Page 1

“OU RESTAURE-SE A MORALIDADE, OU NOS LOCUPLETEMOS TODOS” - Stanislaw Ponte Preta

37 ANOS

ANO XXXVII • Nº 931 • COTIA, 28/4 A 11/5/2012 • PRÓXIMAS EDIÇÕES: 12 E 26/5 • R$ 3,00

Diretor: W. Paioli

leia o jornal na internet: www.gazetadecotia.com.br

1º de maio: dia do trabalho ou dia do trabalhador ? Solenidades apenas mascaram o direito real de quem produz! Página 3

Embu das Artes (ex-capital da Ecologia)

vota contra Ecologia Plano aprovado pela Câmara visa extinguir nichos florestais a troco de indústrias para empregos e (pasmem!) dinheiro... Página 3

Prefeito Carlão Camargo se reúne com Secretário Estadual de Segurança Página 5

Odorico fala da malandragem política

> DIA DO

TRABALHADOR Nada se faz sem trabalho. Por isto, a Câmara Municipal de Cotia trabalha incessantemente para que o município tenha a melhor qualidade de vida da região, e seus habitantes sejam atendidos em suas reivindicações.

Veja na página 6

Saúde realizará mobilização da vacina contra a gripe no dia 5 de maio

VIVA 1º de MAIO, DIA DO TRABALHADOR!

Página 4

ARILDO GOMES

presidente da câmara de vereadores de Cotia

Marcha para Jesus será realizada dia 1 de maio em Cotia

Dr. Aílton Ferreira, médico, jornalista, ex-prefeito, é o novo secretário de Esportes de Cotia.

ASSOCIAÇÃO HOSPITAL DE COTIA EM CRISE

Quatro vereadores retornam à Câmara Municipal:

Após prestar depoimento à Polícia Federal, Marcênio Mange faz novas revelações

Almir Rodrigues, Sérgio Folha, Serafim P. Monteiro e Cláudio Olores. Se aprovados nas convenções partidárias, serão candidatos à reeleição, em outubro.

> LEIA MAIS NA PÁGINA 3

prefeito Carlão Camargo e vice-prefeito convidam a população para participar do evento

Página 7

Paulinho Lenha pede tachões refletivos na Estrada de Caucaia

DIA DAS MÃES: 12 de maio: edição consagradora! Faça um presente que ficará gravado no coração de sua mãe: dedique-lhe uns versos, uma mensagem, algumas palavras carinhosas. Ela merece tudo isto e muito mais! Mande uma mensagem para nossa edição 933 de 10 de maio, quando homenagearemos todas as mães do Brasil e do planeta Terra.

Faça contato pelos telefones: 4703-2636 / 4614-7828 ou e-mails: gazetadecotia@uol.com.br / gazetadecotia@hotmail.com

MUDANÇAS ESTRUTURAIS

Após o sucesso, verdadeiramente comprovado, da colocação destes sinalizadores nas imediações da empresa Nascimento até o Grupo Boucoult,o vereador Paulinho Lenha está propenso a solicitar ao prefeito Carlão Camargo que coloque estes tachões refletivos em toda a extensão da estrada para maior segurança dos que utilizam a rodovia à noite. Trata-se de medida de excepcional necessidade, a qual, obviamente, terá o apoio e providência do prefeito Carlão Camargo, pois, para Carlão, a vida dos que transitam entre a rodovia Raposo Tavares e Caucaia do Alto tem alto significado.

Frase de

Oscar Niemayer: “Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como penico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão”


2

28/4 a 11/5/2012

EDITORIAL MÃES DOS TRABALHADORES

P

ois é, estamos entrando no Dia do Trabalhador, com poucas conquistas, além dos empreguinhos mixurucas que rolam por aí e que pouco acrescentam à vida dos que produzem a riqueza nacional. Quando socialistas e comunistas gritam por maior assistência aos que produzem, não fazem mais do que uma perpétua obrigação, pois desde os primórdios os que labutam apenas contemplam a vida, enquanto ricaços nababos, geralmente empresários, amealham rios de dinheiro e propriedades, tudo em razão direta da exploração da força do trabalhador. Não nos esqueçamos, contudo, que trabalhadores ou trabalhadoras, mantém a referência especial, quando da chegada do Dia das Mães, no segundo domingo de maio. Aí então elas e eles se desdobram para dignificar e honrar aquelas que os (as) puseram no mundo com a permissão de Deus.

Lamentavelmente, os trabalhadores brasileiros não podem oferecer as mamães aquilo que elas merecem, além de carinho e respeito. Certo seria todos eles estarem capacitados a dar a essas benfeitoras e transmissoras da Vida, a total assistência física e psíquica que o Estado (nação), por incompetência, não consegue dar. Somente um modelo político totalmente independente da colônia (alguns dizem capitânia hereditária, que é quase a mesma coisa!), com fulcro apenas no SER HUMANO, terá o condão de oferecer benesses durante a vida material, porque até agora experimentamos toda sorte de frustrações e indignidade. O modelo que alvitramos partiria da própria comunidade, seria o autogoverno, algo que suscita o máximo de reconhecimento e respeito pelos que produzem toda sorte de bens. Para entender o que seria o autogoverno, consultem:

www.ecologia.org.br

Concurso Público da Secretaria da Saúde será realizado em maio A Prefeitura de Cotia, Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, informa que as provas objetivas escritas do Concurso Público para provimento de cargos serão realizadas nos dias 6 e 13 de maio de 2012. A divulgação da convocação com locais e horários a serem seguidos estarão disponíveis em 30 de abril. Para saber informações gerais basta acessar o site da empresa organizadora do evento: www.rboconcursos.com.br .

Bazar do Fundo Social de Solidariedade acontecerá de 2 a 4 de maio

O que é a democracia? Bobbio fala da democracia inexistente! PERGUNTA: Professor Bobbio, se a democracia fosse tão inflacionada na realidade assim como conceito, provavelmente viveremos num mundo de igualdade universal; mas invés não é assim. Se fala indistintamente de democracia a proposito da Atenas de Péricles e dos Sovietes de Lenin; há a democracia liberal, a socialista, há a democracia cristã. Podemos tentar dar uma definição mínima, mas precisa, destes termos? BOBBIO: eu imagino que não somente seja possível dar uma definição mínima da democracia, mas que seja necessário. Se quisermos colocar-nos de acordo quando falamos de democracia devemos entende-la num certo modo limitado, ou seja atribuindo ao conceito de democracia alguns caracteres específicos sobre os quais podemos estar todos de acordo. Eu penso que para dar uma definição mínima de democracia precisamos dar uma definição puramente e simplesmente procedente, quer dizer, definir a democracia como um método para tomar decisões coletivas. Chama-se de grupo democrático o

grupo onde valem estas duas regras para tomar decisões coletivas: 1) Todos participam das decisões diretamente e indiretamente; 2) A decisão é tomada após uma livre discussão grupal. Estas são as duas regras com base as quais me parecem que se possa falar de democracia no senso mínimo e se possa firmar acordos para dizer onde exista e onde não exista democracia. PERGUNTA: Então se pode falar de democracia, seja que se trate de decidir como num condomínio como se trata de decidir sobre uma lei do Estado? BOBBIO: Você disse muito bem: uma associação, mas qualquer associação. Qualquer associação geralmente estabelece quais são as regras sobre as quais se tomam as decisões que podem valer. Também se as decisões são tomadas por poucos, por alguns, e até por um somente, o importante é que a decisão esteja vinculada àquelas regras. PERGUNTA: Quando você diz estas coisas me vem à mente que efetivamente no mundo existem alguns –talvez não muitos –Estados demo-

cráticos; mas dentro destes Estados democráticos –imagino os meios da produção, os meios dos serviços, e muitas instituições, das escolas às casernas etc. = eu não encontro muitas das duas regras.

PERGUNTA: Então, você pensa que seja factível esta autodeterminação pelas próprias vias produtivas?

BOBBIO: Você efetivamente tem razão, estamos falando de democracia política. De fato eu considerei como uma das promessas não mantidas da democracia justamente pelo fato que a democracia política não está estendida à sociedade e não se transformou em democracia social. A rigor, uma sociedade democrática deveria ser democrática –isto é, deveria ter estas regras – na maior parte dos centros do poder. Isto em realidade na maior parte das democracias não aconteceu. Qual é, então, o centro dos poderes onde deveria haver esta extensão das regras democráticas? É a fábrica. No interior da fábrica não existe um regime democrático: as decisões são tomadas por apenas uma parte, para a outra parte há a possibilidade de um certo controle das decisões, mas as decisões não são tomadas por todos, pelas todas as partes que estão em jogo naquele centro do poder.

