Page 6

6

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO 1995 a 1998

CRIAÇÃO DO COLEGIADO ESCOLAR O colegiado escolar é um conselho formado por representantes das comunidades escolar e local, que compartilham responsabilidade nas ações voltadas para o desenvolvimento da educação. A criação do colegiado deu mais autonomia às escolas, uma vez que trouxe à comunidade, em especial às famílias dos alunos, incentivo para participar das ações voltadas para melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

INSTALAÇÃO DAS BIBLIOTECAS FAROL DA EDUCAÇÃO O projeto, iniciado em 1996, levou bibliotecas para 107 municípios maranhenses, sendo 9 na capital. Entre os bairros beneficiados, estão Renascenças, Vinhais, Filipinho, Cidade Operária, Bairro de Fátima, Maiobão bem como o do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O objetivo principal das bibliotecas é socializar o livro literário na comunidade escolar, contribuindo para formação de leitores críticos e criativos, para tanto as bibliotecas realizam regularmente atividades em torno do texto literário para alunos da Rede Pública de Ensino, como exemplo: Encontro Mágico, Arraial da Leitura, Feira do Conhecimento, Colônia de Feiras.

PROJETO DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS O projeto, iniciado em 1995, teve como objetivo corrigir a distorção idade/série, a fim de equilibrar os conteúdos relativos à série com a idade dos alunos, sendo esse um dos grandes problemas educacionais do nosso estado. O Maranhão foi pioneiro na implantação do projeto.

CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS Construção de 82 novas escolas e reforma de 403 unidades de ensino fundamental em todo o estado. Todas as escolas construídas foram doadas para os municípios. A melhoria das condições físicas das escolas proporcionou espaços apropriados para as aulas e acomodações mais dignas para a comunidade escolar, contribuindo diretamente para melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem.

Deputado Gastão Vieira Trabalho pelo Maranhão 1987

I 2015

DISTRIBUIÇÃO DE FARDAMENTO, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS ESCOLARES Por meio do Programa de Atendimento às Escolas, foram distribuídos equipamentos escolares como carteiras, bebedouros, fogões industriais e arquivos. Outro programa de atendimento aos estudantes também garantiu a distribuição de kits completos de fardamento escolar.

IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA ATIVA O projeto, que beneficiou alunos da zona rural em vários municípios do Maranhão, teve como objetivo valorizar a educação voltada para o fortalecimento do vínculo escolafamília-comunidade. Trazer a família para a escola acarretou benefícios para os alunos que se sentiram mais acolhidos no processo de aprendizagem.

INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE

Profile for Gastão Vieira

Gastão Vieira: Trabalho pelo Maranhão  

Esta publicação reúne todas as realizações do político maranhense Gastão Vieira enquanto deputado estadual, federal, secretário de Estado e...

Gastão Vieira: Trabalho pelo Maranhão  

Esta publicação reúne todas as realizações do político maranhense Gastão Vieira enquanto deputado estadual, federal, secretário de Estado e...

Advertisement