em tons de cinza são coisas do passado. A nova tendência são espaços sofisticados, porém práticos, com móveis de design que permitam flexibilidade e facilitem a rela-

ção entre as pessoas. Além disso, a mobília precisa ser ergonômica e funcional, as coisas devem estar à mão. Peças que podem ser facilmente adaptadas para se criar um novo espaço de trabalho, a partir de mudanças simples estão em alta. - Um bom projeto arquitetônico é capaz de integrar forma e materiais de acordo com o estilo e o público-alvo. Ou seja, não bastará simplesmente escolher alguns quadros atraentes, pintar as paredes com cores agradáveis e escolher alguns móveis compatíveis. Transformar a sede do negócio em um item de marketing é uma boa idéia, gera mais negócios e aumenta a produtividade. Os escritórios contemporâneos devem ser confortáveis e inteligentes. As empresas, atualmente estão valorizando muito as pessoas. O bom resultado de uma empresa é diretamente proporcional à qualidade de suas instalações, pois elas influenciam diretamente a motivação e a produtividade dos funcionários. JULIANA FIOR THOMAZ Arquitetura e Interiores Rua Carlos Gomes, 1075 Fone 3441.9656 julianafior@vivax.com.br


Limeira, domingo, 28 de março de 2010

Gazeta de Limeira

-7

FOTOS: DENISE RAGAZZO

BUFFET Solange, com o marido o fotógrafo Amarildo Silva, Dee jay Freeway-Cassio Faber, Marita Sassi [Pé Chike Calçados], Carolina Naidhig Quirino [Avant Cards], estiveram apresentando seus serviços durante a degustação do novo espaço de buffet, instalado no Veteranos Clube em Limeira.

CALÇADOS & BOLSAS Fernanda Lucchiari e a equipe de atendimento Carmen Steffens com a arquiteta Alessandra Buzolin que é fã número 1 da grife. Vá conferir os novos lançamentos da coleção alto inverno!

EXPOSIÇÃO Marcio e Ivone Magrin da Visual Vídeo, com a fotógrafa Inês Miranda, Glaucia Peres [Studio Inês Miranda] e Renata Silva [Stylo & Charme] foram conferir as novidades da ‘Exponoivas’.

EVENTO A BPW-SP – Business Professional Women, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo, presidida por Marlene Ortega e filiada à BPW Brasil e, através dela à BPW Internacional, recebeu expressivas figuras da sociedade no coquetel que comemorou os 35 anos de existência da entidade. O evento reuniu associadas e convidados ilustres como a Deputada Estadual Célia Leão, a engenheira Marilene Mariottoni, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Paulista dos Municípios e o Sr. Manoel Félix Cintra Neto, presidente do Banco Indusval Multistock, que foram emprestar seu prestígio ao evento que culminou com uma palestra do Dr. Luiz Flávio D’Urso, Presidente da OAB do Estado de São Paulo, cujo tema foi “A Contribuição da Mulher para a Democracia”. A anfitriã, Golda Boruchowski, gerente geral do Tryp Higienópolis foi a responsável pela magnífica festa que marcou esta data tão importante para o universo feminino, uma confraternização regada a Champagne Chandon, nosso patrocinador. A BPW é uma entidade que reúne mulheres profissionais, empresárias, executivas, líderes e voluntárias, todas criativas e dinâmicas que encontram-se para trocar experiências, estabelecer parcerias e definir metas de trabalho visando responsabilidade social, e posicionando de maneira contundente a mulher na sociedade.

QUAL A CUL TURA D CULTURA DAA SUA EMPRESA? Por Haelmo Coelho de Almeida Qual é a Cultura da sua Empresa? Essa é uma pergunta que fazemos constantemente. Vamos tentar esclarecer. Verifique o comportamento repetitivo comum dentro da sua empresa, aqueles comportamentos exercidos naturalmente pelas suas equipes... Pronto, você acabou de descobrir a sua CULTURA CORPORATIVA. A CULTURA CORPORATIVA vem das idéias, crenças e valores das pessoas que detêm o PODER. Essas idéias são disseminadas dentro do ambiente corporativo até virar rotinas; leis internas. As crenças e valores dos que detêm o PODER vem de três fontes básicas: 1) do psiquismo dos gestores; 2) do ramo do negócio; 3) da parte acadêmica: livros, consultorias. Um alto executivo que tenha lutado muito para vencer na

