Issuu on Google+

C MAP

LIMEIRA, DOMINGO, 9 DE MAIO DE 2010 - Ano XI - n.º 535

Mães podem mudar o mundo FABIANA LUCATO

A educação que os filhos recebem em casa hoje, será decisiva para a formação da nova geração. E será justamente essa próxima geração que comandará o mundo daqui alguns poucos anos. Desta forma simples, fica fácil reconhecer a responsabilidade da mãe que, em outras palavras, poderá mudar o mundo com base nos exemplos, atitudes e valores que são passados a seus filhos. Algumas, já fizeram isso. O livro “Mães que Mudaram o Mundo” da Editorial Habacuc traz uma seleção de histórias de mulheres que fizeram a difereça para seus filhos e para o mundo. Todas as histórias a seguir são citadas no livro. Que neste Dia das Mães, exemplos como estes possam nos servir de inspiração:

Angelena Rice, mãe de Condoleeza Rice (66ª secretária de Estado dos Estados Unidos) transmitiu à filha o amor pela música, um legado de educação superior e senso de valor pessoal. Entre outras histórias, ela estava com a filha de 7 anos escolhendo roupas infantis quando encaminharam para o provador, o caminho foi bloqueado por uma vendedora branca. Era 1961 e a segregação racial era a lei que imperada no sul dos Estados Unidos. Angelena era professora de música e ciência na escola de ensino médio para negros e com muito mais estudo do que a mulher que bloqueava o seu caminho. De forma firme, sem hesitar, disse que a filha provaria a roupa naquela cabine, do contrário, procuraria outra loja para fazer a compra. A vendedora poderia perder o emprego, mas com certeza perderia sua comissão caso mãe e filha procurassem outra loja. Assim permitiu que a garota provasse as roupas no local de brancos. Condoleeza aprendeu a ler aos 3 anos, aos 15 concluiu o ensino médio e foi à faculdade. Aos 19, tinha diploma de bacharel e saiu em busca do doutorado. Aos 26, já era professora assistente na Universidade de Stanford e aumentou sua lista sendo a primeira mulher do país a servir como conselheira de segurança nacional, vindo depois a ocupar o cargo de secretária de Estado do governo George W. Bush.

EXEMPLOS DE MÃES COMO A DE EINSTEIN, SPIELBERG, DENZEL WASHINGTON, HENRY FORD, THOMAS EDISON E CONDOLEEZA RICE

Acreditando nos filhos: Pauline Einstein, acreditava nas habilidades do filho Albert (Einstein), mesmo quando a escola o classificou como “lento” para aprender. Ele sofria de dislexia, não conseguia ler nem soletrar as palavras e parecia que nunca iria memorizar a tabuada. Ao observar o filho, a mãe percebeu que o problema era falta de foco. Pauline então, incentivou o filho a estudar violino, pois acreditava que isso poderia prender sua atenção. Isso ajudou o cérebro de Einstein superar a dislexia e se concentrar. Foi sua mãe também, que anos mais tarde, o apoiou em todos seus empreendimentos científicos. Ela acreditava em seu filho, sem se importar com o que os outros diziam.

Incentiv ando e par ticipando do Incentivando participando desenvolvimento criativo: Leah Spielberg permitiu que a imaginação de seu filho Steven (Spielberg) voasse livre e incentivou a criatividade do futuro produtor de filmes. Ainda adolescente, Steven precisava filmar um efeito especial com sua câmera de 8 mm. Sua mãe encheu uma panela de pressão com 30 latas de cereja em caldas e esquentou até que a panela explodiu espirrando o conteúdo pelas paredes da cozinha. Leah não impediu que seu filho sujasse a cozinha. Meses depois ela ainda limpava o local! “Minha casa parecia um estúdio”, contou a mãe à autora Susan Goldman Rubin para o livro "Steven Spielberg". Ela reconhecia o desejo ardente do filho em ser produtor de cinema e o apoiou.

Mantendo os filhos no caminho: Conhecido ator norte americano Denzel Washington disse em uma entrevista ao jornal Washington Post que sua mãe (Lennis Lynne Washington) foi basicamente responsável pelo seu sucesso. Ela era severa na disciplina. Quando seus pais se separaram Denzel tinha 14 anos. Em retaliação, rejeitou a religião e tornou-se rebelde na escola. A mãe então decidiu transferi-lo para outra escola, particular, que recebia muitos alunos brancos de classe média alta. Ele foi aceito e recebeu uma bolsa de estudo integral. No colégio se destacou nos esportes e em uma banda como pianista. Enquanto servia como conselheiro em um acampamento de verão, organizou um show de talentos e alguém disse “Você tem um talento natural para o palco. Nunca pensou em ser ator? “ Foi o estalo que faltava para que ele pudesse ser o ator reconhecido que é hoje.

Encorajando as habilidades naturais: A mãe de Henry Ford, Mary Litogot O’Hern Ford foi quem incentivou o filho a dar vazão a seus interesses mecânicos e, como resultado, ele inaugurou um império automotivo. Diferente da maioria de seus amigos, Henry tinha interesse em desmontar e montar relógios, no entanto, precisava de ferramentas. Foram as agulhas de tricô da mãe que se transformaram em chaves de fenda e os alfinetes, em pinça. Usando as ferramentas improvisadas e relógios de bolso quebrados que o garoto pode dar vazão à sua paixão. Mary também ensinou Henry a ser responsável e autoconfiante. Sua mãe morreu quando ele tinha apenas 12 anos, deixando-o como Henry reconheceu mais tarde, “como um relógio sem a mola principal”. Mais tarde, Henry Ford resolveu criar automóveis para a grande massa. Até então, os carros eram de luxo, para a elite. Ele quis e conseguiu popularizar. Colocou a força do seu talento por trás de um sonho que mudaria a humanidade.

Reconhecendo o potencial dos filhos: A professora Nancy Edison, mãe de Thomas Edison, foi quem instigou o amor pela leitura em seu filho. Ele que, tempos depois, iluminaria o mundo e se tornaria um inventor de fama mundial. Quando criança era confuso e mentalmente inferior. A professora primária disse à mãe que o garoto era incapaz de aprender alguma coisa. Sua mãe discordou, retirou o garoto da escola e como era professora, decidiu educar o mais novo de seus sete filhos em casa. Ele se transformou em um leitor assíduo. Edison gostava de ler livros de física e de química e aos 10 anos de idade tinha um laboratório de química no porão. Sua mãe estimulava suas ideias originais e acreditava nele. No curso de sua vida, patenteou 1.093 inventos, mais que qualquer outro inventor individual na história dos Estados Unidos. Uma vez, escreveu: “Não tive minha mãe por muito tempo, mas jamais perderei os efeitos positivos de seus ensinamentos. Se eu não tivesse contado com a fé e incentivo no período crítico, jamais teria me tornado um inventor”.

