Governança em redes de empresas

Page 164

150

decisões estratégicas coletivas. No grupo de trabalho deste eixo, a presença do sindicato é um dos canais na interlocução a ser usado junto às fontes alternativas de investimento e crédito. Outro aspecto a ser considerado é que a falta de fontes alternativas limita as ações sobre as oportunidades de melhoria identificadas, uma vez que precisam atender aos investimentos aprovados do SEBRAE.

o Conexões com outras redes: o foco no momento inicial é interno ao APL, porém no processo de evolução da rede, torna-se cada vez mais importante colocar na pauta de ações o tema que permita responder às seguintes questões:  Quais redes interessam ao APL trocar informações e conhecimentos?  Quais conhecimentos são necessários e poderiam ser agregados através desses canais em outras redes?  Como melhorar a conexão com essas redes que interessam ao APL?

Ao se analisar os resultados do APL moveleiro, capítulo 5.4, observa-se que o mesmo superou as metas estabelecidas inicialmente pelo SEBRAE, e além disso, o crescimento observado em 2006 em relação a 2005 foi superior em cerca de 1% à média do setor, o que mostra os seguintes aspectos: a) As empresas que atuam em rede têm vantagens competitivas em relação às empresas isoladas (SCHMITZ et al., 1999; PORTER, 1998); b) A governança é condutora e catalisadora do processo de desenvolvimento, porém está na interação entre os atores o efetivo resultado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.