vida talvez dê um altíssimo valor ao trabalho árduo. Um executivo que tenha passado a infância e a juventude sendo elogiado por sua inteligência superior poderá achar que deve cercar-se de pessoas inteligente - ou, talvez, ao contrário, de pessoas pouco inteligentes, para que a sua inteligência privilegiada não seja ameaçada (para o bem da empresa, nesse caso, é melhor contratar um bom consultor). Muito do que acreditamos ser verdadeiro está, sem dúvida, preso ao que acreditamos ser genuíno no grupo social de que fazemos parte. Para analisar com detalhes a sua CULTURA CORPORATIVA, identificando: Modelo de gestão; Conflitos; Contextos; Missão; Estratégia, é necessário um consultor experiente com um trabalho detalhado de sua organização. Preparado por: Haelmo Coelho de Almeida-Consultor da mais nova empresa de consultoria de Limeira, a NOVALIS, recentemente inaugurada! Novalis |19| 3034.9434.

VIEL IMPORTADORA LOJÃO DO BRÁS E BOM RETIRO Roupas de marcas diferenciadas, moda feminina e masculina, moda festas, chapéus, bolsas e bijouterias finas por preços incrivelmente baixos!!! Aproveitem!!! Aberto de 3.ª a sábado das 9h às 19h ———————————————MEGA BAZAR DIA 11/ABRIL das 9h às 16h PEÇAS EM PROMOÇÃO A PARTIR DE 10 REAIS PROMOÇÃO ESPECIAL PARA SACOLEIRAS ——————————————————— Telefones |19| 3645.2003 | 3406.5794 Rua Padre Antonio Canazza, 167 Nova Americana - Americana [uma quadra da Campneus]


8-

Limeira, domingo, 28 de março de 2010

Gazeta de Limeira

D ENISE R AGAZZO

FOTOTELA

#Hoje, 28/março, é dia dos aniversariantes: João Maluf, Aline Dalevedove e Thalita Azevedo Fracalossi. Parabéns!!! #Amanhã dia 29/março Silvia Zacharia completa mais um ano de vida e no dia 30/março é a vez dos aniversariantes: Gustavo Pegoraro, Fabio Assis, Juliana Cantowitz, Julia Varga, Luis Antonio Monteiro Simoni, Tati Paula, Gisele Simellman Franco, Rosivaldo Mena Peres, Candido Soares e Guinho Silveira assoprarem as velinhas. Felicidades!!!

D ENISE R AGAZZO

#A semana vai ser de feliz idade nova: 31/março Paula Chequi Baraldi, Juliano Pitton, Renata Alleoni, Tiago Degaspari, Ronaldo Gloria Ulman e a jornalista Daniela Calderaro Chanquetti; 1/abril Silvana Schuraccio, Danielle Cavicchia Mesquita, Juliana Vitalli e JB Godoy; 2/Abril Eugeninha Ma-

ria Lucato, Andre Mondini, Juliana Graf, Pietro Parronchi, Ricardo Lima Filho, Camila Corlatti, Fernanda Minitti, Maria Aparecida Brisolla e Paula Ranciaro Campos; 3/Abril Fatima Milaré Mani, Lu De Munno, Samuel Almeida, Pedro Netto e o maquiador Carlinhos Formigari. Tudo de bom!!! #Hoje, música ao vivo com João Victor & Lennon no Amorozo bar & choperia. Portaria-R$ 10 reais. Informações |19| 3444.7662. #Com o tema: “22 Anos de Fundação da Apacos-Associação Paulista de Colunistas Sociais” será realizado o congresso anual, entre os dias 16 a 18 de abril de 2010, no Parque Balneário Hotel, em Santos, onde estarão reunidos os principais nomes do colunismo social nacional. E, nós: Denise Ragazzo, Ruben Videla, Amaury Honorato, desta Gazeta de Li-