C MAP

Ajudando a superar preconceitos:

C MAP C MAP


Limeira, domingo, 9 de maio de 2010 - Gazeta de Limeira

Aliment os e com por o Alimentos compor porttament amento comportamento O ditado popular que diz: isto é, são neurotransmissores de comportamento em algu“você é o que você come” tem que estão diretamente ligados mas pessoas, mas a falta tamum significado que vai além às nossas emoções, humor e bém interfere e algumas situda condição física. Os alimen- sono, são formados a partir de ações estimulam a busca por tos, além de nutrir, incertos alimentos.. fluenciam na bioquímiO excesso no conca cerebral e interfesumo de proteínas derem no comportamenrivadas de carnes, por to, afetando a disposiexemplo, pode provoção e o humor, pois car um estado de exeles são a matéria pricitação exagerado ma que compõem céque acarreta aumento lulas, reparam tecidos da agressividade em e formam neurotranspessoas propensas ao missores (substâncias problema. Mulheres químicas responsáveis na fase menstrual busAlface, rico em substâncias que pela comunicação encam mais carboidrato, melhora a capacidade de relaxar tre as células cereque está ligado com a brais). Cada tipo de necessidade do aualimento carrega nutrientes di- aminoácidos, vitaminas e mi- mento do nível de serotonina, ferentes, com propriedades nerais do nosso prato. que eleva a sensação de bemAs pesquisas sobre a re- estar. A procura por açúcar mais estimulantes ou calmantes que também vão gerar re- lação entre hábitos alimenta- pelas pessoas depressivas tem ações químicas diversas no res e comportamento come- o mesmo motivo - precisam de çaram nos anos 70 e compro- glicose para liberar a insulina corpo. Serotonina e dopamina, vam que comer determinados que irá facilitar a entrada do são duas destas substâncias, alimentos pode gerar um tipo triptofano no cérebro, aumentando os níveis de serotonina que irão acalmá-las. Na busca pelo equilíbrio do humor e da disposição, é fundamental a escolha certa dos alimentos e horários em que serão ingeridos para alcançar o objetivo: ••• Espinafre, alface, assim como a batata e grãos integrais, podem ser consumidos à noite devido ao conteúdo rico em triptofano, magnésio e ácido fólico, que melhoram a capacidade de relaxar. ••• Alimentos com propriedade estimulantes, como chá preto, café e laranja, devem ser reservados para o dia, sobretudo para a hora do café da manhã, quando o corpo necessita de mais energia. ••• Pessoas com aparência cansada e falta de disposição podem estar com déficit de proteínas e, nesse caso o consumo de carnes, ovos e feijões, ricos em tirosina, favorecem a produção de dopamina e reduzem a fadiga. ••• As sementes de gergelim, de melancia e de girassol, e a banana também são fontes de triptofano, substância ligada à serotonina e que vem sendo bastante utilizada nos tratamentos contra depressão. ••• O óleo ômega-3, presente na semente de linhaça e no peixe, também é importante para tratar alterações de humor e de comportamento, mas a sua absorção depende do bom funcionamento do intestino alcançado com o consumo adequado de fibras.

MAGALI ROGGE MUGNAINI ABRÃO CRN 3602 Atendimento nutricional individualizado para obesidade, ganho de peso e dificuldades relacionadas com a alimentação.

Rua Alferes Franco, 738 Centro Fone (19) 3453-3299 magali.rogge@terra.com.br

Artis tas são e ternos tistas eternos “Não importa meu estado de espírito, tenho sempre uma canção na mente”. (Esta foi a última frase escrita por minha mãe, Zuleide Gurgel Pinto de Lemos, em seu diário, antes que ela partisse desse mundo). A tarde caminhava lentamente, naquele feriado prolongado. Terminados os rituais, despedidos os amigos, tudo retornou a seu ritmo normal. Tudo, menos sua alma aflita de Filha, a partir do momento em que a perda enorme da Mãe caiu-lhe sobre a cabeça, os ombros e a vida. Propusera-se, para tentar preencher o vazio nos feriados subsequentes à partida, uma tarefa tão grata quanto dolorosa: recompor a vida de sua Mãe, através das anotações dispersas por cartas, agendas, diários e livros de receitas. Uma confusão cronológica, sem qualquer coesão a não ser a letra onde se adivinhava a sensibilidade, inconfundível, caligrafia de alguém certamente inclinada às artes, de vida interior profunda e intensa. Tal qual ela mesma, sua Mãe , quando necessitava expressar sentimentos, lançava mão de qualquer material que se assemelhasse a papel. Como um pintor que corre a seus pincéis quando inspirado, ela também sentia a urgência de transcrever tudo o que lhe vazasse da alma para os dedos. Ainda que num receituário antigo, ou guardanapo de papel, numa mesa de restaurante.

Os retalhos de vida incluíam cartas de amor trocadas há quase seis décadas, para o mesmo homem cuja dor imensa, não cabendo em palavras, buscou no recôndito da alma um velho poema para dizer-lhe, já adormecida a sua Amada, de seu Amor eterno/inteiro. Foi ficando claro, nos cadernos amarelados onde a emoção tantas vezes derramava-se em borrões, o que a Filha sempre soube em seu coração: aquele corpo alquebrado continha uma alma de artista... a sua Mãe/ mulher, a Mulher dentro de sua Mãe que, até o dia da partida, diligentemente estudava música, chorando e se alegrando em seus dias através das melodias que executava. Na lentidão daquela tarde de feriado, mergulhada na perda da mulher cujos cadernos espalhados pela mesa atestavam que vivia, a Filha sentiu-se tal qual um pássaro-filhote que, ao final do dia, não encontra mais seu ninho. Previu, quase na forma de dor física, a falta que lhe haveria de fazer o calor do peito materno, envolto num antigo roupão de cetim verde. Foi até os discos que eram dela: antigos, ainda, do tempo do LP. Escolheu um dos que mais gostava, e que sua mãe estava estudando, nos dias em que fora chamada à outra dimensão de vida. “Unforgettable”. “Inesquecível”. Inesquecível também ela era para seu companheiro de vida, que a imensidão da dor lembrava que estivera esqueci-

do, imerso no vácuo do abraço perdido, nas primeiras noites de solidão. A Filha debruçou-se sobre a mesa, repleta de sua Mãe, aos primeiros acordes de “Unforgettable” na voz de Nat King Cole. Ficou assim, cabeça entre os braços, até notar que um pequeno pássaro, talvez atraído pelo som, pousou no beiral da janela e a fez lembrar-se de que a vida nunca é arrebatada, mas transformada. Sobretudo para os artistas, que são eternos. Principalmente para as mães, que, segundo um poeta, “não morrem, viram purpurina”. (Reedito este texto neste domingo das Mães. Ele nada tem de teórico nem acadêmico, saiu do fundo de minha alma e está publicado em meu livro “Minha Mãe de Cetim Verde”)

MARIA RITA LEMOS É PSICÓLOGA E TERAPEUTA FAMILIAR E ASSINA AOS DOMINGOS ESTA COLUNA. FONES PARA CONTATO: (19) 3442.1727 / 9747.6445 E-mail: maria_rital@hotmail.com mariarita@gazetadelimeira.com.br

Unhas Expr ess na Dedo de Moça Express Dedo de Moça: materiais esterilizados, cadeiras especiais e atendimento expresso, sem necessidade de hora marcada. Para relaxar músicas individuais com MP3

Foi inaugurada recentemente em Limeira, o instituto Dedo de Moça, especializado em manicure, pedicure e depilação. Uma sala ampla, com cadeiras especiais e mais confortáveis que as convencionais fazem parte do salão que atende na Conselheiro Saraiva, 747 (telefone 2114-3684). A ideia, segundo a proprietária Maria de Fátima Machado Reis, é unir conforto e serviço rápido, principalmente para as mulheres que não dispõem de muito tempo para o cuidado com as mãos e pés. A cadeira especial conta com descanso para pescoço e pode ser reclinável. Se a cliente preferir poderá escutar músicas individuais, já que são dotadas de equipamentos de MP3. O esterilizador do tipo autoclave cuida para que alicates de unha e cutícula sejam esterelizados proporcionando a higiene eficaz e necessária. A depilação também é do tipo “express”. É feita com cera quente (espátula e roll-on) na perna, virilha, sombrancelha, buço e rosto. A cera é descartável, que evita qualquer tipo de contaminação. Funciona de terça a quinta-feira, das 10h às 19h. Sexta-feira das 7h às 19h e sábado das 9h às 18h.


or Lookss ffor orttes e sensuais Look fortes Se a onda é transgredir, o estilo é o rocker! A ideia é investir nas microssaias, ankle boots, brilhos e tachas. Algo divertido e inconsequente.