( Extraído da entrevista “O que é a democracia?”. Torino. Fondazione Einaudi, quinta feira, 28/2/1985 )

Corrupto apoia corrupto? Com toda certeza, somente corruptos votam em corruptos, diz um estudo recente patrocinado pelo jornal The News Coming, da Inglaterra. A estatística, embora não seja uma ciência exata, é um poderoso método de apuração de tendências, especialmente nos casos eleitorais, o que levou o jornal a considerar o fervoroso número de corruptos infestando o mundo político-administrativo, mas também comercial, onde, por incrível que possa parecer, há uma tendência patológica a favor da admiração por quem já chegou ao podium, mesmo tripudiando sobre adversários e corrompendo tudo e todos. Não podemos argumentar, com exatidão, que todos eleitores brasileiros adoram a corrupção e se alegram quando um corrupto-mor chega ao posto desejado, escoimando os que não conseguiram entrar nesse clube fechadíssimo que é o clube da corrupção generalizada. Se as pesquisas indicadas pelo jornal obedeceram critérios técnicos, plausíveis com a situação econômica

dos momentos bem críticos e amorais em que vivemos, especialmente na crista das recentes crises econômicas, podemos adivinhar que as eleições no Brasil constituem o ponto alto das negociatas de venda-e-compra de votos, com promessas (muitas vezes cumpridas) de ascensão por parte de quem, mesmo sem nenhuma capacidade, atinge postos elevados na administração pública. Se muitos balizam suas vidas dentro de princípios não condizentes com a ética e a moral, temos de chegar à conclusão rasteira de que as eleições de 2012 vão proporcionar o mesmo espetáculo de outros pleitos, quando grande parte de políticos compraram, gostosamente, a consciência de seus súditos para usufruir um período de regalias nababescas, onde o dinheiro jorra, juntamente com a licenciosidade que acaba por nortear a vida administrativa da nação.

Pode-se prever o futuro brilhante da Pátria com tantos e tantos corruptos dando as cartas e chafurdando no lamaçal da indecência administrativa, graças à ação nefasta, covarde e também famélica dos que dão os ombros aos problemas da nacionalidade e esquecem princípios citadinos para alugar (ou vender) suas consciências, sem importar-se com familiares, parentes ou descendentes. Foi desta forma que Roma chegou ao pique final e se desagregou, iniciando a marcha inexorável para a ruina. Oxalá o Brasil não esteja a copiar Roma, mas uns poucos, ainda não corruptos, consigam deter essa marcha deletéria que invade os lares brasileiros! Extraído do “The News Coming”, especial para as eleições de nosso país.

Fumante,

doente ou idiota?

A Prefeitura de Cotia, por meio do Fundo Social de Solidariedade estará realizando na próxima semana, de quarta-feira (2) até sexta (4), das 9h às 16h, o Bazar, com peças artesanais à venda. Entre os produtos disponibilizados estarão almofadas, aventais, bolsas de pano, porta-moedas, bate mão e outros. Com a venda destes pro-

dutos, o Fundo Social de Solidariedade espera levantar recursos, que serão revertidos às entidades assistenciais do município. > Mais informações pelo telefone: 4616.3632 ou 4616.7932. ObazarseránaAv.Prof.Manoel José Pedroso, 1347, Jardim Nomura (prédio da Prefeitura).

EXPEDIENTE REDAÇÃO: Rua Nicolau Espinosa Linhares, 118 - CEP 06700-146 - Cotia - SP Fone: 4703-2636 | Fax: 4614-7828 E-mail: gazetadecotia@uol.com.br • Home Page: www.gazetadecotia.com.br DIRETOR: W. Paioli (MTB 3017 ) CONSULTOR POLÍTICO: Gilson Araújo

FEMINISMO: Leonora Cordeiro

e Vitória R.Paioli (in memoriam) RELAÇÕES PÚB.: Célia Maria Pinheiro REDATORA FEMININA: Valéria Helena Paioli EDITOR CULTURAL: João Barcellos e Francesca Da Rimini Alves Lopes EDIT. ELETRÔNICA: Georg Hans Tschirner Neto IMPRESSÃO: LTJ Editora

Há os que acreditam ser uma doença o hábito de fumar, porque o indivíduo ou individua, quando fuma estabelece um estreito vínculo com enfermidades tais que fatalmente o(a) levarão à morte! Outros, contudo, mais radicais, pensam que fumar é idiotice, ou melhor, a pessoa que adquire esse horrível hábito torna-se cretino, idiota. O que pensa você? São mais de 4.000 componentes químicos encontrados no cigarro para fazer com que fumantes abreviem rapidamente a Vida. Escrevam, deem sua opinião. Será interessante avaliarmos o que todos pensam a respeito dessa praga.

BOBBIO: Eu acredito que isto seja o limite ideal da democracia.

> OS NOVENTA ANOS DO FILÓSOFO Cumprimentos ao filósofo que faz noventa anos. Este jornal, o subscrito quer fazer também, juntando uma nota de simpatia, de afeto e sobretudo de gratidão pelo diálogo que Bobbio teve com nossos leitores, especialmente nos últimos dez anos, durante os quais acompanharam com os seus esclarecimentos, nos momentos altos e nos baixos, o caminho sofrido e nada de fato concluído da esquerda italiana através de metas ainda incertas.

Câmara tem palestra de motivação Na manhã desta 4°feira, 25 de abril, os funcionários da Câmara Municipal de Cotia, participaram de uma atividade diferente e empolgante. A pedido do presidente, vereador Arildo Gomes, e do diretor geral da casa, Paulo Pereira, representantes da Igreja Adventista do sétimo dia palestraram sobre motivação pessoal e profissional. Em clima de entrosamento, os colaboradores da casa de leis se fizeram presentes em sua maioria e interagiram com os convidados palestrantes. Entre os temas abordados, a motivação profissional foi o ponto alto da palestra gerando em todos os presentes mais disposição, bem-estar e boa dose de incentivo para o trabalho do cotidiano.

Vôlei de Cotia conhece a tabela do Paulista 2012 O vôlei de Cotia conheceu a tabela do Campeonato Paulista da 1ª Divisão, que começa em maio. Pelo segundo ano consecutivo, o time masculino disputará o Paulistão. A competição é disputada em dois semestres, como em 2011.

Confira a tabela: 19/05 – 18h - Sesi x Acek Cotia 03/06 – 15h - Rio Claro x Acek Cotia 07/06 – 16h - Rio Preto x Acek Cotia 09/06 – 18h - São Carlos x Acek Cotia 15/06 – 21h - Acek Cotia x Bragança (partida em Cotia) 16/06 – 20h - Acek Cotia x Piracicaba (equipe não confirmada); jogo em Cotia 24/06 – 17h - Acek Cotia x Limeira (partida em Cotia) 27/06 – 20h - Jacareí x Acek Cotia 04/07 – 20h - Acek Cotia x Presidente Prudente (partida em Cotia).


3

28/4 a 11/5/2012

Vale a pena mobilizar! Carta publicada ontem no Globo... Para fazer “a revolução”, não precisamos pegar em armas ou acabar com a vida de ninguém. A nossa “arma”, são as redes sociais, acredite no poder que nós temos. Basta cada um fazer a sua parte e ampliar. Tá na sua mão. Na nossa mão. Seja bastante coerente. A Carta publicada no Globo Tudo tem um começo,... e parte de um princípio! um dia a casa se “apruma”! Esta é uma Matéria que vale a pena repassar, solicito que divulguemos com entusiasmo, chega de nepotismo e de interesses ardilosos! A Carta publicada ontem no Globo Por Gil Cordeiro Dias Ferreira

Que venha o novo referendo pelo desarmamento. Votarei NÃO, como da primeira vez, e quantas forem necessárias. Até que os Governos Federal, Estaduais e Municipais, cada qual em sua competência, revoguem as leis que protegem bandidos, desarmem-nos, prendam-nos, invistam nos sistemas penitenciários, impeçam a entrada ilegal de armas no País e entendam de uma vez por todas que NÃO lhe cabe desarmar cidadãos de bem. Nesse ínterim, proponho que outras questões sejam inseridas no referendo: · Voto facultativo? SIM! · Apenas 2 Senadores por Estado? SIM! · Reduzir para um terço os Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores? SIM! · Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, e NÃO por nepotismo? SIM! · Reduzir os 37 Ministérios para 12? SIM! · Cláusula de bloqueio para partidos nanicos sem voto? SIM! · Fidelidade partidária absoluta? SIM! · Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? SIM! · Ampliação do Ficha-limpa? SIM! · Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas? SIM! · Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público (elevando-se para a categoria de crime hediondo? SIM!. Atualização dos códigos penal e processo penal? SIM! · Fim dos suplentes de Senador sem votos? SIM! · Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um quinto? SIM! · Voto em lista fechada? NÃO! · Financiamento público das campanhas? NÃO! · Horário Eleitoral obrigatório? NÃO! · Maioridade penal aos 16 anos para quem tirar título de eleitor? SIM! Um BASTA! na politicagem rasteira que se pratica no Brasil? SIM !!!!!!!!!!! “O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz homens grandes.”