O artista plástico José Claro reproduz fotos em tela na maior perfeição. Ele esteve expondo seus trabalhos em recente feira de noivos, realizada pela terrinha. Para conferir o seu trabalho acesse: joseclaro.blogspot.com ou ligue para |19| 9247.6306.

meira, vamos marcar presença neste importante encontro! #No último sábado, dia 27/ março aconteceu o culto em Ação de Graças aos 115 anos da Santa Casa de Limeira, na Igreja Presbiteriana e no próximo dia 08/ abril haverá a missa na Igreja Santa Rita, às 19h30. A população está convidada. Compareça! #Hoje, na Organização Brahma Kumaris ocorre a palestra gratuita “Após a Morte, o que há?”, por dr. Celso Galhardo-médico especialista em ginecologia/ obstetrícia /homeopatia e saúde pública. Membro da OBK desde 1988. BK: Rua Dep. Otávio Lopes, 291Centro-Limeira-Fone |19| 3451.8191. #Chopp Glarus inaugurou esta semana um novo espaço muito mais amplo e moderno na Rua Capitão Flamínio, 337 no Centro Acima. Sucesso!!!

REJUVENESCER A mammy Silvia Feola com a filha dra. Camila Feola, que acabou de se formar em medicina-estética e se especializou em dermatologia. Ela irá inaugurar uma nova clínica de beleza, em breve pela terrinha, aplicando tratamentos de ponta, para deixar as ‘luluzinhas’ mais do que rejuvenescidas. Vamos aguardar!

#A Unimed Limeira recebeu ontem, Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha Mérito Cívico XV setembro-Ordem de Tatuiby, pela Câmara Municipal de Limeira. #A Unimed também comemorou os 28 anos de atividades e os 14 anos do hospital, durante big festa na Maison Solano’s. Quando Dr Carlos Nogueira foi empossado presidente, juntamente com os membros da nova diretoria. Parabéns! #Dia 03/abril tem a badalada FESTA P.I.M.P que surpreendeu e, chega na sua 3.ª edição literalmente sensualizando o ambiente, exaltando suas fantasias.Deliciese nessa festa que promete muita diversão!!! No CPP Limeira-Parque Egisto Ragazzo – Limeira. Lote especial: M R$ 45,00 | H R$ 50,00. Convites com Camilla Gullo. #Grande sucesso os cursos de atendente de Farmácia e Consultório Médico e assistente Jurídico oferecidos pela P.E.T. Cursos, elaborados de acordo com a vivência real do mercado de trabalho, ou seja, o aluno aprende em sala de aula tudo aquilo que realmente irá executar quando estiver exercendo sua função. Professores especialistas, com larga experiência profissional, refletindo em alto índice de empregabilidade aos alunos, além de encaminharmos para o mercado de trabalho. Cursos qualificam e atualizam os funcionários recém contratados em Clínicas Médicas, Redes de Drogarias, Escritórios de Advocacia, melhorando o desempenho e a qualidade no atendimento. Matrículas Abertas. Descontos para Grupos. Pet Cursos: Rua Barão de Campinas, 324, em Limeira - Fone |19| 3702.9760. #Rita Degan e Roberta Vallim, criaram o espaço “VillaRosa”, no local, conseguiram reunir peças em cerâmica exclusivas, artigos para presentes e decoração. A loja fica na Rua Dr. Arthur Porchat de