9

Os corpetes reapareceram nesta temporada e podem ser encontrados inclusive em couro. Para ser usado em cima ou não de camisas, com saias tipo envelope ou com pregas, como a da foto. Em dias mais frios e à noite, aposte nas meias que podem ser inclusive coloridas. A ideia deste visual é marcar a cintura.

AS E ES TREL AS MAPAS ESTREL TRELAS MAP ESTRELAS

C MAP

Limeira, domingo, 9 de maio de 2010 - Gazeta de Limeira

No mês das noivas, CV C lança rro oteir o de CVC eiro roteiro lua de mel no TTahiti ahiti

Hospedagem em Bora Bora, em um bangalô sobre a água cristalina da região

9

Vestido com estampa digital fica ainda mais charmoso se usado com cinto largo de tecido. Mais uma vez, a cintura marcada aparece concedendo charme ao visual.

Consultora de Moda: Carolina Vitalli Gomes (Fargos e Scarpe) Roupas e Acessórios: Fargos Sapatos: Scarpe Modelo: Mayara Picinin Produção: Márcia Lucato Fotos: Renato Silva

9Para os pés, as

Clogs (tamancos) que apareceram nos desfiles de verão da Chanel acabaram agradando e foram adotadas pelos fashionistas. Os modelos nacionais são semelhantes e fazem parte dos principais lançamentos da coleção inverno.

9

As blusas de manga longa aparecem com pregas que marcam os ombros. São indispensáveis no guarda-roupa de quem quiser estar na moda nesta temporada. Para caprichar ainda mais, use com as Clogs (tamancos) que voltaram com tudo.

A operadora de viagens CVC aproveita a chegada de Maio, que tradicionalmente é o mês mais disputado pelas noivas, para lançar uma novidade sob medida a casais que sonham em celebrar o matrimônio ou o aniversário de casamento em grande estilo. Trata-se do roteiro de viagem “Lua de Mel na Polinésia”, que tem como cenário principal as paradisíacas ilhas de Tahiti. Com nove noites de duração, esse roteiro, digno de conto de fadas, inclui hospedagens com café da manhã em Papeete, Moorea e Bora Bora, além de passagens aéreas e serviço de traslado e, claro, o melhor: uma cerimônia exclusiva de casamento, seguindo as tradições polinésias, com músicas típicas, coquetéis exóticos para o brinde, mestre de cerimônia, cer-

tificado de casamento (não oficial), colares de flores e pareôs, trajes típicos taitiano. Para completar o cenário perfeito, o casal ficará ainda hospedado, em Bora Bora, em um bangalô sobre a água cristalina da região . Para contribuir na realização desse sonho, a CVC também oferece facilidades na aquisição desse roteiro de viagem, que pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros, ou então pode ser sugerido, aos convidados dos noivos, como presente de casamento, já que a operadora conta com a “Lista de Casamento CVC”. Informações e reservas: www.cvc.com.br Em Limeira, nas lojas CVC. Telefones: 3446.8888 3404.8899

at ament o da TTr russ Estttação trat atament amento Es ação de tr tratamento Truss

C MAP

Para quem anda sofrendo com queda de cabelo, cabelos oleosos, caspa e seborreia, uma boa notícia. É que a Truss disponibilizou para os melhores salões de cabeleireiros uma nova estação de tratamento que vem sendo usado na selagem dos fios. Segundo o hair desing Fábio Braz do salão que leva seu nome (na Av. Fabrício Vampré, 1684) uma das vantagens da estação é poder tratar os cabelos danificados pela química e pelo sol sem o uso de formol. (Tel.: 3441.5797).

CMAP


Armênio Mendes [Parque Balneário Hotel e Grupo Mendes] com a colunista anfitriã Sandra Netto e o marido jornalista Luis Carlos Ferraz [Jornal Perspectiva-Santos]

Neusa Camillo Leoncini [Campinas], Tânia Pinheiro de Almeida [Penápolis], Enza Denadai [Botucatu], Vera Lotto Galvanini [Jaú], Sueli Couto [São Paulo]

Thereza Bueno Wolf; Glorinha Cohen, Vera Lotto Galvanini/ Jaú, Sonia Menezes Pizzo/Franca, Neusa Camillo Leoncini/ Campinas, Waldner Lui/São José do Rio Preto

22º Congrresso esso dos Colunis tas Colunistas Sociais em Sant os Santos O tradicional Parque Balneário Hotel, de Santos, sediou de 16 a 18/ abril, o 22° Congresso Estadual 2010 da Apacos-Associação Paulista de Colunistas Sociais. O evento comemorou os 22 anos da entidade, fundada em 1988 no mesmo tradicional, renovado e luxuoso Parque Balneário Hotel, no Bairro do Gonzaga. A decoração de fortes características portuguesas foram bem conservadas entre mármores e granitos importados. Nos amplos apartamentos, tudo é moderno e confortável, mostrando um luxo contemporâneo, graças à recente restauração realizada pelo grupo Mendes, sabiamente comandado pelo empresário Armênio Mendes, que investiu R$ 9 milhões e transformou parte do hotel, em um elegante shopping Center. Com todo modernismo, a cidade de Santos, concilia o ontem e o hoje, conserva a graça das antigas estâncias e oferece exemplos de contemporaneidade de hotelaria no Parque Balneário. Não é à toa que a Secretaria de Turismo escolheu como assinatura a expressão: “De bem com a vida?!”. Cerca de 60 colunistas sociais, da mídia impressa, de várias regiões do Estado de São Paulo, elogiaram a fantástica recepção proporcionada pelo Grupo Mendes [Armênio Mendes e Alex Mendes], donos do hotel e patrocinadores oficiais desse Congresso. O encontro da Apacos homenageou os decanos do colunismo social do Estado, com a comenda “Tavares de Miranda”, um dos ícones da crônica social paulista: Thereza Bueno Wolf/Santos; Glorinha Cohen/SP, Vera Lotto Galvanini/Jaú, Neusa Camillo Leoncini/Campinas, Waldner Lui/São José do Rio Preto; Sonia Menezes Pizzo/Franca, representada por Anderson Pinheiro; Amauri Honorato e Ruben Videla/Limeira, comemoram 25 anos de colunismo. Em 2011, será a vez de Franca sediar o congresso. Foi tudo muito bom, informativo e divertido, participar deste congresso, pela troca de experiência entre colegas de profissão e por ouvir palestras informativas com Roberto Nogueira, do Spa Unique Garden-Mairiporã, do jornalista Horácio Neves [Jornal Brasilturis], e o bate papo com Ciro Batelli, de Las Vegas e jurado da Danças dos Famosos do Domingão do Faustão; e Celyta Jackson, diretora do WTC Design Hotel São Paulo, que presenteou todos os colunistas sociais com a carteirinha de sócio do ‘Clube A’. A integração de várias e diferenciadas culturas, fizeram com que saíssemos deste evento muito mais ricos e atualizados. Vale destacar que os colunistas sociais desta Gazeta de Limeira: Amauri Honorato, Ruben Videla e Denise Ragazzo integram o novo Conselho Deliberativo da Apacos 2010/2014. Próximo congresso, agora da FEBRACOS-Federação Brasileira de Colunistas Sociais, será no mês de agosto, em Foz do Iguaçu, quando estaremos participando desse maravilhoso encontro nacional. Recebemos o apoio de empresas do ramo de joias folheadas de Limeira: Mereb Chains-Fatima e Rodolfo Mereb; Galle FolheadosNancy Quintal; Nucleo 2-Cassia de Oliveira; MDegan-Catarina Degan Araújo; Ana Paula Bertholini; R. Zovico; Sapataria-Jane Porreca, pelos brindes doados para sorteio entre colunistas sociais. Vale destacar que Mereb & Chains-Fatima e Rodolfo Mereb, Galle Folheados-Nancy Quintal e Jane Porreca-Sapataria receberão diploma ‘Amigos da APACOS’. Nossos agradecimentos à querida e amada Sandra Netto, maravilhosa anfitriã, sempre ao lado de seu marido o jornalista Luis Carlos Ferraz, do Jornal Perspectiva, que com empenho, garra e talento, souberam conduzir tudo e organizar com os olhos atentos de Vera Martins presidente de honra e do presidente Ovadia Saadia. Tudo na mais perfeita sintonia! O Congresso teve o patrocínio do Grupo Mendes e contou com espetacular apoio institucional da Prefeitura de Santos & Secretaria Municipal de Turismo & Santos e Região Convention & Visitors Bureau [Srv&vb], além da colaboração de empresas das cidades de todo o estado paulista onde atuam os associados da Apacos. Confira alguns cliques do fotógrafo Petrônio Cinque e Denise Ragazzo...