1º de maio, dia do trabalho ou do trabalhador?

N

ão é preciso ser mais realista que o rei, mas os trabalhadores, no Brasil, em muitos casos, estão abaixo – muito abaixo – das necessidades e vantagens que outros usufruem em diversos países, embora a classe política brasileira faça festas e entoe cânticos ao trabalho e aos humildes difusores do capital! O decreto que instituiu o salário mínimo tinha por objetivo acudir os que promovem “a mais valia” do capi-

tal. Getúlio Vargas entendeu, em seu tempo, a grande disparidade do lucro capitalista e buscou acudir o trabalhador, mas os tempos mudaram, corruptos tomaram conta de tudo e, atualmente, o salário mínimo não dá nem para as despesas essenciais de uma família, quando, na verdade, deveria suprir aluguel e todas as demais despesas, inclusive remédios, pois o trabalhador quase sempre está acidentado e a falha neste campo é gritante! O capital, que geralmente vira capital selvagem, em nosso país, é muito

História do

Dia do Trabalho

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano,

milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para

mais violento que na Europa, ou mesmo em alguns países asiáticos. Aqui tem-se a nítida impressão que vivemos eternamente em tempos coloniais, pois grupos políticos rateiam o governo, enquanto os que produzem a riqueza nacional padecem, e como! Virar este enfoque no sistema federativo atual é atingir em cheio o capital, mas os trabalhadores (a maioria inculta!) não conseguem entender que a falha político-administrativa governamental é que os sacrifica. Mudando o modelo político, como pregava o geógrafo Mílton Santos e também

oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear

a)Pagamento de salários para Marco Antonio Gomes, mais de um ano, sem fazer parte do quadro funcional;

apenas ganhar dinheiro, forrar a tripa, enriquecer, mesmo sendo corruptos, pois imaginam: a vida é curta e temos que aproveitar! Pobres insanos! Temos de voltar os olhos para um modelo mais evoluído: somente o autogoverno dará sustentação aos que trabalham. VIVA O DIA DO TRABALHADOR, não apenas do trabalho!

AME FUNDAÇÃO

w w w. e c o l o g i a . o r g . b r amefundacao@gmail.com

aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes. Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil: - Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer) - Em 1º

de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

> Nota da Redação – Lamentavelmente, o salário mínimo, atualmente, não cobre nem um quarto das necessidades básicas, pois só o aluguel, luz, água, telefone e remédios COMEM tudo! E que dizer dos aposentados por idade, que nem conseguem sobreviver com a miserável quantia que recebem mensalmente? É preciso um grande esforço, tipo getulista, para repor os valores, pelo menos para que os idosos consigam envelhecer com dignidade!

Embu (ex-capital da Ecologia) vota contra Ecologia > plano decreta fim de áreas verdes < SOB PRESSÃO DO MTST, PLANO DIRETOR É APROVADO EM EMBU DAS ARTES Por 11 votos a 1, a Câmara dos Vereadores aprovou o Plano Diretor que trará grandes impactos na cidade e no Cinturão Verde de São Paulo com a implantação de indústrias e galpões nas áreas verdes Mais de 1.000 pessoas estiveram na Câmara dos Vereadores para acompanhar a votação do Plano Diretor. Somente 500 conseguiram acesso ao salão que foi ocupado por centenas de militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que gritavam contra os representantes de vários segmentos da comunidade. Num clima tenso, o Plano Diretor foi aprovado por 11 votos a 1, apesar dos insistentes avisos e pareceres de diversos técnicos da sociedade, indicando irregularidades e ilegalidades, que foram protocoladas na Câmara. Na tarde de ontem, vá-

rias entidades ainda tentaram brecar o processo, entrando na Justiça com Pedido de Reconsideração do Mandado de Segurança (negado na segunda-feira) e Ação Cautelar que foram indeferidos pela Juíza da 3º Vara Cívil de Embu das Artes, Dra. Daniela Nudeliman. O parecer do Departamento Jurídico da Câmara dos Vereadores indicou que as denúncias de irregularidades e ilegalidades apontadas pelos diversos técnicos da sociedade “não merecem prosperar diante da falta de amparo legal”. José Carlos Proença (PSDB) foi o único vereador que votou contra o proje-

to de lei, e afirmou que na questão de moradia o MTST já estava contemplado, informando que o novo Plano não proporcionará todas as moradias que estavam sendo solicitadas pelo movimento. O Prefeito Chico Brito, em matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, também revelou que a área a ser verticalizada não prevê prédios para a população de baixa renda, “isso ficará a cargo do empreendedor”. O grande equívoco, aponta Proença, é que “a garantia de espaços destinados à moradia já estava atendida desde 2010, quando, na Câmara, os vereadores aprovaram as ZEIS por unanimidade. Isso tornou inócuas as emendas citadas ontem no novo Plano Diretor”. Proença também critica, afirmando que o poder público não criou um debate, mas promoveu um embate entre os ambientalistas e o movimento de moradia, que lutam pelas

Novas revelações comprometem direção

Em síntese, explica Marcênio M.Mange “ que os fatos agora narrados ocorreram de 2001 a 2008, verificamos falhas administrativas gritantes, quais sejam:

como já começaram a fazer países que agora entendem o que é dignidade, pode alterar o curso político-econômico do planeta, obviamente. Estamos falando em autogoverno, algo completamente diferente de comunismo, liberalismo, socialismo, social-democracia ou societarismo (doutrina social da igreja católica). Quem, entretanto, poderá dar ouvidos a nossa pregação? Nem senadores ou deputados, quer federais ou estaduais, estão interessados no trabalhador e nos verdadeiros direitos dos que produzem. Muitos querem

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

Associação Hospital de Cotia em crise Segundo o entrevistado, Marcênio Monteiro Mange, há muita coisa ainda a esclarecer e que terá de ser desvendado pela polícia local e também pela polícia federal, além do Ministério Público.

3

vendeu um único plano de saúde, durante todo o contrato, enquanto vendia planos de outras prestadoras (srta.Lourdes); d) pagamento a construtor para erguer obra particular do sr.Torrezani; e) pagamento de honorários mensais, durante mais de 3 anos, a advogado que não comparecia à entidade e causou prejuízo aproximado de 500 mil reais ao plano: f) falta de recolhimento dos encargos médicos, psicólogos e fisioterapeutas: g) desvio de água da Sabesp durante mais de 5 anos;

b) pagamento de 18 mil reais para fiança particular ao dr.Miguel;

h) falta de pagamento de energia elétrica à Eletropaulo num período superior a 10 anos;

c) pagamento de 3 mil reais mensais a vendedora, que nunca

i) manipulação de balanços para entrega a: ANSS, diferente daque-

les juntados ao processo criminal da funcionária Gina; j) falta de entrega de DIOPS; k) falta de pagamento de multas da ANSS, com valores acima de 200 mil reais; l) processos correndo à revelia: m) processos dos caminhões, Reinaldo de Piedade; n) pagamento de salário a funcionária da Associação Comercial e Empresarial de Cotia, que ainda recebia daquela entidade para trabalhar no mesmo horário; o) fraude no registro de ata de 2003 (falta de aprovação, falta de lista de presença, falsificação de data para tentar efeitos retroativos) e prorrogação de mandato; p) caixa 2; q) falsificação de assinaturas (Associação Comercial e Empresarial

de Cotia); r) fraude contra credores; s) Marcela (ACE de Cotia); farras diversas; t) liberação de salário desemprego e FGTS a funcionária que permanecia trabalhando sem registro; u) desvio de móveis e utensílios da AHC para galpão em Vargem Grande Paulista e venda de veículo de propriedade da ACEC; v) aquisição de veículo por 15 mil reais, pelo sr.Marco A.Gomes, com dinheiro do caixa do Cotia Saúde, obrigando-se a reembolsar este valor, porém, nunca o fez. Há, ainda, outros fatos e detalhes, que não posso revelar nesta síntese, mas deverei fazê-lo em outra edição afirma Marcênio, que acaba de prestar depoimento à Polícia Federal, em 23 de abril.

mesmas coisas: qualidade de vida e moradia digna. A Prefeitura de Embu das Artes, numa postura equivocada, plantou um conflito para desviar as discussões do Plano Diretor em que vários segmentos – social, cultural, artístico, ambiental – se posicionaram favoráveis à preservação das áreas verdes, dos mananciais e do desenvolvimento sustentável, respeitando-se a vocação para arte e turismo da cidade, que possibilita a geração de emprego e renda em vários setores. “O MTST, que foi a maioria ‘do povo’ na Câmara, não representa a população de Embu das Artes, apenas um segmento que demanda por justiça social, portanto, não traduz a vontade do povo de Embu, como foi alegado pelos vereadores”, lamentaram muitos munícipes presentes na votação. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

(Ibama) solicitou esclarecimentos à Prefeitura de Embu das Artes e pediu respostas antes da Lei ser sancionada. A Lei foi assinada pelo Prefeito Chico Brito (PT) no dia 23 de abril sem prestar esclarecimentos ao Ibama. Diversas entidades e moradores solicitam apoio ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal para que sejam investigadas as ilegalidades apontadas em Embu das Artes. Embu das Artes faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e a ocupação da Zona de Interesse Ambiental com indústrias e galpões não combina com os objetivos da Área de Proteção Ambiental Embu Verde, impactará a fauna silvestre e diminuirá a conectividade entre os fragmentos, impermeabilizando o solo e comprometendo os mananciais que também abastecem a metrópole de São Paulo.