Assis, 10, Centro Acima, elas, aguardam a sua visita! #Departamento de Natação do Nosso Clube realiza bingo em 9/abril, no salão da Chácara Medina, às 20h. Prêmio principal 400 reais. Rodada extra, que dará como prêmio bicicleta tipo mountain bike. Convites na secretaria R$ 20 reais +churrasco + bebidas. #O The Royal Palm Plaza preparou uma animada surpresa para a sua Páscoa se tornar mágica. Venha viver momentos únicos com a família e divirta-se com os personagens encantados de A Bela e a Fera em um lindo e exclusivo musical ao vivo e com efeitos em 3D, pela primeira vez, no Brasil. #Em comemoração à Semana Santa, o Griletto, rede de restaurantes especializada em grelhados e parmegianas, lança a promoção “Salmão Semana Santa”. O cliente que pedir o prato de salmão + três acompanhamentos, vai economizar quase 25%. Ao invés de R$ 16,90, pagará R$ 12,90. A promoção vai até o dia 04/abril [domingo] e está disponível em Limeira no Shopping Pátio Limeira-Rua Carlos Gomes, 1321-Centro. #Os agentes de viagens do interior de São Paulo já se preparam para um dos eventos de maior popularidade no setor: o Encontro Ancoradouro que, em sua 19ª edição, acontece de 25 a 28 de março no Bourbon Atibaia Spa Resort, em Atibaia, com palestra de abertura do presidente da Abremar, Ricardo Amaral, que falará sobre “A indústria de Cruzeiros Marítimos no Brasil”. #Estude na mais famosa escola de floristas da Holanda Escola Holandesa de Arte FloralBOERMA INSTITUUT, International Floral Design School Holland, sem ter que sair do Brasil, e conquiste a sua formação profissio-

nal como Designer Floral. Tudo que um designer floral profissional necessita saber para diferenciar-se no mercado! Curso de qualidade incomparável! Único na América Latina. Convênio com Holambra Garden Hotel www.holambragardenhotel.com, que oferece descontos aos alunos. Vagas são limitadas. Garanta já a sua! Floral Design Brasil |19| 3802 1325 / 3802 2017 www.floraldesign.com.br #O curso profissionalizante do Senac: Técnico em Farmácia forma o aluno para atuar em diferentes segmentos farmacêuticos como drogarias comerciais, farmácias de manipulação, hospitalares ou de Unidades Básicas de Saúde, distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos, e indústrias farmacêuticas. #Experimente o delicioso escondidinho com carne-de-sol por apenas 16 reais, reúna os amigos e familiares e vá saborear essa delícia na Água Doce Cachaçaria na Rua Senador Vergueiro, 825 - Centro, Limeira - fone |19| 3701.0132. E-mail: limeira@aguadoce.com.br Site: http://www.aguadoce.com.br #Mais uma empresa de grande porte do Japão está vindo para o Brasil e escolheu Limeira para se instalar. Trata-se da Stanley Electric do Brasil Ltda., que fabrica peças para a montadora Honda e irá se instalar em Limeira na rodovia Limeira/Piracicaba, no km 120. O convite para a vinda a Limeira partiu da Prefeitura. O investimento total da unidade será de R$ 56 milhões. #Hoje, um animado grupo de 50 passageiros, da agência Germano’s Turismo, estão a bordo do navio MSC Orchestra, rumo ao Rio de Janeiro, Búzios e Ilha Grande, com direito a muita diversão! Boa viagem!!! D ENISE R AGAZZO

BUFFET Renato La Selva, organiza coquetéis em eventos empresariais e corporativos, para Americana e região, recentemente ele esteve no coquetel de inauguração da nova loja de serviços VIVO no Shopping Pátio Limeira. Aí vai a dica, o coquetel é delicioso! Os melhores sabores em pequenos prazeres - Empório Madressilva: N.ª Sr.ª de Fátima, 1427 ou Praça das Bandeiras, 53 - Americana. Telefones |19| 3478.3319| 3621.5475.

LANÇAMENTO Pompoar: Prazer & Saúde traz mais de 70 exercícios práticos com ilustrações, fotos e um diário de treinamento Lu Riva lança seu primeiro livro na Erotika Fair. O livro nasceu da necessidade de prover às alunas de conhecimento mesmo depois dos cursos presenciais. “Assim elas conseguem maior estímulo para continuar o treino diário, fundamental para o sucesso da prática do pompoarismo. Mas também é voltado às mulheres que por algum motivo não podem frequentar o curso”, explica a autora e professora de pompoarismo, Lu Riva. O pompoarismo é uma arte milenar, que nasceu na Índia, foi aperfeiçoada no Japão e na Tailândia e, em 1950, foi introduzida na medicina pelo ginecologista Arnold Kegel. Kegel observou que as mulheres que praticavam essa arte eram dotadas de uma saúde vaginal de “ferro”, então passou a tratar as suas pacientes com incontinência urinária baseado nas técnicas do Pompoar, para o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico. Idealizado para acompanhar o progresso dia-dia da praticante-leitora, “Pompoar: Prazer & Saúde” é inspirado no próprio aprendizado da autora que é autodidata na arte. Lu Riva é pompoarista e dançarina do ventre. Promove cursos em grupo e personalizados. Além de pompoarismo ensina também outras artes sensuais como strip-tease, dança do colo, massagem sensual e técnicas para sexo oral [ www.lupompoar.com.br].


