Page 8

jornal da

Mulher

8 VARIEDADES

Limeira, domingo, 15 de maio de 2011 - Gazeta de Limeira

MELHOR IDADE É BOM SABER Coma chocolate. De preferência o amargo. Delicie-se com as recentes descobertas científicas que revelam: o alimento protege o coração, reforça as defesas do corpo e, incrível, ajuda no controle do apetite. MENSAGEM Nada se ganha sendo rude ou agressiva. É melhor manter a calma e procurar soluções inteligentes do que resolver conflitos brigando. SEGREDINHO Seu rímel secou? Pingue água e ele durará mais algum tempo. REFLEXÃO Não dê ao pobre apenas o que lhe está sobrando. Veja o que ele mais precisa e doe, de acordo com suas possibilidades. E não se esqueça da mensagem de Khalil Gibran: “Dar esmolas é muito bom, mas dar esmolas com um sorriso é dobrar o donativo”. RIA... QUE FAZ BEM Cassiano, um ás no basquete foi jogar numa cidade e viu um índio sentado no jardim. Vendo o espanto do amigo, Gabriel explicou: esse índio é patrimônio da cidade, ele tem uma memória prodigiosa, responde a qualquer pergunta. Para testá-lo, Cassiano perguntou: - O que comi ontem no almoço? E o índio prontamente respondeu: - Ovos. Ora, pensou Cassiano, quase todo mundo come ovos no almoço; esse índio é um charlatão. Meses depois, voltando à mesma cidade, vendo o mesmo índio no mesmo lugar, Cassiano falou admirado: - Como? E o índio, impassível falou: - Fritos. AGRADECIMENTOS A todas as queridas amigas que me cumprimentaram pela minha data maior eu transcrevo essas palavras de Vinícius de Moraes, que também são minhas: “Eu poderia suportar, embora com dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem... Essa mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adore, embora não declare e não os procure sempre”. RESPONDA 1) O que significa a palavra Funai? 2) O que é acuidade? 3) O que é urna funerária? 4) Qual é a substância cuja carência causa o bócio (papo)? 5) Qual é a capital do estado de Rondônia? CHARADA Quantos animais de cada espé-

ARQUITETURA E DECORAÇÃO Costumbre

Sala de estar: conforto é essencial!

(Rosário Sansores)

Decorar sua sala parece algo fácil, não é? Mas você já parou para pensar qual é o tamanho da sua sala, se ela tem espaço suficiente para que você passe por ela sem esbarrar em nada, se a luminosidade é boa ou se existem objetos além da conta? Siga essas dicas e torne sua sala bonita e superaconchegante:

Para Amalia Del Carmen Holzner, com carinho, pela data 09/05 Para Ana Inês Borri Genoves, com carinho, pela data 19/05 Todo en la vida és habito. Por costumbre, comemos, Vivimos, nos banâmos por habito también, Y sin sentirlo, el hilo de nuestros pensamientos Busca las paralelas a imitación del tren. Vamos a la oficina. Subimos la escalera, Empujamos la puerta y entramos sin mirar, La costumbre nos lleva Y la costumbre es algo dificil de olvidar. Los empleados salen siempre a la misma hora, El sol brilha em lo alto, como brillaba ayer, Nos asalta en la esquina la misma vendedora, Con el mismo billete que no pudo vender. El tranvia se acerca... Los mismos pasajeros Suben, el hombre rubio de sonrisa jovial, Y la mujer obesa, que nunca encuentra asiento, Y se pinta las uñas de rojo cardenal. El conductor nos mira. Ya no pregunta. Para En las mismas esquinas, se baja cada cual, Y el tranvia prosigue nuevamente su marcha, Como todos los dias, con lentitud igual. Gritamos orgullosos que somos libres. Libres! El hombre no lo ha sido ni lo será jamás, Porque inventó las leyes, las modas, los prejuicios, Y cautivo en sus redes, es un esclavo más! cie Moisés levou para a arca? RECADO Ao publicar perguntas, não tenho pretensão de ensinar. Faço-o para que neurônios adormecidos acordem e beneficiem o cérebro, evitando os famosos lapsos de memória. Se você esqueceu, esforce-se para lembrar, mas não desista e evite olhar as respostas antecipadamente. DICAS PARA ESCAPAR DO ALZHEIMER 1. Use o relógio de pulso no braço direito. 2. Escove os dentes com a mão contrária da de costume. 3. Ande pela casa de trás para frente (na China o pessoal treina num parque). 4. Vista-se de olhos fechados. 5. Estimule o paladar, comendo coisas diferentes. 6. Veja fotos de cabeça para baixo. 7. Veja as horas num espelho. 8. Faça um novo caminho para ir ao trabalho. A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro

lado e estimule o cérebro. Vale a pena tentar! Descoberta da neurociência revela que os exercícios cerebrais são projetados para manter o cérebro ágil e saudável. RESPOSTAS 1) Fundação Nacional do Índio. 2) Agudeza de percepção. 3) Recipiente das cinzas do cremado. 4) Iodo. 5) Porto Velho. Resposta da charada: Nenhum; quem levou foi Noé.

Augusta M. Galzerano

* Seja qual for o seu estilo de referência tenha em conta que aquilo que é mais essencial em qualquer sala é o conforto! * Setorize o ambiente. Tenha uma boa área livre para circulação, com no mínimo 60 cm entre os móveis. * Trabalhar com distâncias mínimas entre os móveis é algo importante. Tenha em mente alguma ideia das medidas-padrão dos móveis, que você consegue em catálogos. Existem pessoas que usam até fita crepe no chão, para marcar o tamanho dos móveis que cabem no espaço. * Quando a sala é pequena, use apenas um sofá de dois ou três lugares e utilize outros recursos, como pufes e poltronas, assim tem-se a impressão de que a sala é maior. * O que determina se a sala é ou não confortável é o tipo de assento escolhido e sua disposição. Defina um foco, que tanto pode ser uma lareira, como a televisão, e disponha as zonas de assentos ao redor.

* Tenha uma mesa de centro somente, se não for atrapalhar. Ela serve para facilitar o acesso a objetos e não como área de decoração. Se for com o objetivo de enfeite, é melhor deixar o espaço livre. * Evite excessos, usando móveis que sejam estritamente necessários. * Com relação ao sofá, cuidado com os tecidos, é fundamental para não poluir o ambiente. A tendência é a de cores neutras, como o fendi e o bege, que combina em qualquer ambiente. Deixe as cores e estampas para as almofadas.

de iluminação pode permitir criar diversos ambientes na sua sala. Considere como ponto principal a luz do teto. Contudo, utilizado em demasia ela é pouco acolhedora; devemos suavizar o seu efeito utilizando outros focos de iluminação, como abajures nas mesas laterais e arandelas. * Não se acanhe se encontrou uma cadeira fantástica no lixo. Leve-a consigo, limpe-a, dê-lhe um toque pessoal... Porque mais ninguém terá uma igual... Criatividade na decoração é tudo! E não se esqueça, a sala deve ter a sua cara!

* Não exagere em molduras de gesso ou marcações no teto ou no piso. Muito rococó polui o ambiente e fica parecendo showroom de material de construção. * Mesmo se não é você quem faz a limpeza, sua empregada agradecerá se optar por armários ou estantes com poucas zonas de exposição. O ideal para guardar livros é uma estante com portas de vidro. * Um bom planejamento

JULIANA FIOR THOMAZ

Arquitetura e Interiores Rua Carlos Gomes, 1075 Fone 3441.9656 julianafior@vivax.com.br

Jornal da Mulher  

Jornal da Mulher 15 de maio de 2011

Jornal da Mulher  

Jornal da Mulher 15 de maio de 2011

Advertisement