NOVOS CURSOS NO COLÉGIO DESAFIO – FINPEC A partir de agosto de 2012, o Colégio abrirá novos Cursos Técnicos C omeçaremos com o Curso Técnico em Controle Ambiental, que visa formar profissionais voltados para a área de monitoramento e controle de parâmetros ambientais na indústria. O curso é muito bem elaborado para fornecer uma sólida base de conhecimentos e formar profissionais capacitados para atuar na área ambiental. A duração do Curso é de dois semestres (um ano), o curso é reconhecido pelo MEC e é também uma excelente opção de complementação para quem já é formado como Técnico em Química, que já pode eliminar várias matérias do urso. Outra novidade é a volta dos Cursos de Auxiliar e Técnico em Enfermagem, cursos que já formaram centenas de profissionais em 12 anos na cidade de Cotia agora voltam reestruturados para atender ainda melhor as necessidades da população. Ainda na área de saúde, já estão abertas as inscrições para o Curso Livre de Cuidador de Idosos, que possui duração de dois meses e é

ministrado por professores pós-graduados e mestrados na área. O curso tem por finalidade preparar o aluno para lidar com os cuidados necessários à promoção do bem estar daqueles que já se encontram na fase mais madura da vida e necessitam de um apoio especial para viver bem. Para finalizar, mais uma novidade: O Curso Técnico em Podologia está vindo com força total, visando formar profissionais gabaritados no trato e cuidados com os nossos pés, parte importantíssima do nosso corpo e que necessita sempre de cuidados especiais. Venha conferir e obter maiores informações aqui no Co l é g i o De s a f i o – F I N PE C .

www.cdesafio.com.br


4

28/4 a 11/5/2012

Prefeitura inaugura ampliação e reforma na E.M. José Grotoli Os alunos e a comunidade do bairro Quinta dos Anjicos, ganharam uma escola totalmente renovada na manhã desta sexta-feira (20/4), quando a administração municipal, entregou oficialmente a obra de reforma e ampliação da unidade de ensino.

Além da ampliação de uma sala de aula e de um almoxarifado, a escola passou por diversas melhorias: manutenção nas salas de aula e nos banheiros, revisão na parte elétrica e hidráulica, adequação e melhoria do bebedouro, adequação do banheiro para deficientes, rampas de acessibilidade e pintura em geral. Com a construção de mais uma sala de aula com capacidade para 60 crianças, a escola passa a atender a demanda do bairro para alu-

nos de Jardim I em dois períodos. “Eu tenho amor por essa escola e pelos alunos. Tínhamos uma unidade escolar de qualidade, e agora também temos um prédio de qualidade”, disse a diretora Silvia Lucia de Castro. “Agradeço aos pais, a comunidade, aos alunos e toda equipe escolar pela paciência durante a reforma”. A Escola Municipal José Grotoli, além de superar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Cotia que era 5.0 e pas-

sou para 5.5., ultrapassou também o IDEB de Barueri que é 5.4. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo INEP em 2007, e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e média de desempenho nas avaliações. O Índice é medido a cada dois anos, e o objetivo do Governo é que o país alcance a nota 6 até

2021 – correspondente à qualidade de ensino em países desenvolvidos. Muitas pessoas que estavam presentes, se emocionaram ao ouvirem os alunos do 5º ano cantar o Hino de Cotia e recitarem o jogral “Poema Vermelho” escrito por Lalau. Para finalizar a entrega da unidade escolar, houve o descerramento da placa inaugural e um coquetel.

Comunidade do Jardim Japão prestigia entrega de adaptação e reforma do Centro Educacional A comunidade do Jardim Japão participou na quarta-feira (18/4) da entrega oficial das obras de adequação, e reforma do “Centro Educacional Doutor Délio de Lima Júnior”. Na inauguração também foi anunciado o início das obras da quadra coberta que será construída através, do Plano de Aceleração e Crescimento 2 - do Governo Federal. A quadra coberta vai pertencer ao Centro Educacional Doutor Délio de Lima Júnior, e a Escola Municipal Gaspar de Godói Moreira, que dividem o mesmo terreno. A quadra contará com arquibancada, palco, tabelas de basquete, traves de futebol e rede para voleibol. A previsão de término das obras é para novembro de 2012. As crianças da unidade escolar fizeram apresentação musical e dançaram para festejar e agradecer a entrega do prédio. “É muito gratificante ver o sorriso no rosto dessas crianças. Estamos no caminho certo, mas sabemos que ainda tem muita coisa para se fazer. Mais de 28 mil crianças estão sobre a responsabilidade da Secretaria de Educação”, disse o prefeito Carlão Camargo. A reforma contou com a ampliação de mais uma sala de aula que passou a atender mais 17 alunos do Maternal I, um solário para o berçário, um almoxarifado e a cobertura de acesso à creche além de manutenção geral nas instalações elétrica e hidráulica. A secretária de Educação, Olga Ferreira de Moraes, afirmou que a

quadra coberta vai proporcionar aulas de educação física para os alunos independente do tempo. “Na chuva ou no sol, as crianças não deixarão de fazer atividade física”. Representando os vereadores presentes, Rogério Franco, falou do trabalho da administração e do reconhecimento da população. “Nos quatro cantos da cidade estamos trabalhando para melhorar

o dia a dia e a vida dos munícipes. O importante é a satisfação em fazer parte dos projetos que são realizados por esta administração”. O vice-prefeito Moiseizinho, disse que a melhoria do espaço físico reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido às crianças e jovens da região. “O que mais me admira na educação, é a união da equipe que

prefeito Carlão Camargo (centro), vice-prefeito Moisés Cabrera (esq.) e secretária de Educação Olga Ferreira de Moraes

cuida e desenvolve projetos com tanto carinho para nossas crianças”, frisou. O diretor da escola Jismário Gomes, agradeceu o empenho de toda administração pela melhoria executada na unidade escolar, aos professores e funcionários pelo trabalho e dedicação de todos os dias. “Tudo o que é feito nesta escola é pelos alunos que serão o nosso futuro”, disse. “Obrigado aos pais pela confiança em deixar o bem mais precioso de vocês conosco: seus filhos”. A administração municipal realizou uma entrega simbólica dos kits escolares e conjuntos de uniformes aos alunos. No total serão distribuídos mais de 27 mil kits escolares e 56 mil conjuntos de uniformes. O kit escolar contém itens específicos para cada faixa de idade, e é composto por materiais como caderno, lápis, folha sulfite, lápis de cor, cola, canetinha, apontador, régua e mochila, entre outros. Todos os alunos, independente da idade, receberão os conjuntos de materiais. Cada kit de uniforme contém: camisetas manga-curta, manga longa, bermudas, calças, meias, jaquetas e tênis. Os funcionários e professores também vão receber camisetas, calças e blusas. Para finalizar a entrega da unidade escolar, houve o descerramento da placa inaugural e um coquetel.

Prefeitura entrega oficialmente adaptação do Centro Educacional Cotia Na manhã desta terça-feira (25/4), a administração municipal entregou oficialmente a adaptação do Centro Educacional Cotia.

A unidade escolar atende 89 alunos, todos em período integral. Entre as adaptações executados estão: salas de aula, cozinha, refeitório, secretaria, diretoria, acessibilidade com rampas, banheiros, manutenção elétrica, hidráulica e pintura em geral.

A Diretora Alessandra Souza falou da satisfação dos pais. “Eles estão se mostrando bastante contentes com a nova creche. A nossa equipe escolar tem se dedicado e se comprometi-

do muito com a educação das crianças”, disse. “Quero agradecer aos pais também, pela confiança em deixar seus filhos sobre nossa responsabilidade”. Os alunos fizeram uma apresen-

tação musical e homenageou as autoridades como forma de agradecimento pela unidade escolar. Para finalizar a entrega de mais uma unidade escolar, houve o descerramento da placa inaugural.