Limeira, domingo, 28 de março de 2010

Gazeta de Limeira

RODRIGO LOMBARDI ESTRELA COMERCIAL DE REDE DE ÓTICAS PRESENTE EM LIMEIRA

-9

D IVULGAÇÃO

Ator Global “esbanja simpatia” no comercial das Óticas Íris, presente no comércio da cidade Um novo filme publicitário que está sendo veiculado pela Rede Globo no sinal de cobertura da região vem chamando a atenção e confirmando a relação de confiança entre cliente e loja, hábito cultural do comércio brasileiro e também de Limeira. O comercial da rede Óticas Íris tem como protagonista o ator Rodrigo Lombardi, no papel de um cliente que já conhece os serviços prestados pela rede e tem seu atendimento de forma especial, pois confia na loja e se sente à vontade. O cenário do comercial é real e foi filmado na unidade das Óticas Íris de Hortolândia, região de Campinas, que tem o mesmo padrão visual da loja de Limeira. Os serviços exclusivos das Óticas Íris divulgados na propaganda também estão presentes na loja da Rua Santa Cruz, no Centro: a Revisão Garantida, que dá ao cliente cobertura permanente na manutenção dos óculos, sem custos, incluindo limpeza, ajustes e conferência digital de lentes.“Em 30 segundos conseguimos mostrar a missão das Óticas Íris: transformar a compra de óculos, de sol e de grau, em uma experiência agradável e diferente. Além disso, confirmamos nosso vínculo de confiança com o cliente que está no interior de São Paulo, como no caso de Limeira”, explica Claudia Cunha, Gerente de Marketing das Óticas Íris. O filme foi feito pela agência DESAFIO, com a produção da Paprika Filmes, referência na produção de vídeos comerciais e institucionais, e com a direção do argentino Daniel Licuadri, com mais de 30 anos de experiência no setor. D ENISE R AGAZZO D ENISE R AGAZZO

CHIC Nesta foto em destaque a beleza e simpatia de Isabelle Batagin, que é presença constante no H1 music bar, um dos points mais chiques do momento!

D ENISE R AGAZZO

VIDA Carol Vitalli Gomes marcou presença em elegante evento social no H1 Music Bar, que tem reunido uma galera jovem e bonita!

S U R P R E S A

Na maior alegria, a aniversariante e empresária Lílian Cintra, foi surpreendida no dia13/ março, por uma festa niver, organizada pelo maridão Rogério. Todos os amigos passaram por lá para dar aquele abraço à amiga Lílian. Na hora do parabéns ela também ganhou alianças e pedido com oficialização de casamento, para breve. Na foto as amigas Dorothéia Silva Bonatti com a aniversariante Lílian e Orenir Zovico, que levou ramalhete de flores em balão, superoriginal! Parabéns!!!

SOFISTICAÇÃO A sofisticada grife P&H Parresh realizou incrível desfile no programa Superpop. Nesta foto: Giulia Avedikian, filha da empresária e proprietária da P&H Parresh, Deborah Avedikian; Deborah Avedikian; Luciana Gimenez e Mônica Moscofian, empresária e proprietária da P&H Parresh.