Ovadia Saadia, Sandra Netto com os patrocinadores e homenageados Andreia e Alex Mendes diretor do magnífico Parque Balneário Hotel

Ruben Videla, Denise Ragazzo e Amauri Honorato colunistas Gazeta de Limeira

Thereza Bueno Wolf, Vera Martins, Sandra Netto e Adelina Silveira de Alcântara Machado

Gil Fuentes [Suzano], Denise Cursino [Catanduva], Waldner Lui [São José do Rio Preto]

C MAP

MTB 54.541 FILIADA à APACOS & FEBRACOS (denise@gazetadelimeira.com.br) acesse: www.gazetadelimeira.com.br

C MAP

Limeira, domingo, 9 de maio de 2010 - Gazeta de Limeira

CMAP


Mar mor ar ia P edr af or ti inaugur vo sho wr oom em Limeir Marmor morar aria Pedr edraf afor orti inauguraa no nov showr wroom Limeiraa moraria Pedraforti novo showroom

C MAP

Limeira, domingo, 9 de maio de 2010 - Gazeta de Limeira

Inovação * Qualidade * Elegância FOTOS: DENISE RAGAZZO

A primeira-dama do município Constância Félix com os proprietários Pedraforti Marcia e Marcos Forti

Marcos José Forti [Pedraforti] e Marcia Helena Castelo Forti

Equipe feminina Pedraforti-Iracemápolis e Limeira

Equipe masculina Pedraforti-Iracemápolis e Limeira

A arquiteta Marcia Zotelli [Falmec Smeg do Brasil], Marcia Helena Castelo Forti [Pedraforti], Susy Roque e a arquiteta Claudia Carvalho

Murillo Castelo Forti, Marcia Helena Castelo Forti e Marcos José Forti, Maysa Castelo Forti

O arquiteto Arthur Rodrigo Ramos, Marcia Helena Castelo Forti, a arquiteta Alessandra Buzolin e Francis

Yeda Ragazzo Cosenza e Reinaldo Cosenza; com o casal Nilta Zuza primeiradama de Iracemápolis e o prefeito municipal de Iracemápolis Fabio Zuza

Showroom Limeira |19| 3443.2860 | limeira@pedraforti.com.br Rua Letícia de Almeida Toledo de Barros, 35 | Jardim Santa Cecília | Limeira. Matriz Iracemápolis |19|3456.7760 | pedraforti@pedraforti.com.br Campinas |19| 3203.5904 | campinas@pedraforti.com.br

C MAP

Equipe Pedraforti Limeira: Dangelo Olivatto, Aldacir Bellão, Marcia Helena Castelo Forti e Marcos José Forti, Daniela Olivatto, Haline Castelo Silveira

Com tradição de 22 anos comercializando com solidez e confiança mármores, granitos nacionais e importados, pedras decorativas em Iracemápolis a Marmoraria Pedraforti, traz para Limeira seu novo showroom e para marcar a sua chegada, realizou festa de lançamento no último dia 28/abril, para reunir familiares, amigos, profissionais da área de engenharia, arquitetura e construção e imprensa no Complexo Zarzuella, que estava luxuosamente decorado com móveis de Clayton decorações e flores da Flora Juliano, Marina Oehlmeyer assinou o buffet da noite regado à prosecco entre muitos flashes e entrevistas para televisão. O casal Marcia Castelo Forti e Marcos Forti, proprietários da Marmoraria Pedraforti, recepcionaram todos os convidados na chegada do evento acompanhados pelas equipes de atendimento Pedraforti de Iracemápolis e de Limeira. Três importantes fornecedores expuseram, no local do evento, as novidades de mercado em mármores, granitos, impermeabilizantes e materiais industrializados: Levantina-mármores importados e chapas industrializadas; Dupox-impermeabilizantes e Polimento Italiano-granitos exóticos. A Pedraforti ganha destaque no mercado nacional à cada dia. É uma das empresas do setor que cresce vertiginosamente e conquista clientes exigentes de várias regiões do Brasil. Isso é o resultado da capacitação dos profissionais da Pedraforti, dos investimentos em tecnologia dos equipamentos e efetivamente do respeito que a empresa tem para cada ação da cadeia produtiva. Valores como excelência no atendimento ao cliente, orientação técnica e a personalização do relacionamento cliente/empresa tornando cada cliente único, são fundamentos da Pedraforti. A equipe de atendimento é capacitada para assessorar todos os clientes com a mesma importância e respeito, independentemente do volume de negócios. Em Limeira a Pedraforti terá disponível para os clientes todos os tipos de granitos e mármores nacionais e importados, pedras decorativas, porcelanatos de primeira linha, além de louças e metais: Deca, Incepa. Cubas, fogões, cooktops e coifas: Tramontina, Franke, Falmec. Banheiras e Spas: Jacuzzi e Pretty Jet. Aquecedores Solares. Pastilhas Vetromani-revestimentos especiais em vidro e outras marcas. Produtos impermeabilizantes: removedores de manchas; poliméricos; ceras, seladores; argamassas, rejuntes e selantes; hidro e óleo fugante; detergentes neutro, limpeza leve e pesada em mármores e granitos, porcelanatos, blocos, concretos. Visitem o site: www.pedraforti.com.br

CMAP


Limeira, domingo, 9 de maio de 2010 - Gazeta de Limeira

C MAP

...Feliz Dia das Mães...

Inah Fior Godoy comemorou ontem 80 anos de vida. Na foto a querida D. Inah entre as filhas Mônica e Maria José. Parabéns, que Deus te abençoe e proteja em sua caminhada! Felicidades!!!

"... Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver..." Esta é minha linda e querida mãe... Natalina Milaré Ragazzo. “Mamãe... Obrigada por estar sempre entre Nós. Te Amamos Muito!!!...”.

A mamãe Sabrina Stradiotto Rocha com o bebê Pedro Henrique Rocha

A mamãe Sandra Ferreira cercada pelas filhas Maria Gláucia e Roberta

Rui Faber Correa da Silva com a mãe Maria Augusta Faber Correa da Silva

A mãe Silvia Feola ladeada pelos filhos dra. Camila Feola Ailton e Bianca

“ Fernanda Tegon Martins com o filho Giovanni Cândido Martins

Mãe... palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser Mãe não é só dar à luz e sim, participar da vida dos seus filhos gerados ou criados. Obrigado por termos vocês: Mamães!!!

C MAP

Mãe... Que a beleza das flores, a doçura do mel, o brilho das estrelas, envolvam você hoje e que você continue irradiando esse Amor e essa Alegria que você sempre nos ofereceu! Te Amo Mãe!!!

CMAP


Limeira, domingo, 9 de maio de 2010 - Gazeta de Limeira

BORBULHANTES...

• Desejos de Felicidades: 10/maio Otacílio Monteiro e Francisco Ferraz; 11/ maio Daniele Kühl, arquiteta Brunete Fracarolli, Edney Pereira, Nayara Toledo, Carolina Naleto, Neuza Rizzo, Elisa Baeninger Grecco, Mariana Marini, Mauricio Kühl; 12/ maio Bruno Lindman Tintori, Isabela Bussatto, Karina Daniel Penteado, Matheus Bonadiman, Sonia Masutti, Zeca Trigo, Willian Levy, a colunista social Marina Grandi [Farroupilha|RS], Adriana Malaman e Karina Glasser. Tudo de bom! • Aniversariantes da Semana: 13/maio Luciano Occhialini, Rafaella Fortunato, Conceição Ap. Furlan; 14/ maio Carolina Benvenutti, Juliana Camargo, Leo Navajo Magosso, Pietro Capece, Fabio Luccas, Goreti Manginelli; 15/maio Silvana Virgolin Gullo, Carolina Ferrari, Bruna Ragazzo Di Paolo, Aguida Santos, Luciana Soares, Graziela Masutti, Cristine Alvarenga. Parabéns & Beijinhos... • Com o intuito de divulgar suas marcas está ‘virando mania’ trazer celebridades, artistas e modelos para enriquecimento de eventos, só que a mídia da terrinha, sempre é deixada de lado! Afinal de contas em qual realidade será que esses empresários vivem? Será que é no mundo das celebridades??? Quem irá comprar em seu comércio? Pensem nisso!!! • O Plano Santa Casa Saúde oferece a palestra: ‘Câncer de Mama’, dia 13 de maio às 19h, com o mastologista Luiz Eduardo Campos de Carvalho, sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, este é o que mais causa mortes entre mulheres. Local: Espaço de Treinamento-Rua Bahia, 856 [frente ao Pronto Socorro Hospital Frei Galvão]. Confirmar até 12/maio |19| 3404.4319 [Av. Antonio Ometto, 598-Vila Claudia] ou e-mail: promovida@santacasalimeira.com.br

• P.E.T.CURSOS [Preparação e Especialização para o Trabalho] traz curso para Secretarias do Lar, com objetivo de atualizar comportamentos, maneiras e costumes, direitos e deveres, segurança, higiene, primeiros socorros, alerta contra drogas, riscos com crianças.Vagas limitadas |19| 3702.9760.

FOTO: FELIPE HELLMEISTER

• Feliz idade nova aos aniversariantes de hoje: 09/ maio Gabriel Varga, Fabio Santana Lojudice Sanches, Joaquim Prado, Gustavo Marchesin, Oswaldo Wodevotzky Jr, Lívia Toledo e Raphael Munhoz Turati. Felicidades!

• Fernanda Varga está confeccionando lindos vasos artesanais com tupilas em tecido e essência, colocadas em vasinhos de madeira. Ótima opção para presentear. Encomendas pelo Blog fnlvarga@hotmail.com

Tyr ol pr ent e g rande yrol praa g gent ente gr gente grande A Tyrol, na contramão das marcas de adulto que lançam coleções infantis, criou uma linha de adulto especial para o dia das mães. Para estrelar a campanha desta coleção, a marca convidou uma dupla de peso: a chef de cozinha Danielle Dahoui e sua filha Noah, fruto do relacionamento que teve com o jogador Raí. As fotos foram feitas por Felipe Hellmeister, a beleza por Anderson Honorato e a direção de estilo leva a assinatura de Mira Schiller. Tal mãe, tal filha, vale conferir!

• Sucesso o jantar preparado só para mulheres, pela boutique Pepper [Maria + Suse + Lygia] esta semana na Dell Anno com a famosa ‘polenta na tábua’ preparada por Lílian Corte. Foi bom D+! • Só a loja Incanto tem a Sexta Maluca! Com descontos e promoções Malucas para Você! Promoção 15% até 15/maio. Incanto-Moda Íntima |19| 3704.1053-Rua Senador Vergueiro, 788-Limeira. • Em celebração à manutenção das certificações da ISO e ONA [Organização Nacional de Acredita��ão] e ao Dia do Profissional da Saúde, a Medical reúne seus colaboradores nos dias 11 e 12/ maio para jantar na tradicional churrascaria Rei dos Pampas, em Limeira. O evento é uma homenagem pelo empenho e dedicação de todos os colaboradores da empresa. • A nova loja de produtos naturais Estação Saudável, foi inaugurada com variada linha de produtos naturais, integrais, orgânicos, diet, light e sem glúten, na Rua 25 de Março, 501 - Boa Vista - Limeira.

• Exposição Gallo Decor 2010 está com novas tendências em móveis, lustres exclusivos, enfeites e presentes, com tudo o que há na capital e grandes centros para se inspirar e criar você encontrará em Rio Claro e Piracicaba. #Farfalla per Antonella Massari fez lançamento da coleção outono inverno esta semana para as lulus antenadas e chiques da terrinha!

EXPRESS... ...Viel Importadora moda feminina e masculina & Ponta de Estoque Braz e Bom Retiro, realiza hoje às 9h, o Bazar das Mães, peças com preços arrazadores a partir 10 reais, rua Padre Antonio Canazza, 167-Americana-|19| 3645.2003 | 3406.5794. ...Palestra gratuita: “Energia maternal - inspiração para o sustento do planeta” 9/maio às 19h na Brahma Kumaris |19| 3451.8191-Rua Deputado Otávio Lopes, 291-Centro-Limeira. ...Rancho Nativo iniciando nova atividade aos domingos ‘Kaypira Park’, com várias recreações e pequeno restaurante para atender pais, filhos e netos. Ligue |19| 3443.6055. ...Chá Beneficente Grupo Renascer em 12/maio às 14h em prol Casa da Criança Santa Terezinha. Convite 20 reais. Local Salão Casa da Criança. Não Perca!!! ...3º Feijoada Social dia 19/junho/12h ALICC+ Hard Chopp III [Sertanejo + Pagode + Música Eletrônica + Dee Jay]. Convite/Camiseta e Kit Feijoada Viagem no Hard Chopp |19| 3444.1444 e ALICC. Faça sua parte! Colabore!!! ...Vivência do Portal Cigano, com Soraia Cintra 15/maio/ 16h/R$ 35 reais, no Espaço Naluz-‘Espiritualidade e Auto-Conhecimento’-Rua João Machado Gomes [frente nº 292], V. Cláudia-|19| 3446.2691 | 3495.3342 | 3702.2927 www.soraiacintra.com ...Centro de pesquisa fundação Mokiti Okada-CPMO fez projeto horta caseira no Johrei Center av. Antonio Ometto, 418, V. Cláudia-Limeira-|19| 3442.1943. ...Casa Cor Campinas & Casa Hotel apresentou edição 2010 em café da manhã, no The Royal Palm Plaza, com maravilhoso elenco de profissionais. Grata pelo convite! ...Mega Bazar Daslouka’S de 10 a 20/maio, calças jeans das mais famosas marcas por R$ 39,90 em 3x sem juros. Beneficente ao CREN. Bazar-Rua Tiradentes, 1240-Centro, Limeira. ...Secretaria Municipal de Saúde & APAE promovem “Terceira Semana de Prevenção Sobre os Perigos do Álcool na Gestação”, entre os dias 25 e 27/maio.