Saúde realizará mobilização da vacina contra a gripe no dia 5 de maio A Secretaria Municipal da Saúde promoverá no dia 5 de maio, o “Dia de Mobilização Nacional”, da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza. A vacina será direcionada às gestantes, idosos acima de 60 anos, e crianças de seis meses até 1 ano, 11 meses e 29 dias. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, o município de Cotia deve atingir a meta de 16.144 pessoas com sessenta anos ou mais, 4.270 crianças de seis meses e menores de dois anos, além, de 3.400 gestantes. Para atender a meta municipal, a Secretaria da Saúde intensificará no dia de mobilização nacional (5/5) a vacinação em postos fixos e volantes. Postos fixos: UBS Caucaia do Alto, UBS Atalaia, UBS ASSA, UBS Portão, UBS Arco-Íris, UBS Mirizola e UBS Recanto Suave. Durante a campanha, ainda serão oferecidas vacinas contra difteria, tétano e febre amarela para todos os idosos ainda não vacinados; e vacina contra pneumococo para os grupos de risco elevado. Para facilitar o acesso à população, a Secretaria da Saúde decidiu ampliar o número de postos volantes. Pensando nisso, contará com postos móveis instalados no Walmart e Extra, haverá também uma tenda de atendimento na Praça da Matriz, de Cotia. A vacinação que ocorre anualmente constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto indireto na redução das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Vale lembrar que a dose para as crianças que estão recebendo vacina pela primeira vez e estão na faixa etária entre 6 meses e menores de 2 anos, consiste na aplicação de 2 doses, com intervalo de 30 dias.

As crianças que receberam duas doses em (2011), este ano (2012) deverão receber apenas uma dose. O esquema de vacinas para adultos consiste em apenas uma dose anual para adequada proteção. No caso das gestantes, vale destacar que a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, afirma que a vacina é segura e indicada em qualquer idade gestacional. Para o Ministério da Saúde, a vacina influenza não deve ser administrada em pessoas com histórico de reação anafilática prévia, ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. > Mais informações no telefone: 4616-9115, Vigilância Epidemiológica.

Saiba mais sobre a Influenza A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, o contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminados por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente mais graves. A influenza é responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.

Eficácia e duração da proteção Em adultos jovens saudáveis, a proteção da vacina influenza é cerca de 70 a 90%. A detecção de anticorpos protetores ocorre geralmente cerca de 2 semanas, após a vacinação, e o pico máximo de anticorpos 4 a 6 semanas. A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente 1 ano.

Centro Educacional Jardim das Graças também foi entregue esta semana O Centro Educacional atende 140 crianças, entre 6 meses e 5 anos Na terça-feira (17/4), o prefeito Carlão Camargo, acompanhado de secretários e vereadores, inaugurou oficialmente a adaptação do Centro Educacional Jardim das Graças. A unidade escolar entrou em funcionamento no dia 17 de agosto de 2011, para atender a demanda do Jardim Santana, Petrópolis, Arco Verde, Arco Íris, Panorama, Vila São Joaquim e Lavapés. O Centro Educacional atende 140 crianças, entre 6 meses e 5 anos. “Os alunos estão sendo acolhidos, recebem amor e carinho através de profissionais habilitados para a função. Temos trabalhado desde o primeiro dia que fomos escolhidos para representar e melhorar a cidade”, disse o prefeito Carlão. O vice-prefeito Moiseizinho, falou sobre o reconhecimento da cidade. “Em todo lugar que vou, seja nos municípios vizinhos ou Brasília, Cotia é reconhecida pelo trabalho que estamos fazendo para melhorar a cidade cada dia mais. Ainda tem muito a fazer, tanto o Governo Estadual quanto o Federal tem nos ajudado a fazer o município avançar”. Mais de 30 funcionários trabalham no prédio para atender as crianças. A secretária de Educação, Olga Ferreira de Moraes, aproveitou para anunciar uma novidade. “Na segunda-feira foi aprovado na Câmara Municipal de Cotia, a abertura de 150 vagas para professor adjunto. Além disso, a Prefeitura vai abrir concurso para contratar professores e reforçar a qualidade de ensino do município”. O Presidente da Câmara Arildo Gomes, parabenizou a equipe escolar por contribuir na educação das crianças. “Não é uma tarefa fácil, mas vocês receberam o dom de cuidar e educar os alunos”.

Muitos pais estiveram presentes para prestigiar a entrega do Centro Educacional e a diretora Neuza Maria Nascimento agradeceu a confiança de todos. “Obrigado por acreditar na nossa equipe, e deixar os seus filhos na nossa responsabilidade. Tudo é feito com muito carinho e cuidado”, disse. Algumas das adaptações realizadas no prédio foram: refeitório, cozinha, salas de aula, banheiros, almoxarifado, diretoria, playground, divisórias internas, revisão elétrica e hidráulica. A Prefeitura começou a entregar gradativamente os kits escolares e conjuntos de uniformes aos alunos da rede municipal de ensino. No total serão distribuídos mais de 27 mil kits escolares e 56 mil conjuntos de uniformes. No Centro Educacional Jardim das Graças, foi realizada uma entrega simbólica para afirmar o compromisso da administração com a educação no município. O kit escolar contém itens específicos para cada faixa de idade, e é composto por materiais como caderno, lápis, folha sulfite, lápis de cor, cola, canetinha, apontador, régua e mochila, entre outros. Todos os alunos, independente da idade, receberão os conjuntos de materiais. Cada kit de uniforme contém: camisetas manga-curta, manga longa, bermudas, calças, meias, jaquetas e tênis. Os funcionários e professores também vão receber camisetas, calças e blusas. Em seguida, os alunos do Jardim I e Jardim II cantaram a música “Hora da alegria”, como forma de agradecimento e homenagem as autoridades. Para finalizar a entrega de mais uma unidade escolar, houve o descerramento da placa inaugural.


28/4 a 11/5/2012

Mais de 200 alunos da E.M. Turiguara assistiram a palestra do Corpo de Bombeiros O sonho de algumas crianças em fazer parte do Corpo de Bombeiros começa desde cedo. Para conhecer um pouco mais do trabalho da corporação, o Corpo de Bombeiros de Cotia palestrou para mais de 200 alunos na Escola Municipal do Turiguara. A palestra aconteceu no dia 13 de abril. O convite surgiu da equipe escolar, diretora Cássia Cilene Santos e Coordenadora Silvia Martins dos Santos Pires. “A população tem contato com os bombeiros geralmente nos

momentos trágicos e de emergência. Com a visita educativa deles, os alunos puderam conhecer o lado social e o multiplicar do conhecimento”, disse a diretora. O soldado Valmir foi palestrante. Ele tirou as dúvidas dos alunos que estiveram bem atentos e empolgados com todas as informações. O Soldado mostrou algumas práticas de salvamento com uma boneca inflável, e como evitar acidentes no trânsito e na casa.

Ética, respeito, corrupção e o comportamento do brasileiro As relações humanas sempre tiveram conflitos, disputas, desentendimentos, invejas, traições, ganâncias e muitos outros tipos de atos e comportamentos que passam longe da harmonia, concórdia, fraternidade, amor, respeito e ética. Comportamentos que realçam o “ser melhor de todos a qualquer custo” encontram-se aos montes por aí, inclusive em pessoas que pregam a repugnância disso em outras pessoas. Muitas pessoas dizem que não se deve fazer algo porque é errado, mas elas próprias o fazem com a mais naturalidade possível. Um exemplo mais cabal disso é encontrado nas pessoas que dizem que os políticos são corruptos, mas fazem atos semelhantes ou até piores do que são evidenciados pelos políticos que praticam corrupção. Muitas pessoas dizem que são contra quem pratica corrupção, mas fazem qualquer coisa para se livrar de uma multa quando são pegas em uma infração de trânsito. Como alguém sem problema físico ou sem ser velha que estaciona em lugar para idosos ou deficientes pode criticar os corruptos? Como alguém que oferece propina a agente público para fugir de uma multa pode criticar os corruptos? Como alguém que prejudica outras pessoas para ficar no lugar delas pode criticar os corruptos? Como alguém que não respeita os mais velhos, as crianças e as pessoas com necessidades especiais podem criticar os corruptos? Como alguém que dirigem sem respeitar as leis de trânsito pode criticar os corruptos? Como alguém que quer levar vantagem em tudo pode criticar os corruptos? Certamente lhes faltam credibilidade, ética e personalidade para criticar qualquer ato ilícito porque essa pessoa comporta-se como qualquer outro corrupto. A luta de muitas pessoas probas, éticas, com moral e críveis pode ser em vão se o comportamento de boa parte da nossa sociedade se assemelha ao que é combatido. O desrespeito às pessoas é nítido e notório, encontra-se em todos os ambientes, em todos os locais, regiões e classes sociais. O combate a atos discriminatórios, antidemocráticos e aéticos é totalmente prejudicado por causa