CRESCENDO CADA VEZ MAIS Ramon Giraldi, 27 anos, publicitário. Foi lavador de carros, vendedor, gerente de lojas, diretor de marketing de uma rede de varejo, trabalhou numa grande agência em Campinas e há 5 anos fundou a Ramon Propaganda em Campinas. Após 6 meses transferiu a agência para Limeira. Ramon se destacou no mercado publicitário de Limeira e região, sendo reconhecido com ousadia e criatividade. Seus primeiros clientes foram a BV Financeira do Banco Votorantin onde realizava feirões de carros, e a Einstein, onde participou da grande expansão da faculdade, trazendo Diego e Daniela Hipólyto como garotos-propaganda na campanha de vestibular em 2007. Também foi responsável pelo lançamento e criação de várias empresas como: Motto Center, buffet Chikiliki, Grupo Decora, Portobello Shop Limeira, o bar The Player Beer, Celmar Limeira, Acemdd - Campinas e recentemente lançou uma campanha maravilhosa para a Inove Decore com a Ellen Roche. Pendurou cadeiras de verdade e peças de motos em outdoors. Em 2010 Ramon lançou mais duas empresas, a agência Cirque, que é focada em ações de internet e para lojas de varejo. E o Núcleo Interior, um grupo de 25 empresas de toda região voltadas para relacionamento com arquitetos e decoradores. A Ramon Propaganda agora é focada para comunicação direta para empresas e lojas de decoração e construção. Com essas empresas, Ramon atende a conta de 35 empresas, sendo considerada uma das maiores estruturas de agências de propaganda da região. Ramon faz questão de atender pessoalmente todos seus clientes, propondo novas idéias utilizando toda sua experiência de varejo em grandes empresas. Para saber mais sobre os trabalhos, acesse www.ramonpropaganda.com.br ou www.agenciacirque.com.br

NAVIO NA NATT AL Sílvia Helena Gatti [Moça Brasilis] em sua viagem para Natal-Rio Grande do Norte, nos enviou seu click fotográfico no Esmeralda Praia Hotel, que dispõe de uma esplêndida piscina e acesso direto à praia de Ponta Negra. As quatro Estrelas na definição da hotelaria são garantia de “ótimo conforto” e o Esmeralda Praia Hotel busca superar e oferecer ao hóspede a oportunidade de um sonho realizado ao seu alcance. A indicação foi da agência Sergio’s Turismo e segundo a passageira, o passeio valeu muito!!!

Nesta foto um grupo daqueles bem animados da cidade de Dois Córregos, que curtiram dias de passeio a bordo do cruzeiro marítimo no navio MSC Música no período de 14 a 17/março, pela costa brasileira, eles foram passageiros da agência Sergio’s Turismo: Roque Agostinho Paulucci; Rosa Maria Gazzoto; Antonio Petrizzi Filho; Irene Lista Petrizzi; Paulo Cézar Trevisanuto; Vera Regina Mamede Simões; Antonio Henrique Casonato; Marilda Cecília Paulucci; Heloísa Paulucci Casonato; César Augusto Aravechia; Graciele Minatel; Matheus Aravechia; João Afonso Bueno de Godoy; Tânia Silmara Pazian; Ana Cristina Vicente Boza Cardoso; Antonio Cardoso Júnior; Lucas Vínícius Vicente Cardoso; Maria Vitória Vicente Cardoso; Edson Fernando Polli; Gislene Ap. Augusto Scatimburgo; Antonio Cardoso; Manderli Cappellini Cardoso; Andréa Cristina Cardoso; Maria Fernanda Pontes; Paulo Cézar Ferreira Marmontel; Dione Cecília Gomez Diz; Camila Diz Nuvolari; José Aparecido Voltolim; Kátia Silvana Ferreira Marmontel e Stefan Yuri Marmontel Voltolim.

FORT ALEZA FORTALEZA

PONT PONTAA NEGRA

As amigas Bruna Mazutti e Bruna Previde Márquez visitaram Fortaleza no período de 27/fevereiro a 06/março/ 2010 e garantiram uma hospedagem em alto estilo no Hotel Diogo Praia, que fica bem próximo à Avenida Beira Mar, perto da Praia do Meireles e de outras fantásticas atrações de Fortaleza. Elas foram passageiras Vips da agência Sergio’s Turismo.

Sônia Maria Rivaben [Moça Brasilis] e Sérgio Zaia estiveram a passeio em Natal no período de 06 a 13/março/ 2010 e se hospedaram no aconchegante hotel Esmeralda praia, na praia de Ponta Negra, para aproveitar os dias ensolarados com todo o conforto e prazer de poder relaxar numa das cidades mais acolhedoras do Brasil. Eles foram passageiros da agência Sergio’s Turismo.


