Facta #4

Page 72

DO

HOBISTA DO SÉCULO XX AO

MAKER

DO SÉCULO XXI Newton C. Braga

Montar circuitos eletrônicos e criar novos produtos baseados em sua tecnologia é algo fascinante e esta atividade está crescendo de uma forma espantosa no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Os “makers” ou “fazedores” estão não mais apenas improvisando com gambiarras malucas, mas criando circuitos e produtos, ganhando dinheiro com uma nova e rentosa atividade que somente o desenvolvimento tecnológico permite. Veja neste artigo como de um simples montador de circuitos, criador de gambiarras e aprendiz de eletrônica você pode ser tornar um verdadeiro inventor.

A

história do montador de equipamentos eletrônicos, circuitos e descobridor de coisas novas em tecnologia vem de longe. De antes mesmo do século XX. Para entender como tudo está acontecendo e como cada vez mais o montador de coisas e aquele que conhece eletrônica e tecnologia pode ganhar dinheiro com seu próprio negócio, vamos revisar um pouco da história da ciência e tecnologia.

simples. As gambiarras eram regra e muitas delas mostravam um grau de imaginação surpreendente. Um exemplo disso pode ser encontrado no trabalho de Michael Faraday.

Indo Longe no Passado Os pioneiros da tecnologia e da ciência eletrônica lutavam com dificuldades enormes para criar seus projetos, fazer suas descobertas e mesmo experimentar dispositivos muito Figura 1 - Michael faraday (1791 – 1867)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.