de muitos pensarem que somente eles tem razão, somente eles estão com a verdade. A grande maioria que praticam atos de corrupção, mas que se dizem contra a corrupção defendem-se dizendo que o que fazem não é corrupção. A verdade é que a grande maioria dos corruptos diz exatamente isso: que mão pratica corrupção. Na nossa sociedade presenciamos práticas de desrespeitos que muitas vezes nos chocam ou nos deixam constrangidos ou revoltados. Muitos são desprovidos de espírito de irmandade, companheirismo, de solidariedade, de amor. Ao contrário, muitos querem destruir, deprimir, descriminar, ridicularizar, excluir quem não se enquadra no que querem ou não pensam como eles ou possam atrapalhar em alguma situação. O amor ao próximo é algo tão distante da nossa sociedade que podem até virar notícia quando isso ocorre. As pessoas estão distantes umas das outras, muitas vezes elas moram no mesmo prédio ou condomínio, mas nunca se falam, se cumprimentam. Na verdade, o comportamento de isolamento encontra-se até mesmo nas corporações. Será que isso é próprio da nossa sociedade? As pessoas deveriam participar mais da vida dos outros no sentido de ajudar, se solidarizar com eventuais problemas, ter mais afinidades, respeitar mais e confiar mais. Ao mesmo tempo, deveriam ser mais éticas e agirem exatamente igual ao que pregam e combatem nas outras pessoas. Se todos fizessem assim teríamos uma vida muito melhor, com muito menos comportamentos deploráveis e a ética não seria tão maltratada como ocorre atualmente em nosso país. Que a paz, o amor, a vida, o respeito, a moral, o companheirismo e a solidariedade estejam sempre presentes no cotidiano de todas as pessoas fazendo de todos nós semelhantes também no comportamento. Isso ocorrer, a luta para termos um Brasil mais ética, respeitador e comprometido com o bem de todos se torna muito mais fácil. Francisco Castro | Economista www.franciscocastro.com.br

5

Prefeito Carlão Camargo se reúne com Secretário Estadual de Segurança O prefeito Carlão Camargo se reuniu com o Secretário Estadual de Segurança – Antonio Ferreira Pinto, na tarde de quarta-feira, 25 de abril, a fim de discutir ações de melhoria na segurança dentro do município. As autoridades debateram algumas ideias para fortalecer a integração da Polícia Militar com a Guarda Civil Municipal. O prefeito pediu mais apoio do Estado e solicitou novos investimentos em efetivo e viaturas. Após ouvir a explanação do prefeito, o Secretário Estadual manifestou que reforçará as ações na cidade. Segundo ele, a Polícia Militar deverá intensificar as operações, rondas e estratégias para coibir a ação de bandidos nas regiões da Granja Vianna, Cotia e Caucaia do Alto. Quanto aos investimentos solicitados, todos serão analisados para que sejam atendidos em breve. Carlão Camargo considera que a reunião foi positiva. “O Governo do Estado tem um trabalho importante com a Polícia Militar em Cotia, mas reconhece que segurança é algo que precisa de investimentos contínuos e cada vez maiores. Falamos sobre o quanto a Guarda Civil Municipal ajuda os policiais civis e militares na cidade e obtive uma resposta positiva em relação a apoio para Cotia. O secretário garantiu que solicitará à PM uma atuação mais ampla, com estratégias novas para deixar a população mais protegida”, informou.

Secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto e prefeito de Cotia, Carlão Camargo

Segundo o prefeito, o secretário destacou que é fundamental que a comunidade registre boletim de ocorrência em qualquer caso. “As ações do Estado se baseiam em números e muitas vezes as pessoas não

Waldemar Albano Jr.

registram BO, o que dificulta qualquer revisão do plano de ações em nossa cidade”, enfatizou. Na semana passada, o prefeito Carlão Camargo se reuniu com o Capitão Ricardo Seco-

mandi, da Polícia Militar, que também vem intensificando o policiamento na cidade. “Estamos buscando um diálogo permanente com todas as instâncias responsáveis pela nossa segurança”, finalizou.

EDITAL DE CITAÇÃO

escreve sobre a política de Cotia A volta dos que não foram X a volta dos que não vieram X a volta dos que nunca deviriam ter ido Assim tem sido definida a dança das cadeiras do poder legislativo. Todos os vereadores e suplentes são candidatos a reeleição Assim como vários secretários e funcionários públicos candidatos a eleição. A corrida eleitoral começa antes para os investidos de cargos executivos.

Somente prefeito, governador e presidente podem permanecer no cargo no poder executivo. Prefeito Carlos Camargo não deverá se afastar do cargo como fizeram o ex governador Mario Covas e ex prefeito José Serra. De sua opinião: albanojrw@bol.com.br

Aulas de Artes

Pintura em Tela • Desenho Artístico Escultura e Modelagem em Argila e Terra Cota

Vavá Oliveira

Fones: (11) 4243-5528 e 9823-3831 vavaoliveiracotia@yahoo.com.br | artesemprearte@gmail.com

MELHORE SEU DESTINO > Pai Aylton de Oxum Odocô <

Joga-se búzios africanos com hora marcada para problemas amorosos, questões e saúde, inveja, problemas financeiros, espirituais, e abertura de caminhos.

Marque sua consulta pelo Fone: 4148-4128

EDITAL DE CITAÇÃO


6

28/4 a 11/5/2012

ODORICO Informa & Comenta ( sem censura )

Odorico fala da MALANDRAGEM POLÍTICA

D

e repente, no Brasil (e também em outros países) todos partiram para a malandragem. Nada de ética, nem moral, respeito ou cidadania. O que está valendo, na área política, com respingos fortíssimos na empresarial, é o subterfúgio da malandragem acirrada, uns competindo contra outros, buscando ganhar mais, levar mais vantagens, aparecer na sociedade como “novos ricos”, empedernidos sempre! Estaria Cesare Lombroso, pai da Antropologia Criminal, seguro de sua assertiva com respeito à origem da malandragem, ou melhor, dos criminosos instintivos, os que já nascem bandidos, ou seria apenas um castigo da reencarnação, segundo os ditames dos que entendem a vida filosoficamente diferente da volúpia transitória pela qual todos estamos a passar?

De qualquer forma, ou maneira, a malandragem está presente, mais presente, atualmente, na política brasileira, com entraves e traves de todos os tipos e facções agremiativas. Ninguém, em sã consciência, pode dizer, atualmente, que este ou aquele está imune (livre) dos pecados capitais e também completamente cônscio de que os 10 Mandamentos são apenas para serem lidos e contemplados! Malandragem cheira mal, derrota o Estado (federação) conspurca a política e deixa rastro de excrescência por toda parte. O povo paga, por enquanto, por conta dessa malandragem diabólica que tripudia sobre a comunidade, mas... O que seria este “mas”? Talvez devamos aguardar os acontecimentos, enquanto os malandros se divertem com o dinheiro do povo!

Lino da Saúde informa: “ Técnica revolucionária para cirurgia de vesícula não deixa cicatrizes e é menos invasiva ” Que desconforto! Náuseas e sensação de empachamento após as refeições, especialmente as gordurosas, e às vezes cólicas do lado direito do abdôme, embaixo da costela. Este é o sofrimento de quem tem pedras na vesícula. Mas, agora, há uma novidade que torna a cirurgia bem mais tranquila. Algumas novas técnicas para cirurgia de vesícula chegaram para revolucionar a cirurgia laparoscópica e beneficiar pacientes. Conhecida como Notes (Natural Orifice Translumenal Endoscopic Surgery – Cirurgia Endoscópica Transluminal por Orifícios Naturais) ou Cirurgia

por Orifícios Naturais ou outra denominada cirurgia por incisão única (single incision), nelas são utilizados instrumentos especiais e não é necessário fazer cortes externos. No caso da cirurgia por incisão única, trata-se de um procedimento diferente da videolaparoscopia, em que são feitos 3 a 4 pequenos cortes no abdôme; neste caso, uma micro-câmera é inserida por um único orifício, o umbigo, sem outros cortes, e através da utilização de materiais especiais, retira-se a vesícula doente por um único corte que fica dentro do umbigo, causando menor trauma, e o melhor, sem cicatriz.