Limeira, domingo, 9 de maio de 2010 - Gazeta de Limeira

MENSAGEM Se você der a um porco e a uma criança tudo o que eles quiserem, você terá um ótimo porco e uma péssima criança. SEGREDINHO Para fazer correr um zíper emperrado, esfregue sobre ele um sabonete novo e seco. REFLEXÃO Para Wanda F. Gerotto e Elza Haflinger, com carinho Deus habita dentro de você! Deixe então que sua bondade se manifeste através de seus olhos, tornando-os brandos de compreensão, quentes de compaixão, ternos pelo perdão constantes a todos. Que nenhum olhar de impaciência ou condenação tolde a beleza de sua vida! Que sua fisionomia irradie contentamento e felicidade de tal forma que todos que se aproximem de você sejam contaminados pelo seu otimismo. CHARADA É filho de meus pais, mas não é meu irmão nem minha irmã. Quem é? RESPONDA 1) Quem é o autor do famoso romance "Os Miseráveis"? 2) De que grande movimento religioso foi Lutero o líder? 3) Quem era Júpiter? 4) Qual é o país que inventou o alfabeto? 5) Qual é o Estado mais meridional do Brasil? 6) Com que finalidade foram construídas as pirâmides? 7) Qual é a pedra horoscópica do mês de maio? 8) O que é a mosca tsê-tsê? 9) O que é Corão? 10) Qual é a capital do Estado do Pará? FAÇA ISSO! Relaxe sempre os ombros. 1) Faça movimentos circulares com os ombros, cinco vezes para a frente e outras cinco para trás. 2) Levante-os em direção às orelhas e deixe que caiam sozinhos (mais cinco vezes). 3) Puxe a cabeça em direção a um dos ombros, relaxando o pescoço. 4) Com a ajuda das mãos, empurre o queixo contra o peito. RIA... QUE FAZ BEM Um homem entra na sapataria e pede um par de sapatos n.º 39. A funcionária estranha e explica que ele deve levar o n.º 42. O homem responde: - Minha mulher é uma bruxa, meu filho é drogado, minha sogra vive lá em casa, meu salário é uma porcaria e meu carro

a Car tta (Carlos Drummond de Andrade) Para Cleusa Cavinato, com carinho, pela data 01/05 Para Maria Isabel Amato, com carinho, pela data 01/05 Para Carmelita Caram Sousa Dias, com carinho, pela data 04/05 Para Maria Lúcia Tochini, com carinho, pela data 04/05 Para Myrian Araújo, com carinho, pela data 05/05

Há muito tempo, sim, que não te escrevo, Ficaram velhas todas as notícias. Eu mesmo envelheci. Olha, em relevo Estes sinais em mim, não das carícias, Tão leves que fazias no meu rosto: São golpes, são espinhos, são lembranças Da vida a teu menino, que ao sol posto Perde a inocência das crianças. A falta que me fazes não é tanto A hora de dormir, quando dizias "Deus te abençoe" e a noite se abria em sonhos. É quando, ao despertar, revejo a cada canto A noite acumulada dos meus dias, E sinto que estou vivo e que não sonho. não funciona. Minha única alegria é chegar em casa à noite e tirar os sapatos apertados. Por favor, traga o 39.

lho, sra. Emília M. Varga, tão bem capitaneada pela amiga Marilene Bagnato.

UMA BOA RECEITA Capriche no recheio do seu sanduíche. Mas o pão deve ser do Cafezinho da Arlete. O melhor pão de Limeira.

VALORIZE LIMEIRA Mesmo sabendo da inutilidade e do ridículo da situação ainda tem maus limeirenses que teimam em se candidatar. Devemos gravar seus nomes.

AGRADECIMENTO Meus dotes literários são pequenos para expressar o tamanho do meu agradecimento pela demonstração de carinho e amizade que recebi por ocasião do meu aniversário. Mesmo sem nenhuma comemoração fui lembrada através de visitas, flores, telefonemas, mensagens, cartões, brindes que me emocionaram e reafirmaram a certeza: tenho amigas do coração. Agora é procurar merecer os conceitos recebidos e continuar a manter com carinho essas preciosas amizades. FOI UM SUCESSO O tradicional chá da Alicc reuniu grande número de pessoas, compensando o grande trabalho das voluntárias e ajudando essa utilíssima associação. Parabéns a toda a esforçada equipe e à molamestra desse maravilhoso traba-

RESPOSTAS 1) Vitor Hugo. 2) Da Reforma. 3) Rei dos deuses da mitologia grega. 4) Fenícia. 5) Rio Grande do Sul. 6) Para servirem de túmulo aos faraós. 7) Esmeralda. 8) Uma mosca da África portadora do germe da doença do sono. 9) A Bíblia maometana. 10) Belém. Resposta da charada: Sou eu.

Quar o: q ual seu es tilo? Quarttto: qual estilo? As famílias contemporâneas estão mais individualistas e com estilos diferentes entre os moradores O quarto é sinônimo de relax, por isso, deve ser aconchegante, agradável e ter a “cara” de quem o ocupa. Na hora de projetar um quarto, deve-se pensar na funcionalidade, circulação e iluminação. Os móveis brancos em linhas retas são uma tendência. A madeira junto com o vidro em armários e bancada, sugere leveza e fica bem com qualquer estilo. O uso de papéis de parede também está em alta. Existem diversas opções no mercado, para todos os gostos. Os mais atuais são as estampas geométricas em tonalidades tom sobre tom. Já os tapetes devem ser confortáveis para ficar descalço, prefira os modelos de couro natural, fios de algodão ou nylon. O tamanho e a quantidade de tapete variam conforme o ambiente. Geralmente as passadeiras são as mais utilizadas. Quanto à cortina, para os mais clássicos as de organ-

za, seda ou voal caem bem. Podendo ser bordadas, conciliam charme e requinte. Já para os mais modernos, a persiana é ideal e combina com tudo. A cama é o objeto principal

deste cômodo, e deve ter destaque garantido. Escolha a camabox e eleja um tamanho proporcional ao quarto. Ouse na escolha da colcha. Aplique cristais ou bordados com cores vibrantes, brinque com texturas e estampas diferentes (listra com flores).

