Page 232

influência alguma sobre o ser que nasce. O ser que morre não é pensado como resultante de toda uma vida real, de todo um conjunto de condições materiais experienciadas, que determinam o desenvolvimento do ser que nasceu. As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pela consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. Com isso, queremos dizer que o humano é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.

Questões 1. Explique os mitos do homem natural, do homem isolado e do homem abstrato. 2. Explique a concepção apresentada do homem como ser sóciohistórico. 3. Por que H. Piéron diz que a criança ao nascer não passa de um candidato à humanidade? 4. O que caracteriza o humano? Fale um pouco de cada aspecto.

Atividades em grupo 1. Discuta com seu grupo respondendo à pergunta: Quem é o homem? Utilizem a forma de expressão que desejarem. Apresentem para a classe o resultado da discussão. 2. Discutam a afirmação: O homem aprende a ser homem. 3. “Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto.” Discutam essa frase a partir da concepção da multideterminação do homem, utilizando o filme Trocando as bolas como base para um debate entre grupos que defendam posições contrárias. [pg. 177]

Psicologias  

Livro de vários autores - Ana Bahia Bock

Psicologias  

Livro de vários autores - Ana Bahia Bock

Advertisement