“MELHOR IDADE”

EDITAL DE USUCAPIÃO FRANCISCO F. NOBRE EDITAL DE CITAÇÃO DE TERCEIROS INTERESSADOS INCERTOS E FNÃO SABIDOS E DESCONHECIDOS EXPEDIDO NOS AUTOS DE USUCAPIÃO PROC.n..1.489/11 REQUERIDO POR FRANCISCO FERREIRA NOBRE E SUA ESPOSA EUNICE DA SILVA NOBRE.PRAZO DE 30 DIAS. Ao)Doutor(a)DIÓGENES LUIZ DE ALMEIDA FONTOURA RODRIGUES, MM.Juiz de Direito da 2ª.Vara Cível da Comarca de Cotia, do Estado de São Paulo, na forma da lei etc. FAZ SABER a JOÃO DE ALMEIDA e sua esposa se casado for, HOMERO ROLIN e sua esposa se casado for e tantos quantos o presente edital virem ou dele tiverem conhecimento que por este Juizo0 e respectivo Cartório tramita os autos da ação de Usucapião, requerida por FRANCISCO FERREIRA NOBRE e sua mulher EUNICE DA SILVA NOBRE, visando usucapir um terreno localizado no Bairro da Ressaca – neste Município e Comarca de Cotia, com a área de 28.782,798 m2, fazendo frente para a Travessa da Estrada Mata a Dentro, estando referido imóvel devidamente cadastrado junto a Prefeitura Local sob n. 23341.51.0002.00.000. Assim é expedido o presente edital, para que sejam devidamente CITADOS todos os terceiros interessados, ausentes, incertos e desconhecidos para que todos fiquem cientes dos termos desta ação, contestando se querendo, no prazo de 15 (quinze) dias e no silêncio, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados na inicial (arts.319 do CPF). E, para que chegue ao conhecimento de todos e futuramente ninguém possa alegar ignorância é expedido o presente edital que será publicado e afixado no lugar de costume na forma da lei. Nada mais. Dado e passado nesta Comarca de Cotia, aos 28 de fevereiro de 2012. DIÓGENES LUIZ DE ALMEIDA FONTOURA RODRIGUES - Juiz de Direito.

EDITAL DE INTERDIÇÃO Edital de Interdição de Monica Maria Penha de Souza, referente ao processo n. 2355/10, com prazo de (20) dias. O Doutor Diógenes Luiz de Almeida Fontoura Rodrigues, Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Cotia, na forma da lei. FAZ SABER a todos quantos o presente Edital virem, ou dele conhecimento tiverem, que perante este Juizo, processaram-se os autos da ação de INTERDIÇÃO E CURATELA, movida por Lucinéia da Penha de Souza, tendo como requerida Monica Maria Penha de Souza. FAZ SABER que por sentença datada de 24/5/2011, a requerida foi declarada absolutamente incapaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil, na forma do artigo 3º, Inciso II, do Código Civil, ficando consequentemente decretada a sua interdição. Para o cargo de Curadora, foi nomeada e compromissada a própria Requerente, que representará a interditada em todos os atos da vida civil. E para que ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente edital, que será afixado e publicado na forma da Lei. Cotia, 12 de abril de 2012.

EDITAL CETESB – ALTO SANTOS ROLDÃO ALDO SANTOS ROLDAO – ME, av. Prof.º Joaquim Barreto, 384 S/5 - Centro - COTIA - SP - CEP 06700-170, torna público que requereu na CETESB de forma concomitante a Licença Prévia e a Licença de Instalação para Fabricação de Produtos Diversos não Especificados Anteriormente – CNAE 3299-0-99 (FABRICAO DE BALÕES INFLÁVEIS).

Os idosos são hoje 14,5 milhões de (13% do total), e a esperança de vida, pessoas, 8,6% da população total do a 70,3 anos. País, segundo o Instituto Brasileiro O quadro é um retrato do que de Geografia e Estatística (IBGE), acontece com os países como o com base no Censo 2000. O instituto Brasil, que está envelhecendo ainda considera idosas as pessoas com na fase do desenvolvimento. Já os 60 anos ou mais, mesmo limite de países desenvolvidos tiveram um idade considerado pela Organiza- período maior, cerca de cem anos, ção Mundial da Saúde (OMS) para para se adaptar. A geriatra Andrea os países em desenvolvimento. Em Prates, do Centro Internacional uma década, o número de idosos no para o Envelhecimento Saudável, Brasil cresceu 17%, em 1991, ele cor- prevê que, nas próximas décadas, respondia a 7,3% três quartos da da população. população idosa A população brasileira O envelhecido mundo estevive, hoje, em média, mento da populaja nos países em ção brasileira é redesenvolvimento. de 68,6 anos, 2,5 anos flexo do aumento A importância a mais do que no da expectativa de dos idosos para o início da década de 90 vida, devido ao País não se resuavanço no campo me à sua crescenda saúde e à redução da taxa de te participação no total da populanatalidade. Prova disso é a partici- ção. Boa parte dos idosos hoje são pação dos idosos com 75 anos ou chefes de família e nessas famílias mais no total da população - em a renda média é superior àquelas 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) chefiadas por adultos não-idosos. e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%). Segundo o Censo 2000, 62,4% dos A população brasileira vive, hoje, idosos e 37,6% das idosas são chefes em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de de família, somando 8,9 milhões 90. Estima-se que em 2020 a popu- de pessoas. Além disso, 54,5% dos lação com mais de 60 anos no País idosos chefes de família vivem com deva chegar a 30 milhões de pessoas os seus filhos e os sustentam.

Confiança é Tudo!

BRUNO DESPACHANTE Licenciamentos – Transferências Renovação e Registro de CNH > Financiamos em até 12 vezes Despachante Responsável: Bruno Luiz Tenucci – SSP 6214 Rua Miraguai, 60 –Ganja Carolina – COTIA

Fones: 4616-6241 e 4616-7697

EDITAL CETESB - NEWESP “NEWESP EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA., torna público que REQUEREU na CETESB a LICENÇA DE OPERAÇÃO PARA O CONDOMÍNIO HORIZONTAL RESIDENCIAL PORTAL DA GRANJA, sito à PASSAGEM ABARU Nº 1502 CHÁCARA QUIRIRI CARAPICUÍBA/SP.”

EXTRAVIO DE NOTAS FICAIS AMBIENTEC AMBIENTEC SERVIÇOS E COMERCIO LTDA, CNPJ 53.734.463/0002-24, situada na Rua Conselheiro Pena, 817 - Chacara Viana - Cotia - SP; comunica o extravio das Notas Fiscais 2851/3000, conforme B.O. n.º 5745/2012

DECLARAÇÃO À PRAÇA DECLARAÇÃO À PRAÇA

A BORGALI COM. DE COSM. E LOGISTICA LTDA - CNPJ n° 06.877.391/0001-03, I.E n° 000.000.000.000, declara para os devidos fins que foram roubadas as NFS n°s 886/887/888/899/901 e 902 conforme Boletim de Ocorrência: 1815/2012.

VENDE-SE CHÁCARA EM IBIÚNA Terreno de 675m2, com 2 casas, igreja, churrasqueira, toda fechada, ao lado do Condomínio Colina Tratar com proprietário sr. José, fone: 9789-1068

ADMITIMOS FRENTISTAS A Rede Viabrasil admite frentista e frentista caixa c/ ou s/ experiência. Entregar currículo na Rod. Raposo Tavares km 18/5 no seg.endereço: Av. General Asdrubal da Cunha, 44 - Jardim Arpoador São Paulo - Capital.

ADMITIMOS PORTEIROS Empresa Prestadora de Serviços contrata: Porteiros c/ ou s/ experiência para as regiões de Cotia e Itapevi, com fácil acesso para a Rodovia Raposo Tavares, Km 31. Escala 12X36 Urgente. Empresa Oferece: Treinamento de Qualificação, Piso da categoria + VT, VR e VA de R$ 150,00 .Compareça na Rua Conselheiro Nébias 1039 (próximo ao Terminal Princesa Isabel) ou metrô Santa Cecilia, munido dos seus documentos originais, de segunda a sexta-feira das 8h30 as 15h00 ou ligue 3225-1200 ramal 235 ou 08007701060 com Carolina.


28/4 a 11/5/2012

7

Marcha para Jesus será realizada dia 1 de maio em Cotia O evento contará com shows de PG e banda, Heloísa Rosa e Pregador Luo A 14ª edição da Marcha para Jesus de Cotia acontecerá no próximo dia 1 e contará com o apoio da Prefeitura Municipal e da Comissão de Pastores da região. O evento acontece há 14 anos na cidade e é considerado uma das maiores manifestações da fé cristã. A concentração para a caminhada será em frente a Delegacia (Granja Carolina), marcada para sair às 9h em direção ao centro, abençoando vários locais. O destino final é o recinto em frente ao Paço Municipal, onde acontecerão os tradicionais shows. Entre as principais apresentações, estão: PG e banda, marcada para iniciar às 13h; Heloísa Rosa, às 19h e Pregador Luo, às 21h.