C MAP

Limeira, domingo, 28 de março de 2010

C MAP

10 - Gazeta de Limeira

VIVO abre loja autorizada no Shopping Pátio Limeira Visando melhor atender os atuais e também os futuros clientes, a Vivo abriu a primeira loja autorizada na cidade, situada no Shopping Pátio Limeira. Limeira é um município de suma importância tanto pelo perfil da população quanto pela abrangência de atuação na região. Diferentemente das lojas já instaladas na cidade, a loja autorizada oferece todos os serviços especiais até então disponíveis apenas em algumas lojas de Campinas. Esses serviços englobam troca de aparelho pelo sistema de pontuação, transferência de telefones entre diferentes números de DDD, habilitação de novos números rapidamente, servi-

ços de informações de faturas, etc. A nova loja também atuará na área de responsabilidade socioambiental, implantando o destacado programa pioneiro de reciclagem de aparelhos celulares, baterias e acessórios. Ela está localizada no Shopping Pátio Limeira, empreendimento situado no coração da cidade, onde o acesso é fácil e rápido. A inauguração foi realizada em 18 de março e contou com a presença da diretoria Vivo, além de convidados e formadores de opinião, que foram recepcionados durante coquetel assinado por Renato La Selva do buffet Madressilva, de Americana.

Limeira, agora conta com a comodidade e facilidade para os clientes VIVO. SOBRE A VIVO A Vivo [Bovespa: VIVO3, VIVO4; NYSE: VIV], é a líder do mercado de telecomunicações móveis no Brasil desde sua criação, em abril de 2003. A empresa tem consistentemente se destacado em todos os indicadores de desempenho e qualidade avaliados pela Agência Nacional de Telecomunicações [Anatel]. A Vivo acredita que na sociedade em rede, o indivíduo vive melhor e pode mais. Por isso, tem como missão criar condi-

ções para que o maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida. Em constante busca pela excelência na prestação de serviço, com foco na qualidade em todos os pontos de contato com o cliente, os serviços de transmissão móvel de dados baseados na maior e melhor rede de terceira geração [3G] do País e o amplo portfólio de produtos e serviços à disposição de mais de 46 milhões de clientes, unem-se à sustentabilidade no conjunto dos atributos mais reconhecidos da marca Vivo.

VIVO Lojas 213 / 214 Shopping Pátio Limeira Rua Carlos Gomes, 1.321 Centro - Limeira FOTOS: D ENISE R AGAZZO

Josamar Buzanelli e Carla Buzanelli, Ana Jamile Rokana, Adriana Avanzo Rokana e João Carlos Rokana

O Gerente Geral do Shopping-Pedro Alliegro, com os empreendedores VIVO: João Carlos Rokana, Adriana Avanzo Rokana, Carla Buzanelli e Josamar Buzanelli

João Carlos Rokana com o interior designer Edmilson Motta que destacou novo visual da loja VIVO

João Carlos Rokana e Wilson Rocha [TRW]

Pedro Alliegro, João Silva [Balila] e Wladimir Barbosa

Heloisa Bueno Real, Silvana Pereira, Rosa Maria de Paula Silva

Adriana Avanzo Rokana com a primeira-dama Constância Felix, Carla Buzanelli e Ana Jamile Rokana

Augusto Batistella, Denílson Russo e Walmir Barbosa

Bruna Batistella, Augusto Batistella, Renata Guido Batistella

Gisele Carvalho Roldan, Constância Félix, Roberta Fanelli

Camila Feola, Laudiceia Faber, Andréia Pessatti, Ana Jamile Rokana, Silvia Feola

Equipe de atendimento VIVO

Guilherme Bruzinga, João Carlos Rokana, Edmilson Motta, Elias Israel de Lima [Relojoaria Milly] A arquiteta Mariella Giacon com o coiffure Branco Barbosa e a designer sustentável Renata Campos

C MAP

Karen Zaros, Caio Bortolan, Susana Schulz

CMAP

Jornal da Mulher 28 de março de 2010  

Nesta edição a matéria de capa fala sobre os nossos adolescentes. Confira!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you