DEFINA SEU ESTILO ÉTNICO: Repleto de influências culturais presentes nos pequenos detalhes esse quarto é sinônimo de aconchego. Os móveis possuem formas definidas e têm referências com o Oriente. As cores são fortes, destaque para o uso do vermelho e do marrom. URBANO: Para quem tem pouco espaço, o móvel são cleans e modulares, geralmente brancos e com poucos objetos. CLÁSSICO: Uso de móveis de época, com muitos detalhes. As estampas são florais e com apliques. Uso de muitos tapetes e quadros. MODERNO: Predomínio do branco ou em tons madeirados escuros, uso do vidro, metal e espelhos. Móveis em linhas retas e de designer famosos.

Augusta M. Galzerano

Uma tendência muito forte é a mistura de elementos modernos e rústicos, tendo como temática os metais e fibras. Mas deve-se ter muito cuidado, para não exagerar na dose. Peça sempre ajuda de um profissional, caso tenha dúvidas. Para os adolescentes, o ambiente deve ser arejado, com cores vibrantes, próprias da idade. Móveis modernos em estilo clean e decoração de acordo com o hobby do adolescente caem bem. Quanto à iluminação, o ponto principal é que as luzes não devem causar cansaço. Um lustre central, com iluminação para cima é ideal e dá charme ao ambiente. Lâmpadas fluorescentes são pouco aconselháveis. Abajures ou pendentes ao lado da cama servem bem àqueles que gostam da leitura. O uso de cristais combina com qualquer ambiente e dá um toque de sofisticação. O gesso deve ser usado não só para decorar o teto, mas para fazer a iluminação indireta, criando nichos e volumes.

RÚSTICO: Uso de tons castanho, móveis de madeira natural e fibra, uso de objetos que remetem à natureza. O couro e os papéis de parede naturais são ótimas opções.

JULIANA FIOR THOMAZ Arquitetura e Interiores Rua Carlos Gomes, 1075 Fone 3441.9656 julianafior@vivax.com.br


Limeira, domingo, 9 de maio de 2010 - Gazeta de Limeira

Acident es inf antis cidentes infantis

par te 2 part parte

A MAIORIA DOS ACIDENTES ACONTECE EM CASA O local em que mais ocorrem acidentes envolvendo crianças é na sua própria casa ou na de parentes. A escola desponta como o segundo palco dos acidentes infantis, seguida das ruas. PREVENÇÃO Muitos dos acidentes que mutilam a infância - em especial as queimaduras, afogamentos, quedas, agressões, atropelamentos, envenenamentos, transporte inadequado, entre outros - poderiam ser evitados. O adulto é o grande responsável por esses traumas. “Os acidentes infantis, quando não matam, podem mutilar ou deixar sequelas neurológicas irreversíveis. Como não há vacina contra isso, tem-se que tentar preveni-los, mudando o comportamento das mães”. O descuido e a negligência de algumas mães no tangente às quedas da cama ou do trocador de fraldas, geram sérios traumatismos crânioencefálicos em crianças. PRINCIPAIS CUIDADOS PARA PREVENIR OS ACIDENTES - não deixar os bebês sozinhos; - observar cuidados quanto aos trocadores de fraldas; - cuidar da segurança dos móveis; - evitar camas com colchas de tecido escorregadio; - ter atenção e cuidado ao colocar as crianças em cadeirões de alimentação e berços; - ter especial atenção com as janelas abertas e escadas; - ter cuidados durante o banho do bebê, para que ele não caia na água e possa se afogar. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA E SITUAÇÕES DE RISCO “A maior parte dos equipamentos disponíveis no mercado é importada e cara; inacessíveis para as classes mais baixas”. Devido à precariedade das

construções, enfrentada pelas classes mais baixas da população, é comum graves lesões por quedas de lajes mal construídas ou por terem caído, elas próprias, de terraços sem proteção. Os poucos playgrounds disponíveis para esta população também carecem de manutenção e são palco de frequentes acidentes, envolvendo cortes em brinquedos enferrujados, perfurações com pregos e fraturas. É frequente os sérios acidentes com os fios das pipas com cerol empinadas pelos meninos. Há também o risco dos pisos encerados e dos tapetinhos, comuns nas casas dos idosos e um perigo, tanto para eles quanto para as crianças. A reutilização de embalagens alimentícias com produtos de limpeza é, ainda, um grande causador de intoxicações entre as crianças, muito fascinadas pelas texturas e cores chamativas dos detergentes, xampus e água sanitária. Algumas receitas caseiras para tratar acidentes simples podem causar grandes transtornos e a exposição da criança a tratamentos dolorosos e desnecessários no hospital. A prevenção dos acidentes na infância pode e deve ser instituída. O termo “acidente” implica a sua imprevisibilidade, e embora seja certo que as lesões não tenham maior probabilidade de ocorrer do que as doenças, estar atento para as situações de risco pode evitar perdas irreparáveis.

DR. ANTONIO CÉSAR CORTEZ Médico Ortopedista e Traumatologista CLIFOL - Rua Senador Vergueiro, 805 - Centro Tel.: (19) 3442-4151 E-mail: drcesarcortez@hotmail.com

A razão humana emag rece emagrece Paciência tem limite. Agora todo mundo quer saber da ração humana. Ainda bem que essa onda logo passa. Mas infelizmente outras virão. O obeso não tem culpa. Ele quer emagrecer. Custe o que custar. E tenta de tudo. Uns pela mídia, que prega um corpo de cabide de estilista. Outros por questões de saúde. Outros por ambos o motivos. Em 1983 enfrentei o livro “Meus 3 Segredos para Emagrecer. 1- tire o açúcar da alimentação; mas pode comer frutas como maçãs, morangos e melões (como se eles não fossem doces). 2- Coma por exemplo uma cenoura com café ou um pedaço de aipo com água, 20 minutos antes das refeições. 3-Conte quantas vezes você engole alimento durante o dia, por uma semana. Tire a média diária e diminua 10% de engolidas... Ah, já chega. Em 1985 a “Dieta Maravilhosa de 4 Dias – perca

5 quilos em 4 dias!” estava na 9ª edição. A seguir alguns trechos. (Você) não deve usar a dieta Maravilhosa por mais de quatro dias de cada vez. A dieta é rigorosa... Não oferece uma nutrição balanceada e perfeita... ...uma dieta sensacional, para resolver um problema específico, de maneira quase instantânea. Nunca houve nada parecido! “Só é Gordo Quem Quer” estava na 10ª edição em 1986; era a febre do momento. O autor, um anestesista, recorreu ao endocrinologista Jorge Bastos Garcia, com o livro já na 24ª edição em 1989, para tentar perder 20 de seus 100 quilos, segundo a Folha de São Paulo de 21 de setembro desse ano. As 180 páginas de “Calorias não Engordam”, sem data de publicação, todo amarelado pelo tempo, tem na capa o anúncio de ‘36ª edição’, e os dizeres: Incrível – mas é verdade! Você precisa de alimentos gordurosos para emagrecer. Enquanto isso, o livro “200

A partir da primeira semana de maio, a Farmácia Popular vai passar a vender medicamentos para pressão alta e diabetes nas drogarias do programa e nas redes credenciadas. De acordo com o Ministério da Saúde, serão incluídos a insulina e a sinvastatina na cesta, que já conta com 109 medicamentos com preços acessíveis. O programa do governo federal promete dar descontos de até 90% em cada um dos remédios, nas farmácias espalhadas por todo o País. Pode haver uma variação no valor final da venda para o consumidor, já que foi determinada apenas uma quantidade máxima a ser cobrada. O consumidor que se interessar pela droga deve procurar uma das farmácias que fazem parte do programa e, junto à receita médica, apresentar o CFP. No caso da compra do remédio para idosos que não podem comparecer à drogaria, o filho ou neto deve ter uma procuração assinada em cartório, além da receita médica em mãos.