Além disso, conjuntos musicais da região também participarão cantando para os fiéis. Organizada por lideranças religiosas da cidade, a Marcha para Jesus conta ainda com orações durante os intervalos das apresentações. A Marcha para Jesus de 2011 foi um sucesso na cidade e o objetivo é trazer ainda mais público do que no ano anterior. A entrada do evento é gratuita e serão distribuídas camisetas para os primeiros mil participantes que chegarem à concentração para a caminhada. O Vice-Prefeito Moisezinho convida os moradores a participarem do evento: “Eu e o Prefeito Carlão Camargo convidamos toda a população à participar da 14ª

Marcha para Jesus. Independe da religião de cada um, marchar em nome de Jesus é bom, traz paz, confraternização e união.” A Marcha para Jesus surgiu na cidade de Londres (Inglaterra), no fim da década de 80. Dez anos depois já eram 10 milhões de pessoas em todo o mundo, marchando para Cristo. No Brasil, a Marcha virou lei no Congresso em 2009, assinada por Luiz Inácio Lula da Silva, presidente em exercício naquele ano. Além do apoio da Prefeitura de Cotia e da Associação de Pastores, a Câmara de Vereadores, a Rádio Cidade das Rosas 87.5 FM e a Gospel 90.1 FM SP também contribuíram na realização do evento.

Milhares de romeiros participaram da 72ª Romaria de Caucaia a Pirapora e prestigiaram ao show da dupla Rio Negro e Solimões Para comemorar a 72ª Romaria de Caucaia do Alto à Pirapora do Bom Jesus, a Prefeitura de Cotia, organizou um show com a dupla Rio Negro e Solimões, onde mais de 5 mil pessoas prestigiaram os sucessos do estilo sertanejo, segundo estimativa da Policia Militar e Guarda Municipal. Há exatos 72 anos, movidos pela fé e pela tradição, romeiros se reúnem na Praça da Matriz, em Caucaia do Alto, para participar da Romaria de Caucaia à Pirapora do Bom Jesus. Fundada por famílias tradicionais do distrito de Caucaia do Alto, quatro romeiros fizeram o percurso pela primeira vez montados à cavalo. Com o passar dos anos, outros grupos se uniram aos fundadores e, atualmente oito segmentos compõem o movimento de fé, percorrido por 70 km. Este ano, mais de 250 pedestres saíram de Caucaia do Alto, após a celebração da missa com o Pároco Everaldo e Bispo Dom Ercílio Turco. Durante a madrugada e todo o decorrer do sábado (21/4), os demais segmentos se concentram em frente à Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde recebem as

bênçãos e saem em direção à Pirapora do Bom Jesus. Todos os segmentos fazem uma parada na cidade de Araçariguama, e depois se preparam para a chegada em Pirapora do Bom Jesus, onde são aguardados pelas autoridades religiosas, e autoridades dos municípios de Cotia e da cidade anfitriã. A Prefeitura de Cotia dá pleno suporte aos romeiros e organizadores com caminhões, água, frutas, ambulân-

cias, bem como, apoio dos setores de Trânsito, Eventos e Segurança. Comerciantes e voluntários de modo geral, unem - se aos organizadores e acompanham os romeiros dando também suporte técnico, veterinário, entre outros. No passar da noite de sábado (22/04), na cidade de Pirapora, romeiros e equipes responsáveis pela organização reúnem - se para dar início ao trajeto de volta, logo nas primeiras

horas da manhã. Durante o percurso do retorno, todos os setores de apoio e estrutura acompanham os romeiros, além das paradas para distribuição de água, frutas e apoio técnico. Em Caucaia do Alto, a população aguarda na avenida principal a passagem da procissão com os andores, e na sequência os segmentos da romaria. De acordo com dados parciais, participaram da romaria aproximadamente 250 pedestres, 3.000 ciclistas, 1.500 cavaleiros, 350 máquinas agrícolas, 100 jeeps, 168 gaiolas, 2.500 motociclistas, além dos ônibus. Milhares de romeiros percorrem o trajeto da avenida principal, sob o olhar atento de moradores e familiares, que se reúnem ao lado da rua para prestigiar e aplaudir cada romeiro pelo exemplo de fé e tradição. O coordenador de cada segmento entrega sua bandeira em frente à Praça da Matriz, às autoridades religiosas onde recebem a benção final. Após a chegada da romaria, houve um grande show com a dupla Rio Negro e Solimões, na Praça dos Romeiros.

CURIOSIDADES Você sabia que alguns municípios brasileiros possuem áreas superiores a alguns países europeus?

Maiores cidades do Brasil em área: 1º - Altamira (PA): 159.696km² 2º - Barcelos (AM): 122.476km² 3º - São Gabriel da Cachoeira (AM): 109.185km² 4º - Oriximiná (PA): 107.603km² 5º - Tapauá (AM): 89.324km² 6º - São Félix do Xingu (PA): 84.212km²


8

28/4 a 11/5/2012

Reserva florestal do Morro Grande:

UM PATRIMÔNIO DEVASTADO

Com duas represas que abastecem parte da região metropolitana de São Paulo, a Reserva do Morro Grande tem enfrentado sérios problemas de degradação, afetando a fauna, a flora e os mananciais que suprem de água os reservatórios. Considerada por muitos biólogos e principalmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) como o “cinturão verde da biosfera da Grande São Paulo” pelo lado oeste, a reserva florestal do Morro Grande, situada no município de Cotia, faz jus ao codinome recebido, ora por sua rica fauna e flora, ora por sua privilegiada e estratégica hidrografia. Uma das poucas e raras áreas remanescentes de Mata Atlântica, a reserva se equipara a um monstro, com seus 10.660 hectares (ou 106,6 milhões de m2), sem contar as duas represas que possui – a de Pedro Beicht (formada pelos rios Capivari e dos Peixes) e a de Cachoeira das Graças (formada pelos rios da Graça e Cotia) – formando os sistemas do Alto e Baixo Cotia, respectivamente. Esses sistemas integrados abastecem os municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra (somente uma parte), Vargem Grande Paulista e Cotia (quando operam com 100% de capacidade), produzindo 1,3 mil litros por segundo e suprindo uma demanda de 480 mil habitantes. Convertida em reserva somente em 4 de abril de 1979 e em 20 de junho de 1981 tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e

Turístico), a reserva demorou muito para ser considerada uma área verde digna de respeito e preservação (se é que ela é considerada hoje em dia). Contudo, a grandeza que a reserva ostenta não condiz com o apoio que a mesma precisaria ter da população para continuar a ser a grande área verde que é. Percebe-se que muito se faz para preservá-la, mas, por outro lado, há muita degradação que, ao contrário do que desejamos, somente prejudica o manancial e as matas. Exemplo disso é a invasão noturna de caçadores em busca de pacas, capivaras e jaguatiricas, além da extração ilegal de palmito silvestre, realizado com uma até certa freqüência na região. “Eles (os caçadores) entram na mata à noite, e, quando atiram, o barulho espanta o animal caçado (quando este consegue escapar dos tiros) e muitos outros para a minha propriedade, tornando-os alvo fácil de más pessoas”, declara Divino Alves de Oliveira, residente na região há mais de 22 anos, e árduo defensor das matas do Morro Grande. Mas esses problemas não ficam somente no perímetro das matas; eles se estendem no decorrer da cidade e ao longo do rio Cotia, que nasce dentro da reserva, mas, quando ultrapassa os limites do manancial, é poluído

não só com detritos residenciais e industriais, mas também com objetos de grande porte como geladeiras velhas, cachorros mortos, sacos de lixo, colchões, entre outros. Diariamente são lançados no rio nada menos que 2.500 m3 de esgoto não tratado, ou seja, do esgoto residencial, quase nada é tratado, e do industrial, apenas 20% recebem tratamento. Empresas instaladas na região, como a Gerdau e a Firmenich, realizam um tratamento do esgoto exemplar em suas próprias instalações, amenizando um pouco a carga de esgoto não-tratado que o rio Cotia recebe. Observações: A reserva do Morro Grande, por indicação da AME-Fundação Mundial de Ecologia ao deputado estadual Rubens Lara, passou a chamar-se Reserva Florestal Deputado Lauro Rodrigues, em homenagem ao parlamentar falecido quando da travessia do Rio Negro, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1980. O deputado conseguira aprovar emenda no Código Florestal que inseria as reservas florestais “de fato” para proteção permanente, tal como as “de direito”. Com essa alteração, facilmente a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aprovou a lei legislativa protetora.

GAZETA DE COTIA | Edição 931  

Edição 931, de 28/4 a 11/5/2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you