Paco tes turís ticos acot turísticos acotes

Categoria: O hotel/pousada ou outro meio de hospedagem contratado, deve oferecer exatamente as acomodações contratadas. Havendo diferença na categoria, o hóspede tem direito ao abatimento do preço ou devolução do valor pago, no caso de haver recusa de hospedagem na categoria oferecida. Desistência: Havendo desistência do hóspede, o meio de hospedagem pode até cobrar uma multa pela desistência, mas essa possibilidade precisa estar claramente prevista em contrato. Overbooking: Se o hotel não tiver apartamento disponível para o hóspede que já realizou a reserva será necessário disponibilizar um apartamento de uma categoria diferente daquela reservada, ou acomodá-lo em outro hotel ou devolver o seu dinheiro. Check-out: O horário de saída (check-out) deve ser respeitado, sob pena de ser cobrada uma diária extra (em geral o horário estipulado é o meiodia). Porém você pode pergun-

tar na recepção se há possibilidade de estender o seu horário de saída (vai depender, por exemplo, da lotação do hotel). Taxa de Turismo: Algumas cidades, com objetivo de arrecadar fundos para a melhoria do turismo faz a cobrança da “taxa de turismo”, que às vezes aparece na conta final, e as pessoas pagam sem perceber. Contudo, você não é obrigado a pagar essa taxa. Falta de pagamento: Se você não pagar a conta ao sair do hotel, pode ter sua bagagem retida até que a pendência seja resolvida. Mas o valor total dos bens retidos não pode ultrapassar o montante da dívida. Aproveite suas férias sem aborrecimentos.

EXPEDIENTE ELISEU DANIEL DOS SANTOS Advogado Professor universitário dreliseu@terra.com.br www.twitter.com/eliseudaniel www.eliseudaniel.com.br

passe 50 pontos – e apresenta uma tabela de pontos. Uma xícara de leite em pó integral vale 39 pontos. Três porções de carne de porco magra e gorda valem zero. Penso que se pegarmos o “Regime dos Astronautas” e a “Dieta da Lua”, depois de tudo isso, dá para ficar lunático tentando emagrecer. Quer emagrecer? Fale com seu médico. Ele o ensinará como ingerir menos calorias do que gasta. Seja racional. A razão humana emagrece.

DR. JAIR TADEU G. DE OLIVEIRA MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA Consultório: Praça Luciano Esteves, 216 - s. 26 F. 3451-1844

Far mácia popular tter er emédios par armácia eráá rremédios paraa terá ter ol alt o diabe tes e coles diabet colest erol alto diabetes colesterol

Fonte: Ministério da Saúde

Conforme abordado na semana passada, com a chegada das férias de julho, muitos leitores estão adquirindo pacotes turísticos. O quadro abaixo realça importantes observações quanto à hospedagem.

e mais algumas dicas para perder peso rapidamente” de nº 1 - ano 1, de 1994, dizia na dica nº12: Corte as gorduras. E a 15ª aconselhava: Use manteiga batida ou margarina. Sopa da USP – que nunca foi da Universidade de São Paulo -, chá detergente (houve quem acreditasse que iria urinar gorduras do corpo), semente de gergelim... A lista é enorme. Tem até a “Simpatia para Emagrecer” do Chico Xavier. Sim, o médium. Quarta-feira pela manhã – coloque em meio copo de água o número de grãos de arroz correspondente aos quilos que deseja emagrecer. À noite beba a água e ponha mais no copo. Na quinta beba de novo, e assim vai. E tem mais. Não faça regime. Não ponha a mais o numero de quilos que deseja emagrecer. Será que alguém com 100 quilos e 100 grãos ficaria com peso zero? O regime dos astronautas manda comer e beber à vontade, desde que se evitem muitos carboidratos – e não ultra-

Cartas para a redação: Rua Senador Vergueiro n.º 319 Limeira - CEP 13480-000 - Fale com a redação: 3404-3700 e-mail fabiana@gazetadelimeira.com.br

Editora-chefe: Fabiana Lucato MTB 23.378 Colunista Social: Denise Ragazzo MTB 54.541 Diagramação: Maria Cristina Bastelli e Patrícia Soares Colaboradores: Augusta Marino Galzerano, Maria Rita Lemos, Jair Tadeu Oliveira, Magali Mugnaini, Rosana Braga e Antonio César Cortez.


Limeira, domingo, 9 de maio de 2010 - Gazeta de Limeira

Bronzeamento artificial a jato que tem a durabilidade de até 7 dias. No momento em que o produto é aplicado a cor já fica visível. Você vai encontrar no Brasa Cabeleireiro, a partir de R$ 60,00 a sessão. Tel.: 3441-2919

Linha Veet agora tem Cera Quente Indicada para todos os tipos de pele a Veet lançou a sua linha de cera quente, com cera de abelha. Para aquecer, basta levá-la ao micro-ondas por 40 segundos, ou ao banho-maria por 30 minutos. Em dois tamanhos, 200 e 400 g., a nova Cera Quente Veet foi desenvolvida para as mulheres que optam pela depilação em casa, mas sem abrir mão da qualidade e eficiência do método de salão.

Peeling de Cristal: retira células mortas, clareia, devolve brilho e maciez à pele, reduzindo os danos causados pelo sol. Não descama, pode ser feito toda semana. Pacotes promocionais. Espaço Pilates TEL.: 3495.6003.

DOR DE CABEÇA, O QUE ELA QUER COM VOCÊ? Existem vários tipos de manifestações de dores de cabeça,e elas podem estar relacionadas a um quadro de DTM (Disfunção Temporo Mandibular) apresentando alguns sintomas como dor facial, abertura bucal limitada, dor de ouvido, sensação de ouvido tapado, ruídos articulares etc. A DTM é mutifatorial e deve ser tratada logo que diagnosticada para controle da dor e uma melhor qualidade de vida do paciente. ODONTOLOGIA BATTISTELLA / Tel: 3441-7550.

C MAP

SA ÚDE E BELEZA AÚDE Para o rosto, HIDRACOR filtro solar com várias funções: hidrata, protege e tonaliza a pele. Possui ativos como a vit C, ácido hialurônico, silício orgânico, uréia, vit E e filtros UVA e UVB. Textura ideal: gel creme, com efeito mate (toque seco). Você encontra na Valmari em Limeira. Tel.: 3442-5896

O salão Dedo de Moça está com novo horário de atendimento: terça a quintafeira das 10h às 19h, sextafeira das 7h às 19h, sábado: das 9h às 18h. Tel.: 2114-3684

Centro Dermatológico Dra. Camila Feola - CRM 125.233 O rejuvenescimento facial com toxina botulínica do tipo A é amplamente utilizado para reduzir as linhas faciais [rugas] dinâmicas, especialmente das regiões frontal, glabelar e periorbitária. Procedimento minimamente invasivo, é mais uma opção para quem deseja rejuvenescimento facial sem cirurgia. Blog: dracamilafeola.blogspot.com

C MAP

Na Nutribem você encontra Pães e Bolos congelados sem glúten e sem lactose a partir de R$ 6,90. Tel.: 3713-7000

C MAP


Jornal da Mulher, 08 de maio de 2010